Brasileiros na Italia – Denise Nappi (Perugia)

Ciao a tutti

Hoje em mais um artigo da nossa sessao Brasileiros na Italia, eis que vos apresento a Denise, autora do excelente site Viagens para Maos de Vaca e que topou contribuir conosco contando a sua experiencia aqui na Italia

maosdevacaworld

1. Nome e regiao onde voce vive aqui na Italia
Denise Nappi, 30, feminino, Perugia  – Umbria

2. Quanto tempo voce vive na Itàlia?
Menos de 1 ano

3. Qual seu tipo de status na Italia
Sou cidadao italiano

4. Por que voce escolheu a Itàlia como destino?
Sempre pensei que o minimo que eu deveria fazer para carregar com orgulho o passaporte vermelho seria falar o idioma bem e conhecer de perto a cultura da minha familia.

5. Voce trabalha?
Sim.

6. Hoje, analisando sua vida aqui na Itàlia, considera que vir pra cà foi uma escolha positiva ou negativa?
Positiva pois o meu objetivo de estar na Italia para aprender e conhecer está sendo cumprido e isso vale a pena.

7. O que a Italia tem de melhor?
A Italia tem um ritmo de vida proprio e incrivel.  Perugia, cidade onde moro, nao é uma cidade pequena mas mesmo assim tenho a sensacao de estar morando na roça. Amo ver o verde das cidades, as arvores frutiferas de diferentes frutas carregadas nas calçadas, abrir minha janela ao acordar de manha e dar de cara com uma bela paisagem das montanhas, ar puro, vida mansa.

Outra coisa que a Italia tem que eu acho incrivel é a qualidade dos alimentos e a relacao que os Italianos tem com isso. Eles valorizam o pequeno produtor e a forma que foi produzida o que ele consome. Minha familia Italiana (tive o prazer de reencontra-los e ser recebida como uma filha por eles) compra varios equitares de uvas e azeitonas, o meu zio faz o vinho em casa e manda alguem da confiança dele produzir o azeite.

A mesma comida que eu cozinho aqui e cozinho em outro país fica muito mais saborosa devido a esse cuidado com os alimento. Por falar em comida, todo Italiano é um expert na cozinha, mesmo que ele nunca tenha cozinhado na vida, eles sempre tem uma receitinha para te dar…hahahaha.

Adoro ir ao Sul da Italia, passar por aquelas cidadezinhas minusculas em Campania, comprimentar todo mundo na rua e puxar papo com os idosos, eu sinto sempre uma otima recepcao da parte deles, alegria em poder conversar. A disposicao dos idosos de caminhar, trabalhar, ter uma vida ativa é incrivel, acredito que se deva a vida rural que levam e a comida de qualidade que comem, sem contar no vinho diariamente em suas mesas.

Outra coisa que me encanta aqui na Italia é a preservacao e orgulho que eles tem da historia, a cidade onde moro tem mais de 2 mil anos e eu me sinto naquela epoca quando ando pelas ruas do centro historico da cidade. Apesar da calmaria, do ritmo devagar das coisas, de tempos em tempos voce se surpreende com um evento enorme que montam num local ou outro. com musica, comida, teatro, etc.

Por ultimo, eu nao poderia deixar de falar, tenho uma admiracao muito grande pelo povo italiano e sua cultura, me orgulho da minha familia napolitana apesar de ter familia em Bergamo tambem, o povo do sul tem algo especial, sao abertos e acolhedores, falam alto. Quando vou a casa da minha familia nao consigo parar de rir, me sinto num filme de comedia italiana.

8. E o que a Italia tem que voce nao suporta?
Bem, a primeira coisa que me incomoda aqui na Italia é a tal siesta e os horarios comerciais. Eu sempre morei em cidades gigantes e nao consigo me habituar com o fato de nao ter NADA para fazer em certos horario, tudo fechado…

Agora, a coisa que mais me incomoda e eu realmente nao suporto é a burocracia, eu pensava que conhecia a burocracia, até chegar na Italia. As coisas sao realmente muito enroladas, voce acaba tendo dificuldades com as coisas mais ridiculas e pequenas por causa da burocracia: a cada coisa que voce pretende fazer é uma surpresa e um obstaculo novo, um carimbo que voce so pode obter se tiver o papel tal mas so pode pegar o papel se tiver o carimbo (ah?), um documento que voce precisa levar que so se solicita pela web mas o site está fora do ar. Sinceramente, a burocracia é algo que tem tirado minhas forças nesse país.

Detesto tambem o modo dos italianos fazerem fila. Fila? O que é isso? Voce vai ao banco, por exemplo, e nao tem fila, eles se amontoam e no imaginario deles vai surgindo uma ordem (a qual eu nao entendo), entao quando voce chega e dá de cara com o bolinho, vc pergunta quem foi o ultimo para ter uma ideia de quando sera a sua vez e eles ficam se olhando decidindo a ordem, é engraçado mas irritante ao mesmo tempo. Graças a Deus que em varios lugares usam senha.

9. Algum projeto para os pròximos 12 meses aqui na Itàlia?
Sim, quero terminar o curso de Italiano e passar temporadas em algumas cidades diferentes, explorar melhor o que a Italia tem a nos oferecer e entao partir…

10. Escreva sobre aquilo que quiser, deixando uma mensagem aos leitores da Minha Saga
Sei que muitas pessoas que leem seu blog vem para a Italia para a realizacao de um sonho, de se tornar cidadao europeu e carregar o passaporte vermelho. Eu gostaria de dizer a essas pessoas que estejam atentas. Antes de virem para cá, pesquisem muito. As que decidirem vir por conta propria, aconselho pesquisar bastante e estar em contato com quem já mora no local, já fez a cidadania ali, saber o que te espera, esteja preparado para as surpresas desagradaveis.

Aos que vem com ajuda de um assessor, eu peço o maior cuidado na hora de escolher um, saiba qual a reputacao dele, cuidado com promessas falsas. Eu fui vitima de um, tinhamos uma lista de mais de 80 nomes de referencia que ele nos forneceu, ele se dizia advogado do comune, prometia varias coisas e nao cumpriu NADA.

Minha cidadania, mesmo estando com os papeis todos certinhos e a non renuncia ter saido em 30 dias, levou quase 1 ano para ficar pronta. Ele enrolava para tudo, tivemos um prejuizo enorme graças a ele; somente depois que chegamos aqui, soubemos da sua fama de pilantra e conhecemos dezenas de casos que estavam ha anos encalhados com ele. A historia é longa e eu passaria uns mil posts contando. MUITO cuidado na hora de escolher um assessor, picaretas existem milhoes aqui na Italia, bons e honestos sao raros, eu teria hoje 3 nomes de pessoas que penso ser corretas na area, um deles o Fabio Saga.

Apesar de tudo o que eu passei, eu consegui chegar ao meu objetivo e espero que voces tambem.

Abraços a todos, Denise Nappi – Viagens para Maos de Vaca
[divider]

Quem ainda nao conhece o blog da Denise, entrem là e se divirtam com as històrias – muitas vezes hilàrias – sobre suas viagens e seus micos rsrs

3 Comentários


  1. Tive uma amiga bem antiga , da década de 80 , em São Paulo , que nunca mais tive notícias. Ela mora em Perugia, seu nome é Ana Dora Salina.

    Responder

  2. Bom Diia!
    Me chamo Márcia Alexandria, moro em Salvador na Bahia – Brasil

    Perdi contato há uns 30 anos com uma amiga e soube que ela mora ou morou em Perugia e gostaria de saber se vc poderia me ajudar. Hoje ela é casada com um italiano e tem 52 anos. O nome de solteira era Juçara do Carmo Oliveira É formada em educação física. Fico no aguardo e desde já agradeço. Meu Instagram é @eusoumarciaantonia. Obrigada!!

    Responder

  3. Oi Fabio,

    Algumas coisas mudaram desde que escrevi essa entrevista para voce. Finalmente saiu o permesso di soggiorno do meu marido. Resolvemos nos mudar para Madrid pq a Italia estava ficando pequena demais para nós hehehehe e agora estamos gravidos de um madrilenho 😀
    De qq forma, a Italia está no meu coracao, e sempre que der retornaremos para estar perto da familia, eles tb nao se conformam que o bebe vai nascer na Espanha e nao em Napoles.

    Um abraco e sucesso no seu trabalho!
    Denise

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *