Pegando o documento na terra do nonno

Cheguei na cidade onde meu nonno nasceu.

Confesso que é emocionante imaginar como era a vida há alguns anos atras.

A cidade é um ovo, não tem estação de trem e por isso vim de ônibus, que me deixou na praça central, (e única) da cidade.

Nesta mesma praça ficam a posta, a polícia e a prefeitura.

Conversei com a oficial para emitir o documento do meu antenato, mas ela me disse que os registros iniciaram somente a partir de 1871 e como ele nasceu antes disso, me disse para ir à parrocchia que ficava na mesma rua, uns 500 metros pra frente.

Cheguei lá mas a porta estava fechada, comecei a ficar preocupado, afinal se eu não conseguisse o documento, como faria meu processo de cidadania?

Parabéns Saga, vir à Italia sem o documento do antenato italiano, tsc tsc…

Percebi que na casa ao lado da igreja haviam algumas senhoras, e perguntei a uma delas como eu poderia encontrar o padre.

Ela me disse que ele morava ao lado da igreja, em uma porta verde.

Bati e o próprio padre que atendeu.

Falei pra ele que precisava do certificado de batismo do meu nonno.

Depois de praticamente quase uma hora resmungando e procurando, resmungando e procurando… ele encontrou o registro!

Quase chorei de alegria.

Na verdade eu já sabia que estava lá porque uma vez tinha ligado mas meu italiano era muito ruim (na verdade ainda é, só que antes era ainda pior) e eu só tinha entendido que estava lá.

Saindo da casa do padre, vi que o sol tinha saído, mesmo com aquele frio.

Coincidência ou não, na terra do meu nonno o sol saiu pra mim 🙂

5 Comentários


  1. Fabio, Boa noite!!

    É possível o meu antenado ter seu registro de nascimento em uma paróquia, mesmo já havendo o cartório na época na comune? (Talvez por serem de Fazenda, ou muito pobres, algo assim??) …. E, pode acontecer de a comune constante como nascimento, da certidão de casamento brasileira dele estar errada ?

    Obrigado!

    Responder

  2. Hoje é a primeira vez que estou vendo seu blog e estou maravilhado pela sua coragem, determinação e até mesmo ousadia por ir sozinho, ou seja, sem ter alguém pra ti ajudar. Por tudo que você passou aqui no Brasil você merece vencer aí na Itália. Tantas dificuldades que você enfrentou, falência, falta de dinheiro e ainda teve força de vontade de aprender tudo sozinho. É isso aí cara, força e que Deus ti abençoe todos seus dias. Parabêns…Obs: tô doido, tô doido, tô doido para saber o que mais ti aconteceu de interessante.

    Responder

  3. Fabio,estou acompanhando… pf poste toda vez q tiver uma novidade. Vou em breve e estou um tanto perdido.Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *