Cortando o cabelo na Itália

Dando continuidade ao final de semana verborrágico preciso contar a voces minha ida ao cabeleireiro aqui na Italia.

Antes que me perguntem:

– Nossa Fabio, quase dois anos de Italia e sò agora voce cortou o cabelo? quero explicar que neste tempo eu mesmo cortava meu cabelo, pois tinha a maquina!

Porém não aguentava mais parecer recem-saido da Febem e resolvi criar vergonha na cara e ir no parrucchieri.

Cheguei la sabado passado, por volta das 18 horas e todas as cadeiras estavam cheias, além de um rapaz jà estar esperando sua vez.

Entrei e um senhor super simpático acenou com a cabeça e perguntou se eu estava com pressa.

Respondi que não e sentei-me, aguardando minha vez

Dai eu comecei a observar como os cabelereiros aqui na Italia levam a sério a profissao.

Eles fazem verdadeiras obras de arte no cabelo das pessoas, é impressionante!!!

Logo na minha frente havia um senhor, semi-careca e o cabeleireiro parecia ter incorporado Pablo Picasso, pois jogava os parcos fios que restaram de um lado pro outro, escova daqui, penteia dali, repica, escova novamente, pega o secador como se fosse um pincel mágico e voces nao acreditam no resultado: o tio ficou parecendo o Roberto Carlos de tanto cabelo que apareceu…

Fiquei embasbacado com aquilo, tentando descobrir qual a mágica da coisa.

De repente um dos artistas pede a uma ragazza que fizesse o giro dei carameli, dai eu pensei:

Eita, la vem bala perdida! Sorridente, ela pega um balaio repleto de balas e começa a oferecer aos mortais que ali estavam!

Eu respeitosamente refutei, porque queria continuar observando todos os detalhes, nao sei se meus neurônios me permitiriam mastigar a bala, respirar, fazer o coração bater, piscar os olhos e ainda por cima continuar concentrado nos detalhes: era muita coisa pra pouco neurônio!

Logo depois do balaio, o senhor terminou com o Roberto Carlos e ja pediu pra menina começar meu tratamento!

Obviamente jà pensei besteiras, quando ela me chamou e pediu pra sentar no ‘lavador de cabeça’ (sei la o nome daquilo…) Lambuzou a mao com algo que nao consegui ver e começou a fazer massagem no meu cocoruto!

Gente, que maravilha!

Ficou uns 5 minutos e logo em seguida um dos cabeleireiros, totalmente careca tomou o lugar da menina e ainda brincou:

– Nao sei se voce reparou mas nao està tao delicado como antes.

Respondi:

– Opa, claro que percebi!!!

Dai começamos a conversar, ele terminou a massagem, pediu que eu sentasse na cadeira e perguntou-me como eu queria meu corte.

Eu disse que nao queria nada especial, curto embaixo e um pouco maior em cima.

Ele então pegou um catálogo e começou a folhea-lo, até que eu vi um cara com um cabelo bacana e disse que queria ficar exatamente igual a ele.

O careca deu uma risada tipo “quem sabe depois de uma plàstica e 20 quilos a menos…” e começou a picotar o cabelo.

E nao é que tive o mesmo tratamento do Roberto?

Vai daqui, picota dali, raspa acolà, até que ele pàra e diz que era hora do segundo round de massagem!!!

Lambuzou a mao num gel e começou a massagear minhas temporas!

Naquele momento nao sabia mais se tinha ido num cabeleireiro, numa casa de massagem, num spa, sei là, mas era tudo muito diferente do que eu imaginaria encontrar num salão de cabeleireiro…

Depois de massagear, perguntou se tinha sido bom pra mim, eu pedi um cigarro e todos no salão riram!!!

Dai eu percebi que todos ali trabalhavam em familia: ele era o filho, tinha o pai ao lado direito e a mae do lado esquerdo. A menina que distribuia malas era a noiva dele, e ambos vao se casar ainda este mes.

Descobri ainda que o pai jà recebeu diversos premios e que era super conhecido, depois que andou cortando alguns cabelos famosos.

Neste momento nao sabia se ria ou chorava, pois em nenhum momento tinha perguntado o preço do corte!!!

Bom, mas o que é uma listra pra uma zebra, uma pinta pra uma onça ou quem sabe até mesmo um piolho pra Elza Soares?

E jà que eu estava ali resolvi desencanar…

No final, ele deixou um cotozinho em cima, disse que era a ultima moda aqui na Italia, que eu poderia utilizar um pouco de gel que ficaria otimo.

Vejam o resultado:

Cortando o cabelo na Itália

Em seguida perguntou o que eu achei.

Diante da cara de satisfação dele, disse que tinha a-do-ra-do, que realmente tinha ficado perfeito! Mas que eu nao ia pagar, pois eu tinha dito que queria ficar igual ao cara do catálogo, provocando mais risadas do povo!!!

Nem perguntei o valor, ja fui sacando a carteira, esperando a facada e pensando se ia pagar com cheque, cartão, ou com o corpo mesmo, dependendo do valor.

Mas nao foi nada absurdo: 17 euros pelo espetáculo!!!

Agradeci a todos, desejei muita sorte no casamento e sai na rua com o rabicò pra cima.

E o mais impressionante que no sábado a noite a cidade estava lotada, passei entre as pessoas e nao teve ninguém que riu, acreditem ou nao rsrs

Agora to na duvida: tiro ou nao o rabicò???

Ps. Assim como o professor Pasquale Cipro Neto, nao vou adotar as novas regras ortográficas, continuarei utilizando hifem – por exemplo, jà que a maioria dos acentos ja nao utilizo devido ao teclado!!!

12 Comentários


    1. KKKKKK Tô indo cortar hoje pela primeira vez aqui… quase 3 meses que não corto, cabelo tá parecendo uma arapuca.


  1. Fabio fiquei até com vontade de te conhecer rs. Vou passar um ano em Gorizia fazendo doutorado sanduiche. Estava procurando algo sobre cortar cabelo na Itália porque estou pensando em cortar o meu curto. Meu cabelo é cacheado e comprido. Queria ele cacheado curto sem ser Joãozinho, e sem piolho. Bem, acho que você deveria deixar o rabicó. E vc? Acha que eu corto curto para ficar mais cacheado? Tudo de bom!!!

    Soraia

    Responder

  2. hhahahaahhasó não esquece do gel! que nem meus coinquilini aqui q vivem se enchendo de gel e tudo que é coisarada!nossa, até fiquei com vontade de cortar o cabelo tb; tá mais que precisando, mas fico com medo da conta! feminino costuma ser mais caro ainda!de repente quando sair a tão-esperada e arrumar um lavoro! :)bjoss

    Responder

  3. Pô Fabio.. Voce tem que rever seus conceitos (orientação) após esta ida ao cabelereiro..

    Responder

  4. Fabio, ri mt com essa sua ida ao cabelereiro! Olha, esse teu novo corte acho q é bem comum aqui na italia, ja vi varios assim.Abraços!

    Responder

  5. Só vc mesmooooo ri muito hahahae já o mail q vc vem p a terrinha,…vê se combina algo c os o pessoal daqui de SP e me convida hehe….folgada pouco rs…Bjossss

    Responder

  6. fabio!! ri dmais c a seu depoimento!!adorei a familia de cabelereiros… show!! :)e ta bonito o corte, na minha modesta opiniao tu deve deixar! HAHAbaci

    Responder

  7. Hahahahahahahahahaahaaaaaaaaa… Ta parecendo um franguinho de granja!!!… Hahahahaaaaaa… Claro que vc vai deixar né?!!! Não esquece do gel! rsrsrssss…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *