Carteira de Motorista Italiana – Patente de Guida

Ciao a tutti

Se você pretende viver aqui na Italia, vai chegar a hora em que você terá que fazer a sua carteira de motorista italiana, por aqui chamada singelamente de patente de guida:

carteira de motorista italiana

– Ué Fabio, mas não podemos dirigir na Itàlia com a carteira de motorista brasileira?

Sim, porém apenas por um ano a contar da data que você é residente – depois disso ela deixa de ser válida e você obrigatoriamente deve fazer a patente italiana.

Lembrando que o Brasil não tem acordo de conversão da carteira brasileira pela italiana e depois de viver aqui por tantos anos, não acredito que deva ter, pois as leis de trânsito aqui são muito diferentes daquelas que estamos acostumados no Brasil. 

COMO SOLICITAR A PATENTE DE GUIDA ITALIANA

Normalmente você deve ir até uma autoscuola e ali solicitar a sua inscrição. Pesquisando em diversas cidades, percebi que o valor médio total para ter a carteira de motorista italiana gira em torno de 400 a 600 euros – dependendo da provincia e também da quantidade de aulas. Aqui na Toscana, o valor è quase padrão: entre 500 e 550 euros.

Fuçando um pouco mais sobre isso, descobri algo que praticamente ninguém sabe ou conta: é possível tirar a patente de guida italiana  economizando quase 500 euros.

O esquema consiste em realizar a inscrição como privatista (privado) – esta modalidade prevista na lei, serve exatamente para quem não tem ou quer gastar fortunas com as auto escolas, fazendo a maior parte dos procedimentos de forma individual!!!

Para que isso seja possível, você precisará ter um nível de italiano avançado, pois praticamente terá que fazer 90% de todos os procedimentos sozinhos, contando com a ajuda da autoscuola somente no exame prático.

Se este é o seu caso, então veja como conseguir economizar tirando a patente di guida B (com ela você pode dirigir automóveis e motocicletas com até 125cc)

Os passos são:

  1. Tirar o certificato médico;
  2. Pagamento das taxas;
  3. Inscrição na Motorizzazione – Foglio Rosa;
  4. Exame teórico;
  5. Exame prático.

MOTORIZZAZIONE = DETRAN

Em cada provincia italiana (equivalente aos estados brasileiros) existem os escritórios regionais da Motorizzazione Civile, departamento responsável pelo controle dos veiculos e seus condutores. Podemos dizer a grosso modo que seria a versão italiana dos Detrans no Brasil (DETRANs) e ela – motorizzazione, é subordinada ao Ministero delle Infrastrutture e dei Transporti.

E foi exatamente na Motorizzazione da provincia de Livorno – onde éramos residentes, onde fomos fazer a nossa inscrição.

PASSO 1 – FAZENDO O CERTIFICATO MEDICO

O primeiro passo para a inscrição é ter em mãos o Certificato Medico que atesta que somos aptos para realizar os devidos exames e testes. Porém não é em qualquer lugar ou qualquer médico que pode fazer este exame, ele deve ser feito por um médico-legal que esteja localizado na mesma provincia onde reside o interessado!

No meu caso, como morava num comune da provincia de Livorno, dirigi-me ao Hospital em Livorno e lá procurei o setor de medicina legal, onde me pediram os seguintes documentos:

Documento de identificação (apresentei minha carta d’identità italiana)

Eu paguei pelo Certificato € 31,84 e descobri que este valor pode mudar de acordo com a provincia de residência, portanto você deverá verificar na provincia onde realizará o seu pedido qual o valor vigente.

O médico fez um exame bem rápido, perguntou se eu tinha alguma doença preexistente, fez um exame de vista bem safado – anotou tudo num papel, colou a foto que levei, a marca da bollo, assinou e pluft! Sai de lá com o certificato médico em mãos depois de pouquíssimos minutos…

Modelo de Certificato Medico (retirado da internet) já com a marca da bollo

PASSO 2 – PAGANDO AS TAXAS DE INSCRIÇÃO COMO PRIVATISTA

Depois de estar com o Certificato Médico em mãos, o passo seguinte é pagar as taxas referentes a inscrição na Motorizzazione.

São elas:

2 taxas de 16,00 cada uma e outra taxa de 24,00 euros, que devem ser pagas na posta (correio) utilizando os dados abaixo:

Clique na imagem para ver em tamanho grande

No modelo acima, temos dois tipos de bolletino: o primeiro no valor de 16,00 sendo pago na conta 4028 e outro de 24,00 sendo pago na conta 9001, ambas do Dipartamento Transporti Terrestri.

Onde està escrito “Guido Piano”, deve-se substituir pelo nome do inscrito! Este bolletino está disponivel diretamente nas agências da posta italiana ou na sede da Motorizzazione Civile.

IMPORTANTE: Devem ser pago 2 (dois) boletos no valor de 16,00 na conta 4028 e 1 (um) boleto de 24,00 na conta 9001. Porém o valor deste último bollettino também pode variar de acordo com a região italiana, por isso verifique sempre na sede da Motorizzazione da sua região o valor atualizado!

PASSO 3 – FAZENDO A INSCRIÇÃO NA MOTORIZZAZIONE

Dando uma recapitulada rápida, vejamos o que temos em mãos:

  • Certificato médico;
  • 2 boletos de 16,00 pagos na posta;
  • 1 boleto de 24,00 também pago na posta.

Agora é hora de preencher o formulário especifico de inscrição, chamado de TT2112. Cliquem aqui e baixem o arquivo. Este documento tem 8 páginas, imprimam todas (inclusive a capa) e abaixo explico como preenchê-lo:

Pagina1

Pagina 2

Pagina 3

Pagina 4

Pagina 5

Pagina 6

Pagina 7

A ùltima pàgina – a nùmero 8 também deve ser deixada em branco!!!

Antes de ir até a sede da Motorizzazione, devemos juntar aos documentos acima as outras duas fotos em formato tessera, os boletos jà pagos e o certificato médico!

Chegando lá, apresentamos ao atendente tudo isso, juntamente com nossa carta d’identità italiana.

Lembrando que quem não tem cidadania italiana deve apresentar o permesso di soggiorno original:

O atendente, depois de verificar os documentos, devolverá tudo carimbado e neste momento recebe-se o ‘Foglio Rosa‘ provisório. Mas afinal o que significa este tal Foglio Rosa?

O FOGLIO ROSA – EXPLICAÇÕES GERAIS

Este documento, que como o próprio nome já diz é rosa, permite aos que estão solicitando a carteira de motorista italiana de exercitar-se com seu veiculo, com o objetivo de fazer a prova prática.

Ok, sei que parece estranho que uma pessoa que ainda não tenha a carta possa dirigir, mas é assim que funciona aqui na Italia: depois de apresentar os documentos do passo 3 já podemos sair da Motorizzazione dirigindo – com algumas regras, não vão se empolgar ahahahaha.

O Foglio Rosa provisório (que recentemente mudou de nome, agora é Foglio Bianco) tem validade de 30 dias contados a partir da inscrição. Geralmente depois de 20 dias jà podemos retornar a motorizzazione e pegar aquele definitivo, que nos permitirà exercitar-se verificando os seguintes requisitos:

a) Colocar um adesivo no carro com a letra P, declarando pra todos que estamos praticando, o que na prática significa: PELOAMORDEDEUS, SAI DA FRENTEEEEE;

b) Podemos dirigir sempre com uma pessoa ao lado, na qualidade de instrutor. Essa pessoa deve ter a carteira de motorista há mais de 10 anos e idade não superior a 65 anos (difícil achar alguém aqui na Italia com menos de 65 anos :));

c) Dirigir apenas em lugares pouco movimentados, afinal de contas estamos treinando, não participando de rally 😉

PASSO 4 – O EXAME TEÓRICO

O exame teórico pode ser feito após 31 dias seguintes a data do foglio rosa (não, não pode ser antes!) Este tempo é fixado para que o mesmo tenha tempo para estudar o suficiente para poder realizar o exame.

O exame é composto de 40 do tipo verdadeiro ou falso e para superar o exame o candidado pode errar apenas 4 destas questões, por isso preparem-se que não é fácil!

O exame é feito diretamente no computador – que é touchscreen e o tempo máximo é de 30 minutos.

Consegui para meus queridos leitores, um site que simula exatamente a tela do computador onde o exame é feito – basta clicar aqui para ser direcionado ao site e começar a treinar, diretamente online.

Existem também outros sites que permitem ao candidato estudar para o exame teórico, utilizando o modelo ministerial da prova, abaixo listo alguns deles para estudo:

PASSO 5 – O EXAME PRÁTICO

Aqui não tem como deixar a auto escola de lado, pois a menos que você tenha um carro com duplo pedal (talvez você tenha um pai neurótico que mandou instalar do lado dele o acelerador e freio também rsrsrs) será necessário alugar o carro deles, e neste aspecto é muito importante, pois geralmente as auto escolas já alugam o carro para os privatistas e incluem duas ou três aulas grátis.

ATUALIZAÇÃO: A partir de 2015 é obrigatória a realização de pelo menos 6 horas de aula prática, portanto escolha a autoscuola que incluir estas aulas no “pacote”.

Para o aluguel do automòvel gastaremos entre 90 e 150 euros e chama-se Noleggio Auto per Esami Guida Privatisti.

O exame é sempre aquilo básico e chato:

  • Regular o banco de motorista (mesmo se não precisar);
  • Regular os espelhos;
  • Cinto de segurança;
  • Marcha em ponto morto, não esquecer de dar seta, parar nos cruzamentos, etc, etc, etc.;

Uma curiosidade: o examinador sentará no banco de trás do veículo, e não ao lado do candidato, como funciona no Brasil (ou funcionava, pelo menos quando eu fiz a minha rsrs)

E o mais bacana è que o proprio ‘fiscal-diabolik-que-espera-que-voce-erre’ já estará com a sua patente di guida pronta, se o candidato não fizer nenhuma besteira já voltará pra casa com a bonitinha em mãos.

QUANTO ECONOMIZAMOS NESTA BRINCADEIRA?

Vejamos agora quais foram os nossos custos totais, como privatista:

  • Certificato Médico – 31,84 + 16,00 = 47,84
  • 2 boletos de 16,00 cada um = 32,00
  • 1 boleto de 24,00 euros = 24,00
  • 3 fotos formato tessera = 5,00 nas máquinas automáticas
  • 1 adesivo P – 0,90
  • Aluguel do veículo + instrutor = 120,00

Total: 229,74

Se consideramos os valores médios atuais entre 600 e 800 euros, fizemos uma economia de mais ou menos 400 euros, apenas utilizando as dicas deste artigo.

Um grande abraço e boas provas!

89 Comentários


  1. Ola Fabio, tem como converter a CHN brasileira pra carteira de motorista na Italia sem ser residente na Italia (tendo a cidadania mas registrado no AIRE)?

    Responder

    1. Atualmente nem sendo residente, o prazo que possibilitava isso terminou e não foi renovado pelos países


  2. Em 15/01/2018 entrou em vigor o Acordo Brasil-Itália sobre conversão de carteira de motorista, que permite que um brasileiro troque sua carteira de motorista na Itália se residente no país e vice-versa.

    Responder

    1. Boa tarde
      Eu vou para a italia com visto de 6 meses de estudo de italiano, posso tirar permeado de soggiorno , converter a minha CNH brasileira e logo depois tirar a categoria C+E?


  3. Novità patenti!!!

    Gostaria de compartilhar sobre a patente Italiana primeiramente uma má notícia que logo em seguida tem uma boa notícia que praticamente anula aquela ruim…

    Não tem como mais fazer 100% como “privatista” tem que fazer no mínimo 6h de prática de direção certificadas de uma auto escola. – Essa é a notícia ruim.

    Fiz o processo normal seguindo o que o Fábio disse, fiz os exames médicos, o exame de teoria mas, pra fazer a prova de direção propriamente dita uma situação não muito feliz.

    A parte prática tem que fazer inscrição na auto escola e muitas punem os privatistas com a inscrição em torno de 300 euros (em Monza, onde estou fazendo a minha pelo menos), depois de ligar em várias encontrei uma que custa 160 euros a inscrição, como não tive tempo em fazer o ano passado (2017) fui pesquisando e sempre encontrava valores próximo aos 300 euros. então ontem 15/01/2018 fui até essa auto escola pra fazer minha inscrição e “pow”, fui informado pela proprietária da auto escola, que à partir de daquele dia a carteira de motorista brasileira era convertida e que a circular tinha saído na semana passada.

    Aí a notícia boa que anula a notícia ruim.
    À partir de 15/01/2018 a carteira de motorista brasileira é convertível. Esse acordo é válido até 13/01/2023.

    Responder

    1. Ola Frederico, vi que o acordo esta vigente , vc sabe como funciona o processo? Pelo que pesquisei deve pagar as taxas e o selo e entregar a cnh brasileira e 2 fotos, sabe me ajudar se seria so isso ou mais alguma coisa antes de ir ao dpto de transito? No site do consulado Italiano, esta disponivel o acordo mas nao explica o processo…


    2. Ciao Barbara,
      O processo basicamente é o mesmo em toda a Itália porém as taxas podem variar de lugar para lugar, aconcelho você a entrar no site da motorizzazione civile e dar uma olhada no processo, mas de qualquer forma aqui em Milão é basicamente assim.
      1- CNH brasileira traduzida e juramentada.
      2- Exame médico (eu fiz o exame médico no ASL).
      3 – As taxas que aqui são


  4. OLÁ FÁBIO!!!!!

    VOCÊ TEM MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A RECENTE APROVAÇÃO ENTEE BRASIL E ITÁLIA, PARA A CONVERSÃO DA CARTEIRA DE MOTORISTA???? A INFORMAÇÃO QUE OBTIVE (E NÃO SEI SE ESTÁ DEFASADA) É QUE ATÉ A ITÁLIA JÁ APROVOU O ACORDO, MAS QUE AQUI NO BRASIL AINDA ESTÁ PARADO PARA APROVAÇÃO.

    PODE NOS AJUDAR, POR GENTILEZA?

    Responder

    1. é valido a conversão à partir de 15/01/2018 acordo válido até 13/01/2023


  5. Oi Fábio! Vc teria alguma informação sobre habilitação profissional? Meu marido é caminhoneiro e estamos indo pra Itália em outubro deste ano, se tudo correr conforme planejado!
    Obrigada!

    Responder

  6. Olá Fábio, gostaria da sua ajuda para esclarecer duas dúvidas: é fato que foi aprovada a conversão da CNH brasileira para Patente italiana?
    A segunda dúvida é com relação a questão do seguro do carro, quando fazemos a Patente aqui para fins de declaração para apolice do seguro, somos considerados iniciantes ou o histórico (os anos) de habilitação no Brasil conta?
    Obrigada, abs.

    Responder

  7. Olá Fabio, hoje( 2017) já existe ou está em andamento o acordo de conversão da carteira brasileira pela italiana? aguardo,
    obrigada!

    Responder

  8. Essa postagem deve ser atualizada. Apesar da sua incredulidade Fabio, um acordo de conversão da carteira brasileira para italiana foi aprovado. Assim, como já é realidade em Portugal. Vamos ver no que dá.;)

    Responder

  9. Fabio você vai atualizar as informações? Tuas dicas são as melhores!
    No aguardo, grazie!!!r

    Responder

  10. Bom dia Fabio tudo bem? me tira uma duvida, eu fui na motorizzazione peguei tudo que preciso para fazer minha carteira B, mas esqueci de dizer que queria para privatista, me deram 2 boleti para pagar um de 16 e um de 26, queria ver contigo, eles marcaram a entrega de tudo para daqui 10, onde devo especificar que vou fazer como privatista? Grazie mille.

    Responder

  11. Olá Fábio.

    Você disse que para quem não é cidadão italiano é necessário apresentar o permesso di soggiorno original para tirar a cateira. Perdoe a minha ignorância, mas o Permesso di Soggiorno in Atessa di Riconoscimento della Cittadinaza serve?
    Queria aproveitar o tempo em que aguardo a non renuncia.

    Forte Abraço

    Responder

  12. Olá Luciano tudo bem?

    1 – Sim, o seguro não é ligado à carteira de motorista, mas sim ao veículo

    2 – Ao obter a patente italiana, você será considerado “neopatentato”, começando a contar do 0 .

    Abraços

    Responder

  13. Fabio, primeiramente parabéns pelo seu site. Encontrei diversas informações úteis. Estou planejando a minha ida para a Itália há um ano e devo estar embarcando em março a fim de tirar a cidadania de minha esposa e posteriormente a minha. Surgiram algumas dúvidas em relação a patenti do guida. Primeiro: Consegui a patente posso dirigir qualquer veículo de pequeno porte? Pergunto isso porque ouvi dizer que ao tirar a patente durante o primeiro ano so e possível dirigir um carro 1.0, isso procede? Segundo: Posso realizar o meu teste em um carro automático, por exemplo? Ou precisa necessariamente ser um carro manual? E se posso em que isto acarreta? Desde ja agradeço o seu tempo e atenção. Grazie.

    Responder

    1. Olá Anderson tudo bem?

      Sim, a patente conseguida aqui na Italia tem um prazo de carência, procure no google “neopatentati” para entender melhor. Em relação ao teste com carro automático, é necessário verificar com a auto escola se eles tem este tipo de veículo. E considere adquirir o Guia Prático da Vida na Italia que eu disponibilizo, veja: http://www.minhasaga.org/guia Abraços


  14. Ciao Fábio, tudo bem.
    Sou residente na Itália, e tenho uma duvida.
    Se eu tirar a carteira italiana, já tendo a carteira brasileira + pid, a minha carteira italiana vira como neopatentato?
    Pergunto isso pois estou comprando um carro, se minha carteira italiana vir como neopatentato, terei que comprar um carro dentro das limitações.

    Grazie

    Responder

  15. Oie Fabio tudo bem? Uma pergunta… Sou brasileira com a cidadania italiana… Sobre essa parte burocrática e chata da Itália não converter a carteira de motorista italiana…. Não seria mais fácil ir pra Portugal.. Trocar a carteira pela portuguesa é assim depois trocar para a italiana? Pelo que pesquisei em Portugal eles fazem a conversão …. Vc sabe me dizer? Obrigada

    Responder

    1. Olá Ariane

      Eu tinha cogitado a fazer isso no início, porém sinceramente achei que o trabalho não compensava, até porque hoje eu acredito que não deveria existir conversão de carteiras entre Brasil e Italia, pois um cidadão brasileiro não tem condições de dirigir aqui sem passar por uma auto escola, pois muitas coisas são completamente diferentes. Abraços


  16. Saga, a patente italiana deve ser renovada de vez em quando? Quais são os custos e o procedimento?

    Responder

    1. Olá Eric

      A cada 10 anos, os valores não tenho ideia, entre no site da motorizzazione da região onde vive.

      Abraços


  17. Uma dica…
    Andei pesquisando e vi que umas das opções pra não termos todo esse trabalho até termos um bom domínio no idioma e relembrar as leis, podemos fazer o PID (Permissão Internacional para Dirigir), que é valido até a validade da sua CNH, e também é valido em inúmeros países do mundo (pesquisar no Detran), inclusive a Itália, e até na Inglaterra onde o volante é do lado direito.. achei uma ótima opção pra quem vai a passeio a longo prazo…. eu penso em fazer uma tradução juramentada da minha CNH também, pra apresentar junto com o PID quando eu for a Itália…

    Responder

    1. Boa,
      Já possuo a PID, muito mais prático, sem “burrocracia” e mais barato.


  18. Olá, Fabio.
    Você sabe se a patente italiana pode ser convertida no Reino Unido?
    Obrigada.

    Responder

    1. Se for feita na Italia sim, se for convetida da brasileira não.


  19. Olá Fabio.
    Como eu faço para transferir meu endereço para a Italia? Ja tenho a cidadania e queria tirar minha carteira de motorista B como privatista no país. Eu preciso alterar o meu AIRE para a Italia? Registrar-me na prefeitura? Sabe como é?
    Obrigado,
    Rafael

    Responder

    1. Bastará alugar um imóvel e solicitar a sua inscrição anagráfica no comune onde vai viver. Procure aqui mesmo no blog as informações necessárias. Abs


  20. Na Itália existem aquelas regras bobas de que para trocar de categoria tipo de B para D precisa de 2 anos, de D Para E 1 Ano?

    Responder

  21. Grande Saga !! Consegui resolver mais coisas na minha vida na Itália através das suas orientações do que com pessoas que se propuseram a ajudar ou qualquer outra fonte. Uma hora vou a Pisa te pagar um café.
    Como cidadão italiano já reconhecido não tenho a obrigação de guiar com a patente italiana ? Fica valendo a minha CNH + PID por 1 ano a contar da data da minha 1a residência ? Carrego sempre comigo esse documento da primeira residência na Itália quando estou dirigindo.
    Obrigado !!

    Responder

    1. Olá Arlen tudo jóia?

      Sim, é possível guiar com a patente brasileira + internacional por um ano, a contar da data da residência. Depois disso é obrigatório realizar os exames para a patente italiana. Grande abraço


  22. Ciao Fabio, muito útil o seu post, mas só uma dúvida, onde consigo os bolletinos que tenho que pagar depois da visita médica?

    Responder

  23. Ciao Fabio,!estou na italia a 2 meses e gostaria de saber se tem como eu fazer a pid estando aki….eu tenho a cnh brasileira.

    Responder

    1. Olá Meire

      Entre em contato com o Detran ou Denatran do local onde você é residente no Brasil e verifique com eles se isso é possivel – existem vários órgãos onde é possivel solicitar via internet, mas cada região tem suas próprias regras, ok?

      Abraços


  24. Esqueci de agradecer e dizer que você está de parabéns pelo ótimo site… Tem me ajudado muito.

    Responder

  25. Fabio “Saga” Barbiero,

    Hoje fui até uma auto escola aqui na cidade de Pescara para saber algumas informações sobre a tal “Patente di Guida” e me disseram que é obrigatório um mínimo de aulas de direção (12 aulas de 30 minutos). Segundo eles até a prova teórica (Quiz) posso fazer particular, como seguem os passos do “Minha Saga”, a partir daí tenho que fazer inscrição numa auto escola da província que sou residente e fazer essas aulas obrigatórias. Depois sim, fazer o exame prático. Gostaria de saber se precede esta informação. Tenho a Permissão Internacional por mais 2 meses de validade. Uma observação: Já tenho a CNH a mais de 16 anos.

    Responder

    1. Ola Gustavo

      Como ‘privatista’ voce nao tem nenhuma obrigaçao de frequentar aulas – o que pode acontecer è que a auto escola exija um minimo de aulas para poder alugar o carro para a prova teòrica – e eu recomendo fortemente que voce faça algumas aulas sim.

      Abraços


    2. Ciao Fábio,

      Obrigado pela explicação… Teria algum site mencionando essa informação? De preferência italiano.

      Grazie


  26. Saga ola!!
    Estou fazendo o meu pedido do permesso per attesa e tambem para minha mulher e filha de 1 ano, estamos todos fazendo a cidadania juntos, minha mulher pela familia dela, eu pela minha, e minha filha pequena pela minha.
    Eu tenho q informar na 119.Sezione 10. Familiari a carico conviventi 2 pessoas que seriam minha mulher e filha, e colocar um x em coniuge e outro em figli e depois na 128 colocar os dados da minha mulher, e na 136 da minha filha. Estou fazendo um envolope para cada um de nos!! Esta correto tudo isso que falei??
    Outra duvida na hora de assinar, assino eu e minha mulher juntos??
    POr favor me ajude pq amanha segunda teremos que ir na Posta ja que eh meu unico dia de folga!
    Obrigado

    Responder

  27. ok gente duas coisas e mais facil tirar a carteira na italia se for atraves da auto escola ,porque eles se conhecem entre eles eu garanto fiz isso e tirei de carro e moto rapido so fiz as manobras e ate errei com a moto mas o cara nem ligou ,fiz a minha em terni-umbria ,se fizer sem voce nao podera errar ate me lembro do cara da auto escola disse pra engenheiro como chamam aqui o fiscal ,e ele ta so nervoso mas ja dirigi a anos e e brasiliano, o cra o engenheiro ja nem deu mais bola ,so queria saber do brasa e de onde era e quando disse que era colorado ,do internacional de portoa legre .ja me falou do falcao ,e dai parei o carro e ja era ,da moto ele ja me conhecia porque tem dois mas peguei ele de novo dai eu girei com amoto 3 minutos e ele ja me parou e disse tu sabe ja dirigir e deu a carta ,sei la pra mim o teste teorico foi mais dificil.mas passei na segunda vez, outra coisa esta historia de poder trocar a carta brasiliana pela italiano nao vigorara mais porque as sinalizacao no brasa e muito diferente ,e teriam de troca-la para se adptar aos padroes da europa por isso paises como argentina pode e o resto ai , eu morei na inglaterra 5 anos ok a carta brasileira la e como aqui valida por um ano ,so que ninguem tem como saber quando voce entrou la mesmo se tem residencia a muitos anos , sei que la tu nao e obrigado a carregar nenhum documento nem a carteira ,se te param te perguntam se tem tu diz tenho e se te pedirem disse que deixou em casa te pedem se e inglesa tu diz nao e brasuca e eles deixam pra la so se fizer uma grande merda te pediram pra ver em 7 dias dai tu mostra a brasuca ,se tu for legal la e claro se for ilegal nao vai mostrar nada porque e na delega, e teras que provar que tu e legal,se nao te mandam via, no ultimo ano tentei tira carta la passei no teorico de cara mas na direcao sao uns .. nao se pode errar em nada e ainda peguei uma mulher que era uma praga ,tudo bem que eu errei tbm ,porque eles sao mais precisos e no final dirigem mal e depois que tu diriges a anos ter de dirigir daquela forma e bucha ,esta historia de converter a brasuca pela portuga tu tens de comprovar que mora la mesmo nao e so ir indo ,meu amigo tentou fazer e falaram pra ele ir ppra casa ele tem residencia na franca e fez uma destas estorias ai pra dizer que morava em portugal so que tinha resdencia na franca e visto pra ficar na franca ,dai eles falaram se quizer fazer teria de se tranferir pra la , o resto tem uns que tentam enganar as pessoas e dizem que ate fazem pra ti sem sair do pais mas nao acreditem e historia pra tirar dinheiro das pessoas .mas e isso ciao

    Responder

  28. Ola Fabio.
    Primeiramente parabens pelo se BLOG. Voce pode me informar com certeza se a CNH brasileira pode ser convertida
    Inglaterra?
    Grazie.
    Jose Angelo

    Responder

  29. Oi Fabio, sabe me dizer onde encontro um tradutor juramentado aqui na italia, pra traduzir minha carteira??? afff achei um mas foi tão facil falar com ele, q até desconfiei da indole dele, pode me dar uma dica por favor?

    Responder

  30. Grande Rafael tudo jòia?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adorei a enceradeira rsrsrs

    Pois é, ouvi de alguns amigos de “dentro” da questura que enquanto o Brasil nao devolver o Cesare Battisti a Itàlia nao vai avançar em nada no acordo, entao o negòcio é pressionar a nova presidentA do Brasil pra parar de brincadeira e devolver o homem 🙂

    Forte abraço!!!

    Responder

  31. Fala Saga!

    Olha só… fui bocciato no exame de guida esses dias. O sem noção do examinador me mandou entrar em uma ruazinha minúscula (não passavam 2 carros), não tinha nenhuma placa indicativa e não tinha a linha do centro. 30 segundos depois o cara me manda encostar porque eu estava “en contro-mano”!!! Disse que a linha do meio não é obrigatória, e que se não tem placa dizendo que é “senso único” então é porque é de 2 direções e eu deveria ter dirigido colado na direita…
    Enfim… além de tudo isso agora os “neopatentati” tem limitação na potencia do carro (55kw/ton) o que nos deixa com mínimas possibilidades de escolha. Só carro com motor de enceradeira! É brincadeira isso! 13 anos de carteira no Brasil e ter que dirigir uma enceradeira?
    Cara, pôe seus contatos p/ lavorar aí! Vamos fazer o acordo que já foi assinado passar a valer! Aquela carta que você escreveu p/ político que é responsável pelo Brasil (ou América Latina)… nada?
    Você é a esperança do povo aqui meu irmão!

    Abraços!

    Responder

  32. Ola Mundofiretente, tudo bem???

    Sim, ele pode guiar normalmente com o permesso, porém a carta de motorista brasileira deve ter obrigatoriamente uma traduçao dela em italiano, ok?? E nao precisa da carta d’identità, neste caso o passaporte brasileiro + permesso é suficiente!!! Abs

    Responder

  33. Oi Fabio!!!
    eu amei todas essas informações que voce até pq to morando aqui a nove meses já e até agora ninguem conseguiu esclarecer as minhas duvidas tão bem…
    porem eu tenho ainda uma duvida =P
    meu marido pego o permesso dele a uns 3 meses e tem a patente Brasileira, eu sei que ele pode ficar com ela por um ano aqui mas a nossa duvida é se tem que fazer alguma coisa tipo uma tradução, ou sei la… eu pergunto nas autoescolas mas ninguem me responde… e queria saber se ele pode dirigir com a patente brasileira tendo só o permesso pois a carta de identidade ainda não saiu por culpa da residencia… bom espero que eu tenha conseguido fazer entender minha duida ahhahaha muito obrigada pela ajuda

    Responder

  34. Ola Fabio, gostaria de saber como esta o andamento para a conversao da nossa carteira aki na Italia. Ja reprovei 2 vezes cara eheh ta dificil de passar vc acha que vai demorar muito ainda? Ou tem algume opçao ai pra resolver de outro geito esse meu “problema”!
    Saluti e bello blog!

    Responder

  35. Ola Reinaldo tudo bem?

    Se voce nao é residente aqui pode sim, porém a CNH brasileira deve estar sempre acompanhada do PID – Permissao Internacional para Dirigir, ok? Abs e boa viagem!!!

    Responder

  36. Será que posso dirigir na Itália com munha CNH brasileira durante uns 20 dias que ficarei lá? Sou cidadão italiano.

    Responder

  37. Fala xarà tudo bem???

    Pois é, voce sò pode fazer a carta aqui se for residente, deve apresentar sua carta d’identità (que consta o endereço) ou um certificato de residenza!!!

    Forte abraço!!!

    Responder

  38. Oi xara, fiquei muito feliz de encontrar o teu Blog. Tenho cidadania Italiana e mora ha mais de tres anos no Sul da Alemanha, tenho quebrado muito minha cabeca para conseguir a minha Carta de Motorista sem ter q fazer 26 aulas e pagar mais de mil euros. Eu vou fazer tudo na Italia!! Belissimo!! Agora, so tenho uma pergunta, vc sabe se eu preciso ter um endereco de residencia na Italia, ou somente o passaporte italiano basta? Obrigado pela Info.
    Abraco
    Fabio Giacone

    Responder

  39. Ola Fabio,

    Chegou minha vez de fazer esse maldito exame teorico para a patente italiana…

    O link q vc colocou nesse post para o simulador da prova nao ta mais funcionando… tem como vc postar em algum lugar ou enviar por e-mail?? valeuuu

    Responder

  40. Aqui no Brasil também já se faz o teórioco há 4 anos no computado.
    Valeu pelas informações, é muito mais burocratico que no Brasil, bem como tudo no pais da Bota. heheheh

    Responder

  41. Para Stefane: Vc tem direito a ter a mesma categoria se seguro do seu marido se ele tiver um seguro melhor que o seu. Meu namorado è 1 classe, como moramos juntos e eu estou registrado no seu Stato di Famiglia no comune, posso fazer seguro de 1 classe.

    Responder

  42. Que bom que vc mora no primeiro mundo!! Eu que moro no quarto mundo (ou seja Sicilia), fiz minha prova terica a lapis mesmo, e so tinha a versao italiana (muita sorte, poderia ser so a versao em dialeto!!)
    Passei no exame mes passado e perguntei a Motorizazione como proceder para o exame pratico. Me disseram que eu teria que fazer exclusivamente atraves uma scuola guida. Acontece que todas as suole guide na provincia de Trapani cobram 300 euros para fazer o exame para privatistas. E dizem que inclui 10 licoes. Para todas eu falei que dirigia ha mais de 10 anos e tinha como comprovar. Ai me disseram que as 10 licoes eram gratis e nao tinha como abaixar o preco. Conselho: jamais sejam instrutor de Suola Guida na italia…visto que as licoes sao gratis, com certeza a hora, a gasolina e a manutencao do carro tb sao. E sim, a Mafia na Sicilia nao existe mais!!!

    Responder

  43. Ola Stefane

    Infelizmente nao tem como utilizar o tempo da carteira de motorista brasileira para a casse de mérito aqui na Itàlia, também tentei isso 🙂

    Abs

    Responder

  44. Ola! Pena que eu nao li o seu blog antes de gastar 600€ com a carta de motorista! Pelo menos vai dar p o meu marido economizar….
    Uma pergunta: quando eu fiz o seguro do meu carro eu tentei de tudo p entrar numa categoria melhor (e nao de neo-patentata), visto que no Brasil tenho habilitaçao ha 12 anos, mas nao consegui. Vc tem alguma dica sobre isso? Obrigada.

    Responder

  45. Ola Rogerio tudo bem???

    Existe esta opçao de fazer o exame teòrico oralmente, mas se escrito jà é dificil imagine oral kkkkk

    Sobre a patente jà estamos fazendo bastante pressao junto à Roma pra que a resoluçao sobre a conversao saia o mais ràpido possivel 🙂

    Forte abraço!!!

    Responder

  46. Ola Fabio,

    – Em certos sites de SCUOLA GUIDA aqui na Italia, falam que em determinadas categorias de PATENTE,faz parte tambem do exame, um prova oral,vc sabe algo a respeito? prova oral…è estranho ?? Tenho a minha brasileira com a permissao internacional, e jà preciso comeòar a pensar em fazer,porem a minha è a categoria ” C ” no Brasil.

    Outra coisa…Serà que a força do “MINHASAGA” nao pode fazer mudar em tb aceitar a nossa CNH ser convertida pra PATENTE daqui? heheheheheeheh

    Abraço,

    Responder

  47. Entao caro Saga! Fico feliz em estar novamente em contato contigo! Entao sobre essa questao da Residencia, é um processo muito facil aqui em Portugal e nao é necessaria cancelar a Residencia na Italia, ao menos nao foi para mim. Ainda tenho a residencia em San Casciano in Val di Pesa (Firenze) e fiz a residencia aqui, mas nao me inscrevi ainda no AIRE, por nao ter muitas informaçoes sobre este processo. Enfim, basta ter algum contato aqui de alguem onde poderia estar a residir com, fazer um numero chamado Numero do Contribuinte nas Finanças, e depois ir na Junta de Freguesia do endereço aonde esta presente, e pedir um atestado (nao lembro o nome, é algo que diz que voce esta residindo em tal endereço), e ir na Camara, pedir o Certificado de Cidadao da Uniao Europeia, que é o mesmo que a residencia. E com esses documentos, mais essa carta do Brasil do Detran, legalizada, basta ir a uma Loja do Cidadao, e dar entrada na mudança. Demora um pouco, mas nesse meio tempo a pessoa pode imediatamente retornar a Italia e esperar a resposta deles que demora em torno de 5 a 6 meses. E basta apenas pagar o tal valor de 24 euros. Como fiz a minha a algum tempo, posso nao lembrar de alguns detalhes, mas eu fiz basicamente o que esta escrito acima. Vou tentar desenvolver melhor o passo a passo e te mando. Um grande abraço! Fernando de Oliveira (Govinda Sundar das)

    Responder

  48. Fabio… voce sempre superando…rsAcho que é por isto que te acompanho a tantos anos. Estava pensando em fazer em Portugal ou Espanha, mas com suas dicas, ja que nem o marido da minha vizinha, que é dono de scuola di guida, me deu uma força.Grande abraço e boa sorte no seu trabalho.

    Responder

  49. Adorei a dica!! Depois, vou tentar tirar minha patente como privatista tambèm. Obrigada por estar sempre disponibilizando informaçoes super importantes relacionadas à Itàlia!!Parabèns!!!

    Responder

  50. Grande Govinda como vai amigao, mas é claro que eu me lembro de voce!!!Entao rapaz, eu entrei em contato com algumas escola sem Portugal, e me disseram que o problema é a residencia, que se ela nao seria possivel fazer a carta. Tanto que eu trouxe meu prontuàrio do DETRAN mas sem a residencia nao rola…Se voce tem uma dica, me escreve que com certeza interessa a muuuuita gente!!!Forte abraço!!!

    Responder

  51. Caro Fabio Saga, aqui é o Fernando, que morava em Firenze là nos Hare Krishnas, e me ajudasse muito no meu processo. Nem sei se lembra de mim, mas enfim, hehe! Sobre esse tema da carta, eu acho que ainda uma alternativa mais economica é fazer a substituiçao da carta de conduçao aqui em Portugal. Realmente é muito mais barato e rapido de fazer, sem passar por nenhum teste, pouca documentaçao, e pelo simplorio montante de 24 euros + gasto com fotos e algumas poucas fotocopias. Eu sei que voce é o cara, e ja deve ter todas essas informaçoes, mas caso precise de algum auxilio sobre esse processo, posso passar as informaçoes detalhadas. Espero que esteja tudo bem cara. Um grande abraço! Fernando de Oliveira (Govinda Sundar das)PS: Tenta postar algo sobre a inscriçao AIRE

    Responder

  52. MaraEssa é uma informaçao controversa: muitos dizem que pode, mas a grande maioria diz que nao: voce sempre tem que estar acompanhada por um 'instrutor' com no màximo 60 anos e jamais em lugares muito movimentados, como Autostrada, por exemplo.Bjs

    Responder

  53. Caro Fabio,Eu recebi um e-mail do Consulado Brasileiro de Roma no ano passado, que dizia que o acordo bilateral para conversao das carteiras de habilitaçao brasileiras em italianas e vice-versa "esta para ser assinado"!!!Caso voce tenha uma pessoa conhecida no Consulado, tente ver se essa informaçao procede e se eles ja tem uma previsao de quando esse acordo sera assinado!Abraços

    Responder

  54. Parabens Fabio, vou me informar pra fazer a minha, a internacional vence em Junho.So uma pergunta, como vou arrumar uma pessoa que tenha uma carteira a mais de 10 anos aqui, se eu nao quiser nao precisa né?é so nao sair com o carro, to certa?Abçs

    Responder

  55. Muito bem! Não se encontra esta informação facilmente por aqui. Inclusive, sempre imaginei que as aulas de direção eram obrigatórias. Parabéns!

    Responder

  56. Só um detalhe: quando eu fiz minha patente brasiliana, em Goiânia (2004), fiz a prova teórica em computador touch screen. Bom morar no primeiro mundo!! rsrs… Parabéns pelo post!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *