Video Minha Saga em Conta Gotas – Certidão Negativa de Naturalização

No video de hoje, desvendamos a famosa CNN, além de entender como solicita-la no site do ministério da justiça.

53 Comentários


  1. Boa tarde Fábio!
    Emiti a CNN, porém só com o nome em italiano, exatamente como na certidão de battesimo. Mesmo que nas outras certidões brasileiras, o nome tenha variações, vou fazer as retificações pra que todas contenham os nomes de acordo com a que veio da Itália. Ou seja, como também esta na CNN. Tem algum problema? Se a CNN estiver de acordo com as outras é o ideal, certo?

    Responder

  2. Olá Fabio, muito bons seus vídeos, tive a entrevista no Consulado, e eles me pediram para retificar a CNN para constar outras variações do nome da minha avó italiana.
    A minha primeira CNN, emiti conforme as indicações do vídeo e saiu sem problemas,
    agora esta segunda, eles através do site, dizem que a Certidão está aguardando análise.
    Já se passaram 3 dias e nada. Mandei mail e nada.
    Estou preocupada porque o Consulado me deu uma prazo de 10 dias para providenciar este documento. Você tem alguma dica para o que eu possa fazer para conseguir esta segunda CNN o mais rápido possível.
    Obrigada, Patricia

    Responder

    1. Olá Patrícia

      Ligue para o telefone que consta no site do Ministério da Justiça e conte a eles sobre o prazo do consulado, porém infelizmente acredito que você irá perde-lo, pois o tempo médio para emissão quando o sistema online não emita na hora é de 3 meses. Abraços e boa sorte


  3. Boa tarde!
    Fábio preciso de ajuda, meu processo de cidadania Italiana se encaixa na lei de 1948 com uma mulher na linha Italiana, o escritório que está com minha documentação me disse que já conseguiram via judicial na Itália o direito a cidadania e o tempo seria de 2 anos o processo e o custo total na Itália de 5.000,00 euros. Olha vim conhecer seu trabalho este ano, e adorei muito transparente e confiante no que diz. Parabens!!!

    Responder

    1. Olá Fabrício tudo bem? Estamos negociando com um advogado para a realização dos processos por derivação materna, fique ligado no blog que em breve teremos novidades 😉


    1. Já sim só por e-mail a resposta é:

      Prezado Senhor,

      A Central de Atendimento do Ministério da Justiça informa que o pedido encontra-se em analise.


  4. Olá, Fábio.

    Estou com uma incômoda dúvida!
    Emiti a CNN com a autenticação através do site do Ministério da Justiça. Enviei-a junto às outras certidões para o ERESP. Veio tudo legalizado. Porém, percebi que na CNN legalizada pelo ERESP não constavam todas as variações do nome do requerido conforme apareceram nas certidões.
    Como minha entrevista no Consulado, para a legalização, está próxima, reemiti uma nova CNN com todas as variações e a validei em um Cartório Tabelião de notas de São Paulo.
    Será que irão aceitá-la???
    Por favor, esclareça essa minha dúvida. Estou bem preocupado.
    Valeu! Forte abraço!

    Responder

    1. Olá Fabio

      Se o consulado exige que todos os documentos estejam legalizados pelo ERESP, inútil tentar fazer de forma diferente, você já sabe a resposta a esta dúvida…


    2. Tá certo. Você tem razão… Agradeço a atenção, Fabio! Abbraccio.


  5. Ola Fabio, Ainda estou aguardando o resultado da CNN junto ao Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça, já se foram mais de 2 meses e ainda está em análise o processo de emissão.
    Devo aguardar ou solicitrar outra?
    Abraços !

    Responder

  6. Ola Fabio, tirei a minha CNN e já legalizei, porem eu não coloquei a data e o mês de nascimento do Italiano apenas o ano. Isso pode atrapalhar no processo? Valeeu Monique

    Responder

    1. Olá Monique, somente o oficial do comune onde você pretende dar entrada pode responder esta dúvida, geralmente é necessário constar a data correta e não apenas o ano. Abs


    2. Obrigada Fábio, para não ter erro já tirei uma nova CNN!!! Valeu


  7. Na verdade no formulário online os nomes de pai e mãe no site do MJ agora são obrigatórios, inclusive a data de nascimento. Ele nem deixa vc gerar se não tiver esses campos preenchidos

    Responder

  8. Ola Fabio! Meu avô, que era italiano, se naturalizou brasileiro. Porem minha mãe nasceu antes desta naturalização. Eu posso solicitar minha cidadania ou não? Preciso fazer retificação da CPN? Por que? Muito obrigada!! Renata

    Responder

  9. Prezado Fabio, tudo bem?

    Vou postar esta pergunta aqui, pois pode ser útil para os outros usuários. Fiz a solicitação da CNN pelo site do Ministério da Justiça há 12 dias. Fiz uma retificação nas informações fornecidas e mantive a solicitação. Hoje, para a minha surpresa, digitei no campo do nome do meu antenato italiano apenas o nome e o sobrenome dele como constam nas certidões em inteiro teor que tenho recebido em casa e, surpresa! A CNN foi gerada instantaneamente. Detalhe: em outra pesquisa na internet, 10 dias atrás, descobri uma reprodução da página do Diário Oficial na qual se publica sua naturalização, ainda que tenha sido depois do nascimento do meu avô! Ou seja, agora tenho a informação oficial de que ele se naturalizou e um documento oficial atestando que ele não se naturalizou. O que eu devo fazer para não ter problemas com essa documentação no andamento do processo?

    Agradecido pela assistência, sempre.

    Forte abraço.

    Responder

  10. Uma pergunta, Fábio.
    Se eu verifiquei todos os documentos do meu antepassado italiano, e nelas não constaram nenhuma variação.A minha pergunta é, não tenho obrigação de colocar essas variações ?

    Responder

  11. Tudo bem Fábio,

    Eu tirei a CNN e o requerimento está no meu nome, meu irmão que vai tirar a cidadania ao mesmo tempo que eu, vai precisa tirar uma nova CNN no nome dele também?

    Responder

  12. Olá,

    Eu preciso emitir uma nova CNN. Mas já tenho o número da negativa 08000-014.451/99/401 10/04/200. Quero saber se consigo emitir novamente com esse dados. Ou preciso fazer uma nova solicitação pelo site do ministério.

    Responder

  13. Pessoal, td bem?
    Alguém sabe o que devo colocar na CNN no campo “indicar país”, após o campo AQUISIÇÃO DE CIDADANIA.

    Alguns dizem que devo colocar Itália, outros Brasil … e agora to na dúvida!

    Vlw!

    Responder

    1. André,
      Eu diria que é o pais para o qual vc quer a cidadania(Italia), porque o primeiro campo que vc infirmou seria a sua nacionalidade e vc colocou Brasil. Certo? Nao faz muito sentido informar Brasil novamente.
      E se vc olhar o html daquele campo ele se chama motivoPais, o que mostra que o campo tem relacao com o campo anterior (Motivo da Solicitação). Dai em portugues claro seria motivo da solicitacao a aquisicao da cidadania e o pais que vc quer adquirir a cidadania.
      Desculpe pela acentuacao, teclado desconfigurado aqui.

      boa sorte


    2. Olá André

      É isso aí que o Thiago respondeu: se perceber está escrito para indicar o país de aquisição da cidadania, que no caso é Italia. Abs


  14. Não sei se o site foi reformulado da postagem pra cá, mas não estou encontrando o link para autenticar a certidão. Alguém teve esse problema?

    Responder

  15. Thiago,
    Estou tentando a 2 semanas….
    Quando vc conseguiu foi para um mes depois? Ou foi uma data proxima…

    Responder

    1. Lais,

      Foi pra mais proximo, em duas semanas mesmo.
      O segredo eh tentar e tentar infelizmente. =(


  16. Eles me responderão e disseram que nao prazo.
    Fiz solicitacao de uma outra para ver se acontece alguma coisa

    Responder

    1. Oi Lais,
      Consegui legalizar meus documentos. Agora so preciso dar entrada no processo.
      Boa sorte pra vc.


    2. Oi Thiago,
      Como vc fez para agendar? Vc é de sp?
      Estou mandando email todos os dias por enquanto nada de vagas…


  17. Lais,

    Você obteve retorno sobre a requisição da CNN?
    Estou com o mesmo problema.

    Responder

    1. Encontrei um telefone e liguei pra falar com alguém do MJ. Mas eles falaram que só por email [email protected], super grossos disseram que qualquer dúvida ou solicitação era somente neste email com prazo de 48 horas. Ja mandei uns 4 emails e até agora,NADA! Solicitei minha CNN em Junho !!!! Eles só podem estar de brincation! Não está me cheirando nada bem isso! Logo o Fabio trará noticias sobre o que está ocorrendo! Tentem ligar lá (0xx61) 3429-3232 ou 2025-3232 ainda ha outros 2 números que encontrei na internet mas agora não tenho em mãos! Espero que juntos possamos descobrir e resolver este empecilho !


    2. Olá, Laís!
      Estou achando estranho essa demora. Eu solicitei uma CNN no dia 23/09/2013 e ela foi deferida no dia 27/09/2013. Acabei de imprimir ela.
      Realmente, eles não passam nenhuma informação por telefone (precisei ligar várias vezes (61) 3429-3232 para ser atendido e fui informado que todo o contato deveria ser feito pelo e-mail [email protected]).
      Eu enviei um e-mail para eles e em menos de dois dias eu recebi a resposta. Para ser bem sincero, recebi o deferimento da CNN e depois a resposta deles por e-mail.
      Ah! Tente verificar sua caixa de spam. Se eles responderam, pode ser que a mensagem deles tenha ido para lá.
      Desejo sucesso para você e para o Thiago.


    3. Cássio e Lais,
      Obrigado pela respostas de vcs, realmente por telefone nao consegui nenhuma resposta. Apos enviar alguns emails finalmente recebi minha CNN.
      Agora vem um dos passos mais complicados conseguir a vaga no consulado de SP, o que diga-se de passagem esta bem complicado de conseguir. Este novo sistema de agendamento no meu ver é ridiculo.


    4. Oi Thiago, consegui finalmente depois de insistir muito minha certidao.
      Agora, você esta conseguindo agendar para legalizar?


  18. Fabio,

    Eu entrei em contato e me disseram que tenho que esperar.
    De acordo com sua experiencia você sabe quanto tempo demora?
    O antenato nao foi naturalizado, solicitei uma nova pois havia erros.

    Responder

  19. Fabio, eu fiz a solicitacao e nao saiu na hora, no video vc fala que tem que enviar uma carta, no site nao diz nada a respeito disso.
    Eu fiz a solicitacao recebi um email com protocolo e ja faz mais de uma semana até agora nada, o que eu faco?
    Desde ja obrigada

    Responder

    1. Olá Lais

      Tem razão, acabei de verificar que o Ministério mudou o procedimento, não precisa mais enviar a carta, pois informatizaram o processo (muito melhor agora)

      Atualmente, quando o resultado não sai na hora, o sistema mostra o seguinte:

      Não foi possível emitir uma Certidão Negativa de Naturalização com os dados informados.
      Isto pode ter ocorrido em razão da existência de registro de naturalização em nome do requerido ou da existência de um homônimo.
      A fim de atender sua solicitação, você deverá preencher o formulário abaixo para que nova pesquisa seja realizada diretamente pela Secretaria Nacional de Justiça.

      basta preencher o formulário, clicar em encaminhar. Em seguida o sistema retorna a seguinte mensagem:

      Para seu controle será encaminhado e-mail para o endereço eletrônico informado. Sugere-se imprimir esta página para acompanhamento ou anotar o nº do seu protocolo, caso haja incorreções no endereço eletrônico ou este não tenha sido informado.

      Em breve atenderemos sua solicitação, com o encaminhamento da respectiva resposta para o endereço ou e-mail cadastrado. De qualquer forma, você poderá acompanhar o andamento de sua solicitação no menu “Consultar Solicitação” desta página eletrônica.

      Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento da Secretaria Nacional de Justiça por meio do telefone: (55) (61) 2025-3232 ou do e-mail [email protected].


  20. Valeu, Fábio. Muito boa ideia fazer esses vídeos Conta Gotas. Força sempre. Abraço.

    Responder

  21. Compartilhando um caso a parte Fabio, o Consulado de Porto Alegre solicita a CNN sem os nomes do pais e sem a data de nascimento, olha como está no site:

    “A. Certidão negativa de naturalização brasileira do antepassado nascido na Itália (acrescentar, além do nome correto, também todos os nomes que ele usava no Brasil. Exemplo: Giuseppe/José – Giovanni/João e não colocar no pedido o nome dos pais dele e a data de nascimento, mas somente o local: Itália) com tradução simples.”

    E eu pensava que a autenticação da CNN deveria ser feita pelo órgão interessado, no caso o próprio Consulado, entreguei meu processo para legalização faz uma semana, sem isso, vou aguardar pra ver se me cobram. Caso eles não me peçam, isso pode ser um problema no momento que eu apresentar meus documentos na Itália?

    Grato!

    Responder

    1. Olá Samuel, tudo bem?

      Pois é, sabemos que POA pede que não tenha as variações e sinceramente nunca entendemos porquê, infelizmente muitos comunes não aceitam a CNN sem as variações, caso as mesmas existam nos documentos.

      Se você puder, pergunte no consulado sobre isso 😉

      Abraços


    2. Opa! Tudo bem sim!

      Mas Fabio não são as variações de nome do italiano, isso eles exigem, o que eles pedem pra NAO colocar é o nome dos pais e a data de nascimento do italiano!

      Eu vou escrever pro consulado pra consultar sobre a autenticação da CNN, quando tiver notícias compartilho!

      Parabéns pelos vídeos, mesmo os de 19 minutos, são bacanas, bem úteis para quem está fazendo todo o processo por conta.
      Valeu!

      Abraço!


    3. Samuel, estou para enviar os meus documentos para o Consulado de POA. Conseguiste alguma resposta sobre este assunto? Abraço!


    4. alguem pode me dizer pq o site do ministerio da justica esta indiponivel para pegar a CNN ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *