Passaporte Italiano nos Estados Unidos

Fala pessoal, tudo bem?

Daqui há algumas semanas, irei novamente aos Estados Unidos utilizando as facilidades que temos com a cidadania italiana, e como tive que refazer o meu ESTA, resolvi voltar aqui e reescrever este artigo, com as informações mais atualizadas.

Para situar quem o está lendo pela primeira vez, em uma das minhas andanças ao Brasil, escolhi propositalmente ir com a Delta Airlines, cia aérea americana não só porque naquele momento tinha as passagens mais convenientes, mas também porque com ela eu teria fazer escala em Nova York.

Com isso, eu poderia finalmente colocar em prática e ilustrar de forma mais clara como funciona a entrada de um cidadão italiano nos Estados Unidos.

Vamos dividir este artigo em duas etapas:

  1. Os preparativos antes da viagem;
  2. A chegada em NY, incluindo a imigração.

PREPARATIVOS ANTES DA VIAGEM

Italiano nos Estados Unidos

No meu caso tudo começou com a compra da passagem, utilizando o próprio site da Delta.

Aliás, até hoje, sempre comprei as passagens diretamente no site da companhia aérea, embora as pesquisas comecem em sites como Skyscanner ou Jetcost.

Depois de comprar a passagem, o passo seguinte foi fazer a solicitação da autorização eletrônica de viagem, conhecida como ESTA e que expliquei como fazer neste artigo.

Logo depois de preencher o documento e pagar com o cartão de crédito o valor de $14 dólares (cerca €10) o sistema já confirmou minha autorização e eu imprimi a folha com as informações.

Nesta folha, consta incluem os meus dados pessoais, o número do pedido e a data de validade do ESTA, que é de 2 anos a contar da data da autorização.

Muito bem, depois de todos os preparativos feitos, bastou esperar a viagem propriamente dita, trocando o frio italiano pelo calor escaldante do Brasil.

A CHEGADA EM NEW YORK

aviao new york

Pisar pela primeira vez na América foi realmente muito bacana, embora eu permaneceria ali apenas poucas horas, já deu pra ter o gostinho do que viria no meu retorno a Italia, quando então eu teria disponíveis bem 12 horas para poder explorar a famosa cidade símbolo dos States.

Desembarcamos no aeroporto JFK e como é de praxe bastou seguir as indicações: vira a direita, segue reto até o final do corredor, vira a esquerda, mais um bocado de caminhada, vira aqui, vira ali, enfim bastava seguir o fluxo até chegar numa escada rolante enoooorme que descendo acabava num grande saguão.

A primeira coisa que percebi foram as placas indicando que a partir daquele momento era completamente proibida a utilização de câmeras e celulares – eu tinha chegado finalmente na famosíssima imigração dos EUA…

A IMIGRAÇÃO

Uma fila enorme ia se criando enquanto alguns funcionários iam direcionando os recém chegados: me lembro que tinham muitos, mas muitos guichês, acho que jamais tinha chegado em um aeroporto com uma estrutura tão grande.

Confesso que vivendo e viajando bastante aqui na Europa já tinha esquecido como era passar pela imigração 🙂

Pouco antes de chegar definitivamente nos guichês, um funcionário indicava em qual deles teríamos que ir, formando então “mini-filas” em cada um deles.

Na minha frente havia um casal e atrás de mim uma senhora italiana muito da folgada, que ia utilizando o famoso “jeitinho italiano” de furar a fila.

Não pensei duas vezes e já fui chamando a atenção dela, dizendo pra que obedecesse a ordem.

Ela veio com a desculpa que queria apenas ver como era o guichê, justificando que pela sua idade, jamais iria passar na frente dos outros.

Eu então respondi educadamente:

– Senhora, não precisa se preocupar em “querer ver” como é o guichê, todos teremos que passar por ele e quando chegar a sua vez, a senhora descobrirá como é.

Até que isso aconteça, por favor volte para atrás de mim e fique ATRÁS DA LINHA AMARELA!

O casal foi atendido e então chegou a minha vez.

Deixei a velha resmungando e dirigi-me ao guichê.

Apresentei meu passaporte italiano e uma senhora com cara de poucos amigos, me perguntou:

– Qual é o motivo da sua viagem.

– Estou apenas fazendo uma conexão! A senhora quer ver o papel do ESTA?

– Não precisa! Qual o seu destino?

– Brazil.

– Qual o horário do próximo vôo?

– Daqui a uma hora e meia.

– Ok, coloque o seu polegar direito no leitor.

– Ok.

– Agora o polegar esquerdo.

– Ok.

– Agora a mão direita (oi?)

Sim caros leitores, é necessário fechar os nossos quatro dedos e colocar todos no leitor.

– Mão esquerda agora.

– Ok.

PLACK!

Ela então carimbou meu passaporte italiano e lá fui eu saltitante e pimpão desbravar o aeroporto.

O CONTROLE DE RAIO X NO AEROPORTO JFK

Em seguida foi a vez de passar pelo raio-x antes do próximo vôo e aqui mais duas surpresas:

A primeira delas foi pouco antes de chegar no leitor, quando um policial controla os bilhetes de embarque.

No meu caso já tinha sido impresso ambos os bilhetes aqui na Italia, porém percebi que muita gente entregava o iPhone ao oficial, que então colocava na máquininha e em seguida aparecia a cor verde confirmando que era válido.

Cheguei mais perto e percebi que se tratava de um aplicativo da Delta que faz com que as pessoas não precisem imprimir o bilhete.

Encontrei na internet algumas imagens desse espetáculo de tecnologia:

Italiano nos Estados Unidos

Depois de enxugar a baba, lá fui eu passar minha mochila no raio-x e eis que vem uma nova surpresa: o raio-x de corpo inteiro, ou body scan xray como eles chama por lá.

Felizmente também encontrei um video no youtube que mostra mais ou menos como funciona a geringonça:

Trocando em miúdos a coisa funciona assim: você se posiciona entre os dois leitores, colocando os pés no desenho que tem no chão, virado a direita.

Em seguida levanta os braços, conforme o adesivo colado na sua frente indica (não tem como errar!) e a luzinha do troço começa a “te ler” literalmente.

Em seguida você dá meia volta e se vira pro lado oposto repetindo a mesma operação, com os bracinhos levantados (recomendo antes passar no banheiro pra dar um “up” no anti transpirante) e pronto – raio x completado 🙂

CONCLUSÃO

new york

Depois de conhecer muita gente que passou maus bocados na imigração americana – mesmo com o visto americano obtido – confesso que minha experiência foi rápida e tranquila e praticamente indolor rs.

 Caso queiram ver as fotos que eu tirei quando estive na cidade da maça, basta visitar o meu álbum de fotos no Flickr clicando aqui.

Por falar em viagem, tem alguém aí com saudade do nosso tradicional Sagakontro? 😉

242 Comentários


  1. Oi Fábio. Muito legal seu post. Gostaria de saber como eu faço pra ficar mais de 3 meses em solo americano como turista, usando meu passaporte italiano?
    Será uma informação de grande ajuda para planejar minha viagem.
    Muito obrigado!

    Responder

  2. Oi Fabio!! Tambem tenho passaporte italiano e estou indo pros EUA pela primeira vez com ele. Vai ser só escala pro brasil mas sao 12horas, estava planejando sair do aeroporto pra conhecer um pouco a cidade. Pode dizer se com o ESTA eu consigo fazer isso e como foi sua experiencia pra sair e voltar pro aeroporto com o ESTA? Abraço!!

    Responder

  3. Boa tarde! Tenho visto Brasileiro válido, posso usar meu passaporte italiano para entrar nos EUA?

    Responder

    1. Não faça isso. Eles tem como saber do seu passaporte brasileiro com visto válido e vai acabar indo para a salinha para se explicar. Use o passaporte brasileiro até o visto expirar, ai pode usar o italiano para não ter que renovar o visto.


  4. A minha duvida é que se eu faço uma conexão Brasil Dublin com passaporte europeu por ny precisa ter volta por ali? Eu não pretendo voltar! Pq vc da uma entrada mas daí não dá a saída!

    Responder

  5. Fabio Bom dia, gostaria de bater um papo com você em particular será que é possível? estou com os docume4ntos quase prontos e quero tentar fazer tudo sozinho mas gostaria de alguma assessoria sua pra algumas dúvidas, aguardo seu contato. Obrigado !!!

    Responder

  6. Sou cidadã Italo Brasileira pretendo fazer pos graduação de engenharia civil nos Estados Unidos.Quais os procedimentos que devo fazer?

    Responder

    1. Olá Otavia tudo bem? Não conheço os procedimentos nos EUA, recomendo que entre em contato diretamente com a universidade que você pretende estudar e tire as dúvidas diretamente com eles, ok? Abs


  7. Alguém tiraria minha duvida por favor?
    Sou casado no brasil e adicionei o sobrenome da minha esposa ao meu. No passaporte europeu ficou tudo como era antes (nome + sobrenome do pai) Ou seja, o ultimo nome do meu passaporte brasileiro ficou diferente do ultimo nome do meu passaporte italiano. Viajo do brasil para espanha mês próximo. Emito passagens com que nome? !Muchas gracias!

    Responder

    1. Olá, Fabio! Bom dia (tarde pra você hehe). Muito obrigado por responder! Foi o que eu imaginei. Então…eu vôo de TAP e eles pedem apenas o primeiro e último nome (como várias companhias). Mas aí na hora que vou sair do Brasil tenho que mostrar o passaporte brasileiro, onde foi adicionado no final do meu nome o “Takehana” (da minha esposa). Será que eles não podem encrencar? Passagem emito como Luca de Santis. Aí saio do Brasil com passaporte Luca De Santis Takehana. Me desculpa perguntar ficar na dúvida, Fábio, mas é que sabe aquelas coisas que se der errado, já era? Não vou ter grana pra pegar outra passagem na hora kkk. Muito obrigado!


    2. Fabio cara. Tá tudo OKzasso agora. A PF falou pra eu mostrar os dois passaportes e a minha certidão de casamento que tá tudo ok. A TAP disse que eu apresento qualquer documento oficial, portanto que tenha os nomes da passagem que eu emiti. Então MISSION COMPLETED hehe. Muito obrigado Fabio, mais uma vez!


  8. Olá Fábio, Tudo bem ?
    No próximo mês estou indo com a minha família para os EUA, eu já tenho visto americano de turismo valido no meu passaporte brasileiro só que gostaria de usar o passaporte italiano para imigrar no EUA, será que teria algum problema na imigração. Obrigada !

    Responder

  9. Oi Fábio, estava fazendo bem de boas o processo da cidadania portuguesa (no meu caso) aí me aparece uma viagem pros EUA de última hora, aí tenho que tirar o meu terceiro (!) visto pros EUA (lá se vão uns R$ 2.000,00 em visto), mas dessa vez me dão um visto de 10 anos (justamente quando tô tirando a cidadania). O que vc acha q vale mais a pena? Usar meu visto até ele se vencer no passaporte BR, ou viajar pros EUA com meu passaporte europeu?

    Responder

  10. Oi Fabio
    Como faz o conjugue do cidadão italiano, com o permesso pode entrar tbm?
    beijos

    Responder

    1. Não, nesse caso vc vai precisar do visto.


  11. Ei Fabio!!

    Vê se você pode me ajudar com uma dúvida…Meu nome em ambos os passaportes é o mesmo. Mas quem comprou minha passagem foi meu namorado e ele deu o Nº da Identidade brasileira (na verdade nem tenho identidade italiana, só o passaporte mesmo). Isso pode me gerar algum transtorno? Acredito que eles só confiram o nome neh?

    Abraços!

    Responder

    1. Olá Luisa o número do documento deve ser o mesmo no bilhete, caso contrário a cia pode não te deixar embarcar. Se o número foi dado apenas na compra do bilhete, ao efetuar o check in corrija as informações, ok? Abraços


    2. Mas o que seria o certo? Dar o número do meu passaporte italiano? Pois o número que dei é o mesmo da minha identidade brasileira, eu posso apresentar ela, não?

      Abraços


  12. Olá,
    Gostaria de participar do encontro. Moro na serra do Rio de Janeiro.

    Responder

  13. Oi, Fábio. Gostaria de participar do encontro. Sou de Belo Horizonte.

    Responder

  14. Suas informações têm me ajudado muito. Você é muito competente. Obrigada por sua generosidade!

    Responder

  15. Olá Fábio! Gostaria de participar do encontro! Moro próximo a São Paulo! Envie informações, por favor! obrigada!

    Responder

  16. Os americanos são batutas. O pessoal da imigração sempre me atendeu super bem, seja em NY, Flórida, Califórnia, etc.

    Responder

    1. Olá Fábio. Obrigado!
      E apenas para constar como seu blog tem me ajudado, toda documentação minha e de minha esposa já está quase pronta! E ontem comecei o segundo semestre de italiano. Devagarzinho as coisas vão se encaixando e o universo conspirando a nosso favor!
      Abraço!


  17. Olá Fábio, bom dia. Sou o Leonardo Pittella e moro em Belo Horizonte – MG. Gostaria de participar do encontro para um bate-papo sobre cidadania Italiana.

    Responder

  18. Olá Fábio,
    Quando for fazer o Encontro em São Paulo, por favor nos avise que eu e minha esposa gostaríamos de participar.
    Abraço.

    Responder

  19. Bom dia Fábio! Sou de Juiz de Fora/MG e gostaria de participar do Sagakontro! Abração!

    Responder

  20. Olá Fábio, bom dia.

    Gostaria de participar do Sagakontro no Rio de Janeiro, se for possível.

    Abraços,
    Luciano.

    Responder

  21. Olá, Fábio. Gostaria de participar do encontro, quando irá acontecer? Sou de São Paulo.
    obrigada!

    Responder

    1. Olá Beatriz estou planejando, assim que definirmos tudo vou avisar todos 🙂 Abraços e até breve!


  22. Olá Fábio, tenho interesse no encontro, sou do Rio de Janeiro.

    Responder

  23. Boa noite Fábio.recebi um email dizendo que vc estará no Brasil em algumas semanas,e se queria estar conversando com vc sobre a cidadania italiana.estou interessado,moro em Minas gerais,triangulo mineiro.aguardo resposta.obrigado.

    Responder

  24. Grande Saga. Dois assuntos.
    Um deles é sobre a possibilidade de vc fazer um vídeo sobre cidadania por casamento àqueles que casaram antes de 1984. Me parece que há um legislação especial que os favorece. Eu e meus filhos e netos já somos italianos.
    Quero fazer a cidadania italiana por casamento de minha esposa. Casei em 1975.
    A tramitação do processo dela será igual aos dos que casaram após 1984 ?

    O segundo assunto.
    Baixei o teu e-book. Mas tenho interesse em comprar o Livro de como Viver na Itália.
    Mas dou um azar danado quando se trata de usar o cartão de crédito na internet.
    É usar e cancelar em seguida.
    Como vc virá a São Paulo, poderias disponibilizar uma tua conta bancária no Brasil para que eu faça uma transferência com o valor do Livro e comprovado o depósito vc me liberaria o material sobre o Livro via internet ?
    Ah! Sou de Santa Catarina.
    Abraço

    Responder

    1. Olá Lino tudo bem? Pode deixar que vou fazer sim o vídeo. Quanto ao Guia, o processo é todo automatizado, não temos como aceitar outras formas de pagamento que não seja pelo Paypal ou diretamente pelo cartão, mi dispiace. Abraços


  25. Fabio, sou de São Paulo Capital, e gostaria de bater um papo com vc sobre cidadania.. abs

    Responder

  26. Ola Fábio. Parabens pelo seu trabalho !! Gostaria de participar do proximo encontro. Sou de FLorianópolis, Santa Catarina, venha conhecer nossas belas praias !!!!! Grande abraço !!

    Responder

  27. Sou de Catanduva-SP. Se acontecer algum encontro/palestra em São Paulo e puder estar presente, estarei.

    Responder

  28. Brasília. Tenho interesse em conversar com você sobre o processo para obtenção da cidadania italiana.
    Christiane Ambrosio

    Responder

  29. Fabio! Estou em SP. Queria muito conversar com vc. Alias, eu e mais uma galera né? rsrsrsrs

    Responder

  30. Região de Indaiatuba, perto de Campinas, se tiver por aqui, bora tomar um café e falarmos sobre o requerimento da cidadania Italiana!

    Responder

  31. Oi Fabio!!! Gostaria de participar do encontro!! Sou de Campinas!! Aonde vc vai estar? Bjos!!!

    Responder

  32. Ciao Fabio!
    Gostaria de participar do encontro, estou em Guarulhos- SP.
    Obrigado pelo conteúdo compartilhado!

    Responder

  33. Fabio, eu gostaria de encontrar vocÊ quando vier ao Brasil. Moro em Guarulhos/SP.

    Responder

  34. Gostaria de participar. quando será o encontro? Estou em Goiania.

    Responder

  35. Oi , Fabio , sim ..gostaria muito de participar ,estou em Sao Paulo ,Capital,perto da Mooca !!

    Responder

  36. Olá Fábio!
    Moro em Campinas/SP e estou iniciando a minha saga (estou juntando certidões).
    Vem pra cá para conversarmos!
    Abç!

    Responder

  37. Olá Fabio, como solicitado no email, estou em SP capital e seria um grande prazer encontra-lo para um bate papo por aqui. um abraço!

    Responder

  38. Oie Fabio, quero participar do encontro! Sou da região de Campinas. Abraços

    Responder

  39. Olá Fabio, sou do Rio de Janeiro! Gostaria de participar do encontro!!
    Um Abraço

    Responder

  40. Olá Fábio, estou na região
    de Campinas. Estou iniciando minha saga. Gostaria muito de ver sua palestra por aqui. Nos avise. Abraços

    Responder

  41. Fábio, boa noite! Estamos em Belo Horizonte, MG. Você irá passar por esta região quando vier ao Brasil para conversar sobre cidadania italiana? Grato, Daniel e Taiana

    Responder

  42. Olá Fabio, tudo bem?
    Eu quero saber quando virá ao Brasil, tenho interesse em encontrá-lo aqui em São Paulo. Adoro seu blog! Muito obrigada pelas valiosas dicas que sempre posta!

    Responder

  43. Olá Fabio ! Se voce passar por Sao Paulo e houver alguma palestra ou reunião, me avise por favor ! abraço!

    Responder

  44. Tenho interesse em participar de uma palestra sobre Cidadania Italiana Fabio! Rio do Sul – SC.

    Responder

  45. Olá Fábio, sou da grande POA, você virá para o Rio Grande do Sul?

    Responder

  46. Fabio,, gostaria de participar do bate papo aqui em sao paulo. sou do interior

    Responder

  47. Fabio, estou em SP Capital e gostaria sim de conversar com você sobre o processo de cidadania Italiana. Fico no aguardo.

    Responder

  48. Olá Fábio caso venha ao Brasil aparece em São Paulo capital para podemos bater um papo sobre a cidadania italiana.

    Cara boa viagem ao EUA!

    Responder

  49. Olá Fábio, gostaria muito de participar do Sagakontro, moro em São Paulo, capital. Me avise o local. Meu email é [email protected].
    Tenho algumas dúvidas sobre meu processo, já escrevi para vc mas ainda não me respondeu ?. Tentei solicitar seus serviços…mas a msg que vi é que, no momento não está mais atendendo ninguém.
    De qualquer forma estou ansiosa, no aguardo do local.
    Adriana Milani

    Responder

  50. Olá Fabio, tudo bem? Seria um prazer encontrá-lo aqui em São Paulo, na capital. Um grande abraço!

    Responder

  51. Olá Fábio. Moro em São Paulo/Capital e gostaria de participar do sagaenkontro. abraços

    Responder

  52. Moro em Porto Alegre e adoraria participar de uma palestra contigo para esclarecer dúvidas sobre cidadania italiana.

    Responder

  53. Fábio sou de SP e quando vai estar por aqui para realizar o Sagaenkontro? Abraços

    Responder

  54. Saudações!
    Tudo certo !

    Moro em Curitiba e gostaria de contratar seus serviços na Italia, caso fosso possivel , sou bisneto de Giuseppe Barbiero , meu email eh [email protected]
    Grande abraço

    Responder

  55. Fábio parabéns por seu trabalho !
    Gostaria de participar do encontro.
    São Paulo capital.

    Responder

  56. Boa tarde Fábio, recebi seu email sobre sua vinda ao Brasil e gostaria de participar do encontro. Moro na Baixada Santista e seria muito interessante se vc promovesse um encontro com os interessados na cidade de SANTOS/SP. Contudo se o encontro ocorrer em São Paulo capital eu tbm gostaria de participar e sem avisada do DIA, LOCAL E HORA.

    Responder

  57. Boa tarde Fábio.

    São Paulo e/ou Rio de Janeiro, estarei presente.

    Abs

    Responder

  58. Oi Fabio! Eu gostaria de participar do sagakontro aqui no Brasil, moro na região centro oeste, no estado do Mato Grosso do Sul.

    Responder

  59. Boa tarde,

    Sou advogado no Brasil e em Portugal e trabalho com o reconhecimento das nacionalidades portuguesa e italiana.

    No Brasil, trabalhamos com retificações e temos parceria com tradutores juramentados e patronato que presta serviços de tradução em nossa cidade (Ribeirão Preto – SP), prestamos consultoria e serviços de pesquisa de documentos no Brasil e em Portugal.

    Em Portugal, oferecemos os serviços de reconhecimento e aquisição da nacionalidade portuguesa e serviços derivados como homologação de sentença estrangeira, por exemplo, o divorcio ocorrido no estrangeiro, averbações de casamento e óbito, etc, serviços ligados ao direito de família e sucessões, como o caso de um inventário, por exemplo.

    Pretendo estabelecer uma parceria duradoura, pois sempre tenho procura de clientes pelo serviço de reconhecimento da nacionalidade diretamente na Italia e também, nos casos judiciais por derivação materna.

    Gostaria de um contato com você Fábio, por e-mail ou telefone, para podermos conversar melhor sobre a parceria pretendida e tenho muito interesse em encontrá-lo quando estiver no Brasil, se isso ocorrer antes do dia 15 de agosto, data que irei para Portugal.

    Sou de Ribeirão Preto – SP e caso queira organizar algo no interior de SP, conte comigo.

    Muito obrigado

    Paulo Leonardo
    Advogado

    Responder

    1. Sr. Paulo Leonardo, tenho interesse em assistência jurídica para obtenção da cidadania via materna. Por favor entre em contato email: [email protected]


  60. OLÁ EU GOSTARIA DE PARTICIPAR DO SAGAKONTRO 2016 , WILIAN MUNAROLO SÃO PAULO – CAPITAL , AGUARDO CONTATO !!!!!

    Responder

  61. Boa tarde Fábio,
    Gostaria de participar, sou de Florianópolis!
    Abraço!

    Responder

  62. Ola Fabio! Boa tarde!
    Recebi seu e-mail a respeito da visita mo Brasil… E estou iniciando o meu processo de dupla cidadania e gostaria de encontra-lo… Estou à 20min do aerorporto internacional de Guarulhos! Aguardo retorno! Forte abraço!

    Responder

  63. conforme solicitado no e-mail deixo aqui meu interesse em participar do sagakontro. Litoral de SP mas poderia eventualmente comparecer em alguma data em SP capital. Grata

    Responder

  64. Soube de um caso que a agente de imigração começou a falar em italiano, porém, o brasileiro em posse da cidadania italiana não sabia falar italiano. Constrangedor, a agente insistia em falar italiano.

    Responder

  65. Olá Fabio! Eu e meu noivo gostaríamos de encontrá-lo para falar sobre cidadania.
    Moramos em São Paulo, Capital.

    Abraços!

    Responder

  66. Fabio, vem pra Porto Alegre!!!
    Ou Gramado, onde eu moro, serra gaúcha, veia de descendentes de italianos aqui! Público garantidíssimo. Abraços

    Responder

  67. Ciao Fabio! É sempre um prazer estar no site, parabéns e obrigada mais uma vez por toda a ajuda…o lugar que gostaria da visita é SP, porém estaremos eu e meu esposo na bela Toscana todo o mês de agosto, ele de férias e eu tb p/ emissão dos meus documentos italianos! Estou radiante e orgulhosa do meu reconhecimento…Meno Male!!! Qdo. será o encontro no Brasil? Podemos nos conhecer pessoalmente na Toscana? Será uma imensa satisfação!!! Abç, Queli Teles.

    Responder

  68. Sou de São Paulo, capital e tenho muito interesse em participar do Sagakontro….

    Responder

  69. Sou de SP e gostaria de encontra-lo caso vc venha , uma dica pra vc é que nao precisa passar na imigração americana. Vc pode ir onde os americanos vao e utilizar os quiosques automáticos . Siga a placa Waiver Program , minha esposa fez isso em sua ultima viagem.
    Abraço!

    Responder

  70. Fábio só vc pode me ajudar! Comprei o seu e-book mas não consigo sanar minha dúvida. Sou brasileira me casei há 6 meses com um italiano e estou morando aqui na Itália. Tenho meu permesso é minha carta da união europeia. Acontece que queremos ir no fim do ano passar as férias nos Estados Unidos, mas eu ainda tenho necessidade de solicitar o visto, pois meu passaporte é brasileiro! Como faço? O que devo fazer? Tenho que ir até o consulado americano aqui pra solicitar o visto? Ou posso viajar com o passaporte sem o visto com minha carta da união europeia? Agradeço já antecipadamente!

    Responder

  71. Olá, Eu e mais dois familiares temos interesse em participar do encontro, moro em São Paulo – SP.

    Responder

  72. Fabio Boa Tarde, moro em Taboão da Serra-SP região metropolitana de São Paulo, tenho duas dúvidas:
    1- Não tive acesso sobre a planilha de gastos com a viagem até a Itália.
    2- Você conhece alguém para indicar para fazer a residência no comuni?

    PS: Obrigado por tudo que você despertou novamente sobre este sonho que vou realizar, porque desde criança quero fazer meu reconhecimento da cidadania italiana, sabendo que meu antenato veio da Região de Bologna.
    Deparei com a mesma situação que você se encontrou com os familiares (não vai dar certo, cê ta loko…)
    Há 45 dias que conheci seu canal e videos me inspirei e retornei com este foco, mas desta vez minha mãe viu que falava mais sério do que nunca e esta apoiando. Minha esposa também esta apoiando e gostou também de seu canal.
    Forte Abraço, se um dia eu puder retribuir todos os conselhos, aprendizados e dedicação para com nós estarei a disposição.
    Obrigado

    Responder

  73. Olá Fábio, tenho interesse em participar do encontro. Moro em São Paulo – SP!

    Responder

  74. Estou no Rio de Janeiro e gostaria muito de participar do Sagakontro.

    Responder

  75. Oi, Fábio!
    Moro em CAMPINAS/SP e gostaria de participar do encontro!!

    Responder

  76. Olá, Fabio! Sou de São Paulo e tenho interesse em participar do Sagakontro. Abraços

    Responder

  77. Opa! Mais um interessado num encontro. Sou de Sorocaba, mas posso me deslocar para São Paulo com facilidade.

    Responder

  78. Olá Fábio, também me interesso pelo encontro. Moro em Brasília – DF.

    Responder

  79. Grande Fábio!!! Seus artigos e vídeos têm sido de grande valia para mim e minha família. Muito obrigado! Vindo para o Brasil dá uma passadinha em Petrópolis – RJ! Cidade muito linda!

    Responder

  80. Fabio, sou de SP e gostaria tambem de participar. Porem estarei em viagem do dia 06/08 a 08/09. Serao quantos encontros e em quais datas?

    Responder

  81. Olá Fábio, gostaria de participar do encontro. Sou de Campinas/SP.

    Responder

  82. Fabio, gostaria de participar do encontro se você vier a São Paulo.

    Responder

  83. Fábio! Me chamo Polyana e estou em Curitiba e quero me encontrar com você!

    Responder

  84. Prezado Fabio,
    No email que vc enviou sobre a viagem para USA diz “Falando em viagem, você gostaria de me encontrar no Brasil daqui há algumas semanas, para um bate papo sobre cidadania italiana?
    Se sim, deixe um comentário lá no artigo dizendo em qual região do Brasil você vive, ok?”
    Sim eu gostaria de encontrar com vc, estou na cidade de São Paulo. Aguardo teu retorno.
    At.

    Responder

  85. Olá Fábio. Moro em Campinas e seria ótimo um encontro aqui na região. Mas, se não for possível, SP é um local bem viável também!

    Responder

  86. É verdade que quem teve o visto americano negado no passaporte brasileiro tem negado o ESTA também?

    Responder

  87. Ola Fabio, moro em São Paulo capital, adoraria participar do Sagakontro.

    Responder

  88. Oi Fabio, moro em Londrina/ PR. E gostaria de participar do encontro.
    Parabéns pela pagina, sem ela não teria conseguido encontrar a certidão de nascimento do meu antenato =D

    Responder

  89. Fabio, se tu vires para Porto Alegre ou região eu gostaria de participar sim, Abraço.

    Responder

  90. Seria bacana um encontro.
    Sou de SP.
    Caso aconteça o encontro onde seria?
    Abrs.

    Responder

  91. Olá Fabio tudo bem? eu moro em São Paulo capital, e estou reconhecendo minha cidadania Italiana, gostaria de algumas dicas!
    quando e onde sera o próximo saga encontro ??

    valeu !!

    Responder

  92. Fábio, adorei o post! E respondendo ao email, sinto muita vontade em ter um bate papo contigo sobre cidadania italiano. Ainda estou dando pequenos passos quanto a este assunto e seria legal poder te encontrar aqui em Brasilia! Grande abraço

    Responder

  93. olá Fabio, moro em Curitiba, mas estarei em SP capital entre 12 e 14 de Agosto. Adoraria um bate papo contigo tbm!

    Responder

  94. Respondendo ao seu e-mail: SIIIIM!! Super quero participar de um bate papo! Eu e mais umas 3-4 pessoas! Eu, meu marido, uma tia é uma prima estamos ido para Itália em breve para buscar nosso reconhecimento da cidadania. Seria fantástico um bate papo contigo!
    Eu moro em Alphaville, Barueri-SP. Porém é muito perto da capital. Eu mesma trabalho em São Paulo no bairro da Casa Verde. Estamos disposto a te encontrar em qualquer ponto. E até ajudar a encontrar um local para esse encontro e a divulgar, caso você precise desse apoio.

    Meu nome é Raphaela Castellano Roco. Meu e-mail [email protected]

    Responder

  95. Olá Fabio, tudo bem???
    Sou do interior de São Paulo (Campinas), gostaria de participar do Sagakontro!!!!!
    Desde já agradeço!!!!

    Responder

  96. Olá Fábio, moro em São Paulo, capital.
    E gostaria de participar do encontro.

    Responder

  97. Fabio, parabéns pelo excelente trabalho que presta a nós com toda sua atenção e tempo gasto a nos dar tantas informações preciosas, sou do noroeste do Paraná região de Maringá queria Saber quando vem para o Brasil e onde estará para que eu possa fazer uma visita e conversamos!

    Responder

  98. Bom dia Fábio! Quando chegará ao Brasil? Moro em Salvador, caso de uma passada por aqui, adoraria tirar muitas dúvidas contigo sobre a Itália! Meu e-mail é [email protected]

    Responder

  99. Oi Fábio!! Moro em São Paulo capital, também espero você por aqui!! Abraço

    Responder

  100. Olá Fábio, moro no interior de São Paulo, mas se você fizer em São Paulo eu vou 🙂

    Responder

  101. Oi Fabio,
    Meu nome é Eliana. Moro em São Paulo, capital.
    Gostaria muito de participar desse encontro com você.

    Responder

  102. Oi Fabio, sou o Marcelo, resido em São Paulo capital e tenho interesse de encontra-lo para falar sobre a obtenção da cidadania italiana.
    Ja reuni os documentos de certidões etc. Aguardo seu contato. Obrigado

    Responder

  103. Ola Fabio!
    Encantada com o saga! Sou de Minas e adoraria poder esclarecer minhas duvidas com você.

    Responder

  104. Bom dia Fabio!
    Sou do Rio Grande do Sul e gostaria de saber se você virá para estas “bandas” na sua visita ao Brasil…
    Abraço!

    Responder

  105. Bom dia! Sim! Gostaria muito de te encontrar no Brasil. Resido em Porto Alegre/RS, mas não sei em qual semana você estará por aqui, entre 16/08 e 04/09 estarei na Bahia (Salvador, Itacaré e Chapada Diamantina).

    Estou passando trabalho para achar o nascimento do meu antenato, mas acho que chego lá. Tenho algumas várias dúvidas sobre a necessidade ou não de retificação de documentos e sobre como funciona o reconhecimento na Italia.

    Boa Viagem

    Responder

  106. Olá Fábio!
    Estou em São Paulo (Zona Sul) próximo ao autódromo de interlagos e gostaria de encontra-lo aqui no Brasil.
    Abraços e parabéns pelo Brog / Canal do Youtube! Os vídeos estão muito bem explicados… Ainda estou assistindo seus vídeos e salvando o máximo de informações possíveis antes de começar as minhas pesquisas. Infelizmente, se der tudo certo, terei que fazer o processo aqui pelo Brasil mesmo por conta de algumas obrigações que já adquiri aqui…Infelizmente terei que esperar a boa vontade do funcionário publico do Brasil hahaha =(

    Forte abraço.

    Responder

  107. Oi Fabio, meu nome é Nalu e moro em Valinhos. Ainda não tenho a minha cidadania mas estou preparando os documentos. Seria ótimo encontrá-lo para um bate papo. Boa Viagem é muito sucesso! Um abraço

    Responder

  108. Ótimo artigo, como sempre!!

    Vem pra SC, adoraria participar de um Sagakontro!!!!

    Responder

    1. ótima idéia… tb estou em SC e seria interessante um bate papo p tirar todas as dúvidas…
      abraços 🙂
      Fabi


  109. Bom dia, Fabio.
    Adoraríamos encontrar você no Brasil para saber mais sobre a cidadania italiana. Estamos em Goiânia-GO.
    Abraço!

    Responder

  110. Olá Fábio,
    Para o seu levantamento de interesse em Sagakontros no Brasil: moro ao lado do Rio de Janeiro (Niterói).

    Responder

  111. Olá Fabio, meu nome é Nalu e moro em Valinhos. Adoro seu blog e amo as dicas e notícias. Ainda não tenho a cidadania Italiana mas estou procurando os documentos. Seria ótimo poder encontrá-lo pra um bate papo por aqui! Boa viagem é muito sucesso! Um abraço!

    Responder

  112. Fabio, bom dia!
    gostaria de participar do Sagakontro sou de SP. Abraços

    Responder

  113. Bom dia, estou em Brasília, consegui na justiça a sentença para retificar todas as certidões a partir da Certidão de Nascimento de meu avo. Pretendo utilizar os beneficios da Convenção de Haia a partir de 05/08/16 para não ter que fazer a etapa da Embaixada Italiana.
    Você virá a Brasília?

    Responder

  114. Bom dia, Fábio e primeiro devo agradecer pelo excelente trabalho que você tem realizado nos trazendo tanta informação e com sua experiência várias dicas. Que Deus te abençoe e retribua em sua vida pois tem ajudado muitas pessoas. Como minha esposa já comentou antes de mim rsrs somos de Campinas-SP e gostaria muito de participar do encontro contigo. Obrigado um abraço e fica com Deus.

    Responder

  115. Oi Fábio! Sou de Florianópolis!
    Vc tem email direto para contato?! Queria saber da sua agenda pro ano que vem!!
    Obrigada!
    Amanda

    Responder

    1. Excelente lugar p nos encontrarmos… tb estou em SC … abraços 🙂 Fabi


  116. Tenho direito e enorme interesse em adquirir a cidadania italiana. A questão é o custo e a demora do processo. Resido em São Paulo. Fábio, no que pode me aconselhar? Grato. JD Morbidelli.

    Responder

  117. Fabio, estou em Florianópolis, mas penso que Curitiba seria um lugar onde nós do Sul poderíamos ir e não seria difícil para o povo do Sudeste e outras regiões. Pensa com carinho?

    Responder

  118. Fábio, estou em São Paulo e quero encontrar você no Brasil il il il!!!!

    Responder

  119. Parabéns pelo artigo ! Quando vier ao Brasil passa aqui no Planalto Central ! (Goiânia ou Brasília)

    Responder

  120. Olá Fábio. Bom dia
    Venho aqui deixar os meus parabéns pelo minhasaga e desejar que Deus o abençoe cada vez mais por esse trabalho tão maravilhoso em ajudar pessoas alcançarem a tão sonhada cidadania italiana.
    Bom, recebi o e-mail sobre te encontar no Brasil. Eu sou de Campinas SP. Eu e meu esposo gostaríamos de participar. Grata!

    Responder

  121. Olá Fábio, este ano o Sagakontro poderia ocorrer no Rio de Janeiro o quê acha? Ano passado fiquei muito triste por não participar do encontro em SP …

    Responder

    1. Thais, bem depois das Olimpíadas, né? Rsrsss A inflação explodiu por aí!


  122. Ciao Fábio,

    apenas para complementar sua matéria, no caso daquela senhora, querendo dar um jeitinho na filha, por várias vezes me deparei, em filas da imigração americana, principalmente em NY e em Atlanta, Agentes da Imigração pagando o maior sabão em pessoas com a mesma atitude. Certamente, caso você não a tivesse advertido, ela seria chamada por um agente, para se colocar no lugar e obedecer as ordens dadas. Concluindo, se você faz tudo certinho, sem ficar brincando na fila ou fazendo piadinhas, a experiência pela imigração americana é tranquila.
    Por fim, sou de Goiânia, e seria muito bom participar do SAGAKONTRO.

    Responder

  123. Olá Fabio! Alguma chance de vires para Porto Alegre? Um abraço!

    Responder

  124. Gostaria de te encontrar na Italia para um bate-papo, é possivel? Moro em Roma. Abs.

    Responder

  125. Olá Fabio! O link para acessar a página que tu mostra como solicitar o ESTA não está mais disponível. Abs.

    Responder

  126. Fabio ,
    Tenho dupla cidadania , casei e só não mudei meu nome para o de casada nos passaportes(os outros documentos estão todos com nome de casada) já que ainda estão dentro da validade , vi que alterar o nome no passaporte italiano demora , estou pensando em ir para os Eua , terá algum problema de entrar nos Eua ou aqui no Brasil na volta se eu viajar com o passaporte com o nome de solteira e comprar as passagens com o nome de solteira?

    Responder

    1. Olá Angéli, você sempre apresentará apenas um passaporte, logo nenhuma autoridade tem como saber se você alterou ou não seu nome. Abraços e boa viagem


    2. Ainda tenho uma duvida , meu passaporte brasileiro esta com o meu nome correto , o meu passaporte italiano esta com o meu nome de solteira e errado ja que esta com o sobrenome só meu pai e não ( meu nome , sobrenome da mãe , sobre do pai ) ja fui para os eua assim mas nem lembro como fiz rs .. então fico na duvida se eu comprar a passagem com o nome do passaporte italiano como faço pra embarcar aqui , ja que estará a passagem diferente do nome do passaporte brasileiro ?Obrigada pelas ajudas


  127. Oi Fábio, tenho dupla cidadania. Estou comprando minhas passagens para os EUA, mas estou sem saber se coloco o numero do passaporte italiano ou o brasileiro. Por favor me ajuda

    Responder

  128. Olá, Fábio! Espero que veja meu comentário a tempo… hahahaha
    Estou viajando sozinha para os EUA dia 16/02 com um passaporte italiano. Não tenho visto no passaporte brasileiro e minha maior insegurança no momento é justamente a imigração.
    Algumas amigas minhas já estão lá nos EUA me aguardando e me deram algumas recomendações, mas ainda estou com uma preocupação terrível quanto à comprovação de local de estadia. É que nós vamos viajar de carro pela California, então não temos reservas de hotéis, de modo que não tenho como comprovar onde vou ficar enquanto estiver por lá.
    O que me recomenda fazer?
    Será que mostrando o bilhete com a data do voo de volta é suficiente?

    Responder

    1. Olá Thamires tudo bem? Você já fez o ESTA? Se sim não há o que temer, basta viajar e curtir a viagem.

      Porém venhamos e convenhamos: independente do passaporte apresentado querer entrar no país dizendo que vai viajar de carro, sem reserva de hotel é um tanto quanto arriscado, ok? Eu que nem oficial da imigração sou já tenho minhas dúvidas de que você vai para ficar permanentemente, imagine o oficial de lá rsrs


    2. Sim, já fiz o ESTA. Vou levar a autorização impressa comigo, caso eles peçam.
      No entanto, eu reparei que no meu passaporte italiano tem um visto do Consulado da Italia, com validade até 2009… O que é isso? Eu vou precisar de outro desse?

      hahahahaha entendi, então vou fazer alguma reserva em algum hostel de San Francisco.


  129. Olá, tenho passaporte italiano, porém tive o ESTA negado, o que me recomenda a fazer?

    Responder

    1. Oi Vinicius o que vc respondeu para ter o esta negado?


  130. Gostaria de uma ajuda, tenho passaporte Italiano e seique não preciso de visto de entrada, estou com uma proposta de trabalho temporario nos eua , preciso tirar o visto de trabalho ou o passaporte italiano me da esse direito…

    Responder

    1. Olá Flávia tudo bem?

      Somente o departamento de imigração americano pode responder esta sua dúvida 😉


  131. Fabio,
    Eu fui em Fevereiro deste ano para os EUA sozinho, com meu passaporte italiano. O oficial da imigração fez as mesmas perguntas e nem falou nada do ESTA. Foi super tranquilo, me deu permanência de 03 meses, apesar de ter ficado apenas 01 semana, ou seja, é muito tranquilo ir aos EUA com o passaporte italiano, sem preocupações.

    Responder

  132. Olá Fábio. Bom, estava relendo algumas postagens antigas pra ver se encontro uma resposta para minha pergunta e achei esse post. Tenho cidadania italiana e vou para os States em dezembro usando meu passaporte italiano. Estou morando no Brasil e sairei de Guarulhos/ SP e farei um conexão em Lima/ Peru para troca de aeronave e depois partiremos para Los Angeles. Minha pergunta é se o programa de isenção de visto ESTA serve para voos com conexões ou apenas para voos direto? Obrigada.

    Responder

    1. Já e não consegui encontrar nada referente a isso :/


  133. Olá, na hora de preecher o ESTA devo informar que ja tive visto negado em 2001 no passaporte brasileiro, pois so em 2008 tirei a cidadania italiana ai na Italia mesmo em Terni, agradeço a resposta.

    Responder

    1. Olá Ronaldo

      Verifique se no formulário consta esta pergunta, em caso positivo diga sempre a verdade. Abs


  134. Boa tarde Fábio. Minha esposa adquiriu a cidadania italiana e o passaporte italiano antes de casar (2009). Em Junho/2013 nós nos casamos e minha esposa acrescentou o meu sobrenome ao dela. Renovou o passaporte brasileiro acrescentando o nome de casada. Em Outubro/2014 iremos viajar para os EUA e ela já tirou o E.S.T.A. recentemente… Minhas dúvidas são as seguintes: Como ela fez o passaporte italiano antes de ter o nome de casada, é preciso fazermos alguma modificação nesse passaporte italiano ?? Precisar informar o acréscimo do nome de casada ?? Corre o risco de dar algum problema quando da entrada nos EUA?? Como deve ser emitido o bilhete aéreo: com o sobrenome da cidadania + o sobrenome de casada ou só o sobrenome da cidadania?? Obrigado.

    Responder

    1. Olá Diogo tudo bem?

      Aqui na Italia as mulheres não adquirem o sobrenome do marido através do casamento, portanto o documento italiano da sua esposa está com o nome dela (italiano) correto. Sobre o bilhete aéreo, com certeza é necessário que ele esteja exatamente como o documento italiano. Abs e boa viagem 🙂


    2. Fábio, boa tarde. Primeiramente, obrigado pela orientação. Só tenho mais um dúvida: eu entrei em contato no SAC da companhia aérea que eu e minha esposa utilizaremos para esta viagem (Delta Airlines) e expliquei toda a situação acima. Entretanto eles me disseram que no bilhete aéreo deverá constar tanto o sobrenome da cidadania italiana quanto o sobrenome adquirido pelo casamento. Se for feito isso (os dois sobrenomes), minha esposa pode ter algum problema ao ingressar nos EUA? Se eu colocar somente o sobrenome da cidadania italiana, será aceito? O que você me aconselha a fazer? Peço que me desculpe pela insistência neste assunto mas é que tenho receio de dar algum problema com a questão do passaporte italiano, já que minha esposa não possui visto no passaporte brasileiro. Muito obrigado novamente


    3. Olá Diogo

      Me desculpe mas eu não tenho nada a acrescentar, além do que eu já expliquei anteriormente: no momento que você chegar na imigração (de qualquer país) o oficial vai analisar o visto, esta, bilhete e/ou qualquer outro documento e o comparará com os dados contidos no seu documento de identificação, que é o passaporte.

      É óbvio que se houver diferenças entre o nome do viajante no documento e nos outros documentos haverá problemas. Todavia se quiser ter certeza absoluta entre em contato com o departamento de imigração americano, não com a cia aérea… Abs


    4. Diogo, liguei para a TAM e me falaram para colocar no bilhete o nome de solteira (igual ao passaporte italiano). Minha dúvida era se eu conseguiria sair do Brasil com o bilhete com nome de solteira e o passaporte brasileiro com nome de casada, e aparentemente não há problemas.
      Fábio, tu tens alguma informação sobre isso? Sobre sair do brasil com passaporte de casada e bilhete com nome de solteira.
      Obrigada


    5. Olá Rovana

      Faça como te indicou a cia aerea, se for necessàrio no momento do check in apresente o passaporte italiano…


    6. Olá Diogo, descobriu alguma coisa sobre sua situação?? O meu caso é exatamente o mesmo da sua esposa.
      Obrigada


  135. Olá Jessica

    Se você também é britânica, esqueça o seu passaporte brasileiro: ele serve apenas para entrar e sair do Brasil. Se pretende usar programa, é os dados do europeu que deve utilizar, ok?

    Se tiver dúvidas adicionais, entre no nosso canal de vídeos do youtube e veja os vídeos sobre viajar ao exterior com a dupla cidadania 😉

    Abs e boa viagem!!!

    Responder

  136. Olá Fabio!! Seu post veio a calhar em um bom momento.. nada como uma procura no Google, né? E obrigada pelo post!!
    Aí vai uma dúvida, estou querendo ia à NY daqui duas semanas, tenho dupla nacionalidade (brasileira e britanica) então estarei usando o VWP. Eu estou no trabalho e queria ja comprar a passagem, já que encontrei um preço legal e estou com medo dos preços subirem mais ainda.. Eu estou sem meus dados do meu passaporte brasileiro, estou apenas com os dados do passaporte britanico, então minha duvida é: será que eu posso comprar o bilhete usando os dados do britanico ou terá que ser apenas com os dados do passaporte brasileiro já que usarei o mesmo para sair do país e o britanico apenas quando chegar no EUA?!?
    Detalhe: só terei acesso ao meu passaporte brasileiro na segunda-feira =/
    Obrigada

    Responder

  137. Olá Fábio, primeiramente parabéns pelo blog, muito útil pra todos nós, olha só a minha situação é a seguinte, tenho cidadania italiana a 5 anos e moro na Inglaterra, casei com minha atual namorada, mais preciso ir ao Brasil em breve e ela ficará aqui, mais tem um porém, vou ter que deixar meu passaporte aqui com ela pra ela enviar pra Home Office pra ela adquirir o visto dela, minha pergunta é a seguinte, consigo eu entrar no Inglaterra vindo do Brasil só com a identidade Italiana? ou em ultimo caso, eu posso entrar na Itália só com minha identidade sem o passaporte? por que assim eu entrando na Itália depois pego um voo considerado domestico para Inglaterra mais não sei se sem o passaporte consigo entrar normal só com a identidade. Aguardo sua resposta e obrigado.

    Responder

    1. Olá Tiago tudo bem?

      Aqui na Italia sei que você entra sem problemas, porém não conheço a legislação inglesa em relação a vôos intercontinentais – recomendo que entre em contato com o próprio Home Office sobre essa questão, ok? Abs


  138. Fabio, a minha dúvida é exatamente a mesma que você acabou de responder. A minha única dúvida é que a passagem aérea foi comprada no meu nome de casada e o passaporte italiano está com o nome de solteira. Isso pode gerar algum problema na imigração americana? Muito obrigada!

    Responder

    1. Olá Geisa

      Se você apresentar um passaporte com o nome diferente do bilhete, sequer sairá do Brasil! É imprescindível que o nome na passagem corresponda exatamente ao documento de identificação.


  139. Olá Fábio… li seus posts e espero que possa me ajudar 🙂
    Tenho dupla cidadania e meu passaporte italiano vence em 2014. Me casei (estou usando o último sobrenome do meu marido) e agora na renovação sabe me informar se é muito burocrático no consulado a renovação, terei de usar o nome de solteira no passaporte italiano renovado? Já tenho a minha certidão de casamento traduzida por um tradutor juramentado.
    Muito obrigada!
    Abraços ..

    Responder

    1. Olá Christina tudo bem?

      Mesmo que tenha mudado seu nome “a seguito do matrimonio” seu nome italiano permanecerá sempre aquele que recebeu ao nascer, a menos que entre com um pedido junto ao governo italiano para mudá-lo. Portanto seu passaporte será renovado com o nome que consta nos seus documentos italianos e corresponde aquele do primeiro passaporte, entendeu?

      Abs


    2. Ok Fábio, muito obrigada!
      Ótima notícia 🙂


  140. Oi Fábio,

    Parabéns pelo post! Mais uma vez será de grande ajuda para a comunidade ítalo-brasileira.
    Recentemente eu também viajei para os EUA com o meu passaporte italiano. A imigração foi bastante tranquila, apenas me perguntaram das minhas viagens passadas aos EUA com o passaporte brasileiro, mas nada de mais. Só tive um problema na hora de ir embora. O pessoal da Delta me obrigou a usar o passaporte brasileiro para fazer o check-in na hora de ir embora. Resultado: a saída dos EUA do “Rafael Lugli italiano” não foi registrada. Agora tive que correr atrás de corrigir o meu histórico com a imigração americana. Mas enfim, apesar dos contratempos foi muito melhor do que ter que ir até SP para tirar o visto americano. E da próxima vez vou esconder meu passaporte brasileiro :p

    Abraços e Feliz Ano Novo!

    Responder

  141. Fábio, muito obrigado pela sua resposta. Tudo de bom um ótimo 2014!!!!!!

    Responder

  142. Fábio, tenho uma dúvida por favor. Daqui uns dias estarei indo à Itália com conexão em Madrid, barajas. Tenho passaporte italiano. Preciso de carta convite? Comprovantes de renda, e o seguro saúde para a europa? A moça da agência de viagens disse que eu corro o risco de ser barrado! Estou muito preocupado. O que posso fazer para passar pela imigração espanhola? Por favor me ajude. Obrigado, Diego

    Responder

    1. Olá Diego tudo bem?

      Só uma precisação: você não tem apenas o passaporte italiano: você é cidadão italiano e consequentemente cidadão europeu e jamais pode ser barrado ao entrar no seu pais. Imagine a situação oposta: um brasileiro poderia ser barrado ao entrar no Brasil?

      E como cidadão italiano você não tem “imigração” você tem apenas controle de passaporte, entre URGENTE no nosso canal de vídeos no youtube e assista os videos que gravei sobre como viajar para o exterior com a dupla cidadania, ok?

      Abraços e boa viagem!!!


  143. Oi Fabio, comigo foi praticamente a mesma coisa no natal do ano passado, as unicas diferencas foram que voei com a American e que passei pelo scanner ainda no aeroporto dr Londres. Acho incrivel a passagem custar menos fazendo essa via crucis… Abracos! Saulo

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *