Tanti Auguri di Buon Anno 2011

Que tudo se realize no ano que vai nasceu, muito dinheiro no bolso, saùde pra dar e vender!!!

“Ano novo, vida nova” jà dizia o ditado. Nos ùltimos dias do ano que termina as pessoas jà começam a fazer planos para o ano que chega! Tempo de jogar coisas velhas fora, comprar novas e pensar que o ano que começa serà muito melhor do que o que termina!!!

Algumas tradiçoes que eu sempre vi no Brasil aqui na Itàlia também permanecem como comer lentilhas, estourar o espumante ao tilintar do relògio à meia-noite, comer uvas e frutas secas sao algumas das tradiçoes comuns entre os dois paises.

Algumas tradiçoes que recolhi ao longo do tempo que vivo aqui na bota coloco pra que voces conheçam e também possam me dizer se existe em alguma regiao do Brasil:

Zampone e Cotechino

A carne de porco é uma das mais nutrientes que existem, por isso é sempre ligada à fartura aqui na Itàlia. Por isso, o zampone e o cotechino estao sempre presentes na cena de ano novo, como promessa de um ano novo farto e abundante.

Zampone
Cotechino com lentilhas

Visco

Na noite de ano novo, colocar um vischio sobre a porta significa espantar os maus olhados e também os espiritos do mal. Melhor ainda é a tradiçao de beijar-se debaixo do vischio, para garantir um ano novo apaixonado…

Dinheiro no bolso

Jamais sair de casa no ano novo sem dinheiro no bolso. Fazendo isso, acredita-se que o ano serà “gordo”

Româ

Aqui chamada de melograno, a roma é simbolo de fertilidade e por isso deve ser comida junto com o amado, para garantir força extra para o pròximo ano.

Jogar coisas pela janela

Aqui na Toscana atualmente nao se faz mais, porém no sul da Itàlia, em lugares como Napoli é comum ver pratos e copos literalmente voar pela janela!!! O objetivo é jogar fora as coisas velhas para um inicio de ano melhor. Cuidado com a cabeça por ai rsrsrs

Roupas intimas vermelhas

No Brasil é comum estar de branco, seja a roupa social quanto à intima! Jà na Itàlia a cor da noite é o vermelho!!! Alguns dizem que a tradiçao começou na China, outros dizem que é por causa da cor dos mantos dos reis, nao importa: se quiser um ano novo pleno de energia e disposiçao, escolha um dos modelitos abaixo:


Momento de reflexao

Nao importa onde estejamos, neste periodo é comum pararmos um pouquinho para ver como foi o ano que està terminando e fazer algumas projeçoes e projetos para o ano que vai entrar!!!

Eu sò tenho a agradecer pelo ano que està terminando. Começamos o ano de forma brilhante e nestes ùltimos dias ultrapassamos a marca de 400.000 visitas no blog, o que significa que continuamos no caminho certo!!! Hoje protocolamos tres novos pedidos de cidadania e poucos minutos depois ainda houve o reconhecimento da cidadania de outro querido CAB (Cliente Amigo do Blog). Imaginem a alegria deste amigo, comemorando a virada de ano como cidadao italiano! Quantas conquistas, quantos novos amigos, quantas alegrias e quanto trabalho!!!

Desejos para 2011

Eu desejo um ano novo abençoado a todos voces que tem paciencia em acompanhar minhas aventuras e peripécias. Quero agradecer todos que me escrevem, todos que nos contratam para que sejamos os responsàveis pela busca de seus documentos e também nos fazem responsàveis pela realizaçao das suas pràticas de reconhecimento de cidadania italiana. Agradeço aos comunes onde trabalho, aos amigos e autoridades que fiz nestes anos, às familias e amigos italianos que nos receberam de braços abertos, e agradeço até mesmo aqueles que de uma forma ou de outra nao sao simpàticos com o trabalho que proporcionamos: pois estes sao importantes para nos fazer querer sempre melhorar mais e mais!!!

Um beijo enorme em todos voces e que tenham um capodanno maravilhoso!!!

Ps. Se està aqui na Itàlia nao diga “Felice Anno Nuovo”, diga “Buon Anno” ou apenas “Auguri”…



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *