Fronteiras da Itália não estão fechadas!

Neste mês de maio de 2017, foi noticiado que o tratado de Schengen foi suspenso, devido à reunião dos chefes de Estado membros do G7.

Depois desta notícia, recebi muitas mensagens de pessoas preocupadas, dizendo que as fronteiras da Itália estão fechadas!

Para esclarecer, acabei de publicar um vídeo no nosso canal no Youtube, explicando melhor o que significa “suspensão do Schengen”.

Lá você entenderá que não existe nenhum tipo de fechamento ou restrição na entrada ou saída de pessoas, apenas um controle maior deste fluxo.

É importante também deixar claro que trata-se de uma medida temporária, a suspensão terminará no dia 30 de maio e após esta data, tudo voltará ao normal.

No vídeo também te convido a me seguir no Instagram, clique aqui para acessar o meu perfil por lá

Segue abaixo o vídeo:

23 Comentários


  1. Fabio…Primeiramente obrigada por tudo que ten feito por” Nós “Brasileiros humildes de conhecimentos…se não existisse você acho que muitos estariam gastando seu suado dinheirinho para informações falsas e enganosas….Mas Deus coloca pessoas em nossa vida para fazer a diferença…e você e Luciana são uma delas.
    Pergunta:O meu antenato (Bisavô) registrou no cartorio o “REGISTRO TARDIO ” do meu (Avô) isso é valida?Não consegui do Batismo por decreto algum.Nem em centros Mormon. tem validade esse registro de inteiro teor?

    Responder

  2. Queria saber como esta a situação dos nascidos durante a dominação austro-hungaro… Afinal de contas, são considerados italianos ou não??

    Responder

  3. alguém me ajudaria, por gentileza?
    Juro que pesquisei muito, mas não encontrei resposta definitiva.
    Tenho que ir para espanha agora em agosto e fui atrás de tirar meu passaporte italiano. O que ocorre é que aqui na minha cidade (fortaleza) a máquina de coletar digitais está quebrada, impossibilitando a emissão de passaporte.
    A pergunta é: Posso ir daqui do Brasil para espanha só com identidade italiana e passaporte brasileiro só com passagem de ida?
    Liguei inclusive para o consulado italiano e não souberem me responder. Liguei para a espanha e me disseram que não respondem por telefone, só email. Enviei email, mas ninguém responde.
    Nunca tirei passaporte europeu pq nunca havia precisado. =(

    Responder

    1. Você é brasileiro ou italiano?
      Não entendi a dificuldade. Sendo brasileiro, você pode entrar na Espanha ou países Schengen somente com seu passaporte brasileiro, não requer nem visto. Porque um passaporte italiano pra entrar na Espanha?


    2. Tenho as duas nacionalidades. Italiana e brasileira. Vou para morar. Com o passaporte brasileiro spode ficar apenas 3 meses como turista. Sem contar q com o passaporte italiano nao tem necessidade de passagem de volta, carta convite, seguro saúde ou reserva de hotel. De qualquer forma acabei indo ate recife para emitir meu passaporte italiano. Agora já está tudo OK graças a DEUS.


  4. Boa noite,

    Meu tataravô veio de Trento e nasceu em 1875, vi que este território foi da Áustria e tem algumas condições para conseguir a nacionalização.
    Vi que a Lei 379/2000 permitiu somente até 2010 para que pessoas deste local pudessem obter a cidadania italiana, porém também vi que está em discussão no parlamente italiano uma possível prorrogação.

    Poderia me informar algo sobre o assunto?

    Obrigado pela atenção.

    Responder

    1. Oi Filipe, estamos na mesma situação… o q o Fabio te respondeu??


  5. Olá fábio, tenho uma dúvida:

    Eu poderia, já sabendo o comune do meu antenato, me aproveitar de uma viagem (já com data de ida e volta) pra italia e fazer a busca do documento (estrato) na itália pra daí voltar ao brasil e correr atras de toda a documentação da linha genealogica?

    Responder

    1. Eu acredito que sim, não vejo porque não. Desde que você veja que existe a possibilidade de adquirir a cidadania italiana através da linhagem sanguínea até seu antenato…


  6. Boa tarde Fábio,
    Me chamo Jéssica, minha família está tentando obter a cidadania italiana através do meu bisavó, que nasceu na Itália, temos todos os documentos já em mãos, inclusive a certidão de nascimento original do nosso antenato.
    Porém, nos deparamos com uma dúvida quanto a documentação, conseguimos obter a CNN do nosso antenato, através do site do consulado italiano, nesse mês de maio mesmo, ou seja, atualizada e com isso verificamos que ele não teria se naturalizado, entretanto, notamos que em sua certidão de óbito consta que ele era eleitor, ficamos apreensivos com isso, pois sabemos que apenas cidadãos brasileiros poderiam votar, assim realizamos maiores buscas, inclusive no diário oficial, e não encontramos pedido e nem sinal de que ele poderia ter se naturalizado, estamos pensando que poderia ser um erro de comunicação na hora da declaração do óbito. Será que teremos problemas com isso? Você acha que precisamos retificar isso judicialmente, apresentando a CNN para confirmar que ele não teria se naturalizado? Ou será que não teremos problemas, eis que a CN deu realmente negativa.

    Obrigada pela atenção.

    Responder

  7. Fabio,
    Qual o jeito mais fácil de solicitar as certidões
    de interior teor fora do Brasil, estou tendo dificuldade de entrar em contato com os cartórios.
    Vi que tem uns sites, alguém sabe se funciona, se é muito mais caro e qual site vocês já usaram?
    Obrigada!

    Responder

  8. Bom dia Fábio já li bastante sobre reconhecimento de cidadania italiana mas ainda não encontrei nenhuma matéria que informe se o fato de seu parente italiano , no caso meu pai , possuir imóvel na Italia. Poderia indicar alguma leitura ????

    Responder

  9. Ei Fábio, tudo bem? Faz um vídeo sobre como será o processo agora que a cada dia prendem um assessor corrupto diferente. Li em um grupo de Facebook que vão estender o processo como um todo para 6 meses.
    Porque aí fica complicado, teríamos que dobrar nossa poupança, dobrar a atenção e ficar 6 meses sem podermos trabalhar 🙁

    Responder

    1. Oi Gabriela, 6 meses! Qual grupo?


  10. Fábio, procurei em vários lugares e não achei uma explicação.
    Na certidão do meu avô consta que o pai (italiano/meu bisavô) era brasileiro naturalizado, mas a certidão de naturalização dá negativa. Já ouviu isso?
    É ou não naturalizado?

    Responder

    1. Oi, aconteceu isso comigo: na certidão de óbito do meu bisavô consta que ele era naturalizado, porém eu fiz a certidão negativa de naturalização dele com todas as variantes dos seus nomes e nenhuma delas constou a naturalização. Além disso me foi explicado que era costume os cartórios colocarem, de ofício (automaticamente), a informação de que o estrangeiro já era naturalizado, independente de se procurar saber se realmente ele era ou não naturalizado. Aqui em Napoli, onde eu estou fazendo o processo de cidadania, a funcionária da prefeitura disse que não era para se preocupar com isso. O importante era fazer a certidão negativa de naturalização com todas as variantes do nome do antepassado, pois conta variantes se nome e sobrenome nas inúmeras certidões.


    2. Muito obrigada por responder, assim posso continuar com o processo. Você esta fazendo por conta ou assessoria?


    3. Os dois…rs. estou na casa de um amigo italiano que é policial aqui em Napoli. Então fica fácil. Qq coisa, querendo mais detalhes, faça contato comigo pelo facebook.


    4. Olá Giovanni, tivemos um problema parecido, nas certidões de óbito e de casamento do nosso antepassado consta que ele era eleitor, ficamos apreensivos com isso, pois sabemos que apenas cidadãos brasileiros poderiam votar, entretanto a CNN deu negativa.. Porém ainda estamos preocupados.
      Obrigada pela dica..


  11. Fábio, agora surgiu uma dúvida quanto aos efeitos desta suspensão para o encaminhamento da cidadania italiana. Olha só. Vou no dia 29 de maio para a Itália, via Portugal. Chego em Roma na tarde do dia 30 de maio. No dia seguinte irei à Questura para encaminhar a declaração de presença. A minha dúvida é: Preciso, mesmo assim, encaminhar a declaração de presença? Aguardo sua resposta.

    Responder

  12. Esse controle pode se dizer é tipo um pedágio… Ao invés de vc pagar, é simplesmente controlado a sua identificação… E caso vc seja um suspeito de terrorismo vc é barrado… Eu particularmente sou a favor de um controle assim em determinados períodos do ano e de forma aleatória, é uma forma de um controle e de melhora na segurança, pois é muito fácil vc cruzar toda a Europa de carro/ônibus/trem sem nenhum controle e/ou problema facilitando o movimento tanto de pessoas de bem quanto aquelas que fazem algum mal.

    Vale aquele ditado: – Quem não deve não deve temer, pois ainda se pode viajar sem ser barrado como vc disse no vídeo….

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *