Saúde na Italia – Explicações Gerais

Ciao a tutti

Hoje inauguro a sessão Saúde na Italia, um tema bastante importante não apenas para quem pretende vir realizar o reconhecimento da cidadania italiana, mas também para quem já é cidadao italiano reconhecido e pretende viver aqui.

O sistema público de saúde aqui na Italia é gratuito a todos os cidadãos residentes, e é mantido através de verbas públicas, assim como do pagamento do ticket sanitário, que explicarei sobre ele mais adiante.

A primeira medida necessária para ter acesso ao Servizio Sanitario Nacionale (SSN) é fazer a inscrição no mesmo. Podem se inscrever todos os cidadãos italianos residentes na Italia, e também os cidadãos estrangeiros legalmente residentes.

Por legalmente residente, entende-se um cidadão inscrito no anagrafe com um permesso di soggiorno válido.

O órgão competente para a inscrição chama-se ASL – Azienda Sanitària Locale (Empresa de Saúde Local) e praticamente em todas as cidades italianas existe uma sede da ASL onde é possível efetuar esta inscrição.

A INSCRIÇÃO NO SISTEMA DE SAÚDE

Como expliquei anteriormente, existem duas categorias de pessoas que podem se inscrever no sistema de saúde: os cidadãos italianos e os cidadãos estrangeiros que vivem legalmente aqui.

Quem vem realizar o processo de reconhecimento, até que tenha a cidadania reconhecida, não se enquadra em nenhuma destas categorias, pois vocês sabem que nós não necessitamos de nenhum tipo de permesso para realizar o processo de reconhecimento.

Logo no nosso caso, não é possível se inscrever no sistema de saúde até que o processo seja finalizado e você obtenha o seu reconhecimento.

Já aos cidadãos italianos reconhecidos, vamos ao passo a passo para obter a sua inscrição.

A primeira coisa a ser feita é reunir os seguintes documentos:

  • Documento de identidade italiana;
  • Comprovante de residência na Italia (se for o mesmo que consta na carta d’identità basta apresentar a CI);
  • Codice fiscale.

Com os documentos listados acima, basta ir até a ASL da sua região.

Ao comparecer no guichê, o funcionário vai cadastrar os seus dados e te perguntará o nome do médico di base (também conhecido como medico di famiglia).

Caso você não tenha indicação de nenhum médico, sugiro que o escolha com base na distância da sua residência.

Este médico será aquele que te acompanhará durante a sua vida, todo e qualquer tipo de procedimento, pedido de exame ou receita será feito através dele.

Após a escolha do médico, o funcionário vai imprimir uma folha com o endereço e os horários de atendimento do consultório dele, e vai imprimir também a sua tessera sanitaria provisória.

A TESSERA SANITARIA

A tessera sanitària é o documento que atesta que você é inscrito no sistema de saúde italiano.

Ela deverá ser exibida sempre que voce for ao hospital, na farmácia para comprar medicamentos e para marcar exames e cirurgias.

Após a sua inscrição, dentro de algumas semanas, chegará na sua casa o cartão magnético, como este da figura abaixo:

Explicaçao da Tessera Sanitària pelo Ministero della Salute

Na frente dela consta o seu nome, seu sobrenome, o local e a data de nascimento, sexo e o número do codice fiscale.

Na parte de trás, além da tarja magnética e do código de barras, consta a identificação do país em que foi emitida e também os dados da ASL de referência.

ALGUNS DADOS SOBRE A SAÚDE ITALIANA

saúde na Italia

 

Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde publicada em 2002, a Italia oferece o segundo melhor sistema de saúde pública do mundo, considerando a relação entre os custos, a eficiência nos procedimentos e o acesso à populaçao, perdendo apenas para a França.

Além disso, a Italia está entre os países com o número mais elevado de expectativa de vida, com a média de 82,3 anos e mantém taxas abaixo da média européia em casos de morte por infarto, asma, ictus e outras tantas doenças pulmonares.

Uma das coisas que mais nos chamaram atenção quando nos inscrevemos pela primeira vez, foi que logo em seguida, a minha companheira recebeu em casa, uma carta da USL, convidando-a a realizar gratuitamente o Pap-Test, para individualizar e prevenir tumores e outras doenças relacionadas.

Mais recentemente, o seu pai veio à Italia realizar o processo, e poucas semanas antes de ser reconhecido, também recebeu aqui em casa uma carta, desta vez para a realização e controle do exame de próstata, já que ele já está na idade considerada para os testes periódicos.

Não foi necessário nenhum tipo de pedido da nossa parte, ou de qualquer outra intervenção.

O próprio sistema informático do Ministero della Salute, verificou que não constava no sistema o resultado dos exames destes dois novos cidadãos cadastrados no sistema e automaticamente enviou os respectivos convites.

Como se tratam de exames importantes, sequer é necessário marcar agendamento, basta comparecer no horário de atendimento, aguardar ser chamado e realizar o exame.

O resultado do exame dela chegou pelo correio alguns dias depois da realização do teste.

A propósito de exames, recentemente fiz os exames de sangue e contei como foi neste artigo.

E não deixem também de ler o artigo “Como marcar exames e comprar remédios na Italia“, que os ajudará a entender ainda mais os conceitos aqui descritos.

Um grande abraço e bóra cuidar da saúde!

79 Comentários


  1. Fabio, apenas para atualizar! quem está em espera da cidadania pode sim fazer a tessera! Precisa levar a ID provisoria ( pode ser feita no anagrafe, depois de confirmada a residencia), e o permesso em attesa di cittadinanza, mesmo que dispensado, paga 30,00 e é só levar o protocolo que eles aceitam). Basta saber se vale a pena pagar os 30,00 pelo permesso, o se vale a pena esperar terminar o processo! Arrivederci!

    Responder

    1. Meu esposo tem ermesso di soggiorno válido porém ainda não foi concluído o registro de residência, mas conseguiu fazer a tessera.
      Eu fui recentemente reconhecida como cidadã italiana, hoje fui com os mesmos documentos que ele (contrato de aluguel, etc) e minha identidade italiana e a moça não deixou eu fazer a tessera, alegando que preciso ter primeiro a residência concluída.
      Resultado, voltei pra casa chorando! Um ano morando na Itália e os únicos documentos que consegui até o momento foi a identidade de papel e codice fiscale (emitido com minha data de nascimento errada, estou aguardando a data do agendamento pra fazer a correção). A burocracia daqui não é para amadores.


    2. Não entendi: você mora há um ano aqui e ainda está em processo de residência?


  2. Oi Fabio tudo bem?
    Então, estou na Itália esperando meu permesso di soggiono (por reunião familiar) e o meu seguro saúde do acordo com o Ministério da saúde venceu. Como não trabalho mais no Brasil não posso renovar. Você tem indicação de algum seguro saúde ou assistência saúde internacional que eu possa fazer? Já pesquisei várias mas todas dizem que preciso ainda estar no Brasil para contratar.

    Obrigada

    Responder

    1. Para CDAM do INSS, tem a opção de pagar somente 1 parcela como INSS facultativo, lembrando que tem a opção de passar para filhos e cônjuge


  3. TESSERA SANITÁRIA EUROPEA

    Olá Fábio! Primeiramente parabéns pelo blog e pelo Sagabook 2017. Realmente são de grande ajuda.

    Como mencionado no artigo, depois ter o reconhecimento da cidadania e possuir a CI, posso solicitar a Tessera Sanitária Italiana, que é válida na Itália. Porém, depois do processo de reconhecimento, pretendo viver em outro país da UE e por isso tenho que fazer a inscrição no AIRE.

    Minha dúvida é se existe alguma Tessera Sanitária Europea. Um exemplo prático:

    Sou reconhecido cidadão italiano, porém depois serei residente na Espanha. Como posso ter assistência médica na Espanha sendo cidadão italiano?

    Neste caso, tenho que solicitar a TESSERA SANITÁRIA italiana para depois ter assistência médica em outro paìs da UE?

    Obrigado!

    Responder

  4. Oi, Fabio!
    Eu estava pesquisando sobre a tessera sanitária e pretendo fazer. Eu tenho que ser residente italiana há um tempo mínimo ou posso fazer por exemplo na mesma semana que chegar? E se eu morar com o meu namorado italiano, posso levar um comprovante de residência que esteja no nome dele? Obrigada!

    Responder

    1. Olá Debora somente cidadãos italianos residentes na Italia podem solicitar a tessera sanitária OU cidadãos estrangeiros com um permesso di soggiorno válido. Abraços


  5. Fabio, obrigado pela atenção e resposta! Me desculpe a insistência no assunto, mas acredito que essa seja uma dúvida que muitos cidadãos italianos residentes no exterior tem, e que por ser muito difícil encontrarmos fontes confiáveis na internet, temos que recorrer a você…
    Acabei ficando confuso com sua resposta, pois você respondeu ao Adriano aqui nesta mesma página, que “O sistema de saúde é garantido apenas aos cidadãos residentes aqui” e que ele precisaria fazer um seguro saúde estando a turismo aí na Itália.
    Entendo que fazemos o seguro saúde apenas para emergências, e uma vez tendo direito ao atendimento emergencial, talvez este seja suficiente, não sei…e infelizmente não consigo encontrar informações confiáveis e precisas na internet… Portanto, se você puder esclarecer melhor o assunto quanto à quais direitos realmente um cidadão italiano residente no exterior tem com relação ao assunto “Saúde” quando está temporariamente na Itália (ou na União Europeia), para aí então poder decidir se compra ou não um seguro saúde ao viajar à Itália, agradeceria muito! Abraço e obrigado!

    Responder

  6. Olá Jonas todo e qualquer cidadão que precisar do atendimento de urgência aqui na Italia será atendido no pronto socorro, portanto fique tranquilo em relação a isso, ok? Abraços

    Responder

  7. Fabio, podem acontecer mudanças do médico di base? Passsado um tempo, por alguma razão desejo mudar de médico, sem mudar minha residência. É possível? Em sendo, já viu acontecer?

    Responder

  8. Oi Fábio, mais uma vez quero agradecer as dicas e informações que você postou e que se não fosse algumas delas creio que não teria obtido minha cidadania há 3 anos. O caso é seguinte, vamos eu e minha esposa, também com cidadania italiana, fazer um giro de 21 dias pela querida Itália em abril. Sendo residentes no exterior, inscritos no aire de São Paulo, temos como usar o sistema de saúde se precisarmos ou é melhor fazer um seguro aqui no Brasil. Forte abraço e muito obrigado pelo seu trabalho e acima de tudo da gentileza com que nos atende.

    Responder

    1. Olá Adriano

      O sistema de saúde é garantido apenas aos cidadãos residentes aqui, logo vindo à turismo você deve trazer um seguro saúde, caso precise, ok? Um forte abraço e obrigado você pelas palavras 🙂


  9. Parabéns pelo blog,
    uma questão que podes me ajudar
    estou indo passar um ano em Verona (estágio Pós doutorado), tomo alguns remédios de uso continuou (não são os traja preta), pergunto se teria algum problema com alfandega/aeroporto se eu levar a quantidade para uma ano do medicamento (aproximadamente 12 caixas)

    abraços

    Responder

  10. Quero registrar que você escreve e explica tudo muitissímo bem. Você é o melhor!
    Adoro ler seus artigos. Parabéns!

    Responder

  11. Bom dia Fabio,
    preciso saber se como cidadã Italiana posso residir em Portugal?Basta pedir uma carta declaratória para meus amigos (onde inicialmente vou morar?)e assim pedir cod fiscal e de saúde publica em PORTUGAL ? no consulado OU VOU PRECISAR DE SSN ITALIANA???? e terv q fazer esse pedido na Itália?
    MORO AGORA NO Brasil, posso inicialmente fazer esses pedidos no consulado? estarei indo a Portugal esse fim de ano passarei uns 40 dias na Europa por isso preciso saber se poderei usar o serviço público de saude??? e como tirar–lo.
    Cristina Palermo

    Responder

    1. Olá Cristina tudo bem?

      Infelizmente não conheço a legislação portuguesa, recomendo que entre no site do departamento de imigração português e verifique lá quais os procedimentos que necessita, ok? Abraços


    2. Olá Fabio,
      Gostaria de saber se tenho direito a assistencia médica gratuita na Espanha. Tenho passaporte italiano, e sou pensionista italiana também, morava na italia, mas transferi minha residencia para o Brasil. Portanto não possuo mais a Tessera Sanitária. Quero morar por um tempo na Espanha, e essa é minha dúvida de como ter assistência gratuita. Será possível, pois faço parte da UE.
      Um abraço!


    3. Entre no site do governo espanhol e se informe lá, aqui tratamos apenas dos procedimentos na Italia.

      Abraços


  12. Olá Fabio, por que quem está na Italia para reconhecer a cidadania dentro dos 90 dias não pode ser considerado estrangeiro legalmente residente?! Não faz sentido dizer que nossa residência só é legal após ter o permesso di soggiorno per attesa di cittadinanza, pois o Ministero dell´Interno não estabeleceria numa circular algo que é ilegal, não é verdade? É errado a ASL exigir que esperemos o fim do processo ou que tenhamos o PdS para fazer nossa inscrição.

    Responder

    1. Cidadão legalmente residente = cidadão com permesso di soggiorno in corso di validità. Ao invés de criticar o sistema que não nos permite fazer a tessera sanitária, agradeça que existe uma circular que nos dá direito a solicitar a residência sem um permesso di soggiorno válido.


  13. Fábio, e os planos de saúde particulares? me proporam o Generali Italia por 180 euros o ano. Os planos particulares funcionam como na Itália?

    Responder

    1. Nunca conheci um italiano sequer que utilize algum tipo de seguro particular e isso sequer faz sentido, temos o melhor sistema de saúde público da Europa!!!


    2. Em 2023, sou italiana, inscrita na Aire do Brasil. Pretendo ficar 5 meses entre Itália e Espanha (maior parte do tempo na Itália, mas passar uns dias na Espanha). Não encontro um seguro ou plano que cubra emergência por mais de 90 dias e os que dizem ser por 365 dizem que só cobrem viagens de no máximo 30 dias cada uma dentro dos 365. Alguém sabe como posso proceder? Quando me inscrevi na Aire, o procedimento demorou aproximadamente 1 ano. Não vale a pena entrar com pedido e depois voltar para a Aire…


  14. Oi Fabio, para mim a coisa ainda está confusa. Tenho a cittadinanza há 15 anos e estou morando no Brasil. Sou aposentado, assim como minha esposa austríaca. Tenho uma filha morando em Barcelona e pretendo passar um ou dois anos por lá, só que a Espanha , embora me de um permiso para morar, não me dá uma tarjeta sanitaria, porque não sou espanhol. Nesse caso como posso viajar pela Europa com cobertura de saúde? A única maneira (se eu não tiver um plano privado)julgo que seria utilizar uma Tessera italiana, pois é a única a que tenho direito. Eu achava que se morar 3 meses em uma cidade da italia, por exemplo, em Brescia, antes de ir a Espanha, de posse daidentidade e do permesso, eu conseguiria a tessera sanitária.. Estou errado? Como fazer?

    Responder

  15. Olá Fabio!
    Gostaria de perguntar um dúvida sobre a questao do sistema de saude italiano/europeu: é possível receber um cartao de saude italiano/uniao europeia sendo italiana e sem nunca ter residido na itália?

    Meu caso é o seguinte: sou brasileira, morei em Berlim por 3 anos com uma bolsa de estudos do governo alemao que incluia seguro-saude e que acabou de terminar. Vim para o Brasil de férias buscar meu passaporte italiano (após 10 anos de espera!) e já vou voltar pra Alemanha no final do mês. Porém, nesse meu retorno estarei sem emprego por algum tempo e até a regularizacao da minha situacao financeira, gostaria de ficar por lá sem registro de residência, como uma cidada italiana ‘de passagem’, que pode ficar qto tempo quiser por lá.

    Nao sei se vc sabe, mas o sistema de saúde alemao é terrível. Se vc tem um emprego fixo, tudo certo. Porém, se vc é artista, freelancer ou qualquer outra categoria alternativa, vc está absolutamente ferrado. No sistema de saude alemao vc tem que pagar até pelo servico publico no mínimo €150/mes se for freelancer e daí nao importa se vc ganhou zero ou €1500 no mês. Se vc ganha acima de €1500 por mês, vc tem que pagar aprox. €400 pro sistema de saude. Nao é fácil e muita gente fica revoltada com a situacao, alemaes e estrangeiros.

    Uma amiga brasileira que mora em Berlim acabou de receber a cidadania portuguesa e solicitou por correio um tal ‘cartao de saude da uniao europeia’, que chegou rapido e é aceito normalmente na alemanha por algum tempo. Ela está grávida e está fazendo o pré-natal com esse cartao, já que solicitou o cartao alemao e após 2 meses ainda nao recebeu nada…

    Acha que existe esse cartao de saude da uniao europeia e que posso solicitar o meu na itália, mesmo sem ter residência lá?

    Responder

    1. Olá Mari

      Você se refere a tessera sanitária, também conhecida como TEAM. Porém é um documento emitido apenas a quem é residente aqui na Italia e não só isso: o requerente também deve ser inscrito no sistema sanitário italiano – portanto infelizmente se você nunca residiu aqui na Italia – mesmo sendo cidadã italiana não tem como obtê-lo.

      Abs

      “La TEAM, viene rilasciata, in linea di principio a tutte le persone iscritte e a carico del Servizio sanitario nazionale (SSN) in possesso della cittadinanza italiana che hanno la residenza in Italia.”


  16. Oi Fabio… Moro na Irlanda e ja tenho a minha cidadania Italiana. Eu conseguiria tirar minha carta sanitaria aqui no consulado Italiano da Irlanda ou eu teria que estar morando na Italia, sendo q eu ja sou uma ^italiana^. Obrigada

    Responder

    1. Olá Wanessa

      Sim, basta ser inscrita no consulado italiano como residente e solicitar ali mesmo a carta d’identità italiana.

      Abraços


    2. Oi Fabio, nao tinha lido direito sua resposta, eu ja tenho minha identidade, eu digo sobre a Tessera Sanitaria, posso tirar no consulado aqui na Irlanda?


    3. A tessera sanitaria italiana é emitida (e válida) apenas aqui na Italia, portanto não acredito que ela seja emitida em outro pais, até porque se você é residente na Irlanda vai usufruir o serviço de saúde dai, não é mesmo?

      Abs


  17. Olá! Sou brasileira com cidadania portuguesa. Não consegui solicitar a SSN pois não sou residente. Moro com meu namorado italiano há menos de 3 meses na Italia e nao trabalho, segundo os orgãos responsaveis, eu teria que apresentar um contrato de trabalho ou estar casada com um italiano para ser residente e ter acesso a SSN. Está certo isso?

    Responder

    1. Sim, está certo: ou você consegue um emprego com contrato, ou tem que retornar ao seu pais, conforme expliquei na resposta que te dei em outro tópico.

      Abraços


  18. Fábio, achei esse seu artigo na internet e gostaria de tirar uma dúvida. Sou cidadão italiano, irei para a Itália em julho para ficar um mês lá e eu gostaria de obter a tessera. Como eu faço (se possível) para obter o certificado de residência? Além disso, depois de lá, vou para Bélgica ficar seis meses lá. A tessera continuará válida como TEAM, né? Muito obrigado desde já!

    Responder

    1. Olá Vinny

      A tessera sanitária é um documento que serve apenas para os cidadãos residentes – ou seja, aqueles que efetivamente tem um imóvel e inscrevem-se como residentes no comune (com a visita do guarda municipal), portanto você não pode vir aqui apenas para requerer a tessera, que entre outros NÃO É VÁLIDA FORA DA ITALIA COMO DOCUMENTO DE SAÚDE. Se você pretende viver na Bélgica, é lá que deve solicitar o documento de saúde.

      Abraços


    2. Opa, a minha está vencida e eu trabalhei 5 anos viajando pela na Grécia, Croácia, Eslovênia, Albania, Montenegro, França, Espanha, Portugal e Holanda. O meu empregador disse que era válida em todos esses países


  19. Oie Fábio, tudo bom? Estava lendo aqui no blog sobre a tessara sanitaria e gostaria de tirar uma dúvida, pra eu fazer a tessera tenho que pagar algum valor ou é só apresnetar os documentos que você mencionou e pronto? obrigada e bom 2013 🙂

    Responder

    1. Ola Fernanda

      A emissao da tessera sanitària è gratuita, voce sò pagarà os serviços médicos caso utilize.

      Abraços e um feliz 2013 pra voce também 😉


  20. Fabio “Saga” Barbiero,
    obrigado pela resposta. Como sempre vc é muito eficiente no que faz e acho mesmo que vc deveria ser indicado para um Nobel desses aí de ajuda humanitária, sem hipocrisia, pq esse seu trabalho, tenho te acompanhado há alguns anos, embora vc não me conheça, tem ajudado centenas, senão milhares de pessoas que buscam esperanças em sua vida. Parabéns, eu te nomeio “Paladino dos italo-brasiliani desamparados”, com todo respeito. Um forte abraço e sei que um dia vc será muito mais reconhecido por ser pai fraterno de muitos italo-brasiliani. Grazie mille!! Atte,
    Nivaldo Marcolino.

    Responder

  21. Grande Nivaldo, tudo jòia?

    Nao, a tessera sanitària para tratamentos sò è valida na Italia – nos outros paises do bloco ela funciona como um seguro-viagem apenas.

    Cada pais tem o seu equivalente da ‘tessera italiana’ e se voce vive num destes paises, deve providenciar. Existe sim tratamento dentàrio publico na Italia, mas nao è tao eficiente quanto os outros serviços.

    Forte abraço!!!!

    Responder

  22. Olá grande Saga!!
    Amigo, uma dúvida q não está bem clara nas explicações sobre saúde. Vou mandar: O cidadão italiano que não vive na Itália, que vive em outro país como a Inglaterra ou até mesmo no Brasil, pode fazer a Tessera sanitária e o Códice Fiscale? Isso p o caso de um cidadão italiano no exterior precisar de um tratamento na Itália. Com a Tessera o cidadão italiano pode se tratar mesmo na França ou qualquer país UE, ainda que não more na europa? Não existe tratamento público dentário na Itália? Um grande abraço e desde já agradeço sua atenção. Atte,
    Nivaldo Marcolino, cidadão italiano de Pavia na Lombardia.

    Responder

  23. Ola Giulia

    Efetivamente se voce apenas aluga um quarto voce nao è residente, apenas ocupa um espaço num imovel. Para ser residente, voce precisa ir ao comunee e solicitar sua inscriçao anagrafica, porém è necessàrio que voce tenha um contrato de affitto ou pelo menos que o proprietàrio te deixe fixar a residencia, fazendo uma carta d’ospitalità pra voce.

    Abraços

    Responder

  24. Olá Fábio,

    parabéns pelo trabalho no blog! Será que você poderia me ajudar?! Eu sou cidadã italiana, mas só possuo o passaporte italiano. Agora estou morando na Itália, em Milão, e alugo um quarto em um apto. Preciso fazer a Tessera mas não sei como comprovar a residência aqui, já que o contrato não está no meu nome. Obrigada!

    Responder

  25. Ola Anonimo

    A TEAM sò è emitida aos cidadaos italianos residentes aqui na Itàlia e sò serve no exterior para italianos que estao temporariamente fora, afim de garantir eventual cura médica.

    E’ importante lembrar que a Tessera Sanitaria Européia nao tem o mesmo efeito no exterior: enquanto aqui na Itàlia ela serve como instrumento entre o cidadao e a rede pùblica de saùde, no exterior ela serve APENAS como seguro saude.

    Abraços

    Responder

  26. Caro Fabio, já sou cidadão mas vivo em Paris e estou inscrito no AIRE corretamente. Porém, quando eu estava na Itália, nem passou pela minha cabeça obter a TEAM porque eu não conhecia o sistema europeu. Como faço para obter minha TEAM daqui de Paris? Consigo faze-lá pelo consulado?

    Responder

  27. Ola Thiago

    O CDAM è um documento sanitàrio especifico para ser utilizado no pais para o qual foi solicitado!!! Se voce pretende viajar para outros paises da Europa – o CDAM nao tem nenhuma validade, recomendo que voce faça um seguro viagem tipo Schengen, que terà cobertura em toda UE.

    Abraços

    PS. Como voce enviou a mesma dùvida por email, aquele foi deletado, pois dùvidas enviadas em duplicidade serao respondidas apenas atravès do blog – para ajudar outras pessoas que tenham a mesma dùvida 😉

    Responder

  28. Olá Fábio, tudo bom?

    Estarei indo passar 1 ano em Pisa(Intercâmbio na Universidade), eu já fiz o seguro CDAM, já dei entrada no visto de estudante, mas eu tenho uma dúvida, no período que eu estiver na Itália para viajar para outros países da Europa eu preciso fazer outro seguro aqui no Brasil ou aí na Itália? meu voo tem escala na França,lá no aeroporto de Paris eles podem questionar que o CDAM não é válido para a União Européia?
    Desculpa o incomodo Fábio
    Abraços !

    Responder

  29. Gustavo

    Depende do tipo de visto de estudo: no site do Ministero degli Esteri cita que para vistos de bolsistas è necessàrio ter a assistencia sanitària, no caso do visto para matricula universitàrio nao.

    De qualquer forma, è importante verificar com o proprio consulado italiano onde voce està solicitando o seu permesso, se para a emissao do mesmo è necessàrio apresentar o seguro.

    Lembrando que independente do tipo de visto, è possivel fazer o CDAM gratuitamente – caso voce seja contribuinte INSS – com validade de atè 1 ano.

    Abraços

    Responder

  30. Ciao Fábio.

    Uma dúvida:
    Para entrar na Itália com visto de 1 ano, eu sou OBRIGADO a contratar um seguro saúde ou eu posso entrar no país para depois ir na ASL e pedir a minha Tessera?

    Responder

  31. Ola Day

    Voce nao precisa sequer do IB-2 para solicitar sua tessera sanitària, como voce citou voce jà é detentora de permesso di soggiorno, certo?? Se sim, basta apresentar o permesso na ASL e escolher o seu médico di famiglia…

    Abraços

    Responder

  32. Oi Fabio,
    Gostei do seu blog e espero que possa me ajudar…
    eu estou morando na Italia a quase um ano e tenho que renovar meu permesso di soggiorno….
    Porém durante esse quase um ano nao fiz minha registraçao no ASL (pq nao sabia que deveria ser feita) pq tenho o certificado IB-2, e vi que é necessario apresentar algum tipo de seguro saude pra renovaçao…
    Vc saberia me dizer se terei problemas em relaçao a isso? Ou so com a renovaçao do IB-2 eu resolvo minha situaçao?

    Obrigada _:)

    Responder

  33. Ola Paula

    Se voce nao tem cidadania italiana, deve fazer um seguro, pois dependendo do oficial de imigraçao que voce pegar, te exigirà. Lembrando que caso voce nao tenha um visto italiano no seu passaporte sò pode permanecer 90 dias legalmente no pais. Abs

    Responder

  34. ficarei em uma residência universitária por 6 meses na itália e depois irei ficar em outra em portugal por mais 6 meses.
    posso fazer esse seguro mesmo assim? Obrigada

    Responder

  35. Fabio, grazie mille. Agora que ja fiz a declaraçao de presença aqui em Pescara posso fazer o processo em outro lugar? Se sim, voce sugere algum? Como faço para conhecer melhor o seu trabalho, seus preços, onde devo ir para tratar da cidadania com sua ajuda (caso ainda possa tratar disso em outro lugar)? Desde ja agradeço. Bacio. Carol

    Responder

  36. Ola Carol

    Sim, essa regiao onde voce està é conhecida por ser complicada para os processos de cidadania. Além disso voce nao precisa de nenhum tipo de seguro para fazer seu processo, e o seguro de Portugal é valido sim aqui, eu jà fiz declaraçoes de presença para clientes que viviam em Portugal e tinham o seguro europeu de saude!!!

    Abraços

    Responder

  37. Ciao Fabio. Espero que esteja bem. Primeiro, parabéens pelo blog. Segundo, minhas duvidas, se puder ajudar-me agradeço muito. Estou em Pescara para solicitar o reconhecimento da minha cidadania italina, mas nao tratei da documentaçao para ter acesso a assitencia medica aqui. Como vivia em Portugal pensei que o seguro de saude privado que tinha la seria valido aqui, o que nao é o caso. Agora devo fazer um seguro privado. Sabe indicar-me algum? Aléem disso, sabe se Pescara é uma cidade em que o processo costuma demorar muito? Desde ja agradeço. Um abraço. Carol

    Responder

  38. Ola Fabio
    Eu perdi minha tessera sanitaria. Como faço pra obter uma segunda via? Eu tenho um documento que consta so o numero.
    Preciso informar na questura que a tessera foi perdida?
    Grata

    Responder

  39. Olà anonimo, aqui tudo òtimo!!!

    Nao vejo problemas nisso nao. A Luciana, minha namorada trouxe praticamente uma farmàcia e nao teve problemas.

    Aliàs, essa é uma observaçao interessante, além da bagagem ser muuuuuuuuuuito maior, geralmente as mulheres trazem muitos remédios, mamamia kkkkkkkkk

    Fique tranquila, que é super tranquilo, o màximo que pode acontecer é pedirem a receita, nada mais

    Abraços e boa viagem!!!

    Responder

  40. Olá tudo bem? Eu novamente, tenho algumas duvidas que se referem a saúde de alguma maneira. Conforme já havia te falado irei para ir ficarei por seis meses, irei pela IBERIA, ingressarei por Madrid. Minha duvida está pois pretendo levar uma caixa dos seguintes medicamentos paracetamol, diclofenaco, atroveran, saquinhos de chá para gripe, pastilha para garganta e também anticoncepcional (sete caixas referente ao período que vou ficar). Tenho receitas, mas tenho medo de levar, o que vc aconselha, alguns desses medicamentos são proibidos na Italia, novamente obrigada pela atenção abraços

    Responder

  41. Realmente a saúde italiana é ótima, é relativamente barata, mas ela não é gratuita, né, gente? Tem o Ticket (valor reduzido) para pagar, no caso de exames e de médicos especialistas. Claro que você pode fazer uma declaração “de pobreza” ou conseguirá isençao se tiver mais de 65 anos (se não estiver enganada…). Por exemplo, eu pago meus exames e meus remédios (baratos), mas minha mãe, que nem tem cidadania, só o soggiorno, não paga nada! Ela passou mal e foi para o hospital, fez exames completos, passou dois dias por ali e quando saiu não havia nada a pagar, por causa da isenção.
    Bjs! Rosa

    Responder

  42. LucasAllora, neste caso ela deve fazer a Cessione di Fabbricato colocando 'Ospitalita Gratuita' e basta! De qualquer forma a cessione deve ser feita em até 48 horas na questura (ou vigile dependendo da cidade). E leva a còpia que o policial vai devolver no comune e pede a transferencia da residencia!!!Absssssss

    Responder

  43. Ciao Laryssa tudo bem? Aqui tudo joia!!!Nossa, ainda nao mandaram?? Entre no link abaixo que é do modulo do Ministero degli affari Esteri e peça a eles para interpelar o consulado de Osaka sobre a demora no seu procedimento de cidadania italiana 'jure sanguinis'. Voce pode escrever em ingles, frances, espanhol além da lingua italiana, ou pode ligar diretamente atravès do nùmero +39 0636918899.Depois volte aqui pra nos contar sobre o resultado, ok?Abs

    Responder

  44. Oi Fábio! Obrigado pela resposta! Espero que mudem minha residência a tempo então… Outra coisa: vamos para o apartamento de uma amiga, que está vazio, de modo então que seremos hóspedes dela, quindi sem contrato. Isso basta para me transferirem a residência, certo? Do que precisamos? Uma carta dela declarando que nos hospeda é suficiente? Existe algum formulário pronto para isso? Obrigado de novo e um abraço!p.s.: parece que estou sumido porque de fato comento pouco, mas abro teu blog todo dia, junto com os jornais do brasil e da itália; já faz parte da minha fonte de informação quotidiana!

    Responder

  45. E ai Lucas tudo bem??? Tava sumido também, né rsrsDepende do proprietàrio da casa, o correto é pedir a alteraçao da residencia no comune, porém se o proprietàrio aceita manter sua residencia ali nao é um problema!!!Forte abraço!!!

    Responder

  46. Olá Fábio!!! Como estão as coisas por aí? Espero que esteja tudo bem. Bom, resido no Japão (já mandei algumas mensagens a vc, me desculpe pelos incômodos né?! rs), mas estou preocupada com o meu processo que está sendo feito por aqui. Dia 22 de Março compareci no Consulado Italiano em Osaka, para assinar o pedido de reconhecimento e até então eles ainda não enviaram os meus documentos (que será por malote diplomático). Mandei hoje um e-mail a eles e a pessoa responsável chegou de alguns dias de folga, ontem (dia 19), tive que insistir com a pergunta e ele falou que só mandaria os meus documentos na próxima remessa que será em Julho. Enquanto isso o consulado em Belo Horizonte está aguardando a minha documentação para mandar a non renuncia. O que vc acha? Tenho a sensação deles estarem fazendo um pouco de hora ou é realmente assim que eles procedem? Me desculpe realmente pelo incômodo e agradeço muito pela atenção. Abraços e até mais.

    Responder

  47. Olá Fábio! Uma pergunta sobre a residência: eu já tenho residência aqui, carta d'identità "provisória" e tudo mais, porém agora estou mudando de casa (na mesma cidade sempre) e, se tudo der certo, em alguns poucos meses (7 exatamente) tenho o appuntamento no consulado de SP e espero poder começar o meu processo. Preciso necessariamente trocar a residência ou posso deixar onde morava? Valeu, abraço!

    Responder

  48. Olá Fábio…Esse assunto é muito importante. Muitos viajam e nem se preocupam, mas é justo nessa hora que temos algum problema e precisamos de um médico.Ótimo post, muito explicativo!!! E como se diz, a Itália é muito reconhecida pela sua excelente rede médica.valeu!!!

    Responder

  49. Fabio…Para aqueles que nao sao ainda cidadaos italianos, a Tessera Sanitaria tem validade de 6 meses, devendo, apos a concretizaçao do processo de cidadania ou vencimento da mesma troca-la.Outra coisa legal que tem nela é o numero do Codice Fiscale, sendo assim, voce nao precisarà mais portar um papel com o numero do CP dentro do portafoglio..rs Vai ser util para os fumantes comprar o cigarra no tabachi automatico ou simplesmente pra fazer compras ou pegar alguma correspondencia na Posta.Abraços…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *