Homenagem a Força Expedicionária Brasileira

No dia 25 de abril na Itália comemoramos o aniversário da Liberazione d’Italia.

Força Expedicionária Brasileira

No dia 25 de abril de 1945, o Comitê de Libertação Nacional da Alta Italia (CLNAI), grupo formato para resistir ao nazi-fascismo e libertar o país das mãos do ditador Benito Mussolini, em uma reunião histórica na cidade de Milano declarou oficialmente:

Il Comitato di Liberazione Nazionale Alta Italia, oggi 25 aprile, in nome del popolo e dei volontari della libertà e delegato del solo governo legale italiano, ha assunto i poteri di governo

Traduzindo:

O Comitê da Libertação Nacional da Alta Italia, hoje 25 de abril, em nome do povo e dos voluntários da liberdade e delegado do somente governo legítimo italiano, assumiu os poderes de governo

Este anúncio levou a todos os partigiani (pessoas contrárias ao regime fascista) de toda a Italia a insurgir e enfrentar os covardes alemães e italianos das tropas nazi fascistas, forçando-os a se render e/ou fugir do nosso território.

PAPEL DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA NA ITALIA

Força Expedicionária Brasileira

Mas o que poucas pessoas conhecem é a história de 25.334 grandes homens – heróis brasileiros e grandes patriotas – que fizeram parte do grupo de combatentes da FEB – Força Expedicionária Brasileira, desembarcando em setembro de 1944 no vale do rio Serchio que fica no norte de Pisa.

Heróis saídos dos mais diferentes locais do Brasil e que suportaram até 20 graus negativos de temperatura de Pisa a Bologna, tendo papel determinante na libertação de importantes cidades toscanas e emilianas como Massarosa, Camaiore, Monte Prano, Monte Aculto, Galiano, Barga, San Quirino, Monte Castelo, La Serra, Castelnuovo, Soprassasso, Montese, Paravento, Zocca, Marano su Parano, Collechio e Fornovo.

Destes 25.334 grandes homens sob o comando do General João Baptista Mascarenhas de Moraes – tombaram nas verdes planícies toscanas em cumprimento do dever 467 filhos da pátria amada e mãe gentil.

Homens que caíram por um ideal que, mesmo sob forte bombardeio inimigo, permaneceram firmes entoando o Hino Nacional Brasileiro na Catedral de Pisa em 1944:

Em memória a estes heróis, foi inaugurado na cidade de Pistoia um cemitério militar brasileiro e também um monumento para lembrarmos para sempre a coragem e determinação dos brasileiros.

No dia 2 de dezembro de 1944 o Capelão Militar da FEB Noé Pereira benzeu os corpos de cerca de 70 combatentes brasileiros, sepultados nas vizinhanças da Igreja de SAN ROCCO, em Pistoia.

Nascia então aqui na Italia o único Cemitério Militar Brasileiro criado fora da América do Sul.

Ao término do conflito, o General Mascarenhas de Moraes preocupou-se em recolher os corpos dos soldados brasileiros enterrados em outros cemitérios aliados, reunindo-os em Pistoia.

Em 22 de Dezembro de 1960, foi inaugurado no Rio de Janeiro o “MONUMENTO AOS MORTOS DA II GRANDE GUERRA”, e para ali foram levados os restos mortais dos combatentes brasileiros que estavam enterrados em Pistoia.

Em junho de 1966, no mesmo terreno onde situava-se o Cemitério Militar de Pistoia, foi erguido o “MONUMENTO VOTIVO MILITAR”, obra do arquiteto Olavo Redig de Campos.

Já tive a honra e o privilégio de conhecer o monumento, que possui uma plataforma central, onde se encontram o mastro principal, a chama perpétua e os restos mortais de um soldado brasileiro desconhecido, recuperado 22 anos após o término da guerra.

Sua sepultura situa-se em frente à chama perpétua com a seguinte inscrição:

Só Deus sabe o seu nome“.

Atrás desta plataforma, existe um lago e um imenso muro, onde estão gravados os nomes dos 465 combatentes mortos. Ao centro, a seguinte inscrição:

“Esta terra sagrada foi sepultura dos soldados brasileiros mortos no campo da honra pela dignidade da pessoa humana. MCMXLV”

“Seus nomes estao gravados nesta pedra para eterna memória dos homens. MCMLXVI”

Vejam algumas fotos que fiz por lá:

Força Expedicionária Brasileira
Força Expedicionária Brasileira
Força Expedicionária Brasileira
Força Expedicionária Brasileira
Força Expedicionária Brasileira
Força Expedicionária Brasileira
Força Expedicionária Brasileira
Força Expedicionária Brasileira
Força Expedicionária Brasileira

Em uma das vezes que visitei o monumento, entrei na Igreja de San Rocco para fazer uma prece, quando conheci o queridissimo padre de lá, que nos atendeu de forma bastante gentil, nos convidando para conhecer a igreja e nos presenteando com um lindo postal e também um folheto informativo em português sobre o monumento e o cemitério.

Para ver todas as fotos que fiz do Monumento basta acessar meu álbum no Flickr.

E não poderia terminar a homenagem aos heróis da Força Expedicionária Brasileira sem a publicação dos versos do poeta Guilherme de Almeida e música de Spartaco Rossi que tornou-se o Hino Nacional Brasileiro da FEB na 2ª Guerra – conhecida como a Canção do Expedicionário:

Parabéns a todos os valentes combatentes da FEB, meu mais profundo respeito a estes homens que vieram, lutaram e ganharam!

“Eu os levei para o sacrifício; cabia-me trazê-los de volta para receber as honras e glórias de todos os brasileiros”
Marechal Joao Bapista Mascarenhas de Moraes

13 Comentários


  1. Olá Fábio,
    Estive em 2005 com Papai, Laertes de Abreu, ex-pracinha, juntamente com um grupo de Expecionários, amigos e familiares, na Itália percorrendo os caminhos da II Guerra. Louvável essa sua atitude de homenagear os Heróis Anônimos. Tenho orgulho imenso de ser filha de um deles!!! Precisamos conservar viva a memória desses homens que lutaram com galhardia pela honra e dignidade de um povo … Foram esquecidos ao retornarem ao Brasil, e cabe a nós, filhos e amantes desses HERÓIS, em reconhecimento pela dedicação, esmero e coragem, perpetuar e fazer serem sempre reverenciados e exaltados, publicando seus nomes e cidade onde se encontram. Mesmo, aos EX-COMBATENTES já falecidos, saber dos familiares e/ou amigos, seus nomes e cidade, será uma maneira de tirá-los do anonimato e REVELAR AO MUNDO OS VERDADEIROS HERÓIS QUE FORAM E SEMPRE SERÃO!!!
    Abr
    Regina Abreu – Curitiba/PR

    Responder

  2. Responder

  3. Ola Guaraci

    E’ uma honra pra mim receber uma mensagem da Associaçao dos Expedicionàrios de Campinas, prometo que da pròxima visita ao Brasil faço questao de ir visita-los e prestar pessoalmente minha homenagem a estes grandes heròis!!!

    Abs e contem sempre com este espaço, todos voces merecem!!!!

    Responder

  4. Fábio boa noite soube de seu blog através de minha sobrinha, e realmente está muito bom.
    Vivo em Campinas e meu pai é ex-combatente, graças á Deus ele é vivo e tem excelente saúde nos altos de seus 90 anos, lúcido e recorda e muitas história da guerra. Te conto que aqui em Campinas eles receberam uma linda homenagem e tb um documentário feito pela EPTV, filiada da golbo aqui em campinas, foi muito e emocionante.
    Bem eu tb faço parte da associação dos expecionários campineiros,então estou smepre em contatos com eles aqui na cidade . Temos apenas 14 pracinhas vivos, mas que sempre comparecem nas reuniões e festas apesar da toda dificuldade que eles tem de saúde.
    Bom para encurtar a conversa vou deixar o endereço de nosso site e tb nosso contato.
    [email protected] e http://aexpcamp.vilabol.uol.com.br
    e mais vez parabens pelo bolg se todos dessem a importância a eles,q eles realmente, eles não seriam tão esquecidos.
    Abraços,
    Guaraci Alfredo Campinas – S.P

    Responder

  5. Olá Fabio, boa tarde!
    Sinto-me conectada à Itália duplamente, já que sou bisneta de italianos e meu avô lutou na 2ª guerra aí na Itália. Vou mostrar seu post ao pessoal da Associação Expedicionária de Campinas, tenho certeza que vão gostar. Esse ano estão publicando um livro com a história de alguns expedicionários dentre eles meu avô. É emocionante.
    Um abraço e parabéns pelo blog!

    Responder

  6. Parabéns Fabio!!!!!!!!
    Excelente post… queia muito conhecer esse lugar… mas sei que um dia conhecerei…
    O minimo que devemos fazer é conhecer um pouco de toda essa história e você passou um pouco disso pra nós, obrigado!
    Parabéns…

    Responder

  7. Não se esqueça da Senta a Pua:

    “No dia 06 de outubro de 1944, os integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça do Brasil desembarcaram no porto de Livorno, na Itália, para participar da Segunda Guerra Mundial integrando o 350º Fighter Squadron. Faziam parte do grupo 466 pessoas: 49 pilotos e 417 homens de apoio.”

    A história deste grupo está contada no excelente documentário “Senta a Pua” da BSB cinema que também é responsável pelo documentário “A Cobra Fumou” sobre os pracinhas brasileiros.

    http://www.bsbcinema.com.br/pr_detalhe.asp?id_projeto=11

    http://www.bsbcinema.com.br/pr_detalhe.asp?id_projeto=12

    Responder

  8. Nossa, Fábio, amei este post! Me lembrei tanto do meu pai..Ele contava toda essa história…Não que tenha participado, mas tinha um orgulho muito grande de tudo isso. Foi uma pena ele não ter tido tempo de conhecer a Itália.
    Abração! Rosa

    Responder

  9. Fábio, parabéns pela merecida homenagem aos Heróis Expedicionários da FEB! Eu que fui militar do Exército Brasileiro, nos anos que estive por lá, anualmente na data comemorativa fazía-mos formaturas para lembrar e homenagear esses heróis. Cantávamos a linda Canção dos Expedicionários, Letra de meu conterrâneo de Campinas-SP, Guilherme de Almeida.Mais uma vez parabéns!Abraços.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *