Giorno della Memoria – Dia das vítimas do Holocausto

Ciao a tutti

Escrevi este artigo em 2014 e acho importante reproduzi-lo novamente, pois acredito que seja importantíssimo sempre recordar o que o homem foi capaz de fazer, pois só assim poderemos evitar que aconteça novamente…

giorno della memoria
Foto que tirei da entrada do prédio onde estão os fornos crematórios em Dachau, Alemanha

Pisa, 27 de janeiro de 2014

Como todas as manhãs, após ler os jornais e revistas italianos, aproveito também para entrar em alguns sites e portais brasileiros para saber o que está acontecendo em nosso país.

Hoje é um dia especial, pois é a GIORNATA DELLA MEMORIA. O que isso significa? Que no dia 27 de janeiro de cada ano, as pessoas celebram um enorme acontecimento que aconteceu para o bem da humanidade: o dia em que os portões do lager nazista de Auschwitz foram ao chão!

Instituído em 2005 pelas Nações Unidas, foi escolhido o dia 27 para recordar a invasão do campo de concentração pelas tropas soviéticas, quando então o mundo tomou conhecimento dos horrores do nazismo.

No ano passado eu e a Luciana estivemos pela primeira vez na Alemanha passando o natal e aproveitamos que estávamos em Munique para conhecer o campo de concentração de Dachau, que fica a poucos quilômetros de lá e foi o primeiro a ser construído pelos nazistas, servindo posteriormente de modelo para a construção de outros, como aquele de Auschwitz.

Monumento em Dachau: Nunca mais

O motivo de escrever este artigo, além de contar a vocês sobre o quanto é importante o dia de hoje para que jamais nos esqueçamos de tudo que aconteceu, é também para compartilhar a minha surpresa (pra usar um eufemismo) com os grandes portais brasileiros que omitiram completamente a notícia!!!

Hoje pela manhã era possível encontrar no UOL notícias sobre a porcaria do BBB 14, sobre o último capítulo da novela e outras notícias que não servem absolutamente pra nada.

Sinceramente acredito que uma matéria contando os horrores da guerra e discutindo como o homem chegou onde chegou é muito, mas muito mais importante e educativa do que saber que o tal Sorocaba perdeu a carteira de motorista e foi parar na delegacia…

Pouco mais tarde, acho que alguém deu um toque e começaram a mostrar alguma coisinha sobre os sobreviventes no UOL – embora me recuso a comentar a matéria da pessoa que acredita que Hitler morreu em Santana do Livramento casado com uma negra (com todo respeito ao pessoal de Santana do Livramento…)

A Globo.com até agora sequer uma linha sobre o assunto – ou pode ser eu que não estou enxergando bem, mas isso já era de esperar quando o BBB está no ar.

Enfim, este artigo é mais um desabafo de alguém que esteve dentro de um campo de concentração, viu de perto o quão perigoso alguém pode ser defendendo uma idéia também perigosa e acredita que recordar é evitar que aconteça novamente

Entrada de Auchwitz – O trabalho liberta

Encontrei a foto abaixo na internet e me emocionei, ali diz “Da memória renasce o amanhã

Quem quiser ver as fotos que fiz do Campo de Concentração de Dachau basta clicar aqui para ver o álbum no Flickr

Um minuto de silêncio a todas as vítimas da violência, em especial as vítimas e familiares da nossa querida cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul

 

4 Comentários


  1. Buongiorno
    Há tempos venho pesquisando os documentos de meu antenato italiano, mas como não poderia deixar de ser, esbarrei em muitas dificuldades que me desanimaram.
    Mas no mês passado tive a felicidade de ir para Alemanha (minha primeira viagem internacional) e também conheci Dachau. Essa viagem e os artigos desse blog (que conheci há pouco tempo) me ajudaram a não perder as esperanças. Estou amando conhecer um pouco sobre a Itália, as dicas de pobre e os micos e as dificuldades do Fábio.
    Arrivederci

    Responder

  2. Ótimo post! Parabéns e muito bem lembrado – é um dia para meditarmos. Meditarmos também o quão vergonhosa é a imprensa brasileira.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *