Passaporte de Saúde Digital Vem Aí

Recentemente o site Business Insider Italia publicou uma matéria explicando como vai funcionar o Passaporte de Saúde Digital, também conhecido como Travel Pass e que poderá nos permitir voltar para Itália 😊.

Passaporte de Saúde Digital

Fiz a tradução para você, porém não deixe de ler o artigo original clicando AQUI.

COMO FUNCIONA O TRAVEL PASS, O PASSAPORTE DE SAÚDE DIGITAL QUE PODERÁ SALVAR O TRANSPORTE AÉREO

Um aplicativo para salvar o transporte aéreo, derrubado pela pandemia Covid-19.

Tão simples quanto claro no papel, o Travel Pass desenvolvido pela IATA (International Air Transport Association, organização internacional que reúne 264 companhias aéreas) deve chegar nas próximas semanas – não há data precisa, mas certamente será até o final de março – e é muito aguardado por companhias aéreas e viajantes que desejam voar para se deslocar de um país para outro.

O aplicativo desenvolvido pela IATA unifica as regras para um vôo seguro, respeitando os diversos requisitos governamentais e evitando a obrigatoriedade de quarentena para os passageiros

Ao contrário de outras possibilidades às quais voltaremos mais tarde, esta é a solução mais popular para a qual convergem as atenções e as esperanças de todas as partes, porque é padronizada e compartilhada em escala global.

A padronização das regras para viagens seguras, afinal, é a melhor garantia para os governos preocupados de que voar pode continuar a favorecer a propagação do vírus, enquanto que, por outro lado, para quem viaja a trabalho ou lazer qualquer serviço é capaz de reduzir ou cancelar a quarentena é atendido com altas expectativas.

É necessária uma mudança nas regras atuais e, para isso, os passageiros devem demonstrar que foram vacinados ou teste negativo para SARS-Cov-2.

Integrar as informações de saúde em formato digital é, portanto, a opção mais lógica para a verificação destas informações que poderá ser feita através de um código QR pelas autoridades e companhias aéreas.

Além disso, será muito mais eficaz para agilizar os procedimentos no aeroporto e com isso ganhar tempo no momento da verificação dos documentos dedicado a cada viajante.

Em essência, este é o passaporte digital que já era esperado nos últimos meses por causa da Covid-19 e que poderá ser utilizado no futuro também para outras situações.

Em primeiro lugar, deve-se definir um cadastro que inclua fornecedores certificados, laboratórios, clínicas e centros especializados, onde as pessoas possam se deslocar para realizar exames e vacinas reconhecidas internacionalmente, de forma a cumprir os diversos requisitos exigidos pelos governos para ingressar em seus respectivos países, evitando mal-entendidos, erros potenciais e respostas falsas na origem.

Em seguida, é necessário identificar um método seguro com o qual os viajantes possam fazer upload de dados e compartilhá-los quando e apenas com os responsáveis ​​pelo controle (não só na saída e chegada ao destino, mas também durante escalas em outros países).

O progresso garantido pelo App Travel (disponível gratuitamente para dispositivos iOS e Android) vai além da segurança dos dados que guarda, pois elimina a perda de tempo na busca pelas informações necessárias para voar até um determinado lugar e, consequentemente, a obrigatoriedade de enviar documentos nos dias que antecedem o voo ou, no pior dos casos, saber que a documentação não é válida ou está completa com atraso.

Os viajantes precisam ter certeza de que os testes realizados lhes permitirão entrar no país de destino e os governos precisam ter certeza de que os testes realizados pelos passageiros são precisos e seguros”, disse a BBC Vinoop Goel, diretor regional de aeroportos da IATA.

Para testar a iniciativa, o organismo internacional fechou parceria com a Singapore Airlines, que desde 23 de dezembro passado oferece a opção Travel Pass nos voos para a cidade-estado com partida de Kuala Lumpur e Jacarta (com lista de clínicas selecionadas nas capitais da Indonésia e da Malásia para testar o Coronavírus e obter o certificado de saúde digital para viajar).

Nas últimas semanas, Etihad, Air New Zealand, Qatar Airways, Emirates e Malaysia Airlines também começaram a testar a novidade, enquanto, graças à colaboração com o governo do Panamá, a Copa Airlines é a primeira companhia aérea fora da região da Ásia-Pacífico a testar o serviço, seguido pela primeira empresa africana, RwandAir.

Além disso, um aspecto importante do Travel Pass é a possibilidade de integração e funcionamento com outras soluções digitais em desenvolvimento que, ainda que restritas a um pequeno holofote, existem e não são poucos.

O exemplo mais semelhante é o CommonPass, desenvolvido pela fundação Commons Project com a colaboração do Fórum Econômico Mundial, que certifica a negatividade ao vírus de quem viaja com um sistema limitado a testes e swabs e se prepara para incluir a vacinação como elemento que permite cruzar a fronteira (sempre via app e código QR a ser mostrado no smartphone).

Um script quase idêntico é o fornecido pelo Aokapp, um aplicativo desenvolvido pela Câmara de Comércio Internacional e em uso desde janeiro passado também nos voos da Alitalia que ligam Roma a Nova York.

Trabalhar em várias frentes pode parecer uma lógica míope que nos leva ao erro, mas na verdade é o reflexo da necessidade de encontrar medidas eficazes, seguras e fáceis de usar para os passageiros para que o mercado possa iniciar a esperada recuperação após o “catastrófico 2020” (Copyright de Alexandre de Juniac, gerente geral e diretor geral da Iata), que para o tráfego internacional registrou uma redução de 75%.

E 2021 começou com a mesma estrela, com uma redução de 70% nas reservas em relação ao mesmo período do ano anterior.

MEU PITACO PESSOAL SOBRE O PASSAPORTE DE SAÚDE DIGITAL

Passaporte de Saúde Digital

Confesso que nas últimas semanas fiquei preocupado com a possibilidade da pandemia no Brasil se estenderem por muito tempo, dificultando a ida para a Europa.

E ouvir essa ideia sobre o passaporte de saúde digital, que já foi discutido entre os membros da União Européia – e já confirmado – é um alento a todos nós.

Agora é deixar tudo preparado para a viagem e, quando as fronteiras reabrirem e pudermos viajar, pegar o avião com destino a felicidade 😎.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *