Agendando o passaporte italiano online, sem traumas

Ciao a tutti!

Há muitos meses recebo emails de pessoas desesperadas, tentando agendar uma data no site do consulado italiano para agendar um dia para solicitar o passaporte italiano.

Finalmente chegou a minha vez de agendar duas datas, para que eu pudesse aproveitar a minha visita rápida no Brasil no mês que vem e então solicitar o passaporte da Isabella e da Brunna, que virão passear no país delas pela primeira vez!

Para ajudá-los a efetuar o agendamento, mostrarei os 4 passos que realizei para fazer isso com muita tranquilidade, sem dramas nem traumas:

1º passo – Ler as instruções do site
2º passo – Obter todas as informações das crianças
3º passo – Preencher o cadastro
4º passo – Efetuar o agendamento

1º PASSO – LER AS INSTRUÇÕES DO SITE

Tendo em vista este monte de gente sem conseguir um agendamento, a primeira coisa que eu fiz foi ler as instruções do site do consulado a este respeito!

Vejamos o que encontrei:

[divider]

EMISSÃO DE PASSAPORTES

Ler atentamente as seguintes instruções antes de efetuar o agendamento.

Para apresentação do pedido (Domanda) para expedição de passaporte é necessário efetuar a reserva on line (Prenota la visita).

O agendamento é individual e nominal, também para os filhos menores.

Informa-se que este Consulado Geral abre a cada dia, a partir das 00:00h (horário de Roma) novos agendamentos com uma nova data e diversas opções de horários, à distância de aproximadamente um mês.

Por esse motivo, em caso de necessidade, sugere-se acessar o nosso site a partir desse horário.

Aqueles que não puderem apresentar-se no dia agendado deverão enviar um e-mail ao Setor Passaporte ([email protected]) para o cancelamento e em seguida proceder com um novo agendamento.

Podem escrever a este mesmo endereço e-mail também em caso de dificuldade nas operações de agendamento.

Pressuposto fundamental para a obtenção do passaporte é ser cidadão italiano e estar com sua situação cadastral atualizada junto a este Consulado Geral da Italia em São Paulo.

Portanto, é necessário comunicar qualquer modificação cadastral antes de fazer o pedido de passaporte.

Não é mais prevista renovação de passaporte. Atualmente são expedidos exclusivamente novos libretos dotados de chip eletrônico.

[divider]

Muito bem, segundo as primeiras instruções era necessário efetuar o agendamento na sessão “prenota la visita”.

Ao clicar no link sugerido encontrei no meu caso uma informação importantíssima:

Atenção: O agendamento é pessoal (em nome de quem vai solicitar o passaporte) e individual (um agendamento para cada pessoa), inclusive para os menores de idade.

 Ou seja, eu teria que realizar 2 agendamentos: um pra Isa e outro pra Brunna.

Logo após clicar em solicitação de passaporte, encontrei a seguinte mensagem:

agendar o passaporte italiano

Na verdade a mensagem que aparece é na língua italiana, basta clicar lá no canto superior direito da página para escolher português e então visualizar a imagem acima.

Ali podemos ler com todas as letras e de forma inequívoca que o calendário abre novas vagas todos os dias à meia noite, horário italiano.

Primeira pergunta: por que cargas d’água dezenas de pessoas que me escreveram emails desesperados estavam tentando todo e qualquer horário, menos este?

Sim, queridos leitores, eu tenho vários emails aqui com pessoas dizendo que entravam todos os dias nos mais variados horários e nunca encontravam vagas. Horários esdrúxulos, tipo 15:00, 7:00 da manhã, 20:00 da noite… 

Muito bem, depois do meu choque inicial em saber que o povo não leu o enorme aviso no site do consulado, cliquei no botão registrazione nuovo utente (ok, estamos solicitando o passaporto italiano, no mínimo aqui temos que estudar e entender um pouquinho da nossa língua né?

Portanto nada de tradução para o português) e encontrei a seguinte tela:

agendando o passaporte italiano

Preenchi todos os dados e cliquei em confirmar.

Poucos minutos depois chegou o email pedindo para confirmar a inscrição e uma vez confirmada, fiz o mesmo, desta vez com o email da Brunna, seguindo sempre os mesmos critérios.

2º PASSO – OBTER AS INFORMAÇÕES DAS CRIANÇAS

Agora que eu já tinha cadastrado ambas no sistema Prenota OnLine, o passo seguinte foi reunir todas as seguintes informações das crianças, principalmente endereço completo, com CEP número de RG e CPF, Passaporte Brasileiro e a altura delas.

IMPORTANTE: nas frases HO LETTO LE ISTRUZIONI SUL SITO e DICHIARO DI ESSERE IN POSSESSO DELLA DOCUMENTAZIONE COMPLETA a resposta correta é S em ambas (somente a letra S em maiúsculo!)

Depois que eu estava com tudo bonitinho escrito em um caderninho, me preparei ao passo seguinte:

2º PASSO – PREENCHER O CADASTRO

Screenshot 2014-11-05 18.56.54

Depois de conferir todos os dados enviados pelas meninas (prestem muita atenção para não digitar nada errado!) cliquei em conferma e visualizei a seguinte tela:

Screenshot 2014-11-05 19.56.44

Voltei a ler as instruções, para então terminar a saga do agendamento do passaporte, indo ao quinto e último passo:

5º PASSO – EFETUAR O AGENDAMENTO

Voltando lá no início, o que dizia a mensagem inicial? Que diariamente eram inseridas novas vagas, exatamente a meia noite do horário italiano.

Como eu terei apenas um dia útil disponível no Brasil em dezembro para poder comparecer com as crianças e a mãe delas no consulado, não tinha como escolher qualquer dia – tinha que ser aquele específico!

Porém tinha um problema: eu teria que efetuar contemporaneamente 2 agendamentos: um pra Isa e outro pra Bubba e aqui um detalhe: não dá pra manter duas janelas abertas, pois o sistema automaticamente derruba uma delas, identificando o ip da máquina.

A solução encontrada foi simples: eu mantive a janela da Isabella no meu computador e a Luciana com a janela da Brunna no Ipad, utilizando a rede do celular 4G – para evitar o mesmo IP e consequentemente ser derrubado do sistema na hora H.

Completamos os dados do formulário faltando alguns minutos para a meia noite, e quando o relógio bateu 00:0o bastou apertar F5 e pronto: apareceu o dia selecionado na cor verde (disponível), clicamos a faixa horária preferida e pronto – agendamento feito!

CONCLUSÃO

Vejam que não foi preciso contar com a sorte e a boa vontade de ninguém para poder efetuar este serviço.

Bastou apenas ler as indicações que constam no próprio site e tudo aconteceu de forma tranquila, aliás tranquilíssima eu diria.

Estou falando isso, pois comigo tem acontecido algo parecido: centenas de leitores me escrevem solicitando ajuda e quando os respondo, indicando a leitura do nosso manual gratuito sobre cidadania italiana.

A maioria sequer leva isso em consideração – prefere depender perguntar para mim do que tentar entender como tudo funciona.

Isso é muito sério, pois é a resposta para a pergunta que tanta gente me faz: como é que em pleno ano de 2014 ainda tem gente que vem a Italia e cai na mão de pessoas inescrupulosas e picaretas?

Talvez pelo mesmo motivo acima: ao invés de certificar-se sobre como as coisas funcionam, preferem “pagar” para outro resolver.

Como profissional eu poderia estar aqui agradecendo aos céus por existir pessoas assim, pois eu sempre terei clientes querendo me contratar, não é mesmo?

Porém tendo passado tudo que passei aqui na Italia, sendo enganado e prejudicado por tanta gente, simplesmente não consigo (e nem quero) ganhar a vida desta forma.

Por isso sempre que julgar necessário, serei chato, grosso e tantas vezes até mesmo insuportável, porém sempre farei com que a pessoa pense, reflita e procure entender como tudo funciona!

Outra coisa importante: agendando o passaporte com antecedência de um mês, ninguém terá a desculpa de ter que viajar às pressas pra cá sem o documento correto.

Por incrível que também pareça, recebo um monte de emails de pessoas que tem a cidadania italiana e diz que depois de 10 anos na fila, precisa viajar urgente, sem ter tempo para esperar o seu documento italiano de viagem ficar pronto.

Imaginem quantos revertérios tem minha barriga em ver pessoas com a cidadania italiana querendo viajar com o passaporte brasileiro!

Ao mesmo tempo que tantos aqui que dariam tudo para fazer o inverso: tem apenas o passaporte brasileiro e sonham com a tão sonhada cidadania italiana para ter o vermelhinho, é ou não de doer o barrigão? rsrsrs

Abbracci a tutti e até o próximo post 😉

140 Comentários


  1. Bom dia Fábio,

    Só uma pergunta, o passaporte dos meus dois filhos menores venceu e tenho que fazer o agendamento. meu não venceu, somente o deles.
    Diante disso, conforme sua recomendação no artigo, estou tentando fazer o cadastro individual deles no Prenot@mi. Porém, é exibida uma mensagem que não é permitido o cadastro de menores. O que fazer ? Eu estou cadastrada no AIRE linkada à eles …

    Obrigada pela ajuda

    Responder

    1. Neste caso, você deve agendar o passaporte deles pela sua conta.


  2. Olá Fabio!

    Eu gostaria de saber em que momento já posso solicitar meu passaporte?

    Fiz o pedido de cidadania pelo Consulado de São Paulo. Após a entrega dos documentos o processo foi muito rápido. Entreguei dia 16/09 e me enviaram um e-mail que o pedido foi aceito e que mandaram a documentação para a comune por PEC.

    Fiz o cadastro no Fast IT, e enviei uma imagem do meu RG, que foi aprovado e minha ficha consular já foi liberada no site.
    Como a cidadania acabou de ser reconhecia lá fala que o registro no AIRE ainda está como Não Inscrito.

    Tenho que esperar ser inscrito ou já posso agendar e tirar o passaporte?

    Responder

  3. Ciao caro.
    Vejuo que este artigo é de 2014, porque hoje (2023) o site sai do ar a que hrs??? Chi indovina?

    Responder

  4. Boa tarde, Fabio.

    Havia informado o nascimento do meu filho ao Consulado há meses e não tinha certeza se haviam feito o registro, até receber e-mails duplicados do Consulado (nunca havia acontecido antes, então imaginei que fosse devido ao registro do nascimento dele). Assim, marquei a emissão do passaporte dele para o fim de julho, sendo que um dos requisitos para a emissão é ter cidadania italiana RECONHECIDA há mais de 90 dias. Contudo, recebi hoje um e-mail hoje da Divisão de Serviços Civis informado que foi providenciado o REGISTRO em AIRE por nascimento do meu filho, com efeitos a partir dessa data, ou seja, tem um período menor que 90 dias até a data do agendamento do passaporte. Será que terei problema para emitir? Sabe se reconhecimento da cidadania, nesse caso para fins de emissão de passaporte, é igual a registro do nascimento?

    Responder

    1. Ciao Roberta, tudo bem?

      O consulado não pode legalmente colocar “período” de tempo de reconhecimento para emitir o passaporte, então continue com os planos e compareça na data agendada


  5. olá, Fábio. Queria saber se este sistema de vagas abertas nestes horários ainda estão funcionando hoje em dia? Ainda não tentei nestes horários, mas estou muito empenhado.
    Obrigado pelo texto.

    Responder

    1. Ciao Luiz, realmente não é fácil – tem que ter muuuuuita paciência


  6. Olá Fabio muito obrigada pela Informação será muito importante quando eu e meu marido receber nosso reconhecimento da cidadania que se Deus quiser será em Setembro

    Responder

  7. Olá,
    Sou nova na “bolha” da cidadania italiana, e queria saber: alguém tem notícias do Prenota online do Rio de Janeiro em 2020?
    Estou acessando o sistema, e sobre a “cidadania por descendência”, onde seria para ver as vagas disponíveis, não há link. Não há direcionamento para lugar nenhum.
    Alguém sabe se o link só funciona quando há vagas, por exemplo? Estou um pouco perdida.
    Obrigada!

    Responder

    1. Estou na mesma e também gostaria de saber!


  8. Bom dia Fabio,

    Gostaria de dizer o mesmo da minha experiencia. Pois, acredite ou nao estou tentando a quase dois anos marcar o agendamento para meu irmao e sem nenhum sucesso.

    Responder

  9. Olá Fábio!
    Fiz o procedimento de inscrição, porém aparece email já cadastrado. Peço para gerar nova senha e aparece “Ocorreu um erro para gerar nova senha”.
    Já enviei um email para o consulado, porém não obtive resposta.
    Por favor, me ajude…
    Caio

    Responder

  10. Boa noite Fabio!!!
    Depois de um mês tentando agendar o passaportefinalmente consegui agendar. Só que fiquei com dúvida e não consegui entender. Eles pedem pra confirmar de 10 a 3 antes da data agendada. Vc sabe onde faço essa confirmação? Se é no próprio site pernota on line?
    Muito Obrigada

    Responder

  11. Marco de 2018. Vejo aqui posts de pessoas que ficaram meses tentando. Estou tentando pela segunda vez hoje, se sucesso. Ja vi que a estrada sera longa e tortuosa. Nada como simplesmente “ler as instrucoes”.

    Responder

  12. Olá boa noite á todos, estou entrando sempre as 20horas e não consigo acessar nehum dia, tentei todos os meses ate 15 meses. nada.
    Como esses empresas garante em 7 dias o agendamento.
    Ja tentei de tudo.

    Responder

  13. OLÁ! Gostaria de saber como sei se meu AIRE está atualizado ? Parabéns pelo Blog

    Responder

  14. Amigo isso pode acntcer no de são paulo mas no de curitiba.. acho que é o pior de todos.. é mto ruim… álias não deveria ser todo esse trabalho que fizeste.. se realmEnte tratassem os cidadãos como pessoas não passariamos por isso.. é vergonhoso ser humilhado por exigir seus direitos… CURITIBA.. VERGONHA DOS CONSULADOS

    Responder

  15. Olá Pessoal,
    Tudo bem?
    Ja tem 3 semanas que tento fazer os passos acima, mas não aparecem datas disponíveis…
    Isto é, o sistema esta congelado a 3 semanas…
    Alguém já teve noticia disso?

    Responder

    1. Eu também estava tentando e estava congelado. Acho que eles não abriram esses dias. Mas hoje abriu pro dia 6/02, mas novamente cliquei no dia verde e apareceu como se tivesse lotado. Detalhe, eram 21:01 !!! Não sei mais o que fazer ! Revoltante !


  16. Oi Fabio!
    Acho super útil as tuas orientações, bravo! E grazie!!!
    O problema é que tu diz que para agendar é super tranquilo, tranquilíssimo… não é realmente o caso. Como tantos, faz 2 meses que estou tentando agendar a renovação do meu passaporte seguindo todas as orientações de forma bastante precisa e é impossível. Isso sim dá dor de barriga, una presa in giro…
    Tu saberia nos dizer porque isso acontece?

    Responder

    1. Para renovação de visto eu consegui e para minha mãe e irmão também


  17. Boa tarde Fábio,
    Também estou para agendar meu passaporte, mas tenho dúvida quanto ao comprovante de endereço, pois no manual de instruções eles colocam que “o comprovante (e xerox) deve ser no nome de quem esta solicitando” e com essas modernidades minhas faturas de cartão e banco recebo tudo por email e o restante das contas de casa como moro com minha mãe, tudo está no nome dela.
    Tenho medo de agendar e chegar lá não aceitarem um comprovante no nome de minha mãe.
    Como você fez com o comprovante de endereço das meninas ?
    Abraços

    Responder

  18. Olá Fabio, tudo bem? Em 2014 minha família tava conseguindo com uma certa dificuldade no consulado de Curitiba, eu descobri uma maneira e consegui fazer o meu de primeira.
    Hoje, meu cunhado está a quase três meses tentando todos os dias, com uma internet muito mais rápida e não consegue. Posso garantir a 100% que o procedimento que ele faz é correto, ele não está errando em algum momento. Virou palhaçada isso.

    Abraço

    Responder

    1. tento todo santo dia e nada…virou palhaçada mesmo


    2. Eu também estou tentando a 2 meses!!! Faço exatamente come se deve fazer e nada! Nem verde fica. Que palhaçada!!!!


    3. Também estou nessa ! Estou a mais de 4 meses tentando.. já consegui umas 7 vezes achar datas em verde, mas qnd confirmo dá erro… e todas vezes é 21:01, 21:02… não sei como acabam as vagas em tão pouco tempo… só pode ser treta isso ! Pq se você paga um despachante ele marca rapidinho…


    4. pior que na verdade não…nenhum “despachante” está fazendo esse serviço mais…eles também não conseguem.


  19. Boa noite Fabio, nao consegue encontrar no site, por isso vou te questionar. No preenchimento de registrazione nuovo utente, o nome e o sobrenome deve ser cadastrado o nome italiano ou o brasileiro? Obrigada!

    Responder

  20. boa noite pessoal. estou tentando agendar para passaporte em SP. quando chego no calendario só aparece os vermelhos e pretos. não aparece verde nem amarelo. o que estou fazendo de errado?

    Responder

    1. Você tem que abrir exatamente a meia noite no horário de Roma. Aconselho a fazer o login alguns minutos antes e deixar na tela com as datas. Quando der meia noite em Roma você atualiza a página e a data aparecerá em verde. Entretanto, nem assim eu consegui agendar minha data ainda.


  21. No Rio Grande do Sul ta sendo impossível, já tentei váriosss dias…e segui todas dicas que o pessoal dá. Entrei no horário certo, tentei já entrar minutos antes, segundos antes, meia hora antes, no horário em ponto, depois do horário, e fazer várias tecnicas, mas nada com sucesso. Quando chega o horário ou um pouco antes congestiona tudo e o site não funciona mais, aparece como se estivesse sem internet e assim fica por uns 10 minutos. Quando volta a funcionar e descongestionar o site, já estão todos horários preenchidos. 🙁 Parece uma saga impossível. 🙁

    Responder

  22. Ola pessoal, estou tentando agendar um horario para fazer o passaporte no consulado de curitiba, porem entro todos os dias as 19:00 de brasilia, ou seja, as 00:00 de roma, porem não abre nem os dias em verde ou laranja. Tem alguma dica para auxiliar? Estou tentando a um mês ja. vlw

    Responder

    1. Olá Moacir, você conseguiu agendar?


  23. Boa noite! Alguem pode me ajudar?desde fevereiro 2017 estou tentando agendar e não consigo. Estou agendando de um notebook no meu trabalho(trabalho em um bar) exatamente as 20:00 horário brasileiro que dá 00:00 hora romana. Consegui um horario ano passado, porém agendei de um pc de mesa na minha casa, será que é por isso que não consigo agendar?máquinas diferentes? Se alguém puder me ajudar fico muito agradecido, pois estou com tudo pronto para viajar até meio do ano, só me falta o bendito passaporte italiano.

    Responder

  24. Olá Fábio, sabe dizer se os consulados fecham o atendimento em julho?

    Responder

  25. Oi Fábio tudo bem? Primeiro gostaria de agradecer pelas dicas que vc disponibiliza, me foram muito úteis no meu processo de cidadania.

    Bom, estou na reta final, só aguardando a entrevista para dar entrada no passaporte e gostaria de saber quanto tempo leva em média para o passaporte ficar pronto no consulado do rio. Sabe me dizer?

    Abraços

    Responder

  26. Realizei meu agendamento no consulado de Curitiba, porém não apareceu o segundo passo, isso é normal?

    Responder

  27. Ola!É possível alterar dados da prenota online.? Quero alterar o telefone

    Responder

  28. Ola!

    É possível alterar dados da prenota online.? Quero alterar o telefone.

    Responder

  29. Boa tarde! Tudo tranquilo agendei em julho de 2016, para fevereiro de 2017, consegui no terceiro dia de tentativa, no Consulado de Curitiba é tudo muito rápido, levei a documentação necessária, inclusive a taxa paga, fui atendido as 12:00 horas, trinta minutos após já estava com o livreto em mãos, só um detalhe: depende por quem for atendido se não falar italiano (se não fala acho que nem teria direito) pode ter surpresa, ótimo atendimento

    Responder

  30. Fabio, boa noite estou tentando agendar para fazer o passaporte no Cosulado Italiano de Curitiba mas por mais que eu tente não consigo, entro exatamente no horário ( 0:00 na Itália e 21:00 no Brasil) , clico na data verde ou amarela , insiro o código que aparece mas logo aparece que as vagas já estão completas. O que posso fazer ? Tem alguma dica?

    Responder

    1. Tb estou tendo o mesmo problema. Hj consegui um dia em amarelo – disponibilidade reduzida, mas qd confirmo ele dá esta mensagem de vagas completas. Temos alguma opção???


    2. Olá Marco, você conseguiu agendar ?


    3. Olá, estou com o mesmo problema, tento agendar tem uns 4 meses, fazendo sempre a mesma coisa e quando clico na data verde aparece “Ocupada por outro usuário, por favor, tente novamente mais tarde. Obrigado.”
      Eu não sei mais o que fazer!!!!!!! Se tiver alguma ideia, por favor me avise !


    4. Ola, bom dia!

      Conseguiu agendar seu passaporte?
      Estou nessa saga e ta começando a me dar desespero tenho viagem marcada para agosto/18


  31. Fabio, preciso de ajuda, no campo “Declaro possuir a documentação completa” qual seria a resposta correta, ja tentei de tudo e não tive sucesso, estou fazendo no “safari” pode me ajudar?

    Responder

  32. Olá Fábio,
    Estou tentando agendar no Consulado para o meu passaporte que venceu , mas esqueci a minha senha, toda vez que peço outra senha me aparece uma mensagem q o sistema não conseguiu gerar uma senha nova.O que faço?

    Responder

    1. eu não estava encontrando a opção de recuperar a senha.. mas agora foi! 0/


    2. oi boa noite. Estou com esse problema tambem, nao consigo gerar uma nova senha sempre da erro. Voce conseguiu resolver?
      Se puder me ajudar agradeço imensamente


  33. Olá Fábio! Sou do ES e estou tentando fazer o agendamento online pelo Consulado Italiano do RJ. Toda vez que eu tento as 19h em ponto, clico na data verdinha, confirmo o horário, digito o símbolo CAPTCHA que aparece na tela e sempre aparece que as vagas já foram preenchidas. Gostaria de saber se você tem alguma dica com relação ao melhor navegador para tentar o agendamento e ao segundo exato que devo atualizar a página?
    Obrigada e parabéns pelo site!

    Responder

  34. Fabio,boa tarde.

    No agendamento na parte: Declaro possuir a documentação completa, dá erro e pede para inserir o número correto. Vc sabe me dizer o q significa?

    Responder

    1. Só colocar a letra “S” e continuar.


  35. Olá caríssimos! Por favor, alguém pode me dizer o que eu preencho no campo CAP? O que significa isso?

    Responder

  36. Fábio, boa tarde!

    Hoje estive no vice consulado do ES, pra perguntar sobre cidadania via consulado, pois como o consulado do RIO tá levando 1 ano mais ou menos pra reconhecimento, tinha decidido fazer por aqui. Só que o rapaz que me atendeu no consulado falou que ontem 04/07/2016, tinham encerrado os agendamentos pelo prenota. Que agora somente cidadania pela Italia. Você tá sabendo de alguma coisa sobre isso? É verdade? Acabaram o reconhecimento de cidadania via consulado do RJ?

    Responder

    1. Olá Thais não é que acabou o processo pelo consulado, eles estão apenas abrindo novos pedidos após a conclusão daqueles que ainda estão nas filas, para não aumentar ainda mais o número de pessoas na fila, entendeu? Felizmente o consulado no RJ não tem muita demanda, o que ajuda a concluir o processo com mais rapidez do que os demais. Abraços


    2. Olá Thaís, bom dia.
      O Consulado do RJ tinha suspendido a abertura de novos agendamentos para reconhecimento da cidadania pelo consulado desde final do ano passado. Desde semana passada, porém, eles voltaram a disponibilizar esse agendamento, com datas de entrega da documentação para final de junho do ano que vem, ou seja, pouco menos de um ano de espera. O horário de abertura do agendamento é à meia-noite de Roma, atualmente 19hrs de Brasília, porém é necessário já estar logada no prenota e com a tela aberta no calendário de datas, atualizando a página faltando um minuto para a abertura até que a data apareça em verde e você prossiga com o agendamento. É normal o sistema ficar lento, então depois que clicar na data, aguarde. São pouquíssimas vagas por dia, esgotam-se em menos de um minuto. Boa sorte!!!


  37. Oi Fabio!

    Eu gostaria de fazer o agendamento para finalmente emitir meu passaporte italiano. No entanto, o Consulado de Curitiba, onde eu moro, tem data de agendamento apenas para começo de FEVEREIRO de 2017. Isso se eu conseguir agendar antes do sistema cair…já em São Paulo, consegui agendar pra começo de julho deste ano. É possível emitir por São Paulo mesmo morando em Curitiba? Em caso negativo, qual o procedimento para mudar minha residência pra SP, ainda que temporariamente?

    Obrigado!

    Responder

    1. É uma burocracia gigante!!! Mesmo eu tendo residencia em Novo Hamburgo e em Santa Catarina eles estão achando cabelo em ovo para fazer o meu passaporte em Porto Alegre (já que a cidadania foi feita em Curitiba).
      Resumindo, eu desisti. Vou para Holanda com o brasileiro e com o certificado de cidadania e lá vou tentar fazer o passaporte italiano.


  38. Olá Fábio! Descobri o seu blog ontem, li vários posts e gostei muito!
    Consegui minha cidadania ano passado depois de 10 anos do inicio do processo.
    Essa semana eu comecei a ler sobre como fazer o passaporte italiano e assim conheci o seu blog.
    Segui exatamente como indica esse post, porém depois que confirmei o email não apareceu a
    etapa 2 e foi direto para o agendamento da data. Está correto isso? O site tem algum erro ou
    eu errei no cadastro em alguma parte?

    Responder

  39. no ultimo campo do agendamento esta dando erro a minha resposta, qual a resposta do “declaro”?

    Responder

    1. o meu tambem..como fez??? ja descobriu?


    2. conseguiu? está dando erro nesse campo tb..


  40. Fábio, tudo bem ?

    Tenho uma dúvida besta… Fiz meu processo na Itália e tenho as certidões transcritas minha e do meu filho menor lá no Comune (não fiz o passaporte lá só a minha identidade). Enviei o AIRE aqui em SP incluindo lá no campo o nome do meu filho.

    Preciso fazer alguma outra alteração ou informar o nascimento no Consulado de SP antes de solicitar o passaporte do meu filho ?

    Obrigado !

    Mauro

    Responder

    1. Olá Mauro não precisa não, pois se já o incluiu no pedido de inscrição, ambos serão inscritos, ok? Abraços


  41. Olá Fabio! Obrigado por esclarecer os passos. Sou cidadão italiano reconhecido, do consulado de Curitiba, como apontado por outros leitores também enfrentei problemas no agendamento e para piorar o situação, agora só tem horário para o mês de novembro de 2016!!
    Estou com uma viagem marcada para a metade do ano e preciso tirar o passaporte antes dessa data, sabe se consigo tirar o passaporte no consulado de outro estado, embaixada ou então na Itália mesmo? Não tenho condições de esperar até novembro.

    Percebi que a mudança ocorreu depois do mês 03/2016, antes tinham diversas vagas disponíveis. Estou bem preocupado pois enviei email para o consulado em Curitiba e a resposta foi que as datas estão mesmo ocupadas, que tenho que aguardar.

    Obrigado!

    Responder

    1. Olá Ricardo infelizmente isso não é possível: você só pode usufruir dos serviços do consulado em que é inscrito. Abraços


    2. Para eu tirar o passaporte na Itália preciso ter residência lá? quanto tempo levaria o processo por lá? Quero ver se vale a pena,pois penso em viajar e ficar por mais de 3 meses na europa no mês de agosto, não gostaria de esperar até novembro mas se o processo na Itália levar mais que dois meses acredito que não valha a pena. Algumas pessoas me disseram que nao preciso ser residente na Itália que preciso apenas um documento chamado certificado contestuale. Outras disseram que preciso fixar residência e que isso levaria no mínimo 3 meses. Teria conhecimento nessa questão?


    3. Sim, em qualquer lugar que você queira utilizar algum tipo de serviço, você precisa ser residente. Só que no seu caso, querer fazer o passaporte aqui para fugir da fila aí pode ser ainda pior, pois a questura italiana vai ter que aguardar o “nulla osta” do consulado no Brasil e o último caso que acompanhei, o requerente esperou 4 meses para conseguir ter o seu passaporte emitido, exatamente pela demora do consulado em enviar este nada consta à questura. Abraços


    4. Obrigado pelas dicas amico!

      Grazie!


  42. Ola PessoALL alguem poderia me indicar um despachante pois não estou conseguindo e pretendo viajar em brave, grato.

    Responder

  43. Olá Fábio. ..
    Gostaria de uma informação , eu estou morando fora do Brasil e meu filho está no Brasil. Há duas semanas atrás fiz a solicitação do AIRE dele no PR , no momento ainda estou no aguardo e não sei como vou ser notificado se foi atualizado. Mas após isso eu já cadastrei no site para agendar o apontamento para fazer o passaporte e pra mim ainda não abre o campo a ser preenchido para o solicitante (meu filho) talvez porque ele ainda não consta no AIRE de Curitiba. Minha outra dúvida é que eu estou divorciado e preciso saber se tenho que atualizar tudo isso para poder tirar o passaporte do meu filho …aguardo sua colaboração. ..obrigado

    Responder

  44. Bom dia, Fábio! Vim relatar minha experiência em retribuição a todo conteúdo de qualidade que sempre encontrei aqui para sanar minhas dúvidas. Tentei agendar a solicitação do passaporte através do site do consulado do RJ pela primeira vez anteontem. Deixei tudo preparado já na tela de datas disponíveis e atualizei faltando um minuto para meia noite de Roma (atualmente 21h do Brasil). Como já era esperado, o site fica extremamente lento nesse horário devido a quantidade de acessos, mas consegui clicar num dia disponível e inserir o código CAPTCHA após seleção do horário. Infelizmente, depois apareceu um aviso de que todas as as vagas já haviam sido preenchidas.
    Tentei ontem novamente, obedecendo aos mesmos procedimentos e consegui agendar na primeira tentativa! Pelo o que observei, eles só liberarm uma data por dia, caso não consiga, é preciso tentar novamente no dia seguinte. A data disponível era para abril. Não desistam, no final dará tudo certo!

    Responder

    1. Olá, Fabio! Estou de volta para contar que peguei meu tão aguardado e sonhado passaporte italiano! Estive no consulado do RJ na data agendada, em abril, e em poucos dias já estava com o meu vermelhinho em mãos! Obrigada por toda ajuda gratuita que disponibiliza aqui! Muito sucesso nos seus novos projetos, continuo acompanhando o blog e adorando! Felicidades!


  45. Bom dia. Estou tentando marcar para certificação de documentos no Consulado em São Paulo e acho que e praticamente impossivel. Faz 15 dias que estou tentando para três pessoas da mesma família. Ja instalei até uma internet mais rapida em casa. Nada. Uma hora cai a conexão com a internet. O consulado manda mensagem dizendo que derrubou a conexão e não consigo. Abre o dia em verde faço as etapas mais quando chega no final fala que a vaga já foi preenchida. Já me falaram deste serviço que tem gente que cobra e garante que consegue agendar. Não sei como. Não quero pagar por um serviço gratuito, mais realmente não estou conseguindo.

    Responder

    1. Olá João

      Entre pelo menos 3 vezes durante o dia, em horários diferenciados. Quanto à pagar por este serviço, não contribua com a ilegalidade, o próprio consulado já disse que caso descubra agendamentos realizados por “intermediários” irão cancelar a data. Abraços


    2. parece que o agendamento agora é pessoalmente, alguem sabe algo a respeito!? obrigada


    3. Sao Paulo. Entrei no site ontem para ver as datas de agendamento e aparecia que para legalizar era pessoalmente….


  46. Olá, Fabio, infelizmente não tenho a mesma sorte….. Estou há 3 meses tentando marcar a legalização das certidões e já aconteceu de tudo desde o sistema me desconectando diversas vezes perto da meia noite me fazendo perder o agendamento do dia, ou o querido verdinho e logo em seguida dizendo que os horários estavam lotados e nos últimos tempos faltando 10 minutos para o horário, o serviço se torna indisponível e não retorna. Se vc tiver alguma outra sugestão além da que deu ao Carlos Alberto (que tb já tentei) pode me ajudar? Existe alguém que presta este serviço em S.Paulo? Estou desistindo……Muito grata por tudo, inclusive por acalentar por algum tempo o meu sonho de vida na Itália…..Angela

    Responder

  47. Olá Carlos tudo bem?

    Entre pelo menos 3 vezes por dia, em horários diferentes. Muitos leitores estão conseguindo uma data desta forma, ok? E que Ele abençoe a todos nós!

    Responder

  48. Olá Fábio,

    Estou passando apenas para dizer que segui as dicas e deu tudo certo. Em plena 11:00 da manhã havia vários dias e horários disponíveis. Poderia ter marcado para o dia seguinte se quisesse. Acabei escolhendo um dia que estava em amarelo (Media disponibilità) e na semana que vem já estou indo ao consulado 🙂

    Obrigado por sempre nos ajudar!

    Responder

  49. Oie,

    Desde que tirei a cidadania eu casei. Gostaria de tirar o passaporte, mas primeiro tenho que atualizar meu estado civil!

    Teria que marcar um agendamento para atualização de dados da mesma forma??

    Obrigada

    Responder

    1. Olá Bruna

      Não, a alteração dos dados é feita por email, utilizando o formulário contido no site do consulado, ok? Abraços


  50. Oi Fábio, tudo bem?

    Antes de mais nada parabéns pelo blog e pelo ótimo conteúdo!

    Cara, queria saber se consegue me ajudar com uma dúvida. No começo do ano fiz meu agendamento no consulado de Curitiba, mas ele foi cancelado por eles porque precisavam aguardar a nulla osta da Questura de Monza. Já se passaram quase 10 meses e nada, já mandei vários e-mails e no último eles disseram apenas que “Se a Questura de Monza não concede o “nulla osta” não podemos fazer nada”. Sabe se é normal isso acontecer?
    Nas minhas pesquisas, vi no site do Consulado de Fortaleza que esse documento fica pronto em 15 dias. =///

    Responder

    1. Olá Lucas

      Porque eles precisariam do nulla osta de Monza, você já tinha um passaporte emitido naquela região?


  51. Boa tarde Fabio, sinceramente seu blog é sensacional. Conforme me informaram no Vice Consulado de Campinas o agendamento para se tirar o passaporte Italiano hoje esta demorando até 8 anos, sendo assim creio que sera mais viável tirar ele na Italia, minha duvida é em relação aonde posso ver isso, sei exatamente onde estão a certidão de nascimento, casamento e obito de meus bisavos, e estou com os de meus avós e pais a serem traduzidos para o Italiano, seria no mesmo cartório onde estão estes documentos?! Onde posso encontrar a relação completa de documentos para se retirar o passaporte aí na Italia?!.. Obrigada

    Responder

    1. Olá Thais tudo bem?

      Baixe o manual Sagabook que eu disponibilizo gratuitamente aqui no blog, lá você vai encontrar todas as informações que precisa para deixar seus documentos prontos, ok?

      Abraços


  52. Bom dia, tenho duas filhas, 3 e 5 anos de ididade, ambas não possuem rg nem cpf. Será que consigo agendar neste caso?

    Responder

    1. Olá Fabio

      Infelizmente não sei responder, escreva diretamente ao consulado e se puder, volta aqui pra compartilhar conosco 😉


  53. Estou há 3 semanas tentando todos os dias e tenho tido o mesmo problema descrito pela maioria das pessoas aqui. Consigo ver a vaga disponível, clico nela, demora um minuto pra aparecer o horário. Clico nele e deputa de um minuto sou dirigido a uma página que pede a confirmação de umas letras e números captcha. Quando finalmente as digito recebo a mensagem de que não há vagas disponíveis. Alguém tem alguma dica pra compartilhar?

    Responder

    1. Sim, ser inscrito no consulado é condição fundamental para poder usufruir dos serviços dele. Abraços


  54. Ola Fabio!!!
    Primeiramente parabéns pelo trabalho… sigo sempre suas instruções…
    Gostaria de saber o que é esse formulário de requerimento? E onde eu posso encontra-lo??

    Responder

  55. Nossa você teve uma sorte dos deuses, eu to tentando a meses e nao consigo, daqui a pouco vou ter que ir no psiquiatra tomar remedio de controle de raiva de tanto que esse site lixo ta me tirando do sério

    Responder

  56. Boa noite Fábio

    Primeiramente parabéns pelo sensacional site, me ajudou muito.

    Consegui agendar hoje (17/09) para dezembro o meu atendimento para solicitar o passaporte meu e de minhas duas irmãs.
    Minhas perguntas são: Poderia me passar a lista ou link que contem todos os documentos que eu e minhas irmãs temos que levas? E aonde eu consigo o endereço de onde tenho que ir em dezembro? Fiz o agendamento no prenotaonline e achei muito confuso, apenas vi a data verde, cliquei e pediu pra confirmar, nada mais.

    Abraços

    Responder

  57. Ola Fabio .
    Estou tentando o agendamentos para minhas filhas menores de 18 anos . uma fiz a inscrição e deu tudo certo , mas a outra não envia o e-mail de confirmação e diz q o e-mail ja esta cadastrado.
    Você tem alguma ideia do que esta acontecendo ?/?

    Responder

  58. Olá, fiz todo o procedimento corretamente, porém ontem de madrugada (no Brasil) e aí não existiam mais vagas para julho e nem abriram para agosto. Hoje, às 19h30 do Brasil (00:30 de Roma) acessei novamente e não há horários e datas disponíveis. Em meia hora esgotam-se todas as vagas? Achei tão esquisito, pois a partir do dia 24/07 não está aberto (nem ontem e nem hoje).

    Responder

  59. Fábio, adorei seu post! Bem bacana, mas vou ter que descordar contigo: tivesse, SIM, muita sorte de conseguir. Eu tô há mais de um mês tentando marcar e NADA. Simplesmente nunca aparece uma vaga. Já li seu blog 3x e hoje fui obrigada a comentar: teve sorte, e muita. O que mais vejo é gente que segue o passo a passo e mesmo assim não consegue. Eu tive de pagar para marcarem pra mim e pro meu marido porque foi a mesma saga. Dessa vez queria tentar fazer pra minha mãe, mas já vi que não vou conseguir. Há mais de um mês, todo dia paro a minha via à 0h de Roma e nada… Lastimável esse consulado que se propõe a fazer um serviço e não cumpre. Fazer o que… a gente continua, que nem bobos, apertando F5 eternamente ou paga e em menos de 10 dias tem uma vaga garantida. Triste fim.

    Responder

    1. Olá Letícia, pois é pagando para empresas terceirizadas que nada mais fazem do que ficar apertando F5, você contribui para que centenas de pessoas sejam prejudicadas. Se apenas os interessados entrassem no site e efetuassem o próprio agendamento, o sistema não estaria abarrotado de pedidos, 90% deles feito por este tipo de empresa. O consulado não tem culpa se tem um bando da vagabundos que se aproveitam dos ingênuos para oferecer um serviço que é gratuito e universal. Lamentável…


    2. Pois é, lamentável mesmo. E a gente continua no F5 por aqui até conseguir para não precisar pagar esse povo que atravanca. Continuamos na tentativa por aqui. Valeu pelos seus posts, são bem bacanas e esclarecedores. Abração!


    3. Leticia, concordo com voce. Estou ha dias parando as 19horas no Brasil para agendar e nao consigo. Aparece em verde o dia, clico, sigo até a ultima tela e ele informa que existe outro usuario, para eu tentar novamente.


    4. Oi, Bruna, estou na mesma. A semana inteira consegui pegar o dia verdinho, chego na última página vem a mensagem que é para tentar novamente. Antes nem a data verde eu conseguia, achei que estava no lucro em conseguir clicar no dia liberado, mas pelo visto não. Já foram 2 meses, todo santo dia tentando, e nada… :/


    5. Nossa Leticia. Vou considerar pagar a um despachante, infelizmente.


    6. Esse passaporte é para minha mãe, ela não tem pressa nem viagem marcada, então vou continuar tentando até quando der. Se conseguir, eu te aviso! 🙂


    7. Eu também estou tentando de domingo a quarta, há3 meses, deixando tudo preparado as 11:45 de Roma para as 00:00 apertar o confirmar, aparece o verde toda vez e depois vem a mensagem de erro. Você teve muita sorte de conseguir de primeira. Em Curitiba esta impossível de conseguir vaga para reagendamento de passaporte. Acho isso uma falta de respeito com o cidadão de bem, que cumpre sua obrigações e na hora de reacender vaga não tem como.


    8. Ola Leticia, para quem voce pagou? tem os dados para eu entrar em contato? obrigada


  60. Olá Fábio!!

    Por gentileza, pergunto a você e demais colegas em início da saga como tem sido ultimamente o agendamento para a legalizaçao dos documentos.

    Os questiono pois há dias atualizo o site bem no horário indicado (e pouco antes), por vezes vi a data em verde indicando disponibilidade, no entanto o site fica lento após clicar e carregar os horários e quando o faz já estão todos lotados. Esta muito muito difícil!!!

    Isso é comum, é sazonal, esta acontecendo com todos pela alta demanda mesmo?

    Abraços e parabéns pelo site

    Responder

  61. Estou tentando realizar o agendamento há dois dias, mas mesmo entrando no horário correto 19:00 do Brasil, 00:00 de Roma, nunca aparecem os dias disponíveis. Algo errado com o site ou comigo ?

    Responder

  62. Ciao Fabio! Come stai?

    Tenho uma grande dúvida e gostaria de sua ajuda.
    Fui para a Italia fazer minha cidadania em Agosto/2014, e peguei minha Carta d’identità em Dezembro.
    Me mudei para Portugal desde entao, e agora em Maio vou para o Brasil de ultima hora e por não saber quando iria precisar do passaporte eu não o solicitei antes. E infelizmente não tive tempo o suficiente para faze-lo agora porque aqui em Portugal o processo é um pouco demorado.

    Terei que sair da UE com o passaporte brasileiro (mesmo tendo superado os 3 meses de turismo), e vou levar meus documentos italianos que possuo, para provar minha cidadania.
    Na volta terei que fazer a mesma coisa, você acha que posso ter problemas na minha saida e entrada de volta?

    Sei que a carta de identidade não vale como documento de viagem para além da UE, mas meu medo é que não me deixem entrar de volta na Europa por estar com o passaporte brasileiro (por ter ficado ilegal, e estar retornando para a europa em 1 mes) e sem o passaporte italiano (porém tenho a identidade, certidao de nascimento e certificado de cidadania italiana).

    Desde já muito obrigado pela atenção.
    Abraço.

    Responder

  63. MINHA SAGA, consegui fazer o agendamento para a legalizaçao dos documentos brasileiros, porém o site agora me diz q tenho que confirmar entre 3 e 10 dias antes da visita.
    Como procedo à esta Confirmaçao que eles pedem??
    Obrigado!

    Responder

    1. Ola Fabio,
      voce sabe qual o tempo para o passaporte italiano ficar pronto e enquanto tempo consigo tirar o visto de estudante?

      muito obrigado


  64. Mais uma vez ajudando…hoje vou tentar agendar conforme suas instruções, inclusive terei que utilizar três computadores simultaneamente, pois é para mim e meus pais! Espero que dê certo! Depois volto pra contar…Grazie

    Responder

  65. Minha esposa esta fazendo o processo para retirar o seu passaporte italiano, porém estamos com uma dificuldade. Fizemos a etapa 1 certinho, recebemos o e-mail, confirmamos o cadastro, mas ele não vai para etapa 2. Aparece apenas para tentarmos agendar já nosso atendimento, mas não inserimos os dados da etapa 2.

    Como faço para ir para esse Etapa 2?

    Responder

    1. isso também aconteceu comigo, agora não sei se eu agendo ou se aconteceu algo errado


  66. Então, considerando que, atualmente, o Brasil se encontra no horário de verão e a Itália no horário de inverno, sendo a diferença de fuso horário de 3 horas, quando em Roma for 00:00, aqui será, pelo menos na data de hoje, 21:00? É esse horário que devo tentar? Estou perguntando justamente porque no site do agendamento online do passaporte, ainda consta que a lista abrirá as 19:00 (ou seja, 5h de diferença, que é o fuso horário normal, sem os respectivos horários especiais).

    Responder

  67. Ciao Fabio!!

    Para solicitar meu passaporto fiz exatamente como descreveu. Entrando no site às 0h de Roma consegui agendar perfeitamente. Não pode vacilar muito, pois logo acabam as vagas.

    No dia e horário agendado fui ao Consulado, e com o agendamento em mãos os seguranças deixam entrar. Notei que o horário agendado é meio furado, já que deram uma senha sequencial para ser atendido no guiche. Depois de uma longa e tradicional espera, chegou minha vez e checam-se todos os documentos. Com tudo ok, vc é encaminhado para subir para o andar correspondente, onde é confeccionado o passaporto. Lá você assina os documentos, entrega a foto, pegam as digitais, e emitem um boleto bancário para pagar as taxas no Banco do Brasil. Tem que ir pagar, e voltar com o comprovante.

    Após esse procedimento tem um prazo de cerca de 15 dias para a retirada do livreto, nos dias específicos determinados pelo consulado.

    Vale lembrar aos ítalo-brasileiros que para solicitar o passaporto rosso, é necessário possuir o passaporte brasileiro dentro da validade. Ou seja, se precisa fazer os dois passaportes, quem planeja uma viagem e tem data marcada, leve em conta que precisa de um prazo em torno de 3 meses para a confecção dos 2 passaportes. Para fazer o agendamento no Prenota Online precisa já ter em mãos o passaporte brasileiro.

    Espero ter contribuído um pouco com esse post!!

    Abraços!!

    Responder

  68. Saga, perfeito o post, mas fiquei com uma duvida, como assim “Presuposto fundamental para a obtenção do passaporte é ser cidadão italiano” ? Não é justamente o agendamento para poder apresentar os documentos ao consulado e poder ir para a Itália buscar a cidadania? Fiz confusão? Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    Responder

    1. Ivair, para ir à itália fazer o processo de reconhecimento de cidadania utiliza-se o passaporte brasileiro. Só pode emitir passaporte italiano quem já é italiano. 🙂
      Assim, quando estiver planejando ir à Itália fazer o seu processo na Itália (meu caso), planeje uma data para emitir o passaporte brasileiro na Polícia Federal, de preferência pensando no prazo de vencimento, para não chegar no aeroporto com ele vencido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *