Validade dos documentos #Video

Ciao a tutti!

Chegou a hora de explicar os pormenores em relação a validade dos documentos, sejam aqueles brasileiros, para que possam ser aceitos pelo consulado italiano para a legalização, sejam aqueles já legalizados, para que possam ser utilizados aqui na Italia, junto ao comune italiano.

Neste vídeo vocês vão perceber que existem duas torcidas organizadas:

  • Quem diz que documentos legalizados não tem prazo de validade
  • Quem diz que existe validade sim, embora pode variar de 3 meses, 6 meses, 1 ano, 2 anos, etc.

Vocês também perceberão que eu não faço parte de nenhuma destas torcidas, pelo contrário – as informações que eu apresento foram retiradas (como sempre) da fonte oficial, neste caso em particular daqui:

Livro de cabeceira de qualquer oficial italiano que trabalha com cidadania

 Portanto, bóra assistir o vídeo e qualquer dúvida adicional deixem como comentário aqui no blog 😉

 

47 Comentários


  1. Boa Noite Fábio!Queria por favor se possível uma informação sua. Qual a validade da certidão de nascimento uma vez traduzida e apostilada. Fiz tudo isso em setembro do ano passado. Devo manda fazer outra?De já agradeço pela atenção.

    Responder

  2. E quanto ao documento emitido pela comune (atti di nascita), tem limite de validade?

    Responder

  3. Olá Fábio, tenho uma dúvida a respeito da validade dos documentos emitidos no Brasil. Meus documentos completaram em Setembro 6 meses, mas irei à Itália apenas em Outubro. A questão é: isso ira me complicar com algo? Eu apostolando agora não aumentará o prazo?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Boa semana.

    Responder

  4. Oi Fábio, primeiramente obrigado por todas as informações que você disponibiliza sobre o processo. Gracas as suas dicas consegui reunir todas as certidões necessárias para meu processo.

    Minha pergunta é sobre a validade dos documentos apostilados. Entendo sua explicação no caso de legalização em que o documento passa a ter uma “nova data de emissão”, mas me parece que com o a apostila isso muda, não é verdade? Sei que este vídeo é antigo, mas vi também outro vídeo seu mais novo sobre o mesmo assunto e ainda não encontrei a resposta.

    De acordo com o site do CNJ:
    A Apostila tem prazo de validade?
    Não. A Apostila não “vence”, mas também não influi na validade dos documentos apostilados. Por exemplo, se sua certidão possui prazo de validade, a emissão da Apostila não a prolongará.

    Minha pergunta é: Dado que a apostila não influencia na validade dos documentos apostilados, podemos assumir que os comunes, ou consulados, passaram a aceitar somente documentos emitidos há menos de 6 meses, independente da data de apostilamento?

    Responder

  5. Fábio,a validade de seis meses é contada da legalização dos documentos?

    Responder

  6. Oi Fábio, tudo bem?
    Já li todo o sagabook e agora estava procurando alguma informação nos posts, mas não encontrei. A validade dos documentos agora com a apostila de Haia continua a mesma que citaste no vídeo acima?
    Certidões de nascimento também se encaixam no tipo de documento que não pode sofrer modificações, como as certidões de óbito?
    Abraço e obrigada pela ajuda!

    Responder

  7. Fábio, por favor… me ajude.
    Meus bisavós são italianos.. de Calamecca/Pistoia.
    Minha avó Brasileira
    Meu pai Brasileiro nascido em 1924
    e eu nascida em 1958.
    Tenho direito a cidadania Italina?

    Responder

  8. Olá Fábio, tenho acompanhado o seu blog e book, parabéns, sensacional Estou iniciando o processo aqui do Brasil, sou bisneto de Italiano não naturalizado, teoricamente parece mais simples. Já tenho informação sobre a certidão de nascimento e casamento do bisavô na Itália através do Archivio storico del Distretto Militare di Padova, está Provincia de Padova. Estou em contato como a empresa Santana Cidadania, para buscar e me enviar esses documentos mas estou inseguro! Você efetua esse trabalho?

    Responder

    1. Olá Wagner tudo bem?

      No momento não, porém ensino a fazer isso gratuitamente no Sagabook, ok? Abraços


  9. Boa tarde Fábio, muito obrigado pelas dicas. Não pretendo reconhecer na Itália, então reuni quase toda documentação e solicitei o agendamento para a entrega no consulado de Porto Alegre. Acontece que o prazo para convocação para entrega depende de uma fila que atualmente é bem longa. Quando chegar a minha vez, certamente todos documentos que reuni já estarão com mais de um ano. Será que terei que reunir tudo novamente?

    Responder

    1. Olá Edson possivelmente sim, quando for chamado daqui alguns anos, terá que reunir tudo novamente. Abraços


  10. Fabio, me esclareça uma duvida, pois nao consegui entender no video e nem mesmo no sagabook.

    Com relacao a validade da certidao italiana.
    Por exemplo,o estratto per riassunto dell’atto di nascita foi emitido pelo comune em 11.01.2016, devo comparecer ao consulado de SP (verdadeiro stress para agendar visita!!!) no prazo de seis meses, correto? No entanto, apos a legalizacao, esta certidao, que foi emitida pelo comune terá novo prazo de seis meses?

    Se comparecer no consulado após os seis meses a certidao italiana nao tera mais validade? O mesmo questionamento é se eu chegar no comune e a certidao tiver mais de seis meses da emissao pelo comune, ela tera validade?

    Seria interessante solicitar junto ao comune uma nova via do estratto?

    muito grato.

    Responder

    1. Olá também tenho essas duvidas!


  11. Olá Fabio.
    Tenho uma duvida!!
    Um amigo está tentando a cidadania, ele tem toda a documentação, todas as certidões + Traduções, porém esses documentos ele reuniu a 5 años atrás, então a duvida é, ele podé pegar todas as certidões novas e usar as mesmas Traduções ou as traduções também tem validade?

    Responder

    1. Olá Rafaela

      Não, documentos emitidos há 5 anos atrás ou ainda traduções / legalizações antigas assim não podem ser utilizadas atualmente, ele deverá reunir todos os documentos novamente, em 2ª via original e no formato inteiro teor, ok? Abraços


    2. Mesmo que as traduções não estejam legalizadas nao piden ser usadas pq elas ainda nao foram legalizadas.


  12. Olá, eu tenho uma dúvida ENORME sobre o prazo de validade, meus documentos ja estão legalizados desde agosto, por motivos pessoais acabei perdendo os 6 meses. Teria que obter TODOS os documentos de novo? Para que possa ser legalizado DE NOVO?
    Gostaria de uma luz sobre isso. Sobre apos os 6 meses oque teria que fazer?
    Abraço.

    Responder

  13. Estou com um problema que acredito ser grande, o meu bisavô italiano chama-se Gioacchino Francesco Giuseppe Maria Volpato, chegando no Brasil (tinha que ser) destruíram o nome dele, colocaram apenas Joaquim Volpato, vou precisar corrigir isso utilizando advogado? Para melhorar, meu avô, José Volpato Primo, a certidão de nascimento dele tá sem sobrenome, somente José, vou ter que corrigir também?
    Se tiver como responder por e-mail será melhor ainda, obrigado.
    [email protected]

    Responder

    1. Olá Diego tudo bem?

      Tudo vai depender do comune onde você pretende dar entrada no seu processo; existem aqueles que aceitam pequenas variações, assim como existem outros que exigem que todos os erros sejam corrigidos.

      A minha sugestão é simples: ao vir com os documentos todos corretos você poderá realizar o seu processo em todos os comunes italianos (cerca de 8000). Por outro lado, se vier com erros e/ou variações, terá que perder tempo garimpando qual comune aceita, o que o levará a perder tempo e provavelmente dinheiro também.

      Abraços


  14. Ciao Fabio!
    No Manuale diz que “para todas as restantes” o prazo é de 6 meses da data de emissão.
    Seria a data de emissão do cartório aqui no Brasil ou após a legalização?
    Grazie!

    Responder

  15. Fábio! Para quem for fazer o processo com a sua acessoria, qual seria o prazo máximo de validade? Obrigada

    Responder

  16. Ciao Fabio!
    Pretendo entregar os documentos no comune no prazo de 6 meses para garantir. Devo contar esse tempo da data de legalização até a data de protocolar os documentos na italia (após a residencia, no caso 30 dias )? Por exemplo: meus documentos tem validade em setembro, devo chegar na itália um mês antes para residência?

    Responder

  17. Fabio muito obrigada pela sua ajuda! Seus vídeos são muito esclarecedores!

    Responder

  18. Olá Fábio! Gostaria de saber se meu primos e eu podemos utilizar os mesmos documentos (trisavô, bisavô e avô), pois estamos pensando em dividir as despesas para obter-los. Obrigada

    Responder

  19. Ola Fábio! Gostaria de saber se eu e meus primos podemos usar os mesmos documentos do nosso trisavô, bisavô e avô ? pois estamos pensando em dividir as despesas com a obtenção dos documentos.

    Responder

    1. Olá Patrícia

      Depende do comune e da forma como vocês farão o processo: via de regra os comunes aceitam a utilização da documentação para todos os familiares, quando dão entrada ao mesmo tempo. Porém somente o oficial do comune onde você pretende dar entrada no seu processo pode te responder, ok? Abs


  20. Alguém tá conseguindo agendar legalização no Consulado de São Paulo? Nunca respondem o meu e-mail solicitando a legalização.
    Obrigada, Vanessa.

    Responder

  21. Fábio, quando se trata da certidão de batismo italiana, muda alguma coisa quanto à validade? Abraço

    Responder

  22. Fábio

    Quanto a entrega da documentação no consulado italiano em SP para legalizar, quando o titular, no caso eu, não pode ir, posso mandar outra pessoa para entregar os documentos? Faço uma procuração, qual o procedimento mais correto?

    Responder

  23. Fábio,
    O que posso dizer deste vídeo?!!! Excelente. Grande ajuda!!!ÓTIMO.
    Em resumo, preciso correr contra o tempo. Não tinha parado para pensar sobre este prazo após a legalização. Não sabia que era tão pouco.

    Obrigada,

    Responder

  24. Olá Fábio,
    Ouvi dizer que há meses melhores e piores para se ir à Italia pelo número de feriados públicos e isso fazer o processo demorar mais pelos comunes estarem fechados. Pressupondo que isso é correto, quais seriam os meses a se evitar ou em quais meses ir?

    Responder

  25. Olá Fabio,
    Falando em comunes bons ou ruins para realizar o processo na Itália, você tem alguma informação em como ocorre o processo em Torino, se é demorado, complicado e etc? Ou por ser um comune muito grande é melhor evitá-lo?

    Responder

  26. Fábio, os documento italianos original, tem validade também?
    Eu recebi o meu documento original pelo correio no início do ano, ele terá data de validade também?

    Obrigado

    Responder

    1. Também tenho essa dúvida!


    2. A certidão italiana não, embora muitos comunes exijam que ela também não seja superior a 6 meses. Isso se deve porque a emissão dos documentos italianos aqui na Italia são gratuitos e por isso eles entendem que basta solicitar um doc atualizado ao comune – embora muitos não sabem o quanto é difícil conseguir estes documentos antigos em alguns comunes. Abs


  27. Oi Fabio, tudo bem? Uma dúvida, depois que eu entrego meus documentos no consulado italiano, quanto tempo em média demora para serem legalizados? Muito obrigada!!!

    Responder

    1. Oi Fabio, é o Consulado de São Paulo


    2. Fábio,
      Faço da pergunta da Carolina a minha. Quanto tempo demora no Consulado de São Paulo?


    3. O consulado em SP legaliza os documentos no mesmo dia, vc sai de lá com os bichinhos debaixo do braço 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *