Contribuição de um leitor: Controle de Passaporte em Milano

Ciao a tutti!

Hoje quero contar a vocês uma história que aconteceu com nosso querido amigo Luiz Cesar Nitsche – que me deu as devidas autorizações para publicá-la aqui no nosso blog.

Segue abaixo o email dele:

Olá Fabio

Quero compartilhar com você algo interessante que aconteceu comigo recentemente no aeroporto de Milano: eu estava vindo com a minha esposa e alguns amigos de Madrid e logo após pegar as malas, enquanto me dirigia ao saguão do aeroporto fui abordado por um agente da policia italiana (acredito ser federal) me pedindo os documentos para controle.

Ao dar a ele a minha carteira de identidade italiana, ele então perguntou seu estava com o passaporte também – respondi que sim e entreguei o meu passaporte italiano.

Enquanto analisava o vermelhinho, me perguntou de onde eu estava vindo e eu disse do Brasil (devia ter dito que era de Madrid!) e imediatamente ele começou a procurar no meu passaporte o carimbo de entrada e saída do Brasil, que obviamente não encontrou, pois eu entro e saio de lá com meu passaporte brasileiro.

– Como voce veio do Brasil se não tem entrada e nem saída?

Eu expliquei que eu também sou brasileiro e então me pediu meu outro passaporte; mostrei a ele e o questionei indignado sobre qual o objetivo em ter que mostrar também meu passaporte brasileiro, já que eu também sou cidadão italiano!

Ele me respondeu que eu estava correto, porém quando perguntou sobre a origem do meu vôo, eu deveria ter explicado que sou um cidadão com dupla cidadania, residente no exterior e devidamente inscrito no AIRE, o que explicava o fato de não ter os carimbos no meu passaporte italiano.

Olhou superficialmente minhas malas, ajudou a fechá-las e me desejou uma feliz estadia na Italia.

Importante dizer que fui tratado em todo momento com respeito e cordialidade.

Com isso quero colaborar com Minha Saga no sentido de informar que essa situação pode ocorrer com outras pessoas que como nós também tem dupla cidadania.

Abraços 

Luiz Cesar Nitsche

[divider]

Antes de mais nada quero agradecer ao Luiz em nome de todos os nossos leitores pela disponibilidade e dedicação em compartilhar conosco sua história – este é o espírito da Minha Saga 😉

Tão logo li essa história, me lembrei do perrengue que passei no mesmo aeroporto de Milano, após também chegar de Madrid, na minha segunda vinda a Italia.

Será que em ambos os casos foi o mesmo oficial que nos parou Luiz? Ele era bigodudo? kkkkkk

Cliquem aqui para conhecer o perrengue que passei naquele dia, quando o oficial me parou e mandou tirar tudo que eu tinha na mochila. Era cueca voando de um lado, pomada Minâncora do outro – um verdadeiro caos rsrsrs

Grande abraço a todos, em especial ao Luiz e até o próximo post – que será especial, pois depois de amanhã completarei 7 anos da minha chegada aqui na Italia…

8 Comentários


  1. Boa noite, farei uma viagem para a Itália mês que vem e não tenho o passaporte italiano pois não deu tempo de fazer, mas ficarei mais de 90 dias na Itália. Como sou cidadã italiana e possuo o “CERTIFICATO DI CITTADINANZA” eu poderia entrar na Itália com esse certificado e se puder por qual fila devo entrar estrageiros ou italianos, pois viajarei com o meu passaporte brasileiro??? Obrigada.

    Responder

    1. Olá Bruna, sem que você tenha o seu passaporte italiano, deverá sempre ir para a fila de estrangeiros. Abraços


    2. Obrigada!! Mas mesmo com o passaporte brasileiro eles deixaram que eu fique mais de 90 dias??


    3. Não, sem que você tenha qualquer documento italiano, será considerada estrangeira e como tal não pode permanecer mais do que 90 dias. Abraços


  2. uma ressalva, no caso de cidadania por matrimonio o Consulado em Curitiba afirma e reafirma que nao existe dupla cidadania….

    Responder

  3. Em 2012 tambem passei pela mesma situação no aeroportode Bologna. Vinha de uma conexão de Madrid. Logo após pegar minha bagagem, o policial se aproximou e me fez uma longa entrevista. Queria saber o que eu estava fazendo na Italia, etc. Porem, não pediu nenhuma documentação. Non parlo molto benne l’italiano, ma posso provare alcuni parole. Tudo muito educadamente. Porem, todos os meus amigos italianos ficaram indignados quando contei o ocorrido.

    Responder

  4. O melhor de te acompanhar é te imaginar com o suvaco todo branco de Minancora!!! e hoje ver você cada dia melhor, adoroooooooo,kkkkkkkkkkkk

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *