Finalmente o encontro tão esperado com a Barbara Bueno do Brasil na Italia

Ciao a tutti!

Este último final de semana foi muito especial, pois além de ter participado pela primeira vez do Winetown (que vocês vão saber tudinho em breve) ainda tive o prazer de finalmente conhecer a Barbara do Brasil na Italia

MINHA HISTÓRIA COM O BLOG BRASIL NA ITALIA

Não me lembro qual foi a primeira vez que acessei o blog da Barbara, porém posso dizer com certeza qual foi o primeiro email que trocamos: no dia 30 de novembro de 2008

Eu tinha lido um artigo que ela escreveu sobre as diferenças culturais entre o Brasil e a Italia.

Imediatamente escrevi a ela perguntando se eu poderia utilizar algumas partes do que ela tinha escrito para então contar a minha visão sobre o assunto, e foi a primeira vez que “marcamos de nos encontrar” – EM NOVEMBRO DE 2008!!!

Em 2009 trocamos outros emails sobre cidadania italiana e uma coisa engraçada é que naquela época ninguém sabia que ela se chamava Barbara – ou era Bia, Bin ou apenas Brasil 🙂

Ainda em 2009 ela me deu o Prêmio Dardos como reconhecimento pelo nosso blog, e que imediatamente passei pra frente, indicando os blogs que eu adorava naquele momento, inclusive reenviando o prêmio pro próprio Brasil na Italia!

Em 2011 ganhei outro prêmio dela, desta vez entrando para a lista dos seus blogs preferidos!

No ano passado, quando pensei em criar a sessão Brasileiros na Italia, contando casos de sucessos de brasileiros aqui, ela foi exatamente a primeira pessoa que eu pensei em entrevistar, tanto é que ela participou logo no início, como vocês podem conferir aqui.

E vejam que coisa engraçada: trocávamos emails, comentávamos um no blog do outro, nas fotos no facebook, nas redes sociais e blogosfera de forma geral, vivemos na mesma região na Italia e simplesmente nunca havíamos tido a oportunidade de nos conhecer!

FINALMENTE O ENCONTRO “AO VIVO E A CORES”

No início deste ano, envergonhado depois de tantos anos nesse “chove não molha” resolvi escrever a ela e então combinamos de nos encontrar em Firenze.

A ideia não poderia ser melhor: nos encontraríamos durante o Winetown – famosa festa de vinhos e que ela já era ‘habitué’, pois há anos participa cobrindo o evento para o Brasil na Italia.

E eis que finalmente deu certo, óia a gente juntos:

Barbara Bueno do Brasil na Italia

O objetivo do nosso encontro, além de nos conhecermos pessoalmente era também de realizarmos uma espécie de entrevista dupla – cada um entrevistaria o outro e no final ambos publicaríamos em nossos respectivos espaços, com o único critério: sem nada planejado, de forma completamente casual e no improviso, para ser mais divertido!

Pois bem: passamos a tarde juntos papeando, trocando figurinhas, experiências e no final do dia, ela me pergunta: e então?

Como é que vamos fazer essa tal entrevista?

-Boh, sei lá! foi minha resposta rs

O BATE-PAPO ENTRE UM VINHO E OUTRO

Barbara Bueno nasceu na cidade da garoa e há aproximadamente 8 anos veio a Italia em busca das sua origens: seu antenato italiano era da província de Ancona, na região de Marche.

Escolheu a belíssima cidade de Firenze por ser o berço do renascimento, porém uma curiosidade: ao desembarcar tinha apenas a reserva de uma noite de hotel e nada mais.

Ao nos mudarmos para outro pais, temos que absorver aquela nova cultura, descobrir novos caminhos, ultrapassar as barreiras que com certeza existirão, enfim temos que nos reinventar” conta.

Mas garante que após a fase de adaptação – que segundo ela pode levar em torno de um ano e meio – os primeiros resultados começam a aparecer e a vida começa a tomar o seu rumo.

E não foi por acaso que o Brasil na Italia surgiu exatamente depois de dois anos morando aqui na Italia, exatamente para preencher uma lacuna, já que era muito difícil naquela época encontrar informações de qualidade sobre a Italia para o público brasileiro.

Jornalista de profissão, não demorou muito para que o seu blog se tornasse referência a todos os brasileiros que procuravam informações sobre a Italia, com seus textos bem humorados e cheios de detalhes sobre os mais variados assuntos.

No mesmo espaço é possível encontrar dicas de viagens, descobrir como é a vida cotidiana na Italia, reflexões entre a Italia e o Brasil, dicas de compras, como evitar a burocracia, dicas de museus, eventos e mais um bocado de coisas que somente ela consegue reunir de forma tão simples e organizada!

AGRADECIMENTO

Não poderia terminar este artigo sem agradecer a Barbara pela riquíssima troca de experiências que ela me proporcionou.

Eu acho sensacional conhecer pessoas que tiveram coragem de mudar radicalmente de vida, enfrentar os obstáculos e vencer!

Pois independente das nossas escolhas e do resultado das mesmas, sair do Brasil, viajar para outro pais, conhecer novas culturas é talvez a experiência mais rica e importante que alguém pode ter, pois isso faz com que ampliemos os nossos horizontes e nos tornemos pessoas melhores!

Apenas como leitor do Brasil na Italia eu já sabia que tinha muito a ver com quem o escrevia – agora conhecendo-a pessoalmente posso afirmar com toda certeza como é imensa a quantidade de ideias e pensamentos que compartilhamos e dividimos.

Sem contar que conhecer alguém do mundo ‘virtual’ também é divertidíssimo.

Certa vez uma leitora da Saga que eu tinha acabado de conhecer, ao mesmo tempo que me abraçava dizia:

Caramba, você existe mesmo, não é uma figurinha que só existe na internet rs

Agora eu também posso dizer:

Caramba, a Barbara também existe em carne e osso, não é só uma figurinha que existe na internet 😉

E não deixem de clicar aqui para ler a versão dela sobre o nosso encontro!

2 Comentários


  1. Oi Fabio,
    Gostei muito do nosso encontro. Que a gente possa repetir outras vezes. Um abraço para você e para a Luciana!
    Babi

    Responder

  2. Show! Parabéns a ambos pela determinação e luta de mudarem radicalmente suas vidas!

    Fabio, se Deus quiser em Novembro chega a minha vez de me juntar ao time de vocês.

    Abraços e até logo

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *