SEMPRE QUIS SABER TUDO SOBRE CIDADANIA ITALIANA E NÃO TINHA A QUEM PERGUNTAR?

Baixe agora mesmo nosso manual oficial da cidadania italiana 100% Grátis!

    • Passo a passo prático de todos os procedimentos: deste o início, com a busca do documento do italiano até as suas próprias certidões.
    • Neste manual te ensino como pedir o documento italiano, como reunir os documentos, como realizar a sua prática de cidadania, e muito mais.
    • ATUALIZADO com o novo sistema de apostilamento de Haia, que substituiu a antiga legalização no consulado italiano no Brasil.
    • Você sempre quis realizar o seu processo na Itália, mas nunca pensou em gastar milhares de reais para contratar um consultor? Com nosso manual, você terá o conhecimento necessário para realizar o seu processo sozinho, sem gastar um único centavo com consultoria!

    Basta me dizer para qual e-mail eu devo enviar seu Sagabook!

    arrow

    privacy Fique tranquilo que seu e-mail está protegido conosco!

    1.096 Comentários


    1. Muito obrigado pelas dicas Fábio! Certamente elas estão sendo muito importantes para que eu não perca tempo do que eu já perdi durante a minha saga da cidadania italiana. Muito objetivo e preciso as suas explicações. Pessoas como você servem para transformar o mundo melhorando a vida das pessoas. Que Deus te dê vida longa e feliz para que você continue fazendo este belo trabalho e ajudando o próximo.

      Responder

    2. Fábio muito obrigado pelo material, estou aprendendo muito, estou em processo de procura dos documentos, obrigado

      Responder

    3. Boa tarde Fábio.
      Acompanho seus vídeos e estou devorando o sagabook.
      Maravilhoso trabalho que Vc faz! Ajuda a muita gente!
      Forte abraço

      Responder

    4. Amei o Sagabook! Realmente é um verdadeiro manual para quem está começando sua trajetória em busca de sua cidadania e suas raízes. Muito obrigada Fábio por ter disponibilizado esse material tão rico em informações e detalhes para nós sem cobrar nenhum custo, alem de dedicar seu tempo e conhecimento para esse seu projeto que já ajudou e ajuda a tantos. Estou começando minha aventura, e meu processo muito provavelmente será judicial, estou com muita esperança e um pouco de medo, na esperança de dar tudo certo e assim obter a cidadania para mim e meus filhos, voltar as raízes e resgatar a história da minha família para passar as gerações futuras. Que Deus te abençoe e recompense.

      Responder

    5. Olá Fabio,

      Já tive o prazer de conhece-lo pessoalmente e agradecer pelo trabalho, agradecer pelo sagabook.
      Pois com o Sagabook foi o suficiente para correr atras de tudo, de saber tudo o que eu precisava para tirar minha cidadania.

      E sempre que alguém me procura, seja em grupos no Facebook ou amigo que me pergunta, eu passo o link do sagabook e digo – “tudo que precisa esta neste livro”

      Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e MUITO OBRIGADO

      Responder

    6. Parabéns pela didática nos videos e no Sagabook, eu fiquei muito feliz com a riqueza de informação num só lugar! Parabéns e siga firme nesta SAGA! Rsrsrs!
      Uma unica dúvida, existe algum lugar que eu descubra o tamanho da fila de espera nos consulados? Digo isso pois estou residente próximo a Munique até o final de setembro. Será que daria tempo? Se eu ligar no consulado eles dirão essa informação?
      Obrigado.

      Responder

    7. Fabio, primeiro gostaria de agradecer, porque assim como você, muitas pessoas diziam que que eu não ia encontrar informações tão “antigas”, e muito menos certidões na Itália. . Ahahaha.. Bingo! Te encontrei e tudo teve início. Hoje também participo de um grupo no Facebook que também me ajudou muito.

      E o Sagabook, ah o Sagabook, é demais e sou eternamente grata a ti, por ser tão generoso ao ponto de compartilhar essa preciosidade conosco.

      E tem uma coisa, o descendente é meu namorido rs.. Mas quem teve o prazer de mergulhar nesse mundo e encontrar todas as certidões, fui eu.
      E hoje já consegui ajudar muitas pessoas que não tinham nada, a sair da etapa “0”. E mesmo ainda não tendo pisado na “bota”, já a amo demais, e se Deus quiser, iremos viver lá .. Só o que tenho a dizer, Obrigada Fabio♥

      Responder

    8. Fabio, obrigada por sua generosidade e por tão valioso trabalho. É um manual de linguagem fácil e extremamente prático.
      Aqui consigo sanar todas as minhas dúvidas e reacender o sonho de minha cidadania italiana. Muito Obrigada!

      Responder

    9. Fabio parabéns pelo trabalho. Excelente o conteudo e um supprte para muitos que estao perdidos. Parabéns

      Responder

    10. Muito obrigado, tem toda informação para que está procurando tirar a dupla cidadania. Excelente.

      Responder

    11. Olá Fabio, muito obrigada pelo Sagabook. Estou vendo os vídeos e lendo o livro aos poucos em função da rotina mas já aprendi muito. Conteúdo excelente e de qualidade indidcutível!

      Responder

    12. Recebi o Sagabook… um excelente material… já pesquisei há algum tempo sobre como fazer para o reconhecimento da cidadania italiana, mas nunca achei tanto material atualizado e compilado em um só lugar. Parabéns pelo trabalho. É um excelente guia de passo a a passo, que esclarece as dúvidas mais básicas até as mais complexas.

      Responder

    13. Gostaria de deixar meu agradecimento a vc Fábio, pelo excelente trabalho realizado ! O Sagabook é uma leitura imprescindível para quem pretende tornar-se um cidadão italiano. A preocupação com o leitor, o respeito e a didática aplicada, fazem com que o conteúdo seja leve e prazeroso.

      Responder

    14. Material de excelente qualidade! É muita gratidão saber que existem pessoas como você, que pensam no próximo de uma forma tão gratuita. Que Deus o abençoes grademente!!

      Responder

    15. Oi, Fábio! Já tinha o “Sagabook” anterior e resolvi baixar este pelas atualizações. Como sempre, vc escreve de maneira clara, objetiva e com ótimas dicas! Grata!!

      Responder

    16. Caríssimos, muito grata pelo excelente material, pela precisão das informaçoes e pela franqueza!! rsrs
      estou acompanhando o canal e tudo tem me acxiliado grandemente.
      Tenho uma questão importante que ainda permanece duvidas…se puder me ajudar, agradeço imensamente…
      seguinte…meu irmao começou a reunir toda documentaçao em fevereiro do ano passado, mas depois desistiu, eu então continuei o processo esse ano e juntei as minhas certidoes e estou continuando o processo que em breve farei na italia. mas fiquei com duvida se essa documentacao( certidoes ) solicitadas e apostiladas ha mais de um ano…se as mesmas podem ser barradas pelas comunes italianas por “validade”. ( importante…ainda estou aguardando a traducao juramentada para apostilar, ou seja isso tera data atual)…sendo assim pergunto se isso pode ser um problema ou se não ha validade de retirada dessas certidoes????

      Responder

    17. Gostei muito do livro, muito informativo e didatico.
      Um verdadeiro guia para os leigos nessa saga que e o reconhecimento da cidadania italiana.
      Ele tem me ajudado demais.

      Muito obrigada… 🙂

      Responder

    18. Olá Fabio, muito obrigado por seu material de muita utilidade para realização de nosso processo de reconhecimento de cidadania italiano. Que Deus lhe abençoe hoje e sempre!

      Responder

    19. Muito bom Fábio, já sigo seu blog a anos, e depois disso comecei ir atrás da minha cidadania. Realmente os custos são altíssimos e não sei se realizarei meu sonho tão cedo. Estou dando um passo de cada vez. Acompanho seus vídeos sempre que posso. Obrigado por dispor seu tempo e conhecimento conosco. Forte abraço.

      Responder

    20. ola, como tdos aqui te agradeço muito Fabio, estou aos poucos juntando a documentação, tenho vontade de um dia morar na Europa ou pelo menos dar caminho das pedras á meus filhos. Sou da familia´´JUSTO´´ e ´´ROVERÇO´´ se alguem é destas familias gostaria de fazer contato.

      Responder

    21. Fábio. Faz um tempo que estou acompanhando tuas aulas e o material do SAGA. Quero agradecer imensamente por toda a tua dedicação em proporcionar os esclarecimentos de forma gratuita a todos os que sonham em ter a cidadania italiana reconhecida.
      Pretendo ir à Itália em setembro e ficar os 3 meses por lá para isso. Tenho todos os documentos mas ainda não providenciei a tradução e apostilamento porque ainda tenho um tempo, mas já estou em contato com tradutores para agendamento. A minha grande dúvida está na escolha da cidade onde fazer o processo. Meu avô nasceu em SCHIO e o bisavô do meu marido em MEL, mas sei que não precisamos fazer nessas cidades. Vou continuar lendo o manual e assistindo tuas aulas. Obrigada por tudo.

      Responder

    22. Sagabook é muito bom, com uma linguagem simples e objetiva pode fazer o que está escrito lá que dá certo! ainda estou nos primeiros passos, confiem! Fábio parabéns pelo trabalho, o mundo precisa de pessoas assim! obrigado!

      Responder

    23. Ciao Fábio tutto bene ,.
      Fabio, quero agradecer seu esforço e seu tempo em ajudar inúmeras pessoas com o seu material prático Sagabook 2017.
      Tenho aprendido Muito com o
      Sagabook 2017 , e seus videos.
      Fábio, gosto da maneira Como você explica e ensina a cada um de nós.
      Cujo ensinamento e explicação é bem fácil de entender.
      Fábio, que Deus te capacite mais a cada dia, para que você venha sempre ajudar as pessoas que precisam de ajuda em obter o reconhecimento da cidadania italiana.
      Valeu Fábio ,
      I do appreciate all your help dude !
      You’re very professional when it comes to get the job done and help others. Right on tho !
      Keep up the good work…
      Grazie Fábio, Arrivederci…

      Responder

    24. Ciao, Fábio!! Não há palavras para agradecer todo este trabalho competente que vai além do profissionalismo, insere um grande amor. Eu me emociono com tuas aulas, sou professora e sei o quanto valor tem àquele que tem como missão transmitir o que sabe, o que aprendeu. Felizmente, te encontrei este ano no You Tube. Venho neste sonho desde 1998…mas, muitas coisas aconteceram e eu não pude dar empenho ao projeto. Tudo ao seu tempo e mesmo que demore mais um ano ou dois, agora minha vida esta voltada a isto!! Estou fazendo as aulas de 2017 e assistindo todas as perguntas e respostas de 2018. Lendo todos os Artigos do blog. FÁBIO!! IMENSURÁVEL SEU TRABALHO!! MARAVILHOSA APOSTILA SAGA BOOK… Ainda, e se me permite, preciso chorar um pouquinho (rsrsrs). Que pena, Fábio!! Não consegui baixar a Planilha de Custos que você disponibilizou na AULA 12 /2017 no Blog. Fiz todos passos, direitinho, mas não fez o upload para meu e-mail… Se não for possível enviar-me, apenas por favor, me responda da NÃO possibilidade que com a orientação dada no vídeo da aula por você, eu faço, monto a minha. OK?

      Aproveito pergunta: Sou eu quem dentro da genealogia passo para meus filhos. Na aula 10/2017, você cita o impedimento, devido aqui no Brasil ser o pai habitualmente a fazer o registro dos filhos, EXCETO se os pais no registro dos filhos são casados. Me deu um NÓ!! EU ERÁ CASADA COM PAI DELES. Hoje eles são casados. Mas, o fato de hoje eu ser divorciada, impediria aos meus filhos o direito DELES? Ao mesmo tempo que minha pergunta boba, eu também quero respeitar a interpretação das Leis de “minha” Itália.

      Deus te abençoe. Milhões de Obrigadas!!

      Responder

      1. Fábio, me perdoa!! Não vi a resposta sobre a questão dos meus filhos e perguntei outra vez… (ansiedade mata, rsrsrs). Que esclarece: nada a ver o fato de eu estar divorciada. Eles continuam com o mesmo direito, já que fui casada com o pai e, o mesmo ,consta como declarante na certidão dos filhos. Grazie, Dio!!
        Deus te guarde e proteja. Agradeço por tua prontidão, empenho e incansável desejo de ajudar. Grande abraço.

        Responder

      2. Ciao Fábio, agradeço sua pontualidade. Planilha em mãos. Deus te abençoe. Grazie!!

        Responder

    25. Muito obrigada por tudo, e principalmente, pelo tempo que você se dedicou e se dedica, para ajudar outras pessoas, a encontra o caminho correto a percorrer neste ardo percurso, da busca de nossos antepassados e da cidadania.
      Atra-vez, de seus videos, e de seu material didático, eu consegui me organizar e juntar todos os documentos, reunir a família, descobrir historias sobre os meu antepassados e principalmente que os italianos adora fazer filhos. kkkkk

      Responder

    26. Oi Fabio. Recebi sim. Nao li ainda porque estou tentando escutar os 31 dias e assistindo tbem as aulas de 2017. Minha Irmã tem a cidadania italiana (sovizzo/vicenza). Nosso Biso nasceu em Adria/Rovigo. Meu filho está com a documentacao dele para dar entrada e eu estou passeando por todas estas informacoes. Sou casada com neto de (brasileiro/espanhol) ele tem DNI e eu tenho NIE. Moro em Cerceda/A Coruña (Galícia/ES) Ufa!!!. Um abraço.

      Responder

    27. Fábio te agradeço muito pelo seu grande esforço de construir uma obra magnífica como minha saga. Enviei o e-mail para o comune de Bologna em busca da certidão do meu antenato e já obtive retorno.

      Responder

    28. Manual muito bem detalhado, trabalho muito bem feito da vontade de compra o outro livro realmente, estou bem no começo do processo mas espero em breve adquirir o outro, enquanto isso vamos acompanhando seu canal e as matérias do blog

      Responder

    29. Ciao, Fabio. Parabéns pelo seu trabalho. Eu não tinha noção por onde começar minha saga para o reconhecimento da minha cidadania italiana (e as informações que encontrei em outras fontes também não me ajudaram muito), até que encontrei o seu material. Recebi o Sagabook e o “devorei” em uma leitura de 2 horas apenas (agora vou estudá-lo com mais calma rsrsrsrs). Trata-se de fonte ímpar de informações claras, objetivas e pontuais para qualquer leigo dar andamento, sozinho, no reconhecimento da sua cidadania Italiana ou, se preferir, saber como acompanhar o trabalho de “algum profissional” contratado. De minha parte, vou caminhar sozinha com o seu apoio, com suas informações e com a confiança que vou conseguir. Para isso estou acompanhado os vídeos, o blog e tudo que você publica. Mais uma vez, obrigada por compartilhar sua expertise conosco. Grazie Mille.

      Responder

    30. Parabéns Fábio pelo trabalho e por compartilhar seu conhecimento e experiência com tantas pessoas.
      Estou adorando o Sagabook da mesma forma que acompanhei o super desafio em janeiro pelo YouTube.
      Parabéns!!!!

      Responder

    31. Boa noite Fabio! Obrigado pelo sagabook! As informacoes estao sendo de grande valia para eu fazer meu processo sozinho…Abraco!

      Responder

    32. Super obrigada, Fabio! O Sagabook está sendo de grande ajuda. É muito importante para todos que querem reconhecer a cidadania ter uma fonte confiável para buscar informações. Você está de parabéns por este trabalho!

      Responder

    33. baixei e adorei! nos dá coragem de fazer o processo sozinhos Obrigada Fábio!!! 🙂

      Responder

    34. Não li ainda, tenho que achar um pouco de tempo para ler. Obrigado

      Responder

    35. Olá Fabio, entrei nessa saga de cidadania também, mas com todo esse material e ajuda que você dispoe tudo está sendo tranquilo, por enquanto.
      Agradeço a sua disposiçao e todo o material criado. Obrigada

      Responder

    36. Muito obrigada, estou tirando muitas duvidas. Apesar de eu nao poder tirar a cidadania agora (ainda sou de menor) eu pretendo tirar assim que eu fixer 18, entao sei que esse conhecimento de agora vai me ajudar muito no futuro, vou salvar esse Sagabook pra sempre lksksk

      Responder

    37. Bom dia Fabio, tudo bem? Não estou conseguindo baixar o manual.

      Responder

      1. Olá, Thiago! Vamos lá, vou tentar ajudá-lo: Qual o link que você está usando para baixar? Recebe alguma mensagem de erro, ou apenas nada acontece?

        Responder

    38. Oi Fabio! Parabens pelo site!!!! Duvidas minhas: meu primo tirou a cidadania em 2016..queria saber se posso aproveirar algo.. as certidoes (meu triavo, italiano, bisavo e avo) tem validade? Do mais, sobre hospedagem p reconhecer a Moradia na Italia.. vale Airbnb? Bjs!!!

      Responder

    39. Estou tentando tirar minha cidadania italiana, com algumas dificuldades, acredito que o material poderá me ajudar muito.
      Parabéns pelo trabalho.

      Responder

    40. Olá Fabio, acompanho sua saga pela internet desde que ela iniciou (na época ainda era orkut?) rsrs
      Cara e coragem hein!
      Parabéns pelo trabalho disponibilizado gratuitamente.
      Abraços

      Responder

    41. Preciso desta dicas super importantes só preciso do meu trisavo que é da italia não recebi nada ainda, Tiziano Scottá se alguém poder me mandar Junior.a.lmeida@live.com por favor

      Responder

    42. Fabio boa tarde, minha mãe ja tem a cidadania e a pasta da familia esta na Comuni de Loretto Aprutino, Pescara, Abruzzo.
      Ja traduzi as minhas certidões de nascimento e casamento inteiro Teor, agora vou no cartorio para Apostilar.
      Como não tenho como pagar assessoria estou tentando fazer sozinha por isso baixei SAGABOOK que foi muito bom ate agora.
      1-Gostaria de saber se posso alugar uma casa no nome da minha mãe visto que ela tambem vai junto comigo?Eu posso fazer isso?

      Responder

    43. Caso a instrução do pedido de reconhecimento da cidadania incluir certidões redefinidas por sentença judicial, a sentença correspondente deverá ser reconhecida na Itália.
      Alguém poderia me esclarecer?
      Tenho documentos com sentença judicial, realizado ainda em 1999.
      Como devo proceder?

      Responder

    44. Olá Fábio meu bisavô nasceu na Itália como faço pra mim ganhar cidadania nesse caso obrigada

      Responder

    45. Não consigo baixar o documento ou colocar meu e-mail para que o mesmo seja enviado. Gostaria muito dele, estou iniciando meu processo de Cidadania

      Responder

    46. Olá Fábio muito obrigado por compartilhar conosco esses conhecimentos riquíssimos.
      Peço que esclareça uma dúvida.
      Vou ter que corrigir o sobrenome do meu antenado casamento e óbito, mais e no caso do sobrenome do meu avô, pai e o meu vamos ter que mudar nosso sobrenome para ficar igual do antenado?

      Responder

      1. Ana Paula aconteceu essa situação comigo. Eu tive que corrigir minha certidão de nascimento, da minha mãe e do meu bisavô, por conta de um erro de grafia no sobrenome. Se você pretende fazer seu processo na Itália precisa corrigir sim, pois o comune pode rejeitar seu processo por conta de um erro no documento.

        Responder

        1. Thaís obrigada por responder, teve que mudar todos seus documentos no Brasil? Pensei que corrigisse até o meu avô e dois já provaria minha linhagem.

          Responder

    47. Olá Fabio boa tarde, antes de mais nada quero te parabenizar pelo excelente trabalho e apoio, muito obrigada. A minha dúvida é a seguinte, na página 48 do Sagabook 2017 você fez referência de se ter um cartão internacional em meu nome para não ter problemas com a imigração, mas tenho o meu nome negativado por uma dívida no banco do Brasil que virou uma bola de neve e ficou impossível eu saldar. Portanto não posso ter o cartão, terei que pegar o do meu pai. O que faço? Vou ter problemas com o cartão no nome dele?

      Responder

    48. boa tarde Fabio :
      eu ja fiz todo processo da documentação preciso agendar para pegar o passaporte quai a opçao que clico para marcar no consulado

      Responder

    49. Olá Fabio! Não consigo baixar o sagabook, Aparece page not found. como posso baixá-lo? Grata

      Responder

    50. Bom dia! Não estou conseguindo baixar o material de jeito nenhum. Mais alguém com o mesmo problema? Sugestões para resolvê-lo? Grata!

      Responder

    51. Por favor, é possível pedir uma certidão de nascimento literal de uma pessoa nascida na Italia, pela internet?

      Responder

    52. Fábio, Boa noite! Como faço para comprar o Guia Prático Da Vida Na Itália? Assistir todos as vídeos-aulas do sagabook. Amo suas dicas e gostaria de adquirir o Guia Prático antes de ir à Itália no futuro próximo, se Deus permitir.

      Responder

    53. Ola,

      ja baixei o saga book, mas gostaria de saber onde compro o teu livro que da dicas de como viver na italia!

      att

      Responder

    54. Olá. Baixei o sagabook mas o arquivo não abre. Estou fazendo algo errado? E preciso pagar uma taxa mensal no site?

      Responder

      1. Olá Lesiandra o manual é completamente grátis, você precisa apenas ter um programa que lê arquivos no formato PDF ok? Abs e boa leitura

        Responder

    55. Estou com uma duvida, a mae do meu pai morreu quando ele tinha 3anos. Levo so a certidao do 1o. Casamento do meu avo, ou tenho que levar tambem a do 2o casamento?

      Responder

    56. Fabio, você analisou minhas certidões há uns 2 anos e recomendou que eu fizesse as retificações. Finalmente consegui acertar tudo e agora vou fazer as traduções e apostilamento para depois ir para a Itália. Nesse interim você parou de aceitar novos clientes para assessoria na Itália. Você vai aceitar novos em 2018? Caso contrário poderia recomendar alguém de confiança? Obrigado

      Responder

    57. Estou tentando baixar o novo Sagabook, mas após realizar o pedido o e-mail contendo os passos para pegar o livro não chega. Está fora do ar?? Valeu!

      Responder

        1. Olá Fábio! Obrigado pela preocupação em responder. Eu estava acessando por um lugar daqui mesmo que não estava funcionando… mas consegui baixar através da página inicial do Blog. Obrigado pelo ótimo trabalho que você faz! Um grande abraço!

          Responder

    58. Fabio é muito bom saber que existem pessoas como você. Foi uma ótima leitura, leve, muito interessante, e que será muito proveitosa,
      Agradeço a sua atenção e presteza no envio.
      Obrigado, forte abraço.

      Responder

    59. Fábio
      Gostaria da sua consultoria como faço para entrar em contato com você?

      Responder

    60. Fabio…Primeiramente obrigada por tudo que ten feito por” Nós “Brasileiros humildes de conhecimentos…se não existisse você acho que muitos estariam gastando seu suado dinheirinho para informações falsas e enganosas….Mas Deus coloca pessoas em nossa vida para fazer a diferença…e você e Luciana são uma delas.
      Pergunta:O meu antenato (Bisavô) registrou no cartorio o “REGISTRO TARDIO ” do meu (Avô) isso é valida?Não consegui do Batismo por decreto algum.Nem em centros Mormon. tem validade esse registro de inteiro teor?

      Responder

    61. Olá Fábio Barbiero baixei o Sagabook li com muita atenção. Seu material é excelente e de muita importância a todos que desejam conquistar a Cidadania Italiana. Nunca encontrei um material com informações precisas como o seu. Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada por sua dedicação em nos manter sempre com as melhores informações e atualizações.

      Responder

    62. Adorei o livro. É de muita valia tudo o que está escrito lá. EM breve e se possível irei me filiar à Escola da Cidadania!
      Obrigada , Fábio!

      Responder

    63. As dicas e informações que o Fábio dá foram importantíssimas para minha pesquisa. Agora falta pouco… A parte mais difícil, acredito, achar a certidão na Itália, mas tenho certeza que conseguirei. Muito obrigada.

      Responder

    64. Ola Fabio,

      Parabéns pelo livro!!!!
      Surgiu uma duvida com relação a CNN,tem prazo de validade?
      Também o documento do antenato ,tem prazo de validade?

      att

      Renato Moretto

      Responder

    65. Só agradecer a passar o conhecimento há quem procura… muito obrigado.
      Parabéns!!!
      Um ótimo material pra aprender sobre a cidadania.

      Responder

    66. Trabalho incrível Fábio, adorei todo o material. Sem sombra de dúvidas vai me ajudar e muito na saga de conseguir a cidadania italiana. Muitíssimo obrigada!

      Responder

    67. Fábio eu realmente adorei o material! O mais completo que encontrei até hoje! Muito obrigada por dividir!

      Responder

    68. Olá Fabio, obrigado pelo envio. Perfeito, bem redigido e com comentários claros e explicativos. Aproveito para solicitar uma informação referente ao seu trabalho de assessoria para o ano de 2018, valores e outras informações. Obrigado.

      Responder

    69. Fábio, obrigado por compartilhar todo esse conhecimento conosco! Parabéns pelo trabalho e disposição.

      Responder

    70. Recebi o material e para minha grande surpresa ajudou-me a dirimir um grande número de dúvidas, que facilitaram a buscas dos incontáveis documentos necessários para a intenção da cidadania.
      Grato por disponibilizar o material

      Responder

    71. Parabenizo Fábio por nós mostrar detalhe por detalhe, todos os passos certinho para conseguirmos ter a cidadania, com essa ajuda ja encontrei quase todos os documentos que preciso para que meu próximo destino seja uma realização na Italia.Humilde abraço e sucessos.

      Família Gouvêa Pessutè

      Responder

    72. Boa Noite. Estou muito feliz de ter descoberto o Fábio Barbiero, eu já conheço sobre Cidadania Italiana, sou Neta de um Italiano, tenho tios e primos que já reconheceram sua Cidadania, e decidi fazer isso também, então descobri uma pessoa que hoje é raro se encontrar, minha documentação já foi toda solicitada, estou organizando, e devo ir esse semestre ainda para a Itália, vou reconhecer e fixar minha residência na Itália, sendo que ainda tenho algumas questões a decidir, sobre consultoria, tenho filho pequeno, e difícil ficar longe, gostaria de poder ir com minha família, esposo e filho, pois já vamos nos fixar nossa vida na Itália.Duvidas e Medos.

      Responder

    73. Excelente material, bem didático e fácil de ler. Gostei da forma que as informações estão organizadas.
      Recomendo!!

      Responder

    74. Parabéns pelo excelente trabalho. Você realmente ensina o caminho das pedras.

      Responder

    75. Agradeço o compartilhamento dessas informações. Muito úteis e claras.

      Responder

    76. Sensacional o manual, claro e objetivo, mais do que aprovado, o problema é que quando baixamos não baixa junto uma caixa de Rivotril pra aguardamos o processo calminho 😀, parabéns e muito obrigado.

      Responder

    77. O Sagabook realmente é muito interessante para quem vai do Brasil para pedir cidadania na Itália. Mostra o passo a passo, todos os detalhes. Não tem como errar.
      Alguns “clique aqui” não levaram a página alguma, como por exemplo a lista de advogados que levou a ma página do Minha Saga não encontrada, entre outros.
      No geral é um excelente guia.
      Parabéns Fábio pelo trabalho.

      Responder

    78. Muito bom o livro! Como tenho apenas 5 meses para reunir toda documentação, estou sem tempo para assistir todos os vídeos do youtube, mas os específicos que assisti foram muito ricos em informações. Apenas com o livro já aprendi a “fuçar” no passado e já descobri várias informações importantes. Fico grato e parabenizo pela atitude disponibilizar seu tempo gratuitamente para ajudar os brasileiros nessa longa jornada de encontrar todos documentos necessários. Abraço!

      Responder

    79. Grande Fábio, obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco, ajudou e muito seu blog e seu livro. Mandei email a você com duas dúvidas. Desde já lhe agradeço se puderes me ajudar.

      Responder

    80. Ótimo conteúdo, muito bem elabora e rico em informações.
      Ainda não terminei de ler, mas de cara já vi várias informações importantes.
      Obrigado pelo conteudo informativo.

      Responder

    81. Obrigada por compartilhar sua experiência e contribuir com outras pessoas. O livro é sensacional!

      Responder

    82. Me ajudou bastante em relação ao apostilamento e o que fazer qdo chegar na Itália, muito bom!!!!

      Responder

    83. Fabio não terminei de ler ainda mas oque ja li esta me ajudando. Muito espero em breve estar ai na Italia.

      Responder

    84. Obrigado Fábio teu tutorial e imensamente explicativo adorei!
      DEUS E PACIÊNCIA NO PROCESSO ABRAÇÃO RSRSRS

      Responder

    85. Fabio, gostaria de agradecê-lo pelo tempo dedicado a esse assunto, que gerou um material de fácil leitura e compreensão. O Sagabook é realmente muito útil pra quem está buscando o reconhecimento da cidadania. Obrigada.

      Responder

    86. Bom dia Fabio, já li boa parte do sagabook, e consegui tirar muitas dúvidas, já temos cópias de toda documentação, inclusive do bisavô da minha esposa q era italiano, só falta solicitar ao Comune uma segunda via original, já q a que a família possuía foi utilizada em outro processo de cidadania, vou seguir as dicas q vc escreveu e torcer pra não demorar esta certidão, muito obrigado e gde abç.

      Responder

    87. Fabio gostei muito do seu trabalho. Obrigada por compartilhar sua saga com todos que estão passando por tudo que ja vivenciou. Facilita demais ler suas explicações e depois disso nada mais parece impossível, é apenas questão de dedicação e perseverança. Obrigada!

      Responder

    88. Fábio , não existiria nome mais apropriado para este Manual Prático, é uma saga mesmo para se conquistar a tão sonhada cidadania italiana. O manual esta bastante didático, direto e fácil de se entender, me ajudou a sanar várias dúvidas. No meu caso, eu teria todos os dados necessários em mãos, mas o quesito retificar sobrenomes me impede de seguir em frente, pois envolve os pais, os avós…e empresa.

      Responder

    89. Baixei o e-book no dia 18/06/2017, achei ele super completo, atualizado e claro, poucas coisas são feitas com tamanho esmero e são distribuídas se forma gratuita.

      Só tenho a agradecer, vou aproveitar minhas férias e vou até o Rio Grande do Sul visitar pessoalmente no arquivo histórico em busca dos documentos do meu antenato, pretendo fazer alguns vídeos para registrar o andamento e as dificuldades do meu processo, e com toda a certeza vou indicar o conteúdo do minha saga.

      Responder

    90. Baixei e achei excelente. Agradeço pela possibilidade de acceder a informações tão importantes.
      Sucesso

      Responder

    91. Foi fantastico ter achado voce e todo o seu trabalho, Fabio! E de ver que voce compartilha tudo, eh muito bom! Nos dias de hoje ha poucas pessoas assim! Estou começando a fase “brasileira” da papelada, mas quero ir para a Italia sim, e com certeza vou pedir a sua ajuda. Por enquanto um super obrigada!

      Responder

    92. O livro é excelente e tem as respostas para todas as perguntas que uma pessoa pode ter com relação a um processo de cidadania padrão, sem mulheres na descendência. Os vídeos do site também são muito bons. Sem o Fábio eu estaria perdidíssima!

      Responder

    93. Parabéns Fábio pelo seu belíssimo trabalho, está me ajudando muitooo!!! Obrigado, logo mas estarei voltando para deixar meu depoimento se consegui e o quanto me ajudou, desde já obrigada

      Responder

    94. ainda não pude ler o material todo, mas já o conhecia através de inúmeras indicações, o material é muito bem apresentado, e de muita utilidade pra quem quiser fazer a cidadania italiana.

      Responder

    95. Li o Sagabook, achei excelente, uma leitura agradável com linguagem muito clara e pontual, esclarece várias dúvidas. Obrigada!

      Responder

    96. Há muitas informações preciosas nesse e-book! Parabéns pela obra e pela generosidade Fábio!

      Responder

    97. Esse manual de cidadania italiana é excelente! Tirei todas as minhas dúvidas sobre o assunto! O investimento é bem maior que eu pensava, mas vale a pena correr atrás de seus sonhos! Estou iniciando minha saga neste momento e minha grande dificuldade é que moro muito distante de onde vou encontrar as documentações, o que aumenta muito mais os custo! Mas estou motivado e vou em busca dos meus sonhos!

      Responder

    98. Que feliz de saber que existem pessoas como você dispostas a ajudar e compartilhar conhecimento. Livro incrível, muito bem explicado e escrito. Muito obrigada!

      Responder

    99. Fabio, muito bom seu material, foi de grande valia pra mim tirar algumas dúvidas e com certeza terei mais ainda, mas agradeço pela eficiência e pelo conteúdo. obrigado

      Responder

    100. Muito bom o Sagabook está me ajudando bastante a entender melhor o processo de obtenção da cidadania italiana.

      Responder

    101. Recém iniciei a leitura – extremamente didático! Parabéns!

      Responder

    102. Excelente! Contém muita informação boa que te ajuda a saber tudo que você precisa sobre a cidadania italiana.

      Responder

    103. Boa noite Fábio, estou começando a saborear esta saga que me ajudará a realizar meu sonho !
      Muito obrigada! A parte que já li me deixou muito satisfeita, simples e muito esclarecedora !
      Vou aproveitar para fazer uma pergunta , tenho algumas dúvidas sobre os documentos do Italiano que consegui ! Seria possível você me passar seu email para que eu lhe explicasse melhor esta situação? Quem sabe voce pode me tirar esta dúvida !
      Abraço
      Patrícia

      Responder

    104. Boa tarde. Muito bom, agora colocar em prática, parar de sonhar e realizar. Obrigado

      Responder

    105. Olá, muito útil, bem elaborado e tirou muitas duvidas, porém ainda me reataram uma duvida:

      Bom dia, Fábio

      Meu nome é Fernanda, tenho uma dúvida referente ao direito da cidadania
      Italiana.

      Minha árvore é composta dá seguinte
      Forma:

      Trisavó …. Veio para o Brasil solteira, Casou-se com o meu Trisavô Brasileiro.

      Tiveram uma filha ( mulher), minha bisavó.

      Minha bisavó se casou com um Brasileiro e teve uma filha (mulher), minha avó. Nascida em 1935

      Minha avó se casou com um Brasileiro e tiveram um filho ( homem), meu pai, nascido em 1957.

      Tenho direito a Cidadania?

      Fui atrás de algumas certidões, e consegui a certidão de óbito em inteiro teor dá minha Trisavó Italiana de Di Napoli’s.

      Mas para eu dar sequência, gostaria de ter certeza de que tenho o direito.

      Responder

    106. Já li uma vez e fui em busca da minha descendecia, descobri que não tinha, anos depois uma nova pista apareceu, retorno a leitura para descobrir como pegar documentos na italia. Valeu Fabio, muitos dos meus amigos usaram o seu libro como base e tiverão bons resultados, espero agora eu tbm ser um deles =)

      Responder

    107. Ciao!
      Parabéns Fabio!!!ficou perfeito!!! Trabalho fino e bom!!!
      “Faça você mesmo resume todo esse trabalho!!!”

      Responder

    108. Material bem completo. Vale a pena ler com calma…Vai ajudar muito.

      Responder

    109. Non ho ancora finito di leggerlo, sono arrivata circa a metà, ma già dalle prime pagine l’ho trovato estremamente utile…sono italiana e vivo in Brasile da diversi anni: i miei alunni spesso mi hanno chiesto informazioni su come ottenere la cittadinanza, se ne avevano diritto e come muoversi in proposito, ma purtroppo io non ho mai saputo dar loro informazioni concrete. Ti ringrazio immensamente per avermi messo in condizione di poterli aiutare!!! Condividerò con entusiasmo il tuo sagabook, fonte preziosa di informazioni.

      Responder

    110. Excelente material!! Esclareceu várias dúvidas e me incentivou a lutar pela cidadania italiana.
      Parabéns Fábio pela iniciativa e por compartilhar sua experiência de vida!!!

      Obrigado.

      Responder

    111. Baixei o livro pra poder ajudar meu primo que quer fazer o processo, e foi tambem super indicacao de uma amiga que ja fez o processo da cidadania.
      A leitura e simples e bem explicada. Me impressionei com quanto ja sei apenas por ler a metade. Parabens e muito obrigada 🙂

      Responder

    112. Muito obrigado Fábio pela ajuda a milhares de pessoas que querem uma vida melhor como eu…Seu material é completo… Parabéns e Deus abençoe!

      Responder

    113. Parabéns Fábio. Você está fazendo um excelente trabalho.

      Responder

    114. Fábio baixei o Sagabook e quero lhe agradecer por esta iniciativa de ajudar tantas pessoas que, assim como eu, não tem as informações necessárias para realizar esse sonho. Sua iniciativa faz com que a esperança de conseguir alcançar sucesso nessa empreitada se renove. Estou lendo o Sagabook e por ser uma quantidade de informação muito grande e de suma importância resolvi recomeçar a leitura, dessa vez com mais calma e menos ansiedade, de uma forma paralela com os vídeos do curso oferecido por você e pelo que estou vendo é um material de altíssima qualidade com informações essenciais para quem pretende adquirir a tão almejada cidadania italiana. Deus abençoe você. Abraço.

      Responder

    115. Baixei há dois dias e li no mesmo instante em que baixei. Fiquei admirada com o tanto de informações que o livro possui e como tudo é colocado de forma didática e simples!
      Com paciência e dedicação, creio que qualquer um consegue fazer todo o processo sozinho.
      Parabens, Fábio, pelo excelente trabalho, e muito obrigada!

      Responder

    116. Perfeito tudo passo a passo com as melhores dicas possiveis.

      Esta de Parabens

      Responder

    117. Baixei o livro há 4 dias e desde entäo comecei a entender melhor e a seguir os procedimentos. Muito bom, além de ser bem esclarecedor, os videos ajudam muito. Obrigada Fabio por nos transmitir sua experiência e conhecimentos. Super mega indico o livro.***** nota 100

      Responder

    118. Eu baixei e já estou seguindo as suas orientações que para mim está sendo ótimo.

      Responder

    119. Li completamente de uma só vez. Vou reler com calma. Muito bom. Obrigado.

      Responder

    120. Boa tarde, só tenho a agradecer pelo seu trabalho em escrever o livro.
      Foi crucial para mim entender o processo e tirar as minhas duvidas.
      Espero que continue tendo sucesso em sua vida pessoal e profissional.
      Obrigado.

      Responder

    121. Fábio, parabéns!!! é muito valioso seu trabalho e principalmente a disponibilização dele. Eu estou tentando o contato para um orçamento e infelizmente não estou estou conseguindo. Peço a gentileza de informar como devo proceder para obter um orçamento.
      Isabel Boloni

      Responder

    122. Material excelente, com conteúdo acessível e de fácil entendimento. Os
      vídeos (links no pdf) complementam as informações e tornam ainda mais
      claro o processo.
      Obrigado ao meu xará!

      Responder

    123. Baixei e já comecei a ler. Tambem estou assistindo os videos, muito obrigado pela iniciativa, e com certeza precisarei de seus préstimos. Obrigado!

      Responder

    124. Fabio,
      O Sagabook é um trabalho maravilhoso! Detalhes e explicações minuciosas sobre tudo! É visível o carinho com que vc escreveu o Sagabook.
      Graças a você, localizei o local e data de nascimento do meu antenato via Archivi di Leva.

      Agora em busca da certidão de casamento.

      Alguma sugestão?

      MUITO MUITO obrigado pelo incrível trabalho!!!

      abraços

      Marcelo Pereto

      Responder

    125. Baixei dia 10/06, já li tudo e estou impressiona com a quantidade de informação de qualidade que o Fabio, gentilmente, compartilha nesse book. Adorei, estou me sentindo “esperta” para lidar com a cidadania italiana. Obrigada por compartilhar esse trabalho, Fabio.

      Responder

    126. Estou seguindo o passo a passo e o material é ótimo.
      Vale muitoooo.
      Obrigada

      Responder

    127. Baixei na sexta (09/06/2017), mas não li na íntegra, apenas dei uma rápida olhada. Com certa dificuldade e com um bom desprendimento da minha parte, consegui reunir todas as certidões necessárias para meu filho em 2015 e em abril/2016 ele partiu para a Itália em busca da Cidadania e após 06 meses, ele conseguiu. Continuo nesse ramo ajudando e orientando outros amigos que querem requerer a Cidadania Italiana. Pelo momento agradeço o envio do manual.

      Responder

    128. Bom dia Fábio, agradeço pela iniciativa em ajudar nesse processo…estou no início e conforme for lendo e assistindo seu vídeos vou comentando ! Muito Obrigada 🙂

      Responder

    129. Muito bom o manual, agradeço imensamente a ajuda que o Fábio está prestando aos Brasileiros interessados. É único, bem feito e está me ajudando bastante.
      Muito obrigado

      Responder

    130. Comecei a ler ontem. Achei bastante útil. Com certeza vou ler várias vezes. Obrigada!

      Responder

    131. Muito bem didático! Estou lendo aos poucos! Parabéns pelo belo trabalho!

      Responder

    132. Baixei o Book mas senti um pouco de dificuldade pra entender pq so fala de como conseguir a cidadania se vc for descendente de…
      Italiano…
      Queria uma ajuda…

      Responder

    133. Muito bom e bem detalhado, já li a metade e acredito que vai me ajudar bastante na parte que ainda não fiz, que é a parte de ir para a Italia.

      Responder

    134. Fabio, seus vídeos e o Sagabook são 10.

      Quando fui preencher no site do Ministero dell’Interno o formulário Modello AE – Cittadini Stranieri residenti all’Estero usei suas dicas do vídeo. Ainda ontem encaminhei o pedido de cidadania por casamento pelo site.

      Como colaboração menciono pontos que geraram alguma dúvida para mim:

      1)Se deveria anexar a certidão de nascimento e antecedentes em Português também – (na dúvida anexei, apostilados, tal como nos documentos traduzidos)
      2)Por conta disto, deu certo trabalho para obter 4 paginas de documentos scanneados e agrupados num único arquivo com 3 gb – (acabei usando uma resolução baixa (200bpi) em escala de cinza para caberem 4 pg em 3gb)
      3)Como tive diversos endereços além do atual (o formulário não permite + que 5.) fiquei com dúvida também.
      Tinha começado pelo endereço de nascimento. Depois percebi que tinha uma instrução que poderia começar pelo endereço onde morei a partir dos 14 anos. Mesmo com esta orientação a quantidade disponível não seria suficiente. – (decidi apontar por ordem do mais atual para os anteriores. Obviamente isto não me permitiu citar todos os endereços anteriores).

      Especialmete nos casos 1 e 3, não sei de terei algum poblema na avaliação. Tem alguma informação sobre isto?

      Responder

    135. Ótimo material!!! Enfim uma ótima orientação detalhada! Realmente um excelente trabalho!
      Obrigado!!!!

      Responder

    136. Oi Fábio, baixei ontem 08/06/2017. Realmente​ o conteúdo é muito completo e bem explicadinho. Estou adorando e já compartilhei com meu irmão, estamos começando a buscar os documentos. A parte boa é que uma prima já fez a cidadania dela, então já sei onde está a certidão nascimento do meu bisavô​ em Ponso – Padova, uma cidade bem pequena da Itália. Entrei ontem no site da Prefeitura de lá para descobrir o “uffici” a quem tenho que mandar o e-mail pedindo a certidão, mas acho que não terei problemas… Muito obrigada por todas as informações e dicas que vc nos passa no saga book 2017.

      Responder

    137. Perfeito! Li tudo em um dia! Escrito de maneira simples, com linguagem fácil de entender!
      Da vontade de fazer tudo e ir para Itália na mesma hora!
      Excelente!

      Responder

    138. Estou adorando cada pagina!!!! E assistindo os videos fica bem mais facil. Processo começando a fluir!!!!

      Responder

    139. Li ontem em 1 hora todo SagaBook! Excelente! Vou fazendo as coisas ao meu tempo. Só não localizei duas informações: Venho de uma linhagem de homens, desde meu antenato (Bisavô Italiano / Avô e pai brasileiros) e nunca tiramos nenhuma cidadania italiana. Posso tirar a minha cidadania, da minha irmã e do meu pai no mesmo processo? Quanto tempo valem os documentos? Obrigado

      Responder

    140. Parabéns pelo trabalho, ainda estou concluindo a leitura, mas se trata de um material de extrema qualidade e profissionalismo. Vale a pena.

      Responder

    141. Recebi rapidamente após meu pedido, agradeço o envio. Ainda não consegui ler mas, me parece que é bem didático. Obrigada

      Responder

    142. Baixei o sagabook e já me ajudou muito!! Realmente a riqueza de detalhes e o passo a passo é muito estruturado!!
      Recomendo!!! Parabéns!!

      Responder

    143. Bom dia! Eu ainda não tive tempo de ler, mas assim que começar a ler farei um novo comentário.
      Obrigada
      Giorgia

      Responder

    144. Fabio… recebi seu e-mail de Manual Pratico Sagabook 2017. Agradeço o envio, ainda não iniciei a leitura, na verdade quero estudar o manual para me inteirar em detalhes, e desde já agradeço o envio e deixo aqui meus parabéns pelo site e atendimento.

      Responder

    145. Comecei a ler ontem e é simplesmente incrível! Estou prestes a tirar minha cidadania e seu material vai ser essencial nessa minha saga. Obrigada por compartilhar conosco.

      Responder

    146. Ótimo livro , amei !!! Está me ajudando bastante aqui na Itália . Obrigado

      Responder

    147. Sempre excelente!!!!!!!!! Não tem 1 aula em que não é aproveitada !!!!!!!!

      Responder

    148. Adoro!!!!! Tirou minha dúvida, pois meus primos já possuem e iria fazer a partir destas tiradas aqui no Brasil para fazer na Itália. Excelente como sempre.

      Responder

    149. Baixei dia 04 de junho e já primeiras paginas da para perceber que se trata de um verdadeiro guia de sobrevivência kkkkkkkkk.

      Parabéns pelo trabalho e parabéns por ajudar muitas pessoas.

      Responder

    150. Ciao Fábio, seu livro é exelente muito bem detalhado e muito bem explicatico, em 2005 obtive meus documentos com ajuda de um parente, e com os anos me esqueci de todo tramite, com sua ajuda so me falta certidão nascimento agora, a qual já possuo todos dados meu bisavô, pois sua ajuda foi mais que exencial.
      Muito Obrigado mesmo.

      Responder

    151. Ainda estou lendo, mas é muito bom e te da muitos detalhes sobre essa saga que será a busca pela sua cidadania.. comecei a tirar as certidões e ir atrás da documentação.. e com certeza será minha melhor ajuda incluindo os videos .. Muito obrigada Fabio..

      Responder

    152. Excelente o livro Sagabook, completíssimo, com a ajuda do Fábio Barbiero vou conseguir realizar meu sonho de ser cidadã italiana! Fábio muito obrigada e que o Senhor Deus te abençoe muito e a seus familiares. Com a ajuda do Sagabook já estou juntando a documentação necessária.

      Responder

    153. Olá Fábio, muito obrigada por disponibilizar o manual, ainda não terminei de ler mas já está me ajudando muito, tirou muitas dúvidas! Completo e simples de entender, muito bom! Abraços.

      Responder

    154. Muito bom trabalho. Muitas informações a respeito de como obter a cidadania italiana, como também peculiaridades a vida na Itália. Parabéns!!!

      Responder

    155. O sagabook e os vídeos no you tube e blog estão me ajudando muito no meu processo todo. Não tem nada tão rico e com clareza nos detalhes que este material todo. Parabéns pelo trabalho!!!

      Responder

    156. Fábio, muito obrigada. O Sagabook é um livro excelente, muito esclarecedor. Seus vídeos também são ótimos. Parabéns! Estarei sempre indicando seu livro e vídeos para meus amigos aos amigos.

      Responder

    157. Olá Fabio.

      Eu ainda não li. Estou vendo as aulas no YouTube.

      Você parece ser inteligente e tem talento para ser professor.

      Gostaria de fazer uma pergunta: Porque você está ajudando outras pessoas que nem ao mesmo conhece e fazendo isso com tanto profissionalismo?

      Rogério

      Responder

    158. olá Fabio, muito obrigado pela sua ajuda, que Deus te abençoe sempre ,um grande abraço

      Responder

    159. Parabéns pelo trabalho, ainda não terminei de ler, mas é um mundo maravilhoso de informações. Muito obrigada. Elaine

      Responder

    160. Baixei há 5 dias e estou devorando site, apostila e reunindo muita energia para realizar um sonho de 40 anos. S E N S A C I O N A L .
      Fábio ainda vou agradecê-lo pessoalmente aí na Itália .

      Responder

    161. Boa tarde Fábio, baixei sim e estou adorando, estou lendo tudo com atenção e muito carinho, parabéns pela obra.

      Responder

    162. Oi Fábio, baixei o livro ontem e só dei uma olhada por alto. Pelo que percebi é muito bom, mas meu problema é muito específico e não achei resposta no livro. Vou dar entrada nos documentos no consulado do Rio de Janeiro na próxima semana. Estou com toda a documentação na mão traduzida e apostilada. Mas não sei quais formulários devo preencher. Mas muito obrigado de qualquer forma. Espero que dê tudo certo.

      Responder

    163. Há na internet alguém disposto a ajudar descendentes de Italiano e adquirir a cidadania Italiana, o nome dessa pessoa é Fabio Barbiero. As aulas sobre cidadania no Youtube são realmente uma fonte de informação incrível, o Sagabook é um verdadeiro livro de cabeceira para quem deseja se aventurar nos tramites da cidadania italiana. Prof. Fabio, obrigado por todo o material disponível.

      Responder

    164. Baixei ontem e comecei a ler, já tirou muitas dúvidas minhas e está me ajudando bastante no meu processo de cidadania. Agradeço a disponibilização do material, isso ajuda bastante as pessoas que querem seguir o sonho de se tornar Italiano.

      Obrigado!

      Responder

    165. Olá
      Baixei faz 2 dias, mas li só o Inicio, porem já notei o quão completo é o Saga Book.
      Eu tenho uma dúvida.
      Quem já conseguiu a cidadania e pode me ajudar?

      Responder

    166. Eu baixei o sagabook e tem me auxiliado bastante. Já sei todos os passos que terei que seguir. A linguagem é fácil, tudo muito bem ilustrativo e explicativo. Tem até o que devemos falar em italiano para cada órgão.
      Recomendo, pra quem não sabe o que fazer ou onde começar, baixar o documento pode auxiliar.

      Responder

    167. Manual muito bem elaborado! Estou estudando ele ainda mas já deu pra ver que os conteúdos são muito bem explicados! Obrigada!

      Responder

    168. Olá Fabio,
      Muito obrigado pelo sagabook. Ajudou muito nas pesquisas.

      Responder

    169. Fábio! Muitíssimo interessantes e úteis o Sagabook e teus vídeos! Muito obrigada por disponibilizar a nós todo esse conteúdo e facilitar a nossa vida apontando os melhores caminhos a trilhar. Que Deus te abençoe infinitamente.

      Responder

    170. Estou finalizando a leitura. O material é bem didático, prático e atualizado, sendo de grande valia para quem quer entender melhor como se dá todo o processo. Meus cumprimentos ao Fábio por elaborar esse conjunto de materiais orientativos. Obrigado.

      Responder

    171. Excelente material. Muito elucidativo e claro. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

      Responder

    172. Excelente trabalho. Completo e simples de entender.
      Esta me ajudando bastante.
      Parabéns
      Nilton Martins

      Responder

    173. Muito bom, ainda estou lendo, e sua ajuda é muito importante pra todos nós. Obrigado.

      Responder

    174. Baixei e li superficialmente… Vou ler com maior atenção.

      Existe o livro físico?

      Vou precisar de ajuda para conseguir a cidadania de vários parentes com uma única documentação do nosso antenado. É possível? O livro ou algum vídeo fala a respeito disso?

      Responder

    175. Muito bom, já havia lido as versões anteriores. Aprovado novamente.

      Responder

    176. Muito interessante o trabalho do Fabio! Voce encontra todas as informações necessárias em um unico lugar, tornando realmente um guia prático.

      obrigado

      Responder

    177. Eu baixei o há uns dois dias, e ainda estou lendo, eu achei bem explicativo e fácil de entender

      Responder

    178. Ciao, Fábio! Estou devorando o Sagabook e adorando a leitura. Muito obrigada! Acompanho o seu canal no YouTube a pouco tempo e também estou adorando. Meu processo já está bem adiantado mas, mesmo assim, estou aprendendo muito.
      Abbracci!

      Responder

    179. Ano passado comecei a acompanhar os videos do Fabio, sem muitas pretensões, ele acabou me mostrando que é possível ir atrás da cidadania italiana. De forma prática e ditática através das dicas do Sagabook, resolvi dar o primeiro passo e embarcar nesta aventura da cidadania 🙂 Obrigada por compartilhar informações tão importantes para todos que buscam a cidadania!

      Responder

    180. Baixei o Sagabook, que me pareceu bastante completo e com conteúdo relevante. Assim que tiver tempo de “mergulhar” nas 80 páginas, voltarei aqui para comentar.

      Responder

    181. Excelente literatura, motivadora e muito detalhada e completa , todos os passos necessários que irão ajudar a superar a burocracia , as armadilhas e tropeços ao longo desta jornada na busca do reconhecimento de nossa segunda cidadania . Parabéns pelo trabalho !

      Responder

    182. Terminei de ler ontem, dia 2805. Achei maravilhoso. Já fui no cartório pedir minha certidão de nascimento hoje. Muito obrigado Fábio! Que Deus possa te abençoar mais a cada dia!

      Responder

    183. ainda não começei a ler, mas parece bem interessante!!

      Responder

    184. Material muito bacana para quem está começando a pensar a fazer o caminho inverso do seu Antenato!!

      Responder

    185. Fábio, fica aqui o meu agradecimento de coração, por você está nos ajudando de ambas as formas!
      Meu esposo foi no seu “worshop 2016” e trouxe bastante novidades, tirou bastante dúvidas com você. E nesse “worshop 2017” tive o prazer de conheçer você pessoalmente 😍, nos assistimos diariamente seus vídeos, o saga book já temos de cor e salteado rsrsrsrs, estamos prestes a realizar mais um sonho que é o reconhecimento da cidadania Italiana. E tudo isso graças a você!!
      Muito obrigado Fábio .
      Desde já agradeço
      Att: Manoeliny Matos

      Responder

    186. Muito obrigado pelo fornecimento do material Fabio, que, com absoluta certeza já ajudou muitas pessoas a obter o reconhecimento da cidadania italiana.

      Responder

    187. Ainda estou lendo, mas até agora me pareceu muito bom. Quando acabar volto a postar 😉

      Responder

    188. Excelente material. Obrigado pela dedicação em nos ajudar Fabio! Abs

      Responder

    189. Oi estou muito feliz em aprender mais sobre a cidadania Italiana e graças ao Saga book! Muito obrigada

      Responder

    190. Parabéns pelo excelente material Fabio!
      O livro é excelente e vc uma pessoa maravilhosa por dedicar seu tempo para nos ajudar!
      Obrigada!!!

      Responder

    191. Eu baixei o Sagabook e gostei muito. Os vídeos no Youtube são fundamentais.

      Responder

    192. Caramba tem me ajudado por demais, suas dicas, seus ensinamentos, seus vídeos, eu só tenho a a agradecer, tenho visto seus videos pela ordem, e agora iniciei a leitura do Minha Saga. Paralelamente estou estudando Italiano através da Societá Italiana de Santos.

      Responder

    193. Fabio, parabéns mesmo por essa atitude altruísta revelando os direitos que muitos descendentes de italianos desconheciam e abrir o mar vermelho, ou mostrar o caminho das pedras nesse mar de confusão, cara o teu trabalho não tem preço.
      Um forte abraço.

      Responder

    194. Muito bom o SagaBook, auxilia muito e tira inúmeras duvidas, super recomendo.

      Responder

    195. Minha gratidão, Fabio! Seguindo o passo a passo do Sagabook estou conseguindo todas as informações sobre o meu antenato.

      Responder

    196. Material bem didático, meus parabéns pela dedicação a ajudar a obter a cidadania italiana!!

      Responder

    197. Trabalho bem feito e completo. Esclareceu 100% das minhas dúvidas sobre o processo. Indispensável!

      Responder

    198. Excelente material, sem dúvida alguma obra de muito esforço e dedicação, Infelizmente no meu caso não me atende pois quero muito adquirir a cidadania italiana mas não possuo parentesco algum com a Itália, eu ando procurando informações sobre adquirir tal documento “por tempo de residência” e todos os meios para estar legalmente na Itália trabalhando e estudando. Se puder me indicar alguém que possa me ajudar serei mais grato ainda. Obrigado por tudo, principalmente pela dedicação em nos ensinar, seu trabalho é muito importante para muita gente.

      Responder

    199. Olá Fábio, acabei de ler hoje o Sagabook. Gostaria de agradecer por todas as informações e pela sua dedicação em produzir um material tão completo. Ficamos em contato, com certeza vou precisar de outras dicas.

      Responder

    200. Adorei o sagabook explica direitinho como fazer a cidadania italiana recomendo imenso ☺😀😉muito obrigada fabio

      Responder

    201. Parabéns Fabio. Só uma coisa a dizer: MUITO OBRIGADO. De verdade, gostaria muito de agradecer pelo trabalho que você desenvolveu com a criação deste material. Realmente eh o mais completo que se pode encontrar na internet e o melhor, é todo grátis. Eu realmente tive muita sorte de poder contar com este conteúdo para me auxiliar no meu processo. Parece que veio na hora certa. Que Deus te abençoe e te guie assim como vc nos guia nesse processo. Que vc continue com esse excelente trabalho de tentar ajudar o proximo sem pedir nada em troca.

      Responder

    202. ola boa tarde,
      gostei muito do livro, porem nao consegui resposta pra uma pergunta.Não sei se aqui vc me responderia.
      É o seguinte, Meu antenato (avô) casou com minha avò aqui no Brasil somente na igreja em 1948, não casou no civil. Portanto não tem certidão civil, nesse caso o que tenho que fazer??

      Responder

    203. Bom dia Fabio!!! Recebi o seu querido Sagabook!!! Primeiramente quero te parabenizar pelo seu excelente trabalho e dedicação a nos passar tão preciosas informações no processo de reconhecimento da cidadania…O seu trabalho passa transparência, objetividade e confiança ….Está sendo muito útil e esclarecedor de muitas dúvidas que eu tinha…Estou ainda lendo e ainda vou fazer mais comentários.. Muito Grata por tudo.. Grazie Mille !!!

      Responder

    204. Baixei faz pouco tempo e não consegui ler tudo ainda, mas o pouco que li já gostei! Bem explicadinho, passo a passo, de fácil compreensão! Não sei se vou conseguir reunir todos os documentos porque não tenho muito contato com minha família, não tenho muitas esperanças de conseguir, mas tenho que começar de alguma forma! É um sonho desde sempre, mais do que conseguir a cidadania, é conhecer a história dos meus antepassados, que não sei quase nada!!! Uma coisa é certeza.. farei tudo sozinha, aos poucos e esse material gratuito será de muita ajuda! Obrigada por compartilhar!

      Responder

    205. Achei incrível sua iniciativa, foi fundamental e me ajudou muitooo, já vi quase todos os seus videos e qualquer dúvida que tenho corro para o livro! Já reuni toda a documentação agora é traduzir e apostilar, estou na parte de achar um bom comune e pra mim ta sendo a parte mais difícil…Muito obrigada por ter tido essa brilhante ideia para nos ajudar!!!

      Responder

    206. Está de parabéns!!
      Sobre o Sagabook:
      Bem explicado e transmite confiança em todos os passos do processo.
      Finalizando minha documentação no Brasil, vou dá preferência a você para me ajudar na Itália.
      Vou comprar o livro e me aproximar ainda mais da Itália.
      valeu
      Luis

      Responder

    207. Ainda não terminei de ler, mas já estou amando! Tinha muitas dúvidas e o Sagabook tem me ajudado muito! Obrigada por disponibilizá-lo!

      Responder

    208. Comecei as pesquisas de genealogia à pouco tempo e em muitos sites li sobre o sagabook. Recebi o link, baixei o material e em pouco tempo entendi o quanto ele é bom, realmente ajuda muito e é bem detalhista no passo a passo. Excelente material!
      Muito obrigada!

      Responder

    209. Ótimo material, super completo, tira todas as dúvidas e ainda sobram informações! Se tudo der certo ano que vem estarei na Itália atrás da ”minha saga”. Obrigada pela tua ajuda, muito sucesso!

      Responder

    210. Parabéns pela iniciativa Fábio! Material muito bom e elucidativo! Sucesso! Grazie Frattelo d’Italia!

      Responder

    211. Baixei o sagabook, mas tive alguns imprevistos desde que baixei. Irei começar a ler durante os próximos dias. Quando acabar de ler, coloco outro comentário. Abraço.

      Responder

    212. Sensacional! Parabéns Fábio pelo livro, pelos vídeos, pelo blog, iniciativa….e tudo mais! Existiam dezenas de dúvidas em minha cabeça que foram esclarecidas através do Sagabook. Muito obrigado pela ajuda!Grande abraço!

      Responder

    213. Conheci o sagabook e seu curso no dia 21/05/2017, ontem, 2 dias depois já consegui encontrar uma informação muito importante no museu do imigrante, que não encontrava exatamente pelo que você falou, eu não sabia procurar. Ainda falta muito para eu conseguir encontrar, pois pelo que descobri no museu do imigrante, em cada lugar que meu bisavô passou grafaram o nome dele e da família de uma maneira diferente.
      Obrigada pela ajuda até agora, mas sei terei muito mais ajuda ainda.
      Abraços.
      Andréa

      Responder

    214. Muito bom. Tudo muito explicado com detalhes… bem didático… Parabéns pela sua iniciativa.

      Responder

    215. Tenho que tirar o chapéu prá você, Fabio. Realmente, prá mim, foi uma das maiores sacadas da história da humanidade (risos) tudo isso que você faz, inclusive o Sagabook. Está de parabéns (mesmo). Já baixei a minha versão de 2017 e espero poder ter o prazer de conhecê-lo pessoalmente no 2º Workshop. Abraços!

      Responder

    216. Muito feliz por ter encontrado seu canal e seu livro! Parabéns pelo belíssimo trabalho!!! Já demos início ao nosso processo! Grazie!

      Responder

    217. Não tem como descrever como ajudou o sagabook esclareceu meu bem as dúvidas e colocando em ordem tudo o que precisava está sendo mais q perfeito até o momento não a como descrever a gratidão q tenho até o presente momento e com certeza irá ajudar muito mais até conseguir tirar a cidadania e já está encadernado e virou um novo tipo de livro de altar

      Responder

    218. Fábio, apesar de já ter a cidadania italiana há nove anos e ter conhecido a Itália, tenho pretensões de futuramente me mudar. Achei incrível sua iniciativa de disponibilizar esse rico e precioso material, que irá me ajudar e a outras pessoas. Parabéns!!! Sua credibilidade e sinceridade falam por si….

      Responder

    219. Oi Fábio! Ainda estou nos primeiros passos para conseguir a cidadania italiana. Já mandei meus dados para o advogado que você indicou, pois sou da turma que descende de mulher e meu avô nasceu antes de 1948. Graças ao seu manual, seus vídeos e sua motivação estou esperançosa que irei conseguir!
      Estou aguardando o advogado me retornar para ter uma ideia de valores e tudo que preciso fazer para que essa meta seja alcançado e viver o sonho de morar na Europa!
      Obrigada por disponibilizar sua ajuda e material, são tantas informações confusas e muitas vezes equivocadas, você está sendo como a tal da luz no fim do túnel pra mim, pois eu pensava que já não tinha mais jeito a minha cidadania.
      Que você continue sua saga com muita luz e bênçãos de Deus!!!

      Responder

    220. Fabio eu simplesmente amo seu trabalho, a forma como você transmite seu conhecimento é incrível além de justa. Já aprendi muito com o Saga e logo serei sua aluna na escola on-line!

      Responder

    221. Baixei a dois dias, ainda estou lendo. assim que terminar volto para comentar mais.

      Responder

    222. Gostaria de parabenizar o Fabio e agredece-lo pelo material que está disponibilizando. O sagabook e os vídeos do canal do Fabio estão me ajudando muito a me guiar sobre o que devo fazer para reconhecer minha cidadania italiana. Estou iniciando todo o tramite e estou confiante que irei conseguir alcançar esse objetivo! Mais uma vez, parabéns, Fabio, e obrigado pelo excelente material!

      Responder

    223. Estou lendo o ebook Saga. Baixei dia 18/05/2017. Já tirei muitas dúvidas. Agradeço imensamente por sua dedicação.

      Responder

    224. Agradeço o envio do sagabook, Vou me organizar e conseguir minha cidadania Italiana. Estou bem empolgada.
      Vou me aposentar e pretendo morar na Itália.

      Responder

    225. Muito bom! Super esclarecedor, bem explicado…está me ajudando muito no processo inicial de tirar minha cidadania sozinha..SHOW!

      Responder

    226. Muito bacana todo material disponibilizado, tanto sagabook como os vídeos no canal. Achei tudo super organizado, didático e feito por alguém que tem as mesmas dúvidas que nós que estamos iniciando este processo temos. Quando comecei a ver os vídeos e baixar o material fiquei pensando que a qualquer momento iria aparecer aquela tela que para continuar precisava aceitar uma proposta irresistível dividida em 10 x no cartão – até agora não vi nada parecido rsrsrs.

      Responder

    227. Ótimo ainda estou descobrindo o livro mais até agora o que li foi maravilhoso.

      Responder

    228. Definitivamente o MELHOR conteúdo sobre o assunto que tive acesso até agora.
      Sensacional, muito simples e de fácil entendimento.
      Parabéns à todos os envolvidos.

      Responder

    229. Boa tarde, Fábio! Gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho e por disponibilizar ajuda a tantas pessoas que buscam obter a cidadania italiana. Recebi o material, ainda não terminei a leitura, mas já me ajudou! Muito obrigada

      Responder

    230. Olha,eu pensava que isso era uma coisa fora da realidade,tirar a dupla cidadania,pois pra mim,des do começo parecia um sonho distante,ai eu conheci o sagabook do Fábio Barbiero,ficou muito,muito mais fácil adiquirila,sem contar que sf vc precisar de alguma ajuda,o próprio Fábio Barbiero pode te auxiliar,obrigado a vc e sua equipe por nos proporcionar essa excelente ajuda!!!! PS: eu o recomendo a todos!!!!

      Responder

    231. Estou AMANDO o sagabook, é algo que realmente está me ajudando de uma forma que eu não pensei que ajudaria. Obrigada mesmo Fabio!!

      Responder

    232. Tutorial perfeito para a cidadania! Aliado com a sequencia de vídeos, os quais assisti todos 2x, não tem como dar errado! Muito obrigado por compartilhar esse conteúdo conosco, que Deus te de tudo em dobro.

      Responder

    233. Fabio, o guia esta perfeito ! Muito esclarecedor.
      Muito obrigado por você compartilhar a experiência.
      Obrigado

      Responder

    234. Muito obrigado Fabio, belo trabalho o seu em compartilhar toda sua experiência !!
      Parabéns e obrigado
      Abraços

      Responder

    235. Parabéns ao Fábio por toda essa dedicação e empenho em mostrar para as pessoas como é possível sim vc fazer por si só o seu reconhecimento da cidadania italiana.
      Obrigado Fábio realmente me ajudou e me esclareceu muito todas minha dúvidas.
      Espero daqui algum tempo lhe encontrar na Itália para pessoalmente lhe agradecer por toda ajuda que me destes.
      Um forte abraço.

      Responder

    236. Como o Rafael, também acompanho a saga desde 2015 e foi muito útil. Sou minuciosa e gosto de me informar com detalhes e o sagabook me orientou muito bem nesse sentido. Parabéns pelo livro e pela iniciativa de escrevê-lo.

      Responder

    237. Iniciei agora, mas ja me ajudou bastante. Tirei varias duvidas, segui orienta;oes e consegui certidoes que nao estava encontrando!!!
      agora vou p parte de traducao e apostila, so nao sei se contarto consultor ou fa;o sozinha. Preciso mesmo [e de consultor de confian;a na italia.
      Obrigada Fabio, tem me ajudado muito!!

      Responder

    238. Boa noite! Apesar de ter lido pouco do material já posso dizer que estou adorando. Tenho certeza que vai me ajudar muito!!!

      Responder

    239. Ontem eu já comecei a ler, e gostei muito! Vou me empenhar mais no curso pois é um dos meus objetivos principais adquirir minha cidadania! Obrigado pela ajuda e é de muita importâncias as informações que você passa nele e nos vídeos!

      Responder

    240. Prezado Fabio, parabéns pelo excelente trabalho que tem ajudado muitas pessoas. O material é rico em informações, que são bastante esclarecedoras. Linguagem direta e objetiva que tira muitas dúvidas, dos iniciantes até os mais experientes em lidar com os procedimentos para obtenção da cidadania italiana. Obrigado.

      Responder

    241. Estou lendo, é muito bom! Alias comprei o livro Minha Saga pelo Kindle e li rapidinho, gostei demais, vc passou um sufoco aí ein Fabião, me solidarizei com sua historia, mas tenho certeza que hoje você está indo muito bem por aí! Estou aguardando minha cidadania aqui no Brasil mesmo dei entrada no final do ano passado e o consulado disse que em até 2 anos sai, espero que neste fim de ano tenho boas noticías, Grande abraço e sucesso meu caro! Parabéns

      Responder

    242. O Manual é excelente, Parabéns e obrigado por disponibilizar!

      Responder

    243. Olá Fábio! Baixei meu sagabook ontem é já comecei a ler. Gostei muito de tudo até agora. Ainda estou no início da minha jornada, mas já me sinto muito confiante graças a sua grande ajuda. Gratidão! Grande abraço!

      Responder

    244. Ola Fabio,
      Muito bom seu trabalho, já morei vários anos na Itália, entre idas e vindas são 20 anos. Trabalho com documentação, e acho que seus videos sãos os melhores, muitas vezes as pessoas não acreditam no poder da dupla cidadania, e você mostra tudo oque e real.
      Um grande abraço, e sucesso na sua saga. Chi sa beviamo uno Spritz davanti a torri di pisa. Arrivederci.

      Responder

    245. Recebi esta semana o sagabook, li pouco, não tenho muito tempo disponível. Mas acredito sim que será de grande ajuda. Comecei a receber as certidões essa semana tbm. Volto a comentar assim que tiver novidades. Abraços

      Responder

    246. Comecei a leitura e de antemão posso dizer que o material é muito bom, principalmente para quem está começando do zero, dando os primeiros passos em busca da cidadania. Excelente material!!

      Responder

    247. Parabéns Fábio pelo seu trabalho com aqueles que estão atrás da cidadania!
      Li o sagabook e ajudou a tirar muitas dúvidas!
      Obrigado

      Responder

    248. Ótimo livro! Conteúdo bastante esclarecedor, me ajudou em muito nas minhas pesquisas! Portanto, quero deixar aqui minha gratidão e admiração pelo seu trabalho! Parabéns Fabio! Muito obrigado!

      Responder

    249. Ola a todos,

      Gracas ao canal e o livro do Fabio estou transformando um mito em realidade. Como assim? Exato, eu tinha um mito na minha familia de que um dos meus bisavos veio da italia quando tinha 18 anos e que nunca mais voltou. Apos encontrar esse canal eu nao so confirmei que tenho um bisavo italiano mas tambem encontrei a certidao de obito dele e descobri historias de que eu nunca tinha ouvido falar em minha familia.
      Ainda estou na busca por documentos e se voces puderem me ajudar eu agradeco.

      Meu bisavo era de Mantua e se chama Antonio Spinardi filho de Jose Spinardi e Philomena Pinotii.

      Abracos e muito obrigado por compartilhar sabedoria…..
      Leandro Paulino.

      Responder

    250. Fábio, parabéns pelo excelente trabalho e muito obrigada por compartilhá-lo conosco.
      Estou lendo aos poucos, pra não perder nenhum detalhe.
      Abraço,
      Marcia Azenari

      Responder

    251. Tenho visto muitos vídeos e artigos do Fábio, e mais ainda, usando o Sagabook. Eu estou parabenizando sempre todo este material. Está de parabéns!!!

      Responder

    252. Muito esclarecedor ,excelente material !!parabens Fabio e muito obrigado , ja tenho minha cidadania mas gosto de sempre estar me atualizando com vc !!

      Responder

    253. Estou maravilhada com o conteúdo. Está sendo fácil acompanhar , tudo muito bem explicado e completo. Quando descobri que tenho direito a cidadania, a primeira coisa que passou na minha cabeça foi a dificuldade que eu teria para iniciar a busca. Foi quando vi no youtube um dos videos do Fábio e baixei o sagabook. obrigada por facilitar minha vida kkkk. Estou bem no inicio ainda, juntando os documentos, mas tenho certeza que será bem mais fácil. Beijão! parabéns pelo seu belo trabalho!

      Responder

    254. Bom dia
      O saga foi fantastico pra mim,jah tinha copia de quase tds os documentos que preciso ,pois um primo ja conseguiu a cidadaina.
      Porem ele conseguiu a muitos anos em 2002 ele recebeu ,sendo assim o processo mudou e tds as informacoes que possuia jah estavam ultrapassadas os detalhes :
      como mandar email que na epoca dele somente era por carta registrada
      Entre outras coisas e isso que nem terminei de ler ainda

      Responder

    255. Parabéns pelo livro e seu trabalho. Estou começando agora a buscar informações a respeito da cidadania Italiana e seu livro será de grande valia.

      Responder

    256. Comecei ler o Sagabook semana passada. Tem sido muito útil e esclarecedor. Uma sacada boa são os links que já nos levam direto para vídeos no youtube com explicações do Fabio Barbiero, relacionados com o tema que estamos lendo. É muito bom ter um material como esse disponibilizado gratuitamente, para nos dar um norte e também evitar erros e gastos desnecessários. Muito obrigado Fabio.

      Responder

    257. O manual é muito bem detalhado e agradeço muito por disponibilizar esse trabalho.

      Responder

    258. baixei ontem e estou lendo aos poucos, tenho bastante duvidas ainda, mas quase todas ja vi que encontrarei a resposta no sagabook.
      só irei atras da minha cidadania em 2022, quando finalizar minha faculdade, mas até lá, nao quero ter nenhuma duvida..e pretendo ir até a italia para faze-la.. tenho certeza que o sagabook vai me ajudar muito nessa jornada

      Responder

    259. Baixei o Sagabook e, lendo, percebi que é possível dar entrada na cidadania italiana sozinho e de uma maneira muito mais econômica e pratica. Parabéns pelo trabalho e pela dedicação aos seus “alunos” Fábio!
      Quem pretende correr atrás do sonho de se tornar cidadão europeu, através da cidadania italiana, tem que baixar este conteúdo e assistir aos vídeos do Fábio no youtube.
      Boa sorte a todos e obrigado Fabio!

      Responder

    260. Fábio
      O manual é perfeito! Muito bom!
      Eu não tenho nenhuma noção de como iniciar o processo e com o manual vejo uma luz…KKK
      Muito obrigada!
      ABS
      Marcela Piva

      Responder

    261. Baixei o Sagabook 13 de maio 2017, e venho acompanhando tudo que você posta sua aulas suas fotos e agora esta quase no momento de fazer minha cidadania sózinha com ajuda de seus livros, que na minha opinião são todos sensacionais vou conseguir. Tenho uma grande admiração pelo seu trabalho Muito Obrigado o SagaBook é maravilhoso completo…

      Responder

    262. Ótimo material! É bem detalhado com muitas informações super úteis!

      Responder

    263. muito bom!!! todos passos com detalhes.
      Trabalho incrível, parabéns pela humildade em repartir seus conhecimentos!!!!!

      obrigada

      Responder

    264. O Sagabook tem ajudado bastante. Rapidamente já consegui coletar os documentos, e se tudo der certo em poucos meses já estarei embarcando para a Itália, onde solicitarei minha cidadania! Obrigado Fábio!

      Responder

    265. Parabéns Fábio !!! Acabei de Iniciar minha caminhada em busca da cidadania italiana, não sei se vou conseguir todas as informações, mas suas informações e disponibilidade foram primorosas para o entendimento do processo…

      Responder

    266. Eu estou começando a minha saga haha baixei a apostila ontem e me será extremamente útil. Boa sorte para todos nós e muito obrigada por compartilhar um material tão bom conosco.

      Responder

    267. Fabio, seu material é fantastico e torna nossa vida infinaitamente mais fácil! Parabéns!!

      Responder

    268. Acompanho o Fabio desde 2012 quando as dicas dele me ajudaram a conquistar minha cidadania lá na Toscana, o material é excelente. Sou muito agradecido ao Fabio e agora precisava tirar algumas dúvidas para o meu sobrinho vai para Itália fazer a cidadania em julho. Valeu e parabéns, seu material esta cada vez melhor e mais atualizado.

      Responder

    269. Material muito interessante e informativo, estou começando meu processo agora e o sagabook está sendo essencial para esclarecer minhas dúvidas e enxergar o processo como um todo.
      Obrigado por tudo!

      Responder

    270. Bom dia.
      Quero agradecer de coração a você Fábio e todos que colaboram para esse projeto incrível que é o Minha Saga. Desde que comecei a sonhar com a cidadania venho lendo seu blog, antes mesmo do canal no YouTube. Mas a minha meta de atingir a cidadania se fortificou quando decidimos vir para a França. Já havia baixado a versão anterior do sagabook e começado as minha anotações sobre os passos a seguir; mas aí começaram as mudanças da apostila de Haia e tive um período conturbado na minha família e financeiramente. Agora retomei meu objetivo e dessa vez só paro quando estiver com a cidadania na mão. Já recomecei a ler o sagabook atualizado mas sei que será impecável como todo seu trabalho. Obrigado por se preocupar tanto com pessoas que você nem conhece e talvez nunca vá conhecer, mas que por sua ajuda e sua motivação vai conseguir realizar um sonho pra vida toda. Obrigado.

      Responder

    271. Excelente guia, apresenta informações técnicas e complicadas de burocracia de uma maneira muito fácil de entender.
      Uma dica para um capítulo extra, quem sabe, seria abordar alguns detalhes para brasileiros que já residem (legalmente é claro) em algum outro País da UE (ou também outros Países pelo mundo). Esse é o nosso caso (na verdade do meu marido, pois é ele que irá solicitar a cidadania) e por isso mesmo depois de ótimo manual ficamos com pequenas dúvidas. Uma, já que estaremos vindo de um País da UE é impossível facilitar e “viajar direto para a Itália”.
      A leitura desse guia é super recomendada. Nós optamos com contratar alguém para nos ajudar no processo, pelo simples fato de já morar em outro País e saber que as burocracias podem ser muito muito cansativas. Mas lendo o manual me sinto mais segura para poder saber, entender e cobrar da pessoa que irá nos representar.
      Muito obrigada Fábio por compartilhar esse material.

      Responder

    272. Fábio, parabéns pelo seu trabalho.
      Estou compartilhando com amigos e familiares.
      Obrigada

      Responder

    273. Ainda não li inteiro . Mas são muito elucidativos. Tanto o livro quanto os videos! Parabéns pelo excelente trabalho Fabio !

      Responder

    274. Fico muito agradecido por você ter feito esse manual, agora já sei de praticamente tudo que tenho que fazer para tornar esse meu sonho uma realidade. Tenho certeza que o universo vai trazer muitas coisas boas a esse irmão pela ajuda

      Responder

    275. A dez anos atras, eu fiz minha cidadania e de mais 7 familiares meus… Parti do zero e fiz tudo sozinho.
      Isso foi muito gratificante pra mim… Ajudei a familia toda e nao precisei gastar um centavo com ajuda de terceiros. Agora tenho que fazer o processo para um irmao meu e eu sei que as coisas mudaram muito nesse meio tempo, entao procurei me atualizar e posso dizer que o sagabook e muito completo e vai me ajudar a tirar todas minhas duvidas durante esse novo processo. Obrigado Fabio Barbiero!

      Responder

    276. Espero que leia…

      Nossa, vou precisar ir lá pra escrever minha experiência aqui SIM, pois recebi o Sagabook em 10/05/17. Prestenção na data!

      Eu e meu irmão já tínhamos todos os documentos (simples e antigos). Mas usei a dica de pedir uma certidão na Comune do meu bisavô enviando por email, pois eu estava com uma de mais de 10 anos. (Dica que vi num vídeo seu, para pegar a certidão do antenato mais atual possível).

      Hoje, 12/05/17 estou pasma, pois recebi resposta positiva da oficial avisando que estaria me mandando a certidão atual na segunda, dia 15/05.

      Inclusive não me cobrou nada por isso e ainda me mandou uma cópia digitalizada do documento que estaria postando.

      É pra glorificar de pé! Assistindo suas aulas TODAS e indicando p vários amigos que tem intenção e curiosidade.

      Sem palavras pra agradecer… <3

      Responder

    277. A pessoa que contratei para fazer minha cidadania foi presa. Minha familia pagou 7.500 euros. Não tenho mais dinheiro e agora tenho que fazer tudo novamente sozinha. Sabes como eu posso achar uma casa para fazer minha residência? Obrigada.

      Responder

    278. Muito bom, parabéns por esse projeto, quem dera existisse mais pessoas com este intuito de ajudar.
      Ainda não finalizei o livro, porem venho acompanhando os videos e estão ajudando muito.
      Muito Obrigado!

      Responder

    279. Fabio, agradeço muito a contribuição que você faz gratuitamente com o Sagabook, devo dizer que é um material valiosíssimo e sensacional, pois, o conteúdo é 100% aproveitável e escrito de forma humanizada, sua leitura é fácil e o entendimento melhor ainda… Dessa vez eu conquisto minha cidadania.
      Grazie mille Fábio!!!

      Responder

    280. Olá Fábio, primeiro quero parabeniza-lo por esta excelente iniciativa. Fiz há poucos dias o download do Sagabox e estou adorando. Estou esclarecendo muitas duvidas com relação à cidadania, tenha certeza que está sendo um grande ajuda. Abraço Mauro Rodriguez

      Responder

    281. Parabéns pelo projeto, está me ajudando muito na minha busca pela cidadania. O sagabook possuí um conteudo mt completo e detalhado. Tenho só que agradecer por te-lo criado. abraços.

      Responder

    282. O google deveria retornar esse livro sempre, e somente ele, todas as vezes que alguém pesquisar sobre cidadania italiana!

      Responder

    283. ótima referência de apoio para esclarecimentos de dúvidas

      Responder

    284. O Sagabook foi o mais completo que vi até agora, tem tudo o que se precisa pra tirar a cidadania italiana sozinho, com todas as informações necessárias, ajudou demais, agradeço muito ao Fábio pela ideia e pelo trabalho!! Tanto no blog quanto no YouTube, o melhor com certeza!! Parabéns pelo trabalho!! Grande abraço!!

      Responder

    285. Melhor guia para quem quer fazer sozinho. Parabéns pelo trabalho

      Responder

    286. Fábio, segundo a sua experiência em qual comune em que vc já tenha trabalhado, foi mais rápido?

      Responder

      1. Olá Leonardo é impossível responder esta dúvida, pois os comunes onde trabalhamos não são divulgados. Abs

        Responder

    287. RECEBI E AINDA ESTOU LENDO, MAS JÁ ESCLARECEU MUITAS DUVIDAS!

      Responder

    288. Boa Tarde! Só tenho a agradecer ao Fabio, por este material. Obrigada.

      Responder

    289. comecei a pesquisa agora em Abril/17, e já estou buscando mais informações com a ajuda da Saga. Muito interessante, obrigada por compartilhar gratuitamente.

      Responder

    290. Olá Fabio…Primeiramente meus Parabéns por todo trabalho desenvolvido neste Book, com toda a experiência e informações passada para nós que tanto lutamos pelo reconhecimento de nossa cidadania Italiana…Este Book e seu Guia Prático de Vida na Itália está sendo de extrema importância na conclusão de minha cidadania, pois minha vez na fila está chegando !!!
      Obrigado. Albaricci

      Responder

    291. O Sagabook é um ótimo guia para iniciar a busca pela cidadania italiana. Parabéns pelo trabalho.

      Responder

    292. Olá. Gostaria de agradecer ao Fábio por disponibilizar este ebook totalmente gratuito. É um ebook completo com uma didática impressionante. Sou estudante de Direito e gosto muito da área relativo ao tema de nacionalidade. Muito obrigado por mandar as informações atualizadas sobre os procedimentos.

      Responder

    293. Comecei acompanhando os vídeos, e o livro é bastante completo! Adorei e agradeço muito por ter compartilhado um material tão valioso 🙂

      Responder

    294. Uauuuuuuuuuu
      Baixei só por curiosidade mas realmente tem tudo lá…e falado num português que dá pra entender…

      Responder

    295. Baixei e estou assistindo as aulas mas estou enfrentando dificuldade em achar documentos pois não bate com as informações que tenho porém a leitura é bem simplificada e mostra realmente o passo a passo de como chegar ao objetivo final

      Responder

    296. Muito bom, tudo muito bem explicadinho, ainda não consegui os documentos italianos, mas tenho certeza que vou conseguir… Obrigada Fábio, por trazer ao nosso alcance essas informações, isso só prova o quanto você é comprometido e ama aquilo que faz! Muito obrigada! Quero voltar aqui dizendo que já estou com meu passaporte vermelho ❤️

      Responder

    297. Baixei o sagabook a dois dias. Ainda não comecei a ler (dei só uma passada por cima). Mas os videos do canal estão me ajudando muito, e tenho certeza que o livro tbm irá.

      Responder

    298. Bom dia , eu gostei muito do sagabook e a ferramenta que faltava para mim da continuidade no meu andamento da cidadania italiana muito obrigado Fábio . Eu recomendo a todos vlw

      Responder

    299. Baixei o conteúdo a pouco tempo e não consegui ler tudo…mas até agora foi um dos melhores que encontrei!!! As poucas páginas que li são muito explicativas e esclarecedoras!! Muito obrigada Fabio! Que Deus te abençoe por transmitir um conteúdo tão rico para ajudar as pessoas!! Grande abraço!

      Responder

    300. Para quem quer tentar a cidadania italiana, esse livro é de fundamental importância, eu recomendo! Simples e direto.

      Responder

    301. Parabéns pelo material. Obrigado pela dedicação e empenho em fazer isso acontecer. Muito bom!

      Responder

    302. Boa noite , Baixei ontem e já comecei a ler e gostaria de agradecer imensamente esta sua vontade de nos ajudarmos> Entrei em contato com o arquivo Nacional do E>S e eles vão me enviar por email a certidão de entrada do meu Trisavô Italiano Vittorio Cavallini em 1876 com 10 anos e já sei que ele se casou no Brasil em Rio novo, aparece a Origem : Provincia, comune e região, será que tem chance através destas informações eu entrar em contato por email na Italia? Estou a pesquisar esta informação. Comecei minhas buscas na semana passada rs, quero dizer minha saga. Muito obrigada

      Responder

    303. Baixei o livro ontem (03.05.17), de pronto percebi uma linguagem muito amigável, e já percebi que tenho todos os documentos (certidões), desde 2007, as certidões do brasil são simples. Bom, não sabia o que fazer, com apenas uma passagem de olhos na Minha Saga o horizonte abriu-se a minha frente, muitíssimo obrigado!!!

      Responder

    304. Não recebi o manual. Já olhei a caixa de spam. Já solicitei mais de uma vez e ainda não recebi o material.

      Responder

    305. O sagabook é incrível!!! Muito bem explicado é realmente ajuda muito!!

      Responder

    306. Fabio, baixei esses dias e estou ainda verificando a possibilidade através das certidões meu direito, mas de antemão gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de estar ajudando a todos com esse excelente trabalho. Deus te abençoe grandemente!

      Responder

    307. Muito bommmm,
      pena que só vi agora, estou em milão faz 3 meses mais inda tem chão

      Responder

    308. Bacana o material!!
      Li por partes, mas um dia vou ler com mais calma para o melhor entendimento.

      Responder

    309. Ainda não li, mas parece ser um belo trabalho do Autor. Recomendo a experiência.

      Responder

    310. Muito bom, li todo o manual e agora estou lendo as postagens do blog desde o início. O sagabook é o melhor material que encontrei até agora sobre o assunto, muito completo e com dicas de ouro! Muito obrigada Fábio por compartilhar conosco o teu conhecimento e facilitar o nosso caminho nessa saga que é a busca pelo reconhecimento dá cidadania italiana!!

      Responder

    311. SERA UMA FERRAMENTA MUITO UTIL E DE MUITO APRENDIZADO E MUITO BEM ELABORADA E DE FACIL COMPREENÇAO OBRIGADO FABIO

      Responder

    312. Simplesmente incrível!! Material completo e muito didático! Não tem como não conseguir a cidadania depois de tantas dicas!! Muito obrigada!

      Responder

    313. Comecei a buscar informações sobre cidadania italiana dia 24/04/2017 e o sagabook é a primeira fonte de informações séria e organizada. Estou lendo ainda, volto a comentar depois. Obrigado Fábio, grande abraço.

      Responder

    314. Oi Fábio! Ainda não recebi o material… Aguardando ansiosamente.
      Parabéns pelo trabalho

      Responder

    315. Nao tenho nem palavras para descrever e agradecer o trabalho do Fabio reunindo tanta informacao valiosa nesse livro. Ajudou e ajuda demais! Faltam poucos documentos agora. Obrigada, de coracao!

      Responder

    316. Muito bom, parabéns por seu trabalho, dedicação e amor ao que faz.

      Responder

    317. Ciao Fábio,

      Estou encantada com teu trabalho. Recebi o manual e estou devorando cada informação.Já reuni todas minhas certidões brasileiras, mas esta faltando a de nascimento e casamento do meu trisavo que era de Vidor. Seria possível enviar informações sobre valores dos seus serviços para buscar esses documentos?
      Abraço

      Responder

    318. Fábio; Parabéns !!!
      Vc representa a nova geração de empreendedores. Generoso; compartilha o seu conhecimento com os que não faziam idéia de como ou por onde começar. Divide o conhecimento e deixa o usuário livre para escolher o caminho que quer trilhar. Identificou uma necessidade na cadeia que pode atender. E já esta vivenciando as agruras da generosidade com os mais variados perfis que lhe questionam sobre as mais variadas situações.
      Sugiro que diminua as minúcias do que é gratuito, franqueie seu trabalho, nomeando um representante para cada Estado brasileiro onde houve a Imigração inicial, para que estes reunam os documentos principais aqui no Brasil e idem aí na Itália e busquem uma remuneração por este conhecimento específico. Imagino que vc já ajudou muita gente. Obrigado por isto também.

      Responder

    319. Fábio, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que você nos apresenta.
      O conteúdo é didático, de bom aspecto visual, completo e de linguagem fácil.
      Que você mantenha esse perfeccionismo nos próximos trabalho.
      Valeu!!!

      Responder

    320. Boa tarde… baixei a SagaBook.. E estou tentando achar meu antenado. Rsrsrs vamos la.

      Responder

    321. Confesso que ainda não tive tempo para conhecer melhor o assunto Fabio, mas estou interessadíssimo no assunto e assim que for hábil comentarei com mais exatidão ok

      Responder

    322. Recebi rapidamente e li tudo, gostei muito e recomendo, bem atualizado e com diversas informações que eu não conhecia. Parabens pelo belo trabalho, Aguiar. Brasil

      Responder

    323. Estou lendo o guia aos poucos, conforme avanço nas “tarefas”, e está sendo muito bom! Descobri há pouco que para mim seria interessante solicitar o reconhecimento, e o material foi fundamental para eu não desistir da ideia de tentar. Muito obrigada, Fabio!

      Responder

    324. Ciao Fabio, Hoje já com nossa cidadania reconhecida, processo este que levou aproximadamente 18 anos, posso afirmar com toda certeza que o que mais nos ajudou foi o grandioso trabalho que você publicou, sem dúvidas nos ajudou demais, inclusive o Guia Prático da Vida Italiana, que meu irmão adquiriu. Continuamos a acompanhar suas publicações e indicando aos nossos amigos que pretendem reconhecer sua cidadania. Parabéns pelo seu trabalho, e quem sabe nos vemos por aí em breve. Abbracci.

      Responder

    325. Adooooorei o sagabook, ainda estou lendo , mais é grande valia, muito obrigada, grande abraço.

      Responder

    326. Parabens Fabio por se dedicar em ajudar a todos com o mesmo sonho!!!!
      Vou me mudar para Portugal em 2018 e queria muito saber se vc conhece alguem que deu entrada na cidadania por lá?

      Responder

    327. Ola Fábio. Parabéns pelo seu pioneirismo. O material que tens disponibilizado é excelente.

      Responder

    328. Simplesmente essencial para todos que estão procurando se informar a respeito da cidadania italiana e principalmente pra quem já quer dar início ao processo. Hoje já enviei a carta e o e-mail ao comune de meu antenato usando o modelo fornecido pelo Fábio.
      Estamos fazendo tudo sozinhos e apesar de ser um processo demorado, está tudo fluindo super bem graças a esse guia. MUITO OBRIGADA!!

      Responder

    329. Estou encontrando os documentos dos meus familiares após seguir as instruções do Sagabook! Inclusive a do meu antenato! Ainda não completei a leitura, mas já tenho sido direcionada por ela. 🙂

      Responder

    330. Gente so eu nao estou recebendo esse material? Ja tentei mais de 10X e nada, nem spam nem Lixeira, nem nada! eu preciso deste documento

      Responder

            1. conseguiu? tambem nao consigo


    331. Oi Fabio, bom dia. Parabéns pelo livre, o Sagabook 2017 está muito bom. Ainda estou no começo, apesar de todas as dicas ainda não consigo a data de nascimento do meu antenato. Em nenhum dos caminhos ainda deu certo, sei que ele foi batizado na Igreja de San Babila em Milão, mas faltam as datas. Vamos em frente! Parabéns e Obrigado! Abraços

      Responder

    332. material incrivel! me permitiu antecipar qual seria o processo para poder dividir os custos com os interessados da minha familia. muito grata ao Fabio por toda a pesquisa e cuidado!

      Responder

    333. Fábio, o sagabook é um trabalho primoroso. Quantos detalhes.. e ao mesmo tempo sem perder a forma de ir direto ao ponto. Algumas dicas havia aprendido queimando muito neurônio ao longo de alguns anos de pesquisa e antes de conhecer o teu trabalho, mas ainda assim foi de muita valia em alguns pontos. Parabéns pela iniciativa! Pra quem está começando a saga agora, essa obra vai poupar muito tempo, energia e até dinheiro de vocês, vão por mim!

      Responder

    334. Uma verdadeira obra de Arte!!! Muito completo e elucidativo. Parabéns Fabio por toda a sua dedicação a nossa causa!!!!

      Responder

    335. Fabio meu caro, acabei de baixar e penso ser uma mensagem automática essa com o conteúdo de comentar um livro em menos de 24h depois de recebê-lo mas, sua clareza, honestidade, sinceridade em querer ajudar o próximo me parece óbvia e sendo assim te parabenizo por isso apenas, mas não serei hipócrita de dizer que gostei de seu livro pois, ainda não li… mas a diferenciação inicial entre sonho e meta me diz que estou prestes a entrar em contato com um livro muito bom… posso falar isso sem modéstia pois leciono filosofia e sei diferenciar um livro bom de um ruim por ter lido diferentes autores de épocas e culturas distintas. Desde já novamente agradeço a oportunidade que estás dando a todos gratuitamente e fica aqui minha gratidão por isso, pois a gratidão é a melhor resposta que podemos dar quando recebemos um ato tão puro e sincero de bondade. Vou ler e depois postar novo comentário tá bom? Abraço e que Deus lhe ilumine cada vez mais.

      Responder

        1. Eu que te agradeço pela atenção e carinho! Li o livro e é FANTÁSTICO! Estou me sentindo um especialista quando me perguntam sobre cidadania kkkk… Estarei no encontro em SP 2017… ah, não sei se já existe uma versão impressa deste livro mas, seria legal até para vendê-lo pois, este livro é um divisor de águas na vida de quem busca como eu a tão sonhada cidadania italiana e nada sabe sobre o assunto… fik a dik! Abração!

          Responder

    336. O sagabook é excelente, e os vídeos explicam de forma muito didática tudo que precisamos saber sobre a cidadania italiana! Super indico. Obrigada, Fabio!!

      Responder

    337. Minha saga esta me ajudando muito com o processo para obtenção da cidadania, a pagina é rica em conteúdo, e o Fabio realmente tem informações relevantes!!!

      Responder

    338. O livro é muito bom e bastante esclarecedor. A forma de como os ensinamentos são transmitidos, por serem de tão fácil compreensão, o motiva para o cumprimento do seu objetivo. Até o momento tenho só o que agradecer.

      Responder

    339. Super recomendo, estou aprendendo bastante, muito bem explicado cada passo. Obrigada!

      Responder

    340. Recebi o sagabook esses dias. Achei perfeito! Está tirando todas minhas dúvidas.
      Sigo o Minha Saga há anos e acho maravilhoso que o Fabio ajude as pessoas assim. Obrigada!

      Responder

    341. boa noite , bravíssimo bello trabalho , consegui a cidadania italiana também na Itália e sofri muito.

      Responder

    342. Caro Fabio!
      Recebi via E-mail o Sagabook e não poderia deixar de lhe prestar as minhas homenagens.
      Ser profissionalizante é o mesmo que fazer qualquer coisa com o risco de um dia se apaixonar.
      Ser profissional é fazer já estando apaixonado pelo que escolheu.
      Sem sombras de duvidas você escolheu em ser um profissional porque faz o que gosta da melhor forma possível, sentindo prazer no que faz e colocando seu coração a cada escolha tomada.
      Por isso, merece nosso respeito e gratidão, pela forma incansável com a qual se dedica ao seu objetivo que é proporcionar aos descendentes Italianos não apenas uma identidade e um passaporte italiano, mas também o resgate de suas origens.
      Você lutou honestamente, enfrentou várias dificuldades, superou inúmeros obstáculos. Você jamais desistiu e através de um percurso que nem sempre foi favorável, conseguiu conquistar o tão merecido sucesso profissional.
      Obrigado por tudo e que Deus faça você muito feliz!
      Meus Parabéns!
      Wanderley.

      Responder

    343. Obrigada por compartilhar vosso conhecimento conosco!

      Responder

    344. Gostei do conteúdo muito elucidativo, porem gera um certo desanimo ao ver tanta burocracia. Eu já tenho a cidadania e já emiti o meu passaporte,mas encontro ainda dificuldades pois enviei os documentos para regularizar meu cadastro e o consulado regularizou em parte (divorcio) mas não o segundo casamento, e tos os documentos estavam no mesmo pacote

      Responder

    345. Realmente o Fábio está querendo fazer todos felizes..!!
      Comecei a ir atrás da papelada de todas as certidões e etc e ele fez que eu ficasse mais empolgado ainda..!kk

      Responder

    346. Muito completo e simples. Parabéns, te acompanho, vou casar com Italiano e muitas dicas foram úteis. Obrigada.

      Responder

    347. Parabéns Fábio! O mundo está precisando de mais pessoas como vc! Gastando seu tempo, para repassar um material tão rico em detalhes,conhecimento e experiência real que iremos encontrar. Não só me ajudou com todas as dúvidas em relação ao processo de reconhecimento de cidadania Italiana, mas como exemplo de que podemos ser melhores para outras pessoas, sem esperar absolutamente nada! Que Deus continue te abençoando! Grande abraço de eterno admirador do seu trabalho e da sua pessoa. Marcelo Guimarães – SP

      Responder

    348. Gostei do livro pois tem informações importantes e esclarecedoras para quem pretende fazer a cidadania italiana. Tenho certeza de que ajudará a muitos. Obrigado.

      Responder

    349. Li o book e adorei! Muito organizado e completo. Pretendo fazer com assessoria, mesmo assim foi muito útil para me informar. Obrigada!

      Responder

    350. Fabio, você está de parabéns. Adorei o Ebook foi muito esclarecedor. Gostei tanto do seu trabalho que acabei comprando seu Guia Prático da vida na Itália e estou amando, impressionante a riqueza de detalhes. Agora te acompanho também no seu canal do Youtube.

      Responder

    351. Baixei, porém ainda não fiz a leitura devido a outras tarefas mais urgentes, pretendo iniciar a leitura agora no feriado do dia 21.

      Responder

    352. Boa tarde Fabio! Agradeço muito por ter disponibilizado o Sagabook, ainda estou no início mas tudo o que vi até agora é muito esclarecedor. Já está me ajudando. Vou passar por aqui mais tarde para comentar! Um abraço!

      Responder

    353. Muito obrigada por disponibilizar esse material todo sobre o processo (bastante complexo) de obtenção de cidadania italiana. Estou lendo aos poucos e seguindo as dicas preciosas. Falta pouco para poder pedir a certidão de meu avô italiano!

      Responder

    354. Baixei semana passada e já me ajudou muito com os primeiros passos aqui na Italia! 🙂 🙂
      Obrigada!

      Responder

    355. Baixei a poucos dias e foi muito esclarecedor e bem explicado. Parabéns, Fábio. Agora é correr atrás dos docs.

      Responder

    356. Material muito completo e explicativo, foram tiradas todas as minhas dúvidas, parabéns pelo excelente trabalho.

      Responder

    357. Agradeço imensamente toda a ajuda, cada comentário, resposta, interesse com o sucesso alheio na obtenção não apenas do reconheciemnto da cidadania italiana, mas na oportunidade de ter uma segunda chance na vida. Que você se mantenha com esta personalidade admirável entre os anos e que seu caminho seja repleto de paz, saúde e conquistas.

      Responder

    358. Olá Fábio, muito obrigada por dedicar seu tempo em nos ajudar!!! Comecei a ler o Sagabook (14/04/2017) porem não terminei ainda, pois estou em busca das certidões, assim que terminar o livro volto a comentar..

      Responder

    359. Adorei ter baixado o Saga! Está me ajudando e muito nas minhas dúvidas!! Uma das melhores formas pra quem quer tirar a cidadania fazendo td por conta! Obrigada Fábio pela iniciativa!!!

      Responder

    360. Fabio, sem duvida seu guia está ajudando muito e me dando a maior motivação pra prosseguir com o processo! Obrigada!

      Responder

    361. Eu no momento estou colhendo o máximo de informações possíveis, pois só poderei dar entrada no precesso daqui 3 anos t.t

      Responder

    362. Acompanho a Saga desde 2008 e o manual foi uma mescla de tudo que já vinha acompanhando, talvez eu vá para Itália este ano, montando minha apostila e, demais, traduções, mas tudo vai depender de alguns fatores que me farão decidir se irie em julho ou não.

      Responder

    363. Eu amei!!! Perfeito…Vc é um gênio rsrs… Parabéns

      Responder

    364. Obrigada, Fábio, por ter feito um Sagabook tao bem informativo. Estou na fase final do meu processo de cidadania, mas o seu livro e os seus vídeos foram fundamentais para tirar minhas dúvidas.

      Responder

    365. Parabéns pelo sentimento solidário com que esse trabalho foi desenvolvido.
      Esse material é muito pratico e nos dá muita segurança.
      Dio vi benedica sempre.

      Responder

    366. Fabio e Luciana, satisfação em estar aqui!! Consegui a Certidão de Nascimento do meu antenato em 2013 graças a eles e falta pouco para o segundo passo rumo a cidadania. Que Deus abençoe vocês e obrigada pela transparência e franqueza em todas as informações. Abraços

      Responder

    367. Há poucos dias, assisti a um vídeo no YouTube que recomendava seguir os passos do sagabook.
      Então acessei o site e solicitei o envio, o recebi faz poucos dias e já comecei a leitura, e fiquei impressionada com os detalhes. Por isso, só posso agradecer ao Fabio que de fato compartilha as informações e ajuda à todos nós a irmos atras do nosso desejo. Muito obrigada.

      Responder

    368. Este book tirou eu diria 98% das minhas duvidas, ainda estou no processo dos documentos no Brasil, em breve estarei indo para Itália, eu não conheço todos os seus “planos” mas ao final se tivesse uma conta para donation, eu ficaria muito FELIZ de “colaborar” com o seu trabalho.

      Responder

    369. Estou no incio da leitura estou ansioso para o final e começar também a “minha saga” para obtenção deste sonho.

      Responder

    370. Ciao, Fabio!!!
      Terminei agora de assistir aos 31 vídeos e infelizmente a minha situação não foi abordada. E somente agora depois de ter visto todos os vídeos, inclusive aqueles os quais não me diziam respeito, como por exemplo, os dois sobre filhos menores, entre outros (vá que algum aborde algo que me interessa, né?), é que coloquei o meu curtir. Todos bem explanados e didáticos. Onde posso verificar a minha situação que NÃO FOI ABORDADA nestes 31 vídeos??? Ah!!! E não encontrei igualmente no manual SAGABOOK o qual recebi via email. Trata-se de meu bisavô que foi abandonado na RUOTA DI CHIESA. Trouxe o documento autenticado pelo Archivio di Stato da Comune di Vicenza (Registro da criança com o nome e sobrenome dado pelo padre), pois morei um ano na Itália. Tenho igualmente o Certificato di Nazionalità dele qdo veio para o Brasil. Ocorre que em ambos, por força, não existe o nome de seus genitores, pois que era o mesmo ÓRFÃO: meu bisavô chamava-se Fiorindo Ferdinando Nicotti (nesse Certificado de Nacionalidade expedido pelo Governo Italiano consta todos os dados dele e o nome, desta forma: Nicotti Fiorindo d’Ignoti, e no site para a expedição da CNN – Certidão Negativa de Naturalização é EXIGIDO O NOME DA MÃE. Onde encontro algum trabalho teu nesse sentido??? Desde já agradeço a atenção!!!
      Abs e mais uma vez… PARABÉNS!!!

      Responder

    371. Ainda não consegui ler tudo por falta de tempo. Quero ler com calma. Do pouco que consegui ler achei ótimo e tenho certeza que irá ajudar bastante!! Obrigada Fabio!!

      Responder

    372. Todos que tem interesse em obter a cidadania italiana deveriam ler o manual prático Sagabook 2017 de autoria de Fábio Barbiero. Parabéns ao Fabio pela forma simples, objetiva, didática e de fácil compreensão com que ele apresenta os passos necessários para o processo de reconhecimento de cidadania italiana.
      Muito agradecida pela oportunidade e pelo excelente trabalho

      Responder

    373. Olá, ao saber sobre seu livro eu comecei a lê lo, mas não terminei ainda, e a cada relato fiquei imaginando o quanto emocionante foi sua trajetória. Me deu uma luz, pois suas informações são muito valiosas. Uma luz que avistei com a esperança de mudar meu futuro. E muito bacana, como ele relata no livro, ouvir os casos de nosso parentes. A cada dia eu agradeço a Deus por existir pessoas como vc. Muita paz e felicidades a todos.

      Responder

    374. Olá Fabio, baixei o Sagabook e estou lendo e assistindo seus vídeos. Parabéns pela sua dedicação e preciosas dicas. Excelente trabalho. Abraços

      Responder

    375. Adorei muito, realmente é esclarecedor e prático, pena que nossa burocracia atravanque esse processo tão lindo, mas muito obrigada mesmo, ajudou=me muito, mas se apresentar no meu percurso algum outro problema eu entro em contato.

      Responder

    376. Boa tarde, etou me informando bastante sobre a cidadania, vendo muitos videos pelo youtube e disparado seus videos estão sendo os melhores. Junto com o sagabook, será a fórmula perfeita para meu objetivo!
      muito obrigado por todas as orientações!!

      Responder

    377. Impressionante! talvez essa seria a palavra ideal a qual pude me expressar ao receber o sagabook. Digo talvez porque merece muitos elogios. Basicamente o saga é como uma bússola que nos orienta ao caminho e a caminhar na certeza de que o sonho a ser realizado é questão de tempo pois o livro lhe proporciona qualidade inquestionável .Adeus dúvidas e muito obrigado Fábio, você provou que o ser humano possues suas qualidades e que ainda vale a pena acreditar mesmo em um mundo tão conturbado.

      Responder

    378. Vivi com ele o processo todo

      Parece que estamos com ele na Itália vivendo todo o processo. Ele consegue ser engraçado até com as desgraças!!! Leitura fácil e rápida.

      Esse foi meu comentário a Amazon que li o livro no Kindle. Pena que não tem o seu outro.

      Responder

    379. Fábio eu li todo seu livro e fiquei c uma dúvida, eu não preciso do permesso di soggiorno se eu tiver o carimbo da Itália, mas eu preciso da Declaração de Presença para fazer o Codice Fiscale, é isso? E consequentemente preciso do CF para fazer a residência?

      Responder

      1. A Declaração de Presença é necessária, se seu vou fazer conexão em outro páis por exemplo do espaço de schengen, vc entra por portugal, espanha, holanda e assim por diante, pois as autoridades italianas não sabem que vc está em território italiano, neste caso vc tem que comparacer na Questura da provincia,
        Neste caso é melhor entrar via Malpensa(Milano) ou Fiumicino-Roma(Alitalia)

        Responder

        1. Eu comprei a passagem p Roma, mas tem escala em Marrocos, como não faz parte do espaço de Schegen não vou precisar. E o permesso, eu preciso? Vou ficar somente 20 dias para dar entrada em tudo e depois ir buscar.

          Responder

          1. Neste caso não vai entrar pelo Espaço Schegen, seu passaporte deverá ser carimbado em Roma Fiumicino, que deverá tirar cópias das partes principais do passaporte para depois apresentar ao funcionario no comune. para provar que está na Italia.

            Quando vc vaí a Itália, já tem o local para ficar, e vai esperar o vigile passar, normalmente pode demorar de

            de 7 dias ou um pouco mais, normalmente o ideal seria ficar em torno de 30 dias, mas entre 1 a 2 semanas o vigile passa, a partir daí o processo começa correr.

            Para o funcionário vc esta residindo na italia, depende do processo podem demorar de 3 a 6 meses,

            Quando os documento é de estado somente demora menos.

            Responder

            1. Vc não me respondeu sobre o permesso rs


            2. Na chegada, o primeiro documento, é tirar o codice fiscale, se caso o funcionário perguntar porque que tirar

              o documento, diga que é para fazer a cidadania italiana, pois tem casos, eles perguntam o motivo.

              O caso do permesso de imediato não vai fazer, o problema é o seguinte, na italia vc tem 90 dias para permenecer

              como turista, antes de vencer teria que fazer o permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza, em teoria

              vc esta residindo na Italia, mas como sabemos que a maioria espera o vigile passar e volta para o Brasil, antes

              iriam para Londres.

              O ideal é dar entrada permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza, pois na volta para Italia, caso pedirem

              algum documento o apresentaria. Mas o mesmo não tem que está pronto, apenas dar entrada no pedido

              vc vai pagar a taxa, e vai ficar registrada na Questura, estando de posse dessa papelada, caso necessaria

              apresentar na imigração.


    380. Muito bom, Me esclareceu muita coisa a respeito, bem explicativo, ainda não terminei ,porém recomendo !

      Responder

    381. Muito pratico e interessante, tira todas as duvidas e ajuda muito as pessoas… Material completo, muito bom.

      Responder

    382. O Sagabook é excelente! Parabéns Fábio.
      Agora sei o que devo fazer para conquistar a cidadania italiana.
      Vou iniciar buscando os documentos.

      Responder

    383. muito bom!!! muito útil. estou iniciando minha busca. meu grau de parentesco é totalmente de linhagem paterna. bisavô, avô, pai. apenas tenho uma peculiaridade que, a princípio, na minha leitura rápida, não foi contemplado no manual. sei, por narrativa familiar, que meu ascendente italiano (bisavô) migrou pra argentina e depois meu avô argentino migrou para o brasil e aqui constituiu família. penso que tenho um longo caminho a percorrer. pé na estrada.

      Responder

    384. Elucidativo.
      Percebe-se de pronto que foi feito com muito carinho e cuidado.

      Muito obrigada, Fábio.
      Deus abençoe!

      Responder

    385. Fabio, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que faz ajudando as pessoas que tem o sonho de obter sua cidadania italiana. Recebi o Sagabook e iniciei a leitura no final de semana, mas ainda não consegui ler tudo… tenho assistido e acompanhado muitos vídeos seus no Youtube, o que já tem me ajudado bastante, pois quando iniciamos (meu namorado e eu) com a ideia de conseguir nossa cidadania italiana e mudar para a Itália estávamos completamente perdidos. Gosto muito dos seus vídeos, suas explicações são claras e realistas, e sua objetividade nas explicações torna tudo mais fácil de se compreender. Estou adorando o Sagabook, adoro seu trabalho, e agradeço toda a dedicação que tens em ajudar tantas pessoas. Parabéns, seu trabalho é lindo! Muito obrigada! Abraços

      Responder

    386. Não consegui le tudo ainda mas o pouco que li era exatamente as dúvidas que eu tinha. Obrigada Fábio por disponibilizar essas maravilhosas dicas no qual as pessoas cobram tanto para nos passar. Estou admirada pelo seu trabalho. Obrigada.

      Responder

    387. Está sendo uma ferramenta valiosa para a aquisição do sonho italiano.
      Comecei a ler agora , é fantástico.
      Parabéns e obrigado por compartilhar.

      Responder

    388. muito sucinto, bem facil de entender. otima leitura pra quem pensa em fazer a cidadania e mesmo para quem ja tem.

      Responder

    389. Olá Fabio tudo bem?
      Então eu li o sagabook e fiquei espantado com o número de informações que se encontra nele, só grato a você pela excelente iniciativa de ajudar a difundir informações as pessoas, estou lutando para reconhecer a dupla cidadania dá minha esposa, e também a minha é a dos nossos filhos, somos casados no Brasil há 5 anos, e temos 2 filhos, mas acontece que aqui os recursos são escassos a nível financeiro não teria condições de desembolsar quantias exessivamente altas, estou disposto a buscar os documentos aqui do Brasil por conta, mas na questão dos documentos do antenato e a parte de auxilia ao processo na Itália gostaria de ajuda especializadas, provavelmente te procurarei em um futuro próximo, grato a você​ pelo excelente trabalho, att. Robson Gois – Limeira SP

      Responder

    390. Oi Fábio! Nossa o saga book é muito bom, consegui esclarecer muitas dívidas e achar documentos que antes eu não fazia ideia de onde conseguir. REALMENTE vc fez um ótimo trabalho

      Responder

    391. Fábio, parabéns pelo material mas ainda não li detalhadamente todos os tópicos, porém já me ajudou em diversas duvidas.Estou lendo passo a passo conforme vamos evoluindo na sequencia necessaria para a cidadania. Minha filha está se preparando para iniciar o processo em breve na Itália. Caso vc possa me responder, quando ela tiver a cidadania eu como mae terei que fazer o mesmo processo ou facilita em alguma coisa? Obrigada

      Responder

    392. Estou adorando, muito bem feito é fácil pra gente entender e seguir o passo a passo.
      Já comecei a executar. Parabéns pelo livro e pela vontade de ajudar o próximo.

      Responder

    393. Adorei o Sagabook, muito completo e detalhado. Parabéns!

      Responder

    394. estava completamente perdida e não tinha nem cogitado a ideia de obter minha cidadania by myself, ate que li o sagabook e tudo ficou mais claro!!! perfeito! gratidão Fabio, por compartilhar sua saga com a gente 🙂

      Responder

    395. Olá Fabio…Como faço para ver o link da planilha atualizada que me enviou por e-mail…posso ver diretamente na sua página?…Obrigada pela sua atenção e gentileza.

      Responder

    396. Obrigada Fabio…espero conseguir o reconhecimento da minha cidadania com a ajuda do seu livro e seus conselhos…obrigada mais uma vez.

      Responder

    397. Tenho uma dúvida, meu trisavó o antenato italiano, ele era casado na italia, e quando veio,para o Brasil casou novamente, eu tenho que ter as duas certidoes de casamento dele a do Brasil e da Italia ?

      Responder

      1. 1- Certidão de batismo do seu trisavô(se for anterior 1866, depende da região)
        2- Certidão do 1º Matrimonio do seu trisavô
        3- Certidão de Óbito da 1ª Esposa.
        4- Certidão do 2º Matrimonio do seu trisavô
        5- Certidão de Óbito da 2ª Esposa
        6- Certidão de Óbito seu trisavô

        Responder

        1. Obrigado Lorenzo por tirar minha dúvida!
          Agora tenho outra dúvida, vcs trabalham com isso correr atras dessas certidões?

          Responder

          1. Não vou fazer propaganda na minha saga, mas se querer deixe o seu emai, lhe indicarei uma pessoa de confiaça.

            Responder

    398. Recebi link de um amigo e adorei o livro. Muito detalhista de bastante ajuda. Agora é hora de começar a correr atrás dos doc. Obrigado Fábio

      Responder

    399. Cara!!! Achei o mesmo FANTÁSTICO!!! E bem didático. E tem apenas 24h que o recebi. Estou devorando-o, mas encontrei uma lacuna (omissão). Como interrompi minha leitura no tópico sobre a naturalização (ali pela página 34), levei minha dúvida (não minha insatisfação) ao grupo que fui incluído anteontem no Facebook (onde todos me indicaram teus trabalhos). Trata-se do grupo CIDADANIA ITALIANA – ÁREA LIVRE. Espero em breve esclarecer esta dúvida que diz respeito ao fato de meu bisavô ser órfão. Qdo estive na Itália trouxe fotocópia autenticada do ARCHIVIO DI STATO da página do Livro Registro de Roda da Igreja, onde consta o nome e sobrenome dado pelo padre qdo desse abandono. Tenho igualmente o Certificado de Nacionalidade italiana e nesse consta “NICOTTI FIORINDO D’IGNOTI” (filiação ignorada/desconhecida).
      E foi isso que impediu-me ter ciência acerca da naturalização, pois o site para pesquisa nesse sentido exige o nome da mãe(???).
      Espero em breve poder sanar minhas dúvidas e poder resolvê-las!!!
      Parabéns pelo SAGABOOK!!!

      Responder

    400. Oi eu baixei o sagabook muito bom informativo parabens ao Fabio pelas dicas e informaçao de primeira valeu

      Responder

    401. Já obtive a cidadania, mas li o manul assim mesmo e me parece que será muito útil para quem está ainda fazendo o processo. Gostei muito da citação no final.

      Responder

    402. Baixei o Sagabook há pouco tempo e o estou estudando minuciosamente. Em breve quero ter em mãos a minha cidadania. Desde já agradeço pelo material que tem sido muito esclarecedor.

      Responder

    403. Baixei a pouco o sagabook, eu nem sabia q tinha recebido pq tinha ido parar no span kkk mas todos com quem falei me indicaram esse livro quase como se fosse uma biblia da cidadania italiana. então tenho certeza q vai me ajudar muito, conforme a minha saga avançar eu volto a comentar aki.

      Responder

    404. Ciao! Você é Top. Gostaria de contratar seus serviços na Itália. Um abraço!

      Responder

    405. Em menos de 1 dia O sagabook me ajudou de mais a entender passo a passo o que eu tenho que fazer , o que o Fábio está nos proporcionando é algo que tem que ser aplaudido de pé , ele é uma pessoa de um coração muito grande e bondoso .
      Realmente ele quer ajudar a todos e não quer que ninguém passe pela as mesmas coisas que ele passou , tenho certeza que se não fosse pelas dicas que ele dá , muitas pessoas estariam perdidas sem ter a noção por onde começar .
      Obrigado Fábio as suas dicas estão me ajudando muito , ainda não fui atrás de nenhum documento pois só fiquei sabendo desse processo de naturalização italiana a 2 dias atrás pelo os seus vídeos e outros . Mas já busquei bastante informações e já deu para perceber que a minha família não vai me ajudar muito , mas não vou desistir é vou conseguir .
      Fica com Deus é muito obrigado

      Responder

    406. Olá, Fábio!!
      Abaixei o sagabook recentemente, no inicio da leitura já percebi que terei que entrar via judicial para conseguir minha cidadania pois é linha materna e meu avó nasceu antes de 1948.
      Fico grata pela disponibilidade e ajuda.

      Responder

      1. Lado paterno, todos vão passar o direito a cidadania italiana

        Lado materno 1: Avó recebeu cidadania e passou para os filhos que nasceram depois de 1/1/1948

        Lado materno 2: Avó recebeu cidadania, mas não pode passar, os filhos nasceram antes de 1/1/1948

        Responder

    407. Fabio, ja comecei a ler mas ainda não consegui terminar, ja estou começando a falar com minha mãe para tentar conseguir todas as informações que preciso ja que ainda sou nova tenho um bom tempo para reunir tudo que preciso e está sendo muito bom ter a ajuda do sagabook. Obrigado eu adorei e achei muito explicativo até a parte que ja li 🙂

      Responder

    408. Fábio gostei muito do sagabook mas ainda não terminei de ler. Vivo em “união estável” com meu marido que já tem há cidadania italiana há 24 anos. Temos 2 filhos que estão em processo para reconhecimento italiano. Preciso saber se consigo a cidadania pela família dele. Pode me ajudar? Obrigada pela grande ajuda com todo esse material. Abraços

      Responder

    409. Olá Fabio, ainda não consegui ler tudo, mas estou adorando, vai me ajudar imensamente, já no inicio tive muitas dúvidas respondidas. Obrigada!!!

      Responder

    410. Oi Fábio, acho que sempre te acompanhei. Amei o Saga 2017. Estou na fase de retificação há tres anos. Parece que agora sai. Foram muitas coisas que o Juiz pediu pelo caminho. Mas como você sempre nos incentiva ..”.nao desistirei dos meus sonhos”. Quando meus documentos chegarem e eu fizer o apostilamento e tradução entro em contato com você. Obrigado por tudo que faz. Que o Senhor o ilumine sempre com este desejo de ajudar o seu próximo.

      Responder

    411. Sagabook me salvou demais !!

      Estou a mais ou menos Um ano correndo atrás de toda papelada e documentações necessárias porém agora que eu ja estou com todas as certidões me deparei com uma enorme dúvida sobre o processo … lendo o sagabook consegui tirar minha dúvida e evitar uma possível dorzinha de cabeça la na Italia …
      Desde já agradeço muito ao Fabio pelo trabalho e dedicação pois é difícil encontrar algum e-book que seja tão claro e prático.
      Parabéns 👏🏻

      Responder

    412. Muito obrigada por disponibilizar esse manual, iniciei meu processo e agora tenho certeza do que eu tenho de buscar.

      Responder

    413. Incrivelmente bem detalhado como em nenhum outro lugar! Fabio, obrigada por esse material! Seus vídeos também são excelentes!!!

      Responder

    414. O sagabook como todos as obras do Fábio são de uma qualidade incomparavél…já li vários materiais sobre cidadania italiana, mas como a do Fabio não tem igual! Foi de muito valor o sagabook para que eu pudesse pedir todos os documentos que faltavam…principalmente do meu antenato italiano!! Obrigada Fábio!!

      Responder

    415. Excelente trabalho!
      Vídeos e manual são extremamente didáticos. Orientação valiosa.
      Parabéns pelo trabalho e desprendimento em ajudar.

      Responder

    416. Fábio, boa noite!
      Comecei a ler ontem o Sagabook, é um excelente material, tenho certeza que vai me ajudar muito.
      Você presta serviço de assessoria também?
      Obrigada!!

      Responder

    417. Boa noite!
      Baixei ontem e ainda não li todo o conteúdo. Mas tenho que dizer que seu trabalho é no mínimo admirável, parabéns!! Volto a comentar depois que tiver lido tudo, um abraço!

      Responder

    418. Fabio, eu amei seu blog, seus videos com as instruções da documentação para a obtenção da cidadania italiana. Já comprei o seu livro no blog e com certeza vai me ser muito útil.
      Eu ja sou cidadã italiana desde 1995, fiz uma trajetória de 8 anos para descobrir a documentação de minha familia e como voce todos riam de mim e não acreditavam na minha busca, outros ainda da familia negavam informações. Pode? Hoje o que mais recebo são chamadas telefônicas da familia de gente que nem conheço atras do processo. Mas são ossos do oficio, ajudo dentro do que posso a todos.
      Fiquei admirada de encontrar uma alma boa que ajuda as pessoas e disponibiliza seu conhecimento na internet sem cobrar.
      Fiquei muito emocionada e comprei seu livro para ver se ajudo mais pessoas.
      Obrigada por permitir que eu te conhecesse.
      Até qualquer hora.
      Esmeralda Colombo.

      Responder

    419. Ótimo material.
      Estou na parte de busca das certidões e já me foi muito útil. Tenho certeza que será um grande facilitador no reconhecimento da minha cidadania. Recomendo muito!

      Responder

    420. MUITO OBRIGADO FABIO POR SUA AJUDA POR MANTER VIVA A ESPERANCA NOS FAZER SONHAR ESPERO EM BREVE QUEM SABE AINDA ESTE ANO NOS ENCONTRARMOS PARA UMA FUTURA AJUDA SUA NA ITALIA ABRACO

      Responder

    421. Adorei a linguagem é muito facil de entedimento. Seu canal no YouTube é muito explicativo e bem objetivo. Obrigado por nos ajudar nessa empreitada. Abs.

      Responder

    422. Fábio, você é um profissional como nenhum outro, compartilhar, de graça, com todos os detalhes esse trabalho é uma atitude louvável. Pensar no outro antes de si, sem compromissos, simplesmente porque quer ver o sonho dessas pessoas realizado. O sagabook já me ajudou muito, como preencher e-mails, como solicitar documentos, graças ao saga eu consegui o documento do meu antenato. Aconselho a todo mundo que acha que tem direito a cidadania italiana a ler o sagabook, e a você Fábio, meu muito obrigado.

      Responder

    423. Fábio, com sempre muito obrigada pelo ótimo trabalho que tem feito.
      Graças ao seu Sagabook consegui compreender melhor como funciona o novo apostilamento.
      Sucesso sempre!! Abraços

      Responder

    424. Conheci o trabalho do Fábio através do seu canal no YouTube e blog minhasaga,onde tive o privilégio de ter acesso ao sagabook.Um material indispensável para quem está em busca da cidadania italiana e procura um conteúdo objetivo,rico e muito bem explicado.Agradeço de coração pelo seu excelente trabalho,que vai além de nós informar,ele nos fortalece nessa caminhada.

      Responder

    425. Ainda estou lendo (comecei essa semana a correr atrás dos docs), mas acompanhando o livro e os videos tá tudo bem fácil! 🙂 Obrigadão pela ajuda!!!!

      Responder

    426. Olá Fábio venho desde de janeiro lendo todos os posts,ótimo,completo,e legível e muito importante para todos nós! Estou aprendendo muito com o saga book e sua saga! Gostei mais foi de sua história e a persistência em conseguir seu sonho inspira para eu também correr a traz do meu sonho! Parabéns!

      Responder

    427. Não tive muito tempo para ler tudo, mas se eu tivesse achado esse caminho antes, iria facilitar muitas coias.

      Responder

    428. Belíssimo material.
      Parabéns pelo trabalho Fábio.
      grande abraço

      Responder

    429. Parabéns Fábio pelo trabalho excelente! Reúne um rico material seu livro Sagabook. Grande abraço e obrigado!!

      Responder

    430. Tenho interesse em conseguir a cidadania italiana, e através de pesquisas cheguei até o material desenvolvido pelo Fábio Barbiero, o Sagabook. Esse livro digital realmente é muito esclarecedor, eu não possuía conhecimento prévio algum sobre como eu deveria agir em relação a retirada da cidadania italiana, e agora já sei por onde começar. Recomendo esse material à todos que tenham esses interesse!

      Responder

    431. Fabio não estou conseguindo receber o e-book. Já coloquei o email (hotmail) varias vezes, mas ainda não chegou nada. Já verifiquei na caixa de spam também e nada.

      Responder

    432. Gostaria de agradecer e dar os parabéns ao Fábio! O guia sobre cidadania italiana é muito bom, ele realmente tem todos os passos/dicas importantes para o processo, e acredito que irá me ajudar a realizar os procedimentos sem a ajuda de assessoria, o que vai tornar tudo muito mais barato!
      Parabéns pelo ótimo trabalho e pela qualidade das informações! E obrigada por disponibiliza-lo gratuitamente 🙂

      Responder

    433. Gostaria de agradecer e dar os parabéns ao Fábio! O guia sobre cidadania italiana é muito bom, ele realmente tem todos os passos/dicas importantes para o processo, e acredito que irá me ajudar a realizar o processo sem a ajuda de assessoria, o que vai tornar o processo muito mais barato!
      Parabéns pelo ótimo trabalho e pela qualidade das informações! E obrigada por disponibiliza-lo gratuitamente 🙂

      Responder

    434. Fábio, baixei o manual e o mesmo realmente me surpreendeu. O manual bem como os vídeos são muito bem explicados, nos ajudam e muito. Parabéns pelo excelente trabalho o qual nos ajuda a desvendar os mistérios por de trás da cidadania Italiana.
      Abraços!

      Responder

    435. Comecei solicitar no cartório a certidão de meu avô e quando achar esta (se achar) vou partir para a certidão do meu bisavô.

      Responder

    436. Oi, Fabio. Ainda não tive tempo de lê-lo em sua totalidade, estou na página 29 mas estou gostando muito. Obrigada. Como faço para entrar em contato contigo para saber valores? Abs, Valéria.

      Responder

    437. Recebi anteontem o SAGABOOK. O material é completo e a didática do Fábio é muito boa. Estou acompanhando os vídeos postados no You tube e iniciei a coleta da documentação necessária. Parabéns pela iniciativa e pelo empreendorismo.

      Responder

    438. Excelente material! Muito esclarecedor e de fácil entendimento. Já tenho dois parentes que tiraram a cidadania e agora é a minha vez e com a ajuda do Sagabook vai ser fácil. Obrigada!!!

      Responder

    439. Muito completo, de primeira qualidade, muito bem elaborado, bem detalhado. Alguns dos vários adjetivos que definem o material, parabéns e obrigado.

      Responder

    440. Parabéns Fabio! Antes eu não tinha ideia de como iniciar esse processo, mas agora tenho um “Norte”. O meu novo guia é o Sagabook do Fabio! Muito Obrigado!

      Responder

    441. Conheci a Saga ontem e gostei muito… to vendo como sao os estudos na italia, pretendo fazer uma faculdade la, to achando tudo por aqui.. 🙂
      Parabens pelo trabalho.

      Responder

    442. O sagabook é incrível, foi recomendação de uma amiga que morou em Roma, eu estou cada vez mais entusiasmada a tentar, meu marido tem direito a dupla, só está com receio de não conseguirmos emprego, assim que tivermos uma oportunidade vamos, já estamos correndo atrás dá papelada! O saga book dá uma clareada nas dúvidas! Parabéns e obrigada pelo seu trabalho!

      Responder

    443. Gostaria de agradecer todo o empenho, tempo e dedicação do Fabio com o Minha Saga e eventualmente com o Sagabook. Estou em processo de reunião dos documentos no momento. O material e os videos são sensacionais. Sanam todos as dúvidas! Tive várias sacadas que ainda não havia tido só de ver o material. Mais uma vez Fabio, muito obrigado, de coração! Grande abraço!!

      Responder

    444. Bom dia Fabio,preciso de ajuda pra finalizar uma compra com cartao de debito em euros,mas o valor do produto so esta disponivel somente em reais.meu email justopreco@hotmail.com fico no aguardo.obrigado

      Responder

    445. Este manual, juntamente com os vídeos sobre cidadania são de enorme valia, pois assim como pra mim, com certeza pra outras pessoas foi decisivo em momentos que estávamos pensando em desistir. Obrigado Fábio.

      Responder

    446. Olá Fabio, eu baixei o sagabook, e comecei a ler, ainda não terminei, mas tenho certeza que irei encontrar informações importantíssimas para tirar a minha cidadania.
      Muito Obrigada por compartilhar conosco esse material de tamanha relevância.
      Espero obter sucesso assim como vc. E voltarei aqui pra contar quando eu conseguir a cidadania italiana.
      Sei que o caminho não será fácil, e tenho muito ainda para percorrer, mas com sua ajuda através do sagabook, creio que será de suma importância.
      Valeu! Muito Obrigada! Sucesso aí pra vc!
      Abraço!
      Luciana Massarotto

      Responder

    447. Fábio! obrigado pelas dicas do Manual…realmente me ajudaram muito a concluir/nortear as ações para obter a cidadania.. muito obrigado pelo seu tempo e por disponibilizar o material na net…

      Responder

    448. Primeira mente Fábio muito obrigado, E parabéns pelo trabalho muito bom ter pessoas como você no mundo que não segura conhecimento que ajuda o próximo
      Acompanho o canal no YouTube a muito tempo já vi todos os vídeos, conheço um pouco do blog pretendo conhecer muito mais
      E enfim estou devorando o SAGABOOK 2017 muito bom e excelente trabalho
      Deus Abençoe sua vida

      Responder

    449. Fábio, muito obrigada pelo envio do material. Tenho acompanhado seus vídeos e começarei a ler o manual em breve. Estou levantando as informações e documentos para chegar no meu antenato. Seu material é um diamante pra nós e seus vídeos me enchem de esperança e são muitos esclarecedores. Ótimos! Parabéns pelo belíssimo trabalho!!!!

      Responder

    450. Olá Fábio!!!!
      SOu muito grato, pora o q vc fez e faz a toda comunidade italobrasileira..Graças a vc consegui encontrar todos os documentos necessários para adquirir a minha cidadania, o melhor é que o tempo de procura é reduzido com as dicas e informações do livro..
      Muito obrigado e toda a sorte do mundo a voce

      Responder

    451. Ola Fabio! Obrigado pelo valioso material! Como voce mesmo diz, informacao eh para ser compartilhada. Obrigado pela iniciativa e tenha certeza que ela vai estar sempre ao lado do seu sucesso. Abraco!

      Responder

    452. Parabéns Fabio! Vc fez um belo trabalho editando esse book. Sucesso!

      Responder

    453. Boa Tarde a todos, meu nome é Alaíde sou esposo de um descendente italiano. Quando descobri a possibilidade de obter á cidadania italiana para meus filhos. Não pensei duas vezes, é corri na busca de informação via internet. Quando entramos nesse meio encontramos muitas pessoas que publica qualquer coisa sem consistente e propriedade no assunto, e muitos só querem enganar as pessoas nessa busca e anseio da possibilidade de ter á cidadania Italiano. Temos que ter precaução na hora de contratar pessoas para fazer esse trabalho. Por esse motivo foi muito difícil essa minha busca até o momento que conheci á historia do Fabio “SAGA” isso foi no ano final do ano de 2014. Depois disso mandei vários e.mail para SAGA, onde sempre me responderão com muito carinho e atenção. Essas dúvidas referente á documentações também foram totalmente saladas ao lêr o livro SAGABOOK, que descreve passo á passo todos os procedimentos necessários tanto nos territórios Brasileiro e Italiano referente aos documentos e esclarecimento para as pessoas que tem dúvidas ao direito da cidadania Italiana. É a partir desse momento comecei á seguir suas publicações que me ajudarão muito na busca dos documentos seguindo passo á passo sua dica. Até o momento ainda acompanho á SAGA. Pois ainda não atingi meu objetivo que é requerer a cidadania dos meus filhos , marido até mesmo á minha via Itália, pois infelizmente esse processo em solo Brasileiro demora muito. Mas já estou muito feliz pois já reuni todas as documentações tanto aqui no Brasil quanto na Itália do avó e bisavó do meu marido. Já realizei até mesmo á tradução estou na fase de Apostilamento dos documentos.
      Quando concluir os Apostilamentos vou contratar a SAGA para realizar meu sonho na Itália de ter a cidadania Italiana.
      Por isso agradeço ao Senhor Fabio e sua Esposa, que trabalha exclusivamente e exaustivamente para nortear as pessoas na concretização desse grande sonho.
      Aqui escrevo um relato do Fabio enfatizado no SAGABOOK que achei muito bonito e prazeroso. Quando ele relata no seu livro que é gratificante quando descobrimo nossa história “raizes”. Não tem dinheiro que pague essa alegria da busca e descobrimento.
      Muito obrigado.
      Alaíde Alves de Almeida

      Responder

    454. Muito bom o material, ajuda bastante quem está começando e tal.
      Obrigado.

      Responder

    455. Baixei , mas ainda nao tive tempo de ler, tenho certeza que vai me ajudar muito. Obrigado

      Responder

    456. Oi Fabio !
      Muito obrigado pelo envio do Sagabook. Realmente foi o material mais completo que já vi pela internet e está me ajudando e muito para a busca da minha tão esperada Cidadania Italiana.
      Muito obrigado por se preocupar e ajudar as pessoas que estão em busca de seu sonho.
      Um grande Abraço !
      Att, Maykon Ghizelli

      Responder

    457. Maravilhoso Fabio! Estou iniciando o processo agora, mas sou muito grata por um amigo ter me indicado o seu blog. Muito obrigada pelas orientações e com certeza vou conseguir concluir o meu processo. abraços!

      Responder

    458. Baixei o livro por indicação de minha prima que está ajudando o marido dela a ter a cidadania reconhecida. Sempre ouvi rumores apenas na família de meu pai que temos descendência italiana, ainda estou para descobrir, com pouca pesquisa feita venho a desconfiar que eu tenha a descendência portuguesa, família Venâncio, porém tenho uma tia que afirma que minha trinona é italiana. Baixei o livro a pouco, o qual me motivou bastante, trabalho singular de muita dedicação. Parabéns pelo excelente trabalho e obrigado. 🙂

      Responder

    459. Baixei o Sagabook há dois dias e ainda não tive tempo para lê-lo por completo, mas as informações pontuais que precisei, encontrei facilmente! Tudo muito bem explicado. Parabéns pelo excelente trabalho!

      Responder

    460. Olá! Faço questão de deixar meu depoimento aqui pois, o trabalho realizado pelo Fábio Barbiero em fornecer informações, orientações e, principalmente estímulo e motivação aos que querem obter a cidadania italiana, não deve passar despercebido.
      Acompanho o fabio desde maio de 2016 e, através do Sagabook, do canal do youtube, do blog Minha saga e, agora, da Escola da Cidadnia, é que tenho conseguido levantar a documentação necessária para a obtenção desse nosso iuri sanguinis, como o Fabio mesmo diz.

      Responder

    461. Eu estou com todos os documentos em mãos desde o ano 2000. Só não tive oportunidade de ir fazer a cidadania.
      Agora estou me preparando pra ir fazer. E Procurando informações.
      O Sagabook tem um tutorial muito prático e bem explicativo de tudo que precisa. Algumas dicas eu vivenciei na prática procurando os documentos. E acho que agora vou vivenciar lá na Itália o que estou aprendendo agora.

      Responder

    462. Tive minha cidadania reconhecida há 4 anos. Graças a pessoas como Fábio, que estão verdadeiramente comprometidas em ajudar o próximo, é que esse sonho se tornou realidade. Porém continuo precisando da ajuda, pois minha esposa pretende requerer a naturalização.
      Tínhamos um certo receio de que no futuro ela pudesse perder a cidadania brasileira por requerer a italiana. Isso seria desastroso pois, assim como eu, ela também é servidora pública. E só brasileiros podem exercer tais cargos.
      Através das explicações precisas do Fábio, agora sabemos que ela pode pedir a naturalização italiana sem receios de perder a brasileira no futuro, já que o entendimento sobre o assunto está pacificado.

      Responder

    463. Estou lendo o livro e tem me ajudado muito.
      Comecei minha pesquisa e conto com a colaboração da “minhasaga”
      Parabéns pelo trabalho

      Responder

    464. Sem palavra acompanhei todos os vídeos do curso prático da cidadania italiana e aprender muita coisa mais o sagabook Tira outras dúvidas, como o modelo de carta que devo enviar para fazer o pedidos das certidões na italia entre outros, muito bom recomendo valeu Fábio por nós ajudar a tiras nossa dúvidas ,em breve estarei indo a Itália fazer o reconhecimento da cidadania italiana
      Abraço

      Responder

    465. O livro da uma noção muito ampla sobre a cidadania, só me falta colocar em prática 😉 Fabio, muito obrigado por disponibilizar seu conhecimento com a gente, é de pessoas assim que precisamos e não dos gananciosos e oportunistas. Sucesso!

      Responder

    466. Excelente ajuda, para dar diretriz e clareza no processo. Muito bom, parabéns!!!

      Responder

    467. Recebi o Sagabook e me surpreendi com a qualidade e quantidade de informações. É, realmente, o guia mais completo e preciso que existe. Parabéns, Fábio, por dedicar tanto tempo e esforço na produção e, mais importante, na atualização do guia. Todas – absolutamente todas – as possibilidades são cobertas, inclusive com orientações de como proceder junto às autoridades italianas e até com indicação de mensagens em italiano para quem não domina o idioma poder dizer com clareza o que precisa. Fantástico!

      Responder

    468. Fabio, estou seguindo a risca todo o conteudo do sagabook…..esta funcionando e posso dizer que vamos conseguir…muito obrigado

      Responder

    469. O Sagabook é super didático e completo…estou na fase de juntar os documentos ainda, mas com certeza irei segui-lo para tentar a cidadania. Obrigada ao Fabio e parabéns pela iniciativa e receptividade!! Sem palavras….[

      Responder

    470. Eu reuni toda a documentação para meu filho e deu tudo certo, mas foi tudo demorado e cansativo demais. Agora ficou tudo mais fácil de se entender e quando alguns conhecidos me perguntam sobre o processo faço dele minha referência. Excelente trabalho..

      Responder

    471. Parabéns por seu trabalho. Assim como os seus videos e a sua homepage, o manual é prático, fácil de ler e profundo. Já tenho a minha cidadania mas estou planejando ir para a Italia no próximo ano. Muito bom ter um cara inteligente como você focado em abrir as portas para os outros decendentes, Sucesso pra você !

      Responder

    472. Excelente material, tudo muito didático e bem explicado. Me ajudou a conseguir a certidão de nascimento de meu antenato sem a necessidade de intermediários. É útil até para quem pretende optar por contratar um consultor.

      Responder

    473. Excelente material, auxilia em várias dúvidas. Obrigado por dedicar o seu tempo em ajudar, aqueles que têm dúvidas. Abraços

      Responder

    474. Esse manual está sendo tudo de bom! Super esclarecedor!
      Muitíssimo obrigada por ter produzido ele!

      Responder

    475. Para quem, assim como eu deseja iniciar o processo de cidadania este com certeza é o melhor lugar, desde o sagabook, aos vídeos no YouTube, tudo muito explicativo e esclarecedor! Estou começando a ler o livro e só tenho a agradecer ao Fábio pela iniciativa e por nós proporcionar esse entendimento totalmente gratuito! Abraço!

      Responder

    476. Genial!Estou no início dá leitura e achando muito prático.Vou recomendar aos conhecidos.Gracias.

      Responder

    477. Adorei o Sagabook Fábio, já li ele inteiro. Estou muito animada com tudo, tanto que até comprei o Sagabook. Respirando cidadania italiana. Obrigada Fábio.

      Responder

    478. O sagabook está me ajudando muito a seguir com a minha busca. Obrigado.

      Responder

    479. Excelente trabalho, é muito bom termos ajuda não é mesmo? Infelizmente a grande maioria dos brasileiros querem mesmo é se aproveitar, levar vantagem, maldita lei de Gerson.
      Parabéns pelo seu esforço e por nunca desistir apesar dos percalços.
      Ao ler sua saga vi com grande foi o cuidado de Deus com você, colocando essas irmãs no seu caminho que te prejudicando fizeram com que você desse início ao seu projeto que hoje é um sucesso, e também enviando anjos para te ajudar dando abrigo e apoio nas horas difíceis.
      Um grande abraço.

      Responder

    480. Recebi recentemente o SagaBook! ainda estou lendo e entendendo os caminhos a seguir. Parabéns ao Fabio, trabalho exemplar.

      Responder

    481. Excelente!!!! Passo a passo didático e com todo o “caminho das pedras”. Tudo aquilo que nos disseram ser impossível, você mostrou ser possível. Difícil? Sim! Impossível? Jamais!!!! Muito obrigado em nome de toda a comunidade italiana no Brasil.

      Responder

    482. Bom dia
      Estou iniciando agora o processo é o livro está esclarecendo muitas dúvidas…com certeza já ajudou e vai continuar ajudando….

      Responder

    483. Belo trabalho! Parabéns e muito obrigada por essa oportunidade. Estou lendo o sagabook 2017 e assistindo os vídeos. 🙂

      Responder

    484. Fabio, Parabens pelo material, é realmente excelente, espero conseguir tudo asap também.

      Responder

    485. Parabéns pelo Manual. Ainda não o li inteiro, pois estou indo aos poucos e seguindo os passos e instruções. Como ainda estou juntando a documentação brasileira, vou levar ainda um tempo até obter a cidadania. Mas já de cara aproveitei uma boa dica a respeito da certidão de casamento de meu antenato. Recomendaria a qualquer um que quisesse solicitar a cidadania italiana. Nota 10!

      Responder

    486. Muito bom Fabio. Poderia acrescentar links para pesquisa na Itália, baseado na região/província. Um anexo com lista de contatos de comunes também, mas talvez isso tornasse o manual muito longo. Porém seria legal ter anexos assim.

      Responder

    487. Comecei a ler ontem já de cara me surpreendi com a qualidade do material. Agradeço muito pelo serviço prestado. Achei maravilhoso que exista um material assim disponibilizado gratuitamente pelo próprio autor. Os vídeos no youtube são um plus ainda melhor. Valeu mesmo, Fabio!

      Responder

    488. Comecei a ir atras da documentação para tirar a cidadania italiana e ir para a Itália com todas essas dicas que possui no SAGABOOK vai ser excelente. Obrigado.

      Responder

    489. Muito bom espero logo logo conseguir minha cidadania, que Deus o abençoe muito por essa grande ajuda que esta nos dando

      Responder

    490. Baixei o e-book. O material é de extrema qualidade! Parabéns pela iniciativa!

      Responder

    491. Quero agradecer abio por todas as informações prestadas. DEUS abencou sua vida amigo.

      Responder

    492. Boa tarde, estou juntando as papeladas para tirar a cidadania italiana (meu bisavo que veio da italia, pai do meu avô) na certidão de óbito de meu avô filho do italiano consta que eram casados em Bebedouro-sp, mas entrei em contato com o cartório e disseram que nao tem registro de casamento deles, disse que na epóca era normal casar somente na igreja. Qual é o procedimento agora?

      Responder

    493. Ainda não terminei de ler, mais está ótimo como sempre pois é muito didático e prático! Parabéns e um forte abraço!

      Responder

    494. Adorei ótimo e-book todas as informações que preciso em um só lugar sem ter que entrar em mil sites para descobrir tudo que necessito para tirar minha cidadania!!

      Responder

    495. Olá Fábio. Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelo sagabook ainda mais gratuito, ele é de tremenda ajuda para trilharmos o caminho das pedras até conseguir a tão sonhada nacionalidade e segundo, parabenizá-lo porque sua atitude demonstra e nos mostra que é possível encontrar pessoas dispostas a ajudar as outras sem pedir nada em troca.
      Espero que seu trabalho dê muitos frutos e que um dia todo seu esforço seja recompensado.

      Responder

    496. Incrível esse livro! Todas as dúvidas que eu tinha, eu esclareci com ele. Parabéns, Fábio, por essa iniciativa!!

      Responder

    497. Quero parabenizar por este espetacular trabalho. Manual completo, fácil leitura, muito bem redigido, claro, objetivo, um verdadeiro guia!. Obrigada, te desejo muito sucesso.

      Responder

    498. Sagabook? Vídeos? Em uma frase: SHOW DE BOLA! Oportunamente, solicito os seguintes esclarecimentos: 1º) minha esposa já está com as certidões de nascimento (estratto per riassunto dell’atto di nascita) e de casamento (estratto per riassunto dell’atto di matrimonio). Mas, em ambas, aparece a frase: “Il presente estratto ha validità di 6 mesi dalla data di rilascio.” Por quê? Não teria que constar só na de casamento? 2º) para o registro no AIRE, há necessidade do “atestado de cittadinanza”? Ou só o “estratto di nascita” é o suficiente? Muito obrigado!

      Responder

    499. Baixei todo o material do SagaBook. Levei a uma copiadora e encadernei. Esta sendo um grande material de apoio, esclarecendo muitas dúvidas pertinente a Cidadania Italiana (dupla cidadania). Venho acompanhando o Fábio a pelo menos um ano e meio e três coisas me chamaram a atenção. Sua espiritualidade ao verbalizar palavras de apoio e encorajamento, competência e uma palavra “mágica” que ele vem falando sistematicamente chamada de Planejamento, e que sem “isto” é impossível alcançar os objetos. Tenham muita calma, concentração e leiam muito. Lembrando sempre que, um bom aluno é sempre um bom leitor. Obrigado Fábio por ajudar tantas pessoas e diversos continentes, especificamente os de línguas portuguesa.

      Responder

    500. O sagabook é um dos materiais mais completos que já li sobre a saga na busca pela cidadania italiana, e olha que não foram poucos materiais que já acessei sobre o assunto…. Parabéns pelo seu trabalho Fábio, que tem auxiliado tanta gente a realizar este sonho e direito que é muitas vezes é tão difícil…. obrigada!

      Responder

    501. O conteúdo do sagabook é muito didático, e muito simples de entender. Com a ajuda dos vídeos fica ainda melhor. Parabéns pelo trabalho Fábio. Está me ajudando bastante na minha saga para a cidadania italiana.

      Responder

    502. Olá!!!! quero muito agradecer ao Fabio pois com este material tem me ajudado muitíssimo, eu ainda estou fazendo o passo a passo do Brasil mas espero em breve estar indo para a Italia. E o sagabook tem me ajudado de maissss!!!! Só tenho a agradecer ao Fabio por ter disponibilizado este material para todos que precisam….

      Um abraço fique Com Deus.

      Responder

    503. Baixei a poucos dias e já estou lendo. Estou adorando. Já pude tirar e organizar grandes dúvidas. Quando terminar de ler, volto a avaliar. Obrigada!

      Responder

    504. Ótimo material de apoio. O Sagabook poderia, tranquilamente, estar à venda em qualquer livraria e nos é oferecido gratuitamente. Muito obrigado Fábio.

      Responder

    505. Recebi o Sagabook, adorei, muito bom, repleto de orientações muito claras….gostei tanto que terminei comprando o Guia Prático da Vida na Itália e tenho assistido todos os vídeos, estou muito feliz com os resultados. Quero tornar público, Fábio, como vocês está sendo realmente um grande guia na minha caminhada, e por isto serei eternamente grata. Parabéns pelo seu trabalho!

      Responder

    506. Ola Fabio abaixei ontem o Saga Book ,estou gostando muito mesmo ,tive na italia final do ano passado peguei a certidao de nascimento do meu bisavò ja fiz a CNN tudo certo ja fiz as buscas de todos os documentos AVÔ ,PAI E MEU ,so to com um problema da encontra a certidao de casamento do meu Bisavò as buscas que fiz nao encontraram, em todas as buscas peguei uma certidao negativa de matrimonio ,olhando as certidoes dos filhos nenhuma cita se eram casado ,ta escrito filho legitimo de Giuseppe Salese e Maria Luzia Appolinari, casados nada consta, ja procurei nos Mormos tudo dica suas que peguei no yuotube vou fazer retificação vc disse que nao tem que fazer retificação em nomes abrasileirado ne mas no sobre nome tem, minha familia na Italia é Salese aqui foi escrito Salesi to devorando o saga book sei que vou encontra uma saida, pra vc ter uma ideia tenho a certidao de casamento dos pais do meu Bisavô e a dele nao
      VoCê esta de PARABÉNS esta ajudando muito mesmo ,fiz tudo te seguindo no yuotube muito Obrigada !!

      Responder

    507. Sensacional!!!!
      Vc é fera meu amigo… Por ajudar as pessoas a realizarem parte de seus sonhos!!!
      Em breve, se for da vontade de Deus, vou estar por aí com a minha esposa, com nossa cidadania reconhecia e mais ainda, com nossa formação acadêmica também reconhecida… Se houver informações sobre reconhecimento de formação acadêmica e que possa nos ajudar, agradeço!!!

      Responder

    508. Só tenho a agradecer por você ser iluminado a colocar um canal onde explica, ensina, e ajuda a todos a chegar a ser um cidadão italiano …E mais , ver como foi registrado a vinda do imigrantes para o Brasil realmente é muito emocionante!! Obrigada!

      Responder

    509. Oi Fábio!
      Tche, é bom de mais esse Sagabook! Foi graças e ele que consegui me motivar a levantar a documentação toda. Estou com todas as certidões, inclusive algumas já vencidas pois emitidas já em 2015, fiz retificações via judicial…. Pretendo reemiti-las e encaminhar para tradução e apostilagem. Depois penso em ir para a Italia em setembro desse ano. Descobri que meu bisavô é da Comune de Boreto. Tudo graças as tuas dicas! Gostaria muito de te conhecer e conversar pessoalmente. Um forte abraço do tamanho do Rio Grande!
      André Ludwig 51.999956509

      Responder

    510. Oi, Fábio. Parabéns pelo impressionante trabalho que fazes e compartilhas com todos. Essa tua dedicação é contagiante. Todo material que vc elabora é muito didático e detalhado. Muito obrigada por isso. Desde que comecei ler teus posts me interessei em obter a cidadania italiana e já reuni todos os documentos. Os que faltavam aqui no Brasil, busquei na Itália no ano passado, quando aí estive. Sobre isso quero dizer que foi muito fácil obter a certidão de nascimento do meu avô e a do bisavô de meu marido. Como sabíamos onde nasceram fomos direto nas respectivas Comunes (Schio e Mel) e nos atenderam muitíssimo bem, entregando as certidões na hora, sem custo nenhum. Foi impressionante. Espero que seja assim também quando resolver ir à Itália fazer a cidadania. Pena que aqui no Brasil demorava muito para a validação dos documentos, que agora é pelo apostilamento no Cartório. Vou ter que pegar as certidões todas novamente porque já decorreu 1 ano de quando as peguei sem sucesso da validação pelo Consulado.
      Abraço a você, Fábio, e a todos os que estão, como eu, na busca dessa cidadania.
      Suzete

      Responder

    511. Bom dia, Muito Obrigado.
      É com muita satisfação que manifesta a alegria por todas informações absorvidas através de você Fabio Barbiero.
      Estou embarcando em busca de minha cidadania ja no próximo mês. Suas informações são de muita valia.
      Muito obrigado e considero suas informações, suas obras, Bíblias para a busca do meu sonho. Agora realidade.
      Muito Obrigado.
      Valeu

      Luciano Turati tramontin

      Responder

    512. Fábio, tudo bom!!

      Deixei um relato no Facebook, mas vou repeti-lo aqui novamente. Venho acompanhando o seu trabalho a anos, e quem me dera se na época tivesse alguém como vc para ter me ajudado lá em 2001 com informações de como requerer a dupla cidadania, pois, foi muito difícil requerer a minha cidadania italiana, era muito mais difícil e caro obter a dupla cidadania naquela época, hoje é um pouco mais fácil, hoje eu também até ajudo parentes e amigos aqui no Brasil com informações sobre como requerer a cidadania italiana. Sei que dei sorte, pois consegui a minha com apenas 04 anos de espera comparando com outro que leva anos, consegui a minha em 2005, e em 2006 estrei viajando para Portugal e depois uma turnê a Milão e Turin. Um grande abraço e espero que continue ajudando as pessoas com informações tão preciosa.

      Responder

    513. Seu trabalho é excepcional!!!! Milhões de parabéns!!! O mundo fica um lugar melhor com pessoas como você que ajudam tantas outras.

      Responder

    514. Venho há bastante tempo correndo atrás de meu processo de cidadania e finalmente encontrei um conteúdo realmente bom, bem explicado, do qual está me ajudando bastante, já consegui por exemplo encontrar a certidão de nascimento de meu bisavô, sozinho. Muito bom, recomendo!

      Responder

    515. Texto fácil, esclarecedor, completo e muito didático. Abrange todas as possibilidades nas mais diversas formas de se conseguir a cidadania, o que permite a todos aqueles que, de alguma maneira, possuem interesse nesse projeto. Seja você, filho, neto, bisneto, esposa, marido etc. Conteúdo obrigatório para todos nós descendentes de italianos!

      Responder

    516. Claro e objetivo! Top o material!
      Tenho a certidão de casamento do meu avô,porém já mandei email pra comuns de Rovigo e dizem que não está lá a certidão de nascimento,disseram algo sobre arquivo militar!? Vou tentar agora de outra forma como explica no sagabook.

      Responder

    517. Eu estou amando as informações que esta sendo passada lá no Sagabook, Super recomendo!!! Está me orientando muito … Parabens Fabio Barbieiro… O mundo precisa de mais pessoas como vc!!!!!

      Responder

    518. Bom dia Fabio! Acompanho a Saga desde 2015 e com sua ajuda consegui encontrar todos os documentos necessários. Preciso muito conseguir a cidadania italiana pois meus filhos menores querem estudar na Europa, o difícil está sendo permanecer na Itália por mais de 30 dias. Mas não vou desisir!

      Responder

    519. Que guia fantástico, todas as informações reunidas em um conteúdo só, de forma prática e simplificada, acompanhada de dicas importantes para a retirada da tão sonhada cidadania italiana. Obrigado Fábio, seu trabalho é sensacional!

      Responder

    520. Olá! baixei o Sagabook…deparei-me com ele após alguma pesquisa e, nas primeiras páginas, já pude colher informações preciosas que me geraram novas revelações.

      Responder

    521. O livro Sagabook do Fábio é bem didatico, muito prático e informativo. Se você pretende tirar cidadania, é leitura obrigatória. Ajuda demais.

      Responder

    522. Ei Fábio, estou estudando buscando os documentos dos meus ascendentes, logo logo estarei partindo pra Itália, desde já gostaria de agradecer pela sua dedicação em ensinar tudo pra gente, sem vc seria quase impossível, mesmo pq um despachante cobrou uma fortuna pra fazer tudo isso que vc ensinou pra juntar os documento no Brasil… Obrigada!

      Responder

    523. Ainda não li todo o material, mas certamente é de grande valia para aqueles que estão interessados em obter a cidadania italiana.

      Responder

    524. Dei uma lida de início e já me ajudou bastante!!! Estou começando minha saga e já comecei dar meus primeiros passos através das informações obtidas pelo sagabook!

      Responder

    525. Fábio, estou lendo o Sagabook, mas pintou uma dúvida, estou querendo a Cidadania Italiana por parte do meu avô materno, que nasceu em 1892, minha mãe era a caçula da familia, nasceu no ano de 1930, e eu nasci em 1956.
      Estive lendo que antes de 1948, mulher na Itália não tinha vez , só passou a ter após o ano de 1948; Então, eu tenho ou não direito a tirar a Cidadania Italiana via administrativa? Aguardarei sua resposta. obrigada.abs

      Responder

    526. Sem o SagaBook seria muito difícil entender o processo da cidadania….Muito obrigado

      Responder

    527. Bom baixei a saga a dois dias, comecei a ler e vi que o conteúdo é de qualidade e de grande informação. Parabéns pelo autor da saga. Logo começarei a separar os documentos

      Responder

    528. Leitura de fácil entendimento, ótima organização dos temas, muito didático e esclarecedor.
      Li em poucos minutos e super indico!

      Responder

    529. Muito bom o Sagabook 2017, bem fácil de entender e muito bem explicado!

      Recomendo quem tem dúvidas ou simplesmente quer saber mais sobre a cidadania italiana!!

      Responder

    530. Acompanho a Minha Saga desde 2014 e através do blog e agora do Sagabook eu e meu marido estamos concluindo a parte de documentação no Brasil e iremos para Itália em Abril. Até hoje, foi o melhor blog que encontrei e que recomendo a todos amigos que me perguntam sobre a cidadania.

      Responder

    531. Muito bem elaborado. De fácil leitura e compreensão. Conteúdo com informações completas. Parabéns pelo trabalho, deixa todos muito seguros na busca das informações que são confiáveis.

      Responder

    532. Somente tenho a agradecer por ajudar tantas pessoas que compartilham deste sonho. O material é incrível e tirou todas as minhas dúvidas!

      Responder

    533. Muitas dicas do site me ajudaram com a minha cidadania. Agora estou empacada com o consulado italiano de Porto Alegre, simplesmente não consigo agendar meu passaporte. Há semanas entro no site, peguei dicas na internet, já entrei há meia noite como falam, mas simplesmente não consigo agendar. Não tem nada que eu possa fazer? Obrigada

      Responder

    534. Parabéns pela iniciativa, vou iniciar minha saga e com esse material será bem mais fácil. Grande abraço!!

      Responder

    535. Meu pai nasceu em 1955. Mas quem é italiano são meus trisavós, eles tiveram como filha minha bisavó (que já nasceu no Brasil), que teve como filha minha avó, que teve meu pai, que teve eu. No caso não tenho o sobrenome italiano, pois recebi sobrenome do meu pai que não recebeu também. Pesquisei em alguns lugares e pelo que vi não tenho direito! Tem algum jeito?

      Responder

    536. Estou gostando muito. Estou ainda me familiarizando com o processo. Ja foi muito util, com as informações atualizadas. Tem muitos detalhes a serem observados. As curiosidades tb sao muito interessantes. Grata!!

      Responder

    537. Olá Fábio, td bem?
      Eu recebi o link para confirmar o e-mail, confirmei mas ainda não recebi o livro.
      Poderia me enviar?
      Obrigada!

      Responder

    538. HAVIA ESQUECIDO DE AGRADECER SUA ATENÇÃO E DEDICAÇÃO. UM GRANDE ABRAÇO.

      Responder

    539. Boa Noite MESTRE FABIO BARBIERO, peço desculpas em as vezes não acertar o q vc solicita, sou muito fraco de informática. O MATERIAL DO MINHA SAGA, SAGABOOK ,etc E SUAS APRESENTAÇÕES SÃO FANTÁSTICOS. De 19 a 25/3 estarei em P ALEGRE afim de pegar todas as certidões para iniciar o meu processo, inclusive CERTIDÃO DE ÓBITO, CASAMENTO de meu ANTENATO e após preencher o formulário do advogado indicado do MINHASAGA, iniciar PROCESSO JUDICIAL NA ITÁLIA..

      Responder

    540. Fábio, parabéns pela alta qualidade do seu trabalho. Muito obrigada pela dedicação em nos informar, pelo esforço para democratizar um pouco mais o acesso a um direito de milhares de brasileiros que, por não poder pagar um consultor, não teriam esse direito reconhecido sem a sua ajuda. De tanto ler o Sagabook e assistir aos vídeos já te considero praticamente um amigo, ainda que não nos conheçamos! Todo o seu sucesso é mais que merecido.

      Responder

    541. Obrigada Fábio, por você existir em nossas vidas, somente um apaixonado pela Itália seria capaz de fazer um Sagabook sobre todos os assuntos, referentes à documentação dos nossos antepassados que nasceram e viveram em alguma época na Itália. Muito obrigada mesmo, que Deus te abençõe e te guarde!

      Responder

    542. Parabéns pelo trabalho maravilhoso que faz Fábio! Trabalho este que vem ajudando muitas pessoas que tem dúvidas sobre a Cidadania Italiana. Recomendo!

      Responder

    543. gente por gentileza, eeas documentaçoes do consulado rio de janeiro quais são ?????

      Responder

    544. Bom dia. Os Consulados da Itália em Belo Horizonte e Porto Alegre mudaram há alguns dias a orientação sobre a tradução das certidões para quem vai dar entrada no processo no Brasil. Nem todas as certidões precisam ser traduzidas para o italian.

      Responder

    545. Me ajudou muito as informações do sagabsagabook. Já estou a um bom tempo almejando minha tão sonhada cidadania italiana, tudo começou em São Paulo mas com o tempo na fila de espera resolvi vir para a Europa e tentar tirar pela própria Itália mesmo.
      Mas ainda tenho algumas dúvidas Beja procurei em vários sites e nada encontrei.
      Será que você poderia me ajudar?
      A dúvida em questão é a seguinte:
      A alguns anos parte da minha família organizaram toda papelada necessária para cidadania e conseguiram tirar a cidadania. Junto com eles o meu pai tirou a dele, então ele já é um cidadão italiano desde 2011 na cidade de Cárcere.
      Todos na época tiraram a cidadania a partir do meu Avô que no caso era o italiano da família.
      Pergunta: como o meu pai já tem a cidadania, é um cidadão italiano, quando eu der entrada na solicitacao na Itália eu vou precisar apenas dos documentos do meu pai e o meu? Ou vou precisar ainda assim a do meu Avô, a do meu pai e o meu?
      Outra pergunta:
      Eu estou atualmente em Zurique como turista, e meu endereço fixo é aqui pois estou na casa do meu noivo que é brasileiro também mas trabalha aqui legalmente.
      Será que quando eu der entrada na documentação na Itália, solicitar a cidadania, eu posso registrar o meu endereço de residência daqui? Tendo em vista que a Suíça é um país fronteiriço com a Itália?
      Porque quando damos entrada na cidadania na própria Itália geralmente temos que apresentar um registro de endereço na própria Itália.
      Neste caso será que consigo residir aqui e dar entrada la e aguardar a visita do policial aqui na Suiça?

      Responder

    546. Olá. Quero assinar a Escola da Cidadania do Minha Saga pelo plano mensal para experimentar. Não entendi como é feito o cancelamento, já que o site informa que o valor será debitado a cada 30 dias. Poderia explicar com mais detalhes? Grato

      Responder

    547. Fabio, Parabéns pelo material, graças aos seus videos e ao Manual Pratico SagaBook 2017, consegui um enorme progresso na busca das minha cidadania. Acho espetacular seu trabalho, ajudando outras pessoas que também buscam esse sonho. Que Deus te abençoe cada dia mais. Parabéns.

      Responder

    548. Fantástico!
      Gostaria de agradecer por oferecer um material tão completo. Estamos vivendo momento delicado no Brasil, e, conseguir o reconhecimento da cidadania Italiana representa muito mais do que retorno às origens. O passaporte europeu nos proporciona uma certa segurança com o futuro e um tratamento muito mais digno onde quer que iremos.
      Logo estarei aí.

      Responder

    549. Adorei a página e o manual(ainda nao acabei), ambos são por demais esclarecedores. A partir deles estou mais motivada a reconhecer minha cidadania e ir pra Itália estudar, que é o meu sonho!

      Responder

    550. Sem palavras… Acabei de baixar e fiz apenas uma leitura rápida, focando nos pontos que mais tinha dúvida, e em questão de minutos o seu manual me respondeu com uma clareza e praticidade inigualáveis. Parabéns Fábio e MUITO OBIRGADO!!!
      Espero que você tenha muito sucesso em suas empresas, e muita saúde e felicidade na sua família.
      Ainda irei tirar um tempo para ler todo ele com mais atenção, e com certeza irei indicar à muitos amigos.
      Abraços.

      Responder

    551. Fantástico. Com a apostila e os vídeos no YouTube é como um curso a longa distância! Fico grato pelas informações, excelente trabalho!

      Responder

    552. Fabio, parabéns pelo Sagabook. Gostaria, de verdade, de tê-lo conhecido antes de começar a estudar sobre obtenção de cidadania italiana.
      Certamente, me teria poupado muito tempo, pois sua obra é completa e muito didática.
      Fico muito grato por sua dedicação e disposição em compartilhar seu conhecimento com todos.

      Responder

    553. Descobri recentemente o blog, o canal no Youtube e o Sagabook. Fábio, seu material despertou novamente em mim a vontade de descobrir as origens, as histórias da minha família e também buscar o reconhecimento da cidadania italiana. Abraços a todos!!

      Responder

    554. Não tinha noção nenhuma do procedimento para reconhecer a cidadania , depois de uma lida rápida no sagabook ja tenho uma grande noção de como se faz e me animei muito para faze-la.Valeu mesmo Fabio por se empenhar em fazer esse book .

      Responder

    555. Ciao, Fábio!!! Amei o Sagabook. Embora não o tenha lido todo, percebe-se o quão esclarecedor ele é. Venho assistindo aos seus vídeos a muito tempo e acompanhava- o no Facebook tbm, Me surgiu uma dúvida e vou procurar no Saga para ver se encontro a resposta pq não vi nada a respeito dessa dúvida nos videos. É o seguinte, minha avó era filha de italiano com uma portuguesa, porém, nascida no Brasil, em 1897 e sua filha mais nova, minha mãe, nascida em 1930, solteira e com isso, fomos registradas eu e minha irmã, somente no nome da minha mãe, apenas com os sobrenomes dos meus avós maternos, os mesmos sobrenomes da minha mãe. Pelo que li, não tenho o direito à cidadania mas estou tentando pelo meu marido, que tbm é descendente de italianos por ambos os avós, maternos e paternos. Quero deixar esse direito, a dupla cidadania, para minhas filhas, para que, se mais tarde quiserem sair do Brasil, o façam da maneira correta. Bem, a verdade é que, Sagabook está se tornando um livro de cabeceira, onde eu posso consultá-lo antes de dormir e sonhar com a Itália, e agir – pois ele mostra que é possível tornar esse sonho real. Muito obrigada, Fábio!!!

      Responder

    556. Muito bom! Bem explicado! Melhor,
      impossivel!Tenho todos os docts mas estou receosa de fazer sozinha. Já estive 4 vezes na Itália , fiz alguns trechos sozinha mas como quase não falo italiano, a paura é grande! Acho que é a idade! rs

      Responder

    557. Baixei recentemente e ainda estou “estudando” todo o material: mas do que já vi é excelente, muito didático e muito bem organizado; certamente me ajudará bastante neste processo. Parabéns ao Fábio pela iniciativa e a nobreza em disponibilizar um material tão rico a todos os interessados! Ah, e estou começando a companhar a série no Youtube!

      Responder

    558. É um baita conteúdo. E tem me ajudado demais a fazer o processo sozinho tirando tu que é dúvida.

      Responder

    559. Boa noite Fabio, não sei o que aconteceu mas não recebi o Sagabook 2017, pode me ajudar? Muito obrigado.

      Responder

    560. Sagabook será minha Bíblia na Itália quando eu for solicitar minha dupla cidadania sem assessoria!!

      Responder

    561. Obrigada Fabio.
      O material é excelente. Completo e muito detalhado.

      Responder

    562. Muito obrigado, Fabio!
      Tem nos ajudado bastante, o material é excelente.Admiramos seu trabalho, forte abraço!

      Responder

    563. Estou feliz pelas informações contidas no SagaBook. Estou começando minha saga pela cidadania italiana agora e, sem duvidas, com esse livro tenho as direções certas pra ir, não estou mais perdida! Outra coisa bacana, que acho que vale a pena falar aqui para aqueles que estão começando sua saga agora também, é que eu imaginava que era SUPER MEGA DIFÍCIL conseguir cidadania italiana, porque todo mundo fala que é super dificil, complicado, caro (blá blá blá). Mas cara, final das contas, eu to vendo que nem é tão complexo. Realmente, quem é interessado e tem força de vontade CONSEGUE! Nós vamos conseguir, se Deus quiser! E o livro da Saga está no ajudando muitooo! Obrigada pelas informações e pela disponilibidade do material de forma gratuita!

      Dio vi benedica

      Responder

    564. Fábio, sensacional!!!!! Não sou descendente, meu marido sim que é o interessado (neto de italianos) e consequentemente minhas filhas!!! Mas estou encantada com a riqueza e a simplicidade com que nos passa as informações. E com suas dicas acabei descobrindo que temos em casa, os doctos dos avós do meu esposo. Creio que isso facilitará no processo. Já é um começo, não é mesmo???

      Responder

    565. Olá Fábio ! Muito esclarecedor o seu guia ´´Saga Book´´.

      Obrigado pelas dicas!!

      Responder

    566. O Consulado de Belo Horizonte(MG) nas suas orientações(site), diz que certidões italianas não devem ser retificadas. Apenas documentos de requerentes vivos são retificados para fins de cidadania(processo no Brasil).
      Na certidão de óbito do bisavô, por exemplo, consta que ele faleceu com 63 anos, mas na verdade foi 73.
      O meu avô (já falecido) se casou com 21 anos, mas na certidão consta 20.
      São esses erros materiais que não sei se o Consulado aceita.
      Reparando, são erros na “declaração da idade”.
      As datas (dia/mês/ano) estão corretas e uniformes em todas certidões.

      Gostaria da sua opinião.

      Atenciosamente, Cristiano Gherardi

      Responder

    567. Caro Fábio Barbiero,

      Estou e relendo seu “Sagabook”. É um manual excelente. Está me ajudando muito no meu processo (consular/no Brasil).

      Muito Obrigado, Cristiano Ghirardo

      Responder

    568. Uma pessoa tão bem intencionada como o Fábio para desenvolver tamanho material, rico em imagens que facilitam em 99% a sua jornada, é difícil, é raro encontrar hoje, ainda mais algo gratuito! Sempre ouvi que o trâmite da cidadania é muito burocrático, difícil, pra não se dizer quase impossível tirar. Porém com esse material eu vi que é uma questão de planejamento e dedicação. Com isto o processo se tornará relativamente fácil para você. Eu achei incrível e fico muito grato ao Fábio por todo o tempo dedicado em seu material e nos vídeos no youtube. Deixo aqui um abraço e o meu agradecimento.

      Responder

    569. Baixei e digo que é um excelente e importante material para orientação no processo da cidadania. Muito bem redigido e muito prático. Estava a um tempo procurando materiais na internet e não achei nada tão completo e bem explicado como o sagabook. Parabéns pelo trabalho.

      Responder

    570. Olá Fábio,
      Primeiramente quero lhe agradecer imensamente. Ainda não peguei minha cidadania Italiana, mas é questão de tempo. Creio que virá (pensamento positivo, energia positiva).
      Você e um ser do bem, e esse seu trabalho está sendo maravilhoso. Gratidão ❤
      O SAGABOOK É SIMPLESMENTE ÓTIMO. Tem muitas informações importantes, bem explicado, de fácil leitura. Um super aliado.
      Meus parabéns. 👏 Espero um dia te agradecer pessoalmente na Itália viu!? Hehe
      Abraços

      Responder

    571. Material extremamente rico em informações e detalhes! Agora mãos a obra!!

      Responder

    572. Adorei! Detalhado e muito claro! Li mais da metade do livro em duas horas. Obrigada!!

      Responder

    573. sim gostei muito …gostei ainda mais do presente que recebi agora pouco…

      Responder

    574. Bastante detalhado, já ajudou a entender a complexidade do processo, mas ao mesmo tempo mostra que com esforço e paciência é possível!

      Responder

    575. Que livro fantástico que está me ajudando a fazer a cidadania sem assessor, pois já fui enganado por um. As video aulas tb estão incríveis juntamente c os materiais didáticos. Muito obrigada por tudo, Fabio! Sucesso p você! E parabéns por ajudar tantas pessoas a realizar seus sonhos!

      Responder

    576. Olá Fabio e leitores, adorei o Sagabook e o blog, são de extrema importância na minha vida pois estou fazendo tudo sozinha, pretendo fazer a assinatura em breve para acrescentar o meu conhecimento. Obrigada por disponibilizar seu conhecimento é de grande valia para muitas e muitas pessoas, abraços.

      Responder

    577. Ola Fabio,
      O que dizer do Sagabook que ja não seja de conhecimento publico? rs
      Seu material e o mais completo e atualizado conteúdo que existe sobre cidadania. Alem disso exprime o cuidado e carinho que você tem com todos aqueles que estão em busca deste sonho. Falar algo mais seria mera redundância. Parabéns!

      Responder

    578. Iniciei meu contato assistindo aos vídeos. No início eu achei meio maçante por ser muito prolixo, porém, sem deixar de ser didático e, sobretudo, pelo conteúdo e pelo altruísmo propostos. Assisti a todos os vídeos, li o sagabook e comprei o livro, inclusive coo o propósito de homenageá-lo. Parabéns pela disposição e obrigado por todas as suas orientações, inegavelmente utilíssimas.

      Responder

    579. Acho que assisti uns 50 vídeos deste cara, o Fábio, muito senso de solidariedade e coletividade. Ensina tudo que sabe, posta na rede e ainda manda apostila sem pedir nada em troca. Eu e meu irmão somos seus fãs. Que você tenha muita energia, fé e um retorno merecido por seu amor a colônia italiana brasileira. Depois de estudarmos todo o material elaborado por vc, percebemos que o apoio de alguém que já trilhou o caminho antes de nós será indispensável, contamos com você. Che Dio vi benedica e restituire la tua gentilezza tutto il senso della sua vita. Grazie di tutto.

      Responder

    580. Excelente material para todos os que estão em busca da cidadania italiana! Bem explicadinho, bem didático! Parabéns Fabio e muito obrigada pela ajuda!

      Responder

    581. Muito bom o material, tem me auxiliado bastante, e de interpretação fácil

      Responder

    582. Muito bom o material. Já obtive a cidadania, mas gostei das dicas em uma viagem para a Itália.
      Obrigado.

      Responder

    583. Oi Fábio! Baixei o manual nesta última semana e ele é incrível. Muito prático, objetivo, mas também super detalhado. Ainda estou lendo, mas estou certa de que me ajudará muito. Parabéns pelo trabalho, dedicação e generosidade. Muito sucesso para ti. Abraço 😀

      Responder

    584. Olá Fábio!! Quero te agradecer por toda a ajuda que vc da pra gente, muita gratidão mesmo!! Estou reunindo todos os documentos necessários para embarcar nessa nova vida!!! Que sem a tua ajuda tão esclarecedora não sei se seria possível! Uma pergunta a te fazer : tenho uma bebê de 6 meses, quando eu for para Itália posso levá-la cmg, visto que é mto pequena e não posso deixá-la?…

      Responder

    585. Baixei a versão 2017, excelente! Tenho feito progressos dias após dias, vamos chegar lá a tão sonhada cidadania italiana. Um abraço! Excelente material de apoio!

      Responder

    586. Ja li o Saga book e com ele consegui encontrar todas as certidoes no Brasil e agora esta faltando apenas as italianas .

      Responder

    587. Material muito bom para quem é leigo no assunto. Bem explicativo, simples e direto.
      Parabéns pelo trabalho!

      Responder

    588. A pouco tempo venho acompanhando o a Saga, confesso que pelo pouco tempo já pude perceber o trabalho que o Fabio vem fazendo, um trabalho sério, honesto, onde percebo que o seu objetivo é realmente ajudar as pessoas, todos os seus conteúdos são de ótima qualidade sem falar no Sagabook que supera qualquer expectativa. Obrigado Fabio Barbiero!!! Parabéns e sucesso sempre!!!

      Responder

    589. Estou adorando a saga,cada dia aprendo mais. Muito obrigada Fábio…

      Responder

    590. Muito bom, muito explicativo , muito obrigada Fabio por dedicar seu tempo a nos ajudar .

      Responder

    591. parabens fabio .seu material é muito eficiente para nos que estamos na busca da nossa cidadania ,pois muitas duvidas conseguimos esclarecer graças a voce ..parabens mais uma vez.

      Responder