Escola da Cidadania Italiana

É com imenso prazer que anuncio que está no ar oficialmente a Escola da Cidadania Italiana.

Depois de alguns meses de planejamento, produção e execução finalmente chegamos no dia D – O dia do lançamento!

Escola da Cidadania Italiana

OS 4 PILARES DA ESCOLA DA CIDADANIA ITALIANA

Nossa escola foi criada levando em consideração 4 partes importantes:

  1. Cursos em Vídeo Aulas;
  2. Treinamentos Periódicos Ao Vivo Comigo;
  3. Recursos (Formulários, Leis e Circulares, Scripts e Roteiros, etc);
  4. Comunidade de Membros

Cada um destes pilares foi pensado para trazer a melhor experiência possível a todos que queiram obter o tão sonhado reconhecimento da cidadania italiana.

Muita gente sempre me pediu para gravar aulas em vídeo, e pensei:

– Nada melhor do que gravar uma vídeo aula dentro de uma plataforma específica, com possibilidade do aluno baixar materiais de apoio e conhecer o meu próprio método de ensino.

Outro pedido recorrente que sempre recebi foi em relação a criação de um fórum de discussão.

Muita gente gostaria de poder trocar ideias com outros membros, compartilhar experiências, divulgar seus resultados, metas e objetivos.

Agora tudo isso é possível 🙂

Outra ferramenta que resolvi incluir nesta nova plataforma são os treinamentos periódicos ao vivo.

Ao menos duas vezes por mês, farei um webinário (hangout) com todos os alunos inscritos, que enviarão previamente suas dúvidas para que no dia do encontro eu possa respondê-las.

Com isso conseguirei ajudar a todos a tirar as dúvidas e manter a sequência correta de procedimentos que devem ser realizados.

QUER SABER MAIS?

Enfim queridos leitores, estas são apenas algumas das vantagens que criamos neste nosso novo projeto.

Lá dentro tem muito mais coisas, e claro que estou extremamente motivado e feliz em finalmente poder compartilhar isso com todos vocês.

Para não correr o risco de antecipar mais nenhuma surpresa, clique no link abaixo para conhecer melhor as vantagens e benefícios que você terá ao se tornar aluno da nossa Escola da Cidadania Italiana:

www.escoladacidadaniaitaliana.com

Um grande abraço e bons estudos 🙂

ATUALIZAÇÃO: A ECI no ano de 2021 deu lugar à JCI – Jornada da Cidadania Italiana 🙂

ATUALIZAÇÃO II: A ECI voltou em 2023, em sua nova versão, deixando pra trás a ECI – Escola da Cidadania Italiana 🙂

28 Comentários



  1. Fábio, como vai?
    Quando você vai iniciar outro curso de Buacas de Certidões?

    Responder

  2. Olá, Fábio!

    Tenho toda a documentação em mãos, inclusive a certidão de nascimento original italiana do antenato. Gostaria da análise dos documentos para verificar se precisa de algum ajuste. Qual o valor desse serviço?

    Responder

  3. Carissimo Fabio.
    Ontem participei da tua Live sobre entrada na Itália, a qual venho acompanhando pois já estava com as malas prontas quando tudo fechou em março. Já havia contactado o consulado e me informaram que cidadão Italiano pode entrar. Hoje acessei
    o ministero degli affari esteri
    (httpss://www.esteri.it/mae/it/ministero/normativaonline/decreto-iorestoacasa-domande-frequenti/focus-cittadini-italiani-in-rientro-dall-estero-e-cittadini-stranieri-in-italia.html#.XvMsP0lZqG4.twitter) e fica claro que cidadãos da UE tem livre acesso devendo ficar por 14 dias em quarentena dependendo do país de origem.
    Un saluto

    Bertini Fabio

    Responder

  4. Oi Fábio! Li seu livro da cidadania e achei incrivel!! PARABENS!!!

    Estou com 2 dúvidas, talvez vc consiga me ajudar: Pode entrar com o processo no Brasil o pai e o filho juntos, tendo somente 1 cópia de toda a documentação? Ou tem que tirar 2 cópias, traduzir e autenticar tudo em duplicidade?
    Outra coisa, se for fazer o processo pelo Brasil, começa pela parte de juntar os documentos? Pq na hora que faz o pedido são 10 anos para eles verem os documentos, eles não caducam?? Teria que tirar novamente?

    Obrigada
    Stella.

    Responder

  5. Oi Fábio. Muito obrigado pelas instruções. Mas eu estou com uma duvida. Eu enviei um email para o Comune di Lanciano (solicitando a certidão de nascimento do meu antenato), no entando eu recebi um email automático e com um protocolo. Você sabe o que significa ?

    Messaggio di posta certificata
    Il giorno 04/01/2017 alle ore 08:25:39 (+0100) il messaggio “Notifica avvenuta registrazione protocollo n. 669 del 04-01-2017 – Richiesta estratto di nascita di Antonino Carinci” è stato inviato da “[email protected]” indirizzato a:
    [email protected]
    Il messaggio originale è incluso in allegato.
    Identificativo messaggio: 76A1CBBC.00891309.685E7CA7.374BB01D.posta-certificata@legalmail.it
    L’allegato daticert.xml contiene informazioni di servizio sulla trasmissione.
    Certified email message
    On 04/01/2017 at 08:25:39 (+0100) the message “Notifica avvenuta registrazione protocollo n. 669 del 04-01-2017 – Richiesta estratto di nascita di Antonino Carinci” was sent by “[email protected]” and addressed to:
    [email protected]
    The original message is attached.
    Message ID: 76A1CBBC.00891309.685E7CA7.374BB01D.posta-certificata@legalmail.it
    The daticert.xml attachment contains service information on the transmission

    Obrigado pela atenção

    Responder

  6. Olá Fabio, estou tentando entrar em contato com você mais não estou conseguindo. Tenho algumas duvidas a tirar e queria que desse olhada em alguns documentos meus, me mande seu email?
    O meu é: [email protected]
    Conversamos por la. Abraço!

    Responder

  7. Caro Fabio, não entendi bem o site “Escola da Cidadania ” tenho documentos para serem analisados e não sei se para issso tenho que me associar?. Te encaminhei email a respeito e não obtive resposta, por favor me esclareça um pouco mais. Grato

    Responder

    1. Olá Umberto sim, a Escola é uma área de membros, onde eu tenho uma proximidade maior com os alunos, analisando os documentos, dando dicas e trocando experiências diárias no nosso fórum de discussão. Caso tenha interesse faça a sua matrícula: http://www.escoladacidadaniaitaliana.com Abraços


  8. Os vídeos das Escola da Cidadania ou no youtube são como séries da NetFlix, é impossível assistir apenas um capítulo, ficamos curiosos e sedentos para assistir mais um e mais um e só mais um, hehe… Parabéns e obrigado ao Fábio por dispor todo este conteúdo e conhecimento, feitos de uma maneira muito profissional e sem deixar de lado a atenção a todos ! Nota 10 !

    Responder

  9. Boa noite Fábio!
    Primeiramente, parabéns pelo Minha Saga.
    Eu li no artigo ‘Contato’ sobre o sucesso de vocês na questão das Vagas Físicas (que foram todas ocupadas).
    Você saberia me dizer onde posso encontrar mais informações sobre possíveis vagas ativas para o segundo semestre de 2017?
    Na proxima semana ja farei minha inscrição na Escola Online!
    Ainda estou apostilando os documentos…
    Muitíssimo obrigada e parabéns!
    Anelisa.

    Responder

  10. Olá Fabio, boa noite!
    Estou visitando o blog pela primeira vez, e achei extremamente instrutivo e organizado. Meus parabéns!
    Fiquei somente com duas dúvidas… Se puder saná-las, agradeceria imensamente!
    1) Em seu post sobre a obtenção da carta d’identità em visitas breves à Itália, não entendi claramente se esse documento fica pronto de imediato, ou se há algum prazo para a entrega deste ao solicitante (e, se há prazo, de quanto seria?);
    2) É possível, do mesmo modo que se obtém a carta d’identità junto ao comune onde estou registrada no AIRE, obter a tessera sanitaria? Se sim, qual o prazo de entrega desse documento ao solicitante?
    Desde já, agradeço imensamente!

    Responder

    1. Olá Nicole tudo bem?

      Seja vem vinda 🙂

      A CI fica sim pronta na hora, basta apresentar as fotos e efetuar o pagamento.

      Já em relação a tessera não, pois ela é um documento emitido apenas aos cidadãos residentes na Italia.

      Abraços


  11. Oi Fabio,
    recebi uma informação que os documentos legalizados em consulado serão aceitos no comuns ate este mês de Setembro, que a partir de outubro aceitarão apenas apostilados, isso procede? Obrigada.

    Responder

  12. Olá Fábio, boa tarde! Estamos aguardando a chegada da NR no Comune, mas ficamos sabendo que a pior parte é na hora da transcrição das certidões – está demorando MUITO neste comune. PERGUNTA: Existe um prazo legal para a transcrição dos documentos no Comune? Grato e abraços!

    Responder

    1. Obrigado pela resposta Fábio. A NR de um conhecido nosso chegou no dia 04/08, foi lida pelo oficial em 11/08, recebeu a declaração do sindaco que é cidadão italiano, tirou os docs (passaporto e ID) porém, o foi dito que a transcrição será feita somente em dezembro (!!). Ninguém conseguiu o estratto dell’atto di nascita. A justificativa é que tem muitas pessoas que fizeram a cidadania no comune e estão na “fila da transcrição”.


    2. Olá Carlos qual o comune? Nunca ouvi falar de um comune que demore tanto para transcrever os documentos!


    3. Fábio, o comune de Mantova (MN). Ocorreu acredito por má gestão de assessores e por requerentes que devem ter feito desaforos ao oficial… Uma pena, mas está de lascar. Ouvi dizer que o cara era um grande profissional mas por desacatos de clientes de alguns a$$e$$ores, resolveu endurecer até diminuir o fluxo de requerentes. Tem gente saindo com os documentos (passaporto e CI) mas sem as transcrições das certidões. Você saberia dizer se existe alguma lei que regimente a transcrição? Eu pesquisei na ANUSCA mas encontrei apenas informações sobre COMO os oficiais devem proceder, mas nunca prazos… Obrigado pela atenção!


  13. Parabens pelo novo site Fabio, com certeza vai ajudar muita gente no processo.

    Ja tenho minha cidadania mas agora preciso do meu stratto de matrimonio apostilado para um processo na espanha.

    Minha pergunta é: para apostilar na Italia eu preciso da marca de bollo?

    Muito obrigado!

    Abs

    Responder

    1. Olá Diego é mais fácil pegar o documento em formato plurilingue, assim você pode apresentá-lo na Espanha sem ter que apostila-lo 😉


  14. Olá Fabio, as certidões, bem como traduções tem validade de quanto tempo pra poder dar entrada no comune? e com a Apostila de Haia, esse prazo muda?

    Responder

  15. Boa noite Fábio, estou com uma dúvida, depois de muitos anos de pesquisa consegui todas as certidões dos meus antenati no início de 2015, gostaria de saber se todas as certidões emitidas na Itália tem que ser atualizadas para dar entrada no processo, pois nelas está escrito que valem por seis meses. Tentei pedir outras no Ufficio di Stato Civile na Comune em que meus antenati viveram mas até agora não obtive sucesso. Nenhuma resposta. Se puder esclarecer essa dúvida agradeço desde já!!

    Responder

  16. Fábio, boa noite
    Tenho uma dúvida. Após deixar os documentos na comune e fazer todo o processo da cidadania, tem como eu tirar os documentos da comune? Ou seja, levá-los comigo?

    Obrigada,

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *