Aula 19 – Pedido de Residência

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Links Úteis

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

16 Comentários


  1. Olá Fábio, tudo bem?!
    Estou na Itália para realizar meu processo de reconhecimento de cidadania italiana.
    Tenho agendado para semana que vem no comune a apresentação dos documentos para registrar a residência, entretanto, a oficial já me avisou que vou precisar do permesso de soggiorno. Como acompanho seu trabalho há algum tempo, sei que não é necessário, pois cheguei a apenas 8 dias. Consigo convencê-la que não preciso do permesso com a circular 32?
    Ficou

    Responder

  2. Olá, Fabio
    Antes de tudo, gostaria de agradecê-lo e parabeniza-lo muito pelo trabalho. Tem sido muito esclarecedor para mim
    Estou morando na Itália por motivos de estudo (Comune de Mantova) e ficarei por aqui por mais 1 ano e meio. Vou aproveitar e fazer o pedido da minha cidadania e tenho algumas dúvidas em relação ao pedido de residência:
    Já tenho contrato de aluguel, mas como meu permesso di soggiorno ainda não está pronto, os contratos de utenza estão no nome do proprietário do apartamento e, quando a permissão ficar pronta, o agente imobiliário vai passá-los para o meu nome. Isso já é necessário para que eu tenha a residência aqui? Ou eu mesma, ainda que já tenha os contratos de água, luz, gás no meu nome, preciso fazer o pedido de residência?
    Outra questão: moro com meu namorado e ele também dará início no seu processo no mesmo momento que eu. É possível que duas pessoas na mesma casa (moramos sozinhos em um apartamento de 2 quartos) participem deste processo ao mesmo tempo?
    Última dúvida e desculpe me alongar: mesmo possuindo permesso di soggiorno por motivos de estudos eu estou apta a fazer o processo de cidadania? ou devo fazer um permesso por motivo di citadinanza?
    Obrigada desde já pela sua ajuda
    Laura

    Responder

  3. olá, tudo bem ? Fiz 18 recentemente e vi que uma cidade italiana está pedindo imigrantes para morar la, me interessei e queria ir porém não faço ideia do que fazer, compro a passagem e só vou ? ou tem algum lugar que eu tenho que pedir permissão, queria saber também o que fazer quando chegar la, com quem falar para receber a ajuda de 800 libras que ofereceram. Aguardo a resposta, obrigada.

    Responder

  4. Olá Fabio, tudo bem?
    Gostaria de tirar uma dúvida referente à hospedagem em casa de amigos ou parentes. Eles terão que declarar que estou morando na casa deles e etc. A minha dúvida é sobre taxas ou impostos que poderão ser cobrados por ter mais uma pessoa na casa. Você sabe me dizer se existe uma cobrança certa ou se tem uma lei que me esclareça?
    Obrigada por todo o material publicado que nos ajuda diariamente na busca da tão sonhada cidadania.

    Responder

    1. Olá Nadia, tudo bem? Sim, existe o aumento de taxas, como a taxa de lixo, IPTU, etc. porém não dá pra saber com detalhes, pois cada comune e cada região tem certa autonomia para cobrar tais taxas

      Responder

  5. Ola Fabio beleza, aconteceu comigo o mesmo que aconteceu com a Carolina aqui abaixo, entrei no site do comune de Perugia e la nao tem esse documento de declaração do proprietário, tentei achar um modelo seu o nome de outro comune mas tambem não achei… Como faço? Obrigada

    Responder

    1. Olá Cristiana quando você chegar ao comune, o funcionário vai te dar pessoalmente, nem todos os comunes disponibilizam online mesmo

      Responder

      1. Obrigada pela resposta Fabio! Então antes de ir na imobiliária passo no comune e pego essa declaração!

        Responder

  6. Oi Fabio, tudo bem? Entrei na comune di Palermo e o site não dá esse terceiro documento que seria o do proprietário. Teria um que seja modelo, que não tem o nome da Comune? Obrigada!

    Responder

    1. Ola Carolina tudo bem?! Voce conseguiu alguma solução pra essa questão? Estou tendo o mesmo problem que voce… Se tiver conseguido me da uma dica? Obrigadaa

      Responder

  7. Boa tarde Fábio, estou indo morar na Itália para estudar e gostaria de saber como funciona a visita do vigile. Enquanto estamos esperando a visita, temos de ficar em casa? Por exemplo, no meu caso que vou estudar, se eu estiver na universidade quando o vigile passar, o que acontece? Muito obrigada!

    Responder

  8. Boa tarde Fábio, uma dúvida, o comune pode exigir um tempo mínimo de residência para daí então dar entrada no requerimento de cidadania?
    Grata.

    Responder

      1. Obrigada 🙏

        Como faço para saber sobre seus serviços de assessoria?

        Grata.

        Responder

  9. Fábio, a comune onde vou fazer o pedido de residencia não tem o anexo 2 para o proprietario declarar que estou na casa dele, da pra usar o formulario de outra comune?

    Responder

  10. Fábio eu fiquei com uma dúvida:
    Meu bisnonno é italiano.
    Minha nonna é brasileira
    Meu pai é brasileiro nascido em 1949.
    Eu tenho o direito?
    Ou a minha nonna teria que ser italiana?

    *Postei a dúvida aqui pq comecei o curso hoje e a primeira aula já faz algum tempo.
    Obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.