Novo terremoto causa vitimas no centro da Italia

Era dezembro de 2009 quando eu, a Lu e nosso querido ‘filho’ Felipe Aragao resolvemos fazer uma viagem: juntos iriamos conhecer a terra de nossos antenatos. Eu jà conhecia a minha querida Lozzo Atestino, porém a Lu ainda nao conhecia Paese, pròxima a Treviso e o Felipe também nao conhecia a pequena Sant’Agostino – na provincia de Ferrara.
Partimos bem cedo, fazia um frio danado, passamos por Bologna atè que que chegamos em Sant’Agostino – que descobririamos ser a cidade do tartufo.
E nos emocionamos ao ver o Felipe emocionado – pensar que daquela pequena cidade saira aquele que fez possivel o seu reconhecimento da cidadania italiana. Abaixo a Lu tirando uma foto do Felipe na frente do predio do comune.
Hoje, dia 20 de maio de 2012 as 4:04 da manha, aquele mesmo local onde estivemos foi literalmente ‘sacudido’ por uma série de 3 terremotos – um deles de magnitude 6 da escala Richter. Atè o momento: 6 mortos e dezenas de feridos. Abaixo a imagem do mesmo edificio onde fica o comune de Sant’Agostino – visto por outro angulo – depois do forte tremor desta noite.
Muitos amigos que vivem em Milano, Bologna, Toscana e atè em Friuli Venezia Giulia sentiram o tremor – que teve como epicentro as cidades de Sant’Agostino, Finale Emilia e Cento, como podemos ver no mapa abaixo:
Quem està chegando agora em nosso blog pode nao saber, mas em 2009 estive em l’Aquila conferindo e prestando ajuda logo apos o grande terremoto que praticamente destruiu a cidade, entrando inclusive na zona proibida. Naquele momento pude conferir de perto o sofrimento das pessoas que perderam suas casas, seus entes queridos. Hoje, quando acordei e vi as noticias, automaticamente vieram aquelas tristes imagens que vi em Onna e l’Aquila…
E infelizmente nao està descartada a possibilidade de novos tremores, que podem acontecer nas pròximas horas, ou atè mesmo nos pròximos dias, segundo um especialista.
Aqui na regiao onde moramos nao foi sentido o tremor – porque estamos a beira do mar, e também porque estamos ‘divididos’ daquela regiao pelas montanhas apenninicas – (os ‘Appennini‘ sao o nosso equivalente aos Alpes – trata-se de uma cadeia de montanhas que corta a Itàlia praticamente em duas, com seus mais de 1300) quilometros de extensao.
E o momento nao poderia ser pior para o acontecido – ontem pela manha uma bomba explodiu na frente de uma escola no sul da Itàlia – matando uma estudante – e desde ontem estao acontecendo uma série de movimentos em todo o pais. Além disso, acordamos debaixo de uma forte chuva – que promete nao dar trégua atè a tarde de amanha, o que com certeza dificultarà a busca de outros feridos na regiao.
O momento è de tristeza, temos que pedir a Deus que conforte às pessoas que pederam seus entes e torcer para que nao tenhamos nehuma outra vitima, assim como nenhum outro tremor.

8 Comentários


  1. Ola trabalhos escolares

    Tente ligar no comune para saber se receberam a sua correspondencia, e se vao te enviar o documento.

    Abraços

    Responder

  2. Olá, Fabio queria saber se o senhor pode me ajudar quanto a mandar para qual e-mail da comune de Belvedere Marittimo (Cs), pois já mandei vários para os e-mail : servizi.demografici… anagrafe e dentre outros. E eles não me responderam nada ainda, ao seu comando eu entrei em tal site para pegar o modelo de carta fiz tudo que eu deveria ter feito, porém acho que o e-mail não o devido para essas ocorrência.

    Responder

  3. Que tristeza, nos do Blog: Telenoticias Mundial do Brasil, que temos um carinho especial pela Itália, ficamos muito triste em saber do terremoto no território Italiano.

    E agora, acabamos de saber de mais um terremoto na Itália, na manhã desta terça-feira, 29/05/2012, na madrugada aqui no Brasil, pelo horário de nossa capital, Brasilia.

    acessem o telenoticias aqui —> http://24hrnoticias.blogspot.com

    Responder

  4. Nossa Fabio, fiquei muito assustada com essa notícia do terremoto! Eu estou embarcando para Reggio Emilia no domingo de noite para fazer meu reconhecimento, e estou com receio de ter um novo terremoto naquela região, nas próximas semanas…

    Responder

  5. Que noticia mais triste… Eu morava no Chile em 2010 e estava no terremoto/maremoto que devastou a regiao central do pais (8,8 Richter)e sei a dificuldade que e. Forca aos compatriotas italianos!

    Responder

  6. Ola Fabio
    Eu ja estava super triste pelo acontecido de ontem em Brindisi,pois moro na Provincia,e quando acordo hoje mais essa noticia triste. Mas que Deus de o conforto as familias atingidas por mais essa tragedia!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *