Divagações de 1 ano do Guia Prático da Vida na Italia

Ciao a tutti

Hoje é dia de celebração aqui na Minha Saga, pois comemoramos o primeiro aniversário do nosso Guia Prático da Vida na Italia!

guia_320

Muitos de vocês provavelmente não sabem, mas este pequeno tesouro que eu escrevi e publiquei há exatamente um ano, já transformou a vida de mais de mil pessoas!

É isso mesmo: fui checar as faturas de venda e, no momento que eu escrevo este artigo, nada menos do que 1098 pessoas adquiriram o Guia Prático da Vida na Italia.

A IDEIA DO GUIA PRÁTICO E A PAIXÃO POR ENSINAR

Quem acompanha este blog desde a sua fundação, lá em dezembro de 2006, sabe que durante muitos anos no Brasil eu fui professor das mais variadas matérias: comecei dando aulas de informática – meu batismo aconteceu em 1998, e veja qual era o meu salário:

professor de informática

Pois é, na imagem acima vocês podem perceber duas coisas:

1 – Sim, estou ficando velho (no mês que vez completo 40 anos rs)

2 – Meu salário em julho de 1998 era de 245 reais e 70 centavos! Fui pesquisar o valor do salário mínimo naquela época e ele era de R$ 140,00.

Isso significa que hoje, se eu fosse contratado para dar aulas utilizando os valores atualizados, meu salário atual seria de pouco mais de 1500 reais, nada mal para quem não tinha praticamente nenhuma experiência, não é mesmo?

Continuei dando aulas de informática por cerca de 10 anos, quando também tive a oportunidade de fazer parte da equipe de marketing e vendas da empresa onde eu trabalhava.

Ali começava uma nova paixão: além da pedagogia, nascia o amor pelo marketing e suas variações!

Com isso tive o privilégio de dar aulas dos mais variados temas, como Marketing Direto, Telemarketing, Endomarketing e mais um bocado de outras coisas, que além de permitir o meu crescimento como professor, também me levou a outro patamar da minha carreira: me tornei Gerente de Vendas e posteriormente Diretor da mesma escola onde eu comecei a dar aulas.

MARKETING VS PEDAGOGIA

Com o passar dos anos, acabei de envolvendo cada vez mais na área de marketing de serviços, o que automaticamente fez com que eu me afastasse da pedagogia.

Chegou um momento em que eu tive que escolher: continuar na sala de aula ou ampliar os conhecimentos na área de marketing. Naquele momento, com 2 filhas para sustentar, não tive escolha: deixei minha última turma de informática (me lembro que era aos sábados pela manhã) e mergulhei sem poder olhar para trás na carreira de marketing.

Em 2007, quando eu precisei escolher mudar o comune onde eu estava efetuando o meu processo, escrevi o artigo “A Vida é feita de escolhas“, onde compartilhei naquele momento algumas ideias e anseios, utilizando a seguinte frase:

Nós só nos arrependemos daquilo que não fazemos

E eu continuo acreditando na força desta frase!

Embora eu tenha perdido as chances de continuar dando aulas, encontrei um novo caminho que me trouxe até aqui – e não há como se arrepender, pois até mesmo nos momentos difíceis, consegui tirar proveito, aprendendo tudo aquilo de ruim.

Neste momento você deve estar pensando que eu perdi o fio da meada no artigo, já que o objetivo era falar do Guia, não é mesmo?

Na verdade, eu quis compartilhar (pela primeira vez!) esta história com você, para dizer que todas as dificuldades que eu passei para obter a minha cidadania, todo dinheiro gasto com as escolhas erradas que eu fiz na Italia, todos os micos e enrascadas que eu passei, serviram como fonte de inspiração para a escrita do nosso Guia 🙂

Quando eu comecei a escrevê-lo, pensei:

Quais informações eu gostaria de ter tido acesso quando cheguei na Italia! Quais os atalhos e dicas que eu poderia ter tido, que teriam me ajudado a chegar no meu destino, a cumprir o meu objetivo, mas de forma mais rápida e menos dolorida.

E foi assim que nasceu e foi publicado pela primeira vez, no dia 22 de junho de 2015, o Guia Prático da Vida na Italia, através deste artigo.

A PRIMEIRA EDIÇÃO

Acho que pelo fato de ter passado por tantos perrengues, eu desenvolvi um hábito, que às vezes acho que é algo bom, mas às vezes parece algo péssimo: eu tendo a acreditar que as coisas que eu faço não vão dar em nada!

Não me entenda errado: eu sou uma das pessoas mais positivas e acredito piamente que, quando queremos algo, o Universo sempre conspira a nosso favor.

Porém você há de concordar que depois de falir uma empresa (assunto para outro dia!) e ter um blog chamado de Minha Saga (olha só!) pela quantidade de problemas que eu enfrentei com o meu próprio processo de cidadania, eu tenho todos os motivos para ter um pé atrás, não é mesmo?

E foi assim com o Guia.

Me lembro de te-lo mostrado à Luciana, que ficou encantada com os detalhes, e principalmente com as dicas que eu dou por lá.

E falou: – Amor do céu, não tenho dúvidas que ele vai ser um sucesso!

– Será? Completei.

– Por que não seria?

– Boh! Quem é que vai querer pagar por um livro digital, sendo que eu já disponibilizo tanta informação gratuita aqui na Minha Saga?

Ela então soltou uma de suas grandes pérolas (sim, a Luciana é ótima em dar conselhos que me desarmam completamente rss):

– Amor, você realmente acredita que este guia pode mudar a vida de alguém? Ou seja: você confia no seu trabalho e na sua capacidade de ensinar?

– Sim amor, mas a questão…

– Pó pará! Se você acredita nisso, vai lá e publica! Oras, o pior que pode acontecer é ninguém comprar, e você vai continuar vivendo a sua vida da mesma forma que antes.

Pois é queridos amigos, a Luciana tem este dom de falar o que eu preciso ouvir, principalmente nos momentos exatos em que eu preciso ouvir rs

E lá fui eu criar a página, escolher a empresa para gerenciar os pagamentos, outra empresa para gerenciar o envio automático após a compra, entre tantos outros detalhes, que quase me deixaram louco…

RESULTADOS DO PRIMEIRO MÊS DE VENDAS

O Guia foi lançado oficialmente no dia 22 de junho, e no dia 30 daquele mesmo mês, após 8 dias do lançamento, ele tinha sido adquirido por 165 leitores!

Porca de uma vaca gorda! 

Daí foi um misto de sentimentos! Alegria, satisfação, orgulho, mas principalmente gratidão!

Gratidão por finalmente ter entendido que todo sofrimento, todos os problemas enfrentados durante quase dez anos na Italia, tinham um propósito!

Veja: eu poderia ter ficado chorando as pitangas, reclamando da vida, que o mundo é injusto, entre outras lamúrias.

Mas não! Eu resolvi tirar proveito das experiências ruins da melhor forma possível que eu encontrei: ensinar outras pessoas a evitar estas mesmas experiências.

E aqui você já deve ter percebido que eu consegui sanar algo que há muito tempo me fazia falta: voltei a ensinar!

Sim, é verdade que nestes anos todos, este blog é a minha maior sala de aula! Mas é difícil você mensurar resultados em um ambiente aberto e gratuito! É fácil receber elogios quando você dá algo a alguém de graça!

Porém ao vender um produto ou serviço, e aqui o valor é irrelevante, seja pequeno ou grande, o feedback é mais palpável, pois é esperado que quem compre o seu produto ou serviço seja mais crítico do que quem o recebeu de forma gratuita ou promocional.

E depois de alguns meses de venda, eu fiz a primeira Pesquisa de Satisfação dos Compradores do Guia Prático, e obtive os seguintes resultados:

Grafico_D2_160622

Grafico_D4_160622

Grafico_D5_160622-2

Ou seja: a opinião de quem comprou foram estas acima, que não forma apenas flores não! Recebi algumas críticas mais extremamente importantes, veja algumas delas:

Screenshot 2016-06-22 10.42.44

Mais algumas:

Screenshot 2016-06-22 10.43.32

ANALISANDO AS CRÍTICAS E A SEGUNDA EDIÇÃO

Depois de recolher todos os dados da pesquisa, me concentrei resolver aquilo que o pessoal não gostou da primeira edição. E aqui tenho que dizer da enorme vantagem que temos quando publicamos um livro digital: ao contrário da sua versão impressa, eu posso corrigir algumas informações, atualiza-lo, incluir novos capítulos e entregar este novo conteúdo a quem já adquiriu o anterior, sem custo algum!

Imagine fazer isso com a versão impressa: a cada nova edição, a pessoa teria que comprar novamente o livro físico, gastando sempre mais, a cada atualização.

Depois de meses trabalhando na diagramação e na atualização dos temas, no dia 24 de fevereiro deste ano, eu lancei a 2ª Edição do Guia Prático da Vida na Italia, utilizando este artigo.

Quer saber quantos exemplares tínhamos vendido até aquele momento?

Até o lançamento da segunda edição, 563 clientes já estavam com o seu exemplar em mãos.

Daí foi uma festança! A segunda edição já veio com um monte de bônus, e três novos capítulos:

  • Empreender na Italia (com dicas sobre abertura de empresas)
  • Animais de estimação na Italia
  • Imóveis na Italia (na primeira edição eu abordei apenas o aluguel de imóveis, na segunda edição, a pedido dos compradores, inclui também informações sobre a compra)

A coisa foi crescendo, crescendo, crescendo até que eu tive que tomar mais uma decisão…

A ABERTURA DE UMA NOVA EMPRESA: FABIO BARBIERO DIGITAL MARKETING

 Eu já tinha a minha empresa aberta na Italia desde 2008, voltada a prestação de serviços. Porém este novo trabalho é algo completamente diferente, pois na Italia, ele é conhecido como “E-commerce”.

E lá fui eu deixar a minha commercialista (contadora) completamente louca, atrás de informações atualizadas, pois como as vendas são para pessoas de fora da comunidade européia, o sistema de tributação é diferente, mas nada que não conseguíssemos resolver, e lá estava eu com não apenas uma, mas duas empresas constituídas em solo italiano 🙂

E as coisas não pararam por aí não senhores!

Neste mês de junho de 2016, tenho a honra de compartilhar com vocês que resolvemos ir além: a Minha Saga cresceu e expandiu os seus horizontes além das fronteiras italianas!

Pois é, neste mês de junho, exatamente quando completamos 1 ano do início das vendas do Guia, aconteceu o nascimento da nossa mais nova empresa: Fabio Barbiero Digital Marketing

…na Inglaterra!

  • Oi? Como assim na Inglaterra, Fabio?

MINHA SAGA NA INGLATERRA

Como já me alonguei por demais neste artigo (que era apenas para compartilhar e deixar registrado este momento histórico, mas quem acompanha a Saga sabe que eu fico emotivo em momentos como este!), vou explicar resumidamente:

A principal escolha da abertura de uma empresa na Inglaterra foi a possibilidade de conseguir aceitar pagamentos alternativos e/ou complementares ao Paypal.

Muita gente sempre pediu para colocar outras formas de pagamento além do Paypal, como por exemplo essa possibilidade de pagar com o cartão de crédito diretamente, sem passar pelo Paypal, além do pagamento por boleto bancário.

Um dos sistemas de cartão de crédito que eu sempre quis trabalhar, chama-se Stripe e infelizmente até o presente momento ele não está disponível na Italia.

Por isso eu tinha a opção de abrir a empresa na Irlanda, França, Noruega, Dinamarca, Suécia e Inglaterra – e acabei escolhendo a Inglaterra pela oportunidade em conciliar os estudos da língua inglesa e também pela facilidade de deslocamento: em pouco mais de 2 horas, eu saio de Pisa e posso estar em Londres, Manchester ou Liverpool 🙂

Esta é uma das grandes vantagens que a cidadania italiana nos dá: a possibilidade de circulação pela Europa e a facilidade em empreender em outros países, com uma facilidade incrível, além da burocracia mínima!

Posso apenas dizer que agora eu e a Luciana estamos vivendo com um pé em cada país: na Italia continuamos com a prestação de serviços ligados diretamente com os processos de reconhecimento enquanto que na Inglaterra concentraremos a parte “digital” do negócio.

Parte esta que em breve vai incluir a Área Vip 2.0 (surpresas pelo caminho), a criação de alguns cursos voltados à cidadania italiana e outros ligados ao assunto empreendedorismo.

E mais um bocado de outros projetos futuros, mas que eu tenho certeza que cada um de vocês que me acompanham há tanto tempo, vibrarão e ficarão contentes.

Quem sabe não vem por aí a Minha Saga na Inglaterra rsrs

VAI TER PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO GUIA PRÁTICO HOJE, FABIO?

Mas é claro que vai!

Como agora temos como receber não apenas pelo Paypal, mas também através do pagamento direto do seu cartão de crédito (boleto ainda não dá, porque eu teria que ter uma empresa no Brasil, coisa que é inviável no momento, mi dispiace), caso você queira fazer parte da turma dos mais de 1000 leitores do Guia Prático da Vida na Italia, basta clicar aqui para ser direcionado à página do Guia.

Durante todo o mês de junho de 2016, quem utilizar o código abaixo, vai ter 25% de desconto, pagando apenas 15 euros – que era o valor lá dá primeira edição 🙂

PROMO_LEITORES_ESPECIAIS

Quando você clicar no botão “Quero Comprar Agora” na página acima, vai abrir a página de pagamento.

Lá na opção “Cupão” (português de Portugal), basta inserir o código acima e em seguida vai aparecer o valor com -5 euros, conforme a imagem abaixo:

cupom guia prático da vida na italia

Após clicar em Checkout vai abrir uma nova página, você deverá inserir seu Nome, Sobrenome e Email, clicar novamente em Checkout e vai aparecer a tela com as novas opções de pagamento, veja que beleza:

Screenshot 2016-06-22 12.11.05

Se você está lendo este artigo a partir do dia 1 de julho de 2016, clique no link acima para ir à página do guia e veja quais as condições aplicadas neste momento, ok?

GRATIDÃO E ORGULHO

Imagine que você tem um determinado emprego, e através dele você recebe uma mensagem como esta:

Ou esta:

O seu coração se enche de orgulho, por saber que através do suor do seu trabalho, e do seu próprio esforço, você consegue impactar de forma positiva na vida de outras pessoas.

Mesmo que muitas vezes, você não tenha ideia da dimensão disso, e só percebe quando publica um vídeo qualquer, e de repente, encontra um comentário como este abaixo da Ludmilla:

É emocionante ler mensagens como esta da Ludmilla:

Screenshot 2016-06-22 11.33.58

Diante de tudo isso, quero apenas agradecer a cada um de vocês que me acompanham neste jornada que começou há dez anos atrás, quando um louco sonhador resolveu sair de casa rumo a um novo país, seguindo seu coração e com uma frase na cabeça:

Quando queremos muito algo, o Universo sempre conspira a nosso favor!

Valeu o esforço e todos os perrengues?

Acho que a imagem abaixo, com o sorriso das minhas filhas lindas e da minha atual esposa Luciana em uma de nossas andanças pela Europa, pode responder por mim:

IMG_3106

Um enorme abraço a todos vocês, e muito obrigado por ajudar na construção e pavimentação desta minha estrada, que ainda tem muito chão pela frente…

44 Comentários


  1. Fábio vc vai trazer para o Brasil seu livro (Guia pratico) pra vender no workshop em dezembro? Gostaria de comprar .
    Abraço

    Responder

    1. Olá Marli o Guia é no formato virtual, não existe livro físico dele. Você compra, já baixa e pode começar a utilizá-lo 😉


    2. Ok…Fábio…valew.
      Bem que poderia ter opção boleto calculando automaticamente para valor do Euro dia.


  2. Parabéns, Fabio, admiro muito seu trabalho e pessoa, só hoje li esse belo artigo, gostaria de comprar a obra, ainda tem cupom de desconto 1 ano depois? rss
    Abr.

    Cristiano Finazzi
    Brasília DF

    Responder

  3. Oi Fábio. Entramos com o pedido da cidadania no Brasil por duas vezes, na primeira os documentos pegaram fogo e na segunda eles perderam. Isso segundo eles. Depois disso desistimos. Depois é alguns meses chegou em nossa casa o Certificato Elettorale, nos convocando para votar naquele referendo de abril. O que quer dizer isso? Temos a cidadania e só precisamos ter o passaporte?

    Responder

  4. Olá Fabio, possuo uma certidão de nascimento da Itália que foi emitida em 2003. ela ainda é valida para reconhecimento da cidadania no BRASIL, mesmo sendo tão antiga?

    Responder

    1. Olá Dhouglas os consulados no Brasil aceitam certidões antigas, porém caberá ao oficial, no momento da análise dos seus documentos, a verificação deste documento. Na dúvida solicite um atualizado ao comune, ok? Abraços


  5. Ciao Fabio!

    Tentei te contatar por todos os meios possíveis! Como eu faço para falar com você? 🙂

    Responder

  6. Poxa Saga….
    Este vídeo veio em boa hora, veio para dar ânimo, veio como uma mão amiga. Me emocionei vendo seu depoimento. Você e a Luciana são pessoas super iluminadas.

    Aqui estamos vivendo dias difíceis, e as pessoas dizem: “Vocês não vão conseguir!”… é triste.
    Mas não desistiremos!!! Aqui meu marido e eu acompanhamos vocês – ora para matar a saudade (meu marido já esteve na italia) e para sonhar em dar um futuro melhor para nossas filhas.

    Muito obrigada por dividir este dom maravilhoso que é ensinar.
    Gratidão sempre.

    Responder

  7. Fabio, bom dia!
    Acompanho o MinhaSaga há alguns meses já, desde que eu e meus primos decidimos correr atrás de nossa história, de nosso antenato italiano, para irmos em busca de nossas cidadanias.
    Desde então me vi sendo um cidadão europeu.
    Havia deixado meio de lado a ideia da cidadania por envolver gastos aos quais não estava (e acho que ainda não estou) preparado.
    E lendo este artigo hoje, percebi que na verdade todo o trabalho para conseguir me tornar um cidadão italiano não é um “gasto de tempo e dinheiro”, mas sim um investimento… investimento em qualidade de vida, em experiências novas, num futuro melhor para mim, e principalmente para minha esposa e futuros filhos!
    Agradeço por tudo que compartilha conosco, tuas experiências e os “perrengues” que tu passaste pra chegar onde está hoje.
    E quem sabe um dia nos encontremos pela Itália! Com certeza, tendo a oportunidade, irei te procurar, nem que seja apenas para te conhecer pessoalmente e tomar um café! 🙂

    Responder

  8. Fábio! Tudo bem?
    Eu estou com a cidadania pronta e agora preciso procurar sobre minha área de atuação para trabalhar. Mas antes preciso saber se é necessário ou não validar meu diploma brasileiro na Itália. Como faço para ter essas informações? Tem no guia?

    Responder

  9. Parabens Fabio! Voce tambem me encorajou, e graças aos passos indicados por voce, em mais ou menos 40 dias achei TODOS meus documentos. De um antenato que sequer eu sabia o nome!!!
    Me lembro a todo instante do video que voce fez sobre a certidao de casamento do antenato. Voce diz compulsiva e incansavelmente : “tem que achar!” E eu achei!!!
    Então, não me canso de divulgar seu nome para quem me pergunta, e fizemos o blog romeuejulieta2016 para relatar nossas conquistas, sempre mencionando você como referencia.
    Parabens, e vou SIM comprar seu livro! Todas suas informações são VERDADEIRAS! E não se cansa em ajudar, sem querer nada em troca!
    Muito obrigada!!!!!!

    Responder

    1. Olá Anna tudo bem?

      Que maravilha, parabéns!

      E muuuito obrigado pela mensagem e pelo carinho, são coisas assim que me motivam a continuar espalhando conhecimento a cada dia 🙂


  10. Olá Fabio! Parabéns pelo seu trabalho! Acompanho suas publicações e simplesmente adoro! Sucesso com sua nova empresa! Vc não pensa em abrir uma empresa imobiliária aí na Itália, apenas para aluguel de imóveis para interessados em reconhecimento da cidadania italiana, com aluguel apenas durante o processo? De todo o processo essa é a minha maior preocupação!
    Muito obrigada!
    Abraços.

    Responder

    1. Olá Valeria, eu não penso não, pois nosso foco é outro e as coisas não são tão fáceis quando o assunto é aluguel de imóveis para cidadãos estrangeiros. Abraços


  11. Olá Fábio! Primeiramente, meus parabéns pelo trabalho, tem me ajudado muito, melhor fonte de informações sobre a cidadania italiana.
    Estou me mudando para Itália com meu namorado que já possuí a cidadania italiana, vamos nos casar na Itália para que eu possa obter o permesso di soggionrno e posteriormente a cidadania através da minha família.
    Conforme li no seu post a respeito do casamento, é necessário que os documentos (certidão de nascimento e declaração de solteiro) sejam legalizados no consulado italiano no Brasil. Porém, estamos nos mudando para a Itália, e temo não conseguir o agendamento com o consulado a tempo. Existe alguma outra alternativa? Como por exemplo, legalizar esses documentos no consulado brasileiro em Milão?

    Fico no aguardo. Muito obrigada!!!

    Abraço!

    Responder

    1. Olá Mariana, documentos brasileiros podem ser legalizados apenas no Brasil, através do consulado italiano. Porém com a implantação das apostilas no Brasil, vocês poderão – a partir de agosto – apostilar estes documentos, que então poderão ser apresentados aqui na Italia, entendeu? Eu recomendo que aguardem as instruções definitivas sobre a convenção de Haia, ou então legalizem os documentos o quanto antes no consulado italiano. Abraços


    2. Ok Fábio, muito obrigada pelas informações!
      Abraços!


    3. Olá Fábio! Parabéns pelo aniversário do Guia e por seu mais novo empreendimento na Inglaterra!
      Notei que o consulado de Porto Alegre, por exemplo, não abriu mais nenhuma data para agendamentos consulares após o mês de Julho. Você sabe se isso é devido à implementação das Apostilas? Não foram divulgadas ainda mais informações oficiais sobre como elas serão feitas não é? Muito obrigada desde já, Laurie Guidobono!


    4. Olá Laurie tudo bem? Sim, os consulados também estão perdidos como nós, aguardando a publicação sobre como as coisas vão acontecer. Abraços


  12. Parabéns Fábio vc merece!
    Minha esposa e eu lemos e relemos o Guia! Estamos com planos de mudarmos para a Itália em 2017/2018! Com certeza o seu Guia nos deu um norte e nos poupou dinheiro por já sabermos como agir em várias situações quando pisarmos em definitivo na Itália!
    Só tenho a agradecer pelo seu trabalho!

    E que venha a 3° edição !!!

    Abração!

    Responder

  13. Parabens Fabio! Posso dizer que usufrui muito bem do Guia e dos Saga Books!!! Seu blog eh 100% e admiro muito seu trabalho e disposicao! Estou onde sempre sonhei estar, realizando meu processo e devo muito dessa conquista a voce. A ideia do Saga na Inglaterra eh otima! Com certeza vou estar presente por aqui pois estou pensando em fixar residencia por lah! Deus te abencoe sempre e sucesso!

    Responder

    1. Olá Diene tudo bem? Eu que tenho que agradecer pelo carinho e pelas palavras, que Deus abençoe muito a todos nós 🙂


  14. O trabalho que você faz tem muito valor, as pessoas pensam que guardar conhecimento para vender é um negócio, mas pessoas como você acreditam que o conhecimento deve ser compartilhado trazendo muito mais benefícios. Continue a sua Saga e você ajudou muito na minha Saga.

    Responder

  15. Fábio, você é o cara!!! Assisto tudo que posta e estou buscando meus documentos para ser cidadão italiano. E será em breve!!! Se Deus quiser!!!
    Quero deixar aqui minha gratidão a você, por tantas informações úteis que coloca a nossa disposição!
    Grande abraço! Espero conhecê-lo pessoalmente muito em breve!
    Itamar – Vitória_ES

    Responder

  16. Parabéns Fábio… acompanho a alguns muitos meses a saga e posso dizer que me ajudou muito, não somente nas questões da cidadania italiana, mas aumentando o meu conhecimento e me fazendo amar esse país que é a Itália. Espero muito em breve estar em solo italiano com o passaporte vermelhinho (agendamento no consulado para Janeiro/17) para uma viagem a turismo e quem sabe em um futuro próximo em definitivo. Só tenho a agradeço e desejar um futuro ainda mais brilhante para a Saga e para o Guia.

    Responder

  17. Querido Fábio. Seu trabalho é maravilhoso!!! Eu e minha família só temos a agradecer. Minha sogra sempre teve fortes ligações com a Itália e desde criança nutria o sonho ter a sua cidadania italiana reconhecida. No ano passado, aos 89 anos de idade, graças ao seu magnífico trabalho, ela finalmente conseguiu concretizar este desejo tão antigo. Eu até tirei uma foto dela com o documento italiano em mãos par compartilhar esta alegria com você, mas como ela ficou envergonhada eu acabei não enviando. kkk. Enfim… muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito obrigada de verdade!!!! Você é o cara!!

    Responder

    1. 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 Magda, não tenho palavras para descrever o quanto sou grato por ter contribuído – mesmo de longe – para a alegria da nonna 🙂


  18. Parabéns pela sua determinação! Muito obrigada pelo conteúdo que compartilha! 🙂 Bjos!

    Responder

  19. Fabio, acho que o link de compra está quebrado. Não está abrindo. Por favor, conferir.

    Obg.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *