Aula 25 – Carta d’Identità e Documentos Pessoais

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Link Útil

Link para o vídeo que cito nesta aula, onde ensino a fazer as fotos para os documentos

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

26 Comentários


  1. Olá Fabio.
    Tenho uma filha de 7 anos que não irá comigo para a Itália para o processo de reconhecimento da cidadania. Onde e quando devo apresentar o documento dela para que a mesma tenha seus documentos e cidadania reconhecidas?
    Obrigada antecipadamente pela atenção e parabéns pela grande saga na ajuda a conquista da cidadania italiana.

    Responder

  2. É por isso que sigo o Saga… Uma pessoa altamente apaixonada pelo que faz… até arrepiei na hora que vc disse auguri, complimenti, ainda não cheguei nesse dia… mas espero um dia chegar… Sempre lendo, vendo os videos…

    Responder

  3. Fabio, em dado momento do video você diz que o oficial do comune te liga dizendo que finalizou o processo e que você deve comparecer no comune para assinar, mas assinar o que? pode me explicar?

    Responder

  4. Bom dia Fabio! Você poderia me ajudar em uma coisa? Eu tenho a cidadania reconhecida por intermédio do consulado italiano em São Paulo. Há uns dias atrás fui na data agendada para tirar meu passaporte italiano, porém não consegui devido a problemas com o AIRE. Em 2014 meu pai tinha mudado nosso endereço porém alegaram que por eu ser maior de idade eu deveria ter feito isso individualmente. Enfim.. eu tenho uma viagem marcada para o fim de Maio e em setembro começo uma pós graduação na Espanha. Caso eu não consiga meu passaporte a tempo, vc poderia me informar se eu posso tirar minha carta d’identità na Itália? Ou para isso teria que ter um endereço la? Se sim, nesse caso seria só um comprovante de endereço na Itália no meu nome ou teria toda aquela fase de vigile passar e etc? Digo isso porque para tirar o passaporte no exterior teria que efetuar a mudança do AIRE certo? E pelo que vi isso tem demorado muito. Meu medo é não ter nada que comprove minha cidadania para apresentar na Europa, vc teria alguma dica ou Conselho para me dar? Muito obrigada desde já é parabéns pelo blog!!!

    Responder

  5. Fábio, seu trabalho é algo que permite que as pessoas realizem seus sonhos!
    Acompanho seus videos há um ano. Finalizei meu processo de reconhecimento e quero muito agradecer as informações do blog e do Sagabook pois facilitaram a minha vida nessa jornada e tenho certeza que ajuda demais a muitas pessoas!
    As aulas de janeiro são o “beabá” para qualquer pessoa que queira iniciar o processo e mesmo já tendo passado pela maioria dos passos assisti a todos os videos e garanto a todos que lerem essa mensagem que vale a pena porque são muito esclarecedoras e um verdadeiro guia para o planejamento do processo.
    Agradeço em nome de toda minha família e em meu nome também.
    Muito obrigada!

    Responder

  6. Boa tarde Fábio,
    Assisti a aula 25 chegou o grande dia onde fala sobre tirar RG e certidão na Itália.
    A minha cidadania já foi reconhecida aqui no Brasil, então enviei um email ao comune ai da Itália solicitando minha certidão, mas responderam assim:

    Con la presente per informare che da gennaio 2012 è cambiata la normativa per il rilascio dei certificati
    rivolti ad altri Enti Pubblici. Infatti non è più possibile rilasciare al privato cittadino certificati ad uso cittadinanza da esibire ai Consolati competenti in quanto dovranno essere quest’ultimi a richiederli direttamente ai Comuni interessati (pena la nullità del procedimento in questione).
    Deve pertanto dire al Consolato di inviare richiesta a questo Comune per il rilascio dei certificati necessari a Vs. nome.
    Cordiali saluti.

    Não sei o que fazer :(, você saberia me dizer como faço para pedir os documentos já que moro aqui no Brasil ??

    Abraços e obrigada por sua gentileza de sempre
    Regina

    Responder

    1. Olá Regina isso aconteceu porque você pediu incorretamente o documento ao comune, pois eles entenderam que você quer o documento para apresentar ao consulado. Basta solicitar a sua própria certidão de nascimento transcrita – sem dizer que a finalidade do mesmo é para apresentação no consulado, até porque não é rs

      Responder

      1. Eu devo solicitar ao comune ai da Itália ou aqui no consulado no Brasil?
        Que confuso isso rsrs

        Responder

  7. Ola Fabio, acompanho os seus videos a uns 2 anos muito obrigado pelo excelente conteúdo. Eu tive a minha cidadania reconhecida em agosto de 2016. Eu queria te perguntar se existe alguma maneira te alterar o o meu nome nos documentos Italianos para o meu nome de casado (quando me casei no Brasil eu adicionei um sobrenome). Não encontrei nenhum vídeo que você tenha falado sobre isso.

    Responder

  8. Grande Fabio! Obrigado por toda ajuda aí com tanta informação de qualidade, estão muito bacanas os vídeos!

    Uma dúvida: pessoal do Ufficio Cittadinanza não tinha terminado a transcrição do meu atto di nascita e me falou que eu podia adiantar e ir pedindo a identidade. Fui lá no stato civile perguntar se podia fazer mesmo, disseram que sim, nenhum problema. Fizeram a eletrônica, chegou uma semana depois e atrás, tem um campo “Estremi Atto di Nascita” que tá em branco. Fui lá perguntar as implicações e disseram que como não tinha ainda o número, que deixaram em branco e q não tem problema nenhum, que tem várias pessoas q por diversas razões não tem aquilo lá, mas agora que terminaram a transcrição, no sistema já tem o numero bonitinho, só não vai ter na minha carta. O que achas ? Pra fazer outra me falaram que só eu fazendo outro requerimento e pagando de novo :p

    Abraço!!!

    Responder

  9. Olá Fabio tudo bem? Bom como pode perceber já assisti todas as aulas..kkk e muito obrigada …enfim eu já tenho a identidade Italiana, pois comecei meu processo em 2011 em Cuggiorno, aonde meus irmão já tinham a pasta da famiglia, porém tive que voltar para o Brasil, e agora retomo a saga, como vou para outro comune resolvi juntar todos os documentos novamente para evitar demoras já que agora temos Haia. Minha pergunta é: comprei minha passagem de 120 dias, para garantir tempo hábil para todo o processo, o que tu me diz ? isso é um problema? Cheguei a ir no Consulado e lá me falaram que não ha problema uma vez que terei que solicitar o permesso di soggiorno pois entro por Portugal…
    Super agradeço uma avaliação sua, estarei residente na Lombardia/ Varese…

    Abraços

    Ana

    Responder

    1. Olá Ana Paula eu não correria o risco e trocaria a passagem para retorno com máximo de 90 dias, pois com esta você pode ser impedida de entrar

      Responder

    2. +Anapaula Bastiglia, poderia me explicar por que vc já tendo a identidade italiana tem que começar a saga novamente? Valeu!

      Responder

      1. Olá Chystina, então na verdade eu comecei a Saga em 2011, porém não consegui concluir pois tive que voltar ao Brasil e assim interrompi o processo, mais deu tempo de retirar minha identidade provisória que vale por 10 anos, mais ainda como Brasileira…é o primeiro documento que recebemos. Como agora retomo a Saga em outro Comune achei melhor juntar todos os docs de novo…hoje estive no consulado e o fato de ter esse documento não preciso me preocupar com a permanecia maior de 90 dias…
        bocca al lupo a tutti

        Responder

        1. Que interessante, @anapaulabastiglia:disqus! Tirar a identidade sem ter a cidadania! Nem sabia que isso era possível. Obrigada pelos esclarecimentos. Buona fortuna! 😀

          Responder

          1. Chys, quando você começa o processo, recebe essa identidade provisória, depois do reconhecimento essa é recolhida e recebe a definitiva já como cidadã Italiana. 🙂 Abraços


  10. Parabéns Fábio pelo seu excelente trabalho e pelas informações compartilhadas , mas antes que vc começe a esfregar as mão dizendo trabalho concluído eu gostaria de te dizer : Nada disso amigão , o trabalho começa agora , porque vc como um excelente profissional que é vai começar agora a fazer aqueles vídeos bônus com informações ainda mais detalhadas e quentes , por exemplo , como escolher metódicamente um comune e como abordar um oficial de stato civile para que ele verifique os seus documentos antes de vc dar a entrada na residência , digamos que eu escolha a Região Lombardia mas que eu ainda não saiba em qual comune realizar o processo , aí então eu escolho 14 possíveis comunes que pertencem a província de Milano e que estão no entorno de Milano , antes de tudo eu preciso saber qual comune irá aceitar os meus documentos para depois procurar um lugar para alugar , certo ? Então , são estes detalhes fundamentais e preciosos que faltaram nos vídeos mas que eu sei que vc irá nos passar . Abraços !!!!!!!

    Responder

  11. Olá Fabio!
    Antes quero agradecer o sua grandiosa ajuda em nos orientar na realização do nosso sonho. Você é o cara!! Eu e os meus pais possuem cidadania italiana. Eu, assim como você, meti a cara fiz o processo sozinho. Mas fiz no Brasil, que durou 11 anos! Agora minha família está interessada, mas não quer esperar tanto tempo.
    Pretendo ajudar uma prima, que compartilha a mesma descendência com meu bisavô, a obter a cidadania pra ela e sua filha de 16 anos. Já estudei todas as suas videos-aulas e o guia Sagabook. Estou estarrecido com a quantidade valiosa de informações! Espetacular! Grazie mille!!!!!!
    Mas ainda tenho algumas dúvidas.
    Primeiro: A minha mãe (cidadã italiana) pretende ir à Itália no mês que vem. Vai trabalhar e alugar um bilocale. Sendo assim, a minha prima quer ir pra Itália em julho. Ela pode obter o reconhecimento da cidadania sendo hospede da minha mãe. Caso for possível, o proprietário teria que dar uma declaração de que a minha prima estaria sendo hospedada gratuitamente no apto onde minha mãe estaria pagando o aluguel?
    Segundo: Sendo a filha de minha prima menor de idade, ela não precisa ir à Itália pra pedir o reconhecimento?
    Terceiro: Vc nos explicou que o reconhecimento da cidadania é efetivado no momento que é feita a transcrição das certidões brasileiras e o oficial muda a cidadania no sistema informacional. Logo existe a possibilidade de a minha prima obter o passaporte italiano para ela e sua filha no consulado italiano em São Paulo, em vez que o consulado receberá uma notificação de que elas são cidadãs italianas? Caso isso for possível, a minha prima pode voltar ao Brasil depois que for feito o protocolo da Domanda di Riconoscimento dela Cittadinanza?
    Se for possível minha prima retornar antes e obter o passaporte no Brasil, a minha mãe pode ser uma procuradora legal, caso precisa complementar com algum documento durante o processo de mancata rinuncia e transcrição.
    Desculpa-me tanta pergunta! Mas minha cabeça está borbulhando com suas aulas e informações kkkk Show! Valeu Fábio!!! un grande abbraccio!!!!

    Responder

  12. Caro Fabio, obrigado pela aula altamente esclarecedora.
    abraços!!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.