Ferragosto | Explicações Gerais

Resolvi reescrever este artigo explicando a todos vocês o que significa o nosso querido Ferragosto.

Geralmente no mundo da cidadania, este termo significa “ferrou, meu processo vai atrasar” e infelizmente na maioria das vezes isso é verdade, ao longo deste artigo veremos melhor os motivos.

FERRAGOSTO: SAGRADO E PROFANO

Como em muitas outras ocasiões, o feriado de Ferragosto tem seu lado religioso, mas também tem a bagunça por trás disso.

No primeiro caso, o dia 15 de agosto é a festa católica que festeja a Assunzione di Maria – episódio que retrata a assunção do corpo de Maria depois que ela completou a sua missão na terra.

Já em relação a comemoração pagã, reza a lenda que a palavra Ferragosto deriva de Feriae Augusti = repouso de Agosto proveniente de uma festa que o imperador Augusto instituiu em 18 a.C. e que designava o fim dos trabalhos agrícolas.

OS ÚLTIMOS DIAS DO VERÃO NA ITALIA

Atualmente o Ferragosto serve para definir o fim das férias aqui na Itália.

Muitos podem não saber mas o ano escolar começa em setembro e termina em meados de junho – com isso as férias oficiais do povo italiano se dá nos meses de julho e agosto!

Não por acaso, nestes meses é muito comum bater perna por qualquer cidade e encontrar muitos negócios fechados:

ferragosto

O QUE ISSO PODE PREJUDICAR O MEU PROCESSO?

Ao contrário do que muita gente pensa, nenhum órgão público fecha as portas durante as férias.

O que pode acontecer é o seguinte: se num determinado setor existem dois funcionários, um deles sairá por 15 dias em férias e quando retornar o outro sairá – e é aqui que pode complicar o seu processo!

Se você está realizando o processo sozinho, em um comune pequeno pode ser que tenha que aguardar algumas semanas para que o funcionário retorne e consiga se reencontrar no meio de tanto trabalho…

Claro que se você contratou uma empresa ou profissional competente, ele já saberá de antemão quais os períodos que o oficial sairá de férias e com isso terá já organizado as etapas de seu processo de forma a não prejudicá-lo e nem fazer perdê-lo tempo à toa.

TRADIÇÕES DE FERRAGOSTO

O povo europeu – em especial o italiano – não pode ver sol que se transforma literalmente em lagartixas ambulantes!

E juro que não estou exagerando – basta sair um solzinho e o povo vai tentar se bronzear da forma que for possível:

ferragosto

Sem contar que Ferragosto é sinônimo de curtição e descontração – muita festa, muita alegria e principalmente, claro, muita comida rsrsrs.

Assim como na Pasquetta no Ferragosto os italianos também fazem a tradicional grigliata, que nada mais è do que o nosso churrasquinho!

Acredito que o Ferragosto é a única data em que fazer churrasco na praia é permitido, ou pelo menos tolerado pelos vigiles rsrs

É muito comum ver o pessoal jogado pelas praias, com bebidas, comidas e a tradicional fogueira:

ferragosto

ATENÇÃO – Mesmo que tolerado em muitos comunes, fazer fogueiras na areia é proibido por lei – então não me vai botar fogo em Roma e depois querer se justificar às autoridades dizendo que viu no blog do Saga que era permitido rsrsrsrs

Claro que comida também não poderia faltar – uma das tradições do feriado é almoçar e/ou jantar em algum restaurante.

A maioria deles fazem uma promoção especial para a data, chamada de Pranzo di Ferragosto (almoço) ou Cenone di Ferragosto (jantar) – onde geralmente fazem um menu com preço fixo, vejam alguns exemplos:

ferragosto

ferragosto

ferragosto

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se você estiver aqui na Italia e tiver a oportunidade de almoçar ou jantar num estabelecimento na praia, não pense duas vezes e tente reservar com antecedência, com certeza não irá se arrepender!

Se quiser saber mais sobre o bagno italiano – como este que estive há algumas semanas:

ferragosto

Basta clicar aqui para ir ao artigo 😉

10 Comentários


  1. Buongiorno Fábio!
    Dúvida: os vigiles trabalham nos feriados nacionais? Desde já agradeço sua atenção e o parabenizo pelo excelente material produzido.

    Responder

    1. Ciao Fernanda, trabalham sim. Porém a visita dele vai depender do que você vai indicar no momento do pedido de residência.


  2. Olá Gerson tudo bem?

    Procure aqui mesmo no blog o artigo sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo, infelizmente a Italia ainda não os reconhece. Abs

    Responder

  3. saga o ferragosto de palermo foi maravilhoso…estou aqui fazendo minha cidadania seguindo suas dicas e muitas coisas aqui foram muito rapidas, principalmente que aqui tem pessoas responsaveis somente por cidadania na comune (tanto stato civile como anagrafe), muitos deles muitos gentis em dar informações e tratam bem realmente

    Responder

  4. Ola Luana tudo bem?

    A maioria dos comunes oferecem cursos de italiano para estrangeiros – e a grande maioria nao è gratuito, pelo menos uma pequena taxa deve ser paga, porém è pequena. Porém nao aconselho, pois nestes cursos geralmente por serem quase gratuitos nao sao organizados e na grande maioria das vezes os alunos sao mesclados em niveis diferentes, dificultando o aprendizado.

    Em relaçao a ajuda financeira, nenhum pais do mundo dà ajuda financeira a um cidadao que jamais efetuou algum tipo de contribuiçao – seria um contra-senso.

    Abraços

    Responder

  5. Olá Fábio tudo bem?
    Primeiramente gostaria de parabeniza lo pelo excelente trabalho.

    Tenho umas duvidas e gostaria de saber se pode ajudar

    Tirei minha cidadania italiana ha pouco tempo e vim morar na Irlanda pois como falo ingles, pensei ser mais facil para arrumar trabalho, mas me apaixonei pela Italia.
    Vc saberia dizer se ha cursos gratuitos de italiano para estrangeiros e se a Italia me daria alguma ajuda financeira ateh eu arrumar um emprego se eu me mudasse para a Italia_

    Desde ja agradeço
    Luana

    Responder

  6. Sim, o CDAM è gratuito e serve como seguro-saude, conforme explicado no artigo especifico sobre ele. Recomendo que voce leia aquele artigo pois responde as suas dùvidas, ok?

    Abraços

    Responder

  7. Olá Fábio,

    Com relação ao seguro-saúde para “acessar” a Itália, vc aconselha o CDAM? Caso a pessoa não esteja empregada regularmente com carteira assinada (exigência para o CDAM), vc têm alguma outra alternativa de seguro?
    Será que demora muito para ficar pronto o CDAM?

    Corro o risco muito grande, se eu viajar sem seguro algum??

    Agradeço.
    MAuricio

    Responder

  8. MUITO OBRIGADO, FOI MUITO ESCLARECEDOR, FIQUE COM DEUS.

    TUDO DE BOM…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *