Dica de Livro: Os Italianos

Afinal, quem são os italianos? Convivas barulhentos que devoram fartas macarronadas ou degustadores sofisticados de pratos refinados? Filhinhos diletos de Mamas supersticiosas ou executivos competentes que criaram roupas, sapatos e objetos de design símbolos de elegância em todo o planeta? O que explica que a Itália e os italianos provoquem sentimentos tão contraditórios por parte dos estrangeiros.

Estas e outras perguntas sao desvendadas no livro escrito pelo historiador Joao Fabio Bertonha, Doutor em história pela Unicamp e professor de Història na Universidade Estadual de Maringa/PR, onde também atua no Mestrado em Història. Os principais focos de interesse do Dr. Joao Fabio Bertonha sao: movimentos fascistas, antifascismo, integralismo, migraçao italiana, geopolitica contemporanea, estratégia, història militar, relaçoes internacionais, història da Itàlia, além da història dos Estados Unidos e Canadà.

os italianos
Estou devorando o livro, que é dividido nos seguintes capitulos:

Os italianos antes da Itàlia

Neste primeiro capitulo o autor explica sobre o povoamento da peninsula, a geografia italiana, desde os primordios das civilizaçoes etrusca e romana até os italianos da Itàlia moderna

Um povo em busca de sua identidade nacional

Aqui compreendemos os italianos durante as diversas revoluçoes, os problemas do Estado-naçao nos sèculos XIX e XX, o Risorgimento e as dificuldades da criaçao da identidade nacional italiana com os problemas entre Norte e Sul, entre outros.

Um povo de emigrantes

As razoes do exodo italiano, o preconceito com os italianos no exterior, principalmente nos Estados Unidos, os diversos periodos da grande emigraçao, a organizaçao dos italianos no exterior, o papel do Estado italiano com seus emigrantes, a visao de um mundo melhor pelos nossos antenatos, que atravessaram o oceano em busca de oportinidades!

Dos pobres da Europa à dolce vita

A economia da peninsula italica entre os séculos XIX e XX, o Fascismo e a economia italiana, o ‘milagre economico’, a ascensao economica no periodo de globalizaçao e como a Itàlia lida com seus vizinhos e parceiros.

A ùltima potencia européia

A Itàlia unificada e seus dilemas, a Itàlia colonizadora, alianças européias, a primeira e segunda guerras mundiais e o papel da Itàlia nos dias de hoje.

Uma maneira própria de fazer política

Neste capitulo entendemos sobre a era liberal italiana, o Fascismo, a Primeira Repùblica, Politica Atual italiana e seus desdobramentos na maneira italiana de fazer politica.

Cultura e estilo de vida próprios?

Artes e artistas, as grandes marcas italianas pelo mundo, a lingua de Dante, a culinària italiana, turismo, catolicismo e tudo mais que molda a cultura italiana

 

Pra comprar o livro, basta clicar aqui para ir ao site da Amazon e adquirir o seu exemplar.

Abaixo algumas imagens de imigrantes italianos em diversos momentos, que busquei na internet:

In bocca al lupo!!!

 

4 Comentários


  1. Olá Fabio! Muito boa a indicação do livro… um que comprei mas ainda não li é ITALIANOS NO BRASIL "Andiamo in 'Merica" de Franco Cenni pela edUSP.Como meu tataravô imigrou para Paraíba em 1878 eu li PRESENÇA ITALIANA NA PARAÍBA de Alfio Ponzi (1989) e OS ITALIANOS NA PARAÍBA – DA CAPITAL AO INTERIOR de José Octávio de Arruda Mello (2006) ambos os me revelaram muitas coisas e confirmaram várias histórias de família!Abraço.

    Responder

  2. Pois é Fábio, só de imaginar a saga dos italianos e a sua diáspora principalmente ao Sul da América do Sul (Brasil e Argentina) eu tremo mas de orgulho de ser descendente deste povo tão lutador.Não sei se tu conheces, mas deve haver livros da história da imigração italiana ao Rio Grande do Sul. Sei que os colonos que chegaram a Caxias são a mioria oriundos do Vêneto. Mas gostaria de saber mais deste aventura.Um Grande AbraçoPedro Pompeu – Barcelona, España

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *