Retirando o Meu Sonhado Passaporto Italiano

Ciao amigos

Antes de mais nada, me perdoem por não ter escrito mais com tanta frequência…

E que essa vida de consultor e ainda buscador de documentos tem sido uma loucura!!!

Aliás, semana passada chegaram dois amigos-clientes-do-blog pra fazer o processo conosco e já entregamos a cessione di fabbricato, já pedimos o codice fiscale e até já solicitamos os respectivos pedidos de residência, só aguardando a confirmação do vigile!!!

E hoje eu posso dizer que realmente vivo de “cidadania italiana”. Já estou ate mexendo uns pauzinhos por aqui, vai que eu viro prefeito da cidade kkkkkkkkkk

Ontem senti uma emoção muito grande: retirei meu passaporto italiano!!!

E o engraçado é que eu fiquei mais emocionado com o passaporte do que com a própria Carta di Identità, e confesso que não sei explicar esse sentimento…

Cheguei na questura pela manhã e havia uma senhora na frente.

Fiquei aguardando minha vez e a oficial pergunta:

– Ufficio Immigrazione?

Eu:

– Não, vim retirar meu passaporte!

Ela não sabia onde enfiar a cara rsrsrsrsrs

Pediu-me a folha do protocolo e em poucos instantes voltou com meu passaporte na mão. Dai eu agradeci e sai.

Quando eu abri o passaporte que eu vi minha fotinha e tudo mais, fiquei com um nó enorrrrrme na garganta!

Nao que a Carta di Identità não seja importante – pelo contrário – mas o passaporte, a textura, as páginas, a marca d’água, as cores, ai ai….

Claro que cheguei em casa e já fui logo tirando foto dele:

Passaporto Italiano

Agora tenho uma excelente “desculpa” pra viajar pelo mundo afora!!!

Baci a tutti!!!

54 Comentários


  1. Nossa cara me conta como vc conseguiu sua cidadania? Eu sou casada na italia com um italiano tenho identidade e codigo fiscal e o

    Permesso di soggiorno e até hoje ainda nao me deram a cidadania dizem que eu tenho que morar 5 anos seguidos na italia pra depois da entrada no pedido. Eu estou aqui a 4 anos.

    Responder

  2. Ola Fabio,

    Primeiramente, parabens pelo projeto e pelo site ! Realmente o conteudo è bastante vasto e interessante.

    Tenho 35 anos e sou filho de cidada italiana (minha mae è casada aqui na Italia fazem uns 13 anos). Cheguei na Italia em Dezembro do ano passado e tirei meu permesso di soggiorno de 5 anos em Fevereiro.

    A minha duvida è se posso aplicar para a cidadania italiana nesse momento ?

    Agradeço desde ja.

    Responder

  3. Olá Ana e Fábio,
    Acabo de fazer o procedimento na França e confirmo a informação do Fábio. Eles me pediram um “titre de sejour” (visto) de no mínimo um ano.

    Responder

  4. Prezado Fábio,

    Moro na França e em janeiro de 2016 dei entrada no meu processo de reconhecimento de cidadania no Consulato Italiano em Paris. Ontem recebi um e-mail dizendo que o seguinte:

    Gentile Signore,

    Ho il piacere di comunicarLe che gli atti di stato civile insieme all’attestato di cittadinanza italiana per discendenza e all’iscrizione AIRE, sono stati trasmessi al Comune di CAVARZESEo (ultima residenza del Comune italiano) per la registrazione nei registri di stato civile.

    Gostaria de saber se já posso fazer o pedido da carteira de identidade e/ou do passaporte ou se devo aguardar o comunicado da comune.

    Grande abraço.

    Marcus Gebin

    Responder

    1. Olá Marcus que maravilha, parabéns!

      Eu não conheço os procedimentos no consulado por aí em Paris, porém se seguirem os mesmos procedimentos que os outros, você já pode sim solicitar seus documentos 🙂


    2. Fábio,
      Obrigado mais uma vez pela pronta resposta. Essa não foi a primeira vez que você me ajudou e eu lhe agradeço enormemente por isso.
      Abraço.


  5. Neste caso você apenas saiu da fila e deu entrada efetivamente no seu processo, que poderá ou não ser concluído positivamente. Logo terá que aguardar a finalização da análise e caso o seu reconhecimento seja positivo, o próprio consulado te comunicará por escrito e a partir daquele momento você poderá solicitar seus respectivos documentos como cidadã italiana. Abraços

    Responder

  6. Boa noite, j dei entrada n documentação no consulado Itáliano no RJ minha dúvida é se tenho que esperar a resposta do consulado para sabe se foi aprovado ou não o processo ou já posso de imediato agendar a visita para solicitação o passaporte? Muito obrigada vc tem me ajudado muito com as dicas do seu blog nota 100000.?

    Responder

    1. Olá Daniele quando você diz que deu entrada, qual o procedimento que está se referindo? A entrega dos documentos?


  7. Fábio….

    Já encontrei todos os documentos, falta só a certidão de batismo do meu bisavô.

    Qual valor vc cobra para pega-lá e me mandar? Tenho até o endereço do local onde está…Não tive muita dificuldade pois meu irmão tem a cidadania e tenho xerox de tudo, o que facilitou a minha busca!

    Aguardo! Obrigada

    Responder

  8. Fabio, boa tarde.. cara ta me dando uma dor de cabeça já, pois tem gente que diz que tem que pagar um boleto antes de ir ao consulado..
    eu agendei meu atendimento para renovar meu passaporte porem nao acho em lugar algum esse tal “boleto”,
    gostaria de saber se eu pago diretamente no consulado ou realmente tem que pagar antecipado.

    Responder

    1. Olá Icaro

      Não existe nenhum pagamento antecipado, o pagamento será feito mediante boleto bancário, entregue pelo próprio funcionário no momento do seu comparecimento. Você deve consultar única e exclusivamente o site do consulado italiano, não deve procurar em nenhum outro lugar informações a este respeito. Abraços


  9. Fábio, senti a mesma coisa que vc! Hahaha Fiquei muito mais emocionado quando tirei o passaporte, não sei explicar! Parabéns pela sua história e pelo seu blog. Pessoas como você nos inspiram!!!

    Responder

  10. Olá Fabio, tenho minha Dupla Cidadania há alguns anos e só agora eu decidi tirar meu passaporte italiano, pode me ajudar com os procedimentos?
    Agradecido

    Responder

  11. Olá galera, alguém conhece um despachante para emitir meu passaporte italiano? Aqui em SP tão bem complicado agendar.

    Responder

    1. Olá Victor

      Procure o artigo recente sobre o agendamento do passaporte sem traumas, poderá te ajudar, ok? Abs


  12. Olá, Fabio! Como vai?
    Estou aqui na Italia (Torino) desde julho e só no dia 15 de setembro que vou retirar minha residencia e dar entrada no meu pedido de cidadania. Você sabe se eu poderia esperar na Inglaterra (sem mudar a residência)? Tenho família lá e seria mais fácil para mim
    Obrigada!

    Responder

    1. a pergunta concreta seria posso ir na frente trabalhando em Londres com
      carta di soggiorno e dar entrada na cidadania italiana no consulado italiano em Londres, tem algum tipo de visto para permanecia em Londres nesta situação, pq minha esposa e filha que já tem toda documentação ira depois de 2 meses mas elas estão ok com a cidadania.


    2. Olá Darlan

      De forma alguma! O permesso di soggiorno italiano é válido somente NA ITALIA! Para viver legalmente em Londres, você deve solicitar um family permiti lá e isso só é possível após sua esposa transferir a residência dela para o consulado italiano – ou seja: você só adquire benefícios aqui na UE através da sua esposa. Abs


  13. fabio boa tarde, estou indo parra Londres com minha carta de identidade italiana por matrimonio para viver em Londres com a família, minha esposa tem passaporte italiano e minha filha tabem que nasceu em milao, nos casamos em milao e tivemos nossa filha em milao a pergunta e posso ir na frente trabalhando e depois levo elas e dou entrada na cidadania no consulado italiano em Londres pq ainda não peguei o passaporte

    Responder

  14. Olá Angela tudo bem?

    Você deu entrada em qual consulado italiano no Brasil? Infelizmente o tempo pode chegar a até 12 anos, pois as filas são enormes. Recomendo que entre em contato com o consulado e pergunte a eles sobre a mudança de endereço, como fazer para atualizá-lo, ok? Abs

    Responder

  15. Olá Fabio!!!!!!
    Estou nessa saga desde 2008 e até agora nenhuma resposta nem para mim nem para meus filhos, só que mudei e não sei como atualizar meu endereço e nem como faço para obter respostas de quantas anda o nosso pedido de dupla cidadania. No que vc poderia me auxiliar? Grata

    Responder

  16. Fabio boa tarde!
    Parabéns pelo blog
    consigo tirar a nacionalidade Italiana estando em outro país da comunidade européia como estudante?
    ou seja, vou para a Irlanda como estudante e pretendo em paralelo tirar a nacionalidade italiana.
    obrigada!

    Responder

    1. Olá Ana

      Como estudante não – é necessário ter um visto por tempo indeterminado ou em alguns casos é aceito um visto de longa duracão. Abs


  17. Fábio, gostaria de sua ajuda. Minha mãe vive na itália com permesso di soggiorno desde 2008.
    Após 5 anos, ela pode solicitar cidadania? Se sim, posteriormente, eu como filho, maior de 21, tenho algum direito?

    Muito obrigado, e parabéns pelo blog.

    Celso.

    Responder

    1. Olá Celso

      A cidadania por residência só pode ser solicitada depois de 10 anos – caindo pela metade caso o requerente tenha consigo morando junto filhos menores.

      Porém se naturalizando italiana não te transmitirá o direito não.

      Abraços


  18. Também estou tentando tirar minha cidadania… Mas estou com grandes dificuldades para conseguir os documentos que eu preciso apresentar! Eu não sei a data nem a cidade exata de nascimento do meu bisavo… A informação mais precisa que eu tenho é do ano em que ele se casou, mas não sei o cartório, e como faz muito tempo, a maioria dos cartórios para os quais eu liguei ainda nem existiam na época. Você tem alguma dica para me ajudar?
    obrigada!

    Responder

    1. Olá Isabella tudo bem?

      Comece reunindo os documentos de tràs para frente, iniciando pela sua propria certidao de nascimento: là contém informaçoes de duas geraçoes anteriores – o nome dos seus pais e o nome dos seus nonnos. Depois solicite a certidao de nascimento do seu pai: là conterà as informaçoes dos seus nonnos e bisnonnos e assim por diante. Logo, voce conseguirà ter todas as informaçoes que voce precisa da sua linha ascendente e conseguirà as informaçoes importantes – nome do italiano, nome dos pais do italiano e com sorte, atè a data e local de nascimento dele, ok?

      Abraços


  19. Opa tudo bom? Tenho uma dúvida com relação ao passaporte.

    O meu brasileiro veio dessa maneira:
    Sobrenome: “Nome do meio” “Sobrenome”
    Nome: “Primeiro nome”

    O italiano veio dessa maneira:
    Sobrenome: “Sobrenome”
    Nome: “Primeiro nome” “Nome do meio”

    Posso ter problemas com isso no embarque ou desembarque?

    Desde j’a agradeço,
    Willian

    Responder

    1. Olá Willian, tudo bem?

      Pelo seu relato, parece que o sobrenome brasileiro é que foi emitido de forma errada, não é mesmo?

      Porém em relação a utilização dos passaportes, você jamais deve utilizar ambos: ao entrar ou sair do Brasil você utiliza o brasileiro; ao entrar e sair da Europa (e EUA) você deve utilizar o italiano, ok?

      Abraços e boas viagens 😉


    2. Opa Fábio, muito obrigado pela sua resposta.

      Pois é, o brasileiro foi emitido errado, apesar de que não achei nenhum documento meu que mostra qual é o correto, nem na certidão de nascimento (lá está meu nome completo só).

      A minha preocupação seria se eles pedissem lá na Europa meus 2 passaportes, mas acho improvável isso.

      A propósito, parabéns pelo site, muitas dicas valiosas eu achei por aqui…

      Abraço!


    3. Só um update para ajudar quem tiver na mesma situação, não tive problemas por causa disso na minha viagem. Entrada e saída do Brasil com passaporte brasileiro e na Europa com o italiano, conforme conselho do Fábio.


  20. Olá Fábio,,,essa carteira de identidade italiana é bem safada mesmo kkkkkkkk,,,que bom te ver! ando um pouco afastado dos assuntos sobre cidadania tenho saudades daquelas discussões acaloradas na comunidade ufficiale pelos meados de 2006,,,depois que a gente consegue o reconhecimento da cidadania italiana acho que é comum a gente ficar mais afastado à não ser quem trabalha com isso,más aos amigos antigos podem entratr contato comigo para batermos papo,,,Maria Ortiz,Sandra,Sayuri,João Liuoz Meneghini,Mirella Maggi,Andressa Sisconeto,Dna Cleide de Casorate Primo,Marcelo,,,nossa ainda falta dezenas de pessoas, tempo bom abraccio a tutti.
    [email protected]

    Responder

    1. Fala querido, que bom te encontrar por aqui, seja muito bem-vindo! E nem me fale de saudades, bons tempos aqueles onde nas comunidades virtuais reinava a paz e o espirito de querer ajudar sem nada em troca.

      Forte abraço, e sucesso, sempre!!!


    2. É verdade, todos estavam embuídos em ajudar um ao outro sem interesse e alertar sobre os maus assessores que enganavam e prometiam o tal sonhado reconhecimento em 2 dias,que loucura na época que mudou a forma de pedir o tal permesso do soggiorno e passou a ser solicitado via posta e os comunes não aceitavam a “ricevulta” e o permesso não tinha data pra chegar…que loucura! más eu de coração agradeço à todas as pessoas das comunidades porque de uma forma ou de outra contribuira pra ter a minha cidadania reconhecida e eu dentro do possível ajudei outros e a amizade e as boas lembranças são a recompensa, boa sorte.


  21. Pô cara parabéns.. pelo passaporte..Eu tava procurando informações sobre passaporte italiano.. gostaria de tirar mais as coisas no Brasil sao lentas demais. Mas algumas empresas que procurei pra retirar o passaporte na italia mto caro, sem qrer sendo, mas jah sendo, indelicado. Vc pode me mandar um e-mail contando como vc fez e em média o quanto se gasta? Seria mto grato se pudesse fazer isso por mim. Grato mesmo cara e mais uma vez parabéns. Bruno Andreotti Capitani

    Responder

  22. Caro q vc nao sentiu nenhuma emoçao com a Carta D'Identitá, é uma porcaria mal feita que só!Quando tiver em Milano o novo modelo, aquele cartão PVC cheio de segurança e hologramas… aí sim… mas nao adianta.. passaporte é passaporte… parabéns…. 🙂

    Responder

  23. parabens,eu estou indo mês q vêm reconhecer mminha cidadania se deus quiser,eu acompanhei toda sua saga,quase chorei qndo vi essa foto sua,parabéns mesmo,eu gostaria muito de umas dicas suas sobre cidadania,abraços

    Responder

  24. MichelleNada de permesso di soggiorno. Voce é italiana nao precisa de permissao de estadia.Quando chegar aqui entre na fila de italianos que nem imigraçao voce vai terBjssss

    Responder

  25. oi fabio, entrei no seu bolg por acaso, e vi a sua alegria de ter o seu passaporte italiano, fico feliz tambem com a sua conquista e contente em pensar que é possivel sim!!!!!só quem vive fora sabe como é dificil ter o passsaporte verdinho…muita discriminaçao!!!!bom vou tentar a minha cidadania tambe, sei que o processo é duro, mas vou tentar, com certesa vou precisar de ajuda, nos falamos mais.PARABENS!!!!!!bjs andrea.

    Responder

  26. Oi Fábio, tirei meu passaporte italiano aqui no consulado do Rio de Janeiro e aparece: lugar de residência Rio de Janeiro. pretendo me mudar para a Itália, pedir mudança de residência, etc. Enfim, sabe quais são os procedimentos, documentos? No consulado dizem que só o passaporte italiano basta, mas, sei lá, queria saber se vc tem outras informações para me passar… preciso de permesso de soggiorno? devo comunicar a alguém/autoridade qd chegar no aeroporto daí? ou devo somente comunicar a questura de onde estiver morando?Agradeço qq informação.Bjs. Parabéns pela Saga.Michelle

    Responder

  27. Oi Fabinho!!!Que chique!!! Aih, eu quero! Amigo, que sucesso! Nao se esqueca de nos, pobres…rsrsrs. Ah, vem visitar a gente aqui sim! :-))))))Bacione

    Responder

  28. Parabéns Fábio!!!! Vc mais do que ngm merecia td isso e ainda mais!!!Deve ser bem legal mesmo na hora de passar pela imigação vc pegar a filinha "União Européia" hahaoutra coisa que queria perguntar, agora que está trabalhando com residência, quais são seus preços?? Aposto que já tem um monte de gente na fila né? rsBom, vou nessa agora!!ah..mais outra coisa!! VÊ se posta mais frequentemente aqui no blog!! Todo dia eu abro pra ler alguma coisa e dá uma tristeza ver que não tem nada aqui!! hahaCiao i a dopo!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *