Fonte de notícias sobre a Itália

Alguns leitores ficaram chateados quando parei de gravar nossos programas semanais de áudio, onde eu dava informações e passava as notícias da semana aqui na Itália.

A verdade é que além da falta de tempo, os ouvintes eram poucos – o que me levou a crer que este formato de transmissão não era necessariamente o que nossos leitores procuravam.

Por exemplo depois de uma semana no ar, enquanto um programa tinha somente 100 ouvintes, um vídeo no youtube já superava 1.000 visualizações.

Este foi também o motivo que eu parei com as nossas aulas de italiano às quartas-feiras, lembram delas?

Como eu tinha um baita trabalho em preparar as aulas, separar os materiais e após publicar não havia um retorno bacana em relação aos comentários, acabei descontinuando a idéia – claro sem receber alguns puxões de orelha de quem estava acompanhando as aulas regularmente (desculpa Cleo) rsrsrs

FONTE DE NOTÍCIAS SOBRE A ITÁLIA EM PORTUGUÊS

Por isso hoje quero trazer a vocês um site italiano que há algum tempo abriu a sua “filial” no Brasil e com eles vocês poderão acompanhar o que anda rolando aqui na bota – e melhor: na língua portuguesa!

Estou falando do Ansa Brasil:

Fonte de notícias sobre a Itália

A Ansa Brasil é o braço tupiniquim da Ansa.it – uma das maiores agências italianas de notícias (estilo Reuters).

Uma das coisas mais interessantes do formato brasileiro é que eles mesclam tanto notícias daqui na Italia, quanto notícias do Brasil e pelo menos até agora percebi que a pauta deles é beeeem melhor do que nossos conhecidos portais UOL e Globo.com.

Outra coisa que eu achei bacana é a possibilidade de seguir as notícias Ansa Brasil no Twitter e também no Facebook, quem me dera se na época em que eu comecei a me preparar para vir a Italia em 2006 já tivesse notícias em português.

Me lembro que de vez em quando (bem em quando) eu ir até uma banca de jornais na Av. Paulista em SP e comprava o único jornal italiano vendido no Brasil na época, que era o Corriere della Sera.

Porém existiam dois problemas:

1 – meu italiano ainda era péssimo e eu não entendia bulufas que estava escrito ali, principalmente nas matérias sobre política (pra mim parecia que 99% do jornal era só sobre política kkkk)

2 – Custava absurdamente caro, se bem me lembro pagava em cada exemplar algo tipo quinze ou vinte reais, pois como era “importado” meio que convertiam o valor do euro, um absurdo!

Então hoje vocês não precisam passar pelos mesmos sufocos e perrengues que eu passei – basta entrar no site da Ansa Brasil e ler o que anda acontecendo por aqui, no conforto do seu lar 🙂

Recomendo também que treinem a língua italiana acessando a versão daqui e recomendo ainda que acessem também outros dois portais de notícias bem bacanas também: o Reuters edição italiana e a ADNKronos, que compete diretamente com a Ansa como portal de notícias, ok?

Para acessar estes sites basta clicar no nome de cada um deles, que abrirá uma nova janela que te levará diretamente a eles, ok?

A propósito: você gostaria que eu voltasse a gravar podcasts (programas de áudio) semanais compartilhando notícias ou ainda falando sobre cidadania italiana? 

Se sim, deixe aqui embaixo o seu comentário, que eu posso pensar no assunto 🙂

61 Comentários


  1. Olá Fabio, tudo bem? Eu adoro podcast (principalmente se for no programa nativo do iOS ou Spotify). Assino diversos e ouço com muita frequência. Aproveito para ouvir nos deslocamentos ou antes de dormir, por exemplo. Com certeza ouviria, já que seu conteúdo também é excelente e completo. Aulas de italiano… participaria com certeza também, principalmente se for em horário acessível para mim. Aproveito para sugerir um webinar ou um hangout com inscrições limitadas, por exemplo. Sucesso!

    Responder

  2. Ola Fabio !!! To parado na primeira aula… Como faço para ter certidão com nome dos pais do antenato? Ajude por favor!!! A certidão foi emitida na Italia sem o nome dos pais!!!

    Responder

  3. Oi Fabio! Vc conhece o Wired Italia? É um site/facebook de notícias diversas. Também muito bacana!

    Responder

  4. Adoraria que você voltasse com podcasts, acho uma fonte prática e segura de informação.

    Responder

  5. Boa tarde!!
    Eu adoraria que tu fizesse os vídeos, no meu caso TUDO que diz respeito á Itália me interessa.

    Responder

  6. Fabio, você pra mim é a fonte mais segura, organizada e quem tem me ajudado a ter um norte pra obter minha cidadania italiana… Continue sim!

    Responder

  7. Você me ajudou muito com a “saga” em breve vou entregar minha documentação no consulado italiano aqui no Brasil.Acho que seu trabalho é maravilhoso espero que continue.

    Responder

  8. Fábio, há poucos meses me cadstrei…porém tenho lido muito e aproveitado suas informações; mantenha sim !
    Abraços, muita saúde 🙂

    Responder

  9. Fabio tudo bom! Poderia fazer um vídeo falando sobre se documento brasileiro de curia de um dos familiares vale para a cidadania Italiana? Tem uma situação aqui no Brasil onde um dos ovós da pessoa foi registrado na curia aqui do Brasil e não no cartório. Mas o antenato desta pessoa tem certidão normal, esta ai na Italia, o que aconteceu é que o antenato registrou o filho que nasceu em uma curia aqui no Brasil quando chegou da italia para o campo e teve seu primeiro filho aqui no Brasil. Segundo alguns acessaristas, este documento de curia de nascimento de uns dos avós não vale para a emissão da cidadania, mas esta historia esta muito mau contada. abraço

    Responder

  10. Olá Fábio,

    gostaria sim, principalmente sobre o processo de cidadania no consulado em São Paulo.
    Tenho dúvidas, por exemplo, caso o consulado mande retificar os documentos, saberia qual o prazo que eles costumam dar? Tive a orientação de um vice-consulado para não retificar os documentos e deixar o consulado indicar o que precisa ser corrigido. Não sei se alguém já fez a cidadania pelo consulado de São Paulo e puder compartilhar a experiência.
    Obrigado,
    Abraço,
    Fagner

    Responder

  11. Fabio,
    Estou fazendo o CB2 e muito interessada em aulas de italiano. Aguardando as novidades nesta área!
    Abraços!

    Responder

  12. Grande Fábio! Sou suspeito para pedir, pois consumo tudo que vc lança, inclusive estou matriculado no seu curso atual. Claro! Que vc tenha muita saúde (e algum tempo) para continuar nos municiando com as informações úteis que sempre partilha!Arrivederci!

    Responder

  13. Buongiorno, Fabio!

    Tudo que você tem feito, creio que tem contribuído muito para nós. É importante que continue nos ajudar.

    Responder

  14. eu acho que não cheguei a ter conhecimento desses áudios. Recebia suas orientações via e-mail, seja em vídeos ou textos. Olha que faz tempo que recebo coisas do MInha Saga. Certa de uns 8 anos pelo menos..

    Responder

  15. Fabio, buon giorno amico.
    Eu amei suas dicas e já recebi em casa o documento do meu antenato via e-mail e via correios.
    Agradeço pelas suas informações. Pode continuar os vídeos. um grande abraço meu amigo.
    Grazie Mille. Auguri.

    Responder

  16. Fabio, acho muito importante tudo isso que vc faz. Por favor nao pare. Quem dera qdo eu fiz a minha cidadania, ja houvesse td esta ajuda.

    Responder

  17. Sim Fabio, é sempre muito bom ouvir vc, nos informando, nos ensinando a desvendar esse caminho, que como vc, estamos trilhando. Estou me preparando pra ir em março e tudo que puder saber, irá me ajudar muito. Abraço e obrigada

    Responder

  18. Fala Fabio boa noite.
    Rapaz estava comentando de você para uma amiga e contando sua historia, ela ficou impressionada e ao invés de desistir da cidadania ela voltou a tomar forças e tentar por um outro caminho.
    As coisas aqui no Brasil são muito complicadas, este ano se Deus quiser consigo terminar meu pé de meia e seguir os conselhos dos videos e do Sagabook que me ensinou muito.
    Parabéns pelo seu site e seu belo trabalho e não desista de nós.
    Um grande abraço.

    Responder

  19. uhul, podcasts já!rsrs
    me viro bastante com o Corriere, e agora com esses recursos só diminuirá o caminho para os sonhos!

    Responder

  20. Olá! Seria bem legal se voltasse. Além disso, fica aqui registrado o meu “obrigada” pelas preciosas informações.

    Responder

  21. Aulas de italiano??!! Nossa perdi algum e-mail… Eu não sabia que você estava proporcionando isso e adoraria participar!
    Sobre o podcast vou dizer que não prefiro, gosto mais de YouTube ou dos artigos escritos.

    Responder

  22. Fabio… Acredito que o Podcast deva voltar sim!! =D E obrigado pelos sites, irei acompanhar sim! =D

    Responder

  23. Devo confessar: acompanhava tudo, achava tudo interessantíssimo mas pela tal falta de tempo parei de acompanhar…sou a favor dos áudios, das aulas, de tudo…quanto à cidadania desanimei pois simplesmente não existe um único documento de meus avós e tudo o que soube foi que vieram da Calabria e ponto final…Aproveito para agradecer e dar os parabéns que nunca dei mas sempre desejei pelo excelente trabalho! Abbraccio!!!

    Responder

    1. Andreia nao desista. As minhas informaçoes eram a mesma que a tua. No consulado tem um archivio, consulta la tb. Eu encontrei uma carta endereçada a um dos meus tios avos e com isso consegui encontrar a certidao nascimento do meu bisavo.


    2. Bom dia meu querido!!!!!

      Poxa vida!!! Já acordei com uma ótima notícia me dando esperança novamente!
      Muito muito obrigada!!!!

      Continuarei te acompanhando!

      Abbraccione!

      Avanti!

      Andréa

      Em 27 de out de 2017 2:48 AM, “Disqus” escreveu:


  24. Estou em Milão agora e meu Super Hiper Mega SIM. Muito importante sua iniciativa.

    Responder

  25. Cara.. Sou suspeito pra falar, pois escuto muito. Podcast é uma das minhas mídias preferidas.
    Eu mesmo não sabia que você tinha podcast. Talvez tenha faltado um pouco mais de divulgação.
    Se você voltasse, eu escutaria com certeza.
    Abraços.

    Responder

  26. A ideia do podcast é ótima, pois consigo ouvir enquanto trabalho….

    Responder

  27. Fábio, uma dúvida: Já mandei 2 emails para a Comune de meu antenato pedindo a certidão ( tenho seu passaporte e certificado militar italiano) e até agora nem um Olá eu recebi. O que faço para conseguir essa certidão? Outro caminho? Grato

    Responder

  28. Sim ainda mais sabendo que as notícias serão dadas por quem tem credibilidade e comprometimento no que faz 👏👏👏👏

    Responder

  29. SUPER SIM !!!! Acho otimos seus videos e gostaria muito que você voltasse a grava-los e é uma pena que não tenha pegado a fase de vc ensinando italiano… iria amar!!! Muito obrigada por toda ajuda!!!

    Responder

  30. Oi Fábio. Primeiramente, quero te agradecer por toda a sua dedicação e comprometimento com este trabalho!! Vc, com certeza, é o “cara que faz a diferença”! Eu, meu marido e meu irmão somos fãs de carteirinha do seu canal e blog. Meu irmão está inscrito no seu curso em Dezembro e logo logo entrarei na escolinha, pq o plano Cidadania está a todo vapor para o ano que vem (2018). Se vc tiver disponibilidade, volte SIMMMMMMMMMM com os podcasts. Nós sentimos um vazio quando acabamos de assistir todos os seus vídeos :(, então seria DEMAIS poder escutar as suas dicas semanalmente :D. Um grande abraço e desejo que seu sucesso cresça infinitamente.

    Responder

  31. Caro Fabio
    Como estás/
    ​ Preciso de sua ajuda para duas coisas:
    ​1º
    ​Estou inscrito para o workshop de Dezembro de 2017, mas não me lembro para qual o dia. Podes me informar, por favor?​​​​
    ​2º
    Eu sou de 45, e o meu antenato​ é meu avô, nascido na Itália em 1887. Minha mãe é brasileira, de 1918. Já conversei rapidamente este assunto com você e você me disponibilizou um link para um advogado. Pois bem, minhas dúvida são:
    a) Tenho um primo, nascido em 1978, cuja mãe é irmã da minha, e nascida em 1939. Ele consegui tirar a cidadania sem precisar do advogado. Será que eu estou no primeiro ou segundo caso. É uma dúvida cruel que espero que me ajude.
    b) Esse advogado que você indicou fala português? Caso eu tenha que entrar com processo, preciso ter confiança na sua palavra e também negociar com ele algumas como ter confiança no trabalho dele.
    São dúvidas cruéis pois não sou rico, alías sou aposentado e fico inseguro em fazer um esforço monetário e correr o risco de por tudo a perder.
    Meu interesse é dar cidadania para meus filhos, ela com 33 e ele com 30. Eu preciso tirar a cidadania? para que eles tenham esse direito. Se eu não precisar, eles podem tirar a cidadania? Seria via judicial ou via moradia na Itália. Qual sua estimativa para se tirar a cidadania via consuldo italiano em S. Paulo?

    Grato pela ajuda.

    Responder

    1. Ola, Jacob
      Seus filhos maiores não precisam de vc para o reconhecimento da cidadania italiana. Já viu o Sagabook do Fabio? Se ainda não, baixe-o do blog, é excelente.
      Abraços
      Adriana


  32. Buongiorno
    Sim precisamos de mais explicações sobre como alugar um imovel,se deve ser alugada ainda aqui no Brasil ou não. É como fazer nesse caso
    São muitas dúvidas e há sempre alguma mudança né
    Um abraço
    Ci vediamo a São Paulo

    Responder

  33. Excelentes dicas. Obrigada! Uma pena seu curso de Italiano não ter prosseguido.

    Responder

    1. Olá Chrystina tudo bem?

      Fique ligada aqui no blog que em breve teremos novidades sobre curso de italiano 🙂


    2. Olá, Fabio!
      Fiquei apavorada em não entender nem o que você (brasileiro) falou no programa de TV. E olha que estou estudando online e presencial. Minha nossa!
      Aguardando suas novidades sobre o assunto… 😀


  34. Tudo bom Fábio,
    O bichinho te picou, agora vai ter até síndrome de abstinência.
    Moto é muito bom
    Abs

    Responder

  35. Hola, obrigado pela dica, estou me preparando para tramitar a cidadania na Italia e estou gostando muito do site, tem ótimas dicas e informaçoes.

    Responder

  36. Maravilha Fabio, já algum tempo penso e escrever perguntando sobre canais de comunicação da Itália, com os principais “portais” da net em italiano. Costumava ler o Corriere Della Sera e o La Stampa. Adorei o post !!!! Tem uma ideia qual o canal em língua italiana com maior número de acessos ??? Obrigado

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *