Retificar CPN e Carta d’Identità Italiana para processos no Brasil

Ciao a tutti

Hoje trago a vocês o primeiro vídeo de 2015 em nosso canal no Youtube, aproveitando para agradecer aos quase 4.000 inscritos e pelas quase 200.000 visualizações 🙂

Os assuntos tratados foram discutidos no nosso último Sagakontro em SP, quando eu prometi as respostas das seguintes perguntas:

Como retificar a CPN? (Certidão Positiva de Naturalização) – dúvida da Lucila e respondida com a ajuda do nosso querido Ricardo Trentin, que recentemente corrigiu a sua própria CPN e me passou o caminho das pedras;

É possível obter a carta d’identità italiana (RG italiano) a quem efetuou o processo no Brasil através do consulado italiano, durante uma visita breve de turismo na Italia?

Essa dúvida é do Renê, que já havia me perguntado lá no Sagakontro em Londres e me relembrou em SP (sim, ele participou dos 2 encontros, assim como o André Buzzulini rsrsrs)

Portanto queridos amigos e leitores, segue abaixo o vídeo com estas respostas, espero que gostem e em caso positivo, dêem o joinha e compartilhem nas redes sociais: é rápido, prático, indolor e ajuda bastante o canal  😉

43 Comentários


  1. Olá Fábio, estou iniciando o processo de juntar documentos para dar entrada ao processo de cidadania italiana, vocês tem alguma empresa na Itália que poderia me auxiliar e prestar os serviços de auxílio? Pois aqui no Brasil demora muito esse processo de reconhecimento da cidadania.

    Responder

  2. Olá Fábio, estou indo para a Itália com o passaporte Italiano vencido (o passaporte brasileiro está ok), pois em Curitiba o agendamento ficou para Julho /2017, como vou a passeio eu consigo fazer a minha identidade Italiana, na minha comune de SAN Bonifácio , apresentando o meu passaporte Italiano vencido?

    Luciano

    Responder

  3. Olá!
    É possível fazer a carta d’identità para filho menor se ele não estiver presente?
    Ex: vou até a comune onde estou inscrito no AIRE para fazer a minha e gostaria de fazer para meu filho (9 anos), porém ele não estará comigo, isso é possível?

    Responder

  4. Olá Fábio. Tenho passaporte italiano (emitido no Brasil) e gostaria de fazer minha Carta di Identità, mas não sei se tenho AIRE, muito menos a Comune onde fui registrado. Consigo obter essas infos em algum site ou devo entrar em contato com o consulado? Obrigado!

    Responder

    1. Olá @bamzin todos que efetuam o processo no Brasil automaticamente são inscritos no AIRE, e o comune de registro é aquele onde seu antenato nasceu, ok? Abraços


  5. Olá, Fábio, tudo bom? tenho cidadania, passaporte, tudo certinho. Pretendo me mudar para Milão no meio do ano. Uma dúvida, vou comprar uma casa em Milão, mas ainda não tenho a Carta di Identità, que só posso pegar com residência, e a residência só posso ter com todos os documentos. Como vc fez nesse caso? Se puder me ajudar, talvez seja até um tema de um video. Desde já agradeço.

    Responder

  6. Ola Fabio!

    Já sou inscrita no AIRE e possuo o passaporte italiano, porém ele expirou em Fevereiro desse ano (havia feito ele em 2011 e como era menor de idade só tinha 5 anos de validade). Gostaria de saber se é possível renovar o passaporte na Italia? Pretendo viajar para Milão em Maio. E se for possível a renovação la, o que eu teria que apresentar e aonde faria o processo de renovação? Como você ja “conhece” nosso consulado de Curitiba, imagina como foi sofrido conseguir agendamento. Estou tentando desde Novembro e só consegui um agendamento para o final de Julho mas viajo em Maio e se tudo der comecarei a faculdade em Milão.

    Agradeço desde já e parabéns pelos vídeos!!!

    Abraço

    Responder

  7. Ola Fabio!

    Como consigo mudar o comune que estou inscrito no AIRE?

    Já possuo a cidadania pelo comune de Regalbuto, porém gostaria de transferi-lo para o comune de Pisa.

    Ainda não moro em Pisa, estou residente no Brasil.

    Responder

    1. Olá Vinicius

      Não, isso não é possível a menos que você fixe sua residência no comune de Pisa e posteriormente retorne ao Brasil, indicando-o como último comune de residência na Italia. Abraços


  8. Fábio, tudo bem? Apenas uma dúvida. Para fazer a identidade, tem que ir até o comune onde está a transcrição dos documentos ou pode comparecer em qualquer comune, no caso de uma viagem, por exemplo?

    Responder

  9. Oi Fabio.
    Muito obrigado por este video.
    Minha duvida e a seguinte:
    Minha irma ja teve o passaporte italiano e agora esta vencido mas ela voltou pro Brasil.
    Ela esta registradano AIRE no Uruguai mas a uma grande espera para marcar data para renovar o passaporte e ela quer vir para a Italia em maio.
    Portanto, eu gostarioa de saber se indo a comune com o pasaporte Uruguiaio e o passaporte vencido, se e possivel de se obter a carta d’identita na commune q ela esta registrada.

    Responder

  10. Fabio, fiz minha cidadania através do consulado de Curitiba. Vou para a Itália a passeio e queria fazer a minha identidade, mas não vou estar na mesma comune de origem. Vou poder tirar a minha carta d’identità por outra comune?

    Responder

    1. Voce pode tirar a carta d’identita em qualquer comune, contanto que voce formalmente solicite residencia nele, incluindo o tal comune de ”origem” o qual diz. Nao importa se é ou nao é o de origem, é necessario estabelecer a residencia, esperar o vigile passar para confirmar sua residencia.
      Sua residencia atual é no Brasil mesmo que a origem dos seus documentos é daquele comune especifico na Italia.


  11. Fabio, uma dúvida. Vou aproveitar minha ida à Itália para fazer a minha identidade. Já tenho passaporte italiano e registro no AIRE. Então vou no comune de origem, tirar meu documento. Porém, minha filha irá comigo. Ela já foi registrada no comune via embaixada, mas ainda não tem passaporte italiano. Podemos fazer a identidade dela apresentando o passaporte brasileiro dela? Ela tem apenas 1 aninho. Muito obrigado!

    Responder

  12. Olá, eu posso fazer minha carteira de identidade e passaporte direto na Italia, mesmo meu A.I.R.E sendo de curitiba?

    Obrigada

    Anna Julia

    Responder

  13. Oi Fabio essa regra de emitir a CI no comune que sou registrado vale tambem para quem reconheceu a cidadania italiana na Italia, mas emitiu o passaporte pelo Brasil? Por exemplo fiz o pedido na Italia, e voltei para o Brasil, assim que foi reconhecido me inscrevi no AIRE e transferi minha residencia e emiti meu passaporte, agora eu indo ou meu comune de origem posso emitir a CI sem ser mais reseidente la? Obrigado

    Responder

    1. Olá Douglas sim, sendo inscrito no AIRE você poderá tranquilamente solicitar a sua CI no comune de referência. Abraços


  14. Olá Fábio!

    Li uma informação no site do consulado italiano em Londres sobre a confecção da Carta D’Identità que reitera a informação de ser possível a emissão no comune de origem.

    “I Comuni Italiani continuano, infatti, ad avere la competenza primaria per il rilascio delle carte d’identità e possono continuare a rilasciare tale documento anche ai cittadini residenti all’estero. I cittadini italiani iscritti all’AIRE possono sempre recarsi al proprio Comune di provenienza e ottenere la carta d’identità.”

    Grande abraço!

    Responder

  15. Olá Fabio!!

    Sou neto de Russos, minha avó paterna separou de meu avô e casou-se com um Italiano, consequentemente ela tinha o passaporte Italiano.

    Será que eu tenho direito a ter um passaporte Italiano também?!?

    Forte abraço!!

    Nicholas

    Responder

    1. Nicholas, nas suas orientações, o Fabio afirma que o direito à cidadania italiana é sanguínea. Então acredito que pelo simples fato de sua avó ter se casado com um italiano, vc não adquiriu esse direito. 🙁


  16. Ciao Fábio,

    Minha CPN está com o ano de nascimento errado ( reflexo da certidão de casamento que também está errada), segui suas dicas e entrei em contato com Ministério da Justiça eles me pediram para enviar a CPN original, xerox autenticado da certidão de nascimento e xerox autenticado da tradução juramentada, (coloquei junto um pequeno resumo do que está errado) já enviei e agora estou aguardando retorno, se você não se importar posso colocar o endereço que me passaram para envio dos documentos, Grazie amico.

    Responder

    1. Divisão de Nacionalidade e Naturalização

      Departamento de Estrangeiros

      Ministério da Justiça

      Esplanada dos Ministérios – Anexo II, sala 314

      CEP: 70064-900 – Brasília – DF


  17. Fábio, minha avó retirou todos os sobrenomes quando casou, mas não se naturalizou, isso pode geral algum problema?

    Responder

  18. Oi Fábio.

    Enquanto aguardo a análise dos documentos fiquei buscando me adiantar e entender alguns processos de retificação. Uma das coisas que busquei foi o procedimento para retificação da certidão de naturalização de um antenato. Enviei um e-mail ao ministério e essa foi a resposta que recebi:

    “Por gentileza orientem o interessado que ele poderá protocolar o requerimento de averbação de certificado de naturalização que segue anexo, devidamente preenchido e acompanhado da cópia da certidão de nascimento legalizada junto às autoridades consulares brasileiras no exterior e traduzida por tradutor público juramentado ou inscrito na Junta Comercial ou Certidão de inscrição consular, a fim de apurar divergências quanto ao nome no certificado de naturalização bem como do Certificado de naturalização original ou boletim de ocorrência em caso de extravio.”

    Observo que na resposta eles informaram que a certidão precisa ser legalizada por um consulado brasileiro na itália, antes de ser traduzida por um tradutor juramentado no Brasil. No caso que você descreveu me parece que esta legalização não foi necessária? Recebi esta resposta hoje do departamento de estrangeiros do mj.

    Responder

  19. Boa noite, primeiramente parabenizo pelo site, bem interessante e esclarecedor. Gostaria de tirar uma dúvida, ainda por ler diversos artigos e não achar uma conclusão, nem seja apenas sem total certeza. Meu bisavó, nasceu na Itália, com nome Carmine Vallostra, se casou com o mesmo nome. Porém, depois tornou o nome para Victor Camine Vallostra no seu obito, Vc considera isso um erro pontencial para ter problemas na hora entrar com papeis na Italia? Irei ficar na casa da minha lá que também são Vallostra.
    Desde já agradeço a atenção e novamnete Parabens pelo site!!!

    Responder

    1. Olá Raul

      Não tenho como responder qualquer tipo de pergunta em relação a erros e/ou variações sem analisar os documentos – pois neste caso como você mesmo escreveu se trataria apenas da minha “consideração”, coisa completamente sem fundamento e em nada te ajudaria em relação a documentação. Por princípio ético e profissional decidi que toda e qualquer resposta sobre erros em documentos só farei após a análise dos mesmos, sem pitacos ou achismos, ok?

      Portanto caso queira me enviar seus documentos para análise – que é completamente gratuita – basta seguir as instruções deste artigo: http://www.minhasaga.org/2012/12/analise-dos-documentos-pela-minha-saga-parte-ii-de-ii.html

      Abs


    2. Fala amigo obrigado pelo retorno, pegarei todos os docs e nos falaremos. Porém aproveitar para te pgtar algo que tralvez saiba, um dos meus docs o casamento do meu bisavo nascido na Italia, se casou na Argentina. Tentei conseguir um documento como Inteiro Teor, porém lá eles desconheciam este tipo de documento. Isso é um impeditivo, ou sabe o que posso fazer para conseguir este tipo de doc na ARG?

      Grato


  20. Boa tarde Fábio, tudo bem? Estou escrevendo aqui por ser um post recente e creio que a informação também será de ajuda a outros.

    Sou cidadão italiano e tenho muito orgulho de ser, me sinto italiano e por direito legal eu sou, e isso ninguém pode tirar de mim.

    De uns tempos pra cá, ando pensando e planejando viver na Itália em algum momento oportuno e estou me preparando para isso com o idioma e tudo mais.

    Bom depois de tanto mimimimi, lá vai a dúvida, há alguns blogs que dizem tratar da “realidade” italiana e desmotivam a qualquer um de ir viver na terrinha dos nossos nonos. Dizem que italianos nos tratam mal, são preconceituosos e que jamais nos tratam como italianos. Que somos rejeitados, menosprezados e insultados.

    Bem eu meio que me recuso a enxergar assim. Primeiro me tratar como Italiano nato, bem eu não sou, porque deveria ser tratado assim? Afinal nasci no Brasil, minha formação cultural foi aqui, enfim também sou brasileiro e também não nego minha origem!

    E quanto ao preconceito, acho ser uma questão muito mais de educação do que cultural. E lógico em qualquer lugar do mundo existe pessoas educadas e seres desprezíveis que não conseguem enxergar o ser humano além de uma simples barreira nacional. (mesmo se essa não mais existir, como no caso de nós com dupla cidadania)

    Na verdade queria que você me dissesse como é ai em relação a aceitação a nós com dupla cidadania. Questão do preconceito e também em relação a empregos.

    Pergunto a você, pois tive o prazer de ler todo seu blog e vejo que você trata todos os assuntos de maneira cândida, verdadeira e honesta.
    Enxergo em ti uma pessoa de princípios e confiável.

    No mais, muito obrigado pelo excelente blog e ajuda prestada a todos!
    Quanto mais leio seu blog, mais quero morar na Itália, nem que seja por um ano, eu ainda preciso viver ai!

    Abraços!

    Responder

  21. Che meraviglia!!

    Obrigado pelo feedback Fabio!! Agora preciso programar minha próxima ida à Italia! 🙂

    Abraços!! Feliz 2015!!

    Responder

  22. O Fábio.

    Essa semana te enviei um e-mail com dúvidas mas ainda não tive resposta. Você pode me responder por favor. Desculpa a ansiedade mas a resposta define se vou o não pra Itália.

    Enviei pelo e-mail [email protected]

    Muitissimo obrigado

    Carol

    Responder

  23. Fábio,

    Excelente notícia e post!

    Esclarecimentos precisos como sempre!!!

    Não vejo a hora de obter a minha carta d´identita!!!

    Responder

  24. Oi Fábio, muito obrigada pelo vídeo!

    Fiquei apenas com uma dúvida… já tenho a cidadania italiana desde o ano passado e em setembro deste ano irei me mudar para a cidade de Macerata, para estudar e se tudo der certo ficar por lá. Porém minha comune de registro é Staletti, na Calábria. Nesse caso eu preciso ir obrigatoriamente até Staletti para fazer minha Carta d’identità ou é possível fazer na própria comune da cidade onde estarei residindo?

    Grazzie!!!

    Responder

    1. Olá Marcela

      No seu caso não é necessário ir até aquele comune; solicite a residência no comune em Macerata e uma vez concluido o processo de residência você poderá solicitar a CI diretamente ali. Abs


  25. Oi Fábio, come stai?
    Estou sumido dos comentários, mas sempre acompanhando seu trabalho.
    Fiquei pasmo (surpreso) com esta notícia da carta d’identità! Pois de todas as notícias que tínhamos sobre isto, inclusive, salvo engano, uma postagem antiga sua sobre documentos italianos, constava que só podia pedir o referido documento sendo residente na Itália.

    Achei maravilhosa esta notícia, muito obrigado por sinal!

    Uma pergunta óbvia, mas dúvida ainda: só se consegue a emissão da mesma no comune de inscrição, certo?

    Jà estou animadíssimo, vou em maço pra Itália com minha família e já tinha programado de pedir emissão do Codice Fiscale; agora incluirei a carta d’identità.

    Outra dúvida, irei com meu filho de 4 anos, também italiano. Posso além do codice fiscale dele requerer a carta d’identità?

    Muito obrigado por sua contribuição.

    Forte abraço, Rodrigo

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *