Cidadanias Italianas Canceladas na Itália – E Agora?

No dia 26 de março de 2019 acordamos com a seguinte notícia: 800 cidadanias italianas canceladas na Itália e mais de 200 passaportes serão cancelados na Itália.

Abaixo você pode acompanhar a imagem de uma destas matérias:

ENTENDENDO A NOTÍCIA

A primeira coisa que eu fiz quando começaram a pipocar as nossas redes sociais sobre o assunto, foi buscar a notícia na fonte!

Então, cheguei no jornal da região onde aconteceu o escândalo, que é a La Stampa – edição Verbano Cusio Ossola, que diz o seguinte:

Cidadanias Italianas Canceladas

A matéria reporta que estas 800 pessoas pagavam 7 mil euros pela prática de cidadania italiana.

Ainda segundo as investigações, foram obtidas de forma irregular (explicarei adiante quais são estas irregularidades)

Ainda segundo a matéria, 5 pessoas foram presas, acusadas de falsidade ideológica:

  • Um casal em Ornavasso
  • Outro casal em Domodossola
  • Um rapaz de 22 anos em Meina, próximo a Novara

Este rapaz, além da acusação de falsidade ideológica, também está sendo acusado de corrupção.

O motivo? Ele teria convencido um padre de um pequeno comune da província de Padova a falsificar um ato de batismo.

JOGADOR DA CHAPECOENSE ENVOLVIDO

Cidadanias Italianas Canceladas

A matéria também diz que um dos jogadores da Chapecoense, morto do acidente aéreo de 2016 também estaria na lista das práticas de cidadanias que serão canceladas.

Como se trata de uma investigação ainda em andamento, não foram divulgados os nomes dos envolvidos, então no momento ainda não temos como saber quem são.

OPERAÇÃO “SUPER SANTOS”

Cidadanias Italianas Canceladas

Por fim, a matéria diz que a operação – batizada de Super Santos, começou por causa de uma suspeita do ufficiale anagrafe da cidade de Macugnaga.

Ele percebeu que no sistema constava uma família de 10 pessoas, vivendo em um bilocale da cidade.

O ufficio então chamou as pessoas para dar uma explicação sobre isso, e elas nunca responderam…

Então foi aí que o sindaco foi alertado e procurou as autoridades competentes – há dois anos!

EXPLICAÇÃO IMPORTANTE: Um bilocale é um imóvel composto de apenas 2 ambientes, normalmente sala e cozinha integrados e um quarto, onde comporta, no máximo, 2 pessoas residentes!

MOTIVOS DOS CANCELAMENTOS

Aqui temos duas situações diferentes, que levaram os órgãos públicos a declarar o cancelamento das práticas.

1. Documentos Falsos

Nestes casos, os criminosos “criavam” uma cidadania artificial – ligavam pessoas que não tinham nenhum tipo de ascendência italiana a documentos de italianos verdadeiros.

Isso já aconteceu em 2010, quando o Corriere della Sera publicou dois artigos explicando como outra quadrilha, desta vez na cidade de Savona, operava para criar cidadãos italianos.

Você pode ler a matéria de 2010 clicando aqui.

2. Comunicação Falsa de Residência

Já aqui o problema é outro: a quadrilha pagava funcionários públicos para “fingir” que o requerente era residente em um determinado imóvel.

Mas na prática, os guardas municipais jamais passavam, ou fingiam que passavam.

Ou então, o agente público sequer mandava os documentos para o corpo da polícia municipal – já declarava de antemão que a pessoa estava ali, sem nenhuma confirmação correta do acertamento da residência.

Essa prática também não é nova, veja aqui um caso recente, onde mais de 1.000 processos também foram cancelados por residência inexistente.

FABIO DO CÉU, E AGORA?

Como eu já previa uma avalanches de perguntas e dúvidas sobre este assunto, já me antecipei e no mesmo dia já fiz uma live no Youtube para explicar como isso acabou sendo uma excelente notícia!

Sim, pode não parecer, mas cada vez que “cai um esquema de corrupção” na Itália acontecem algumas coisas:

  1. Pseudo-profissionais são presos e automaticamente saem do mercado, sem a possibilidade de enganar outras pessoas;
  2. Quem pagou pela corrupção perde todo o investimento, sem contar o tempo que gastou, e isso é ótimo – pois mostra que a mentira tem perna curta, e pode demorar, mas o karma vai aparecer;
  3. Quem pretende entrar neste mercado de consultoria por achar que se trata de “dinheiro fácil” e que “não é necessário preparo ou competência” pensa 52x mais antes de continuar pensando nisso;
  4. Há uma “limpeza” no mercado – sobrevivendo apenas quem faz isso de forma honesta e ética!

VÍDEO NA ÍNTEGRA: CIDADANIAS ITALIANAS CANCELADAS

Cidadanias Italianas Canceladas

Para entender melhor todas as possíveis consequências desta notícia – que não é a primeira e nem será a última – deixo o link para o vídeo no nosso canal do Youtube.

Basta clicar AQUI para assistir no Youtube, lembrando que qualquer novidade, eu volto aqui para compartilhar com você 😉

INSCREVA-SE NA LISTA DE LEITORES DO BLOG

Muitos leitores não sabem que temos uma lista VIP de emails, que é um dos canais mais diretos que eu tenho com eles.

Ao se inscrever, o leitor passa a receber conteúdos exclusivos, afinal de contas, este espaço é uma via de mão dupla: eu entrego conteúdo, e você me dá o seu feedback 🙂

Portanto, caso você ainda não receba o nosso conteúdo por email, deixe seus dados no formulário, assim você sempre receberá, em primeira mão, as novidades e notícias do nosso fascinante mundo da cidadania italiana.

2 Comentários


  1. Bom dia Fabio. Levei muitos anos para encontrar a certidão do meu antenato. Estou com uma dúvida. Como saber se realmente essa é a certidão do meu avô, uma vez que chegando no Brasil teve seu nome alterado? Devo procurar outras provas desse fato? Com a familia não posso contar pois para eles estou com problemas de ordem psicológicas. Outro fato é que a certidão que encontrei (se é realmente a do meu avô) foi outra pessoa quem declarou o nascimento, ele nasceu em setembro de 1904 e o pai dele era morto desde maio do mesmo ano. Procurei a certidão de casamento dos pais dele e encontrei. Eram realmente casados. Tenho receio de pedir essas certidões sem a certeza, pois se não for a mesma pessoa eu poderia estar dentro de um processo com informações falsas mas também se não for as coicidenci a de nomes, locais e datas são enormes. Como devo proceder nesse caso?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *