Multa a quem atender o celular enquanto dirige…. a bicicleta

Aconteceu com uma advogada em Ferrara: “pensei que era pegadinha de 1º de abril quando foi parada por uma patrulha dos Carabinieri e infelizmente não era – me multaram em 152 euros

Já outro senhor – desta vez em Trento – andava feliz da vida após ter comprado uma pizza, que segurava com apenas uma mão enquanto a outra guiava sua bici quando caiu, esborrachando-se no chão.

Resultado: 38 euros de multa por ‘condução perigosa‘.

Outro caso ainda mais surreal aconteceu com uma jovem de Caserta que aproveitou a festa do sobrinho e encheu-se de ‘babá’ – um doce napoletano feito com rum.

Ao ser parada num controle, perdeu a carteira de motorista por guiar em estado de embriaguez!

E para terminar a lista de hoje, um ciclista em Bergamo perdeu 6 pontos na carteira de motorista italiana por passar num semáforo vermelho, além de pagar uma multa de 150 euros.

CODICE DELLA STRADA

Tudo isso devido ao Codice della Strada (Código de Transito) que considera a bicicleta um meio de transporte (obviamente) e por isso deve seguir determinadas regras a fim de garantir a segurança seja do portador, seja dos pedestres!

Portanto segue a recomendação se você pretende alugar ou comprar uma bicicleta aqui na Itália: muito cuidado na hora de guiá-la.

Preste atenção dos respectivos sinais, como estes:

Fique esperto!

4 Comentários


  1. Que matéria interessante! Bom saber que realmente a bicicleta é tratada como meio de transporte e que os condutores devem seguir o código de trânsito, porque aqui… ninguém respeita ninguém. Ótima dica, obrigada Fabio, sucesso!

    Responder

  2. Hahahah! a situação parece até engraçada, mas viver em sociedade é viver dentro de regras. Aqui em Sp lançaram uma campanha para os carros darem à preferencia ao pedestre, e o que eu vejo só funciona aonde tem guardas, isto é horrivel. É necessário respeitar o próximo independentemente do veiculo que esteja guiando.

    Responder

  3. santo Deus… a Italia esta igual a Austria! Aqui as multas de transito sao igual para bicicletas, pedestres e carros. Pedestre que atravessa fora da faixa LEVA MULTA! … sem falar no bafometro em blizt PARA BICICLETAS! 🙂

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *