O verão na Italia

Nada como escrever um artigo aqui na Minha Saga diretamente da praia, em frente ao belíssimo Mar Tirreno!

Calma, a minha idéia não é deixar ninguém (só) morrendo de inveja, o objetivo é explicar a vocês o que eu considero um verdadeiro fenomeno que é o verão na Italia…

Para quem não sabe, os italianos tem apenas três meses de verão por ano, nos meses de junho, julho e agosto e é exatamente nestes meses que a vida por aqui muda completamente.

Não acredita?

Então acompanhem:

1 – NÃO ESCURECE NUNCA!

Nos meses de pico de calor – julho e agosto – é normal termos a presença do sr. sol até depois das 22 horas.

Além da rotação do eixo da terra que torna os dias mais longos, isso também acontece por causa do horário de verão, que começa no último domingo de março e termina no último domingo de outubro.

2 – MUDAM OS HORÁRIOS DOS NEGÓCIOS

A primeira coisa que temos que ficar atentos é a mudança nos horários de abertura e fechamento dos negócios e órgãos públicos durante o verão.

É comum encontrarmos placas, com esta abaixo, onde “orario estivo” significa “horário de verão” e “orario invernale” quer dizer horário de inverno (mas que neste caso também compreende o outono e parte da primavera).

Geralmente na mesma placa consta também o período do ano onde cada um destes horários vigora.

Até o horário das missas mudam no verão:

3 – MUDAM OS HORÁRIOS TAMBÉM DO TRANSPORTE PÚBLICO

Assim como os negócios e órgãos públicos, o sistema de transporte também tem horários diferenciados.

Vejam o exemplo de uma placa de ônibus, onde podemos verificar que em junho a frequência dos ônibus é a cada 30 minutos, enquanto em julho, agosto e setembro alguns aumentam para 1 hora de tempo e outros chegam até a serem suspensos (soppresso);

4 – O COMPORTAMENTO DO POVO MUDA

Com a chegada do sol, o comportamento das pessoas também muda, de acordo com o tipo de cidade onde vivem.

Como já vivi tanto em cidades de praia quanto em cidades de montanha, consigo perceber a influência que o mar tem na vida das pessoas!

Obviamente que, nascido e criado na capital de SP, jamais tinha tido a oportunidade de ver isso de perto rs.

Uma situação muito curiosa aconteceu comigo a alguns anos atrás quando fui buscar um cliente para irmos juntos ao comune solicitar a sua residência. Eu estava de bermuda e camiseta e tão logo me viu já foi perguntando:

– Você vai comparecer assim no comune?

– Porca miseria, tô tão estranho assim? – respondi.

– É o meu cabelo? Minha roupa tá amassada?

– Não, mas… você vai de bermuda no comune? Vão te deixar entrar?

Depois de dar muita risada, eu disse a ele para prestar atenção na roupa dos oficiais e dos demais funcionários do comune quando chegássemos.

Foi então que ele percebeu que as mulheres deixavam transparecer que estavam com biquíni por baixo da roupa e os rapazes estavam também de bermuda.

Aproveitei para brincar com a oficial, contando a ela o que tinha acontecido e sobre o que o rapaz tinha comentado.

A observação dela foi sensacional:

– Mas com o calor que faz no Brasil, vocês andam de terno e gravata, mesmo no verão?

PeloamordeDeus, as pessoas devem ser consideradas não pelo que elas vestem, mas sim pelo caráter e pelo comportamento que elas tem.

Aliás, aqui na Italia se em julho entra uma pessoa no comune de terno e gravata, com certeza o impacto seria diferente, nós nos perguntaríamos quantos problemas esta pessoa tem para estar vestida assim em pleno verão italiano kkkkkkkkk

5 – COMPORTAMENTO NO MAR

Ir na praia aqui na Italia é uma experiência muuuuito interessante – a começar pelo comportamento dos próprios italianos!

Por exemplo, independente de morar perto ou não da praia, todos eles parecem que vão acampar por lá, basta verificar a quantidade de coisas e equipamentos que eles levam, vejam alguns exemplos:

Pensando bem, tem tanta coisa para falar sobre a praia na Italia – seus estilos e conceitos que vou deixar isso para um próximo artigo 😉

Abbracci a tutti e um bom início de verão para quem estiver aqui na Itália.

2 Comentários


  1. Olá Fábio,

    tudo bom? Caí aqui mesmo numa busca pelo Google. É que vou tirar férias em agosto e estava pensando justamente em ir pra Itália, fazer o circuitão básico, com as grandes cidades (Roma, Veneza, Florença), além da Toscana, Costa Amalfitana e Cinque Terre, mas li em alguns sites que agosto é um mês meio ruim pra ir à Itália. Muito calor, praias lotadas etc. Não queria ter que mudar a programação e definitivamente não posso mudar o mês de férias. O que acha? Não é certo exagero, não? Acha muito complicado mesmo aproveitar a Itália em agosto??

    Abraços e obrigada, Juliana

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *