Você precisa de um visto italiano?

É ou não necessário um visto italiano para poder ir à Itália?

Resolvi escrever este artigo por causa da mudança do perfil dos leitores da Minha Saga: no passado, praticamente 100% dos leitores eram pessoas interessadas no reconhecimento da cidadania italiana por ser descendente de cidadão italiano.

Hoje, somado ao nosso público tradicional, temos também pessoas com os mais variados interesses, como por exemplo:

  •  interessados em fazer turismo na Italia;
  • estudantes em busca de universidades e/ou especialização;
  • empreendedores que desejam saber mais sobre o empreendedorismo na Italia;
  • jovens em busca de uma vida melhor, procurando informações relevantes sobre o mercado de trabalho italiano.

Portanto, vejamos como funciona o visto na Italia, para aqueles que não possuem ascendentes italianos em sua família, e que por este motivo não podem obter a cidadania de forma automática.

O VISTO D’INGRESSO

Este é oficialmente o nome do visto italiano – visto d’ingresso!

Ele dá ao seu titular o direito a entrar no país, e uma vez aqui, ele deve transformar este visto de entrada em um visto de permanência, chamado de permesso di soggiorno.

CATEGORIAS DE VISTO NA ITALIA

A Italia divide os tipos de visto de ingresso em duas categorias:

– até 90 dias
– superior a 90 dias.

Quem pretende vir à Italia e permanecer aqui por um período inferior a 90 dias, não precisa solicitar o visto de ingresso antecipadamente, bastará o carimbo de entrada no país para que o seu titular possa permanecer legalmente durante estes 90 dias.

O carimbo de entrada é parecido com este:

visto italiano

Veja que nestes carimbos acima, o primeiro contém a letra A e o segundo a letra D. Isso significa que o primeiro carimbo foi realizado pela Áustria e o segundo pela Alemanha (Deutschland).

Caso você entre diretamente na Italia, o carimbo conterá a letra I.

QUERO IR A ITALIA E PERMANECER POR MAIS DE 90 DIAS

Se você pretende permanecer aqui por mais de 90 dias, você obrigatoriamente terá que solicitar um permesso di soggiorno – e ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso nao se faz em território italiano: isso deve ser feito diretamente no consulado italiano antes da vinda à Italia.

Muitos fazem confusão em relação aos vistos italianos, e eu costumo utilizar o seguinte exemplo:

Você quer ir aos EUA para estudar ou trabalhar, qual a primeira coisa que você faz?

Vai até o consulado americano no Brasil e faz a sua solicitação para o visto americano, não é mesmo? Dependendo do tipo de visto que você quer aplicar (estudo, trabalho, negócios, etc), o funcionário consular te pedirá documentos que comprovem e corroborem o seu pedido, certificando-se que você tem os requisitos necessários para obtê-lo.

Aqui na Italia, as coisas funcionam exatamente da mesma forma!

Se o seu objetivo é permanecer por mais de 90 dias, você deve se dirigir ao consulado italiano mais próximo da sua residência, aplicar para o visto que deseja e apresentar os documentos relativos aquele tipo de visto.

Simples, assim!

E como saber quais os documentos necessários, se os consulados não te respondem, ou te deixam horas pendurado no telefone?

Basta clicar aqui para entrar na página dedicada aos vistos, no site oficial do Ministero degli Affari Esteri (Ministério das Relações Exteriores) da Italia.

A primeira coisa que encontramos no site é a explicação geral sobre a entrada na Italia, vejamos o que nos diz o site:

Todos os cidadãos estrangeiros que pretendem vir à Italia, devem exibir na fronteira a documentação prevista que justifique a motivação e a duração da estadia prevista, além de, nos casos previstos, da demonstração de comprovantes financeiros e de meios de hospedagem adequados.

Em alguns casos será necessário a apresentação de um visto. Este último deve ser solicitado junto as representações Diplomáticas e Consulares Italianas no país de residência do interessado.

Voce precisa de um visto italiano?

Entre no site para:
– saber se você, de acordo com sua cidadania, seu pais de origem, da duração e da motivação da sua estadia, necessita de um visto para entrar na Italia.
– verificar a documentação necessária para solicitar o visto que lhe interessa.

Agora, caros leitores, vocês devem responder as 4 perguntas abaixo:

visto italiano

1 –  Nazionalità –  você deve escolher Brasile

2 – Il Paese in cui risiedi stabilmente – você deve escolher também Brasile

Nota: Caso você viva no exterior, è necessário saber sua condição de residente – se tiver um visto por tempo determinado, não caracteriza residência e portanto você deve escolher a opção Brasile. Se, por outro lado, você for detentor de um visto por tempo indeterminado, como o Green Card americano, neste caso voce deve inserir o país de sua residência neste campo.

2 – Em seguida, você deve escolher a opção oltre i 90 giorni

3 – Agora você deve escolher o tipo de visto que pretende saber maiores informações. Vamos utilizar como exemplo o visto de trabalho subordinado, escolhendo a opção Lavoro Subordinato e clicando em Vai alle risposte.

Aparecerá na parte inferior da página as instruções e documentos necessários para este tipo de visto, vejamos a imagem abaixo:

visto

Veja que acima constam as informações inseridas e abaixo os documentos necessários para obter este tipo de visto.

Em seguida você encontrará a frase Dove richiedere il Visto, onde estão listados os consulados italianos no Brasil, com os respectivos endereços e demais informações úteis.

Por fim temos a sessão Diritti da riscuotere… onde podemos verificar o valor que teremos que pagar pelo visto – neste caso específico ele custa atualmente € 116.00.

visto na italia

CONSEGUI O VISTO ITALIANO, AGORA POSSO CHEGAR NA ITALIA E VIVER TRANQUILO?

Muita calma, cára pálida!

Como verificamos, o visto é chamado de visto de ingresso por um simples motivo: ele serve para entrar, mas não necessariamente para permanecer!

Aqui entra o famoso permesso di soggiorno, que traduzindo para o português, significa permissão de estadia.

Percebi que muitas pessoas se confundem com esta diferença, normalmente a pergunta que me fazem é:

– Saga, como eu faço pra tirar o permesso di soggiorno?

Eu respondo:

– Qual deles?

E a pessoa responde:

– O Permesso… di SOGGIORNO!

Vejam, que ‘di soggiorno’ não é um tipo de visto, mas apenas o complemento do nome dele 😉

TIPOS DE PERMESSO DI SOGGIORNO NA ITALIA

Os tipos de permesso são praticamente os mesmos que os tipos de visto.

Claro que podemos adicionar o permesso in attesa di cittadinanza, que é aquele que pedimos aqui na Italia quando o processo de reconhecimento vai ultrapassar 90 dias.

Porém neste artigo vamos tratar apenas dos permessos que correspondem aos vistos de entrada, como por exemplo:

Adozione = Adoção
Affari = Negócios
Ricongiungimento familiare = Unificação familiar
Cure mediche = Assistência médica
Gara Sportiva = Competição esportiva
Lavoro autonomo = Trabalho autônomo
Lavoro subordinato = Trabalho subordinado
Motivi religiosi = Motivos religiosos
Reingresso = Reentrada
Residenza elettiva = Residência eletiva
Studio = Estudo
Transito = Trânsito (no sentido de passagem)
Transito aeroportuale = Trânsito aeroporto
Turismo = Turismo
Vacanze Lavoro = Férias e Trabalho

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

O visto de ingresso na Italia deve ser transformado em permesso di soggiorno dentro de 8 dias, a contar da data da entrada no país.

Para entender melhor como funciona, clique aqui para ver os procedimentos sobre o permesso in attesa di cittadinanza (lembrando que cada tipo de visto requer documentos específicos, utilize aquele artigo apenas como referência!)

Muito bem queridos leitores, espero ter desburocratizado este monstro que se chama visto e que a partir de agora, quem pretende vir à Italia e não tem nenhum italiano na sua ascendência, possa de uma forma ou de outra conseguir viver aqui.

Aproveito para lembrar a quem pretende viver aqui, considere adquirir o meu Guia Prático da Vida na Italia, onde eu dou dicas e macetes sobre a vida por aqui. Para conhece-lo melhor basta acessar www.minhasaga.org/guia

Um forte abraço a todos e boa viagem 🙂

291 Comentários


  1. Olá !!! Seus artigos são ótimos e muito bem explicados…
    Tenho uma dúvida que não consigo esclarecer em nenhum artigo sobre a Itália, inclusive enviei um email para o consulado e não deram uma resposta com total certeza… então lá vai a pergunta: estou planejando ir fazer um curso de italiano por 6 meses em uma escola de idiomas, quero saber se o permesso di soggiorno por motivo de estudo irá me permitir trabalhar 20 horas semanais legalmente.

    Responder

    1. Oi Katiuscia, tudo bem? Infelizmente não, pois cursos de língua na Itália não dão direito a um permesso di studio, ele é válido apenas para cursos de graduação e/ou especialização


  2. Ola Fabio, tudo bem?
    Gostaria de saber se o visto da minha mae ainda e valido, ela tem visto permanente por uniao familiar , pois minha irma vivia na Italia e tem passaporte italiano, voltou para o Brasil mas sempre esta a visitar a neta que mora na Italia, ela gostaria de me visitar na Alemanha e ficar 6 meses comigo e com a neta na Italia, ja comprou a passagem para 6 meses e ira apresentar o visto permanente.Obrigada e aguardo sua ajuda.
    Vanusa.

    Responder

  3. Ola Fabio. para conseguir um visto de lavoro subortinato, tenho que ter um emprego encaminhado em vista, ou não?
    Consigo o visto de lavoro subordinato para procurar um emprego na Italia?

    Responder

  4. Tudo bom Fabio,
    eu morei na italia clandestinamente por um ano e meio em 2001 tenho muitos amigos la, gostaria de retornar para viver definitivamente porem desta vez legalmente. E gostaria de saber qual a melhor forma … exemplo( um de meus amigos fazer uma richiesta) ou fazer um permesso de lavouro autonomo, diga me qual seria a forma que voce me aconselha.. no atual momento trabalho como pintor aqui sou um MEI(MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL).
    AIUTO GRAZIE

    Responder

  5. Oi Fábio tudo bem?
    Eu já estou aqui na Itália como turista, existe a possibilidade de tirar um visto de estudante ou de trabalho aqui? De qq jeito estou procurando alguns documentos pra tirar a cidadania, já achei alguns mas ainda não sei como fazer o processo. Enfim, tem como eu ir na imigração daqui e solicitar algum visto? Tks

    Responder

  6. Olá, tenho uma irmã casada com um italiano e recentemente ela tirou a cidadania italiana. Sou casado, não tenho filhos, e gostaria de saber se eu e minha esposa podemos tirar o permesso familia e morar na italia, pelo fato da minha irmã ser uma cidadã italiana. Obrigado e parabéns pelo site.

    Responder

    1. Olá Sam sim, é possível. Porém somente sua irmã pode tirar estas dúvidas diretamente na questura da região onde ela mora. Peça pra que ela vá lá e converse com eles, ok? Abs


  7. Olá, eu estou no Brasil e preciso da Nulla Osta para completar minha documentação para solicitar visto de trabalho. Na questura informaram que preciso de uma Procura oficial para que ourra pessoa possa me representar na Itália. Liguei pro consulado de Fortaleza, para me informar e pediram que eu enviasse um email para solicitar informação, mas não tenho muito tempo, alguém pode me informar sobre essa Procura?

    Responder

  8. Oi Fabio, ja tenho a cidadania italiana. Queria saber qual a dificuldade em abrir um negocio na italia e ter como socio um brasileiro sem cidadania. A atividade é bastante especifica e nao existem muitas empresas e profissionais capacitados na italia.
    Parabens pela sua contribuicao!

    Responder

  9. Olá estou na Itália com meu filho menor, estou num processo de reconhecimento do pai do meu filho, estou esperando a sentença. Então estou aqui a 10 dias, pretendo ficar mais de 3 meses, só que não teu uma data certa pra sair a sentença, que meu filho será cidadão aqui. Estou com medo de superar os 3 meses. Existe algum permesso di soggiorno para prolongar meu visto turístico, levando em conta o processo?
    Desde de já obrigada.

    Responder

  10. Olá Fabio! Bom dia
    Atualmente estou estudando na Espanha (estancia por estudios), eu consigo dar de entrada na cidadania na italia?
    Obrigada

    Responder

  11. Olá Fábio, tenho tido dificuldades em encontrar informações para minhas dúvidas sobre passar um período na Itália! Não sei se poderia me ajudar, mas espero que possa me dar alguma luz! Eu moro na Áustria há três anos, tenho um visto de estudante que vencerá em setembro, mas eu gostaria de passar uma temporada com minha tia na Itália até dezembro, fui ao consulado e eles me deram um email através do qual eu poderia conseguir tirar as dúvidas que tenho, mas recebo continuamente uma resposta automática que não me ajuda em nada. O que gostaria de saber é: no caso de tirar um visto para esse período de pouco menos de 3 meses, qual deveria ser o visto solicitado? Residência seletiva? Em caso de comprovar renda para o período, qual é o valor necessário? Eu poderia solicitar apenas extensão para permanência como turista, considerando que moro em outro país do Espaço Schengen? Morando aqui, necessito voltar ao Brasil para a solicitação desse visto ou posso fazê-lo em Viena?
    Desde já, grata pela atenção!

    Responder

  12. Fabio, há como, uma vez na Italia dentro do periodo de 3 meses de turista, conseguir o visto de trabalho lá mesmo, e a partir daí permanecer lá pelo tempo que o permesso permite? Obrigada!

    Responder

    1. Olá Valéria não existe isso: nenhum visto de trabalho é concedido a quem já está em território italiano, ele é emitido no consulado italiano do país do requerente


  13. Ajuda! Há 4 anos venho para Itália fico 3 meses e volto para o Brasil, isso pq meu namorado é italiano. Dessa ultima vez vim para ficar, demos entrada na papelada para nos casar, foi publicado na Comune, tudo certo eis que o pai dele faleceu e a familia pediu para cancelarmos tudo só que agora já venceu minha permanência de 90 dias e estou ilegal! Pensamos em fazer um contrato de convivência, mas ao procurar um notaio nos disseram que existe a lei mas não entrou em vigor! E agora?! O que acontece!? Não quero ficar aqui nessa situação, se eu voltar para o Brasil corro o risco de não poder viajar mais para Europa, certo?! Saberia me dizer se esse tal contrato de convivência é valido em alguma cidade da Itália?! Como devo proceder ?! Não sei o que fazer!

    Responder

  14. Olá, Fábio!É o seguinte, meu marido tem cidadania, mas como está desempregado, ainda não conseguiu fixar residência (está morando com um amigo); vc sabe se eu, sendo apenas turista por enquanto, consigo pedir o permesso através do casamento italiano (já dei entrada aqui- tenho a certidão).Quais são os documentos que meu marido precisa apresentar para pedir o meu permesso?É obrigatório que ele esteja empregado?Desde já agradeço e te parabenizo pelo excelente trabalho!

    Responder

  15. Olá Fábio,

    Tudo bom? Estou com uma dúvida, você poderia me ajudar? Eu morei um ano na Itália de 2014/15 quando fiz intercâmbio pela faculdade. Agora, já estou formada e pretendo voltar para lá e fazer uma pós-graduação. Porém, a confirmação da faculdade eu irei receber somente no final de outubro, mas eu gostaria de ir antes para trabalhar como aupair. É possível entrar com o visto de trabalho e depois tirar o visto de estudante lá na itália, quando eu tiver a confirmação da faculdade?
    Muito obrigada!

    Responder

  16. Olá Fábio .Tudo bem?
    Eu estou um pouco confusa,
    Estou indo para a Italia para fazer algumas entrevistas.
    Mas , se uma das empresas me contratar(o que tem muita chance), durante esse período…Como seria para fazer o meu permesso di sangiorno, nesse caso? Sendo contratada já em território italiano?
    Obrigada

    Responder

  17. Olá! Parabéns pelo site! Gostaria de tirar uma dúvida: a empresa na qual trabalho é Italiana, e gostaria de me mudar para a Itália já com esse trabalho. Se a empresa me transferir, mediante contrato de trabalho, consigo visto permanente ou o visto que terei terá que ser renovado?

    Responder

  18. Olá Fábio!
    Primeiramente obrigada pelas dicas e conselhos!!
    Gostaria de saber se este processo que Você descreveu também serve para trabalho voluntário. Sendo que o ano passado fui com esse mesmo propósito mas somente permaneci por 3 messes, justamente por desconhecer esse tipo de informação. Esse ano gostaria de retornar para permanecer uma temporada maior, o trabalho é em uma Fundação, devo seguir esses mesmos passos?!

    Responder

  19. Olá Fabio!
    Parabéns pelo site!
    Tenho uma dúvida, sou brasileira e estou indo para Itália para casar com um Italiano e não gostaria de comprar passagem de retorno, sabe se tem algum documento que posso fazer e levar para comprovar o por que não comprei passagem de retorno?
    Outra coisa meu filho tem 17 anos ele pode ficar na Itália comigo já que vou casar?
    Abraços.

    Responder

  20. Olá, supondo que sou cidadã italiana e moro na Italia e visitando o Brasil resolvo levar minha mãe de 84 anos, aposentada, para morar comigo na Italia. Qual é o procedimento? Ela não é minha dependente financeira, somente psicológica e física pois tem alzheimer.

    Responder

  21. E quando você mora em outro país você pode pedir o visto nessa embaixada mais próxima? Como funciona isso. Eu moro na Irlanda e gostaria de aplicar para o visto de estudante na Itália.

    Responder

  22. Oi Fabio,
    Sou cidadão italiano e pretendo passar 1 ano na italia.
    Sou cadastrado no Anagrafe deste consulado em São Paulo
    Minha esposa ainda não tem a cidadania (somos casados há 2 anos).
    Pretendemos ir em Março de 2017 e gostaria de saber como devemos proceder com o visto dela ?

    Por favor, aguardo a resposta com as devidas considerações.

    Responder

  23. Oi Fábio! Fiquei um pouco confuso. Primeiro você diz:

    “Se você pretende permanecer aqui por mais de 90 dias, você obrigatoriamente terá que solicitar um permesso di soggiorno – e ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso nao se faz em território italiano: isso deve ser feito diretamente no consulado italiano antes da vinda à Italia.”

    Mas depois você disse:

    “INFORMAÇÃO IMPORTANTE: O visto de ingresso na Italia deve ser transformado em permesso di soggiorno dentro de 8 dias, a contar da data da entrada no país”

    Afinal, solicito o permesso di soggiorno antes da ida a Itália, ou dentro de 8 dias após a chegada no país?

    Um abraço!
    Daniel

    Responder

  24. Olá Fabio quero parabenizar pela pagina, foi o único lugar que eu consigui a relação dos documentos que eu preciso. Muito obrigada!
    Uma dúvida, fui contratada, posso ir como turista ( sem o visto) e antes dos 8 dias da entrada no permesso per lavoro?
    Super obrigada.

    Responder

    1. Olá Leticia, grazie mille 🙂

      Sobre o trabalho não, você precisa entrar na Itália já com um visto de trabalho no seu passaporte. A empresa deve providenciar os trâmites pra que você possa fazer isso diretamente no consulado italiano no Brasil. Abraços


    2. Gentilissimo grazie a te.
      Você saberia informar se o nulla ostra al lavoro da parte dello sportello unico per l’ immagrazioni SUI, é concedido pelo dator de trabalho.
      Obrigada


    3. a empresa na qual voce vai trabalhar que faz o procedimento, o unico porem è, demora muito, ja tem quase dois meses que dei entrada e nada. Porque ainda nao abriram vaga pro Flussi, uma cota que o gorveno disponibiliza para estrangeiros trabalharem no territorio italiano.


  25. Ola, Fabio, boa noite! Estou na Italia para requerer minha cidadania e estou entrando com a solicitaçao do permesso de soggiorno para permanecer mais de 90 dias e esperar a cidadania. Meu marido esta comigo e recebeu uma proposta de emprego com contrato de um ano. Estavamos pensando que ele deveria retornar ao Brasil para solicitar o visto. Mas, no consulado italiano de Belo Horizonte informaram hoje a minha irma que ele deve fazer o permesso de soggiorno aqui… e que caso nao consiga é que deve retornar ao Brasil.. Fiquei perdida nessas informaçoes…. Pode me dar uma luz??

    Responder

  26. Ola Fabio, tenho uma duvida que talvez vc possa me esclarecer. Ja fui na Italia algumas vezes sempre como turista,tenho um namorado la e pretendemos nos casar, a ultima vez estive tbm por 3 meses, retornei de la ultimo dia 14 de julho, vim ao Brasil pegar a minha documentacao para casar. ja tenho em maos,mas agora para retornar a Italia para casar preciso esperar aqui no Brasil os 3 meses exatos? Mesmo com os documentos em maos para casar?

    Responder

  27. Bom dia Fabio, primeiro quero te agradecer imensamente por toda informação que você compartilha em sua página. Graças a você e outras pessoas com essa intenção maravilhosa de ajudar os outros eu estou conseguindo resolver muitos problemas. Mas eu tenho uma dúvida, eu tenho um visto de affari, voce sabe me dizer se posso solicitar o permesso e, se sim, por quanto tempo?
    Muito obrigada desde já!

    Responder

  28. olá fabio. Tenho 1 tia irmã da minha mãe na italia, consigo ir por motivos de familia? ou só serve para parentes proximos como : filho/pais?
    caso a resposta seja não, eu consigo ir por residencia eletiva pelo fato de não precisar trabalhar/estudar pra me manter la? agradeço.

    Responder

    1. Minha dúvida é exatamente a mesma que a sua. Espero que possamos obter resposta.


    2. Estou querendo ir morar com a minha tia, ela me oferece estadia e tudo mais. Como faço para ir morar com ela, então?


  29. Olá Fábio, sou estudante de direito e tenho que fazer um trabalho sobre o assunto e estou com uma dúvida. Uma médica brasileira residente e domiciliada em Capri há 23 anos é cidadã italiana? O permesso di soggiorno per lavoro só garante a residência legal ou configura a pessoa como cidadã italiana?

    Responder

  30. Se alguém poder me ajudar, muito obrigado.

    Estou morando com minha mãe na Itália, e estou ilegal a mais ou menos um mes, ela ja mora aqui cerca de 10 anos , teria alguma forma de me regularizar, regularizar em alguns dos permessos de soggiorno, desde ja muito grato!!

    Responder

  31. Olá Fábio, minha mãe é casada com Italiano, esse ano, ela irá morar um período mais longo por lá, pois atualmente eles moram aqui no Brasil. Vc tem alguma informação sobre a reunião familiar? Sou adulta e tenho duas filhas, elas tem direito a reunião familiar assim como eu?

    Responder

  32. Boa noite. Minha mãe convive com um italiano a 16 anos , não se casaram.
    Ela sempre vai a Italia como turista. Ela tem 75 anos e ele 80.
    O que ele poderia fazer para legaliza_la?
    Existe algum visto por mais de 90 dias nesse caso?
    Algum contrato estável ?
    Se ele casar perderá parte da pensão.
    Desde ja agradeço.
    Suzy.

    Responder

  33. ola saga…
    sou jessica, gostaria de saber uma coisa por favor
    vou dar entrada na cidadania italiana, porem eu vou como au pair para italia, e como vi no seu post vc pegou um imovel e foram analisar para aceitar sua permanencia, eu morando com host family consigo fazer o processo da cidadania e residencia na italia? ou o fato de nao ter o meu imovel me impedi de prosseguir?
    espero sua resposta, muito obrigadoo

    Responder

    1. Olá Jessica tudo bem?

      Se a família aceitar que você solicite a residência na casa deles, não tem nenhum problema não, neste caso eles farão uma declaração ao comune dizendo que você está sendo hospedada com eles, entendeu? Abraços


    2. Oi Fábio. Para pedir o visto de trabalho subordinado é obrigatório ja ter trabalho na Itália? Ou ter alguém que faça seus papéis no sportello? Eu queria chegar na Itália e procurar trabalho pessoalmente. Daqui fica meio difícil.


  34. Olá Fábio, Parabéns pelo seu blog, há 10 anos eu levantei todos os documentos, mas hesitei por não ter informação suficiente para reconhecer a cidadania. Você é um desbravador. Parabéns.
    Sou casado, e vou fazer o processo na Itália. Vou solicitar o permesso de lavoro. Minha esposa pode solicitar também o permesso de lavoro? Ela também tem direito a cidadania italiana, o que seria melhor? Ficar como minha dependente ou ter um processo de reconhecimento da cidadania dela à parte?

    Sei que não existe um permesso para cidadania, mas existe alguma “facilidade” de autorização do permesso de lavoro, quando está em busca do reconhecimento da cidadania italiana?

    Novamente obrigado e assim que estiver na Itália, gostaria de contribuir com o seu blog.

    Responder

  35. Olá Zélia, seu namorado deve entrar em contato com um patronato aqui na Italia para auxilia-los com esta tipologia de permesso. Abraços

    Responder

  36. Bom dia Fábio.
    Obtive uma informação que existe um tipo específico de visto que você solicita assim que entra na Itália e que se refere a pessoas que estão ali para tentar a cidadania.
    Como se fosse um visto para tirar cidadania. Isso procede? Poderia me passar maiores informações?
    Obrigada

    Responder

    1. Olá Lauren tudo bem?

      Não, isso não existe, entre na página materiais educativos e baixe o manual Sagabook Italia para entender melhor. Abraços


    2. Não seria o permesso in attesa di cittadinanza que ela está se referindo?


  37. Olá Fabio!

    Eu estive em Roma por 15 dias entre julho e agosto e estive mais quinze dias entre outubro e novembro (desta vez entrei por Madrid) e pretendo voltar em janeiro, sempre a turismo. Eu não pedi nenhum permesso. Eu deveria ter feito? Devo fazer na próxima vez? Mesmo ficando menos que 90 dias? Obrigada

    Responder

  38. Oi Fábio. Posso pedir o visto para mais de 90 dias num consulado italiano fora do Brasil?
    Estou em Londres e meu visto vence em Janeiro. Quero ir pra Italia mas sem ter que voltar ao Brasil para pedir esse visto. Obrigada

    Responder

    1. Olá Priscila! Estou com o mesma pergunta. Você conseguiu tirar o visto? Se puder contar, agradeço super! Fábia se tiver a resposta também, muito obrigada 🙂


  39. Olá Fabio,
    Planejo estudar durante um ano na Università Ca’ Foscari de Veneza, a partir de abril de 2016. Mas preciso aguardar a confirmação da bolsa, o que será feito em fevereiro. Tu tens uma ideia de quanto tempo leva para o visto ser emitido? Se eu solicitar o visto no final de fevereiro consigo viajar no início de abril?
    Obrigada.

    Responder

  40. Olá Fabio
    Parabéns pelo site, Há certo tempo acompanho seu site e esclareci muitas dúvidas, mas agora tenho uma que nenhum órgão competente sabe me informar.
    Fui por duas vezes para a Itália em menos de 180 dias e por desconhecimento meu e do meu companheiro não solicitei o “permesso di soggiorno”. Ele è muito “testardo” e quando eu dizia que havia lido qualquer coisa ele dizia que não era assim. O fato é que na saída da Italia meu vôo fazia escala em Munique e lá me barraram e me fizeram assinar um documento que sequer entendi do que se tratava pois estava nervosa e com medo de perder o vôo, por isso não questionei muito, mas me disseram que eu ultrapassei por UM dia o período máximo como turista (estranho porque no total foram quase 120 dias contando com as duas viagens e até hoje não entendi qual conta eles fizeram). Porém poucos dias antes de voltar ao Brasil eu me casei com o namorado italiano.
    Voltei ao Brasil em 7 de setembro, me casei em 2 de setembro e fizemos planos de passar natal e ano novo em Roma e aproveitar para acertar minha situação ali. Já tenho a tessera sanitária. Acontece que ninguém sabe se preciso de visto ou não, nem o Consulado. Contatamos a Farnesina que nos respondeu que a lei que obriga o visto para “ricongiungimento familiare” não existe mais, mas no consulado em São Paulo, onde moro, disseram nem saber do que se trata e que não podem me dar o visto porque eu não pedi o Permesso di Soggiorno.
    Você conhece algo sobre essa lei, já ouviu falar? Estou confusa e preocupada porque meu marido comprou passagens para mim e meu filho para o início de dezembro e não são reembolsáveis.
    Abraços

    Responder

    1. Olá Daniela

      Antes de mais nada é preciso saber o que aconteceu na sua saída da UE, pois sem que você explique melhor, é impossível ajudar. Em relação ao permesso di soggiorno, se você é casada com um cidadão italiano, caso queira se mudar para a Italia e viver aqui juntamente com o seu marido, a primeira coisa que deverão fazer é enviar a certidão de casamento de vocês, traduzida e legalizada pelo consulado geral da Italia no Brasil, ao comune de residência dele, para que sja transcrita. Uma vez efetuada a transcrição da mesma, vocês poderão se mudar pra cá e posteriormente você poderá solicitar a carta di soggiorno per coniuge di cittadino italiano. Abraços


  41. Oi Fabio ,
    Tenho um relacionamento com um italiano há um ano . Ele veio pro Brasil, ficou 44 dias e eu fui pra Itália e permaneci por 2 meses e meio . Queremos nos estabelecer definitivamente em Milão e passar férias o Brasil . Ele está apenas separado legalmente e espera o divórcio. Não temos tanto tempo pra esperar, visto que ele tem 70 anos e eu 66.
    A Itália creio q não aceita união estável dentro deste contexto . O que poderemos fazer para estarmos sempre juntos sem q seja preciso fazer 4 viagens por ano? .
    Viagem custa e além disso precisamos viver com serenidade.
    Agradeço sua atenção,.

    Responder

    1. Olá Marilda

      Até que seu parceiro será divorciado e a legislação permita que ele se case novamente, não há o que fazer.

      Abraços


  42. Oi Fabio .. Estou gravida e pretendo ir para a Italia com 7 meses de gravidez , tendo em vista que quero permanecer esses 90 dias , ou seja quero que o bebê nasça italiano .sendo assim o bebe terá cidadania italiana , ele tendo a cidadania e eu sendo a mãe ,eu posso tirar a cidadania italiana tambem? , minha intenção é permanecer ,ir para morar ,mesmo que neste processo eu tenha que voltar para o brasil por um pequeno período . existe algo de errado nesse processo que eu não saiba?

    Responder

    1. Eu já ouvi milhões de coisas absurdas neste mundo da cidadania, mas parabéns! Você conseguiu superar todas as expectativas a respeito da estupidez humana…


    2. Na Italia cidadania se adquiri/transmite por sangue e não por territorio, digamos. Leia mais a respeito de Juris Sanguinis e Juris Solis 😉


    3. Nem o bebe e muito menos você terão direito a cidadania só por ele nascer na Italia, precisa ser italiano de sangue.


  43. Olá!

    preciso tirar o visto para estudar na Itália. O meu curso de mestrado dura dois anos mas preciso da passagem de ida e volta para poder tirar o visto. Você sabe se a passagem de volta tem que ser de 3 meses ou pode ser de, por exemplo, um ano?

    Grazie! Mi piace il tuo post 😉

    Responder

    1. Olá Raphaela

      Com o visto em mãos, a passagem não precisa ser para 90 dias não.

      E fique ligada, que neste mês de outubro, vou publicar vários artigos sobre os estudos aqui na Italia 😉


  44. Ciao Fábio,

    Qual visto para mais de noventa dias é o mais simples e fácil de obter para quem vai tentar a nacionalidade na Itália e ainda não sabe onde vai morar, estudar e trabalhar?

    Seus posts são os melhores!

    Grazie!

    Responder

  45. Olá, Saga

    Meu nome é Laís, estou atualmente morando nos EUA com o visto J-1. Minha intenção é ir para a Itália como estudante depois que o meu período aqui acabar. Gostaria de saber se, para tirar o visto italiano de estudante, é preciso ser feito pelo Brasil ou eu consigo obtê-lo aqui mesmo nos EUA.

    Obrigada!

    Responder

  46. Olá,
    Eu não sei exatamente como esclarecer algumas dúvidas que me surgiram. Talvez sejam dúvidas de outros leitores, por isso gostaria de lhe pedir auxílio, se possível 🙂
    Vou iniciar o meu processo de visto estudantil para ficar com o meu namorado italiano.
    Há muita dificuldade para encontrar uma escola em Brescia (onde ele vive) que atenda os requisitos.
    Em relação a quem irá custear a minha estada, será o meu namorado. Porém, eu levarei comprovantes de renda do meu pai ao consulado. Algumas dubidas são:
    Seria possível que o meu namorado fosse o meu responsável finceiro oficialmente? Se for ou nao for, é possível que ele possa abrir alguma conta bancária para mim, lá da Itália?
    E em relação ao tempo do processo… Vi que o agendamento deve aer feito online. Do agendamento até a resposta sobre o visto, quantos dias levam em média esse processo?
    Existe algum motivo fequente que induza a negação do visto?
    Agradeço muito

    Responder

  47. Gostaria de tirar uma dúvida se possível, minha mãe mora na Itália a 15 anos, tenho duas irmãs Italianas, já estive outras vezes para passeio, mas agora gostaria de ir para trabalhar, sou publicitária, porém, não sei em que trabalharei la a principio, vendedora de loja, etcs.. Gostaria de saber qual o melhor visto para mim.. se posso ir e tirar o visto lá já que minha família mora lá e tem residencia estabelecida ou se já tenho que ir com o Visto de trabalho daqui do Brasil..

    Responder

  48. Olá Fabio, parabéns pelo blog!
    Estou desesperada porque ninguém conseguiu responder minhas perguntas e estou me sentindo bem perdida. Uma famíia me contratou como Au Pair, eles irão me enviar o contrato no final de semana. Na sua opinião, é melhor que eu solicite o visto como uma funcionaria deles ou o visto de estudante? Porque para solicitar o visto de estudante (no meu caso será curso de italiano) eu terei que quitar o valor do curso, certo? Acho que terei que solicitar o visto de urgência porque viajo em agosto. OBrigada.

    Responder

  49. Bom dia Fábio.Tudo bem?Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo blog,belo trabalho.Fábio eu também me chamo Fábio,rs,e estou na seguinte situação.Consegui um emprego em uma empresa italiana e a empresa já conseguiu minha permissão de trabalho, e agora estou indo ao consulado para dar entrada no visto de trabalho.Vou levar minha esposa e meu filho comigo e gostaria de saber se eles também precisam de visto,uma vez que eles estão comigo,não seria possível que eles conseguissem o permesso di suggiorno lá na Itália ligado ao meu visto de trabalho?Obrigado.

    Responder

  50. hola sono italiano brazileirpo necesito ajudo por favor me liga? 340 26 89 236 o me da un contacto gracias

    Responder

  51. Oi Fabio, bom dia! Após obter o permesso di soggiorno per lavoro, estar legalizada, endereço fixo, etc… quanto tempo devo esperar para pedir o ricongiungimento familiare para meu filho? Grata!

    Responder

  52. Oi Fabio, gostaria de verificar com vc se pode me esclarecer uma dúvida, por favor, apesar de não ser relacionada com cidadania italiana. Minha filha deve fazer um curso na Itália que passará de 90 dias portanto já sabemos q ela deve ir ao consulado pedir o visto de estudante assim q a carta da escola chegar.
    Minha dúvida maior é relacionada aos 8 dias q ela tem para solicitar o permesso de soggiorno após chegar na Italia temos ideia de chegar alguns dias antes do curso pra fazer um pouco de turismo e nesse caso não estaremos na cidade onde ela vai estudar.
    Saberia me dizer se consigo esse permesso em qualquer cidade 2 semanas antes do curso começar ou se devemos ir direto pra cidade do curso, regularizar o permesso e depois viajar um pouco? É “fácil” conseguir dar entrada nessa papelada, tb é na posta? Muito obrigada desde já. Bom domingo

    Responder

    1. Obrigada por responder Fabio. Teremos o endereço do apartamento estudantil onde ela ficará durante as aulas mas não consegui descobrir es basta apresentar a “carta de aceitação” da faculdade, onde consta que terá acomodação e assistência médica incluídas, além do formulário preenchido e do passaportemais cópia do mesmo e as fotos ou se na questura exigem mais alguma documentação. Além disso imagino que Firenze tenha mais de uma questura por ser uma cidade importante.


  53. Vamos lá. rsrsrs
    A multinacional vai entrar com o pedido do visto que pode demorar até 6 meses para o trabalho do Marcelo, também acho que ele não se “encaixe” nas categorias. O Permesso di soggiorno para este fim, também é emitido através da empresa?
    Nesse meio tempo, poderei gozar do permesso di soggiorno dele, para permancer na Itália caso meu processo demore mais de 90 dias? Se é que você me aconselha usar disso, pois como você sabe, vou após o Marcelo.
    Fábio, quanto aos animais de estimaçao. Ainda não encontrei por aqui. Já estou por dentro do processo para a entrada segura deles como exames, microchipagem, atestado de saúde, CZI… eles podem entrar comigo para pedir reconhecimento de cidadania ou com o visto?

    Responder

  54. Olá! Gostaria de saber se existe um tempo mínimo para tirar o visto para estudo antes de embarcar para a Itália. Não achei lugar nenhum que tenha essa informação, e falar com a embaixada é quase impossível, já que nunca atendem ligações.

    Responder

    1. Olá Ana

      Não sei informar, somente o ufficio di studio no consulado pode responder esta dúvida, envie um email a eles. Abs


    1. Olá Fábio,

      E no caso de querer ficar um pouco mais de 90 dias. Pelo que entendi no site do Ministero degli Affari Esteri, não há um visto para turismo para períodos superiores a 90 dias. Há outras alternativas para que eu possa ficar por 120 dias, por exemplo? Obrigado. Abs!


  55. Olá Fabio,

    Gostaria que você me ajudasse , tenha uma tia que mora na Itália a mais de 15 anos e estou pretentado ir ficar com ela uns 3 meses na Italia . Eu preciso de Visto ?Ou ate 90 dias eu posso ficar lá sem visto ?

    Obriagada

    Responder

  56. Fabio tudo bem?

    Uma dúvida: Trabalho no Brasil em uma multinacional Italiana e recebi uma proposta para trabalhar na Italia por tempo indeterminado que estou ainda avaliando. Pelo que entendi, solicito inicialmente o visto no consulado de SP por exemplo, porém teoricamente não me “encaixo” nas opções listadas para lavoro subordinato. Sabe o que devo fazer? Outra coisa, Minha esposa e filha não podem ir comigo até eu conseguir o permesso di soggiorno já na Itália, é isso?
    Obrigado, forte abraço!!

    Responder

    1. Olá Tiago

      Na verdade quem tem que se preocupar com isso é a empresa, que deverá entrar em contato com os órgãos aqui na Italia para então conseguir te dar um visto. Abs


    2. Muito obrigado e parabéns pelo trabalho!!


  57. oi boa noite á vc Fabio BARBIERO . PARABENS E VC RESPONDE EM PORTUGUES LEGAL . PESSOAS NA ITALIA 40E 50 ANOS CONSEGUEM TRABALHO TENDO PROFISSÃO OU NÃO TENDO

    Responder

  58. Oi Fábio! Gostaria de saber se podes responder uma dúvida minha: tenho cidadania italiana e uma união estável com meu namorado. Estamos pensando em nos mudar para a Itália. Ocorre que, como não somos casados, ele não possui a cidadania. Gostaria de saber se há algum tipo de visto de permanência especial para acompanhante de quem é cidadão! Grata!

    Responder

  59. Ola Fabio! Muito bom o seu trabalho, parabens!
    Estou com uma duvida. Morei na italia de 2007 para 2008 com o permesso di soggiorno per ricongiungimenti familiari, que a minha prima havia socilita pra mim. Porem decidi voltar ao Brasil e finalizar minha faculdade e fazer um MBA. Meu permesso perdeu a validade ja ha quatro anos mas eu gostaria de voltar pra italia. O problema é que parece que agora so e possivel solicitar permesso para familia proxima como pais e irmaos… Voce poderia me ajudar com uma luz de cimo seria possivel fazer algo para renovar o permesso?
    Obrigada

    Responder

    1. Olá Talita

      Renovação de permesso se faz antes do vencimento do mesmo, portanto no seu caso não há mais o que fazer, você deve procurar outras formas de vir a Italia, caso não seja descendente de italianos. Abs


    2. Obrigada Fabio.

      Realmente minha familia é descendente mas parece que não tenho direito. sendo assim só me resta tentar outros modos.
      O permesso per ricongiungimenti familiari não pode mais ser solicitado para primos não é?

      Obrigada novamente


  60. Olá Sabrina, vamos por partes rsrs

    Sem problemas em dar entrada como solteiro e depois, ao se casar atualizar o status civil.

    Quanto ao casamento no Brasil e depois aqui na Italia, muita calma: não se casa duas vezes rsrs Você ao se casar no Brasil, deve mandar traduzir e legalizar o documento no consulado geral da Italia e em seguida apresentá-lo ao comune de residência do seu marido para que eles efetuem a transcrição deste casamento ocorrido no exterior, ok?

    Por fim, para obter o permesso somente com a certidão de casamento transcrita pelo comune.

    Abs

    Responder

    1. Muito obrigada pelo retorno!!!
      Ja que não tem problema, Vou dar entrada por procuração aqui no Brasil e ja agilizar o casamento. Quando estiver tudo ok na italia posso ir e encontrar com ele!
      muito Obrigada!
      Abraço


  61. Ola, Fabio!
    Gostaria de parabenizá-lo pelo site, que nos traz sempre novidades e esclarece tantas duvidas…
    Tenho uma duvida, quem sabe você consegue me ajudar.
    Meu noivo deu entrada no processo para cidadania direto na Itália e estamos planejando nosso casamento.
    Caso eu realize o casamento por meio de procuração no Brasil antes do processo de documentação terminar, isso pode prejudicar o processo, uma vez que ele deu entrada no processo como solteiro?
    Podemos nos casar no Brasil e depois realizar o casamento na Itália ou só apresentar as certidões e documentações traduzidas na Itália para que conste no processo dele depois?
    Posso conseguir o permesso por motivo de família indo para a Itália com esta certidão de casamento realizado no Brasil?

    Muito obrigada! Abs

    Responder

  62. Fabio no final desse mes acabando meu prazo de 30 dias na italia, porem
    eu nao quero it em bora agora e so agora soube desse pz de 8 dias.o q eu devo fazer?me ajuda.

    Responder

  63. Oi Fabio, meu ex companheiro é italiano, separamos a dois anos e nunca casamos no papel. Temos um filho italiano nascido no Brasil.
    Agora ele insiste em irmos viver na Itália, não quer ficar longe do filho. Ele mora em Genova e foi em busca lá de informações se seria possível eu e meu outro filho mais velho, de outra relação, irmos viver legais na Itália oor reunião familiar, porque logicamente o nosso filho de 4 anos só pode viver na Itália perto do pai se for junto a mãe e o irmão de 10 anos, também menor.
    O que poderia me falar sobre isso? Teríamos direito de viver lá para que o meu filho menor possa estar junto ao pai?
    Ele me falou ter tido uma resposta positiva em Genova, devemos dar entrada quando eu estiver lá. Perguntou também no consulado da Itália e Recife e me falou que temos direito por reuniao familiar, pois ele mora em Genova e o filho com a mae e irmao no Brasil. É possivel?

    Responder

    1. Olá Adriana tudo bem?

      O que a questura em Genova respondeu? Veja que a resposta deles é infinitamente melhor do que qualquer coisa que eu possa te falar ou opinar, pois serão eles que decidirão se e como solicitar o permesso di famiglia no caso de vocês.

      Qualquer dúvida relacionada a permesso di soggiorno deve ser feita exclusivamente na questura da região onde o seu marido vive. Abs


    2. Segundo as informações que buscou tudo ok, não seria visto, mas o permesso di soggiorno. Pedi para confirmar, parece não ter problema.


  64. Oi Fabio

    Em primeiro lugar… Parabéns pelo seu trabalho, tem me ajudado muito seu blog e videos.

    Sou filha de mãe italiana (infelizmente naturalizada Brasileira). Meu nonno mora no Veneto e estou querendo ir pra la ficar com ele e ajudar no q ele precisa, pois ele está com 94 anos. Com o permisso di soggiorno per motivi familiare eu posso trabalhar lá? Outra coisa, a carta que meu nonno precisa me mandar tem que ser de próprio punho? Tem algum modelo de carta?

    Morando lá por 3 anos com residência em meu nome eu consigo a nacionalidade?

    Obrigada

    Gabi

    Responder

    1. Ciao Gabriela

      Sua mãe se naturalizou antes do seu nascimento? Com o permesso você poderá sim trabalhar, porém verifique se a questura da região onde seu nonno vive aceitará emitir o permesso di família a você, pois cada questura tem as suas próprias regras ok? Abs


    2. Ciao Fabio
      Ela se naturalizou antes do meu nascimento. Sei q a cidadania eu não tenho direito =(
      Falei com meu nonno e ele ia ligar hj la na questura de Vicenza. Será q pelo fato dela ter se naturalizado eu perco tbem a chance de ter o permesso per famiglia?
      Obrigada pela atenção
      Abs
      Gabi


    3. O provlema é saber se a questura aceitaria dar um permesso a você pelo seu nonno, pois pela legislação este tipo de permesso pode ser dado apenas a pais, filhos e irmãos. Todavia sua mãe pode readquirir a cidadania novamente, basta fixar a residencia aqui na Italia novamente, ela não tem interesse em fazer isso? Abs


    4. Oi Fabio, liguei aqui no consulado aqui de São Paulo e o Senhor que me atendeu disse que tenho direito ao permesso, mas meu nonno tem q ir na questura e pedir, ai eles mandam para o Brasil a liberação. No pioro dos casos minha mãe volta a ser Italiana. rsrs
      Outra coisa Fabio, do lado do meu Pai eu tenho um Trisavô Italiano, o problema é que não temos a certidão de nascimento dele, ele era de Lagonegro e meus tios chegaram a ir lá mas não acharam nada na comune, Vou levantar tudo oq tenho aqui e gostaria de saber como funciona seu trabalho, pois acredito q eu vá precisar da sua ajuda ai.
      Obrigada pela sua atençao
      Abs
      Gabi


  65. Oi Fabio

    Em primeiro lugar… Parabéns pelo seu trabalho, tem me ajudado muito seu blog e videos.

    Sou filha de mãe italiana (infelizmente naturalizada Brasileira). Meu nonno mora no Veneto e estou querendo ir pra la ficar com ele e ajudar no q ele precisa, pois ele está com 94 anos. Com o permisso di soggiorno per motivi familiare eu posso trabalhar lá? Outra coisa, a carta que meu nonno precisa me mandar tem que ser de próprio punho? Tem algum modelo de carta?

    Morando lá por 3 anos com residência em meu nome eu consigo a nacionalidade?

    Obrigada

    Gabi

    Responder

  66. Oi Fabio ….Meu nome é Daniela brunelli …Mes que vem vou dar entrada na minha cidadania italiana diretamente na italia….O meu marido vai junto comigo …A questao é ele vai poder ficar na italia comigo o tempo necessario para pegar o passaporte italiano?( caso demore mais que 3 meses para pegar meu passaporte italiano)
    tem algum permesso para ele tambem por ser meu conjuge? ou ele vai ter que sair da italia depois de 3 meses ?

    Responder

    1. Olá Daniela tudo bem?

      Não, é uma péssima ideia vir com acompanhantes, procure aqui mesmo no blog o artigo onde explico sobre isso, ok? Abs


  67. Oii Fábio
    Quando por exemplo, se tem a permissão de estadia por trabalho subordinado e o mesmo não dá certo… existe a possibilidade de procurar outro emprego?!
    Obrigada 🙂

    Responder

    1. Quando se consegue um trabalho subordinado na Itália, e esse trabalho por ventura não dá certo…existe a possibilidade de trocar de trabalho?

      Obrigada! 🙂


  68. olá, um cliente seu entra na itália e recebe o visto no aeroporto, então ele tem a cidadania reconhecida, com o qual passaporte ele deve sair da itália para retornar ao Brasil?

    Responder

    1. Olá Marcelo

      Desde que obtenha o reconhecimento e esteja com o passaporte italiano, deverá sempre sair da Italia com o italiano – esqueça a ideia de que “tenho um carimbo de entrada no passaporte brasileiro e portanto tenho que sair com ele para deixar tudo certinho…” (sei que está pensando isso, né? rs) Abs


    2. muito obrigado pelo esclarecimento e parabéns pelo trabalho desenvolvido, um abraço !


  69. Ola Fabio
    Meu nome é Josiane. Estudo na Italia, faço o quarto ano em uma escola “alberghiera” e meu PERMESSO DI SOGGIORNO é vàlido para um ano. Vence no proximo dia 27 de setembro..
    Minhas ferias escolares sao de junho a outubro e nesse periodo venho para o Brasil. Porém, no ano passado a cia aérea Alitalia nao me deixou embarcar para a Italia com o documento faltando uma semana para vencer. Para embarcar, precisei mudar a data de retorno que teria validade para ano e comprar um bilhete de tres meses (que é o periodo permitido para turistas). Nao me informaram quantos dias eu teria de prazo para entrar na Italia e até agora nao consigo essa informaçao.
    Considerando que tenho um documento que so’ pode ser renovado quando estou dentro daquele pais, considerando que preciso vir para o Brasil no periodo de ferias (junho/outubro) e considerando que quando volto estou dentro do prazo de vencimento do “permesso”, o que posso fazer para resolver esse problema?
    Preciso, por gentileza, de uma luz a respeito . Te agradeço antecipadamente.

    Responder

  70. Olá Jiane tudo bem?

    Pode sim, ao entrar aqui ele receberá o carimbo na entrada e com ele poderá solicitar a residência e pedir o reconhecimento 😉

    Responder

    1. Oi Fabio, aqui tudo bem, agora melhor q vc me respondeu positivamente. Espero q vc também esteja bem. Te deixo os meus parabéns pelo trabalho rico de informações utilíssimas feito com muita responsabilidade, seriedade e tanto bom humor. Abraços


  71. Ola Fabio!
    Vivo na Italia (sou italo-brasileira) e meu sobrinho esta na Irlanda con visto de estudo e nesse meio tempo ele quer vir pra Italia para o processo de cidadania a qual ele tambem tem direito. A pergunta è….ele pode entrar na Italia con esse visto e dar entrada no processo de cidadania ou nao? Ou se ele vem da Irlanda quando chegar na Italia vai receber o visto de entrada? Eu li sobre um dos seus clientes (Thiago) que estava na Irlanda com visto de estudante e que foi pra Italia pra fazer o processo de cidadania e ai me veio a esperança de que o meu sobrinho tambem possa fazer. Agradeço qualquer dica e conselho. Abraços

    Responder

  72. Olá Rafael

    Não sei te responder esta dúvida, sugiro que entre em contato diretamente com o consulado italiano na Espanha, ok? Abs e bons estudos

    Responder

    1. Fábio, entrei em contato com a Embaixada da Itália no Brasil e eles me informaram que posso solicitar o visto na Espanha, pois me enquadraria na seção “residentes”. Se você quiser, posso te encaminhar o e-mail para você ter mais informações pro seu blog, que, por sinal, me ajudou muito.

      Valeu 🙂


  73. Oi Fábio

    Na ultima parte da sua belíssima explicação tem um clique aqui (como-fazer-o-permesso-di-soggiorno-ilustrado) eu não consegui abrir o link 🙁 você pode me enviar?? Muito obrigada.
    [email protected]

    Responder

  74. Olá Fábio,

    Eu recebi uma bolsa de estudos com duração de um semestre para a Espanha. Aproveitando a deixa, resolvi que passaria um ano estudando fora e farei um semestre na Università di Bologna também. Assim, gostaria de entender se posso solicitar o visto Italiano na Espanha.

    Responder

  75. Olá Fábio, tudo bem?

    Sou casada no Brasil com um italiano, ele voltou para a Itália ha 1 mes para resolver alguns problemas e como não tem ainda uma previsão de volta para o Brasil, eu pretendo ir para a Itália, mas não tenho previsão de volta. Me informaram via telefone, que eu devo enviar a certidão de casamento para o Saresp para depois traduzir e autenticar no consulado, o que vai demorar em torno de 60* dias.

    Para que eu possa ir à Itália antes desses 60* dias, eu poderia ir como turista, permanecer lá por 90 dias e voltar para o Brasil, providenciar essa tradução e retornar quando quiser para Itália, ou tenho que aguardar mais 90 dias para poder retornara Itália?

    Responder

    1. Fábio muito obrigado! Deixou as coisas bem claras o Sagabook. Apenas para ver se estou certo, chegando na Itália levarei comigo a declaração de hospedagem (essa basta ser assinada pela minha Tia que morá lá e uma xerox do seu documento), além do seguro,dinheiro etc… Ai vou ao comune e requisito meu permesso de soggiorno (posso requisitar o permesso in attesa della cittadinanza?)

      Pois além de cidadania irei ficar 9 meses morando ai e gostaria de algum visto que me permitisse trabalhar. Caso você possa me ajudar ou prestar consultoria aguardo resposta, qualquer coisa meu email: [email protected]

      Grato!


  76. Fábio tudo bem?

    Pretendo tirar minha cidadania italiana diretamente na Itália, sou filho de Mãe italiana (que mora no Brasil) e tenho parentes que moram na Itália, porém dizem que o processo de cidadania dura de 3-6 meses. Seria necessário eu pedir visto aqui no Brasil? Conhece algo sobre essa dúvida.

    Obrigado!!!

    Responder

  77. Olá Fábio, sempre estou pesquisando no seu blog e la no YouTube e entedi como eu deveria fazer pra conseguir tirar meu passaporte italiano, só que minha amiga me disse que a mãe dela esta atrás do dela desde que ela era pequena e disse tb que a cidadania italiana para no neto, e que é preciso entrar com uma petição pra ter direito.me esclarece por favor estou surtando! Beijo agradeço desde já.

    Responder

  78. Fabio, boa tarde…
    Primeiro quero parabeniza-lo pelo Blog, fico horas a ler todos as suas publicões, bem como os comentario e admito que tenho aprendido muito aqui.
    Gostaria porem de uma opinião um pouco mais direta.
    Meu noivo é italiano e nós vamos nos casar no inicio do proximo ano, de inicio pensamos em casar aqui no Brasil, eu pediria o visto de União familiar e depois iria com ele p Italia e lá solicitaria o Permesso… porém vi que o consulado não emite mais este tipo de visto, então seria ideal casar na Italia e ja resolver tudo por lá mesmo…
    As duvidas são as seguintes:
    Qual o procedimento mais tranquilo, casar na italia ou no Brasil? e ainda
    Se casar na Italia necessito averbar o casamento no Brasil?
    Agradeço imensamente toda a ajudada que já tem prestado.
    Abçs
    Priscila

    Responder

    1. Olá Priscila tudo bem?

      Sendo seu noivo italiano, é indiferente casar aqui na Italia ou ai no Brasil, pois um dos dois será sempre estrangeiro e terá que providenciar os documentos necessários para poder se casar, incluindo as devidas traduções e legalizações consulares, portanto vejam onde preferem se casar e sigam as instruções no site do consulado em questão, ok? Abs e bom casório 😉


  79. Olá…Sou brasileira, sem descendência ou parentes italianos…Há anos, desde quando me aposentei, que desejo morar na Itália…Não quero trabalhar, nem estudar lá, apenas curtir minhas férias permanente, talvez um serviço voluntário no futuro…Eu posso, em tais condições? Se puder, qual seria os procedimentos? No ano que vem estarei indo como turista por uma semana, pra conhecer um pouco..Grata! Parabéns pelo site…

    Responder

  80. Fabio Boa noite!
    Com o visto de estudante depois eu posso trocar por visto de trabalho?
    É possível trabalhar part time?

    Responder

    1. Olá Funny

      Infelizmente não tenho conhecimento prático neste assunto para poder te responder com propriedade, ok? Abs


  81. Olá Adriele

    Claro que não, porque você ficaria morando aqui sem visto se tem o direito legítimo de solicitá-lo? Como é casada com um cidadão italiano, vá até a questura da região onde vivem e solicite a sua carta di soggiorno, ok? Abs

    Responder

    1. sim ! mais demora pra eles conceder acarta di soggiorno? enquanto isso euu posso ficar com ele ai na Itàlia?que documentos levo do Brasil p/ o casório ai? me ajude cheia de duvidas!
      Subject: Re: New comment posted on Desburocratizando a Italia: O visto italiano


    2. Um pouquinho demora sim, porém a partir do pedido você já vai poder dar entrada na sua residência e viver aqui normalmente com ele, entendeu? Fique tranquila que você tem todo o direito de viver aqui, pois é casada com um cidadão italiano 😉


  82. Olá Fábio!

    Seu blog é o melhor! Tirei várias dúvidas, mas ainda tenho uma, quero saber se pode me ajudar:
    Minha noiva é brasileira, neta de italianos, já tem dupla-cidadania, até onde entendi, se me casar com ele, depois de 3 anos, posso dar entreda na naturalização, correto?
    Além disso, quero saber se é possível ir com um permesso correto e me casar lá mesmo e esperar os 3 anos lá.

    Agradeco se puder ajudar!
    Muito Obrigado
    Igor.

    Responder

    1. Olá Igor tudo bem?

      Muito obrigado!!!

      Você somente terá direito a qualquer tipo de permesso após se casar, portanto a melhor forma é sempre se casar no Brasil e mandar o documento de casamento para ser transcrito no comune da sua noiva. Desta forma, quando o comune terminar a transcrição, vocês poderão solicitar o certificato di matrimonio.

      Grande abraço!


    2. Fábio! Obrigado pela ajuda!

      É, realmente vou ter q parar de enrolar e me casar! (hehehe).

      Mesmo assim, eu posso ir para a Itállia para trabalhar e esperar a transcrição lá?


    3. Não, pois somente depois que o casamento for transcrito pelo comune é que você poderá solicitar um permesso. Abs


  83. Boa noite Fabio 🙂
    Parabéns pelo blog!!! Muito esclarecedor e objetivo 🙂 estou com uma duvida e gostaria que você me ajudasse.
    Sou empreendedora individual e pretendo ficar 8 meses na Italia (Firenze).
    Gostaria de saber onde e como devo pedir os documentos abaixo referentes a tipologia “lavoro autonomo”.
    LAVORO AUTONOMO
    imprenditore, commerciante, artigiano
    Attestazione relativa all’astratta individuazione delle risorse necessarie all’attività imprenditoriale, commerciale o artigianale da intraprendere, rilasciata dalla Camera di Commercio competente per il territorio di svolgimento dell’attività. Tali risorse non devono essere inferiori all’importo annuale dell’assegno sociale (€ 4.962,36)
    Nulla Osta della Questura territorialmente competente
    Obrigada,
    Saluti,
    Paula

    Responder

    1. Olá Paula tudo bem?

      Não tenho conhecimento prático sobre essa tipologia de visto, recomendo que você procure o setor de vistos do consulado italiano, ok? Abs e boa sorte


    2. Obrigada Fabio 🙂 vou procurar
      Abraço,
      Paula


  84. Olá Fábio! Tudo bem?
    Parabéns! Você tem ajudando a muitos brasileiros com suas informações. O seu jeito divertido é muito especial também.
    Se possível, gostaria que me ajudasse. Minha decisão vai depender disso.
    Sou aluna de doutorado no Brasil e tenho possibilidades de ir fazer sanduíche por um ano na Itália com remuneração e bolsa da Capes. A universidade da qual sou aluna possui convênio com uma da Itália. Estava bem animada até ver umas informações hoje sobre o visto.
    Ocorre que só vou passar um ano se puder levar junto o meu esposo e dois filhos pequenos. Queria que eles também aproveitassem a experiência.
    Mas é verdade que mesmo tendo meu visto aprovado para estudo não há garantia de visto para meu marido e filhos?
    Imaginava que meu visto fosse extensivo a eles e que poderíamos viajar no mesmo dia para a Itália, isso não é possível?
    Obrigada e até mais.

    Responder

  85. Oi Fábio…
    Pretendo trabalhar como enfermeira na Itália, porém tenho família (marido e filho) ,caso tudo dê certo e eu consiga um emprego ,eles podem vir comigo?
    Não sei se devo ir sozinha primeiro, se eu for, ele e meu filho devem tirar visto e permesso de unificação familiar?
    Desculpa ,é que eu não entendo, o que se faz quando uma pessoa consegue um emprego,como fica a situação da família.

    Responder

    1. Olá Thaís

      Seus familiares poderão viver contigo somente depois que você estiver com o seu permesso di soggiorno e ainda assim deverá cumprir os requisitos básicos, como por exemplo ter renda suficiente para poder sustentar a si mesma e aos seus dependentes. Abs


    2. Quanto tempo leva aproximadamente para conseguir o permesso?
      Eles poderiam trabalhar e estudar (marido e filho)?
      Muito obg! Parabéns pelo site.


    3. Depende: se a questura aprovar, pode levar até 6 meses para ser emitido, vai depender da quantidade de pedidos e da celeridade da questura


  86. oi fabio preciso tira uma duvida vou me casar com um cidadao italiano so q ele estar ai na italia e eu aqui,vamos casar por procuracao,depois de casada pretendo ir para italia so com passagem de ida,eles podem me barrar na imigracao?simone

    Responder

  87. ola Fabio…vc poderia me ajudar?!…fiquei na italia por 1ano e 8meses…mas na minha saida tive apenas o carimbo da data da saida no passaporte nada mais…vc acha que pra mim voltar serei barrada…mesmo estando com tudo que precisa,e ainda levando 5 mil euro em mãos mais o cartão de credito internacional?…obrigada

    Responder

  88. Olá Fábio! Estou confusa e preciso de uma ajuda! Meu namorado quer que eu vá morar com ele na Itália ( Brescia ).. Ele trabalha e possui residência própria..
    Comprei minha passagem para 2 meses e meio, mas a minha intenção é de ir e ficar lá por um ano para estar ao lado dele um tempo maior já que ultimamente só nos vemos nas nossas férias.. Não quero casar só para poder ficar por lá, pois acho que é um passo muito grande.
    O que posso fazer? Tenho 2 meses antes de viajar. Abç!

    Responder

    1. estou na mesma situacao e tenho a mesma duvida.!


    2. Olá, tudo bem?

      Vindo como turista você pode permanecer apenas 90 dias, não existe visto para acompanhantes, namoradas, noivas, etc. A única alternativa que você teria seria se casando com um cidadão italiano. Abs


    3. boa noite Fabio. gostaria de uma pequena informação que é difícil de encontrar na pratica. sou irmão de uma italiana naturalizada por matrimonio , sabendo que não existe mais o visto por motivo familiar o consulado me informou que devo solicitar a permanência na questura apenas levando minha certidão de nascimento traduzida e legalizada pelo consulado , com sua experiencia gostaria de saber se é só isso mesmo , pra não ter surpresas, obrigado


    4. Olá Billy tudo bem?

      Cada questura tem suas próprias exigências, via de regra basta apresentar apenas a certidão de nascimento com o nome dos pais, para comprovar a ligação com a sua irmã e consequentemente obter o permesso di famiglia. Por causa desta disparidade, recomendo que peça a sua irmã para ir diretamente na questura da região onde vive e perguntar a eles quais os documentos que eles exigem por lá, ok? Assim você já vem a Italia com tudo certinho. Abs


    5. Muito obrigado Fabio pela sua atenção . meu maior medo era não conseguir o permesso por ser apenas irmão , o funcionario que vai legalizar minha certidão traduzida me informou que eram geralmente para questura são necessários apenas as certidões para comprovar o parentesco achei muito simples, sem visto etc ..minha irmã esta para ir a questura em breve, ela mora em Castel Nuevo del Garda . se tudo der certo final de janeiro to chegandonos encontramos por ai qualquer coisa .muito obrigado mesmo

      Att: Billy C. Salles

      Subject: Re: New comment posted on Desburocratizando a Italia: O visto italiano


  89. Ola Fabio! Sou casada com um italiano ha mais de 4 anos, estou aguardando a minha cidadania. Por motivo de força maior, gostaria de trazer minha mae que é brasileira para morar conosco. Como devemos proceder, uma vez q o consulado italiano em curitiba nos informou q nao fazem mais visto por unificaçao familiar? Aki, na prefettura de Pesaro, nos informaram q tudo deve ser feito pelo consulado italiano ou embaixada… Como procedemos, uma vez q um empurra para o outro a situaçao? Agradeço sua resposta!!! Um grande abraço!

    Responder

    1. Olá Deborah

      Somente a questura pode te dizer quais os documentos são necessários, basta pedir informações sobre o visto de ricongiungimento familiare com a respectiva lista de documentos, ok? Abs


    2. Só mais uma dúvida, Fabio. Procede o fato de não existir mais o visto per ricongiungimento familiare feito pelo consulado italiano em ctba? Obrigada!!


  90. Sabemos que depois de ficar até 90 dias na Italia, devemos retornar somente após 90 dias no Brasil. Pois bem, me casei na Italia ( com um italiano) há poucos meses, voltei ao Brasil mas quero retornar à Italia com menos de 90 dias (permitidos pra um turista). Não tive tempo de retirar o permesso di soggiorno,pois ficaria pronto após a minha data de vinda ao Brasil, ou seja, trouxe apenas o protocolo de retirada do mesmo. Trouxe pro Brasil tb meu estratto di matrimonio. Minha pegunta: ainda assim eu tenho quer pedir visto pro meu retorno, uma vez que posso provar que sou casada com um italiano na Italia?

    Responder

    1. Olá Ianique

      Não existe mais o visto, portanto como é esposa de cidadão italiano você não tem mais problemas para entrar no país – todavia como seu permesso ainda não ficou pronto, mostre na imigração o recibo dele e traga também seu estratto di matrimonio, para comprovar. Abs e boa viagem!


    2. Muito agradecida!!! Fica com Deus!


  91. Li, reli mas ainda continuo com uma dúvida. Caso eu vá para a Italia como turista (inferior a 90 dias) e nesse meio tempo eu consigo um trabalho eu teria que retornar ao Brasil para solicitar o visto de trabalho? É impossível fazer isso por lá ou existe alguma alternativa (solicitar a partir de outro país da UE por exemplo)?

    Responder

    1. Ciao Eduardo, é isso mesmo: você entrando como turista não tem como obter um visto de trabalho aqui – este tipo de visto deve ser solicitado ANTES da vinda a Italia, diretamente no consulado italiano. Abs


  92. Boa tarde, Fábio! Vi num dos comentários que vc comentou algo sobre o estudo em Scuolas italianas e que nesse caso não seria fácil ou possível a emissão do visto. No caso do curso que pretendo fazer , Corso Superiore de Pasticceria, não poderia pedir o visto por estudo na categoria formação profissional?
    Uma outra dúvida é sobre o tempo de antecedência que devo solicitar o visto, se há um prazo mínimo ou máximo (estou pensando em ir em setembro agora ou janeiro de 2015, já poderia fazer a solicitação). Mto obrigada!

    Responder

    1. Olá Priscila

      Somente o consulado italiano poderá responder se esta tipologia de curso é aplicável a um visto de estudos – o mesmo em relação ao tempo necessário, ok? Abs e bons estudos!!!


  93. Oi Fábio,
    Parabéns pelo blog. É ótimo! Tenho uma duvida que gostaria de ver se você consegue me ajudar:
    moro em São Paulo, onde faço meu doutorado, e em Abril irei a Milão e ficarei por um período de um ano, com bolsa da FAPESP. Um dos documentos que o consulado pede para emissão de visto de estudante é o título eleitoral:
    “10) Titulo de eleitor, em original mais cópia simples, emitido com pelo menos 6 meses de antecedência, por um dos Estados de competência deste Consulado Geral: São Paulo, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;”
    Acontece que sou natural de Porto Alegre, e meu título foi expedido lá. Você acha que terei problemas quanto a isso? Caso transferisse meu título para São Paulo, não entraria no “expedido com pelo menos 6 meses de antecedência”. Não sei o que faço, você saberia me dar alguma informação em relação a isso? Muito obrigado. Abraços, Luís Felipe

    Responder

  94. Ola Fabio,

    preciso de uma ajuda. Estou na Italia sem visto e proxima de concluir os 90 dias mas casarei com meu noivo italiano aqui na Italia. Porem, por causa da burocracia estou para vencer esses 90 dias e tenho medo de nao conseguir o permesso a tempo. Casaremos de qualquer forma e sei que a Italia nao nega o permesso de soggiorno mesmo estando ilegal, mas eu nao gostaria de fazer nada ilegal…
    Acabei de ver que nosso consulado brasileiro nao emite mais o visto para Unificacao Familiar. Nesse caso, se eu me casar mas ainda nao tiver o permesso em maos, posso retornar ao Brasil e entrar na italia de novo em menos de 3 meses?
    E se vencer os 90 dias, apos o casamento, sua opiniao seria de permanecer na Italia e aguardar o permesso?
    Muito obrigada!

    Responder

    1. Olá Cinthia tudo bem?

      Ao se casar, você não deve pedir permesso de unificação familiar mas sim o permesso di cônjuge de cidadão italiano, ok?

      Ele é solicitado diretamente na questura e eu não aconselho você a sair daqui não, já que o casório está próximo 😉


  95. Olá!
    Fabio, adorei seu Blog, me foi de muita ajuda… Estou namorando um italiano q me pediu em casamento e vamos nos casar em Roma, e tbm quero estudar e trabalhar lá, estava com muitas duvidas e aqui me esclareceu algumas. obrigado..

    Responder

  96. Olá….Fábio….boa noite! Quero morar na Itália por aproximadamente 9 meses. Lá eu tenho uma irmã casada com italiiano e uma sobrinha. Quero ficar um t empo com eles. Sou professora tenho 51 anos e vou me aposentar. Que tipo de visto e quais os procedimentos devo fazer? Posso me matricular numa escola para estudar italiano? E ir com visto para estudante? Obrigada.

    Responder

    1. Olá Lucia

      Se sua irmã já tem um permesso di soggiorno, você poderá solicitar aquele conhecido por “ricongiungimento familiare”, porém as informações sobre a emissão deste tipo de permesso deve ser obtida diretamente na questura onde sua irmã vive, ok? Aqui na Italia os vistos de estudo não servem para cursos livres de língua italiana como em outros países. Abs


  97. Fabio bom dia!
    Como devo proceder para levar os meus gatos para a Itália?

    Responder

  98. Olá Fabio,

    estou indo a Italia agora para ficar 90 dias mas gostaria de ficar mais. Porém não tenho como providenciar o visto ainda por falta de documentos. Quero procurar melhor qual universidade frequentarei. Fiquei sabendo que posso ficar na itália até quase completar 90 dias e posso fazer uma viagem por exemplo a Turquia (por uns 3 dias por ex.) e retornar novamente a Italia e recomeçar a contagem dos 90 dias. Você saberia me informar se essa informação é verdadeira?

    Muito obrigada.

    Responder

    1. Olá Cinthia

      Não, essa informação não procede: um cidadão brasileiro pode permanecer por 90 dias a cada 6 meses na Europa: sair para “renovar” o visto é um mito e que até já andou funcionando para algumas pessoas no passado, agora não mais.

      Abs


  99. Oi, Fabio, tudo bem?
    Será que vc poderia me ajudar com uma duvida?
    Minha mãe tem o permesso di soggiorno por tempo indeterminado (carta di soggiorno) e já fez a domanda (faz 2 anos em fevereiro do ano q vem) pra cidadania por residência. A questão é: na sua opinião eu conseguiria um visto por ricongiungimento familiare e posteriomente o permesso? eu sou maior de idade, mas tenho um filho menor, senão para mim, conseguiria para ele?
    grazie mille!! 🙂

    Responder

    1. Olá Loren

      Se sua mãe tem um permesso válido, pode sim estender a você, desde que consiga comprovar que tem meios de sustento suficiente para manter não a si mesma mas também a você. Cada questura tem as suas própria regras sobre a modalidade de apresentação destes meios, portanto a coisa mais simples é que ela vá até a questura da cidade onde vive e pergunte a eles quais os documentos necessários para poder te dar este permesso, ok?

      Abraços


    2. Entendi, Fabio, obrigada!
      Posso abusar da gentileza? Esse principio também é válido pra cidadania?
      Grazie ancora


  100. Oi Fabio tudo bem ? pODE ME AJUDAR ?
    a muito tempo queria realizar o sonho de ter uma experiencia
    no exterior mas devido ao trabalho aqui no brasil excessivo e estudos, nao pude me programar quando faria isso , ate que me ocorreu um caso q considero favoravel, pois trabalhava em duas empresas com registro na carteira,
    e consiguir sair das duas empresas ao mesmo tempo ou seja as empresas acertando tudo comigo direitinho
    vo ter uma grana que sempre quis usa-la pra esse sonho…devo pegar em media uns 8 a 10 mil , acha com esse valor consigo ficar la um tempo ? sem contar que vo da entrada no seguro desemprego vou pegar em media de 4 parcelas de 890 reais pra ver se arrumo trampo,outra coisa eh que tem uma amiga que tem parentes e la e ela ta indo tbm para ficar um ano estudando, e tia dela onde ficar ai na italia disse que eu poderia ir com ela sem problemas,entao lugar para ficar ja tenho,gostaria de saber oq é mais interessante eu ja tentar o visto de trabalho aqui do brasil ou ir pra la com os 3 meses de turista e tentar por la mesmo… pretendo ficar la por uns tempo
    estudar e trabalhar,aqui no brasil sempre tive constume de freelancers em varias areas entao provavelmente
    as como garçon,segurança,atendente de bares,entregador de pizza,etc nao vou ter problema em exercer
    mas minha intenção mesmo eh consiguir um trabalho para pelo menos conseguir pagar as despesas
    e sobrar uma grana para fazer alguns cursos isolados para agregar no meu curriculo e claro q experiencia de morar em um outro pais que é o que eu sempre quis….acho q italia pelo fato de ter pessoas que conheço e posso ficar em sua residencia…quais complicações posso ter para conseguir entrar na italia,no meu caso q nao estou matriculado em nenhuma faculdade e nenhum emprego acha q isso pode dificultar a entrada na italia? peço desculpas
    pelas varias perguntas mais preciso de ideias de pessoas que ja tem experiencia e vivem no pais
    em relação a emprego como esta esse de 2013 ta melhor que o ano passado ?

    Responder

    1. Olá Dayvisom tudo bem?

      Lendo com atenção este artigo, você perceberá que ele já contém a resposta da sua pergunta: o visto italiano deve ser solicitado ANTES da vinda a Italia, através do consulado italiano.

      Abs


  101. Oi Fabio, meu marido tem a cidadania italiana, tenho o permesso, mas venceu em 2011 pois eu estou no Brasil, pretendo voltar, posso renovar meu permesso lá???

    Responder

    1. Olá Fatima

      Você deverá solicitar outro permesso, se o seu venceu e não renovado, significa que não existe mais.

      Abs


  102. Ola barbara tudo bem
    a muito tempo queria realizar o sonho de ter uma experiencia
    no exterior mas devido ao trabalho aqui no brasil excessivo e estudos, nao pude me programar quando faria isso , ate que me ocorreu um caso q considero favoravel, pois trabalhava em duas empresas com registro na carteira,
    e consiguir sair das duas empresas ao mesmo tempo ou seja as empresas acertando tudo comigo direitinho
    vo ter uma grana que sempre quis usa-la pra esse sonho…devo pegar em media uns 8 a 10 mil , acha com esse valor consigo ficar la um tempo ? sem contar que vo da entrada no seguro desemprego vou pegar em media de 4 parcelas de 890 reais pra ver se arrumo trampo,outra coisa eh que tem uma amiga que tem parentes e la e ela ta indo tbm para ficar um ano estudando, e tia dela onde ficar ai na italia disse que eu poderia ir com ela sem problemas,entao lugar para ficar ja tenho,gostaria de saber oq é mais interessante eu ja tentar o visto de trabalho aqui do brasil ou ir pra la com os 3 meses de turista e tentar por la mesmo… pretendo ficar la por uns tempo
    estudar e trabalhar,aqui no brasil sempre tive constume de freelancers em varias areas entao provavelmente
    as como garçon,segurança,atendente de bares,entregador de pizza,etc nao vou ter problema em exercer
    mas minha intenção mesmo eh consiguir um trabalho para pelo menos conseguir pagar as despesas
    e sobrar uma grana para fazer alguns cursos isolados para agregar no meu curriculo e claro q experiencia de morar em um outro pais que é o que eu sempre quis….acho q italia pelo fato de ter pessoas que conheço e posso ficar em sua residencia…quais complicações posso ter para conseguir entrar na italia,no meu caso q nao estou matriculado em nenhuma faculdade e nenhum emprego acha q isso pode dificultar a entrada na italia? peço desculpas
    pelas varias perguntas mais preciso de ideias de pessoas que ja tem experiencia e vivem no pais
    em relação a emprego como esta esse de 2013 ta melhor que o ano passado ?

    Responder

    1. ola fabio me ajuda ! casei na italia durante meus 90 dias de turista la meu esposo è italiano , posso ficar com ele la sem visto? queremos morar la e agora?


  103. Olá Fabio!
    Meu nome é Flávio Serato e quero obter a cidadania italiana para mim, minha esposa e filhos menores e maiores de idade. A irmã da minha mãe já conseguiu pra ela, seus filhos e netos há mais de 06 anos. O que eu posso aproveitar da documentação que essa minha tia já tem?
    O que eu preciso fazer? E como fazer?
    Abs

    Responder

    1. Olá Flavio tudo bem?

      Entre em nosso canal de vídeos do Youtube que lá você encontrará um video falando exatamente sobre isso, ok?

      Abraços


  104. Adorei sua explicação. Só que tenho uma duvida. eu to terminando minha faculdade de moda, vou agora pra Italia passa 3 semanas um cursinho basico de ferias estadia etc. Ano quivem eu vou pra Italia faze Pós graduação só que como a Pós é 1 ano eu iria estudar ja li em varios blogs que na italia eles nao aceitam estudar e trabalhar ao mesmo tempo ou é um ou é outro, dai eu queria saber si tem algum jeito pelo menos faze um estagio nao da pra fica parada só gastando 1 ano.
    por favor me ajudaaaaa.

    Responder

    1. Olá Patricia

      Não é que ninguém permite trabalhar e estudar, é que não dá! A universidade aqui é em tempo integral…

      Abs


  105. Olá Fábio, parabéns pelo trabalho realizado aqui. Eu já tenho minha cidadania italiana reconhecida, e minha esposa e brasileira. Temos a nossa certidão de casamento também emitida pelo comune de Novara, tudo atualizado (AIRE e Stato Civile). Estamos querendo morar na Itália e gostaria de saber como proceder com relação a minha esposa, devo pedir algum ripo de visto aqui no Brasil e também algum permesso aí na Itália? Obrigado e Boa Sorte!

    Responder

    1. Olá Giacomo

      Vocês podem sim pedir o visto diretamente no consulado, há algum tempo escrevi um artigo sobre este visto, dá uma procurada aqui mesmo no blog, ok?

      Grande abraço e boa viagem!!!


  106. Fabio uma pergunta urgente meu pai comprou minha passagem e ele infelizmente nao me escutou e comprou a volta para 15 dias depois do q e permitido ou seja 105 dias…sera q ainda e possivel eu conseguir passar na imigracao??ou vai eer negada com certeza eu liguei na companhia mas eles falsram q so teria como trocar la assim q eu chegasse direto na companhia….estou com muito medo e eu estou indo pq fui convidado para um tryout mas na carta fala periodo de 3 meses sera q e melhor eu pedir pro time uma q fala 105 dias ? Ou eu explico pra imigracao oq aconteceu??por favor me responde viajo semana q vem

    Responder

    1. Olá Pedro

      Se você está vindo como turista, sem nenhum tipo de visto, recomendo que mude a passagem para 90 dias, que é o tempo permitido, caso contrário você corre sim um grande risco de ser barrado, caso o oficial faça as contas na hora da imigração, ok?

      Abs


  107. Fábio, parabéns pelo seu trabalho! Se puder me ajudar, eu ficarei imensamente grata. Vou passar quatro meses na Itália como estudante através do Programa Bolsa Sanduíche da Capes. Terei a bolsa de ajuda financeira e ainda o meu salário no Brasil (pois estou afastada para capacitação com vencimentos). Até aí tudo bem. A questão é que quero levar o meu filho de 08 anos. Eu sou separada e ele mora comigo. Como são mais de 90 dias, como poderia pedir o visto dele? Há chance do visto ser negado?

    Um grande abraço, Eliene.

    Responder

    1. Olá Eliene bom dia, tudo bem?

      Verifique diretamente com o consulado italiano se o seu visto de estudante contempla a extensão para filhos menores – tenho quase certeza que não, porém certifique-se com eles, ok?

      Abraços e bons estudos!


  108. Oi, Vou estudar em Milão por um ano, ja consegui o visto de estudo. Queria saber se posso sair da Italia( passar um fim de semana na Alemanha e voltar) enquanto o permesso di soggiorno não fica pronto? Essa viagem seria um mês depois de chegar no espaço de schengen, ou seja, antes dos 90 dias.

    Responder

  109. ola,meu nome e vanessa .Quero tirar uma duvida sou advogada, tem como ser advogada nos outros países eu tenho que estudar tudo de novo?

    Responder

    1. Olá Vanessa

      Você deve solicitar ao consulado italiano da região onde você vive para que seja verificada a possibilidade da equiparação da sua profissão aqui na Italia, somente eles vão te dizer se isso é possivel e quais cursos e/ou matérias seriam necessárias completar.

      Abraços


  110. Fabio, tudo bem?
    Embora eu esteja em processo de obtenção da cidadania italiana na Italia, por um atraso do consulado Italiano no Brasil eu ainda não recebi a certidão de “NON RINUNCIA”. Para tanto, eu preenchi o formulário de permesso de soggiorno. Foi marcada a entrevista para 07/08/2013 porém eu precisei voltar ao Brasil em 28 de Junho.. Eu devo voltar a Italia nesse dia para me apresentar para a entrevista ou deixo para quando o documento de “NON RINUNCIA” chegar ao commune?

    Responder

    1. Olá Jose

      Se você não se apresentar no dia marcado, seu permesso vai ser cancelado e provavelmente o comune não vai terminar o seu processo – se solicitou o permesso você deve obrigatoriamente comparecer.

      Abs


  111. Olá Fabio,

    Estou indo para a Itália a passeio e irei ficar apenas 30 dias. Meu voo vai fazer escala em Lisboa, chegando na Itália eu preciso fazer algo já que não vou ter o carimbo da fronteira italiana?

    Abs,

    Responder

    1. Olá Alexandre tudo bem?

      Se vem a passeio não precisa fazer nada não, pois a própria estrutura repectiva se encarregará em comunicar as autoridades.

      Abraços e boa viagem 😉


    2. Oi Fabio, tudo bem e vc?

      Obrigado pela resposta.
      Tenho mais uma dúvida rsrsrs….minha namorada está fazendo um curso em Milão e tem residencia fixa e cidadania italia, eu sei que ela pode escrever uma carta dizendo que vou ficar hospedado na casa dela, mas eu queria saber se existe algum modelo pronto para isso ou então o conteudo necessário e se precisa ser aprovado por alguma autoridade?

      Desde já obrigado!

      Abs,


    3. Olá Alexandre

      Este documento se chama carta di ospitalita, aqui mesmo tem um artigo sobre isso, ok?

      Abs


    4. Beleza Fabio, vou procurar esse artigo, muito obrigado!

      Abs,


  112. Tenho todos os documentos prontos, inclusive já traduzido pelo patronato ACIi, dei entrada em 2007, quando fiquei sabendo da legalização entrei em contato com on-line, inclusive paguei $30,00 para este serviço, marquei a data, mas depois fiquei sabendo que é apenas para quem vai a Itália, e que estes documentos traduzidos não serão mais aceitos, isto é verdade????

    Responder

    1. Olá Maria

      Se os documentos são de 2007 com certeza não podem ser utilizados, pois é necessário que os mesmos tenham no máximo um ano de emissão.

      Abraços


  113. Boa noite,

    meu namorado vai ficar durante 6 meses na Itália a trabalho (a empresa aqui do brasil vai manda-ló) quero saber como faço para acompanha-lo. sei que preciso de um visto mas neste caso solicito como? se nos casarmos antes de ir fica mais fácil de eu conseguir entrar? Já que vou pedir conta do meu emprego aqui no Brasil.

    Obrigada pela ajuda.

    Responder

    1. Olá Priscilla

      A Italia não reconhece nenhum tipo de união que não seja civil, portanto você como namorada não tem nenhum direito de acompanhar o seu namorado pra cá. Além disso, mesmo casada, não existe garantia que a Italia te dê um visto de acompanhante, visto o pouco tempo que ele terá aqui, de qualquer forma eu recomendo que o seu namorado – ao apresentar os documentos para obter o visto de trabalho no consulado, pergunte diretamente a eles se existe qualquer alternativa para que você possa acompanhá-lo, ok?

      Abraços e boa sorte!


    2. Entendo mas e se eu for sem visto e chegando ai ele pede esta permissão para que fique de acompanhante dele, mostrando que ele tem condições financeiras de me mandar, dá certo?

      Obrigada e abraços


    3. Não, pois todo e qualquer tipo de visto deve ser solicitado ANTES da vinda a Italia, através do consulado italiano


  114. Fábio,
    o visto por motivos familiares inclui ajuda de mãe à filha que tem filhos pequenos? Explico, minha cunhada mora na itália há 7 anos, tem cidadania italiana e 2 meninas italianas. Minha sogra foi para lá para ajudá-la com as crianças, e pensou que poderia cuidar do visto lá, mas pela informações que teve parece que não… tem como ela pedir um visto de 1 ano para ajudar a filha com as meninas? Ou isso tem que ser feito pelo Brasil?

    Valeu!

    Responder

    1. Olá Carolina

      Se a mãe já está aqui na Italia basta que a filha (cidadã italiana) vá até a questura e solicite o visto de famiglia, pois lá eles verificação se existem os requisitos para a emissão do permesso, ok?

      Abraços


  115. Vou à Itália para estudo, com visto para um período de 1 ano e vou alugar um apartamento para esse tempo. Ocorre que gostaria de aproveitar e dar entrada no pedido de cidadania. Minha dúvida é se isso é possível no mesmo período, mesmo porque o permesso seria para fins de estudo.

    Responder

    1. Olá Paulo

      Sem problemas, pois não importa qual o tipo de permesso di soggiorno você terá, incluindo o de studio.

      Abraços e bons estudos 😉


  116. Olá Fábio boa noite, tenho lido seu blog pois estou buscando algumas informações sobre visto italiano para trabalho subordinado. Tenho um amigo italiano que tem uma empresa e me oferece um emprego na Itália, entrei no site que vc informou sobre tipos de visto e lá a informação está incompleta, basta apenas preencher aquele formulario?? o meu amigo tem que fazer algum procedimento na Italia? o que é Nulla Osta?? preciso dele? vc sabe me informar se esta dificil conseguir este visto para trabalho subordinado aqui no consulado de S Paulo?
    Muito obrigada e parabéns pelo blog.
    Adriana

    Responder

    1. Olá Adriana

      O site não está incompleto, pelo contrário: lá consta exatamente todos os documentos que são necessários para assumir um cidadão estrangeiro.

      Já posso te adiantar que nas condições atuais, é praticamente impossível a um cidadão brasileiro conseguir um visto de trabalho subordinato aqui na Italia, a não ser claro, que este profissional tenha qualificações que nenhum italiano tenha – pois o empregador é obrigado a publicar o anúncio de trabalho durante pelo menos 30 dias aqui na Italia diretamente no órgão de empregos do governo – se durante este tempo não aparecer nenhum candidato, então ele poderá iniciar os procedimentos para tentar conseguir um funcionário no exterior.

      Fale para o seu amigo ir na questura onde vive para obter a confirmação destas informações, ok?

      Abraços


  117. Oi Fábio, ótimo post, parabéns.

    Minha esposa está finalizando o processo de reconhecimento da cidadania italiana, aqui no Brasil. Já sou casado com ela há vários anos e entregamos nossa certidão de casamento, traduzida, como parte do processo de cidadania. Por isso imagino que nosso casamento será transcrito em Roma, ao final do processo de cidadania.

    Nossa intenção é morar na Itália por 2 anos. Se ela estivesse morando na Itália, eu pediria um visto de MOTIVI FAMILIARI, e chegando lá o permesso di soggiorno para Ricongiungimento familiare.

    Mas nós gostaríamos de ir juntos para lá. Talvez isso não seja possível.
    É possível eu entrar “sem visto” (visto para menos de 90 dias) e lá pedir o permesso di soggiorno, ou até mesmo a carta di soggiorno, após alugar um apartamento?

    O que você aconselha?

    Responder

    1. Olá Mauricio

      O antenato da sua esposa era de Roma? Pois os documentos são transcritos no comune de origem do antenato italiano, quando o processo é realizado no Brasil. Sobre o pedido aqui, não vejo problemas, pois quando vocês estiverem aqui ela já será italiana – porém cuidado: o permesso só pode ser emitido quando os conjuges vivem juntos aqui, ok?

      Abraços


    2. Salve salve,

      será que minha esposa poderia fazer algo semelhante ao Maurício, isto é, vir para cá “sem visto” e aqui pedir o permesso di soggiorno para ficar mais de noventa dias? A diferença é que não sou cidadão italiano, mas (a partir de quinta) estrangeiro regularmente soggiornante (?) por motivos de estudo.

      Mais uma vez parabéns pelos site e obrigado pelas respostas sempre atenciosas e claras.

      Grande abraço!


    3. Germano

      No seu caso isso não é possível, pois como estudante você não pode trabalhar (inteira jornada) e portanto não terá xomo comprovar meios de sustento para dar o permesso para sua esposa.

      Entre no site que consta no artigo e faça a simulação.

      Abraços


    4. Salve salve meu caro Fábio,

      mais uma vez muito obrigado pela resposta clara e rápida. Mas me permita te incomodar mais um pouco: se o problema é só a renda, tenho como comprová-la: tenho uma carta da Capes em italiano dizendo que receberei um bolsa e há, inclusive, o valor da bolsa e quantas bolsas vou receber. Será que isso resolveria o problema e, com isso, minha esposa poderia vir “sem visto” e pedir direto o permesso para que ela fique aqui comigo enquanto durar a bolsa? Nesse caso (isto é, se isso for possível), pergunto ainda: qual tipo de permesso eu deveria requerer?

      Grande abraço, e mais uma vez obrigado!


    5. P.s.: seja como for, vou fazer a simulação que vc recomendou!


    6. Ciao Germano

      Um cidadão estrangeiro para que possa solicitar um permesso di soggiorno por motivos familiares através de outro cidadão estrangeiro residente no pais, deve observar alguns critérios.

      Dentro destes critérios, existe o ‘mantenimento‘ que significa que este cidadão estrangeiro residente no pais deve comprovar que tem meios financeiros para SE manter e também manter este outro familiar.

      É impossível a questura aceitar emitir um permesso di familia para o familiar de um estudante, pois ele (estudante) não tem como comprovar que tem meios para sustentar DUAS pessoas. A bolsa do CAPES é para o SEU sustento e não de seus familiares, entendeu?

      Por isso, este tipo de permesso é dado para familiares de cidadãos estrangeiros residentes com permesso de trabalho! Hoje perguntei na questura sobre este caso especifico e eles foram bastante didáticos: o escopo de um cidadão que vem a Italia para estudar é ESTUDAR e por este motivo não existe sequer a necessidade de pedir um permesso de RICONGIUNGIMENTO FAMILIARE, já que está de passagem e portanto retornará a sua familia dentro de alguns meses.

      Então perguntei se era errado solicitar este permesso, e eles acrescentaram: qualquer cidadão tem o direito legal de solicitar o que quer que seja com base nas próprias premissas e convicções. Uma vez analisados os fatos, as autoridades dão o parecer final, que pode ser positivo ou negativo, porém sempre será dado com base nos critérios e respeiro à legislação em vigor. (mais político que isso, não poderiam ser rsrs)

      Abraços


    7. Oi Fábio, o antenato não é de Roma, é de outra comune; não sabia que a certidão seria transcrita nesta comune, obrigado pela informação.

      Há diferença entre o permesso di soggiorno para ricongiungimento familiare e permesso di coniuge?

      Grazie.


  118. Ola Fabio, parabens pelo site!

    Estou com uma duvida quanto a prazos para o visto ficar pronto, pois vou no final de agosto para Italia para estudar 1 ano na Politecnico di Torino, mas agora em Julho irei participar de um programa na China e provavelmente meu passaporte ficara preso no processo do visto Chines em junho. Resumo, terei menos de um mes para tirar o visto Italiano, sera que vai ser o suficiente? Muito obrigado!

    Responder

    1. Olá Anonimo

      Geralmente fica pronto em duas semanas, porém nada melhor do que entrar em contato direto com o consulado para garantir que não terá problemas com isso, ok?

      Se possivel volte aqui depois para nos contar como foi!

      Abraços e boa viagem!!!


  119. Fábio, parabéns pelo blog. Gostaria de saber se um estrangeiro legalizado na Italia que exerça atividade autônoma pode me fazer uma proposta de emprego a fim de que eu consiga um visto para trabalho.
    Grato.

    Responder

    1. Olá Anônimo

      Somente se você presta algum tipo de serviço altamente especializado, ainda assim todo o procedimento deve ser feito através do consulado e o anúncio também será publicado no centro de empregos aqui na Italia – e nenhum candidato italiano deverá se apresentar para a respectiva vaga durante o período deste anúncio público (se não mudaram as regras, o mínimo é 30 dias). Sinceramente é quase impossível vir a Italia atualmente com visto de trabalho subordinado.

      Abraços


  120. Boa Tarde Fabio!
    Tenho uma entrevista com uma escola de especializacao na italia hoje a tarde e assim que for aprovado eles enviarao uma carata para que eu possa dar entrada no visto. sera para dois anos, que é o tempo do curso! o curso começa oficialmente em dezembro, mas eu gostaria de ir antes para viajar um pouco e visitar uns amigos, gostaria de chegar la em agosto. O que vc aconselha? uma vez ue meu visto for concedido jah entro com o pedido do permesso em agosto? ou soh posso chegar la na epoca do meu curso?? o visto de esudante me da direito a trabalhar part time? 20 horas semanais? Obrigado!

    Responder

    1. Olá Andre

      O visto tem uma duração precisa e específica – e pelo que sei você não pode estar em território italiano antes do inicio dele, portanto verifique certinho com o consulado italiano sobre esta sua idéia pra não correr nenhum tipo de risco ok?

      Abraços e bons estudos!


  121. Prezado Fábio,

    parabéns pelo blog?

    Vinha aqui pedir uma ajuda: cheguei a um mês na Itália com visto D por motivos de estudo. Para que minha esposa venha para a Itália eu precisaria conseguir o Nulla Osta no Sportello Unico dell’Immigrazione na prefeitura. Já fui lá e me indicaram que eu teria que dar entrada no site e lá eu teria minhas dúvidas esclarecidas. Chegando ao site, no entanto, fiquei com algumas dúvidas que por mais que eu procure na internet, no próprio site e nos manuais que ele fornece, não ficou esclarecida para mim.

    Eis as dúvidas:
    1) Pelo guia que consta no site http://www.interno.gov.it, com o visto D com validade de um ano eu poderia dar entrada no Nulla Osta para “Familiare al Seguito”, o que poderia ser feito ou não, pelo que entendi, por um representante legal aqui na Itália, caso eu não estivesse aqui. Mas eu estando aqui, não precisaria. No entanto, conforme as instruções (segundo anexo desse e-mail) para a compilação do módulo correspondente eu precisaria de:

    “- delega a favore di cittadino italiano o straniero regolarmente soggiornante in Italia, a presentare l’istanza di Nulla Osta per familiari al seguito, redatta dallo straniero che ha già ottenuto un visto tipo “D”, tradotta e legalizzata dalla rappresentanza diplomatica consolare italiana all’Estero;
    – fotocopia di un documento personale del delegato;”

    Minhas dúvidas são:
    (a) afinal, posso requerer o Nulla Osta de “Familiare al Seguito” sem esses documentos ou preciso desse representante legal?
    (b) posso requerê-lo antes mesmo de ter o Permesso di Soggiorno (já requerido em todo caso), tendo em mãos o passaporte?
    (c) devo dar entrada no Nulla Osta de “Familiare al Seguito” ou no “Ricongiungimento Familiare”? Segundo o guia, parece que este é para quem tem pelo menos um ano de Permesso di Soggiorno (o que provavelmente não será meu caso) e o outro é para quem tem um passaporte com visto de um ano.

    2) Vi que o prazo de concessão do Nulla Osta é de até 180 dias. Diante disso, gostaria de perguntar:
    (a) Vc saberia me informar se costuma demorar isso tudo? Ou se costuma demorar isso tudo para o meu caso específico, de visto por motivo de estudo para ficar apenas um ano na Itália?
    (b) Há alguma modalidade de visto que minha esposa possa requerer e vir enquanto aguardamos o resultado do Nulla Osta? Por ex., vir como turista enquanto esperamos, ela retorna ao Brasil quando sair o Nulla Osta e depois volta para cá com o visto de ricongiungimento/familiare al seguito?

    Desculpe o eventual incômodo com essas perguntas, mas é que, como recém-casado com a pessoa com quem divido minha vida há 9 anos e 4 meses (completados ontem, aliás) e com a qual espero passar toda minha vida, é muito difícil estar aqui sem ela e sem uma perspectiva clara de quando ela possa vir. Fica difícil, inclusive, de contribuir o quanto eu gostaria e poderia com meus estudos para a Itália. Quando tais coisas estão em jogo, a gente acaba às vezes perdendo a medida, em vista da importância da questão para a nossa vida. Desculpe-me, pois, uma vez mais, se essa mensagem incorre no referido excesso…

    Com a esperança de que tudo possa se resolver da melhor maneira,

    Desde já agradeço muito pela atenção e pela paciência,

    Cordialmente,

    Um abraço,

    Germano.

    Responder

    1. Era para ser “Parabéns pelo blog!!!” (exclamação e não interrogação. Foi mal…)


    2. Olá Germano

      Infelizmente não tenho conhecimento prático neste assunto, e qualquer resposta que eu te der será puramente especulativa, portanto recomendo que você procure um patronato que esteja familiarizado com este assunto.

      A única coisa que eu posso te dizer, é que estive hoje na questura e me disseram que somente um cidadão com o permesso di soggiorno em mãos pode solicitar o ricongiungimento familiare, e que geralmente o cartão magnético do permesso pode levar até 4 meses (isso depende da questura e da região italiana). Ainda segundo o funcionário, seria quase impossível que um cidadão conseguisse – através de um permesso de apenas um ano – o ricongiungimento, pois, sempre segundo ele, não existe tempo hábil para todos os procedimentos (chegada da tessera, solicitação e emissão do nulla osta e por fim a emissão do visto de ingresso no consulado italiano no Brasil).

      Porém, nada como ir até um patronato e tirar as dúvidas com quem entende, ok? E se possível, claro, retornar aqui pra nos ensinar como é que faz 😉

      Grande abraço e bons estudos!!!


    3. Meu caro Fabio, salve salve,

      já fui na Questura e no Sportello aqui de Bari, já perguntei em diversos fóruns (de alguns ainda estou esperando a resposta), já recebi reposta do Consulado, já consultei o guia e as instruções de preenchimento do Ministério do Interior… Nenhum deles diz exatamente a mesma coisa; sempre fica uma margem de dúvida – e não uma qualquer: uma que poderia ser facilmente esclarecida com uma formulação mais clara das regras – ou com um mínimo de concordância entre as várias respostas oficiais. Nem o guia e as instruções de preenchimento do mesmo site (o do Ministério do Interior) concordam totalmente entre si!! Enfim, se eu tiver alguma clareza em algum momento quanto ao caminho das pedras eu dou um feedback.

      No mais, agradeço muitíssimo pela resposta rápida e atenciosa. E mais uma vez, parabéns pelo site!!!! (agora com a pontuação correta.. = )

      Um abraço e arrivederci!


  122. Caro Fabio, eu enviei uma pergunta ontem que é a mesma da Ingrid, e decidi rever o que eu e minha esposa gostaríamos de fazer. Eu vou pelo Ciência sem fronteiras (1 ano de bolsa na Unibo), e como é muito burocrático e arriscado depender de emprego na Itália, a minha esposa irá me visitar como turista (durante 3 meses, para valer a pena a viagem),para fazer tudo certo e sem riscos.
    Minha duvida é: eu vou morar em casa de família, ou república mesmo, e quando ela vier (na metade da minha estadia) ela vai se alojar no mesmo quarto que eu (vou acertar direitinho com o dono). Acredito que tenha apenas que pegar a carta convite (nos cartórios da Itália). Partindo daí o próximo obstáculo a ser vencido é o dinheiro disponível, como irei com bolsas, e terei o direito de trabalhar (20 hrs de estágio por semana, o que pode ser difícil encontrar devido à crise) eu poderei sustenta-la (mesmo sem estágio), pois ela irá viajar com pelo menos 1200 Euros. De acordo com a tabela de Turismo, se ela quiser ficar 90 dias, teria que ter em mãos quase 3000 Euros, o que seria muito difícil conseguir este montante (até 1200Euros conseguiremos juntar).
    Você acha arriscado ser barrado nesta situação? ou se ela explicar que vai ter gastos reduzidos por causa da moradia definida, e morando comigo que terei alguma renda (bolsa+eventual estágio) já seria suficiente para permitir a entrada dela?
    O que mais pode ser exigido? pois ouvi dizer que quando a viagem de brasileiros passam de 30 dias, eles costumam olhar com maus olhos, e ainda mais uma mulher de 28 anos viajando sozinha, outro fator que eles gostam de olhar com maus olhos.

    PS: em questão do seguro saúde iremos fazer pelo cartão de crédito em conta conjunta

    Responder

    1. Ciao Thiago

      Se eu posso te dar um conselho: não venha a Italia preparado para encontrar um emprego, pois dificilmente como estudante você encontrará algum tipo de estágio remunerado e com contrato – até porque com a carga horária de estudo aqui é impossível trabalhar enquanto estuda! E esqueça o tempo: vou sustentar a minha esposa – pois legalmente com um permesso di studio você não poderá fazer isso!!!

      Sobre a sua esposa vir, dificilmente a Italia barra alguém, porém você tem razão: vir com passagem de retorno de 90 dias terá que demonstrar que tem meios para permanecer durante este periodo. E outra coisa importante: é muito improvável que um proprietário aceite a entrada da sua esposa no imóvel sem qualquer tipo de permesso di soggiorno, pois a entrada de um estrangeiro comporta obrigatoriamente a comunicação a policia disso: você terá documentos que comprovem que pode permanecer na Italia, ela, sendo turista deverá ficar em locais específicos para tal: hoteis, albergues, pensões, etc. portanto analisem com bastante cuidado a viagem de vocês para que não tenham surpresas desagradáveis durante o percurso, ok?

      Abraços


  123. Olá Fabio,
    Vou concorrer a uma bolsa do Ciências Sem Fronteiras, e tenho boas chances de conseguir, o programa dá uma bolsa suficiente para se manter na itália (com cautela, lógico). Caso ocorra tudo certo, eu vou adquirir o visto de estudante, e pelo que eu li no edital, eu também posso estagiar, caso eu encontre um.

    Quanto a minha parte, eu consigo facilmente, mas tem uma questão:
    Eu estou querendo levar minha esposa. Como não temos uma boa renda, a idéia seria dela tentar trabalhar lá para complementar a renda, (ela é graduada em fisioterapia), ou mesmo trabalhar em uma área correlata, como massoterapia em clínicas de estética (que ela está cursando um técnico nessa área no momento), ou mesmo se não for na área dela, por exemplo garçonete ou outro. Mas eu sei que para isso ela precisa ter o visto, que pelo que eu vi, é difícil conseguir separadamente para ela. Tem como estender o benefício conseguido por mim, para ela poder tentar algum trabalho lá?
    Outra coisa que eu ouvi falar, é que ela pode se matricular numa escola de idiomas para conseguir o visto de estudo, que seria o mesmo que o meu, estudo+trabalho, e este trabalho seria limitado em 20hrs semanais. Procede esta informação?
    Na sua opinião como posso proceder para poder levar minha esposa lá?

    PS: No caso o Ciência sem fronteiras tem duração de 1 ano, e não desejamos ficar por mais que isso, até porque eu teria a obrigação de ficar 2 anos no Brasil, de acordo com o edital, acredito que esta informação possa facilitar algum eventual visto para ela.

    Responder

    1. Olá Thiago

      Não há como solicitar um visto atrelado a outro de estudo, pois este último já não permite trabalhar por tempo integral. Além disso, cursos de idiomas aqui na Italia não dão o direito a solicitar um visto para estudo – apenas cursos de graduação e/ou especialização.

      De qualquer forma todas as formas para solicitar o visto italiano estão na página do governo italiano que consta no artigo, ok?

      Abraços e bons estudos!!!


  124. Olá,
    esse ano vou estudar em uma universidade, durante 1 ano, na Itália pelo Ciência sem Fronteiras, provavelmente conseguirei o visto. Mas o meu problema é, existe como o meu esposo ir junto comigo e ele conseguir visto para ficar lá (visto para trabalhar)?
    Gostaria muito de saber sobre isso. Espero ansiosamente pela sua respota.
    Muito obrigada!
    Ingrid

    Responder

  125. Olá Saga!

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo Blog. É o seguinte, eu já possuo cidadania italiana, eu e meu esposo vamos passar uns tempo na Italia, ele pode obter o permesso di conjugue? desde já muito obrigada!

    Responder

    1. Olá Camila

      Somente pelo fato de vocês serem casados não: para solicitar o permesso di conjuge será necessário que vocês aluguem um imóvel, e depois disso você precisará ser residente aqui (com a devida inscrição anagráfica no comune) para que o seu marido possa solicitar o permesso na questura da região onde vocês estiverem vivendo.

      Abraços!!!


  126. Olá Saga
    Embarco para Itália em alguns meses para fazer parte do meu curso de doutorado. Ficarei no país por um ano e acredito que não terei problemas com a minha documentação pois terei atestado de matrícula em uma universidade, casa alugada, assistência médica etc. tudo pago e comprovado pela agência financiadora de pesquisa aqui do Brasil. No entanto meu namorado pretende ir comigo e o período que pretendemos ficar é de 1 ano, equivalente a duração do meu curso.
    Nossas dúvidas são as seguintes:
    Qual o visto que o meu namorado deve obter para ficar este período na Itália?
    Ele pode ir com visto de turista e , caso consiga um emprego, mudar seu visto de turismo para visto de trabalho?
    Onde podemos conseguir essas respostas?
    Para esse nosso objetivo oq vale mais a pena, tentar um visto de trabalho ou a cidadania italiana uma vez que meu namorado tem direito a ela?
    Aguardamos ansiosos pela sua resposta!!!
    Um abraço
    Sheyla

    Responder

    1. Olá Sheyla

      Como pudemos verificar neste artigo, um turista brasileiro não pode permanecer por mais de 90 dias aqui na Italia e não existe pedido de visto diretamente aqui: todo pedido deve ser feito no consulado italiano.

      Se seu namorado é descendente de italianos, a melhor forma é ele vir a Italia com toda documentação pronta e realizar a prática de reconhecimento aqui, podendo então permanecer no pais por 90 dias e caso a cidadania não fique pronta neste período, ele poderá solicitar o visto di attesa.

      Abraços


  127. Fabio! Mto safado seu site. Gostei muito. Queria eu te contar uma historinha. Posso? Davide é italiano e namora uma brasileira. Eles moram no Brasil, mais precisamente Manaus. Ele precisa voltar para a Italia, mais precisamente Novara. Ele decidiu levá-la consigo e vão se casar lá. A brasileira está com toda a documentação escolar dela, profissional e pessoal, sendo que ela quer legalizar para obter a dichiarazione di valore, pois a tadinha quer estudar lá. A vida dela é pesquisar… pesquisar e pesquisar. Ela já fala italiano. Porém ela viu pelo site da embaixada que as declarações de valor para motivos de estudos, deve-se enviar um comprovante de que ela está matriculada em algum lugar. Porém i bandi non sono ancora aperti para o curso que ela deseja que é especialização. E se ela se matricula aqui, será como estrangeira. E ela leu que com o permesso di soggiorno per ricongiugimento familiare ela pode se matricular como uma italiana. E pagar as taxas como tal. Dai ela decidiu fazer as legalizações e na domanda pedir que é por motivo de reconhecimento da profissão (Psicóloga). Mesmo que ela pague uma taxa consular em torno de R$500 (!!!!!!!) reais. uffff ok. O que ela quer saber é: Depois que ela envia os documentos para Brasilia (através do vice-consulado em Manaus) quanto tempo mais ou menos eles devolvem os documentos (já que eles viajam na metade de junho), e somente depois disso é que ela procura uma faculdade de sua escolha quando chegar lá, no caso a de Torino, e entrega a documentação para que eles façam uma analise da equiparação com o ensino italiano? E já que ela vai entrar como turista e casar lá, depois do casamento é possível ela pedir o permesso di soggiorno por ricongiugimento familiare lá? pois na verdade seria uma troca di permesso… Fabio… Ela te agradece qqr atenção e resposta. Abraços

    Responder

    1. Olá Lilian

      Obrigado pelas palavras rsrs

      Se a brasileira em questão vem para se casar aqui, eu recomendo que ela sequer perca tempo pedindo um visto de estudo, basta que depois do matrimônio ela solicite o permesso di coniuge e com ele matricular-se. A única coisa que você deve certificar-se é sobre o ingresso na universidade com o permesso: não é verdade que com ele em mãos se paga como italiano, pelo contrário: o permesso di soggiorno é a prova que o estudante é estrangeiro e portanto pagará as taxas como tal ok?

      Abraços


  128. Fabio,
    Existe algum tipo de visto para um brasileiro que se aposente e tenha uma boa renda mensal possa viver sua aposentadoria na Itália transferindo seus rendimentos para lá?

    Responder

    1. Olá Rubens tudo bem?

      Todos os tipos de vistos disponíveis pode ser encontrado diretamente nesta página que consta no artigo, dá uma olhada e veja se algum deles pode contemplar o que você procura, ok?

      Abraços


  129. Olá, meu nome é Fabio também, tenho uma duvida e quando puder esclarecer serei grato. Estou com toda documentação pronta para para pedir minha cidadania na Italia, mas minha esposa não é descendente de italianos. quando chegar na Italia e pedir o PERMESSO, minha esposa também podera pedir? Somos casados legalmente a 2 anos e meio. Quando pedir poderei ( ou poderemos ) trabalhar legalmente?

    Responder

    1. Ola Fabio

      De forma alguma: o permesso di conjuge sò pode ser dado apòs a pessoa ser reconhecida cidada italiana!!! Aqui mesmo na Saga tem um artigo sobre isso, onde eu sugiro que os conjuges nao venham junto com os requerentes para a pràtica.

      Além disso, para dar entrada aqui na Italia nao se leva em conta o tempo de matrimonio mas sim o tempo de residencia, portanto se sua esposa pretende dar entrada pela naturalizaçao, somente apos 2 anos de residencia legal aqui na Italia.

      Abraços


    2. Bom dia Fabio, desculpe lhe incomodar novamente, minha tia já tem a cidadania e conseguiu pelo consulado aqui no Brasil, assim como acontece na Italia posso pedir as cópias autenticadas desses documentos no consulado e acrescentar minha parte, ou tenho que começar do zero para fazer pela Itaia?


    3. Nao, processos realizados no Brasil nao tem correspondencia burocràtica aqui na Italia e vice-versa, portanto eu recomendo que voce reuna todos os seus documentos e os traga traduzidos e legalizados para sua pròpria pràtica.

      Abraços


  130. O que escrevo não é um comentário e sim um apelo. Tenho 59 anos, sou aposentada e Vivo com um italiano. Ele tem 69 anos e também é aposentado na Itália. Firmamos um contrato de União Estável para que ele pudesse pedir o visto de permanência aqui no Brasil. Todavia, precisamos viajar para a Itália e ficar lá mais de 3 meses por diversos motivos, porém, o consulado ao qual sou obrigada a pedir o visto, segundo o que entendi neste site, seria de residência eletiva, responde-me que não é possível este tipo de visto porque a tipologia é de residencia definitiva. E agora, que faço? Estou perdida com as passagens compradas para abril de 2013? Precisamos de orientação, eu e o meu querido companheiro. Agradeço a atenção.

    Responder

    1. Ola Marluza

      A Italia nao aceita nenhum tipo de uniao que nao seja o matrimonio civil, portanto infelizmente legalmente voce nao pode solicitar nenhum tipo de visto familiar. Voce pode vir como turista e permanecer aqui por 90 dias.

      Abraços


  131. olá! uma perguntinha rápida: qual a diferença de se ter no visto escrito Italia ou Schengen ( naquela parte que diz “Válido per”). grazie!! 🙂

    Responder

    1. Ola Ana

      Visto schengen quer dizer que ele é válido nos paises do bloco, e dependendo da tipologia do visto, pode ser válido apenas aqui na Italia, nao dando direito ao requerente de transitar por diversos paises, entendeu?

      Abracos


    2. hi, até entendi mas então tenho outra dúvida: no meu vem escrito isso (Itália) e semana que vem eu busco o meu Permesso de Soggiorno (por estudo). Posso transitar pela Europa sem problemas ou isso independe do Permesso? Tipo:posso passear fora daqui nos fins de semana?? 😉 obrigada


    3. Sim, o permesso di studio te dà o direito de circular livremente pelo espaço schengen dentro da validade do mesmo – lembrando que é sò pra circular (nao pode permanecer mais do que 90 dias em qualquer outro pais), ok?

      Abraços e bom passeio 😉


  132. Fala Fabio, tudo bem?
    Cara, cheguei em Brescia a 4 dias pra fazer um Dottorato di Ricerca na Università degli Studi di Brescia, já sou cidadão italiano e gostaria de saber como faço pra trazer a minha esposa pra ficar aqui comigo sem problemas legais já que ela é brasileira.

    Abrs

    Responder

    1. Ola Eduardo

      Sendo cidadao italiano voce pode dar um permesso de conjuge para sua esposa, basta ir na questura da regiao onde voce é residente e verificar com eles quais os documentos necessários para isso, pois cada questura tem suas proprias exigencias, ok?

      Abracos e bons estudos!


  133. Ola Anonimo

    Depende da questura: geralmente o primeiro è dado apenas por dois anos e o consecutivo è dado por cinco anos.

    Porém jà vi casos em que a questura deu o primeiro permesso di famiglia por cinco anos diretamente.

    Abraços

    Responder

  134. Oi Fábio.

    Por favor, no caso de permissão por motivo familiar (de irmã para irmão) qual a duração e quais os direitos? Tendo essa permissão eu poderia também solicitar para minha esposa?

    Obrigado.

    Responder

  135. Oi Fábio,

    Só não entedi uma coisa:

    O permesso di soggiorno específico para quem está esperando o reconhecimento da sua cidadania (caso ultrapasse 90 dias), deve ser solicitado ainda no Brasil(antes da ida) ou na Itália perto do vencimento?

    Achei estranho, pois este tipo di permesso não está listado no post!!!!!

    Agradeço
    Mauricio D.

    Responder

  136. Ola Simone

    E’ necessàrio entender qual tipo de curso voce vai frequentar aqui, somente o consulado italiano vai poder dizer se para a tipologia do seu curso è possivel a emissao de visto ou nao – lembrando que dificilmente cursos que nao sejam universitàrios e/ou de especializaçao sejam passiveis da emissao do visto.

    Sobre os valores, no pròprio site que eu cito no post tem os valores mensais de comprovaçao de renda, dà uma olhadinha là, ok?

    Bjss

    Responder

  137. Oi Fábio!!!!
    Este post veio no momento certo!!! Parece até que estava lendo meus pensamentos… hahahahha…
    Mas eu estou indo para a itália por dois motivos: 1 cidadania italiana e 2 vou estudar italiano. Mas não vou estudar em uma universidade e meu curso tem uma duração de 3 meses que ao total, estão dando 100 dias. Ultrapasso os 90 dias. Seguindo seu post, eu teria que pegar o “permesso di soggiorno – Documenti richiesti per STUDIO Immatricolazione ad Università italiane”.
    Seria esse mesmo??? E outra dúvida, eles vão me “exigir” comprovante que tenho condição de permanecer na itália??? Preciso mostrar o quanto estou levando mesmo???
    Muito Obrigada mais uma vez por nos esclarecer com inumeras dúvidas!!!
    Bjo

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *