Comparativo Brasil x Italia – Telefonia Celular

Ciao a tutti

Hoje inauguro a sessão Comparativos lá no nosso canal de vídeos Curiosidades da Italia / Realidade Italiana no Youtube. Escolhi começar com o assunto telefonia celular, pois é uma das primeiras coisas que qualquer pessoa que pretende morar aqui na Italia vai precisar.

Não se esqueçam do joinha e principalmente se inscrevam no canal!!!

Segue o vídeo, boa visão:

19 Comentários


  1. Muito obrigado mais uma vez Fábio!
    Cheguei na Itália há exatos 15 dias e fui direto em uma loja WIND comprar um chip, que até agora me mostrou ser uma operadora excelente!
    Os colegas que estão comigo por aqui optaram pela Vodafone e estão totalmente insatisfeito.
    Pra quem ler este comentário e tiver menos de 30 anos: comprem o chip WIND com o plano All Inclusive Young, vem com 300 minutos pra qualquer celular da Itália, 3000 SMS idem, 3Gb de navegação na internet e com a promoção Call Your Country você paga apenas 8 cents por minuto para o Brasil (mais 8 cents da discagem)…
    Forte abraço Fábio!!

    Responder

  2. boa tarde.
    Estou reunindo documentação para dar entrada na cidadania italiana. mais a minha maior dificuldade é obtenção e da certidão de nascimento e casamento do meu bisavô. De acordo com os dados ele veio de província de Vicenza domicilado em veneto de acordo com as informações do consulado brasileiro na italia da epoca. como faço para conseguir essas informaçções correta

    Responder

  3. Oi Fabio, muito legal o comparativo! Só faltou uma informação. Como é a cobertura? Imagino que seja muito melhor do que no Brasil, è vero? E tem muita diferença entre as operadoras dai, como vemos aqui? Pelo menos em SP é bem diferente… Obrigada!

    Responder

    1. Oi Gabriela aqui eu encontro em 80% do tempo o sinal do 4G, no Brasil estive em SP e Sorocaba e não encontrei em NENHUM lugar, nem na Paulista rs


    2. Que boa notícia Fabio! Que mal lhe pergunte: qual empresa de celular você utiliza aí?


    3. A wind tem tarifas muito boas para quem quer ligar para o Brasil.


  4. Sim, concordo que é um absurdo a diferença, mas vamos com calma, não devemos comparar assim “a seco”, há até questões culturais em jogo.
    Multiplicar o valor do minuto (R$2,50) a outra operadora pelos minutos que se tem no pacote na Itália não faz muito sentido. Quem fala 250min por mês?! Eu falo pouquíssimo e, quando falo, ligo pra mesma operadora ou pra fixo (que são chamadas mais baratas). Muitíssimos brasileiros têm mais que uma operadora pra isso. Vc tende a ter a operadora que a maioria de seus contatos têm.
    De novo, multiplicar o valor do SMS pela quantidade do pacote? Alguém manda SMS?! No Brasil isso é raro, soh Whatsapp.
    Pra isso, precisamos de dados. Sim, os pacotes são caros. Mas eu pago R$19,90 por 400mb / mês na Claro e na Vivo 4G e quase nunca atinjo o limite, Claro tbem tem acesso gratuito a Facebook e Twitter. Não acho caro. Eu vejo uma vantagem nos pacotes diários. O dia que vc nao usa, vc não paga. Se vc fica soh no wifi no trabalho e em casa, não precisa ligar a internet móvel. Nem todo brasileiro fica conectado no seu telefone 24hrs/dia.
    Sim, a diferença é muito grande, mas nem tanto assim 😉

    Responder

    1. Além disso, se estou no Wifi uso o Skype ou Discador do Google pra chamadas, são muito baratos 😀


    2. Olá Olavo tudo bem?

      Bom, a questão não é quem fala ou não 250 minutos, a questão é que SE EU QUISER FALAR 250 MINUTOS com qualquer operadora EU FALO aqui na Italia, já no Brasil as pessoas não tem essa possibilidade, querendo ou não!!!

      “Muitos brasileiros tem mais que uma operadora pra isso” é uma das coisas mais absurdas que eu já ouvi! Só não é mais ridículo do que o brasileiro pagar estacionamento em shopping – coisa que JAMAIS aconteceria em um país normal, sabe por que? Porque se qualquer centro comercial aqui na Italia começasse a cobrar para que você estacionasse o seu carro para COMPRAR algo nas lojas, simplesmente o povo não iria consumir naquele lugar, pois é impensável algo do gênero!

      Veja que o problema no Brasil é esse: o povo ao invés de se indignar com as coisas, prefere se ‘adaptar’, seja comprando um celular com 2 chips, seja pagando estacionamento, seja colocando insufilm nos carros.

      Sobre o SMS, não é porque você não usa que outras pessoas não usam. Aqui na Italia se manda, e muito! Veja que o objetivo do vídeo, além da comparação em si foi pensando em algo prático: se um cidadão chega na Italia e vai alugar um imóvel, não vai utilizar whatsapp para chamar o proprietário ou a imobiliária. Eu mesmo utilizo bastante sms’s para me comunicar com vários proprietários, pois aqui temos a ideia de que chamar alguém a qualquer momento podemos acabar atrapalhando a pessoa, principalmente aqueles que trabalham e que sabemos que não podemos chamar a qualquer hora ou momento. Daí mandamos um sms perguntando se está disponível e se podemos nos falar e se a pessoa está disponível me chama ou retorna.

      EU NÃO PRECISO PERGUNTAR A ELA QUAL A OPERADORA USA, PRA QUE EU POSSA TROCAR DE CHIP OU DE CELULAR. Já parou pra pensar o quanto medieval é isso??????????

      Sobre o pacote de dados, eu e a Luciana estivemos no Brasil recentemente e o que acontece com o magnífico pacote de dados oferecido pelas operadoras? Antes do meio-dia (repito: ANTES DO MEIO DIA) chegava a mensagem que eu já havia consumido o tráfego de dados da TIM e se eu quisesse continuar no 3G (que também é uma porcaria, em nenhum lugar em SP, nem mesmo na Av. Paulista eu tive 4G!!!) tinha que pagar adicional. O mesmo aconteceu com a Luciana, que voltou de lá na última sexta-feira – nos 20 dias que permaneceu em Sorocaba TODOS OS DIAS ainda pela parte da manhã chegava a famigerada mensagem.

      Portanto, como dizemos aqui na Italia: “non prendiamoci per il culo” tentando justificar o absurdo da telefonia do celular no Brasil, a única coisa que posso concordar contigo é no primeiro parágrafo: o problema é realmente cultural 😉


  5. Olá Fabio, tudo bem?
    Seria muito útil um comparativo entre os planos de internet fixa. Digo isso porque acabo de contratar a NET, que custa muito caro, e fiquei surpreso quando percebi que existe franquia até pra internet fixa. No meu caso contratei o plano de 30MB e tenho direito a uma franquia de 100GB.
    Um abraço

    Responder

  6. Nossa, como a diferença é absurda! Isso que você fez o comparativo somente sobre a relação quantidade/preço (de dados, minutos e mensagens), imagina se tivesse levado em consideração a qualidades dos serviços oferecidos pelas empresas de telefonia nos dois países….

    Ah, você falou que é o primeiro vídeo comparativo… mas é o do McDonalds que você postou em dezembro??? Hehehe

    Abraços.

    Responder

  7. mto bom o video Fabio. outro detalhe eh q na itália eh 1gb 4g – (4G meeesmo) …. enquanto no Brasil, melhor nem comentar…

    Responder

  8. Realmente é ridículo, Fábio. Estava na Itália e voltei pro Brasil a 1 mês e ao procurar as possibilidades de telefonia móvel (e também de telefonia/internet residencial) aqui fiquei estarrecido. Obviamente são serviços insuficientes às necessidades do usuário, que são obrigados a pagarem por “excessos”.

    Responder

  9. Fábio, eu te enviei uma e-mail pedindo orçamento.Meu nome é Fábio Coelho.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *