Alugar uma casa na Itália – Cuidados Importantes

Você está pensando em alugar uma casa na Itália?

E se eu te disser que existem quadrilhas especializadas em enganar os pobres incautos que querem alugar um imóvel por aqui?

Este tipo de artimanha tem até nome por aqui:

Truffa del Finto Appartamento

Alugar uma casa na Itália

A palavra truffa significa fraude, logo truffa del finto appartamento significa

fraude do falso apartamento (já aprendeu três palavras em italiano em uma só tacada 😉 )

Vejamos abaixo como este troço funciona, utilizando uma historinha:

Você está pensando em vir à Itália reconhecer a sua cidadania italiana na Itália e começou a procurar os comunes onde pretende viver.

Após assistir a minha aula sobre a escolha do comune, você começa a procurar o imóvel.

Define a cidade onde quer morar, vai visitar essa cidade para certificar-se que é ali que pretende amarrar seu burro e finalmente decide começar a busca pelo apartamento ideal.

Entra no google.it e procura “affitto nomedacidade”.

Vamos utilizar como exemplo Firenze.

Você então coloca no Google “affitto firenze” e descobre centenas de site de anúncios, como casa.it, immobiliarie.it, mioaffitto.it, attico.it e mais um bocado de sites .it

Depois de horas  vendo fotos de casas e apartamentos maravilhosos, já conseguiu descobrir a faixa de preços dos aluguéis na região.

E sem mais nem menos, você encontra um anúncio MARAVILHOSO de uma casa gigante e melhor: pela metade do preço dos outros anúncios!

Esfrega os olhos pra ver se está enxergando bem, começa a salivar de tanta emoção!

No meio da euforia, envia um e-mail ao proprietário dizendo que ADOROU o imóvel, quer mais informações do mesmo e já pergunta quanto ele quer para “segurá-lo”, pois tem que ser seu a todo custo.

Os minutos seguintes são tensos…

Corta a vontade de fazer xixi, comer, tomar banho (eca!) ou qualquer outra atividade que te tire da frente do computador.

Fica lá, com os olhos fixos na sua caixa de e-mail esperando a resposta chegar.

Incrivelmente em poucos minutos, olha ela lá, chegou!

Huhuuuu!

Eita, não tô entendendo nada, cazzo devia ter feito o tal curso de italiano que o Saga falou, ainda bem que tem o google translator…

Aos trancos e barrancos entende o que está escrito ali, é algo assim:

MODELO DE E-MAIL ENVIADO PELOS PICARETAS

(o texto abaixo é verdadeiro, recebido por mim e também por uma leitora da Minha Saga!)

Grazie per la tua risposta. Per affittare l’appartamento da Inghilterra io voglio usare una agenzia di trasporto DHL. Io mando le chiavi e contratto d’affitto firmato tramite DHL al tuo indirizzo .DHL e un servizio che gestirà il pagamento e la spedizione per noi.

Se decidiamo di procedere con questa operazione, io deve contattare società DHL e fornire loro tutte le informazioni necessarie per finire tutto subito . Ho bisogno del tuo nome, cognome, indirizzo, numero di telefono. 

Per il pagamento, tu deve depositare i soldi per affitto (1 mese di cauzione + prima mese di affitto ) su un conto aziendale DHL. il tuo denaro rimane a società DHL fino quando tu vedi l’appartamento e tu decidi se affitti o no. 

Appena i soldi sono stati depositati nel conto DHL , loro inizierà immediatamente il processo di spedizione.

Le chiavi e il contratto d’affitto deve arrivare al tuo indirizzo in 3 giorni lavorativi. 

Dopo che prendi le chiavi tu hai 3 giorni per vedere l’appartamento e decidere se affitti o no.

Se tu vuoi affittare l’appartamento la società DHL manda i soldi a me , e la transazione e completata. 

Se non ti piace l’appartamento, tu deve inviare le chiavi e il contratto di affitto tramite società DHL a me e la società DHL ti restituirà i soldi a te lo stesso giorno. 

Anche se io sono sicuro che ti piace l’appartamento tanto , è bene sapere che tu hai questa seconda opzione disponibile.

Se tu sei deciso per affittare l’appartamento, ti prego inviare a me questi dettagli:

Il tuo nome completo:
Indirizzo:
città:
CAP:
Paese:

Quando ho tutti dettagli io vado a DHL per lasciare il pacco con le chiavi e il contratto di affitto nella loro agenzia.

Dopo DHL ti contatterà con tutti dettagli riguardo spedizione e le istruzioni di pagamento.

aspetto per la tua risposta.

Traduzindo a grosso modo aos incautos:

Olá querido ser que acredita em papai noel, infelizmente neste momento estou na Inglaterra, porém não se preocupe – tenho um convênio com a empresa DHL e assim que concordarmos e assinarmos o contrato, te mando a chave do apartamento através da empresa.

Para que eu possa contatá-los, preciso dos seus dados: nome completo, endereço e número de telefone.

Para o pagamento, você precisa depositar o valor do aluguel (1 mês antecipado + o mês corrente) diretamente em uma conta empresarial DHL.

O seu dinheirinho permanecerá bloqueado com a empresa DHL (oi?) até que você visite o apartamento e decidir alugá-lo ou não.

As chaves do imóvel juntamente com o contrato chegarão em média em 3 dias úteis a você.

Depois disso, você terá outros 3 dias para decidir se vai querer ou não.

Caso decida positivamente, a empresa DHL enviará o valor pra mim e a transação será concluída.

Caso não queira, bastará restituir a chave e o contrato através da empresa, que então me enviará e restituirá o seu dinheiro.

E blá-blá-blá-tenho certeza que gostará do apartamento-blá-blá-blá…

NÃO ACREDITO, ISSO EXISTE MESMO?

Existe e pior: essa rede de falsificadores utilizam fotos reais de apartamentos e colocam este tipo de anúncio em sites sérios, como os acima citados.

Você só percebe que tem algo errado quando a pessoa responde o email dizendo que no momento não está na Itália, mas isso não impede que você possa alugar o imóvel.

Quando aconteceu comigo, eu respondi a pessoa o seguinte:

– Opa, sem problemas, estou indo amanhã a trabalho para Londres, onde podemos nos encontrar para tratar pessoalmente do imóvel?

Claro que o email jamais foi respondido rsrsrs

Eu já havia recebido diversos emails de leitores e infelizmente acabei esquecendo de escrever aqui.

Até que recentemente a Anna, uma das nossas ex-clientes, veio me perguntar sobre isso.

Ela achou estranho o valor de um imóvel tão lindo destoar tanto dos outros…

Afinal de contas, quando a esmola é demais, é claro que o santo desconfia 😉

RESUMINDO E DICAS ÚTEIS

Além das coisas citadas acima, passo um resumo a você sobre como as coisas funcionam por aqui:

Os valores de imóveis aqui na Itália seguem um padrão – qualquer coisa que fuja ou destoe provavelmente se trata de fraude;

Aqui na Itália, uma agência imobiliária ou um proprietário correto tem mais medo de alugar seu imóvel do que quem o está alugando.

Portanto ele sempre exigirá encontrá-lo pessoalmente, para ver se você é uma pessoa correta e principalmente se tem meios financeiros de alugar o seu imóvel.

Caso ele tenha um mínimo de desconfiança, vai – educadamente – encontrar uma desculpa para dizer que o imóvel já foi alugado por outra pessoa.

Jamais alugue ou compra qualquer coisa de alguém que exija pagamento antecipado, sem te dar a possibilidade de ver o produto em questão!

CUIDADO COM A LÍNGUA

– Saga, eu não desconfiei porque a pessoa fala e escreve italiano perfeitamente!

E daí?

Conheço muitos picaretas que falam a língua invejavelmente e valem tanto quanto o mosquito do cocô do cavalo do bandido!

Certificado linguístico não tem nada a ver com caráter ou honestidade!

Muito bem, espero ter ajudado um tiquinho mais a sua vida e o seu planejamento para viver aqui no bel paese.

Un sorriso,

21 Comentários


  1. Puxa fiquei muito triste com tudo isso pois sou pobre trabalho de maquinista aqui no Brasil e estou querendo ir até a Itália fazer a minha cidadania pois é meu sonho mais fiquei preocupado agora inclusive tem uma moça dai q disse q me ajudaria com meus documentos e casa 😢😢

    Responder

  2. Estamos em Gênova faz 15 dias. Eu sou italiana e meu marido é brasileiro. Temos também o codice fiscale tirado no consulado italiano em SP. NINGUÉM, imobiliária ou particular, nos aluga apartamento sem contrato de trabalho. Mas para trabalhar precisamos do contrato de residência! ????
    Estamos tentando com uma senhora mas teremos que pagar UM ANO DE ALUGUEL ANTECIPADO!!! Como garantia por não ter comprovante de renda.
    É assim mesmo???

    Responder

  3. Como todos os textos deste site… fala, fala e não diz nada. Não explica como é um contrato pra quem quer ir tirar a cidadania e ficar por apenas alguns meses (se existe isso); não indica ou orienta sobre as modalidades de aluguel, como são os contratos, garantias…. absolutamente nada. Só fica se gabando de conhecer as táticas dos golpistas. Como a maioria das informações aqui, o tal de sagabook é a mesma coisa….incompleto e parece coisa daqueles sites que ficam te enrolando, interminavelmente, até vc comprar algum produto que ele vende. nada contra a pessoa vender o seu peixe. mas venda. Simples e pronto. Não fica enrolando com um monte de informação supostamente gratuita, mas que não leva ninguém a lugar nenhum. Já estou tirando minha cidadania e um dos lugares na internet que visitei com mais enrolação e menos informação foi este aqui. Absolutamente nada daqui foi aproveitado.

    Responder

  4. Já vi o mesmo golpe, só mudando de apartamento para trailer. Mesma história de estar em Londres, etc.

    Responder

  5. Olá Fábio! !
    Estou na saga de procurar apartamento para alugar em Savona!!
    E olha só acabei de receber!!
    Tem tudo pra ser “truffa del finto appartamento ”
    Segue a resposta que eu tive:
    Stupendo appartamento in via Crocetta, 8, 17100 Savona
    LM

    Lisken Mathias
    qua 27/09/2017 06:02
    Caixa de Entrada

    Mostrar todos os 19 anexos (905 KB) Salvar tudo no OneDrive – Pessoal
    Evernote
    Salve,

    Il mio nome è Lisken Mathias, sono il proprietario dell’appartamento in via Crocetta, 8, 17100 Savona. Dettagli sull’appartamento sono i seguenti: Piano 2, 75 m2, salone, 2 camere da letto, 2 bagni, cucina completamente attrezzata, TV, aria condizionata, riscaldamento autonomo, posto auto.
    L’appartamento è esattamente come appare nelle foto(in allegato).

    Il prezzo mensile per l’appartamento è di 400 EUR al mese (spese di condominio sono incluse, utenze escluse), per affittarlo chiedo un anticipo sul primo mese più un mese di garanzia 400 Eur+ 400 Eur = 800 Eur (pagando l’anticipo significa che il primo mese non dovrete pagare l’affitto). Sono disposto anche di fare un contratto tipo 4+4 anni o meno.

    Io sono olandese ma ho lavorato 9 anni in Italia come consulente energia per aziende, ma 2 anni fa ho dovuto lasciare il mio lavoro in Italia e tornare in Olanda a Nijmegen, dove abito ora. Per questo motivo il mio appartamento in Italia e stato sempre in affitto negli ultimi 2 anni.

    Purtroppo, il mio lavoro non mi permette di venire in Italia per ogni persona interessata, per questo motivo ho sempre scelto di affittare attraverso il sito Airbnb (Un sito web specializzato negli affitti immobiliari)​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​.
    Se lei conosce il sito Airbnb e se l’avete usato procediamo online e dopo possiamo prendere un appuntamento.

    Prima di tutto, vi chiedo di inviarmi i seguenti dati:

    Nome e Cognome:

    Indirizzo:

    Citta:

    Codice Postale

    Numero di telefono:

    Una volta ricevuti questi dettagli possiamo procedere su Airbnb.

    Un Grande Saluto
    Mathias

    Responder

  6. Fabio, tudo bem ? Meu marido e eu queremos conhecer parte da Itália, antes de decidir em qual lugar iremos morar. Alem do homeaway, por gentileza, você conhece algum site de casas para alugar por 1 mês ? Obrigada

    Responder

  7. Fabio, meu antenato não era casado com minha bisavó (ele já era casado na italia e não trouxe a mulher). Como fazer o processo sem a certidão de casamento? É possível?

    Responder

  8. Fábio, me tire uma dúvida com relação a caparra. Estou indo para a Italia, e digamos que o contrato tenha que pagar caparra de 2 meses. Estarei em adaptação, e pode ser que onde eu morar nao seja de meu agrado…eles devolvem em caso de rescisão? ou isso deve estar explicito no contrato?

    Responder

    1. Olá Leonardo tudo bem?

      Em todo contrato consta uma cláusula com o tempo de aviso prévio para saída do imóvel, porém não tem nada a ver com a caparra


  9. Olá Fábio,
    Eu estou na seguinte situação: sou estudante de doutorado em Bologna, aluguei um quarto, fiz um contrato quatro piu quatro direto com a proprietária, porém um mês depois de fechar o contrato minha esposa descobriu que estava grávida. Com isso tive que procurar um apartamento só para nós, pois ela ainda estava no Brasil e gostaria que ela viesse pra cá pra que eu pudesse acompanha-la em tudo neste momento. De certa forma, isto seria uma “desdita” por motivo grave, porém não havia nenhuma clausula no contrato quanto a isso…

    A proprietária me disse que se eu achasse outra pessoa para que ficasse em meu lugar não teríamos problema, ela me devolveria a caparra e a outra pessoa continuaria com meu contrato. Porém, é passado já 2 meses desde que a pessoa entrou e até agora ela não me devolveu a caparra e sempre dá uma desculpa para marcar uma reunião e fechar o contrato e devolver o dinheiro. O que eu posso fazer? Existe algum serviço de advocacia que eu possa entrar em contato? Você auxilia nestas questões tbm?

    Obrigado,

    Responder

    1. Olá Flavio

      Infelizmente casos assim acontecem, comigo também aconteceu e tive que ficar atrás do proprietário durante 4 meses para receber 2 meses de caparra. Sinceramente não vejo muita alternativa a não ser encher o saco dele até pagar ou então verificar com a ADUC se eles podem dar qualquer tipo de ajuda, infelizmente eu não conheço ninguém que poderia te ajudar, mi dispiace. Abraços


    2. Fabio,

      Obrigado pela atenção. O que é ADUC?

      Grato,


  10. ainda bem que não to batendo o martelo em nada ainda, apenas estudando e pesquisando muuito, mas em um dos links que vc passou no video “custo de vida” eu achei um ap em roma 120m² a 500 ou 700 euros, sendo que estou pesquisando imoveis de ateh 800.

    Responder

  11. Comigo aconteceu na semana passada com um veículo que encontrei na internet e como estava próximo de Pesaro onde moro resolvi mandar um e-mail e a resposta foi igual a sua publicação.

    Responder

  12. Também me deparei com esse mesmo golpe aqui no Brasil. O importante é que reportem rapidamente ao administrador do site. Assim que recebi o email falando sobre o depósito e tal, encaminhei ao site e o anúncio foi retirado na hora.

    Responder

  13. Fabio, queria só comentar que o italiano deles é horrível. Quem conhece um pouco a língua, percebe imediatamente. Erros de ortografia, palavras q não existem em italiano adaptadas acredito de outra língua e por aí vai!

    Responder

  14. Oi Fabio!

    Cara quando recebi esse texto por email e comecei a ler achei que seria mais alguma dica bacana sobre cidadania italiana ou sobre a vida na Itália, como de costume, mas me deparei com algo que acontece aqui onde estou também!

    Atualmente estou na Irlanda (já faz um ano) e aqui esta acontecendo muito isso!!! eu mesmo tenho e emails de apartamentos maravilhosos que pediam a mesa coisa, ai pesquisando na internet achei artigos no Brasil, na Inglaterra e agora na Itália!

    Obrigado por escrever o artigo e sei que será muito lido ainda, porque esse tipo de fraude esta aumentando a cada dia, os classificados aqui da Irlanda estão cheio deles!!!

    Um abraço e aconselho a todos tomarem muito cuidado com isso, sei que a busca por casa as vezes é dura mas sempre pesquisem muito antes de “pegar as chaves”.

    Responder

  15. Este mesmo golpe está sendo aplicado no Brasil. No caso abaixo, ocorreu em Salvador. O texto é praticamente o mesmo. Segue:

    From: Lucy Harvey
    Subject: RE: fantástico apartamento

    Hello,

    I want to inform you that Mondial EstatesBrokers will hold the money until you will confirm to them that you like the apt and keep the keys. If you don’t like it, you only have to return the keys to them after they will refund the money to you and they will deliver the keys back to me on my expense.
    I will need to inform you the steps about how this service works and how we can make it happen. You will only have to deposit to Mondial EstatesBrokers Imb. RealEstate the first month of rent + security deposit – so they can proceed with the shipping, and you can receive the keys and the contract.
    Like I said, I will pay for a 2 days delivery so you will receive the Keys and the contract signed by me right away. I will explain to you how this will work:
    1 – To start this transaction i will need to know your full shipping information, full name, full shipping address and phone number to proceed with this deal .
    2 – I leave the Keys and the contract in Mondial EstatesBrokers possession.
    3 – Mondial EstatesBrokers will check the envelope to see if everything is OK with it and also the legal papers that will come along with the Keys.
    4 – Mondial EstatesBrokers will send you a delivery notification to let you know they have the Keys and the papers in their custody, in which you will be told that they have the Keys and that they checked it.
    You must send the money to a Mondial EstatesBrokers Agent from United Kingdom.
    Mondial EstatesBrokers will hold and insure your money until you inspect the apartment (until you decide if you want to keep it or not).
    That is how their buyer protection policy works. As far as my concerns, I will be glad to know that Mondial EstatesBrokers has the possession of the money during the delivery period. That is my insurance.

    Many thanks in advance !

    Como podem ver. A globalização é um fato irrefutável!.;(

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *