Uma òtima surpresa – Neve na Toscana

Ciao a tutti

Este ùltimo inverno realmente foi duro aqui na Europa: desde 12 de dezembro uma série anormal de frio chegou e ficou, tanto aqui na Itàlia quanto na Europa de maneira geral. Basta ver a impressionante imagem da Inglaterra feita pelo satélite Terra no dia 7 de janeiro de 2010:

Nunca antes a Inglaterra tinha sido fotografada desta forma: completamente coberta de neve!!!

Aqui na Itàlia nao foi diferente, no dia 18 de dezembro fomos surpreendidos por uma nevicata que jà nao era sentida hà mais de 20 anos. Em Venezia chegou a -11, Bologna -13 e em Portogruaro, também na provincia de Venezia chegou a impressionantes -17.8 graus.

Claro que se compararmos com paises como a Noruega onde o frio atingiu -45.6 estamos no verao ahahahahaha.

Depois deste preambulo todo que fiz, o que eu quero mesmo contar a voces foi a surpresa que tive na semana passada, mais precisamente no domingo, dia 14 de março de 2010.

Estava sol, embora a temperatura era baixa – em torno de 10 graus – quando decidimos eu e a Luciana que mora comigo ir até Volterra, uma cidade do periodo etrusco (pré-romano, com mais de 3000 anos de idade) e que ultimamente ficou mais famosa ainda por causa do filme Lua Nova, onde parte da trama desenrola-se por là.

Como a cidade fica nas montanhas da provincia de Pisa, bem antes de chegarmos começamos a ver algumas marcas brancas na vegetaçao, ainda brincamos: – “Nossa parece neve! Mas é impossivel ser neve, jà que toda esta semana que passou fez sol e a temperatura nao desceu mais do que 5 graus…”

Mal sabiamos o que ainda estava por vir…

Chegando às portas etruscas da cidade, nos demos conta que estava…… tudo…… coberto de neve!!! Mas como assim???

A primeira foto que fiz ao descer do carro

Claro que eu tinha que tirar a prova para saber se era neve mesmo. Alias pobre nao pode ver neve que quer saber o gosto kkkkkkkkkkkk

Dai começamos a andar pela cidade e a cada rua, cada lugar que passàvamos ficava ainda mais lindo


As casas com suas fachadas e quintais


As praças


As ruas e vielas medievais


E nao poderiam faltar os lindos monumentos volterranos


Vejam que lindo o contraste entre a neve e o sol batendo na Basilica do século XII

Um dos lugares mais lindos que existe em Volterra sao as ruinas do Teatro Romano. Ele foi descoberto nos anos 50 durante as escavaçoes arqueologicas e data do século I antes de Cristo!!!
E vejam que interessante, dois momentos distintos do mesmo local

Abaixo a foto do teatro coberto de neve


E a foto do mesmo local, durante o periodo estivo (verao)

Realmente, Europa sem neve nao é europa!!!

E é um verdadeiro privilégio viver na Itàlia, poder contemplar este tipo de coisa praticamente sem gastar nada, afinal por estas bandas de cà vivemos rodeados de història. Seja numa pequena cidade encravada nas montanhas ou no meio da metròpole romana, sempre existe algo pra ver, pra conhecer, pra respirar…

Todas as fotos de Volterra no meu album do Flickr cliquem aqui.

9 Comentários


  1. 12 anos atrás quando morei 1 ano e meio em Toronto – CA, chamavamos isto de “merda branca”. Em Milano no inverno de 2008/2009 foi fraco, caiu pouca… Bonito de ver nas fotos e ficar apenas uma semana… gostoso mesmo é um calorzinho de 25 graus.. hehehe
    Valeu pelas fotos.

    Responder

  2. Sò lembrando que o CDAm perde a sua valida quando voce fixar residencia. Assim, tmb com a residencia voce pode requerer a Tessera Sanitaria.

    Responder

  3. Ola Bruna tudo bem???Se voce vai ficar pouco tempo o CDAm vale ainda mais a pena, pois é gratuito e permite que voce tenha acesso a saude pùblica em caso de infortùnio (que vamos bater na madeira 3 vezes pois nao vai acontecer nada, né?)Abssss e boa viagem, tenho certeza que voce vai curtir Barcellona, é maravilhosa…

    Responder

  4. Dila, Ines e DecoRealmente Volterra é fantastica. E sobre o frio, ainda é bom sair com alguma blusa por cima, pois embora a primavera tenha chegado, os termometros caem rapidamente no final da tarde, chegando a 8, 10 graus…

    Responder

  5. Oi, eu estou indo pra italia e barcelona e vi seu post sobre o seguro saúde pelo INSS/ ministério da sáude que tem o convenio. Estou Provindenciando o meu, mas estou na dúvida se por ai vlae mesmo a pena, se é bom e se você pode me falar o que le oferece, pois estou na duvida se é melhor pagar um particular, já que não vou ficar muito tempo.Se vocÊ puder me mandar essa informação pro meu email eu agradeceria, porque já procurei bastante na internete e não encontrei, sem contar que como você ta por ai, vai poder falar como é na prática. Seu post me ajudou mesmo. Obrigada.

    Responder

  6. Neve para nós brasileiros é sempre algo lindo!!! Acho que os siberianos já devem descordar… Mas o mundo está mesmo mudando, cada vez mais existem fenômenos naturais ocorrendo e mudando a paisagem em época diferentes. Essa cidade de Volterra é linda!!!! Muito bonita mesmo.Até…

    Responder

  7. Amei! Vc fala da Itália da msma maneira que a vejo. Quero voltar, pois tenho desejo de ver e rever tantas coisas e conhecer outras…Volterra é demais!abraço

    Responder

  8. As fotos estão maravilhosas, estou indo para Itália no próximo dia 17, espero que esteja um pouquinho mais quente, você acha que ainda vai estar frio? Devo levar roupa quente?Desde já, obrigada!Gosto de vir aqui sonhar e aprender

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *