Bandiera Blu – Sistema de Classificação das Praias

Ciao a tutti!

Hoje quero apresentar a vocês algo que pode ser muito útil a todos que pretendem conhecer as belas praias italianas, a classificação Bandiera Blu:

Criada pela FEE (Foundation for Environmental Education), esse sistema tem como objetivo certificar A qualidade ambiental das praias através de diversos critérios, como por exemplo a balneabilidade, serviços oferecidos, segurança, qualidade da água, entre tantos outros.

Neste ano de 2014 receberam a certificação 140 localidades italianas, totalizando 269 praias! Pra que vocês tenham uma ideia, vejam os números, divididos por região:

A vencedora foi a Liguria, com 20 cidades, seguida da Toscana com 18, Marche com 17, Campania com 13, Abruzzo e Puglia com 10 cada, Emilia-Romagna com 9, Veneto e Lazio com 7, Sicilia e Sardegna com 6, Trentino-Alto Adige com 5, Calabria 4, Molise 3, Friuli Venezia Giulia com 2 e finalmente Piemonte, Basilicata e Lombardia com 1 cada.

O nome de cada praia destas localidades podem ser consultados neste link.

E não é só aqui na Italia que existe a certificação, vários outros países também contam com a famosa Bandiera Blu, portanto se vocês estiverem pensando em passear pelas ilhas gregas, por exemplo, também poderão se orientar e com isso encontrar as melhores praias pra pegar um bronze rsrsrs

E já que estamos falando em praias, vocês sabiam que aqui em Pisa existem 3 delas? Ok, ficam distantes da cidade cerca de 10 quilômetros, pois entre o mar e a cidade da torre torta existe uma reserva natural conhecida com o nome de Parco San Rossore, mas basta pegar a motoca e correr pra lá. Vejam que beleza:

MARINA DE PISA

TIRRENIA

CALAMBRONE

Prestem muita atenção na foto em Tirrenia, pois em breve vou levar vocês comigo para conhecer os famosos bagni italiani, vocês não perdem por esperar, nos vemos no próximo post (ou vídeo?) 😉

 

1 comentário


  1. ola fabio,
    muito legal essa classificação das praias, mas eu não entendi como afinal se classificam, as melhores das piores… eles apenas indicam com a Bandiera Blu as praias que são boas nesses critérios? existem notas ou graus individuais pra cada critério? gostaria de entender melhor esse sistema, se nas praias ficam placas ou bandeiras mesmo, indicando o ótimo ou péssimo estado geral da praia? se são placas, ou notas e graus por critério, mostre-nos alguns exemplos por fotos dessas placas ou indicadores…. muito grato pelo seu trabalho de utilidade pública e parabéns mais uma vez! forte abraço…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *