Que 2011 seja o melhor ano de nossas vidas

Ciao a tutti

Recentemente comecei a ler o livro do cantor Tiziano Ferro – “Trent’Anni e una chiacchierata con papà“.

E’ um livro autobiogràfico, praticamente um diàrio da sua vida, desde o inicio da sua “saga” como cantor.

Numa das passagens do livro, ele explica que tudo aconteceu muito ràpido: ao mesmo tempo que vivia a emoçao nos primeiros shows, nao sabia como conviver com a timidez quando encontrava os fans, a solidao nas viagens e quartos de hotel, o medo de ser à altura daquilo que esperavam dele…

Nao consegui conter um sorriso quando li este trecho, pois sempre me pego pensando a mesma coisa: como tudo aconteceu muito ràpido também na minha saga.

De repente estava no Brasil pensando se um dia conseguiria o reconhecimento da minha cidadania, nao tinha os documentos – sequer sabia onde o nonno tinha nascido.

Pouco tempo depois jà estava no consulado legalizando meus documentos e com o bilhete comprado pra vir à Italia. Logo depois estava comemorando com meus amigos o reconhecimento da minha cidadania de desde entao vivo aqui na Itàlia.

Tudo parece um sonho!!!

Hoje pela primeira vez em bastante tempo comecei a reler o que eu jà escrevi até agora no blog, desde 2006.

Li quando fiz minha primeira viagem – passando pela imigraçao em Madrid – e chegando em Milano no dia 8 de fevereiro de 2007.

Relendo, percebi que nunca escrevi o sentimento que provei naquele momento: um medo terrificante!!!

Quando me vi sentado na frente da estaçao central de Milano com apenas o endereço do albergue na mao, senti medo.

Naquele momento passou pela minha cabeça: e se as coisas derem errado?

E se eu nao encontrar um lugar pra ficar?

E se nao conseguir reconhecer minha cidadania???

Relendo estes e outros posts comecei a rir sozinho!

Quanta loucura, quantas aventuras, quantos desafios. Lembrei-me de momentos tristes, momentos alegres, momentos de solidao e momentos de festa!

E o mais engraçado é pensar como um simples pedaço de papel, uma simples carta d’identità, um passaporte pode fazer com que tenhamos tantos sentimentos, tantas emoçoes.

Sò que se pensarmos bem, o reconhecimento da cidadania nao é apenas isso.

Pra muitos nao é sò um passaporte, uma carta d’identità, uma certidao de nascimento.

Pra muitas pessoas é um resgate das origens, um agradecimento aos nonnos, é acima de tudo um motivo de orgulho.

Orgulho de ser italiano!!!

Anteontem um leitor me disse que imprimiu todo o blog e mandou encaderna-lo.

Teve que fazer duas brochuras, pois eram muitas pàginas!

Me perguntou se eu nao pensava em transformà-lo em um livro ou quem sabe um arquivo ùnico, em formato pdf para que as pessoas pudessem baixà-lo e le-lo com calma, seria mais comodo.

Estou pensando nisso, mas sempre que me perguntam se um dia eu escreverei um livro eu penso: mas quem compraria um livo de aventuras de um retardado como eu??

Acredito que ninguém!!!

Finalmente chegamos em 2011.

Olho do lado direito do blog neste momento: 405.559 – Quatrocentos e cinco mil, quinhentos e cinquenta e nove – visitas no blog.

Daqui a pouco completaremos meio milhao de visitas e lembro das palavras do Tiziano em seu livro, quando diz que as coisas aconteceram muito ràpido.

Sono d’accordo!

Parece que foi ontem que assinei minha cidadania naquela manha gelada de 2007.

Lembro-me dos primeiros clientes chegando no final de 2007/inicio de 2008 colocando em minhas maos seus destinos.

Recentemente encontrei alguns destes clientes em Londres.

E’ estranho saber que de certa forma fui o responsàvel pelo inicio de uma vida nova para estas pessoas.

Logo eu, que quando comecei a escrever este blog nunca pensei que alguém pudesse le-lo, minha idéia era colocar as coisas que eu viveria para minhas filhas acompanharem o pai.

Logo eu que quando pensei em vir à Itàlia confidenciando a uma amiga disse que eu jamais trabalharia com busca de documentos e principalmente: jamais trabalharia com cidadania italiana – achava eu que era muita responsabilidade e queria apenas encontrar um trabalho simples, como horàrio fixo e salàrio fixo no final do mes.

Hoje relendo tudo que escrevi, lembrando de todas as experiencias que vivi, nao tenho como deixar de ver o quanto o Universo conspirou para que eu chegasse aqui.

Cada acontecimento era um prenùncio do que estaria por vir.

Cada decepçao que provei foi apenas uma oportunidade que se abriria mais adiante, mesmo eu nao conseguindo ver com clareza naquele momento.

Cada dificuldade, cada obstàculo foi colocado na minha vida como forma de aprendizado, para que em cada situaçao dificil eu pudesse sair cada vez mais forte, mais sereno, mais tranquilo.

Pois bem, agora chega de divagar, prometo que nos pròximos posts volto a falar de cidadania italiana, estou escrevendo um novo passo a passo pra quem pensa em vir sozinho à Itàlia, percebi que o ùltimo que escrevi foi em 2007, e embora nao tenha acontecido mudanças significativas hoje tenho muito mais experiencia e quero compartilhar isso com voces.

Inicio de ano é assim: momento de refletir sobre tudo que passou, evitar repetir tudo que fizemos de errado, multiplicar tudo aquilo que fizemos corretamente e principalmente projetar novos desafios, novas metas e buscar tantissimas realizaçoes e coisas boas!!!

Quero aproveitar pra pedir a voces leitores que me escrevam com idéias de posts e matérias que voces gostariam de ver aqui, pois o universo da cidadania italiana é muito vasto, cada leitor busca algo diferente, em momentos diferentes e meu objetivo é sempre buscar transmitir a todos voces o màximo possivel daquilo que eu aprendo, que eu vivo e que eu vejo por estas bandas.

Um forte abraço a todos voces que tem me acompanhado nestes anos todos e ‘bora’ que o ano novo està apenas começando!!!

Que 2011 seja o melhor ano de nossas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *