LANÇAMENTO: Guia Prático da Vida na Italia

Ciao a tutti

Eis que finalmente tenho a honra e o prazer em anunciar a vocês o Guia Prático da Vida na Italia

Guia Pratico da Vida na Italia

Com quase 200 páginas, eu procurei transmitir a você tudo que aprendi nestes quase dez anos que eu vivo aqui na Italia.

Antes que vocês me perguntem se ele será impresso, a resposta é não! Existem vários motivos que acabei escolhendo o guia apenas digital:

  1. Ele estará nas suas mãos minutos após o pagamento;
  2. Por ser digital, você não pagará frete para recebê-lo e tampouco vai ter que aguardando a chegada do carteiro;
  3. Você poderá carregá-lo no seu celular, tablet ou computador, sem pesar na sua mochila;
  4. Se quiser imprimi-lo pode fazer isso sem problemas. Aliás, pode até fazer melhor: imprimir apenas as páginas que te interessarem em um determinado momento;
  5. É um arquivo digital, portanto pode levá-lo para qualquer lugar, sem o risco de perder. Se fosse um guia impresso e você o esquecesse no trem, metrô ou até mesmo perdesse, teria que comprar outro;
  6. Sempre que eu fizer algum tipo de atualização, poderei te enviar o link para download, coisa que seria impossível se ele fosse impresso.

O QUE TEM NESTE GUIA?

Nele você vai encontrar duas partes distintas: a primeira dela eu explico os pormenores sobre o processo de reconhecimento da cidadania italiana (até tradução da circular K28 eu fiz!). Ali eu explico não só sobre o reconhecimento aqui na Italia, mas também explico a quem está interessado em realizar o processo diretamente no consulado como tudo funciona.Na segunda parte, eu organizei os assuntos pensando exatamente como eu gostaria que alguém tivesse feito comigo, quando cheguei aqui.

Com certeza a minha vida seria muito melhor e teria sido muuuito mais fácil rs

Ali eu começo explicando sobre a importância de já vir pra cá com o seu passaporte italiano em mãos e vou desenvolvendo o guia de acordo com a sua chegada na Italia, seguindo esta ordem:

– Como alugar um imóvel (tipos de contrato, como se comportar na imobiliária, documentos necessários, taxas referentes ao contrato e também ao imóvel, etc);

– Como se inscrever no sistema de saúde italiano, uma vez vivendo aqui, acho que esta é a primeira coisa a ser feita. Te explicarei como fazer exames, comprar remédios e tudo mais relacionado com o tema saúde;

– Em seguida te ensinarei a se locomover aqui na Italia, seja com o transporte público, seja com o seu próprio carro. A propósito de carro te ensinarei a comprar um novo ou usado, quais as taxas que existem, como tirar a carteira de motorista, como entender algumas placas de trânsito, o que fazer em caso de multas e muito mais;

– Te ensinarei também a comprar um chip italiano, juntamente com a abertura de uma conta corrente por aqui;

– Outra coisa importantíssima que eu te mostrarei é sobre o mercado de trabalho. Como procurar emprego, como entender melhor os conceitos, os tipos de trabalho, os contratos, as taxas, o holerite, a imposto de renda, aposentadoria com dicas mais que exclusivas que só quem vive aqui pode te ensinar;

– Te mostrarei ainda como funciona o sistema de benefícios sociais, como consegui-los e a quem são destinados;

– No final do guia, falo sobre o sistema de ensino, começando com as creches e o ensino infantil para terminar dando dicas sobre pós graduação e mestrado.

E pra fechar com chave de ouro, deixo algumas dicas de turismo com a lista de companhias aéreas que te permitirão viajar a preços extremamente baixos, afinal de contas ninguém é de ferro!

UPDATE: JÁ PUBLICAMOS A 3ª EDIÇÃO DO NOSSO GUIA PRÁTICO, COM AINDA MAIS INFORMAÇÕES!

Para saber mais sobre esta nova edição e também adquiri-lo basta clicar aqui!

28 Comentários


  1. Boa tarde Fabio, estou tentando comprar o guia mas não tenho cartão de crédito. Como posso fazer? Obrigada!

    Responder

  2. Olá Fábio. Logo após efetuar o pagamento, fui direcionado para uma página com o link do livro, Tentei baixar no meu Dropbox mas não deu certo. A pagina travou e fechou. Agora não consigo mais encontrar o link para baixar o Guia. Pode me ajudar? Onde encontro este link? Será que você pode me mandar de novo por email? Lembro até de ter visto que o arquivo tem por volta de 8MB de tamanho. Já enviei alguns emails solicitando ajuda para meu problema, mas ainda não recebi uma resposta. Fico no aguardo. Obrigado

    Responder

  3. Olá, parabéns pelo seu trabalho…
    Tenho uma dúvida que não consegui localizar em seus posts, e trata-se de como funciona a declaração de imposto de renda para os italianos.
    Como funciona isso ai, preciso fazer a declaração todo o ano como no Brasil?
    Desde já agradeço e reitero protestos de elevada consideração.

    Responder

  4. Bom dia Fabio, tudo bem ? Qual a diferença entre esse guia e o seu
    livro ? Tudo que tem nesse guia eu encontro no livro ? Sucesso para
    voce.

    Responder

    1. Olá Raphael o livro é sobre a história da minha vida em relação ao meu processo de reconhecimento. O guia é um manual prático para viver aqui, incluindo um capítulo especial sobre a realização do processo sozinho. Abs


  5. **P*A*R*A*B*É*N*S!** e Obrigada querido! Baixei agora e começarei a ler em seguida.
    Saudades de nossa estada aí. Beijos Mil!

    Responder

  6. oi Fábio tentei comprar o livro, más na ultima pagina deu erro, liguei na operadora do cartão e está tudo certo, más no site não consigo finalizar a compra, tem alguma outra opção de pagamento?

    Responder

  7. Olá Fábio, uma pergunta que não sei se o livro responde… É possível contrubiur para a previdência pública italiana sem viver na itália, como profissional liberal? Imagine que você, vivendo na Itália pode manter uma poupança, por exemplo, no Brasil e utilizá-la para pagar pela internet contribuições como autônomo por guia de contribuição retira tb na internet e depois dar entrada na aponsetadoria pelo INSS… Isso é possível para quem tem cidadania mas não vive na Itália?

    Responder

  8. Congratulazioni, il libro è molto interessante, non posso smettere di leggere.
    L’informazione è molto importante.
    Io consiglio
    Cogliere l’occasione per scrivere in italiano per la formazione.

    Responder

  9. Parabéns pelo livro Fábio, está ótimo! Cada página é uma descoberta surpreendente e cheia de informações preciosíssimas pra todos que, como eu, pretendem construir uma vida no bel paese. com certeza ajudará muitas pessoas, parabéns pelo trabalho!

    Responder

  10. Parabéns pelo lançamento. Ainda não comprei pois pedi uma cotação de assessoria com você… (ainda não recebi retorno) Se não for possível, aí pode ser o caminho.

    Responder

  11. Caro Saga. Parabéns pelo seu livro. Já comprei e o li. Notei que nele não consta o modelo para pedido de nossas certidões que foram enviadas do Brasil para serem transcritas na Itália. Fiz o processo aqui e preciso justamente dela. Muito obrigado. Abraço.

    Responder

  12. Como diriam nos EUA: “Shut up and take my money!”. Ainda nao comprei, mas o farei em breve. Parabéns!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *