Tax Free – Recebendo imposto de volta

Imaginemos a seguinte situaçao:

Você vem fazer seu processo de cidadania, chega aqui compra um celular, algumas roupas, um monte de souvenirs pra levar de volta pra galera e na hora de sair do pais rumo ao Brasil recebe 20% do imposto de volta.

Não seria maravilhoso?

Pois é, isso é possivel através do Tax Free, que é um programa de reembolso da taxa IVA aos nao-residentes na Europa!

O valor minimo pra compra numa loja é de € 154,94 + IVA pra que possa deduzir o imposto.

Algumas condiçoes necessàrias para o recebimento:

a) Utilizar sempre o passaporte brasileiro nas compras e no preenchimento do formulàrio

 

b) O periodo para o recebimento nao pode ultrapassar os 3 meses que o turista tem direito. Isso significa que vc deve sair da Europa antes desta data, senao o reembolso nao serà vàlido!

E o recebimento é super simples, bastam 3 passos:

1 – Ao comprar algo superior ao valor de € 154,94 numa loja, pedir o formulario “Tax Free”. Aliàs, é interessante sempre perguntar ao vendedor se a loja dispoe destes formularios antes da compra. Em tese todas devem ter, mas na pràtica, jà viram né…

 

2 – Na saida do pais, apresentar todos os formulàrios Tax Free juntamente com o passaporte brasileiro pra que o oficial da dogana (alfandega) possa verificar se està tudo certo

 

3 – Logo apòs o controle – no pròprio aeroporto – dirigir-se ao balcao Tax Free e receber o dinheiro do imposto, que na Italia é de 20%.

Vejam o exemplo de uma compra realizada na loja da Zara em Pisa e o respectivo formulario Tax Free:

Reparem que o valor da compra foi de 305,35 sendo 254,45 do valor efetivo dos produtos e 50,90 do valor do imposto a ser restituido.

 

Quem me ensinou este esquema foi minha querida amada e idolatrada CAB (cliente-amiga-do-blog) Zilda, que recebeu ja duas vezes este imposto e disse que foi ‘mamao com açùcar’ rsrsrs

 

E quem conseguir o ressarcimento, corre aqui pra deixar o comentàrio, ok???

Baci a tutti!!!

11 Comentários


  1. Uma coisa não entendi: se a pessoa vem à Italia pra fazer a cidadania, ela faz a residência. Então como consegue o TAX Free se tem uma residência na IT?

    Responder

  2. Em agosto/2010 fiz uma viagem para europa, fiz algumas compras onde solicitei o formulario de tax free, preenchi com o número do meu passaporte italiano. Retornei ao Brasil pelo aeroporto de Frankfurt na Alemanha, apresentei meu passaporte italiano e expliquei que tinha dupla cidadania e morava no Brasil, carimbaram meus formulários e recebi 100 euros (mais ou menos 11% do valor do que comprei) na hora e em dinheiro.

    Responder

  3. Olá! Bacana essa dica, meus pais fizeram uso desse direito na volta da Europa. Porém, não sei se por ser num período anterior (03/2008), não receberam em dinheiro no embarque pro Brasil, mas através do cartão de crédito, já aqui depois de umas semanas. A minha pergunta é: se eu pedir o reembolso por exemplo de um notebook e um celular, a agente alfandegária irá pedir para colocar esses ítens na minha mala e despachar na bagagem? Ou permitirá que leve na minha bagagem de mão, como as companhias aéreas recomendam que seja feito com artigos eletrônicos?

    Responder

    1. Ola! Existem dois sítios para carimbar( em Portugal) um para a bagagem de mão apos o raio x e outro para a bagagem de porão apos fazer o check in solicitas que te devolvam a mala ja etiquetada e diriges-te ao check-in 102 para carimbar, sendo que a mala segue dali para o aviao.
      já agora em Portugal o minimo da compra é de 62 euros( já com o Iva incluido) em frança é de 174 eur
      Espero que tenha ajudado 🙂


  4. Boa Tarde Fabio,Eu ficarei durante 9 meses aqui na Italia por estudos, fiz algumas compras grandes no mes anterior que era meu terceiro mes aqui, será que posso recibir o reembolso apresentando os formularios?Obrigada.

    Responder

  5. Ola pessoal….Para quem esta ilegal aqui em Portugal será que tem algum problema usar o Tax free ou não importa desde que os formularios estejam no prazo de 3 meses?Muito obrigado pessoal…..

    Responder

  6. FabioMuito interessante o seu post, eu nao sabia dessa dica.Sera que mesmo pra gente que è residente, conseguimos o reembolso?E so apresentar o passaporte brasileiro?Em breve vou ao BR e vou ver se consigo o reembolso!Maravilha !!!Um abraço pra vc !

    Responder

  7. Fábio, Adorei tudo o que li no seu blog. Preciso da sua assessoria para dar entrada no meu processo aí na Itália. Como faço para entrar em contato com vcs?Obrigada!

    Responder

  8. Boa tarde Fábio.Tenho visitado sempre o seu blogger e tudo o que vc escreve é de muito interesse para mim.Apartir daí comecei a minha busca pelos documentos dos meus avós, acredito que já estou bem adiantado na busca, preciso apenas da certidão de nascimento do meu bisavô que é italiano, pra conseguir fazer as traduções e a legalização.Sei a data de seu nascimento, que ele nasceu na região da calábria e na província de cosenza, mas infelizmente ainda não sei em qual comune; gostaria de saber se vc teria como me ajudar.Te agradeço desde já.Rafael

    Responder

  9. Ciao Fabio,Abracci a tutti del Mare, da Montanha, do Castelo, forzza ragazzi!!!!Voltarei brevemente de passaporto rosso, vamos comemorar com lambruscos , mariscos, maioneses, salsichas, calabresas, etc…Ah ! So para complementar sobre a Tax Free : Se voce comprar em toda a Europa, so peça reembolso no ultimo pais por onde passar, ou seja no embarque de volta para seu pais.baciones mille baciones!!Zilda

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *