Onde guardar meu suado dinheiro

Ok, você seguiu a dica que postei anteriormente e trouxe seu dinheirinho escondido no porta dólar, certo? Ou ainda pegou uma parte dele e colocou no Visa Money Travel.

Pois bem, depois de algum tempo na Italia, é comum pensar sobre o que fazer com o dinheiro trazido, principalmente se você tem um montante considerável em espécie.

ABRINDO UMA CONTA NA ITALIA

A primeira idéia de todos é abrir uma conta. Porém isso não é tao simples, pois pensemos um instante: quem abre uma conta é porque recebe dinheiro de algum lugar. Seja um salário mensal, ou até a aposentadoria. E isso não é o caso de quem vem realizar o processo.

Se você conseguir arrumar um emprego aqui, o próprio empregador te registrará e abrirá para você uma conta-salário. Neste momento, você receberá a sua carta bancomat, que nada mais é do que o nome italiano para cartão de débito.

Um detalhe importante é que este mesmo nome, Bancomat, também significa caixa automático por aqui, como por exemplo esta da imagem abaixo:

 

Como a maioria dos bancos exigem algum tipo de comprovante de renda, e isto inviabiliza a abertura de conta bancária , a melhor alternativa é o cartao PostePay.

Se trata de um cartao pré-pago recarregável,oferecido pela Posta Italiana (Correios Italianos).

SOLICITANDO O POSTEPAY

Basta ir em uma das 14.000 agências da Posta Italiana e solicitar seu cartão PostePay. Será necessário apresentar um documento de identidade válido (passaporte brasileiro ou carta d’identità italiana) juntamente com o codice fiscale.

O custo do cartão é de 5 euros, e você pode carrega-lo com no minimo 1 (um) euro e no máximo 3000 (tres mil) euros.

Para efetuar a recarga, basta ir na posta e preencher o formulário abaixo:

Cada recarga no seu cartão custa 1 (um) euro, independente do valor inserido. Isso significa que carregando 10 ou 1000 euros, o valor da recarga serà sempre o mesmo: 1 (um) euro pela transação!

Para saques no cartão existem 3 opções:

a) 1 euro para saques direto nos caixas eletrônicos (bancomat) nas agências da Posta Italiana
b) 1,75 euro para saques em caixas eletrônicos de outros bancos na Italia e nos países da “Zona Euro
c) 5,00 euros para saques em caixas eletrônicos de bancos nos países fora da “Zona Euro“.

O cartão não é nominal, é exatamente igual a foto acima. Nele consta o número, a data de validade e no verso, o número de segurança, para transações online.

Uma das utilizações que mais me agradam neste cartão, é que ele me permite fazer compras na internet como um cartao de crédito.

As passagens que compro quando vou ao Brasil, ou nos voos europeus que faço com a Ryanair – pago sempre com meu cartão PostePay.

Portanto se você não quer guardar o seu suado dinheiro debaixo do colchão, ou andar com ele dentro do seu porta dólar, este artigo vai te ajudar a mantê-lo em um local mais adequado.

44 Comentários


  1. Olá, fui ontem na posta (sul da Itália) e me informaram que para o procedimento para o Postepay é passaporte, códice fiscale e permesso di soggiorno. Mesmo apresentando as circolare e dizendo que não precisamos de permesso para reconhecer a cidadania ele disse as circolare são válidas para o processo de cittadinanza, que a emissão do poste pay era diferente e ele precisa do permesso.

    Responder

  2. Olá
    Meu nome é Celi. Tenho uma sobrinha que mora na Itália. Gostaria de fazer uma recarga no Postepay dela. Isso é possível?
    Podem me ajudar?
    Obrigada

    Responder

  3. Oi Fabio, você sabe me dizer qual é o rendimento aproximado de uma aplicação em um banco italiano? Aqui no Brasil a poupança rende em média 0,5%, existem outras aplicações que variam entre 0,8 até 1,1% ao mês, mas depende de vários fatores, aí na Itália tem algo semelhante a poupança? Quanto é o rendimento mensal aproximado?
    Desde já agradeço a atenção e todas as informações disponibilizadas.
    Nattalia

    Responder

  4. Olá Fabio!
    No caso de pessoas que têm uma renda no Brasil e deseja utilizá-la na Itália vc saberia dizer se existe uma maneira sem ter que enviar dinheiro para a Itália? Exemplo, teria como na Itália eu pagar alguma conta com um cartão de algum banco daqui do Brasil?
    Seu site é o máximo!!!!
    Obrigada pela ajuda que vc tem dado a tantas pessoas!
    Abraço,
    Viviane

    Responder

    1. Olá Viviane, neste caso seria interessante utilizar o cartão de débito do seu próprio banco, desde que esteja desbloqueado para uso no exterior, entendeu?

      Grande abraço e obrigado pelas palavras e pelo carinho 🙂


    2. Oi Fabio, obrigada pela resposta!
      Quando eu falo pagar contas na Itália com o dinheiro daqui do Brasil, eu falo em pagar contas da Itália, tipo, aluguel, mercado, contas de água, ou gás pois estou me mudando para lá e terei uma renda daqui do Brasil e queria ver uma forma mais fácil de poder utilizar este dinheiro com minhas despesas de lá.
      Estou reforçando porque, pela sua resposta fiquei na dúvida se você entendeu que seriam despesas daqui do Brasil ou de lá.
      Valeu!
      Abração!
      Viviane


    3. Oi Viviane

      Neste caso seria interessante fazer um cartão pré pago, como o Visa Travel Money 😉


  5. tentei sacar o dinheiro da postpay o banco itau e nao conseguir mas na italia consta que saquei a quem deve recorrer nesse caso por favor me ajudem pois chego no banco e ninguem me ajuda faz uma semana e nao consigo resolver a quem recorro nesse caso.

    Responder

    1. Olá Caio
      Estou com problemas para sacar com o cartão postepay aqui no Brasil, não descobri onde sacar, voce conseguiu ? Me ajude por favor.
      Obrigada


  6. Olá Fabio. Tenho assistido seus vídeos mas não achei (ou não sei se tem) video falando sobre este assunto. Meu caso é um pouco diferente. Estou investindo em Forex e o lucro eu não quero repatriar ao Brasil porque além do IOF da saída do $$, tenho ainda que pagar imposto sobre o lucro. Minha intenção é mandar o lucro para um banco no exterior, preferencialmente italiano, porque iremos passar 6 meses na Italia todo ano. Sou autônomo e quem possui a cidadania italiana é minha esposa. Tem algum banco que você sugere ? GRATO.

    Responder

  7. Oi Fábio!

    Sei que o post é antigo, mas fiquei com algumas dúvidas. Comentei em outro post do blog que estou indo para a Itália este ano para fazer meu mestrado e provavelmente ficar por aí em definitivo. Já tenho a cidadania, sou autônoma e tenho uma empresa aqui, e estou um pouco confusa sobre como fazer para receber meus pagamentos na itália! Eu precisaria de uma conta, mas como um freelancer faz para comprovar a renda na Itália? Existe a tal conta poupança que temos aqui? Abrir uma ditta indivuale é tão complicado como parece?

    Obrigada! Abraços

    Responder

    1. No seu caso sugiro que abra uma conta paypal, assim pode receber seus pagamentos de qualquer lugar do mundo. Abs


  8. Oi Fabio, tudo bem?

    Primeiro, parabéns pelo blog! Tenho lido bastante pra ficar por dentro das suas dicas já que embarco pra Itália em pouco mais de um mês 🙂

    Estou na mesma situação da Jess, porque vou fazer um intercâmbio em Siena por 6 meses. Por outro lado, de dezembro pra ca, houve esse aumento no IOF que incide também em cima do VTM. Como a maioria dos especialistas em economia tem recomendado que levemos a maior quantidade possível de dinheiro in cash, você acha que vale mais a pena levar esse dinheiro e fazer o postpay na Italia ou o VTM continua sendo uma melhor opção?

    Obrigada desde já 🙂

    Abs!

    Responder

    1. Olá Jessica

      Mas pelo que eu entendi (um cliente nosso me confirmou isso!) o valor deste aumento incide apenas quando CARREGAMOS o VTM e não na utilização dele aqui como cartão de crédito (exceção no caso de saques) portanto acredito que não tenha mudado quase nada em relação a antes.

      De qualquer forma, se preferir pode sim trazer em espécie e uma vez aqui fazer o Postepay e colocar o dinheiro nele 😉


  9. Oi, Fabio!
    Vi que esse post é bastante antigo, mas notei que vc respondeu comentários recentemente, então não custa tentar perguntar, hehe.

    Vou morar 6 meses na Italia por conta de um intercâmbio universitário. Estou concorrendo a uma bolsa de estudos, mas estou assumindo o risco de não conseguir o benefício (está bastante concorrido) e penso em ir por conta, mesmo – recebo uma pensão alimentícia e pretendo viver disso. Eu gostaria de saber: nesses casos, você acha que vale a pena abrir conta em algum banco ou fazer o Postpay? Não seria um tempo de estadia muito curto pra que chegue a esse ponto? Outra coisa, se eu recebo meu dinheiro numa conta aqui no Brasil, qual a melhor forma de obter esse dinheiro quando estiver na Italia? VTM mesmo?

    Desculpa se forem dúvidas repetitivas!
    Belo blog! Obrigada pelas postagens úteis 😉
    Abração!
    Jess

    Responder

    1. Olá Jess tudo bem?

      Acredito que a melhor forma ainda continue sendo o Visa Travel Money para utilizar o dinheiro do Brasil.

      Abraços e bons estudos 😉


  10. Não há imposto incidente no postpay como no Brasil para os “VTM” como IOF? Paga-se somente as tarifas de saque e da confecção do cartão mesmo? Obrigada

    Responder

    1. Olá Ana

      Exatamente, pois o postepay não é ligado a nenhuma conta corrente – porém existe sempre a comissão para carregar o cartão, que atualmente é de 1 euro, independente do valor a ser carregado.

      Abs


  11. Fabio, eu vou para a Italia em um intercambio do Ciencias Sem Fronteiras, pretendo abrir o Post Pay e depositar do BB para o PostPay pois o cartão do BB não necessita a utilização de senha, então é perigoso em caso de perda…
    No caso se eu juntasse alguns Euros e quisesse trazer para o Brasil, é simplesmente fazer uma transferencia para uma conta, por exemplo para o HSBC, ou é mais complicado?
    Ps. a conta do HSBC não seria minha!!

    Responder

    1. Olá Italo

      O Postpay é um cartão pré pago e não acredito que você consiga efetuar transferência internacional pra ele. Além disso, se o problema do seu cartão do BB é só em relação a senha, fique tranquilo que aqui na Italia – que é um pais completmente seguro, você não deverá ter problemas, ok?

      Abs


  12. Boa Tarde Fábio!
    Irei fazer um intercambio de 1 ano na Itália, em Siena e vou receber o dinheiro em uma conta no Banco do Brasil.
    Estou muito perdida em relação a forma de como levar meu dinheiro. Quero economizar em relação a isso, entretanto, não sei qual é a alternativa mais ‘barata’.

    Entre levar um cartão pré-pago do Brasil, utilizar o cartão de crédito do meu banco BB, abrir uma conta de estudante da Itália (parece complicado, não sei), ou fazer o postepay ?

    No caso do postepay eu poderia entrar on line e fazer transferência mensal da minha conta do BB para o PostePay?

    Muito Obrigada!

    Ana Julia Lemes

    Responder

    1. Olá Ana tudo bem?

      Traga o cartão Visa Travel Money e toda vez que precisar de dinheiro, um familiar no Brasil pode carregá-lo pra você, imagino que esta seja a solução mais barata para trazer dinheiro pra cá.

      Abs e boa viagem!


  13. Ah fabio, uma outra informação que me passaram na comune foi de que eu poderia fazer um seguro privado de 400,00 euros/ano (não entendi bem que tipo de seguro seria esse) e apresentar uma conta bancaria com no minimo 6.000,00 euros para solicitar a residencia. Outra pessoa no mesmo local informou que somente com o seguro já seria possível. Estas informações estão corretas? Porque achei meio estranho e estou preocupada de fazer tudo isso e não conseguir a residencia…

    Abs,

    Responder

    1. É isso mesmo: o valor em 2007 era de 5061,68 euros para uma pessoa, ou 10123,36 para duas pessoas. Além da demonstração deste valor é necessário também ter um seguro – veja que uma coisa não substitui outra, pelo contrário: são necessários ambos!

      Para entender melhor, segue o link da circular que regula a permanencia do cidadão comunitário em nosso pais: http://www.interno.gov.it/mininterno/export/sites/default/it/assets/files/15/0390_circolare_n.19_6_aprile_2007_DAIT.pdf

      Abraços


  14. Oi Fabio! Obrigada pela rápida resposta em ambos tópicos. Eu tenho meios financeiros somente no Brasil, e como te falei, estou como “dependente” do meu namorado italiano. Mas como ele ainda esta em processo de divórcio, não podemos casar agora. Existe alguma forma de eu comprovar renda para ter a residência sem ter um contrato de trabalho? Por exemplo, algum documento que informe que moro e sou dependente dele financeiramente, ou conta conjunta…

    Abs,

    Responder

  15. Olá Patricia

    Se você pretende viver aqui na Italia – mesmo sendo cidadã da UE – por mais de 90 dias, é obrigada a solicitar sua residência no comune, e pra isso deve comprovar que tem meios financeiros para permanecer aqui. Caso contrário terá que deixar o pais.

    Muita gente faz confusão porque acreditam que europeus podem viver tranquilamente em outros países do bloco, porém isso não é verdade: temos o livre acesso (sem barreiras fronteiriças) porém caso queiramos permanecer de forma definitiva depois de 90 dias, devemos ter um emprego e/ou apresentar meios financeiros para tal.

    Abraços

    Responder

  16. OLA A TDS!COM A POSTEPAY VOCE PODE SACAR EM QUAL BANCO NO BRASIL? DESDE JAH AGRADEçO!

    Responder

  17. Opa, sem problemas!na Posta utilizo apenas o PostePay, entao nao tenho muito o que falar, pois é carregar e pagar, carregar e pagar…Sobre a Intesa, tenho a conta Zerotondo, onde nao pago nenhum tipo de taxa, desde que nao utilize o guiche do banco, fazendo tudo online. E além disso tenho uma transaçao mensal gratuita (deposito ou saque direto no caixa), nas demais pago 2,50 por transaçaoDesde a abertura da conta tenho um bancomat e uma KeyOk pra acesso online seguro!Abs

    Responder

  18. Mais uma coisa que eu esqueci, quais são os ponros posirio e negativos segundo você na Posta e Intesa? Gosraria me montar um comparativo entre bancos que podemos publicar no seu blog depois, que tal?

    Responder

  19. Olá Saga, peço que vc não me leve a mal mas prefiro não dizer em que banco eu trabalho por motivos profissionais. As regras internas do banco dizem que não podemos expressar opimiões em meios públicos sem a prévia autorização do banco.Tudo bem que isso vale em situações que respondemos em nome do banco mas de qquer forma não quero deixar espaço para interpretações errôneas. Mantendo o anonimato posso expressar as minhas idéias sem problema algum.

    Responder

  20. Ola Brazuca tudo bem?Eu particularmente acho que a Posta Italiana é um grande exemplo de ineficiencia, porém nunca tive problemas com o cartao da PostPay. Hoje tenho conta na Banca Intesa San Paolo, e estou bem satisfeito com a banca!Em que banco vc trabalha?Abs

    Responder

  21. Olá a todos, ótimo blog. Moro na Itália e trabalho em um banco por aqui. Estou curioso para saber oque os brasileiros pensam dos bancos italianos e brasileiros? O que falta nos bancos por aqui? Entendo que esse tipo de conta do Posta e IW são fáceis de abrir mas e depois, serviço bom? Faço todas essas perguntas porque gostaria de melhorar os serviços do nosso banco e talvez vocês possam me ajudar…

    Responder

  22. Ola Francisco tudo bem???Nao muda nada! Com as ultimas disposiçoes, nada é incluido e nada mais é retirado, permanece exatamente como està!Forte abraço!!!

    Responder

  23. Fabio, excelente dica.Aproveitando, tenho uma dúvida quanto a cidadania: quando a cidadania é reconhecida, o sobrenome do ascendente italiano será incluido no nome ou não muda nada?

    Responder

  24. Olá Bruno. Eu tenho uma conta no HSBC. Quando passei um tempo na Itália minha conta era do tipo Gold e eu pagava R$8,00 por saque na itália. Vale a pena. Agora mudou o perfil da conta e agora os saques no exterior são gratuitos. Muito bom.Mas qualquer um com residencia legalizada na Itália (mesmo antes do reconhecimento da cidadania italiana sair) pode abrir uma conta no iwbank.it banco muito bom, totalmente online, o custo de ter a conta lá é só de 1,85 euros por mes, que é um imposto. Dá direito a bancomat e operações online, quanto o saldo for de 2500 euros você pode pedir um cartão de crédito. Não precisa receber salário nem pensão pra abrir conta no IW Bank.Alyson Darugna

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *