História do emblema da Repubblica Italiana

Uma estrela, uma engrenagem, um ramo de oliveira e outro de carvalho sobrepostos. Este é o símbolo identificativo do nosso querido e maravilhoso país.

Menos famosa do que o inno di Mameli e a bandeira tricolor, é um símbolo que vemos todos os dias por aqui, desde em documentos oficiais até em maços de cigarro.

Aproveitando o momento atual, em que foi eleito o 12º Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, porque não aproveitar para compartilhar com vocês um pouco mais sobre a cultura institucional da nossa querida Italia, não é mesmo?

Bom, retornando ao tema, vejamos o belíssimo emblema da Repubblica Italiana:

emblema

Oficializado em 05 de maio de 1948, foi escolhida através de um concurso que contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre artistas e pessoas comuns já que a recém nascida república precisava urgentemente de um novo símbolo, para substituir o então emblema do Regno d’Italia:

regno italia

Agora vejamos o que significa cada parte do emblema atual:

emblema

[starlist]

    • O ramo de oliveira (ramo d’ulivo) significa o desejo de paz, seja interno, seja em relação a irmandade internacional;
    • O ramo de carvalho (ramo di quercia) significa a força e a dignidade do povo italiano;
    • A engrenagem (ruota dentata) representa o trabalho, e traduz o artigo 1 da nossa constituição “A Italia é uma república baseada no trabalho“;
    • A estrela (stella) é o símbolo mais antigo representando a Italia, já na época das guerras de independência já era utilizada como símbolo de representação de unidade, de nação.

    [/starlist]

      Porém qualquer semelhança com o brasão abaixo é mera coincidência 😉

 

brasão

1 comentário


  1. Boa noite, Fábio!
    Honestamente, eu não vejo muita similitude entre os emblemas italiano e brasileiro. Os dois partem de uma estrela emoldurada por dois ramos. E só. O emblema italiano é muito mais harmônico, sóbrio, suave, sofisticado, bonito, requintado, …, artístico. O brasileiro é carregado, poluído, excessivamente colorido, papagaiado e muito feio.
    Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *