Palestra Itália – Sociedade Esportiva Palmeiras

Hoje venho aqui para prestar minha homenagem ao nosso querido Palestra Itália, hoje com o singelo nome de Sociedade Esportiva Palmeiras.

Palestra Itália

Não apenas como torcedor (sim, sou verde e branco desde pequeno rs) mas também como italiano nascido no Brasil.

Já que não temos como negar a relação do clube com a comunidade italiana no Brasil desde a sua fundação e que hoje comemora 99 anos de vida!

O Palestra Itália foi fundado em 26 de agosto de 1914, na cidade de São Paulo, por um grupo de imigrantes italianos que, em sua maioria, eram funcionários das Indústrias Francisco Matarazzo.

 

Os principais fundadores do Palestra Itália foram Luigi Marzo, Vicente Ragognetti, Luigi Cervo e Ezequiel Simone.

Palestra Itália
Fonte: www.palestrinos.com.br

1914 – A Fundação do Palestra Itália

Palestra Itália

Com a vinda dos clubes italianos do Torino e do Pró Vercelli à cidade de São Paulo, a colônia italiana da época se entusiasma com a idéia de fundar um clube que os represente.

Em meio à excursão dos clubes italianos, Luigi Cervo procura a redação do Fanfulla, maior jornal da colônia na época, visando publicar uma carta convite conclamando os italianos e descendentes para a fundação de um time de futebol.

O jovem redator Vicente Ragognetti, brasileiro filho de italianos, assume a responsabilidade de escrever essa carta-convite, que foi publicada na edição 14/08/1914, uma sexta-feira, na seção “Gli Sports”, à página 4, com o título “Per la formazione di uma squadra italiana di foot ball in S.Paolo”.

Nesta carta, ele convocava os esportistas italianos para a fundação do novo club, vejam abaixo a imagem deste anúncio publicado em 14.8.1914 na língua italiana.

Palestra Itália
fonte: www.jornalfanfulla.com

Por que Palestra Itália?

A palavra “palestra” é de origem grega – palaistra – e passou para o latim como “palastrae”, designado locais destinados a debates e estudos.

Na Itália do começo do século 20, o termo “palestra” referia-se a locais onde se ensinavam e praticavam atividades atléticas esportivas, o que inspirou os fundadores do novo time brasileiro.

Ainda hoje, diferentemente da interpretação brasileira, o termo é usado no mundo inteiro para designar local de exercícios físicos e escola de lutas, inclusive aqui na Italia.

Princípios do Palestra Itália

Na presença de 46 jovens fundadores, foi lido, em italiano, o estatuto do novo clube, que declarava ser aquele um clube de italianos para os italianos, mas também dedicado a integrá-los aos “filhos do país e membros de outras nacionalidades”. O objetivo, segundo o estatuto, era “cultivar esportes em geral e desenvolver futebol em particular”

O primeiro jogo

Em 24 de janeiro de 1915, o Palestra Itália entrou em campo pela primeira vez, contra o forte time do Savóia de Votorantim. A vitória, pelo placar de 2 a 0, garantiu a primeira taça ao Palestra: a Taça Savóia.

1942 – Do Palestra a Palmeiras

O ano de 1942 marca a entrada do Brasil na II Guerra Mundial, ao lado dos aliados.

Fato que leva o governo Vargas a baixar lei obrigando todas as instituições esportivas com nomes estrangeiros a mudarem suas denominações.

Caso se recuasse a atender essa nova denominação, o clube poderia ter sua sede e estádio tomados.

Por isso, o Palestra viu-se obrigado a substituir seu nome e suas cores, abdicando da cor vermelha do uniforme.

Assim, em 20 de setembro daquele ano, o Palestra Itália passa a chamar-se Palmeiras.

Palestra Itália

Camisa comemorativa dos 99 anos

Hoje foi lançada a camisa comemorativa pelos 99 anos do clube

 

Relação do clube com a Italia nos dias atuais

Se alguém ainda tem dúvidas da relação do Palmeiras com a Italia ainda nos dias de hoje, acredito que as imagens abaixo vão esclarecer isso de uma vez por todas rsrsrs

Detalhe na lingua italiana da camisa 2009/2010
Cores da Italia no uniforme 2013
Cores da Italia nas cadeiras do novo estádio
Uniforme com as cores da Italia
Bexigas simbolizando as cores italianas no estádio

Meus parabéns ao Palestra Italia, um abraço a todos vocês e até o próximo post 😉


Para escrever este artigo, utilizei os seguintes sites:

O que você achou deste artigo? Compartilhe aqui conosco:

[ratingwidget_toprated type=”posts” created_in=”all_time” direction=”ltr” max_items=”10″ min_votes=”1″ order=”DESC” order_by=”avgrate”]

5 Comentários


  1. Como bom mineiro, não posso deixar de registrar aqui a felicidade pelo outro palestra campeão brasileiro de 2013, o cruzeiro! seria bacana uma postagem contando a história dele também! Abs fabio!

    Responder

  2. Olá Fabio com as dicas da minha saga estou começando a busca pelos meus documentos, porem tem uma duvida que vem me atormentando … gostaria de te fazer uma pergunta, o meu caso é o seguinte.

    meu tataravo – masculino – nasceu na Itália
    meu bisavo – masculino – nasceu no Brasil
    minha avo – feminina – nasceu no Brasil antes de 1948
    meu pai – masculino – nasceu no Brasil depois de 1948

    Tenho direito a cidadania italiana ?

    muito obrigado, fico no aguardo!

    Responder

    1. Olá Jorge tudo bem?

      Tem sim direito, pois o filho da mulher – no caso seu pai – nasceu após 1948.

      Abraços e parabéns!!!


  3. Obrigada querido, sempre com novidades e esta sem duvida para nos oriundi e apaixonados pelo parmera há mais de 60 anos vale ouro.

    Beijocas de Milão e mais algum tempo nos veremos em Pisa.

    Bete

    Responder

  4. Quanta informação!!!! Sou Palestrino a 34 anos e não sabia da metade desse artigo….rsrs Forza Palestra (Parrrmera)…….

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *