Ida ao Brasil | Workshop da Cidadania Italiana 2017

Faaaala italiano, tudo bem?

No último mês de maio de 2017 estive no Brasil e quero compartilhar contigo tudo que rolou nesta minha ida.

Claro que o principal motivo das minhas viagens ao Brasil é sempre ficar com as minhas filhas lindas, rever a minha mãe, meus irmãos, etc.

Workshop da cidadania italiana
Eu, Isabella e Brunna em SP

Porém desta vez eu também tive alguns compromissos profissionais, como por exemplo a presença em um grande evento em uma das minhas áreas de atuação, que é a área de marketing digital.

Passei três dias imerso neste evento, onde aprendi um bocado de coisas novas, e conheci também muita gente bacana!

EVENTO MARKETING DIGITAL

Este evento se chama SDA – Segredos da Audiência – e aconteceu no Shopping Bourbon, lá do lado do meu querido Palestra Itália.

Este evento é conduzido todos os anos pelo meu querido amigo Samuel Pereira:

Samuel Pereira – Segredos da Audiência

Eu conheci o Samuel no ano passado, lá em BH (eita saudade daquela terra boa…) e sabendo que ele também é italiano, levei um presentinho:

Acho que ele gostou:

Neste evento conheci pessoas bacanas, como o Roberto Shinyashiki e a Luiza Trajano (Magazine Luiza).

Também tive o prazer de trocar algumas figurinhas com o sensacional Robinshon Shiba, fundador da rede China in Box, Gendai e que atualmente está participando do programa Shark Tank Brasil, na Sony.

WORKSHOP DA CIDADANIA ITALIANA 2017

Outro momento marcante desta minha viagem ao Brasil, foi a realização do 2º Workshop da Cidadania Italiana em SP.

Este é um evento anual, onde eu passo um dia inteiro com um grupo fechado de pessoas, ensinando e dando dicas práticas para ajudá-los a realizar o processo de cidadania aqui na Itália.

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, então melhor do que falar sobre o nosso workshop, acabei de receber o vídeo do pessoal que efetuou a gravação do nosso evento, com os melhores momentos.

Vejam só que maravilha:

Foram dois grupos de cerca de 100 pessoas em cada um deles, vindos de vários lugares do Brasil.

Aliás, foi surreal ver pessoas de Fortaleza, Rio de Janeiro, Curitiba, Floripa, Cuiabá, Campo Grande, e mais um bocado de cidades distantes, que vieram a SP apenas participar deste encontro

Que honra fazer parte do sonho de cada uma destas pessoas!

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL | BUSCA DE DOCUMENTOS

Outra coisa muito bacana que aconteceu durante o nosso Workshop, é que eu pude conhecer pessoalmente vários alunos que fizeram comigo o Curso de Formação Profissional na Busca de Documentos.

Este curso teve a duração de 2 meses e terminou exatamente na semana da minha chegada ao Brasil, onde eu realizei com os meus alunos a última aula do curso, que foi ao vivo 🙂

Em breve vocês saberão mais sobre este curso, posso apenas dizer que em breve, vocês leitores da Minha Saga que estão buscando profissionais sérios para buscar o documento do antenato de vocês aqui na Itália, terão a oportunidade de receber a minha indicação destes profissionais.

E não se trata de um profissional qualquer, eu vou indicar pessoas que eu mesmo treinei, passando os meus valores éticos e profissionais.

Como eu disse a eles: a tarefa destes “novos” profissionais que eu formei será aquela de mudar a vida das pessoas, pois cada documento que eles buscarem, permitirá que alguém obtenha o reconhecimento da própria cidadania italiana.

Fiz um trato com cada um deles: assim que conseguirem o documento do seu primeiro cliente, me envie a foto deste momento.

E antes mesmo de terminar o curso, vários alunos já tinham conseguido o documento para seus clientes, abaixo segue apenas algumas das fotos enviadas #explodindodeorgulho

E eu sei exatamente o quão importante o documento do nosso antenato é, já que através dele podemos dar início a realização de um sonho, que muitas vezes mudará as nossas vidas.

Da mesma forma que mudou a minha, e como tenho acompanhado, tem mudado a vida de milhares de pessoas 🙂

Fique ligado que em breve aqui no nosso blog explicarei com detalhes como vai funcionar este sistema de indicações e como você poderá conseguir um profissional sério, ético e dedicado para buscar o documento do seu antenato italiano!

E caso você queira participar da próxima turma para se tornar um destes profissionais, clique aqui para entrar na fila de espera!

SENTIMENTOS CONTROVERSOS…

Nessa minha viagem ao Brasil, pela primeira vez me senti “turista” dentro da minha própria cidade.

Por conta dos compromissos pessoais e profissionais, me hospedei próximo a Av. Paulista, utilizando o site Airbnb para alugar um apartamento em Sampa.

E foi muito estranho andar nas ruas da cidade que nasci e cresci, sabendo que não vivo mais nela.

Andei até fazendo alguns vídeos no meu Instagram compartilhando este sentimento – imagine que eu estava hospedado a duas quadras do Bixiga, coração italiano em SP, o que acho que fez minha cabeça piorar rs

Outra coisa bacana que aconteceu foi rever amigos da época que éramos do mesmo grupo escoteiro:

Jorge Buarque e Jandiro de Paula – amigos de longa data!

E outra coisa interessante: este encontro foi lá no Prainha Paulista, local que eu tenho um carinho especial 🙂

Foi lá que aconteceu o 2º Sagakontro (evento que se transformou no atual Workshop da Cidadania Italiana) lá nos idos de 2010 e você pode acompanhar tudo que rolou neste artigo.

Interessante ver como o tempo passa, e mesmo que os caminhos nos levem para estradas diferentes, quando nos reencontramos com nossos amigos, temos tantas histórias, tantas lembranças que nem parece que ficamos distantes tanto tempo.

No caso deste reencontro com o Jorge e o Jandiro (parece nome de dupla sertaneja rs) percebemos que não nos encontrávamos há quase 20 anos!

É mole?

CONCLUSÃO

Pois bem, nesta semana estou completando 10 anos de vida fora do Brasi.

No dia 12 de junho de 2017 eu deixava meu país natal para me aventurar na “terra do nonno”.

E esta viagem ao Brasil, reencontrando velhos amigos e fazendo novas amizades, me fez perceber o quanto eu sou abençoado por tudo que aconteceu nestes 10 anos.

Foram vários percalços, várias situações em que eu pensei em desistir, mas eis-me aqui, firme, forte e principalmente gordo 🙂

Quantas coisas aprendi, quantas culturas tive a honra de conhecer e principalmente quantos amigos trago na bagagem!

E saber que tudo começou com um sonho, em ir para a terra do nonno e ter a minha cidadania italiana reconhecida…

Um enorme abraço a todos que me acompanham nesta jornada e bóra ser feliz!

PS. Ao pessoal que participou do Workshop, lembram que eu falei do papai?

Como se não bastassem todas as coisas boas que aconteceram nesta minha ida ao Brasil, já no meu último final de semana antes de retornar à casa, encontrei meu pai que também foi ao Brasil e, depois de muito tempo, finalmente fizemos as pazes:

Eu, meu pai e minhas filhas lindas!

32 Comentários


  1. Fabio , eu gostaria de te agradecer por tudo o que aprendi com você, o Sagabook , os encontros nas palestras em São Paulo que agora é o meu segundo Sagakronto 2017 , o curso de buscas dos documentos , enfim , tudo o vivi e vivenciei e aprendi com você e com os ítalos- descendentes em todos essas oportunidades que tive , muito obrigada ! Abraço

    Responder

  2. Fala @fabiobarbiero:disqus, tudo bem?
    Cara, deu problema na minha inscrição pro Workshop de que vai rolar em Dezembro agora em 2017, com quem eu posso falar?
    Abraço

    Responder

  3. Salve Fabio, esse curso vai estar disponível pro seu publico em geral? pra qualquer pessoa poder se profissionalizar nessa área de busca de documentos? é preciso estar morando na Itália já pra fazer? quando vai ser lançado de novo?valeu!!!

    Responder

  4. Fabio, O processo de cidadania por eleição… se feito no Brasil é necessário aguardar a fila? Obrigado!

    Responder

  5. Oi Fábio, tudo bem?
    Participei do envio do vídeo-depoimento sobre a Escola da Cidadania e estou aqui ansiosa aguardando meu presentinho em forma de livro que nos prometeu! :))))) Arrivederci

    Responder

    1. Olá Aracéli tudo bem?

      Os livros estão no Brasil, eu tentei enviá-los para todos em maio, porém o nosso glorioso correio estava em greve (ah vá!). Em novembro estarei por aqui novamente e a primeira coisa que farei é postá-los a todos 🙂


  6. Olá Fábio, antes de mais nada, quando der venha para Curitiba! haha
    Sobre o Curso de Formação Profissional na Busca de Documentos, tem previsão de quando terá uma nova turma aberta? Se sim, como posso saber mais sobre o curso? Tenho interesse tanto para realizar a busca da certidão do meu bisavó quanto para ajudar outras pessoas.

    Grazie!

    Responder

  7. Olá Fábio!
    Já falei lá na Escola da Cidadania e quero deixar registrado também aqui meu agradecimento por todos os ensinamentos e dicas valiosas!
    Assim como tantos outros, realizei o sonho de ser Cidadã Italiana, indo fazer todo o processo sozinha lá na Itália, sob sua orientação.
    Quem disse que depois de aposentar a gente não tem o que fazer?? hahahaha
    Agora a família toda está em “polvorosa” para obter também.
    E não é só isso: estou me programando para fazer o curso de Busca de Documentos, afinal, a experiência vivenciada na Itália despertou um enorme desejo de morar por aquelas “bandas”.
    Parabéns pelo trabalho e sucesso sempre!
    Sandy

    Responder

  8. Olá Fábio. Saberia me dizer se é possível tirar a carta d’identità no comune onde meus documentos foram registrados sem ser residente? Procurei seu post sobre isso e não encontrei. Obrigado

    Responder

  9. Participei. Foi excelente. Gramei numerosos livros, folheei revistas e jornais velhos, encafuei-me dois meses em cima dos artigos do Fabio Barbiero e hoje posso dizer “ele” é Papa da Cidadania Italiana.

    Responder

  10. Fabio, participei do workshop em São Paulo no sábado. Foi muito bom e espero participar novamente no ano que vem. Fiquei feliz e comovida por você ter feito as pazes com seu pai, isso é muito importante. Que Deus te abençoe. Por favor, abra mais vagas para o curso de busca de certidões! Obrigada.

    Responder

  11. Parabéns Fabio participei do seu Curso Busca de Documentos não pude ir a S. Paulo mas foi um sucesso estou Feliz por você fazer as pazes com seu pai, isso é o retorno de boas ações que você faz Um grande abraço e Obrigado por tudo.Logo estarei aí na Italia só me falta a correção dos documentos, e tudo isso graças a você.

    Responder

  12. Participei do curso de busca de documentos e realmente Fábio fez mais do que prometeu. Nos empoderou no assunto como é costume seu quando envolve cidadania. Só agradecimentos e a certeza que continuarei ser sua aluna!

    Responder

  13. Bom dia Fábio, preciso contratar o serviço de um profissional para a Comune di Roma, o Consulado Italiano de Curitiba já enviou minha certidão de casamento por 2x desde de 2013 para transcrição porém ainda não a fizeram . Logo preciso de alguém que os convença a fazer 🙂 .

    Responder

  14. Que bacana isso tudo! Sabe que fiquei emocionada vendo o vídeo do evento e lendo o relato sincero do que você sentiu, viveu… Muito legal! Você completando 10 anos de Itália, e eu 1 ano na mesma semana! Chegamos dia 15 de junho de 2016 aqui. Estou dedicada e empolgada com meu trabalho de busca de certidões. Foi um prazer ter feito o seu curso! Muito obrigada, Fabio!

    Responder

  15. Fábio queria lhe dizer que foi maravilhoso fazer o seu curso de Formação de Buscadores Profissionais de documentos italianos, que com a sua docência, ética, honestidade transmitida e ensinada, procurarei trabalhar seguindo esses nobres valores em busca de realizar o sonho de muitas pessoas, e como você nos ensinou, colecionar obrigados. Te agradeço muito pelo curso, pelo profissionalismo, generosidade e pretendo me esforçar ao máximo para honrar tudo que nos ensinou sem decepciona-lo e também a nenhum cliente. Buscando sempre a felicidade e a alegria de todos. Muito obrigado por tudo. Você é uma pessoa muito especial. Sua família é linda. Um grande abraço.

    Responder

  16. Boa noite Fábio!
    Parabéns pelo seu trabalho!
    No vídeo acima, dos melhores momentos do workshop da cidadania 2017,
    dos 46 aos 49 segundos passa um slide com o título: “Dane-se a Tese!”
    Você poderia me dizer do que se trata?

    Abraços, Carlos Ropelatto
    PS.: Já tenho a cidadania italiana. Estou planejando ir morar na Itália.

    Responder

  17. Olá Fábio. Infelizmente esse ano não me foi possível participar do grupo. Quem sabe no próximo ano. Estou interessado no curso de formação de buscar de documento na Itália, aliás, o primeiro serviço será para mim mesmo. Consegui às duras penas arrancar a certidão de nascimento do meu antenato (em estratto e integrale). O problema é que não veio averbado o casamento, o qual não consigo encontrar. Dai ´bora fazer o curso.
    Parabéns e um grande abraço
    Valdir

    Responder

  18. Olá Fabio, infelizmente não foi possivel participar do seu wokshop pois trabalho em hospitais e não consegui marcar folga a tempo. Vc conheceu um grupamento de escoteiros chamado Tacaúnas? espero poder um dia fazer o curso de busca de certidões…Moro na Mooca bello, mas sou Corinthiano…kkkk herança herdada do meu avô espanhol, porém uma grande disilusão do sogro dele meu bisavô italiano que lógico nasceu no Bexiga e era Palestrino fanático. Abçs

    Responder

  19. Sempre bom participar do 1 ° e 2° Workshop, e quem sabe os próximos também , né.!!! Fico muito feliz por
    participar também da interação entre todos ali presentes, pois estavam pessoas que buscam conhecimentos , que somam conhecimentos, alunos da escola e profissionais do curso de buscas de certidões ( onde pudermos nos conhecer além da sala de aula), fora toda a segurança que o Fábio passa com sua autoridade no assunto. Então Fábio que você seja abençoado hoje e sempre. Forte abraço a você e a Luluzinha e as meninas.

    Responder

  20. Fabio, maravilhoso ter participado do workshop e muito feliz em conhecer colegas do curso de busca de documentos, alunos da escola da cidadania e até​ encontrar pessoalmente uma cliente das retificações de documentos. Parabéns pelo excelente trabalho e principalmente por ter superado as dificuldades com seu pai e ter feito as pazes com ele, a leveza na alma é muito recompensador….
    ps: suas filhas são lindas e maravilhosas e muito simpáticas

    Responder

  21. Fábio, por favor, onde encontro os contatos desses profissionais que vc formou? Estou precisando de ajuda apenas com um documento …que veio da Itália sem filiação 🙁 ..precisava muito de alguém confiável pra fazer esse serviço. Meu e-mail está cadastrado contigo já, mas eh o [email protected] fico no aguardo, muito obrigada 🙂

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *