Video #06 – O sobrenome italiano no processo de cidadania

Ciao a tutti

Uma das dúvidas mais frequentes que eu recebo dos nossos leitores é em relação ao sobrenome: é necessário realmente ter sobrenome italiano para ter direito ao reconhecimento da cidadania?

E vocês sabiam que aqui na Italia o sobrenome vem antes do nome?

Estas e outras perguntas são respondidas neste video, onde também esclareço algo muito importante para as mulheres que ao se casar mudaram o próprio sobrenome – adquirindo aquele do marido – espero que vocês gostem!!!

Ahh já ia esquecendo: neste video teve pela primeira vez um “totózinho” na camera, além de uma palavra totalmente inventada, tava demorando para ter o primeiro mico gravando os videos kkkkkkkkk

14 Comentários


  1. Bom dia Fabio tudo bem? Estou com uma duvida sobre a correção de documentos. Todos os nomes e sobrenomes da minha linhagem estão corretos nos documentos, porém a idade do antenato italiano se comparado com sua certidão de nascimento na italia para os outros documentos no Brasil que falam sua idade estão com uma diferença de 2 anos. Preciso arrumar ou esse dado em questão ou não é relevante a ponto de atrapalhar no processo de dupla cidadania? Abraço e parabens pelo trabalho

    Responder

  2. Olá Fabio. E o sobrenome fabiana bragatti correa da silva. Como ela se chamará na Itália? Da silva correa bragatti fabiana?

    Responder

  3. Olá Fabio, obtive diretamente em Bologna a cidadania italiana em 2005. Eu e meus filhos ficamos sem o sobrenome materno (exatamente como você abordou no vídeo).
    Tenho visto algumas informações em outros blogs falando sobre problemas (até risco de prisão) em viagens internacionais (principalmente EUA) devido à diferença de nomes brasileiros e italianos. Este risco é real mesmo?
    Se sim, você cita em outras repostas que é possível solicitar a modificação a um juiz (ou tribunal), como deve ser feito este processo? É via advogado ou pode ser feito administrativamente diretamente no comune? Você faz este tipo de trabalho?
    Grazie!

    Responder

  4. Fabio, boa noite.

    Após o matrimonio, eu alterei meu sobrenome, incluindo o da minha esposa e deixando o sobrenome italiano de minha mãe como o meu último e principal sobrenome.

    É possível solicitar no comune que seja mantido esse meu sobrenome italiano como o último?

    Grazie!

    Responder

    1. Olá Daniel, tecnicamente sim, através de um pedido junto ao tribunale responsável pelo comune. O próprio ufficiale di stato civile poderá te orientar melhor em relação a este trâmite. Abraços


  5. Qualquer cidadão tem a prerrogativa legal em solicitar a um juiz a alteração do próprio nome – porém caberá ao juiz determinar se o pedido é aplicável ou não. Abs

    Responder

  6. Muito bom o vídeo Fábio! Putz, ajudou bastante! OK, fiquei meio chateado
    pois eu QUERIA fazer o processo de retificação do meu nome de modo a
    incluir o sobrenome italiano (um desejo que já tinha há muito tempo, mas
    sempre por preguiça etc nunca havia feito). Mas realmente, como você
    deixou bem claro, seria inútil para os fins de emissão de documentação
    italiana…. agora… vamos complicar um pouco: e se, após o
    reconhecimento da cidadania italiana eu fizer esse processo aqui no
    Brasil? Eu manteria, portanto, 2 nomes (um nome para a vida civil
    italiana, e outro para a vida civil no Brasil)? E ainda, você sabe se há
    como fazer essa retificação aí no judiciário da Itália?

    Abraço, parabéns pelo blog/vlog e pelo trabalho e obrigado!

    Responder

  7. Olá Leandro tudo bem?

    Neste caso depende do motivo, se o nome foi alterado por um processo de adoção ou algo do gênero, por exemplo, pode ser mantido no momento da transcrição dos documentos. Grande abraço!

    Responder

  8. Ciao Fabio, come stai?

    Caso o meu nome tenha sido retificado para conter o nome do meu pai e da minha mãe após eu ter feito 18 anos, ao realizar o registro na Itália, meu nome permanece assim ou ele volta a ser o meu nome orifinal?

    Grazie Mille!

    Responder

  9. Muito bom o vídeo Fábio! eu não mudei, ou seja, não tirei o sobrenome que meu pai me deu, mas quando casei acrescentei o sobrenome do meu marido. Quando minha cidadania italiana for reconhecida, o sobrenome do meu marido será tirado?

    Responder

    1. Sim, pois já nascemos cidadãos italianos e portanto somos reconhecidos com o nome que recebemos ao nascer


  10. Fabio, você falou que na Italia o sobrenome vem antes do nome, então Carlos Silva seria Silva Carlos, certo?

    E como fica se uma pessoa tem dois sobrenomes, um da mãe e outro do pai? Por exemplo, Carlos Eduardo Rossi Silva.
    Ficaria Rossi Silva Carlos Eduardo, ou Silva Carlos Eduardo Rossi…

    Abraço!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *