Consegui minha cidadania italiana, e agora?

Hoje proponho a vocês um vídeo que complementa um artigo que escrevi em 2007 e que ainda continua mais atualizado do que nunca!

Nele, aproveito a pergunta que recebi do leitor Rodrigo Passarelo sobre a vida aqui na Italia, para responder também algumas dicas, como por exemplo estas:

Aprenda as frases mais comuns, entre elas: non parlo bene l’italiano, ma sto imparando!

Durante o seu processo de reconhecimento crie situações e interações sociais.

Saia de casa!

Ao chegar aqui na Italia, ao menos no início, comporte-se como se fosse um convidado.

Por mais que a Italia seja a “sua casa” você nunca moveu uma pedra para a sua construção – apresente uma boa primeira impressão!

Consegui minha cidadania italiana

Use bem a sua dupla cidadania: seja brasileiro no Brasil e italiano na Italia.

Não misture as coisas!

Afastar-se de brasileiros.

Na melhor das hipóteses você vai aprender sobre os diversos sotaques que existem… NO BRASIL.

Na maioria dos casos quem vai te mostrar os caminhos e principalmente os atalhos de como crescer e viver será quem nasceu aqui e conhece a fundo o sistema!

COISAS QUE PARECEM BOBAGENS, MAS NÃO SÃO

Muitos podem achar que as pequenas sugestões citadas acima são bobas, mas só quem vive aqui há tanto tempo sabe que elas são importantíssimas, pois refletem não apenas ações, mas sim a forma de pensar e se comportar.

Já em 2007 eu dizia que ser cidadão de um país é muito mais do que apenas um pedaço de papel.

E independente dos motivos pelos quais você quer obter o reconhecimento da sua cidadania italiana, é importante que você também tenha isso em mente, mesmo que neste momento ainda não entenda a importância destas afirmações.

Portanto, assista o vídeo e caso tenha dúvidas ou até mesmo tenha uma história parecida para compartilhar comigo, por favor deixe um comentário logo abaixo deste artigo, combinado?

https://youtu.be/iWmjg4TVSso

Se gostar do vídeo por favor compartilhe nas suas redes sociais 🙂

47 Comentários


  1. Ciao Fábio!

    Uma dúvida. Estou começando meu processo de cidadania italiana. Quando eu conseguir a cidadania, conseguimos adquirir a cidadania aos meus filhos (maiores) automaticamente ou eles terão que participarem de um processo independente do meu???
    Poderia tirar essa dúvida para mim, por favor?
    Grande abraço.

    Responder

    1. Ciao Guilherme, tudo bem?

      Os processos são individuais, por isso seus filhos maiores também queiram ter a cidadania italiana reconhecida, precisam proceder com o próprio pedido


  2. A CENTECA DO PRECESSO DEU CERTO EU GANHEI A CIDADANIA MAIS EU NAO CONSIGO FAZER NADA ESTOU EM ROMA HOJE DIA 26/09/2013 TENHO MINHA CERTIDAO DE NASCIT E O PROCESSO QUE O ADVOGADO ENTRADO NO TRIBUNAL DE ROMA EU GANHEI MAIS EU JA FUI NO ANAGRAFO COMO EU NAO ESTOU INSCRITO COMO RESINDENTES EU NAO POSSO TER MEUS DOCUMENTOS NAO POSSO TER CARTA DE IDENTIDADE NEM PASSAPORTE ? E AGORA COMO EU FACO FABIO OBRIGADO

    Responder

  3. fabio estou em roma recebi minha certidao de nascimento em italiano e estou com o processo que o advogado me enviado a amsterdam , problema estou ilegal faz 8 MESES nao tenho nenhum documento italiano somente um certidao de estado civil certidao de nascimento e mais o processo tudo foi transcrito em tivoli roma , eu ja fui no anagrafo em roma varias vezes eles nao sabe me dizer o que devo fazer todos me disseram vai a tivoli porque sua transcricao estao em tivoli o advogado fez em tivoli porque meu bizavo nasceu la em tivoli , eu nao tenho residencia em italia por isso nao consigo fazer a carta de identidade , estive pensando se eu fazer o AIRE em outro pais conseguiram o passaporte e depois faria a carta de identidade o que deveria fazer eu ja to ilegal na europa faz 8 meses ja

    Responder

  4. Ola moro na Inglaterra e fiz a naturalizacao aqui mesmo.Poren, pra fazer o pedido do passaporte demora mais de 4 meses(sistema de agendamento) e gostaria de saber se caso viajasse pra Italia conseguiria fazer a ID ou mesmo o passaporte mais rapido?

    Responder

    1. Olá Valtair, infelizmente não, pois você sendo residente em UK deve efetuar o pedido do passaporte aí mesmo. Abraços


  5. Fabio!bom dia! Por favor, gostaria de saber se há desvantagens em ser um ítalo-brasileiro, se isso pode acarretar em pagamento de impostos para os dois países, obrigação com exército no caso dos homens ou se por exemplo, eu viajar pra europa e entrando com passaporte europeu e caso precise de ajuda, não terei ajuda do consulado brasileiro… obrigada! abs

    Responder

  6. Olá Fabio! Estou tentando comprar a assinatura para a Area vip, mas o site do paypal não está abrindo, será que o link está com algum problema?
    Estou muito feliz por ter encontrado o seu site, muito grato pelas informações aqui compartilhadas! Abraço!

    Responder

    1. Olá Francesco tudo bem? Aqui tá tudo certinho, veja se não é um problema no seu navegador, ok? Abraços


  7. Fabio, boa tarde. Primeiramente gostaria de agradecer as dicas, é muito útil!!
    Tenho uma dúvida, hoje fui buscar uns documentos no cartório e uma pessoa ouviu minha conversa sobre a cidadania com o funcionário e disse que trabalhava com assessoria de cidadania fazendo o processo na Itália e então me disse que mesmo sendo pela linha paterna, o seu antenato, você deveria ter também os documentos das conjuges, isso procede? Fiquei meio confusa, pois aqui no minha saga nunca vi este tipo de informação. Varia de comune pra comune, ou existe alguma lei que informa sobre os documentos que devemos apresentar?
    Obrigada!

    Responder

  8. Oi Fábio !
    Para começar, tenho que dizer que seu blog eh quase uma bíblia para mim! me identifico com todos os seus vídeos, de perfis de imigrar, aprendendo o italiano…todas suas dicas..que.ja fiz (rsrs!)

    Já estava pensado em traduzir meu diploma e curriculum, mas estes precisam ser juramentados tb, pois já queria chegar na Itália preparada!rsrsr

    Responder

  9. Olá Fábio, já assisti o seu vídeo sobre o procedimento para aplicar o VISTO PARA O CONJUGE depois que já estiver com meu passaporte italiano em mãos, e vc disse que no Brasil esse serviço é gratuíto e que só deixamos pago o valor do sedex para eles enviarem os passaportes de volta pelo correio certo?
    Porém meu esposo não quer ter que esperar os 6 meses aqui no Brasil enquanto eu fico na Itália sozinha…sei que é possível pedir o visto aí na Itália, e vc já falou das complexidades, então preciso saber QUANTO EU PAGARIA POR ESSA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO aí na Itália, e se vc presta essa assistencia? aguardo ansiosa o seu retorno!! Vídeo perfeito…assim como todos..parabéns e muito obrigado!!!

    Responder

  10. Oi, Fabio! boa tarde.
    Obrigada pelo conteudo do site, é muito bom e serve como uma luz na escuridão para nós que estamos lidando diariamente com nossas “proprias sagas” rsrsrs

    Eu estou com uma duvida e gostaria de pedir sua ajuda. Tem certidão no meu processo que completou 2 e anos e dois meses de emissão, legalizada pelo ERESP, porem, não traduzida e não legalizada no consulado. Estou tentando diariamente marcar no consulado. Você acha que essa data pode vir a ser um problema no meu processo quando eu for legaliza-la?
    Muito obrigada desde já por nos ajudar!
    Abç, Renata

    Responder

    1. Olá Renata o consulado em SP não coloca mais limites na emissão dos documentos brasileiros, fique tranquila. Abraços


  11. Fábio,
    Você comenta sobre como viver em outro pais da UE com a cidadania Italiana.. Tem algum artigo seu sobre isso?

    Gostaria MUITO de ter essa informação pois muito se diz sobre as “facilidades de viver como europeu” mas na prática nao se fala muito. Por exemplo, aluguel de casa, contratação por empresas etc.

    E também como faço para comprar a Marca da Bollo per passaporto em outro país europeu. Tenho quer ir ao consulado italiano neste país?

    Graziee

    Responder

    1. Olá Bruno aqui temos uma sessão “Italianos pelo mundo” onde o pessoal conta como é viver como italiano por aí, dá uma procurada, ok? Abraços


  12. Você faz o “codice fiscale” em qualquer consulado do Brasil!

    Responder

  13. Acho que um bom lugar para interagir é um café, bar, etc. Se tornar frequentador “frequente”, daqueles que todo final de tarde dá uma passada. De preferência aqueles que, como você disse, tem os velhinhos. Esses tem história para contar e disponibilidade para ajudar.

    Responder

  14. Olá Fábio, super bacana suas dicas. Estou concluindo a documentação aqui no Brasil e levarei para Italia em março 2016. Vou com a familia: marido e 3 filhos. Como está a vida no País? Estamos estudando italiano, para tentar interação com os italianos. Muito obrigada!

    abs,

    Responder

  15. Fábio gostei muito do seu video, acho que esse ponto é fundamental: a lingua italiana, o que muitas pessoas pouco valorizam, sempre querem o passaporte italiano mas a lingua que é bom não se esforçam. Sempre estudei italiano, e nas vezes que estive na Italia (nunca morei), sempre perguntaram como eu falava tão bem, perguntavam se estava morando lá, claro, motivo de orgulho sempre !

    Responder

  16. Olá Fábio,

    Tenho dupla cidadania e estou indo viver por 8 meses na Itália para fazer um estágio de pós-doutorado, remunerado pelo Brasil. Fui orientada a abrir uma conta em um banco italiano para q eu possa receber meu pagamento em Euros. O único documento Italiano que tenho é o passaporte, porém me informei que necessitaria do RG e do código fiscal italiano para abrir esta conta. Como obter essa documentação? É necessário pedir o permiso de soggiorno? Estou alugando um mini apartamento em um hotel, esse endereço vale como comprovante de residência?
    Agradeço muito sua atenção!

    Responder

    1. Olá Bruna tudo bem?

      Se você é cidadá italiana não precisa pedir nenhum tipo de visto ou permesso para vir ao seu pais! Sobre os documentos italianos, entre no nosso canal de vídeos no Youtube e procure o vídeo “Consegui minha cidadania, e agora? – BUROCRACIA”. Abs


    2. Obrigada Saga,

      Muito útil a informação!

      Um abraço


  17. Ciao,

    Gostaria de saber se tem alguma perpectiva de votação na lei favorecendo todos os descendentes maternos?

    Saluti.

    Fred.

    Responder

  18. Fabio, antes de tudo parabéns pelo excelente trabalho que você realiza.
    Uma dúvida, que na realidade é apenas uma curiosidade.
    Em um vídeo você comenta, se não me engano, que um funcionário do comune pensava que você tinha nascido na Itália e que se surpreendeu quando soube que você tinha nascido no Brasil.
    Pois bem, você está na Itália há quase 7 anos, quando você fala com um italiano ele não percebe nenhuma diferença ou sotaque?
    Como eu AINDA não falo italiano, evidentemente não consigo identificar nenhuma diferença entre você falando e um italiano nascido na Itália. Para mim é exatamente igual.
    Aliás, eu mesmo, quando falo em português tenho a impressão de não ter qualquer sotaque, mas quando converso com pessoas de outro lugar eles percebem a minha origem na hora.

    Responder

    1. Olá Décio

      É isso mesmo – eu acredito que estudar uma língua não deve ser apenas para poder compreender e ser compreendido, sempre me esforcei para falar como os nativos do lugar. Obviamente que isso requer muito mais estudos e muito mais esforço, principalmente no estudo da lingua italiana que tem uma forma bastante peculiar – como os gestos, a entonação de voz, etc.

      Porém não existe nada mais prazeroso do que alguém se espantar com o fato de você falar tão bem a língua do lugar onde você vive, sabendo que você não nasceu ali 😉


  19. Achei ótimo o vídeo! Os brasileiros têm umas manias horríveis, principalmente quando a pessoa é mais ignorante, tendem a se isolar e só querem falar com brasileiro, é terrível! Sempre que viajo para o exterior, fico longe de brasileiro pq é só atraso, além de alguns comportamentos que fazem a gente passar vergonha, como gritar e querer falar português o tempo todo.

    Responder

  20. Sempre generoso com todos que buscam uma orientação..
    Muito bom!!!!
    Abraço
    Vania

    Responder

  21. Oi, Fabio!
    Estou tentando fazer o download da circolare 68 e 32 pelos links que encontrei aqui no site, mas aparece a mensagem “File not found”. Você pode me enviar elas por e-mail?
    Abraços e obrigada!!

    Responder

  22. Ciao Fábio,
    Ótimo vídeo, bem esclarecedor.
    Obrigado pela citação e ficamos aguardando o 2º vídeo.
    Se for possível abranger neste 2º vídeo, os caminhos para quem quer abrir empresa na Itália (aos empreendedores, caminhos, custos, etc) e qual tem sido um ganho mínimo mensal para quem é empregado.
    Ti saluto, abraço,

    Responder

  23. Parabéns!!!! Excelente vídeo… como sempre suas dicas são muito valiosas!

    Responder

  24. Vídeo super interessante. Porém é lamentável que tudo que você disse precise ser sugerido às pessoas e não uma coisa que deveria ser expontânea. Afinal somos todos italianos!

    Responder

  25. Fábio, essas dicas são importantíssimas!!
    Quando fui requerer minha cidadania em Parabiago (MI), tive que ir no Comune algumas vezes sozinho, na 1ª semana peguei o trem e o metro sozinho com o livrinho da Folha e dicionário na mão e fui me virando, indo açougue, na feira, e ai em 3 meses estava conseguindo me comunicar. Em Setembro eu volto pra Itália! Amo a Itália!

    Responder

    1. Bom dia, como foi requerer a cidadania em parabiago, demorou?


  26. Bravissimo.
    Além do segundo video, você também poderia fazer um video das diferenças culturais e costumes que só sabe quem mora ou já morou na Italia.
    Auguri !

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *