Aula 24 – Evitando Picaretas

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

26 Comentários


  1. Fábio,
    Sou do RJ mas moro em Lisboa a 2 anos legalmente. Por acaso tem alguma informação sobre pedido de cidadania pelo consulado de Lisboa ?
    Digo com relação a se existe uma fila grande como nos consulados no Brasil.
    Sabe dizer se é mais tranquilo do que fazer no Brasil ou melhor mesmo seria ir a Itália ?

    Obrigado.

    Responder

  2. Olá Fabio parabéns pelo seu trabalho. Uma pergunta, eu vou dar andamento no meu processo para cidadania, depois meu irmão também vai dar andamento no processo dele, ele pode usar a mesma documentação do que eu ? No outro vídeo você falou que os documentos originais fica todos no comuni. Eu vou pra Itália e depois que der certo meu processo ele começa o dele.
    Abraços aguardando resposta

    Responder

  3. Olá Fábio! Tudo bem?
    Eu fiquei em dúvida sobre o reconhecimento da cidadania. Eu sou neta de italiana e eu estou correndo atrás de todos os documentos e quero fazer meu processo na Itália, mas quando você diz que o oficial irá transcrever a minha certidão de nascimento em um livro por lá isso quer dizer somente eu irei ser reconhecida como italiana? E a minha família? Tenho mãe, pai e uma irmã que também estão querendo a cidadania e eles terão que fazer todo o processo sozinhos ou atrevés do meu reconhecimento eles também irão obtê-lo?
    Obrigada pela atenção e continue com estes vídeos e artigos maravilhosos!
    Abraços

    Responder

  4. Fabio, boa noite!
    Tenho alguns dúvidas :
    1) Quando eu for para a Itália fazer o meu processo de reconhecimento eu já posso levar a certidão de nascimento e de antecedentes criminais da minha esposa? Pra realizar a entrega dos documentos eu mesmo já posso fazer esse início, após a finalização do meu processo, ou ela tem que estar na Itália nesse momento?
    2) Essa certidão de antecedentes criminais não precisaria ser traduzida e apostilada também?
    3) Durante esses 2 anos de espera até o juramento, quais seriam os direitos e deveres da minha esposa?

    Obrigado e ótima semana.

    Responder

  5. Olá Fabio, Já assisti todas as aulas até agora e estou adorando, e sei que já explicou sobre motivos a qual a pessoa pode perder seu direito mas…. Minha dúvida é a seguinte: tenho uma filha de menor e não fui casada com o pai dela (ele foi o declarante nas), mas hoje sou casada com outra pessoa e ele não pode adotar minha filha por não ter diferença de idade mínima exigências da justiça brasileira (min 16 anos), se eu não conseguir passar minha descendência pra ela, posso pedir naturalização para minha filha?

    Responder

  6. Fábio, parabéns pela aula. Só tenho uma pergunta em relação ao meu caso. Quero fazer o pedido de naturalização por casamento, porém o consulado italiano no Brasil já enviou para o comune (Zenson de Piave) a certidão de casamento (tenho até o número do protocolo), e o comune não deu retorno ao consulado italiano no Brasil. Isso já faz 5 anos. Tenho enviado emails ao Comune e eles não respondem. Será que terei que ir até Zenson de Piave para resolver isto?

    Responder

  7. Oi Fabio, tudo bem?
    Eu obtive minha cidadania aqui no brasil mesmo. O processo para minha esposa é o mesmo explicado no vídeo? Como fui reconhecido aqui, não sei qual comuni devo apresentar a certidão de casamento. Obrigado, abraco

    Responder

  8. Oi Fábio tudo bemmmmm?
    Uma pergunta. Tanto eu quanto meu esposo temos direito ao reconhecimento da cidadania italiana. Meus filhos então de qualquer forma terão a cidadania italiana. Gostaria de saber se nesse caso, como a papelada dele estah certinha compensa eu fazer o pedido de naturalização depois… Ou se acerto a minha papelada e peço também o reconhecimento da minha cidadania italiana. Quais os prós e contras? Se vc disser que compensa fazer o pedido de cidadania, gostaria de saber se irmos juntos para a Itália seria um fator facilitador ou dificultador. Ou se ele for primeiro para a Itália posso pedir minha cidadania por aqui pelo Brasil mesmo. Adoro suas aulas!! Grata, Gisele.
    Abraços !!

    Responder

  9. Oi Fábio tudo bem ? Eu queria esclarecer uma dúvida aqui sobre o último vídeo que você postou no YouTube aula 25 sobre naturalização italiana de acordo com casamento, no caso eu sou casado civilmente e ainda vou realizar meu reconhecimento porém eu só gostaria de tirar uma dúvida (eu sei que você disse que não era nem pra pensar ainda ) mas caso eu já tenha a cidadania e meu esposo vá morar comigo ele tem direito a permissão de ficar na Europa enquanto fazemos a naturalização do mesmo? Ou apenas na Itália? Ou ele iria ter que ficar ilegal por lá? Abraços

    Responder

  10. Oi, Fábio! Tudo bom? Você poderia me dizer qual a lei ou circular do regimento italiano onde consta o embasamento que, quando da não existência da certidão de casamento, basta o genitor ser o declarante do nascimento do filho? Muito obrigada!

    Responder

  11. Fábio, muito bom seus vídeos! Estou finalizando meu processo na Itália e me surgiu uma dúvida. Minha mãe faz parte da linha do meu antenato até mim. Para ter o reconhecimento dela, ela poderia fazer isso por algum consulado italiano no Brasil? E se fosse para Itália, precisaria de qual documentação?

    Obrigada!

    Responder

    1. Ela pode fazer o mesmo que vc, ir para a Itália ou dar entrada no Brasil com os documentos dela, sendo os mesmos que vc precisou, à exceção das suas certidões.

      Responder

  12. Fabio preciso de assessoria. Favor entrar em contato o mais breve possível por email.

    Responder

  13. Parabéns pela aula. Fábio, vc deu várias dicas de como selecionar um comune. Depois q eu selecionei um possível comune “ideal”, seria válido entrar em contato com o comune por e-mail e perguntar se está abarrotado de processo de cidadania? Como eu poderia fazer isso e pra quem perguntar? Muito obrigado mais uma vez

    Responder

    1. Olá Miltinho você não deve entrar em contato para saber como anda o trabalho do comune, mas sim para que o oficial verifique seus documentos

      Responder

  14. Parabéns Fábio pela didática… não é fácil abordar este assunto.
    Mas minha pergunta é: Minha esposa já apresentou os documentos na Comuni, está aguardando a Non Rinuncia para a transcrição dos documentos dela. Enquanto isso é possível agendar para fazer o passaporte aqui em Curitiba? Ou temos que esperar a Comuni comunicar os outros órgãos, para que eu possa agendar para ela?
    Obrigado e abraço.

    Responder

    1. Olá Cris não, se o processo não foi finalizado ela não tem como se inscrever no consulado como cidadã italiana residente e sem isso é impossível solicitar qualquer serviço consular. Isso será tema de uma próxima aula ok? Abraços

      Responder

  15. Carissimo Fabio, você ficou de apresentar nesta aula quais serias os documentos
    que o cidadão reconhecido terá apos a ultima etapa, digo documentos que o comune irá emitir para este cidadão agora reconhecido? Obrigado.

    Responder

  16. Oi Fábio,

    Mais uma dúvida hehe.

    No caso de fazendo cidadania na Itália, ouvi falar que depois que tu dá entrada e tudo mais lá, tu pode deixar uma procuração para um advogado continuar teu processo lá. Isto é fato? Se sim, exatamente depois de qual momento isto é possível?

    Pergunto isto pois não tenho como largar meu emprego agora, e se eu precisar ficar mais de 45 dias aí seria bem complicado.

    Um abração!

    Responder

    1. +Fabio Barbiero, algumas consultorias oferecem esse serviço. Fica parecendo possível. Podia explicar um pouco mais sobre o assunto?

      Responder

  17. Fabio, me esclareça uma dúvida, por favor: é possível aguardar a visita do vigile no comune e depois fazer o resto do processo (inclusive aguardar a non rinuncia) através de procuração? Obrigado!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.