Legalizando os meus documentos

ATENÇÃO. As rotinas burocráticas contidas neste artigo estão desatualizadas e servem apenas como referência e consulta.

Ciao a tutti

Acabei de retornar do consulado italiano em SP, pois fui levar meus documentos para serem legalizados.

Abaixo narro como tudo aconteceu:

Cheguei no consulado (Av. Paulista, 1963 pròximo ao Metro Consolaçao) às 13:30. Lembrando que o horário de atendimento no Consulado Italiano de Sao Paolo é:

Segundas, Quartas, Quintas e Sextas – Das 08:30 às 12:30
Terças – Das 13:00 às 16:30

Cheguei lá e logo vi uma fila imensa para entrar, pois somente é permitida a entrada de uma pessoa por vez.

Funciona assim: você aguarda do lado de fora da porta giratória e o segurança te chama.

Você entra, diz o que vai fazer, passa a bolsa pelo detector de metais e dirige-se a outro salão onde outro segurança te dá o ticket de espera.

Existem cinco sportelli (guichês) de atendimento.

Apenas o número 1 estava fechado (é o que cuida de restituição de taxas consulares). 

Quando cheguei meu número era 85. Fui atendido às 15:30, ou seja, após 2 (duas) horas de espera.

O bom é que há algumas revistas e jornais e dá pra ir treinando o italiano.

No guichê a senhora que em atendeu me perguntou se todas as certidões estavam com firma reconhecida em um tabelionato da capital.

Informei que sim, foram reconhecidas no 27º cartòrio. 

Ela me pediu um xerox do RG e do comprovante de residência – como não havia levado o xerox do RG ela mesma tirou pra mim na hora, foi extremamente simpàtica!

Enquanto tirava o xerox, me deu um papel pra preencher, escrito: “Pedido de Legalização Consular das Certidões Emitidas por Cartório Brasileiro de Registro Civil”.

Preenchi, ela carimbou e colocou o número: 2375

Disse que dentro de um mês o consulado vai me ligar pra que eu retire as certidões.

Falei que ia viajar dia 29 de janeiro (essa é a data prevista) e ela pediu pra eu ligar antes da viagem pra saber se estariam prontos os documentos. 

Como estou com uma pré-reserva de passagem pro dia 29 de janeiro, perguntei caso as legalizações não fiquem prontas eu posso pedir pra alguém retirar pra mim.

Ela disse que não há problema algum: basta a pessoa levar o pedido que assinei e fiquei com uma còpia e que eu faça uma cartinha autorizando a pessoa a retirar as certidões pra mim.

Logo mais posto aqui os detalhes da compra da passagem aérea.

45 Comentários


  1. Boa tarde!
    Preciso entrar com processo judicial para retificação de nomes, já tentei via administrativa e não foi aceito, vocês teriam advogados experientes para me indicar?
    Desde já agradeço!
    abraços

    Responder

  2. Parabéns, pelo trabalho, Fábio. Você poderia me tirar uma dúvida? Meu antenato é meu avô, o nome da mãe dele, minha bisavó, está errado, o sobrenome é Villanova, mas está com um L só, vilanova. É preciso retificar isso? Pois quem me transmite a cidadania é meu avô que possui o meu sobrenome e está correto, Cesca. Obrigado pela ajuda

    Responder

  3. Fábio, boa noite!

    Irei entrar com o processo de emissão de dupla cidadania com o meu pai. Você sabe me informar se podemos entrar com um processo unificado (aproveitando as certidões de nascimento/casamento de inteiro teor) ou temos que entrar individualmente?

    Valeu!

    Responder

  4. Ola!boa noite, casei com uma brasileira com cidadania italiana, é possível fazer o reconhecimento do casamento aqui no brasil e ja ir legalizado?

    Responder

  5. Boa noite Fabio
    Pretendo dar entrada na minha cidadania diretamente pela Itália em Janeiro/2017. Porem verifiquei nas certidões alguns erros de registro nos sobrenomes. De Salvato para Salvatte. Gostaria de saber mais informações sobre a necessidade das retificações.

    Responder

  6. Boa tarde Fabio,
    desculpa minha ignorância mais não intendo nada disso tudo , surgiu uma oportunidade para que eu possa ir para Itália, mas tenho que começar com todos os tramites para tirar a cidadania. Minha família q mora na Inglaterra (sem docs.) Já tem um processo em andamento pra conseguir a cidadania , mais tudo ta sendo muito dificil .Quero tentar tirar essa cidadania já estando na Itália mas preciso saber se o processo que proibia os trentinos ( nascidos em Trento) de dar entrada após 2010 ainda esta valendo? como isso funciona, como consigo informações corretas e atualizadas?
    Obrigada!

    Responder

    1. Ingrid, ainda está valendo, se for cidadania trentina então não há mais o direito, somente para aqueles que conseguiram dar entrada anterior a data de encerramento.


  7. Fabio, tenho uma dúvida… pois nos sites tenho visto sobre o italiano ter o filho primeiro que a cidadania brasileira, enfim, nao entendi muito bem… Tem como dizer se tenho direito?

    Pelo que sei da minha história é o seguinte…

    Meu trisavô Archangelo Batistoni era italiano e veio para o Brasil trazendo seu filho de +/- 12 anos Armando Batistoni (meu bisavô) Porém, se não me engano não se registrou na italia acho que foi registrado no Brasil…

    Dai para frente nasceu meu avô Armando Batistoni Filho (brasileiro) e pai Armando Batistoni Neto (brasileiro) e passaram para mim o nome BATISTONI…

    Gostaria de saber se tenho direito, e quem tem que dar entrada na documentação… vi em um site que meu pai teria que dar a entrada, isso procede? aí como faço depois?

    Preciso tirar essa dúvida, pois se não tiver direito nem começo a ler… kkkkk

    Desde já Obrigado 🙂

    Responder

  8. Olá. Não encontrei uma informação. Preciso saber se posso utilizar algumas certidões originais ou se sou obrigado a emitir todas as certidões novamente. Grato pela resposta.

    Responder

  9. Olá Fábio, tudo bom?
    Tenho uma dúvida quanto a documentação. No post você disse que talvez a documentação não ficasse pronta antes de vc embarcar para a Itália e que se você deixasse uma cartinha uma pessoa poderia pegá-los pra vc. A dúvida é a seguinte: vc não precisa levar esses documentos legalizados pelo consulado para tirar a cidadania na itália?
    Obrigada desde Já 🙂

    Responder

  10. Olá Fábio.
    A minha intenção é ir para a Itália daqui a 2 anos, quando irei concluir a faculdade.
    Já comecei a me planejar e encontrar seu site foi maravilhoso, cheio de dicas preciosas. Mas ainda me resta uma dúvida quanto à documentação e o processo para legalizar os documentos. Há uma validade? Por exemplo, posso tirar hoje as certidões de nascimento, casamento e óbito de meus familiares, traduzi-los e utilizá-los somente daqui a 2 anos quando pretendo obter a cidadania na Itália?
    Obrigada!

    Responder

    1. Olá Deborah

      Depende do consulado onde você vai legalizar seus documentos. Alguns exigem que os documentos civis tenham no máximo 6 meses de emissão, outros 1 ano e outros aceitam normalmente sem data de emissão, verifique no site do consulado que pertence a sua região. Abraços


  11. Olá Fabio!

    Quanto a tradução de documentos para legalização, sempre ouvi falar que as mesmas deveriam ser juramentadas. Porém quando eu entrei em contato com o consulado de São Paulo obtive a seguinte resposta:

    “La traduzione non dev’essere giurata. Può presentare una
    traduzione semplice, se corretta e conforme l’originale in portoghese.
    Ufficio Relazioni con il Pubblico
    Consolato Generale d’Italia in San Paolo”

    Você acha que pode haver algum risco de apresentar as certidões com tradução simples?

    Saluti!

    Responder

    1. Olá Leandro, não tem risco não, o consulado de SP sempre aceitou certidões simples e eu mesmo realizei o meu processo com elas. Caso queira entre em contato com o pessoal do patronato EPASA:

      1046-926 – São Paulo/SP – Brasil
      Fone/Fax: (11) 3256-2455
      [email protected]


  12. caro amigo fabio… no modelo anterior da sua saga , tinha explicações com relação a tradução das certidões , ñ me recordo onde eu faria isso e era no valor de 25 reais por certidão , e quanto ao arquivo dos mormons tbm não estou conseguindo pesquisar a tal microfilmagem. Tenho todas as certidões em inteiro teor , mas nenhuma fala o local de origem do italiano em questão , não entendo como uma pessoa passa uma vida em um determinado PAIS e não ter nenhum documento que fale de sua origem?????

    Responder

  13. Ola Valencia’s

    Voce precisa tentar todos os dias – alguns amigos me disseram que entre 17 e 18 horas frequentemente aparecem vagas disponiveis 😉

    Responder

  14. Ola, Fabio!

    Legal as tuas informacoes e as formas de explicar o que os meios legais nao dizem claramente.

    Como teu blog ja tem um tempo, alguns comentarios parecem ser da epoca em que, no consulado de SP, ainda era agendamento pessoal. Como agora eh por meio digital (por internet), gostaria de saber como se consegue o milagre. Digo, eu tentei por duas vezes e nunca consegui ver a cor verde aparecer no calendario. Vi sim as datas irem ficando vermelhas e nada de surgir a minha oportunidade. Tem alguma dica, Fabio?

    Valeu, cara!

    Responder

  15. Ola Dani

    A Italia nao exige visto de turismo, portanto qualquer pessoa pode entrar e permanecer atè 90 dias. Porém vistos especificos – como aquele de estudo – devem obrigatoriamente seguir determinadas regras e caso as mesmas nao sejam cumpridas este visto pode sim ser negado!!!

    Lembrando que a Italia nao concede visto de estudo para cursos livres de idioma, somente para cursos de especializaçao e graduaçao, ok??

    Abs

    Responder

  16. Obrigada pela resposta Fábio.
    Mas eu não tenho intenção alguma de ficar na Itália após esses 4 meses. Apresentei até uma declaração da empresa onde trabalhei por 3 anos dizendo que a partir de Dezembro inicio as minhas atividades novamente nessa mesma empresa. A questão é: eles podem me negar um visto só porque eu não tenho um comprovante de uma faculdade que eu tranquei a dois anos atrás e que não conclui e nem tenho intenção de concluir?
    Meios para sustento ali eu já provei, alojamento e todos os documentos dessa escola onde pretendo estudar.
    Desculpa pela insistencia, mas estou procurando já ir me preparando psicologicamente no caso de uma resposta negativa.
    Que sensação ruim… uffa

    Obrigada mais uma vez!!

    Responder

  17. Ola Daniela

    Para a obtençao de um visto de estudos ou trabalho, existem alguns requisitos que devem ser preenchidos, entre eles é necessàrio apresentar meios de sustento durante o periodo em que voce estiver aqui, além dos titulos de estudo necessàrios para a continuidade dos mesmos aqui na Itàlia. Se voce nao conseguir preencher estes questitos, o visto serà sim negado, infelizmente

    Abraços e boa sorte!!!

    Responder

  18. Ola Fábio,como vai?
    Estou te escrevendo mais para tirar uma dúvida, fiquei na Itália de Abril até o fim de Junho desse ano, em Pádova, onde fiz um curso de Italiano, que acabei gostando e resolvi fazer por mais quatro meses. Na escola me informaram que eu teria que voltar ao Brasil para fazer um visto de estudo. Beleza, estou de volta a Sampa, fui ao consulado segunda passada com as documentações exigidas, e lá para minha surpresa me pediram outras. Primeiro tinham me dito que eu precisaria comprovar renda de 750,00 por cada mês que ficasse ali. Fico 4 meses, então 750,00 x 4 = 3.000,00 certo. Não entendi o porque que me disseram que eu teria que apresentar um comprovante de 3.200,00!! Mas isso não é tudo. Quando me perguntaram qual era a minha escolaridade eu disse que tenho ensino médio completo e que fiz dois anos de faculdade, que tranquei por motivos pessoais. Agora eles querem que eu apresente um comprovante dessa faculdade. O problema é que liguei na faculdade e eles me disseram que não teem como me dar nenhuma declaração pois já fazem mais de 24 meses que eu tranquei o curso. A minha dúvida é: você acha que eles podem me negar o visto por eu não ter como apresentar essa declaração? Estou nervosa e muito anciosa. Gastei 4 mil euros para os 4 meses restantes nessa escola.. e nem questionei se me reembolsariam esse valos caso algo desse errado.
    Volto ao consulado no próximo dia 21 para pegar o passaporte e quem sabe também o visto.
    Se puder responder agradeço.

    Daniela Claudio

    Responder

  19. Ciao Schiavinato

    Opa, grazie mille!!!

    Infelizmente sim: SP està demorando anos, estao agendando para 2019, 2020…

    Voce pode sim legalizar por outro estado, porém deve transferir seu titulo de eleitor e também deve comprovar pelo menos 12 meses de residencia, através de contas de consumo em seu nome – porém ainda é bem melhor do que esperar 10 anos!

    Forte abraço!!!

    Responder

  20. Olá Fabio,

    Dar parabéns pelo blog é retórica, então lá vai minha profunda gratidão pelas informações.

    Gostaria de solicitar a legalização das certidões para dar entrar da cidadania na Itália, em São Paulo a demora é de anos mesmo ? Existe outra forma deu conseguir essa legalização em outro estado mais rápido ?
    Grato,
    Fernando Schiavinato

    Responder

  21. É pessoal!Cidadania que é um direito, mas não de fato, por culpa do próprio governo italiano,que não está nem aí pra isso.Já não bastava a espera de 30 anos para adquirir aqui em São Paulo,a saída pra fazer na Itália foi dificultada,a saber:Fiz agendamento em SP em jan/09 para ser atendido em dez/2012. Até lá ,toda documentação estará vencida.Aí o mercado negro de legalização, ou se preferir,o jeitinho brasileiro com italiano (alimentado por essa demora) já está atuando: R$ 600,00 por doc.pra conseguir mais rápido.Outro, R$ 4.000,00 para ter os carimbos em 15 dias.Outro pediu R$ 10.000,00. Até R$ 24.000,00 mas aí tem parte da Itália. R$ 14.000,00 fazem o processo todo no Brasil.Isso em SP. Em Minas a legalização saí em 60 dias, No Rio Grande do Sul em 180, direto no Consulado, mas pra gente de fora é díficil, porque exigem titulo de eleitor com votação no estado por 2 anos e até Imposto de renda.E o Dr. Berlusconi quer que seja aprovada uma lei, que para ter a cidadania,tem que falar italiano.E o Consul continua dizendo que a demora é por causa de muitos processos é que no Consulado não tem jeitinho não. Me engana que eu gosto.

    Responder

  22. Ola Kelly!!!Infelizmente é verdade, o consulado de SP està agendando sò pra 2016, 2017… E nao tem outra forma, pois vc sò pode legalizar documentos onde comprova residencia, no consulado da sua jurisdiçaoBjsss

    Responder

  23. Oi Fabio!Sou leitora assidua do seu blog, ele tem me ajudado muito.Estou juntando os documentos para dar entrada na cidadania aí na Italia. Sei que terei que legalizar todos os documentos no Consulado de São Paulo.Li em alguns sites que o agendamento está demorando em torno de 5 anos, é verdade?Existe alguma outra forma de agilizar esta etapa do processo?Pretendo ir á Italia no ano que vem…Obrigada pela ajuda,Kelly

    Responder

  24. Ola Arieta tudo bem?Infelizmente nao! Na verdade nao sao os comunes que nao pedem. Os consulados italianos no Brasil, especialmente o de Curitiba nao aceitam legalizar através de pedido dos comunes.Entao corra destes sites que informam isso, que é fria!!!Bjs

    Responder

  25. Ola Fabio!Gostaria de saber se existe alguns Comunes que ainda pedem legalizações de documentos via malote diplomatico? Sou de SC e li em alguns sites que informam: O consulado de Curitiba é o unico a aceitar legalização via malote. Certo?OBRIGADO Arieta

    Responder

  26. Alguem ja tentou legalizar no Rio? Sou do Espirito Santo e creio que teria que legalizar la e nao em Sampa.Eu NUNCA ouvi dizer que a legalizaçao poderia ser feita no mesmo dia!!! E a outra pessoa disse em 2011?? SocorroAlguem fez recentemente?? Por favor,deem um help porque eu preciso com urgencia

    Responder

  27. eu estou tentando abrir esse link mas nao e mais valido. parece que eles estao agendando somente pra 2011 a legalizacao, ja tenho as certidoes pra retificar e nao quero esperar tanto! gostaria de dar uma lida e entender o que vc esta dizendo acima….apesar que ja queria as certidoes legalizadas do brasil.

    Responder

  28. Ola Sandra tudo bem?Sim, hoje em dia com o sistema de agendamento eletronico a legalizaçao é feita no mesmo dia! O valor de cada documento é cerca de 15 euros, e o consulado cobra em media 45 reais por cada jogo de documentos. Somente a CNN é um pouco mais cara…Bjssss

    Responder

  29. Oi Fabio! Estou na Inglaterra e uma amiga vai legalizar meus documentos p/ mim, ja vi duas mas noticias no seu depoimento, uma que eles demoram 30 dias p/ devolverem os documentos legalizados e eu liguei la e eles me disseram que entregavam no mesmo dia! E o outro e que a coitada da minha amiga vai ter que esperar 2h p/ ser atendida….. Qto custa para legalizar cada documento?

    Responder

  30. Ola Fabio tudo joia.. olha so, eu to morando na italia, mas agora estou no Brasil porque a comune naum quis legalizar meus documentos neh, entao vim pessoalmente. Segunda feira vou la, sem agendamento sem nada, falar com o consul, porque fui la semna passada e eles naum quiseram legalizar!!! Em Sao paulo eles estao legalizando sem agendamento?Estou super preocupada porque quero voltar logo pra italia…Dá uma luz ai hehee Beijao….

    Responder

  31. Prezado Fábio vou para Itália em março/07 já entrei com pedido de legalização no Consulado de SP em dez/06 eles me prometeram em 40 dias já voltei lá e agora eles falam que não tem prazo para entregar. A pergunta que não quer calar… Você conseguiu a legalização em quanto tempo? Me ajuda estou desesperado com esses documentos. Um grande abraço e parabéns pelo BLOG um dos melhores sobre cidadania italiana. Marcio

    Responder

  32. ola..td bem??entao..sobre a retirada dos docs pra vc(se n ficarem prontos antes de vc ir viajar)..eu aconselharia vc a fazer uma PROCURACAO em nome da pessoa que ira retirar os docs pra vc!!!(quando eu fui la em pessoa,tinha a mesma duvida,entao perguntei a um senhor que me atenteu(deve trabalhar la muuuuuuuiiiito tempo)e ele disse que teria que ter uma procuracao!!!ou seja,nao custa nada ir ao cartorio(coisa rapida) e fazer isso..pra nao ocorra nenhum tipo de problemas futuramente!!! boa sorte!!!

    Responder

  33. Obrigada amigo… estou indo pra Italia dia 20 de jan… e ainda nao consegui legalizar minhas ceridoes… ja sabia que teria que viajar sem os documentos… mas suas informacoes foram preciosas.Boa sorte com sua saga… a minha ja dura 3 anos… mas agora parece que chego la…abraco e boa sorte.

    Responder

  34. Pergunta: Para legalizacao em SP eles nao lhe pediram comprovacao de residencia na Italia, ja que voce vai fazer seu processo la?AbracosPaulo

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *