Dia de Santo Stefano na Italia

“O martírio de Santo Stefano (Estevão) é o exemplo de amor que não se arrende à violência. É a base de sustentação aos cristãos que sofrem pela fé”

Estas palavras foram ditas pelo Papa Benedetto XVI na manhã de hoje, enquanto recitava o Angelus na Piazza di San Pietro aos milhares de fiéis que o acompanhavam debaixo da fina chuva que caia.

Stéfano foi o primeiro dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos de Jesus para que os ajudasse a divulgar os mistérios da fé cristã!

Foi apedrejado até a morte em 36 d.C. exatamente por pregar os ensinamentos de Cristo, na presença do perseguidor de cristãos Paulo de Tarso (que depois seria convertido ao cristianismo também).

A celebração litúrgica de Santo Stefano é comemorada no dia 26 de dezembro – logo após o Natal – pela importância dele no cristianismo, considerado o mais próximo no percurso terreno de Jesus.

O martírio de Stefano pode ser lido nos Atos dos apóstolos, onde podemos ver no versículo 59:

“E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.”

Segundo a tradição, no ano 415 um sacerdote chamado Luciano teria sonhado com um anjo que lhe dizia onde estava enterrado o corpo de Stefano, nas proximidades de Jerusalém.

O corpo foi achado e transportado para Jerusalém, onde mais tarde seria levado à Roma, e hoje sua tumba encontra-se sob o altar da Basílica di San Lorenzo fuori le mura.

O dia de Santo Stefano também é festejado na Áustria, Alemanha, Irlanda, Dinamarca, Catalunha, Croácia e Romênia.

O dia 26 de dezembro comemora-se como o Natal: em casa com a família!

Alguns comunes organizam shows para as crianças, concertos de músicas natalinas entre outras manifestações – o importante é recordar a perseverança, o amor e a paz entre todos.

Buon Santo Stefano a tutti voi!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *