Aula 22 – O Pedido de Non Rinuncia

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

68 Comentários


  1. Boa noite Fabio!
    Tenho uma dúvida em relação a utilização de pasta familiar:
    obtive uma informação de que as pessoas da família que a pessoa que terminou o processo autorizar, poderá utilizar a mesma pasta por até 6 meses, é isso mesmo? No caso eu não teria que levar os documentos de meu avô e bisavô, certo? Este processo seria mais rápido? Obrigada!

    Responder

  2. Olá Fabio, tudo bem? Muito bom seu conteúdo, parabéns! Depois de chegada a NR, quanto tempo o Comune tem para finalizar o processo?
    Obrigada,

    Juliana

    Responder

  3. Olá Fábio. Tenho uma dúvida! Já fiz a domanda, assinei lá e tudo, apartir daí em quanto tempo o comune demora para fazer o pedido da NR? No demais muito obrigado.

    Responder

  4. Boa tarde Fábio,
    Você sabe se o Consulado de Curitiba está com algum problema?
    Foi enviado minha PEC para Curitiba para o pedido da minha NR dia 5/02/2018 e até agora o consulado não respondeu. Dia 09/02/2018 foi enviado o sollecito e eu já escrevi pro Consulado e nada até agora.

    Muito Obrigada,

    Talita

    Responder

    1. Olá Talita tbm to esperando resposta de São Paulo desde o dia 5-2/2018….
      Nesse momento vc já tem alguma resposta ….. obrigada

      Responder

      1. Bom dia Jaqueline. Estou esperando a NR de Sao Paulo desde 08/02. Vc ja obteve a resposta?

        Responder

        1. Olá bom dia, até a data de hj nada ainda, semana passada foi reenviada o solicito, mas nada ainda. Onde vc esta fazendo ?

          Responder

        2. Oi André, também estou em Schio e minha NR foi pedida dia 31/01 em São Paulo e o Solexito dia 5/2 e até agora nada também.

          Responder

          1. Eu estou em lavena , e até a data de hj nada tbm , quando alguém tiver resposta, anuncia súbito ……


        3. Minha documentação ficaram pronta hj …. já peguei minha carteira de identita … de vcs tbm já ficaram pronto ? Abraço

          Responder

          1. Jaqueline! Vc é de Sp? A minha foi enviada dia 28/03 !


          2. Olá Jaqueline!
            A minha NR foi solicitada em 16/03, até agora nada.
            A comune onde você fez aceitou fácil seu pedido pra enviarem o Sollecito?
            Estou fazendo em Montoggio e a Comune não demonstra muita pressa pois diz que se eu vim fazer o processo na Itália é porque não vou embora. Mas eu devo retornar ao Brasil dia 16/05. Portanto, tenho mais um mês e queria finalizar tudo.
            Como vocês convenceram a Comune a realizar o SOLLECITO?
            Obrigado


          3. Olá na vdd o solicito só pode ser feito após 1 mês que vc deu entrada, mas pedem pra
            Verificar se
            O e-mail está justo pois o meu demorou um pouco mais pq o
            E-mail mudou e o comuni não tinha sido notificado , quando o comuni ficou sabendo que o e-mail não era mais usado, reencaminhou no e-mail correto a documentação voltou em 5 dias …..


          4. Normalmente as Comunes fazem o Sollecito após um mês . No entanto, isso não é uma regra, e na minha Comune a oficial falou que aceita fazer o sollecito somente após 60 dias do primeiro envio.
            Além disso, não me fala pra qual email enviou o PEC, só diz que está fazendo da forma correta e pra eu aguardar…


          5. Até agora já se passaram mais de 40 dias e nada de retorno e nem de Sollecito.
            Pior que se eu fico perguntando muito parece ser pior, pois como ela disse: se você está morando aqui não precisa pressa. A verdade é que por tantos casos de fraudes, ela não quer ajudar em nada, fazer apenas o que é obrigada e se precaver.


    2. Solicitei a NR em Janeiro, e até agora nada 🙁 me assessor disse que foi por conta das eleições na Italia…
      vamos aguardar =/

      Responder

    3. Bom dia Talita,

      Alguma resposta d Curitiba? Estamos esperando NR desde 25.01. Até agora nada.

      Vitor Enrique

      Responder

    4. Oi Talita! tudo bem? estou na mesma situação que você com o consulado de Curitiba! você já teve algum retorno?

      Responder

    5. Boa noite. Estou desde novembro de 2017 sem a resposta da Non Renúncia do Consulado de Curitiba. Já foi encaminhado 3 vezes o pedido e nada até o momento. Nesse caso, qual o melhor procedimento?

      Responder

      1. Olá AM, estou na mesma situação, desde novembro de 2017 só que foi para o consulado de sp, até agora nada.

        Responder

        1. Em qual Comune você fez? É bem relativo pois, tem uma pessoa que fez comigo em novembro e o Consulado de SP que já foi reconhecido em 30 dias. Bem rápido!

          Responder

      2. Estou desde 03/04/2018 aguardando nr do consulado de curitiba, alguém sabe o que está ocorrendo? Conseguiu resposta do consulado?

        Responder

  5. Olá Fábio tudo bem? Meus documentos são de SP porém apostilamos em MG ( pois não tínhamos visto o seu vídeo aconselhando a apostilar no mesmo estado dos documentos 😭) enfim. A Oficial do comune disse que irá pedir a NR somente de SP, será que terei problemas por isso ou não? Aguardo a sua resposta. Grata.

    Responder

  6. Boa tarde Fabio, tudo bem ? entregamos os documentos na comune, feito isso qual o prazo que eles tem para solicitar a não renuncia ao consulado ?

    Responder

  7. Boa tarde Fabio, tudo bem ? entregamos os documentos na comune, feito isso qual o prazo que eles tem para solicitar a não renuncia ao consulado ?

    Responder

  8. Fábio me ajude com uma dúvida por favor..
    Estou fazendo o reconhecimento da minha cidadania aqui na Itália, meu processo tem sido um pouco mais fácil,pois sou filho de cidadao italiano, a questão é, todos meus documentos são de São Paulo, o comune já solicitou a non rinuncia ao consolado de São Paulo, estranhamente uma pessoa do comune está me dizendo que a resposta veio do Consulado de Porto Alegre, a pessoa do comune está dizendo que a resposta de Porto Alegre vem mais rápido, mas eu te pergunto é possível chegar resposta de Porto Alegre sendo que meus documentos são todos de São Paulo e sendo que o pedido non rinuncia foi pedido a São Paulo??

    Responder

  9. Essa não renuncia não é o mesmo que o documento de não naturalização brasileira do italiano que podemos solicitar aqui no Brasil?

    Responder

  10. Fábio me ajude com uma dúvida por favor..
    Estou fazendo o reconhecimento da minha cidadania aqui na Itália, meu processo tem sido um pouco mais fácil,pois sou filho de cidadao italiano, a questão é, todos meus documentos são de São Paulo, o comune já solicitou a non rinuncia ao consolado de São Paulo, estranhamente uma pessoa do comune está me dizendo que a resposta veio do Consulado de Porto Alegre, a pessoa do comune está dizendo que a resposta de Porto Alegre vem mais rápido, mas eu te pergunto é possível chegar resposta de Porto Alegre sendo que meus documentos são todos de São Paulo e sendo que o pedido non rinuncia foi pedido a São Paulo???

    Responder

  11. Fabio, poderia me responder uma coisa? Eu poderia pedir ao consulado essa consulta de “non-rinuncia” antes de começar meu processo? Digo isso porque há uma história que meu bisavô poderia ter pedido a renúncia a cidadania italiana durante o decorrer da Segunda Grande Guerra pois tinha medo de ser perseguido pelo governo brasileiro na época. Há outras membros da família que dizem que esse fato pode ter acontecido durante a Primeira Guerra Mundial e outros que dizem que isso nunca aconteceu. O que me sugeria fazer? Minha avó nasceu entre a Primeira e a Segunda Guerra, daí meu receio. (ps: estava escrevendo minha dúvida e vendo o vídeo… minha dúvida está de certa forma resolvida… terei que ir a Italia e descobrir a verdade no final do processo… C’est la vie!) .

    Responder

  12. Oi, Fabio. Parabens pelo site, pelo canal e por dividir tanta informacao conosco. Infelizmente so te encontrei depois que ja estava lascada. Vamos la, não ficou claro pra mim como a não renuncia pode demorar ate 5 meses, se ha este prazo legal de 3 meses. Ja vai fazer um ano que entrei com meu processo, primeiro tive problema com a não renuncia de porto alegre que não chegava, mas depois de muito vasculhar e de poder contar com a boa vontade do consulado de lá, consegui descobrir que o email pec do comune tinha mudado (um rolo) e enfim, enviaram novamente. Mas, meu alivio durou pouco, pq o responsável pelo stato civile, que ja tinha confirmado o envio e recebimento da não renuncia de são paulo, de repente percebeu que não tinha impreso a resposta e perdeu o email (acho que ele tinha esquecido de pedir antes). Enfim, há exatos 89 dias ele enviou novamente o pedido para são paulo, e ate agora nada de resposta. Eu encarecidamente, perguntei se ele poderia enviar novamente o pedido (não sabia que chamava sollecito), mas acho que ele não enviou, pq sempre diz que esta sem tempo (mas acho que ele não sabe usar muito bem a pec).
    Minha pergunta: voce sabe se esta demorando mesmo pra são paulo responder? ou sera que eu estou com algum outro problema espalhafatoso tipo o de porto alegre. Ja tentei falar com o consulado de são paulo, mas nem ouso mais insistir, eles realmente não dao a menor bola. Apos este prazo de 90 dias se esgotar, existe algum outro artificio alem do sollecito a que posso recorrer?daqui dois dias volto no comune e não sei bem o que posso pedir pra tentar resolver. Obrigada

    Responder

  13. Oi Fabio,
    ou qualquer um que possa me ajudar!! Parece que o meu processo está parado no Comune a mais de quatro meses e o funcionário sequer enviou o meu pedido de Não renuncia (no caso para o consulado do Rio). Isso é normal? O que devo fazer?
    Desde já agradeço.
    Patrícia

    Responder

      1. Meu assessor diz que ela não teve tempo. Fico na dúvida de ir pessoalmente e a funcionária irritar-se, o próprio assessor me preveniu que não adiantaria insistir, mas já não sei mais o que fazer…

        Responder

        1. Provavelmente está acontecendo alguma coisa muito séria e seu assessor não está querendo te contar. Eu recomendo que você vá pessoalmente no comune para saber do seu processo, ok? Abs

          Responder

    1. Olá Patrícia, tudo bem? Como ficou sua situação? Deu certo?

      Responder

  14. Olá Fabio, Tenho uma duvida:
    Vou fazer no mesmo Comune , onde já consta uma pasta de documentos aprovados com este pedido de NR. Feito por familiares antes.
    Vou fazer toda documentação novamente até chegar em meu bizavo italiano , pois tens 5 anos esta pasta e não vou utilizar a mesma.
    Mas a duvida é pelo fato de já ter tido uma solicitação de NR para meu bizavo italiano, está segunda solicitação de NR para o mesmo nome para meus fins , pode demorar ? Ou pode utilizar o mesmo pedido de NR de 5 anos atrás ?
    Desde já sou grato.
    Cristiano

    Responder

    1. Poderia me ajudar com a resposta Fabio.
      Agradecido pelo seu trabalho.

      Responder

  15. Oie Fabio,
    fiquei esperando pela seguinte resposta a minha pergunta, rsrs: existe alguma formalidade para que a comune me dê a data exata do dia em que foi pedido a minha NR? Pergunto pq o oficial simplesmente nao confirma essa informação pra mim… mas é um direito meu saber o dia em que ela foi pedida, certo? Pq partindo dessa data consigo ficar tranquila e esperar dentro dos prazos… aguardo com gratidão sua resposta 🙂

    Responder

    1. Talita bom dia!! Estou exatamente na mesma situação…preciso ter a data de envio mas eles não me passam…pose por favor me dizer como você procedeu??
      Agradeço!!!

      Responder

  16. Fabio hoje faz 41 dias que foi pedido a minha ” Não renuncia” , estive no comune e a oficial disse que não pedirá o sollecito, porque está cheia de trabalho. Tem algum conselho pra me dar? obrigado desde ja Fabio.

    Responder

  17. Olá Fábio,
    DIGAMOS que eu fiz sozinha todo o processo da documentação, e quando chega na etapa Itália, eu contrate um consultor.
    DIGAMOS, inclusive que eu esteja na Irlanda fazendo intercâmbio.
    E então, eu fui Para a Itália, claro que o consultor, nesse momento já fez todo o processo da casa, etc e tal…e aí assim que foi enviado o emais para a non renuncia, eu volte para a Irlanda e espere por lá, e quando o consultor aguarda meus documentos.
    Isso é possível?

    Responder

  18. Fábio, minha prática já tem mais de 90 que foi enviado o pedido de Non Rinuncia para o Consulado de SP. Já solicitei ao comune que fizesse o Sollecito. Sabendo que já tem de mais 90 dias sem resposta, acredita que poderia solicitar ao consultado de SP por email ou mesmo presencialmente?

    Responder

    1. Olá Regis, neste caso está havendo algum problema, você sabe para qual email o comune enviou o pedido? Se puder, peça a algum familiar para ir pessoalmente no consulado verificar o que está acontecendo, ok?

      Responder

      1. Fábio, não sei qual email foi enviado. Mas é um comune que já fez muitos processos e tem bastante experiência. Eu estou no Brasil aguardando o termino do processo para voltar definitivamente para a Itália. Acredita que existe algum problema de eu ir pessoalmente no consulado?

        Responder

        1. Regis, tive o mesmo problema…. O comune tinha enviado o email pedindo a non rinuncia para o email errado ([email protected])….
          pedi para eles reenviarem o pedido para o email correto (SP – [email protected]) e em duas semanas a non rinuncia saiu…..(recebi a confirmacao segunda feira desse semana)
          provavelmente eles cometeram o mesmo erro no seu processo…..
          no meu caso o Comune nunca tinha feito o processo entao porisso cometeram o erro…..
          Foi dificil eu conseguir achar esse email PEC( [email protected]) para informar o comune que esse era o contato correto…. ninguem sabia me dar essa informacao… ou nao quis dar a informacao….. hahah
          somente consegui ao ir no consulado e perguntar.

          enfim…. boa sorte….

          Responder

      2. Fabio, estou no Brasil. Você vê algum problema se eu for pessoalmente no consulado?

        Responder

  19. Fabio,
    Qual o email PEC do consulado de SP para pedido da non rinuncia?
    Estou aguardando a 3 meses e acabei de ver que o comune mandou email para o endereco errado…. nao mandaram via PEC….. mandaram para [email protected]
    Voce vai ajudar bastante se puder me informar se o email [email protected] e correto…

    Muito Obrigado.

    Responder

  20. Olá Fábio. Bom dia.
    Com relação ao itens que devemos nos atentar sobre o envio da Mancata Rinuncia, que são:
    – PEC
    – Certidões anexadas
    – Certificato di residenza
    Como podemos abordar o oficial para confirmar se está seguindo corretamente com esses itens? Suponho que seja procedimento de praxe por parte do oficial.

    Responder

  21. Obrigado pelas dicas, Fabio ! Comentei no Youtube mas vou postar aqui tbm:

    Gostaria de tirar uma duvida que não encontrei em nenhum artigo:
    Tive minha residencia confirmada em 20 de Dezembro, os documentos já haviam sido protocolados no fim de Novembro. Fui ao comune apos completar um mês da residencia, e descobri que a NR não foi solicitada pela oficial. Ela informou que minha prática está “Controlada”, mas que devido a outros processos não tem nem previsão de quando pedirá a NR (meus documentos são de SP).
    Conheço outro rapaz que esta na mesma situação, precisarei ate fazer o permesso di soggiorno para continuar aqui na Italia;
    Existe algum prazo para que o comune solicite a NR aos consulados?

    Abraço!

    Responder

  22. Olá Fabio, meu avô veio para o Brasil com 11 anos, tenho a certidão original e atualizada. Nome dele “Giovani C Beatrici”
    Ele se casou no Brasil em 1906 com o nome “Henrique Beatriz”, porém em 1918 ele foi ao consulado em SP,
    “Servizio della leva All’estero
    R. Consolato Generale d’italia in S. Paolo
    Dichiarazione di Riforma di un Ritorniato residente all’Estero
    Certifico io sottoscritto che il cittadino
    Beatrici Giovanni Ciro (Enrico)o que o cidadão. “”

    Ele se naturalizou em 1936. Entro no Ministério da Justiça e colocando os dois nomes Giovani C. Beatrici e Henrique Beatriz,
    sai CNN, mas já recebi uma CPN com nomes Abrasileirados dos meus bisavós e de Henrique Beatriz. qual delas esta valendo?
    E se for a CPN, preciso desta para ser traduzida…Todos os meus tios e meu pai nasceram antes da Naturalização….Obrigado.
    Já recomendei mais de 20

    Responder

  23. Oi Fábio! Se eu fizer as traduções e o apostilamento por outro estado, já que sou de SP e o valor é quase o triplo aqui, o comune entrará em contato com esse outro estado (MG) para solicitar o Non Rinuncia? Terei problemas com isso? Quais seriam?
    Grata!

    Responder

      1. Isso poderá se transformar em um problema pelo fato de eu nunca ter residido nesse outro estado?

        Responder

        1. Olá Fábio, aproveito está pergunta pois estou nesse ponto do meu processo. Já recebemos a resposta de MG (local dos apostilamentos), porém o Comune ainda aguarda a resposta de SP (emissão das certidões). É preciso a resposta dos dois consulados? A primeira já não é válida?

          Responder

  24. Você poderia fazer um vídeo especial ”Como não ser enganado por assessores de cidadania” ?

    Responder

  25. Olá Fabio,
    O que mais me incomoda em relação a todo o processo é em relação aos prazos. Supondo que tenho o prazo de permanência na Itália de 90 dias ( Por conta do visto italiano no passaporte), e colocando como base todos os prazos máximos de cada processo na Itália, isso com certeza daria mais que 90 dias. Como podemos nos resguardar em relação a isso? Ir na Itália como estudante é uma boa opção? O que fazer caso estivermos no processo de Non Rinuncia e expirar o período do passaporte? Há alguma forma de prolongar o visto se comprovarmos que estamos fazendo o processo de cidadania na comune? Obrigado!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.