Dia dos Namorados na Italia

Você sabia que o dia dos namorados na Italia não é comemorado no mesmo dia que comemoramos no Brasil?

Pelas bandas de cá, o dia dos namorados, que na verdade se chama giorno di San Valentino, é comemorado no dia 14 de fevereiro ❤️.

Como você sabe que a Minha Saga também é cultura, quero compartilhar contigo a história dessa data tão querida!

Tudo começa com o imperador Cláudio II que, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos com o objetivo de formar um grande e poderoso exército.

Ele pensava que se os homens fossem solteiros, se alistariam com mais facilidade às tropas.

Olha a ideia…

O que ele não contava è que naquele mesmo momento, um bispo romano chamado Valentino continuou a celebrar os matrimônios em segredo por causa da tal proibição.

Porém quando o imperador descobriu, Valentino foi preso e condenado à morte.

Dia dos Namorados na Italia

Enquanto aguardava a execução da sentença, muitos jovens jogavam flores e bilhetes, dizendo que acreditavam no amor e que não deixariam que nada os impedisse de amar.

Valentino foi decapitado no dia 14 de fevereiro do ano 270, e por isso esta data é comemorada oficialmente como o Dia dos Namorados na Italia.

DIA DOS NAMORADOS NA ITALIA

Dia dos Namorados na Italia

A data não passa despercebida.

Algumas semanas antes da data, os supermercados e lojas de presentes iniciam a venda dos mais diversos tipos de regali (presentes) para os apaixonados.

De caixas de bombons a jantares românticos – os italianos procuram a cada ano um presente diferente para seu amor.

Apaixonados por Arte

Uma das idéias para os apaixonados por arte é aproveitar a campanha do Ministero della Cultura – que nos dias 12 e 13 de fevereiro oferece em todos os museus, monumentos e sítios arqueológicos estatais a entrada do casal pagando apenas um ingresso.

Cena di San Valentino

O mais tradicional dos presentes italianos é levar o seu amor para um jantar romântico à luz de velas ou cena a lume di candela…

Claro que existem os mais variados preços, porém geralmente é o mesmo: inicia-se com o antipasto, primo piatto (entrada), secondo piatto (principal), dolce, café e bebida.

Veja abaixo alguns exemplos deste tipo de menú:

Dia dos Namorados na Italia

Ideias de presente

A joalheria Swarovski sempre lança jóias específicas para o San Valentino:

Chocolates da Lindt em formato coração:

Dia dos Namorados na Italia

E não existe o dia de San Valentino sem flores:

SAN VALENTINO NÃO É SOMENTE PARA NAMORADOS

Ao contrário do que ocorre no Brasil, o dia de San Valentino não é comemorado apenas com os namorados ou namoradas.

É um dia que festejamos com as pessoas que amamos – como familiares e amigos também.

É comum trocar mensagens com amigos do tipo “auguri di san valentino, ti voglio bene” ou “amico mio, buon san valentino” juntamente com alguma lembrancinha, como por exemplo um bombom ou chocolatinho 😉

E falando em amigos e pessoas queridas, desejo a todos vocês um Buon San Valentino.

16 Comentários


  1. Cara vai na embaixada italiana no Brasil que é mais fácil. Eu nunca fiz isso mas pelo q eu sei se quer validar seu diploma vc vai ter q fazer algumas provas e traduzir alguns documentos também. Existe poucas embaixadas da Itália no Brasil então eu recomendaria vc procurar no Google ( não sei aonde vc mora então n tenho como te dizer se tem embaixada italiana aí ). E lá os caras vão te dizer exatamente o que fazer

    Responder

  2. Buon San valentino, Fabio ed tutto il team Minha Saga!! Siete fantastici!

    Responder

  3. Oi Fabio, desculpe comentar nesta postagem … sigo seu blog e o canal no youtube há pelo menos 3 anos e estou reunindo os doc’s para viajar junto do meu pai pra Itália no ano que vem. Eu procurei mas não encontrei aqui no blog e como você é um excelente professor (rsrs), eu gostaria de saber mais sobre validação de diplomas superiores ai na Itália, no caso sou Engenheiro (Desempregado no Brasil, Novidade né) e minha esposa é Enfermeira, e pretendemos validar nossos diplomas para atuar em nossas áreas, inclusive para estudar e lecionar se possível. Agradeço se puder responder, ou desenvolver um artigo a respeito.

    Abraços!!

    Responder

  4. Oi Fabio, sou apaixonada pela Italia, e pretendo ir morar ai no ano que vem. Já sou cidadã italiana, gosto muito de tudo que você escreve, acho que conheci o seu blog a um mês, já devo ter lido todas as suas postagens. Por mim você podia escrever todos os dias, fico com a sensação que já estou chegando ai. Obrigada por escrever. Beijos,

    Responder

  5. Ola Paulo

    Seu marido e seu filho pensam em realizar o processo aqui na Italia? Se sim, basta que seu filho quando for legalizar, levar os documentos que o pai jà terà legalizado em BH e explicar que està legalizando apenas sua propria certidao de nascimento devido ao fato de ser residente naquela circunscriçao consular, ok??

    Abraços

    Responder

  6. OLá Fábio,
    acompanho seu blog desde que meu esposo resolveu tirar a cidadania italiana dele. Ele vai dar entrada dos documentos pelo Consulado Italiano em Belo Horizonte, mas meu filho dará entrada pelo Consulado de São Paulo, pois o titulo de eleitor dele é de SP, eu posso dar entrada no Consulado de São Paulo com xerox autenticada das certidões de seu avô e de seu pai? pois as mesmas originais já vão estar legalizadas por Belo Horizonte?
    Obrigada, fico no aguardo de uma resposta

    Responder

  7. Saga fofucho… pra mim aparece a atualização que fizestes do novo passo a passo, mas não consigo abrir… vem para a postagem do são valentim…. tem alguma ideia do porque de isto acontecer?

    Detalhe, eu escrevi um coment ontem te cobrando dessa atualização mas deu pau no meu micro e perdi o coment…hehehehe

    Acho que meu pensamento positivo serviu pra vc postar hoje..
    Estou avançando nas buscas… e já consigo comprovar residencia em recife… bom né

    Abraços

    Responder

  8. Ciao Fabio!
    Adorei seu post, vi várias reportagens referente ao dia dos namorados, muito legal, e estou ak na espera de sua resposta, e o se não entender meu e-mail, manda outro rsrsrsrs tentanto explicar melhor kkkk, ah comprei um guia de italiano estou achando bacana chama italiano em 15 minutos conhece? baixei tbm o curso do seu blog muito bom ainda estou perdida pq a traduação so em francês fica dificil rsrsrs mais o dicionario esta firme e forte do meu lado via a dica ai do nosso amigo Douglas e vou dar uma olhadinha, deve ser bom ouvir diretamente da fonte rsrsrsrs
    Fabio abraço fica com DEUS!

    Responder

  9. Grande Douglas

    Excelente dica, também descobri estes dias que no site da Rai passa ‘in diretta’, é muito bom tanto para saber o que acontece quanto para aprender a lingua.

    Abraços e atè breve, estamos te esperando 🙂

    Responder

  10. Ciao Fabio!!
    Enquanto fico esperando uma decisão aqui do trabalho pra saber qndo posso ir a Itália fazer a cidadania aí com você (serviço público é uma burocracia só!), fica a dica pra quem está tentando aprender italiano como eu: em http://www.tg1.rai.it tem os jornais (TG1) para se assistir online, em versão integral como passam na RAI (não tenho o canal aqui, só na casa do meu pai). Me ajudou bastante a pegar o accento.
    Aí vocês ficam informados e ainda praticam italiano 🙂

    PS:o mais importante: tem uma apresentadora bionda, mamma mia, la ragazza più figa d’italia

    Douglas Miglioretti

    Responder

  11. Olá!!

    Cheguei por acaso no seu blog, tudo perfeito por aqui!

    Ver que a agenda é cheia datas lotadas de tudo o que é bom, da vontade de pegar um avião… (risos)

    Bom eu realmente gostei muito!

    Venha conhecer meu blog, Alma do Poeta.

    Vinicius.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *