A Declaração de Presença

Você está prestes a comprar o seu voo para realizar o seu processo na Italia, quando alguém te pergunta se o voo é direto ou com escalas.

Você responde que está pensando em comprar com escalas, pois normalmente é mais barato, e a pessoa te diz:

– Xi, então neste caso você vai ter que fazer a declaração de presença, não esquece!

E é neste momento que você descobre que existe ainda mais uma etapa a ser inserida no seu cronograma…

A DECLARAÇÃO DE PRESENÇA (Dichiarazione di Presenza)

A declaração de presença foi instituída em 1998 através do decreto-lei n. 286 e foi sendo modificada com o tempo

Até que em 2007, o Ministero dell’Interno italiano emanou uma circular, conhecida no mundo da cidadania como a circolare 68, que diz basicamente o seguinte:

Os estrangeiros que pretendem entrar na Italia com duração menor do que 90 dias precisa obedecer uma das seguintes regras:

1 – Se o voo provém de um país de fora do espaço Schengen, não é necessário fazer absolutamente nada: o próprio carimbo no passaporte do sujeito é suficiente para identificar a sua entrada na Italia;

2 – Se o voo provém de um país pertencente ao espaço Schengen, é necessário – ao entrar na Italia – o comparecimento em uma delegacia de polícia para demonstrar a data que o sujeito entrou no país.

Quero deixar claro que as explicações acima foram modificadas por mim para fins didáticos. A legislação cita vários termos técnicos que sinceramente não acredito que sejam relevantes para que vocês possam aprender.

O ESPAÇO SCHENGEN

Aqui na Europa existe um tratado entre diversos países, cujo objetivo principal é eliminar as fronteiras físicas entre estes países.

Ele foi criado na década de 80 e atualmente conta com a presença de 26 países, não somente da Europa mas também alguns outros, como podemos ver na imagem abaixo:

schengen

Neste ótimo infográfico do site 24ore, podemos ver a composição dos 26 países pertencentes ao Espaço Schengen.

Muito bem, na prática esta limitação de fronteiras é exatamente a total ausência de barreiras físicas entre os países.

Eu já viajei com meu carro da Italia até a França e sabem como eu soube que tinha entrado em território francês?

Por causa desta placa:

fronteira italia e frança

Isso mesmo, a única indicação é a placa da França com as estrelas da UE.

E na volta é a mesma coisa, só que aparece claro a placa da Italia, com as mesmas estrelas.

É importante dizer também que isso não significa uma total falta de controle

Em determinadas partes da estrada próximo à entrada dos países, existem os antigos guichês (como aqueles de pedágio) e é muito comum – ainda mais atualmente com os problemas de terrorismo – encontrar policiais efetuando um controle dos veículos, ainda que aleatório.

OK FABIO, ENTÃO QUANDO TEMOS QUE FAZER A TAL DECLARAÇÃO?

Agora que sabemos o que significa o tratado Schengen, podemos entender melhor os conceitos que expliquei nos primeiros parágrafos:

Se o voo vem de fora deste espaço, tudo certo. Se ele vem de um país aderente, é necessário fazer a declaração.

Trocando em miúdos:

1 – Quando você vem de um país Extra-Schengen (como o Brasil, por exemplo) – ao chegar na Italia, você receberá o carimbo no seu passaporte diretamente no aeroporto italiano que desembarcar.

Logo, as autoridades italianas saberão a data da sua entrada no país, pois o carimbo estará lá:

carimbo schengen

Por outro lado, se o seu voo parar em outro país da área Schengen antes de chegar aqui (por exemplo Espanha, França, Alemanha, Áustria, Holanda, etc), você receberá o carimbo no aeroporto daquele país.

Em seguida, quando você pegar um novo avião deste país com destino final Italia, ao chegar aqui não receberá mais nenhum carimbo, pois a regra do espaço Schengen é que o controle de imigração (com o respectivo carimbo de entrada) seja feito no primeiro país de chegada do viajante.

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE PRESENÇA NA PRÁTICA

Para te ajudar com todos os detalhes no preenchimento da declaração de presença, basta adquirir gratuitamente o Sagabook – nosso manual oficial sobre a cidadania italiana.

Para garantir o seu, basta clicar aqui.

Um grande abraço e qualquer dúvida sobre o preenchimento ou entrega do documento é só deixar um comentário 😉

267 Comentários



  1. Sobre a declaração de presença … vou resumir a minha atual saga.
    Vim para Itália voo direto em 27/10/2019 visitar parentes e já tinha em mente de fazer a minha cidadania judicial por via materna. Em 13/01/2020 fui para Portugal, fiz todos os meus documentos lá, trabalhei etc … fiquei legal no país.
    Em 17/07/2020 retornei para a Itália e descobri que tenho direito da cidadania por parte de mãe administrativa. A questão é, estou na fase se retificações, assim que finalizar vou dar sequência na Comune escolhida. A questão é, eu preciso sair do Espaço Schengen e retornar para a Itália? Ou como eu estava legal em Portugal não preciso?

    Responder

  2. Olá Fábio, tudo bem?! Primeiramente, muito obrigada por todas as informações do blog, estão sendo bastante úteis.
    Tenho uma dúvida em relação à declaração de presença. Saio do Brasil, com destino a Lisboa (escala no Marrocos), depois disso, vou à Irlanda, Alemanha, e por último chego na Itália. Porém levarei mais de oito dias entre a chegada à Lisboa e a ida a Itália. Como proceder nesse caso, e comprovar que estive por esses 14 dias anteriores fora da Itália?!
    Obrigada!

    Responder

  3. Ciao fabio!
    Não consegui fazer a declaração a tempo( meu filho teve que ficar internado assim que chegou aqui), posso ir pra Londres e retornar pra receber um novo carimbo?

    Responder

  4. Ciao Fabio, como proceder se o carimbo de entrada na Itália estiver ilegível, como aliás é bem comum.

    Responder

    1. Olá Antônio, a data e o nome do aeroporto devem estar legíveis, caso não estejam, o comune pode solicitar a declaração de presença


  5. Olá Fábio. Vou para Itália dar entra naa minha cidadania. Essa questão de deflação de presença meu voo é pra para Lisboa e de la vou para Itália pra mim n precisa fazer essa declaração posso pegar um voo passando pela Suíça e depôs Itália.

    Responder

  6. Oi Fabio, gostaria de uma ajuda. Estou na Italia ha 3 meses e ainda não saiu minha cidadania. Minha assessora me disse que vai fazer uma declaração de presença para eu poder ficar regular por mais de 3 meses, ao invés do Permesso di Soggiorno, porque demora 6 meses pra ficar pronto. Está correto? Me preocupa pois tenho um casamento na Espanha em setembro!
    Obrigada

    Responder

  7. Bom dia Fabio! Estou numa enrascada e se possivel, gostaria de uma luz no fim do tunel haja visto sua experiencia…. li muito do seu conteudo e so vim depois de ter visto e revisto tudo. Vim com voo direto, possuo a Comunicazione di Cessione Fabbricato, possuo todos os documentos e mesmo assim, no Anagrafe del Comune, nao querem fazer minha residencia, alegando que deveria ter declarado minha presença! Estou perdido, por favor me ajude!!! Tenho o carimbo no passaporte. estou entrando em parafuso, pois tenho pouco tempo agora…. Desde já muitissimo obrigado. Estou em Roma, vicino a Colli Albani.

    Responder

  8. Boa noite! Deixe ver se entendi corretamente. No caso dos voos da Britsh Airways e Turkish, que têm escalas na Inglaterra e Turquia, não precisa passar na questura para fazer a declaração. É isso mesmo?

    Responder

  9. Fábio, Bom dia! Gostaria de saber como faço a declaração de presença se eu ficar hospedada em um hotel. Quais documentos eu levo? Ou eles notificam por mim a questura?

    Responder

  10. bom dia Fabio, pretendo ir para a italia tirar o passaporte e fazer todo o tramite necessario ! meu professor de italiano irá me ajudar no processo ! gostaria de saber se os fiscais podem complicar se eu comprar a apenas a passagem de ida ! muito obrigado e parabens pelo excelente blog

    Responder

  11. Olá Fabio, antes de ir à Italia, posso passar alguns dias em Portugal? Ou eu precisaria ir à Italia antes dos 8 dias de chegada à Europa? Acredito q só começaria a contar à partir da minha entrada na Itália. Certo?

    Responder

  12. Bom dia, tudo bem?
    Pretendo fazer um curso na Itália com duração de 6 meses, já li no teu blog que será preciso fazer o permesso di sogiorno. Entretanto tenho dúvidas quanto a minha entrada na Itália. O meu voo saí do Brasil faz escala em Lisboa mas tem destino final como Barcelona, onde fico por 10 dias, após isso é que vou para a Itália. Minha dúvida é, vou ter entrado em solo europeu a 10 dias e precisarei fazer a declaração de presença e dar entrada no permesso di sogiorno na Itália onde o prazo é de 8 dias após a chegada. Isso pode dar problema ou a data começa a contar a partir do dia que eu pisar em solo italiano?
    Parabéns pelo blog.
    grato
    Pedro

    Responder

  13. Olá Fábio!! Eu e minha esposa vamos em abril/17 para morar na Itália. Ela já é cidadã. Compramos a passagem de ida dia 3/4 e volta dia 19/4, pois foi em uma promoção. Quando eu for fazer a Declaração de Presença essa questão de 15 dias de diferença de ida/volta pode ser um problema?
    Outra coisa, minha esposa, mesmo sendo cidadã italiana, deve fazer a Declaração de Presença para pedir a Residência no comune? Parabéns pelos vídeos!!! Abraços!!

    Responder

  14. olá fabio! estou desesperada cheguei aqui na italia em março de 2016 pra dar a entrada na cidadania, mais eu nao sabia que tinha que fazer a declaraçao de presença e ninguem me disse nada,e agora que moro aqui a 9 meses meus documentos chegaram do Brasil e fiquei sabendo que tinha que fazer a declaracao dentro de 8 dias e como tenho nove meses aqui,e nao tenho o carimbo da italia e sim da espanha, oque posso fazer pra ter o carimbo e poder fazer a declaraçao ?? me ajude por favor obrigada Glenia?

    Responder

    1. Olá Glenia se você está aqui há 9 meses sem nenhum tipo de visto, você está irregular e não pode usufruir de nenhum serviço no país – você deve sair da Europa – torcendo para não ter problemas na saída – permanecer pelo menos 90 dias fora e só então retornar para a realização do seu processo


  15. Dúvida, vivendo ilegal em Portugal, com carimbo de entrada em Portugal de mais de um ano, indo para italia para tirar a cidadania, o que eles irão olhar no passaporte? é preciso de um carimbo atual? legal? como se procede estando ilegal na europa p ir para italia tirar a cidadania?

    Responder

    1. Olá Luiza não há como dar entrada no seu processo estando irregular na Europa, você deve sair, permanecer pelo menos 90 dias e ao retornar, receberá um novo carimbo de entrada, que então te permitirá dar entrada na sua residência dentro dos 90 dias.


  16. Pessoal, é o seguinte : Minha esposa foi pra Itália no dia 16/10/2016, Brasil -Milão direto, pois bem, quando ela foi fazer a residência disseram pra ela que o carimbo do passaporte dela não vale, e que ela deveria ter outro timbre, como já se passaram 8 dias ela não consegue fazer declaração de presença, agora o pessoal da comune disse que só podem fazer a residência dela se ela fizer o permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza, só que isto demora, ai vai travar todo o meu processo. O que fazer agora ? Não estou entendendo nada disto. Por exemplo, se eles erraram o timbre do passaporte, eles não podem corrigir isto agora, mesmo que já se passam alguns dias ?

    Responder

  17. Boa Tarde, gostaria de saber o que fazer quando a declaração de presença esta vencida e ainda não foi dada a entrada na cidadania. Obrigada !

    Responder

  18. Olá Fábio, boa tarde!!! Estou com duvidas refente a declaração pois tenho um caso um pouco complicado. Cheguei a Italia 26/07 com um vou que teve escala em Portugal, me hospedei no primeiro dia um hotel e logo encontrei outro mais em conta passei uma semana. Apos isso viajei de Navi para espnha pra visitar um amigo onde estou até hoje. Dia 28/08 viajamos ao Marrocos a passeio e retornamos dia 29/08. Eu sou filho de italiano e hoje tenho reunidos os documentos legalizados e traduzidos e gostaria de fazer o processo de reconhecimento de cidadania.

    Teria ainda condições de ainda dar entrado no processo? Em caso de sim (A declaração de presença já foi feita pelo hotel em que havia me hospedado? Como faço para ter esse documento? Ou devo fazer um novo quando chegar na Itália. Teria disponibilidade para me ajudar?

    Responder

  19. Buon giorno!! Existe um prazo máximo para declarar presença depois que chego na Itália??

    Responder

    1. Eu não consegui fazer nesse prazo…. Cheguei na Itália, por escala em Portugal, no dia 3/08… Demorei um.pouco pq o dono de onde estou estava de férias, daí fui à Questura no Ufficio de Immigrazione e me mandaram procurar a Questura mais próxima de onde estou, mas está fechada, só abre amanhã à tarde… Estou em Roma esses dias, pegando uns documentos, mas vou dar entrada por Pisa… Como a resolvo isso? Pode me ajudar?


    2. Olá Priscila, hoje é o oitavo dia, logo você tem sim tempo para solicitar a declaração. Depois deste prazo a questura pode se negar a faze-la. Abraços


    3. Obrigada!! Consegui fazer apresentando somente o passaporte e dando o endereço de onde estou…!!!!
      Fábio, você ainda trabalha no Comune de Pisa? Acha tranquilo se eu entrar com o processo por ai?? Porque me disseram que por Roma é muito demorado….. A minha dúvida é se consigo um emprego aí…..


  20. Fabio, chegaremos por Londres, desta forma, acredito que receberemos o carimbo no aeroporto, certo? Pq UK é um país Extra-Schengen, ok? Obrigada

    Responder

    1. Isso mesmo, neste caso vocês receberão o carimbo na entrada da Italia também. Abraços e boa viagem


  21. Fabio, tudo bem? estou morando na Suiça e gostaria de saber se o carimbo italiano no passaporte quando chegamos direto na Italia tem validade. Cheguei na Suiça direto do Brasil, porém ja fiz algumas viagens voltando por MIlão, portanto tenho o carimbo de lá, mas não sei se ainda e válido,

    Obrigada
    =)

    Responder

  22. Olá , tudo bom ? Eu tenho uma dúvida que penso que vc possa me ajudar , os 90 dias de visto são a partir da data da declaração não é ? Só que tem duas datas na minha declaração e estou em dúvida qual é , uma está como data de ingresso que é a mesma data do meu passaporte e a outra data que está no final da folha, que está escrito só data é o dia que eu fiz a declaração, sabe qual vale ?
    Já agradeço pela ajuda

    Responder

  23. Ola, bom dia
    Fabio, nao estou conseguindo receber a sagabook, ja deixei meu email e nao chega nada no meu email, o que preciso fazer?

    Responder

  24. Olá Fabio! Como vai?
    Estou com uma dúvida, procurei entre os outros comentários e não encontrei nenhuma questão parecida. O que fazer, caso passe os 8 dias da chegada na Italia e eu cheguei via Madrid, portanto, obrigatoriamente deveria ter feito a declaração de presença. 🙁

    Responder

  25. Olá Graciele sim, atualmente as questuras estão exigindo a apresentação do seguro, que deve ter pelo menos 90 dias de cobertura, ok? Abraços

    Responder

  26. Olá Fábio,

    Parabéns pelo site, ele é excelente. Imagino que tenha muitos emails para ler, mas gostaria de enviar um para tirar algumas dúvidas específicas. Poderia me informar algum?

    Obrigado.

    Responder

  27. Olá Fábio.
    Estou com problemas para baixar o Sagabook Itália. Já sou cadastrado no site, e quando tento baixar o pdf sou redirecionado para uma página que me agradece e não consigo obter o arquivo.
    Já verifiquei o meu email na Spam, Propaganda e demais pastas e não recebi lá tb.
    Poderia me ajudar?

    Obrigado

    Responder

    1. Sim, tentei pela seção materiais educativos e pelo post do lançamento do sagabook. Mas não recebo o link 🙁 …


  28. Olá, Fabio.

    Quero ver se entendi: considerando que vou fazer intercâmbio no primeiro semestre de 2016 na Itália, a solicitação do permesso di soggiorno deve ser feita somente quando eu entrar no território italiano, certo?

    Antes de iniciarem as aulas em março na Universidade onde vou estudar, quero viajar para outros quatro países, no mês de fevereiro, que assinam o Acordo de Schengen. Durante esse mês viajando, não preciso solicitar o permesso di soggiorno? Ou seria melhor ir direto para a Itália, no mês de fevereiro, resolver essas pendências na Questura e, somente depois disso, viajar para os outros países que assinam o Acordo de Schengen?

    Aguardo retorno.

    Obrigado.

    Responder

    1. Olá Eduardo

      Ao chegar aqui, você terá 8 dias para transformar seu visto de entrada de estudante em um permesso di soggiorno, portanto esta é a sua primeira obrigação. Depois que resolver isso, poderá viajar e/ou fazer outras atividades sem problemas. Abraços e bons estudos


  29. Olá Fábio!
    Estava lendo em outros sites sobre a carta-convite. Nela há uma ‘cláusula’ onde o anfitrião pode assinar caso ele faça uma garantia bancária para o convidado, assegurando ainda mais que vai arcar com todas as despesas. Isso substituiria o dinheiro que eu devo levar como meios de sustento?

    Responder

  30. Olá Fabio tudo bem?! Estou indo fazer meu processo agora no fim do mês em um comune pequeno perto de Vicenza. Tenho algumas dúvidas e não consigo encontrar as respostas, acho que vc pode me ajudar!

    1- a dichiarazione deve ser feita somente na questura de vicenza ou eu posso fazer na polizia municipale da cidade?

    2- devo apresentar somente o passaporte, seguro saúde e minha passagem de avião à eles? Vi em um comentário que quando chegamos de outro país não precisamos apresentar a passagem de retorno, correto? Minha passagem de retorno tem prazo de menos de três meses, será que tem problema para preencher a ficha para a declaração? Deve ser preenchido com o prazo da passagem ou coloco os três meses?

    3- pretendo me hospedar em um hotel pois não consigo alugar daqui do brasil, a imobiliária me disse que preciso estar lá para fazer a proposta e assinar o contrato, eu avisando isso a eles, teria algum problema? Ou eles nem perguntam endereço nessa etapa? (Pretendo fazer a declaração antes mesmo de passar na imobiliária, primeira coisa do dia!)

    4- seguro saúde: fiz o cdam/ib-2, levando aquela folha que entregam já é o suficiente?

    Estou um pouco perdida quanto à ordem das coisas quando chegar lá, sei o que tem que ser feito mas estou confusa 😛

    Muito obrigada pelos vídeos e artigos!

    Responder

    1. Olá Maria

      Não conheço aquela região, portanto não tenho como responder as suas dúvidas.

      Sobre as demais, baixe o manual Sagabook, lá vai encontrar todas as respostas que precisa. Abs e bom processo


  31. Olá Fabio tudo bem?! Estou indo fazer meu processo agora no fim do mês em um comune pequeno perto de Vicenza. Tenho algumas dúvidas e não consigo encontrar as respostas, acho que vc pode me ajudar!

    1- a dichiarazione deve ser feita somente na questura de vicenza ou eu posso fazer na polizia municipale da cidade?

    2- devo apresentar somente o passaporte, seguro saúde e minha passagem de avião à eles? Vi em um comentário que quando chegamos de outro país não precisamos apresentar a passagem de retorno, correto? Minha passagem de retorno tem prazo de menos de três meses, será que tem problema para preencher a ficha para a declaração? Deve ser preenchido com o prazo da passagem ou coloco os três meses?

    3- pretendo me hospedar em um hotel pois não consigo alugar daqui do brasil, a imobiliária me disse que preciso estar lá para fazer a proposta e assinar o contrato, eu avisando isso a eles, teria algum problema? Ou eles nem perguntam endereço nessa etapa? (Pretendo fazer a declaração antes mesmo de passar na imobiliária, primeira coisa do dia!)

    4- seguro saúde: fiz o cdam/ib-2, levando aquela folha que entregam já é o suficiente?

    Estou um pouco perdida quanto à ordem das coisas quando chegar lá, sei o que tem que ser feito mas estou confusa 😛

    Muito obrigada pelos vídeos e artigos!

    Responder

    1. Olá Maria

      Não conheço aquela região, portanto não tenho como responder as suas dúvidas.

      Sobre as demais, baixe o manual Sagabook, lá vai encontrar todas as respostas que precisa. Abs e bom processo


    2. Oi Maria! Eu tambem sou Veronese! Meu tataravô(antenato) veio de Vescovana e minha tataravó veio de Stanghella, ele se chama Gaetano Veronese e ela Giovana Barbin
      Vamos fazer a nossa arvore no FamilySearch?
      Estou contactando o máximo de pessoas com o exato Veronese e que fique na região de Padova ou proximidades
      Vamos nos manter em contato 🙂


  32. Olá Cleusa bom dia, tudo bem?

    É impossível responder essas perguntas, por 2 motivos:

    1- seria completamente anti-ético da minha parte comentar sobre o trabalho de outros profissionais

    2 – não tenho elementos para dizer o que é melhor ou não, pois não conheço os detalhes, ok?

    Portanto eu recomendo que conversem com o profissional e caso não estejam satisfeitas, terminem a contratação dos serviços e procurem outra solução, ok? Abs

    Responder

    1. Olá Fabio, tudo bem? Desculpe se passei uma impressão errada. De modo algum quis ser anti-ética. Sou uma senhora de 55 anos e valorizo o respeito e a ética. Ocorre que o advogado que me ajuda está de férias e inacessível e lendo seu blog achei que não teria problema em te perguntar sobre a declaração de presença. Talvez tenha me expressado mal, mas na verdade só queria te elogiar, pois tenho aprendido muito com seu blog. Fique em paz. Abs


    2. Oi Cleusa boa tarde

      Imagine, você não passou nenhuma impressão ruim não, pelo contrário!!! O que eu quis dizer é que se eu falasse algo sobre o trabalho dos outros, EU é que estaria sendo anti-ético, não você – se vc entendeu isso eu que peço desculpas, jamais poderia fazer este juízo de valor, ok? Abs


  33. Olá Fabio, seu blog é 10. Tem ajudado demais. Preciso de sua ajuda em 2 questões. Minha filha está fazendo mestrado no Reino Unido, enquanto os documentos para a cidadania estão sendo legalizados aqui, através de um advogado italiano ( que nem de longe é tão esclarecedor como você…tivesse eu te conhecido antes..) Enfim, após a legalização, ela vai pedir a cidadania pela Itália na Calabria através desse escritório de advocacia. E aí me ocorreram 2 questões:
    1- Ela não estará com os documentos originais daqui (até onde eu sei). Não sei se o advogado pretende enviá-los para lá (arriscado né?) ou se existe outro modo do escritório conseguir a cidadania sem eles, após a legalização?
    2- Ela já esteve na Itália em julho a passeio e entrou com o visto de estudante do Reino Unido, sem problemas. Você acha que agora para a cidadania será igual ou ela vai precisar da tal declaração de presença?
    Obrigada

    Responder

    1. Olá Cleusa bom dia, tudo bem?

      É impossível responder essas perguntas, por 2 motivos:

      1- seria completamente anti-ético da minha parte comentar sobre o trabalho de outros profissionais

      2 – não tenho elementos para dizer o que é melhor ou não, pois não conheço os detalhes, ok?

      Portanto eu recomendo que conversem com o profissional e caso não estejam satisfeitas, terminem a contratação dos serviços e procurem outra solução, ok? Abs


    2. Olá Fabio, tudo bem? Desculpe se passei uma impressão errada. De modo algum quis ser anti-ética. Sou uma senhora de 55 anos e valorizo o respeito e a ética. Ocorre que o advogado que me ajuda está de férias e inacessível e lendo seu blog achei que não teria problema em te perguntar sobre a declaração de presença. Talvez tenha me expressado mal, mas na verdade só queria te elogiar, pois tenho aprendido muito com seu blog. Fique em paz. Abs


    3. Oi Cleusa boa tarde

      Imagine, você não passou nenhuma impressão ruim não, pelo contrário!!! O que eu quis dizer é que se eu falasse algo sobre o trabalho dos outros, EU é que estaria sendo anti-ético, não você – se vc entendeu isso eu que peço desculpas, jamais poderia fazer este juízo de valor, ok? Abs


  34. Ola,moro em Londres e tive um problema na italia a uns anos atras .eles me derao uma carta de expulsão. nessa carta falava que não posso entrar nos países que pertence Acordo Schengen..ano de 2012 fui pr a Espanha e não me deixarão entrar.me mandarao de volta pr Londres..
    Você saberia me dizer na onde eu consigo olhar se esta carta de expulsao ja saiu,se meu nome ja esta limpo?

    Responder

  35. Ola,moro em Londres e tive um problema na italia a uns anos atras .eles me derao uma carta de expulsão. nessa carta falava que não posso entrar nos países que pertence Acordo Schengen..ano de 2012 fui pr a Espanha e não me deixarão entrar.me mandarao de volta pr Londres..
    Você saberia me dizer na onde eu consigo olhar se esta carta de expulsao ja saiu,se meu nome ja esta limpo?

    Responder

    1. Olá Marcelo tudo bem?

      Verifique na carta se consta o período relativo a proibição de retorno, pode varia de 2 a 5 anos dependendo da gravidade do crime cometido


  36. Olá estou na Espanha,fui a Itália por conta de minha cidadania,mas faltou um carimbo e voltei para a Espanha a questão e que perdi o passaporte,e solicitei uma segunda via,como fica referente a entrada na Itália,já que vôos domésticos não dão o visto,onde procuro,pois sem o visto não consigo fazer nada?vou direto a policia federal ou não?

    Responder

    1. Olá Carolina

      Neste caso, ao entrar na Italia você terá 8 dias para comparecer na questura para fazer a sua declaração de presença e deverá utilizar o bilhete aéreo como prova da sua entrada.

      Abs


  37. Olá Fábio,
    Estou encantada com seu blog,nao me canso de ler e buscar informações,eu também estou preparando meus documentos para tirar minha cidadania,e com suas informações tem ajudado muito.
    E seguinte estou com algumas duvidas e gostaria de pedir sua ajuda.
    Minha filha esta estudando e morando em Firenze,acontece que semana que vem esta indo para Londres conhecer e vai ficar na casa de uma prima que esta legal, ela tb tem a cidadania italiana e e casada com um ingles.Mas mesmo assim estou preocupada com a imigracao e tb retorno dela para Itália, uma vez que qdo ela saiu do Brasil pela segunda vez para retornar os estudos o consulado aqui nao deu o permesso ,porque segundo eles o que ela tinha nao havia vencido.
    Qdo ela chegou na Itália com conexao ,teve o carimbo de entrada na Suica agora em janeiro .Assim que ela chegou foi revalidar o permesso e eles marcaram para o próximo dia 25/03,nao entendo porque demoram tanto e tb pq o consulado aqui fez tanta confusão,porém a viagem dela para Londres e antes e por esse motivo estou preocupada.
    Se puder me esclarecer,desde ja agradeço!
    Siomara

    Responder

    1. Olá Siomara tudo bem?

      Muito obrigado pelas suas palavras e pelo carinho 😉

      Sobre a viagem da sua filha a Londres, infelizmente isso é uma caixinha de surpresas, pois mesmo que ela tenha o permesso italiano, não necessariamente significa que não podem encrencar, pelo contrário – como o Reino Unido não faz parte do espaço schengen, eles podem impedir a entrada de qualquer cidadão que não tenha a cidadania européia, infelizmente.

      De qualquer forma, se ela está indo apenas pra passear, basta apresentar todos os documentos necessários, sem esquecer da passagem de retorno, ok?

      Abraços e sucesso, sempre!!!


  38. Ola Janaina

    O permesso di soggiorno italiano è valido apenas aqui na Itàlia – para viver e trabalhar em outro pais da Europa voce precisa solicitar o visto daquele pais.

    Abraços

    Responder

  39. Bom dia, gostaria de saber se com o permesso di soggiorno per motivi familiari (Italiano), posso trabalhar na Alemanha. Aguardo Janaina

    Responder

  40. Muito obrigado Fabio Barbiero eu tenho ida i volta, seguro de viaje,reserva en hotel para 6 dias mas traslado para o hotel,cartao de credito internacional.. agora uma outra duvida e q eu tenho meu bilhete q eu comprei e pro dia 3 de dezembro mas faz 6 mes certo no dia 23 tem algum problema??

    Responder

  41. Ola Paulo

    Sem problemas, voce pode retornar tranquilamente segundo a legislaçao vigente!

    Porém nao se esqueça de cumprir com todas as exigencias de turismo: cartao de credito internacional, reservas de hotel ou carta di ospitalita, passagem de volta, etc.

    Abraços e boa viagem!!!

    Responder

  42. PAULO disse…
    Descupa fabio viajei PARA ITALIA DIA 4/4/2012 DESTINO MADRID FIQUEI 81 DIAS POR BARCELONA ,MADRID,VALENCIA,ASTURIAS I VOLTEI DIA 23/06/2012 AGORA EU QUERIA IR CONHEÇER ROMA EM DEZEMBRO VOU TER ALGUM PROBLEMA PQ DEZEMBRO FAZ 6 MES Q VOLTEI PRO BRASIL??

    Responder

  43. Ola Marcos

    A declaraçao de presença deve ser feita diretamente na questura – basta apresentar a passagem aerea (ou de trem) como prova de entrada na Italia.

    O importante è que seja feita dentro de 8 dias da chegada, caso contràrio depois nao serà mais possivel a realizaçao do processo, ok?

    Quanto a utilizaçao da mesma documentaçao por diversos familiares, dependerà do comune onde voces irao fazer o processo – muitos comunes aceitam a utilizaçao dos mesmos, outros categoricamente exigem que cada requerente tenha os proprios documentos.

    Abraços e boa sorte a todos!!!

    Responder

  44. Ola Fabio boa tarde. tenho duvidas quanto a declaracao. Vivemos legalmente na Espanha e iremos sair entre 3 primos para italia. Vamos a casa de um amigo. quando temos e onde podemos fazer a declaracao??? no aerporto no momento q chegamos?? q documentos necessitaremos?? e se nao fazemos naquele momento no aerporto, em uma cidade de 300 hab. pderemos fazer isso depois???
    Ja q estou aqui queria tirar outro duvida. Vamos pedir a cidadania pelo nosso bisavô. podemos pedir os 3 ao mesmo tempo juntos???

    obrigado por toda essa informacao tao valiosa q voce nos da por aqui!!

    MARCOS

    Responder

  45. Ola Samia seja bem-vinda!!!

    Realmente voce deve tomar cuidado, pois jà houve casos de pessoas que foram deportadas na saida de Londres, apòs os oficiais perceberam que o requerente ultrapassou o prazo.

    Em relaçao à pratica da cidadania aqui na Itàlia, se voce pretende fazer sozinha, dà uma olhada là em cima, do lado direito do blog tem um artigo sobre como fazer o processo aqui, com todas as dicas e detalhes, ok??

    Abraços e volte sempre 😉

    Responder

  46. Ola Fabio, me chamo Samia e moro na europa ja faz 2 anos ( londres ). Estou a exatos 2 anos correndo atras das certidoes que hj estao em Recife em legalizacao… Estou anciosa pois espero por isso a longossss 2 anos hehehe enfim estou com medo de sair de Londres pq meu visto venceu a mais de um ano, isso me causaria algum problema? Outra dulvida tenho familiares distantes em Pelezano e provincia de salerno voce sabe me falar se sao bons lugares para tirar a cidadania? Estou c um pouco de medo pois venho juntando dinheiro para o tao esperado dia da viagem, mas me preocupo muito caso eu n ache lugar para alugar ou que o dinheiro nao de hehehe enfim e isso
    Obrigada pela ajuda m beijo

    Responder

  47. Ola Edmondo

    Voce è italiano e està vindo para o seu pais, portanto nao precisa de nenhum tipo de comprovaçao!!! Basta entrar na fila de europeus, e nao vao te fazer absolutamente nenhuma pergunta, sò vao te dizer “bem-vindo” rsrs

    Porém uma coisa importantissima: jamais mostre dois passaportes, o brasileiro voce sò utiliza para entrar no Brasil, apos o aviao levantar voo voce guarda o brasileiro e passa a utilizar somente o italiano, ok?

    Abraços e boa viagem!!!

    Responder

  48. Olá Fabio,

    Moro no Brasil, possuo a dupla cidadania e o passaporte brasileiro e italiano. Para entrar na Itália – Roma (saída de Rio de Janeiro com troca de avião em Madrid – Espanha através da Companhia Iberia) preciso cumprir todas as determinações do tratado de Schengen no aeroporto aeroporto de Madrid (seguro, carta de hospedagem, etc.)

    Complimenti pelo Blog.

    Edmondo Alessandro

    Responder

  49. Ola Arthur

    Sim, è obrigatorio fazer a declaraçao de presença dentro de 8 dias da entrada e è obrigatòrio apresentar um seguro-saude para poder fazer a declaraçao.

    E voce nao foi enganado – os cidadaos comuns nao precisam mais fazer a declaraçao de presença para fins turisticos – è necessàrio dizer na questura que a declaraçao serve para solicitar a residencia no comune – e entao eles fazem!

    E alerta: TUDO em Vicenza è mais complicado, portanto compre bastante paciencia para realizar o processo por ai…

    Abraços

    Responder

  50. Oi Fabio,

    Meu acabou de chegar do brasil para fazer a sua cidadania e entrou pela espanha. Leveimele p fazer a declaracao de presença e o funcionario/policial da questura me disse esistia esse negocio de declaracao de presenca, apenas o articolo 7, e assim o fizemos. Fui hoje a questura no URP e dessa vez me disseram q teria q fazer a dec. de presença e qdo fui fazer eles me pediram um seguro saude. Minha duvida e se realmente tem que ter um seguro saude, mesmo sendo jus sanguinis. Tb registro aqui minha indignaçao por ter sido descaradamente enganado pela questura di vicenza ao perguntar sobre a decl. de presença. abs, arthur

    Responder

  51. Ola Daily

    Vindo da França voce precisarà fazer a declaraçao de presença e nao precisarà mostrar o voo de retorno quando entrar na Itàlia, se vier do Brasil com voo direto nao precisarà fazer a declaraçao e precisarà do bilhete de retorno.

    Abraços

    Responder

  52. Olá Fabio, tudo bem?
    Antes de tudo muito obrigada pelo blog!!!

    Eu tenho um visto de 1 ano de turista da França, que vence em Agosto. No momento estou no Brasil reunindo a papelada pra tentar dar entrada no processo de cidadania.
    Minha dúvida é: Com esse visto eu preciso da declaração de residência? Outra coisa.. tenho que comprovar passagem de VOLTA pro Brasil ?
    Desculpe se já perguntaram isso..tentei encontrar aqui algo parecido mas não achei..

    Desde já muito obrigada!!
    Dily

    Responder

  53. Ola Jonas

    Sim a regra continua a mesma: voos diretos nao precisa de declaraçao de presença – basta solicitar a inscriçao anagrafica com o carimbo no passaporte. Se o comune nao souber como proceder entregue as circulares que estao disponiveis aqui no blog 😉

    Abraços e boa viagem!!!

    Responder

  54. Olá Fabio, uma duvida, vou para Roma em Voo direto Brasil x Roma, e como a data desta matéria é de 2007 gostaria de confirmar se ainda é a mesma regra….. não preciso fazer a Declaração de Presença em Voos diretos do Brasil?? isto não impedirá nenhum andamento nos processos de cidadania ?

    Grato

    Responder

  55. Fabio,

    Muito obrigado pela resposta rápida!

    Será que eu poderia, entao, resolver da seguinte forma:

    Ela ir a turismo para outro país (França) e quando retornasse para a Itália fazer a declaração de presença até o dia 07 de março. E nesse caso eu notificaria a presença dela na minha casa?

    Ah …. respondendo as suas perguntas, ela fez escala em Paris, e eu tenho contrato de aluguel.

    Abraços!

    P.S.: gostaria de finalizar o processo de cidadania (meus pais ja tem e so falta eu! Ja tenho minha certidao traduzida) Posso pedir seus serviços?

    Responder

  56. Ola Claudio

    Duas situaçoes:

    a) Ela fez escala antes de vir à Italia?

    b) Voce mora sendo hospedado ou tem contrato de aluguel?

    Pergunto, pois se ela fez escala antes de chegar na Itàlia e nao declarou a presença – efetivamente està irregular, porém se è turista e nao vai ficar depois de 45 dias – agora nao pode ser feito mais nada, aproveitem as férias e caso tenham um controle policial diga que nao sabiam disso.

    Jà em relaçao ao imòvel – se ela està sendo hospedada no seu imòvel e è estrangeira voce deveria ter comunicado as autoridades em 48 horas da entrada dela na casa (mesmo a turismo) pois è lei denunciar a presença de um estrangeiro no imòvel à questura. Isso è mais perigoso do que a declaraçao de presença, pois existe uma multa que varia de 300 euros atè 1500 para quem hospeda estrangeiros sem esta comunicaçao.

    Abraços

    Responder

  57. Prezado Fabio,

    Acompanho desde que eu era estudante (agora trabalho como designer – visto de lavoro autonomo) seu site! Vc ja me ajudeu varias vezes sem saber hehe!

    Bom, porem agora estou com uma duvida simples e nos comentarios nao achei nenhuma situaçao similar:

    Minha namorada veio passar um tempo comigo (45 dias tipo turista, normal neh)! POREM, ela simplesmente nao sabia (e eu tb me eskeci:) da tal declaraçao e daqui a 6 dias fara um mes que ela esta aki em casa(alugada). Coitada, ela veio me visitar e me ajudar e agora ta morrendo de medo pq nao fez a declaraçao no periodo de 8 dias!

    Da uma luz ae pra gente!

    (p.s.: ela queria dar um pulo em Paris, um sonho dela, foi ae que eu lembrei do certificado de presença)

    Muito, muito obrigado pela essa ajuda!(e outras como leitor:)

    Abs

    Responder

  58. Ola Bel

    O consulado està certo – voce deve aguardar 180 dias da ultima entrada – de onde voce tirou isso que ‘vira o ano e zera os pontos?’

    A regra è clara: um brasileiro pode permanecer na Europa 90 dias a cada 6 meses.

    Abraços

    Responder

  59. Aretha

    Eu jà presenciei situaçoes na questura onde o oficial analisou todos os carimbos e fazendo as contas resolveu nao aceitar o ultimo carimbo de entrada, exatamente por entender que no complessivo a pessoa jà tinha ultrapassado o tempo anual. E também jà vi situaçoes onde o oficial nao disse absolutamente nada, portanto tudo vai depender do oficial que voce vai pegar na questura.

    O permesso in attesa pode ser solicitado quando voce der entrada na documentaçao no comune, pois serà necessàrio uma copia do pedido de cidadania para ser inserido dentro do envelope.

    Abs

    Responder

  60. Oi Fabio!
    Sou eu, Aretha de novo!
    Desculpa te pertubar com o mesmo assunto mas acabei de checar no meu passaporte e meu último carimbo de entrada data do dia 24/07/2011 (por causa do trabalho acabei saindo e entrando na Europa algumas vezes desde fevereiro).

    Já li por aqui que o certo seria ficar 6 meses fora da Europa para ficar legalizada certo? Mas como não tive nenhum problema na imigração, será que vou ter problemas na Questura e/ou Comune?

    Ou esse último carimbo me dá direito de ficar legal até o final de outubro?

    Em que etapa do processo posso pedir o permesso di soggiorno di attesa di cittadinanza? Essa seria uma solução para “esticar” minha permanência, não seria?

    Muito obrigada desde já!
    Abraços

    Responder

  61. Ola Aretha tudo bem??

    Se voce està na Europa sem um visto qualquer – seja de trabalho, estudo ou qualquer coisa do genero, entao voce està irregular, pois o oficial aqui na Itàlia verà o seu carimbo de entrada na Europa, e se seu passaporte nao nem nenhum visto, ele entenderà que voce ultrapassou os 90 dias regulares que um brasileiro pode permanecer na Europa. Uma saida que muitos brasileiros adotam é ir na embaixada brasileira no pais onde vivem e solicitar um novo passaporte, e com este novo passaporte (em branco) voce vem à Italia e comprova sua entrada através do bilhete aéreo o de trem solicitando a declaraçao de presença na questura dentro de 8 dias da sua entrada aqui na Itàlia.

    Abraços e sucesso sempre!!!

    Responder

  62. Olá Fabio!
    Antes de tudo parabéns pelo blog! Estava um pouco perdida com tantos processos e etapas para dar entrada na cidadania mas depois de ler vários posts e comentários, sei exatamente o que fazer!

    Cheguei na Europa em fevereiro mas estava trabalhando embarcada durante esse tempo todo e tenho como provar isso através dos meus contratos de trabalho.

    Estou com todos os documentos legalizados para fazer a prática da cidadania e um apartamento já alugado. O contrato está no nome do meu namorado mas o meu nome está escrito no mesmo, dizendo que resido no apartamento com ele.

    Estou na França agora e assim que o meu contrato de trabalho terminar eu vou para a Itália fazer a minha declaração de presença na questura como aprendi no blog! 🙂

    Mas a minha dúvida é: Esse tempo todo que estou trabalhando offshoe não conta como se eu estivesse na Europa certo? caso contrário estou com medo de ficar ilegal por aqui e ser impedida de dar entrada no processo.

    Obrigada!
    Abraços

    Responder

  63. Ola Thais

    Como te respondi por email:

    independente de ter feito a declaraçao de presença ou nao voce està irregular da mesma forma, pois um cidadao brasileiro pode permanecer no màximo por 90 dias em territorio italiano, nao existe extensao de visto de turismo!

    Voce deve deixar o territorio italiano e retornar apos 180 dias.

    Ps. Como voce està irregular, de acordo com as novas leis, seu namorado corre o risco de perder a pròpria casa te hospedando sem permesso di soggiorno, fiquem atentos!

    Abraços

    Responder

  64. Olá Fabio desculpa se nao escrevi no seu blog, mais acho que o mail seria mais rapido…

    se vc puder me ajudar eu vou agradecer muito,

    bom vou explicar bem resumido a minha historia.

    Eu trabalhei no navio da Costa Crociere, desci em novembro para trocar de navio foi qdo eles timbraram meu passapoorte.

    Troquei de navio e em janeiro falei para eles que ficaria aqui na Italia, mas eles nao timbraram o meu passaporte.

    Só que eu so fui saber que eles nao tinham timbrado depois que eu estava 3 meses aqui ou seja final de abril, foi qdo fui na questura e

    me disseram que eu deveria retornar ao Brasil urgente.

    Bom, completando estou aqui ate agora, nao fiz o procedimento do soggiorno depois de 8 dias, e estou nessa situação, estou na casa do meu namorado

    trabalho com ele na loja que ele comprou, a familia me acolheu, porem é um risco pra mim tanto qto pra ele por causa da finança.

    Agora, o que eu faço Fabio? vou na consulado pra eles verem isso? sera que sofro alguma penalizaçaõ?

    Ah um detalhe O pai do meu namorado colocou meu nome na lista pra ter o visto de trabalho de 2 anos. Mas, temos que esperar

    sair neh?!! que ngm sabe qdo…

    que situação viu!!

    Obrigada

    Aguardo a resposta.

    Thais Diniz

    Responder

  65. Oi Fabio,

    Posso até ir na questura fazer isso, mas na hora que me perguntarem aonde estava do dia 29 de junho até agora?

    Obrigada,

    Carolina.

    Responder

  66. Oi Carol

    Toda e qualquer pessoa quando entra num imovel aqui na Italia deve comunicar à policia a presença dentro de 48 horas, caso nao o faça paga uma multa de mais de 300 euros. Se nao fizeram, và atè a questura do local onde moram e façam, dizendo que estao menos de 48 horas no imovel para nao ter que pagar a multa. E’ necessàrio preencher uma folha com os dados do proprietàrio e também do imòvel, ok?

    Abraços

    Responder

  67. Oi Fabio, nao sabia desse documento, cessione di fabbricato,nunca ouvi falar. Desde que cheguei estou morando na casa da minha sogra,mas ela ja faleceu,moramos eu,meu marido e a irma dele. O que eu faço agora? Tem 3 semanas que eu cheguei.

    Obrigada,

    Carolina.

    Responder

  68. Ola Fabio,

    Fui dos Estados Unidos para Hungria com escala em Roma (fiquei por dois dias em Roma). Depois de passar um mes visitando Budapeste, retornei para a Italia para dar entrada em meus documentos. Assim que cheguei fiz a tal declaracao de presenca. Isto quer dizer que tenho os 90 dias a partir da declaracao de presenca ou 90 dias a partir de quando fiz a escala em Roma e recebi o carimbo em meu passaporte? Obrigado

    Responder

  69. Ola Carolina

    No seu caso, voce jà entrou com um visto vàlido, que é o permesso familiar, mantenha este documento perto de voce e caso tenha algum tipo de controle mostre que voce tem esta data agendada, pois naquele momento deverà solicitar a carta di soggiorno, ok? Nao esqueça que ao entrar no imovel aqui na Itàlia, o proprietàrio tem que comunicar sua entrada na casa, através da cessione di fabbricato dentro de 48 horas, este documento também serà solicitado no momento que voce for requisitar sua carta di soggiorno.

    Abraços

    Responder

  70. Oi Fabio,

    Me casei na italia dia 07 de abril,quando fui dar entrada para o permoesso me falaram dessa declaraçao de presença que eu devia ter feito,que o mais sensato a fazer seria voltar para o Brasil,pedir um visto familiar e reentrar. Assim o fiz, consegui o visto familiar de 1 ano, voltei,entrei por Lisboa,hoje fui fazer minha declaraçao,tem 5 dias que cheguei, dai o cara da questura falou que eu nao preciso da declaraçao porque nao sou turista,me deram um documento me intimando a voltar na questura 1 dias antes de fazer 90 dias,entrei dia 29 de junho e devo voltar 28 de setembro, é isso mesmo??? Tenho medo disso,pq depois quando for dar entrada no permesso eles podem falar que nao fiz de novo a declaraçao.

    Responder

  71. Fabio voce teria contato seu sendo
    ele msn telefone ou outro contato pra voce poder me orientar melhor!
    Desculpe pelo incomodo mas estou
    em uma situaçao na qual nunca imaginei estar
    obrigadoooo!!!!!!!!!!

    Responder

  72. outra duvida fabio
    se eu nao conseguir resolver a questao da declaraçao de presença e sair do pais depois dos 90 dias
    eu terei problemas na saida, terei que pegar um voo direto, ou poderei fazer escala mesmo passando os 90 dias
    obrigado mais uma vez!!

    Responder

  73. Ciao Marcos

    Neste caso, nao sei o que te orientar, pois voce realmente està irregular, se a questura nao aceitou fazer a declaraçao de presença fica complicado!!!

    E como a questura sabia que voce tinha entrado na Italia a primeira vez, se voce nao tinah nenhum carimbo no passaporte daqui nem a declaraçao de presença????

    Responder

  74. Fabio! eu de novo!!!!!!
    tentei fazer isso aqui em napoli o policial da questura me pediu recibos dos hoteis eu falei que nao tinha e so tinha o bilhete de trem e o mesmo falou que nao era valido porque eu tenho que provar que eu estive la pois eu ja tinha entrado em solo italiano 1 vez, a sorte e que o pai da minha noiva e carabinieri porque ele falou que poderia me mandar de volta no dia seguinte pro Brasil pois eu estou ilegal. voce me recomenda alguma outra questura tais como a de Roma,
    ou outras proximas.
    Tem policiais que nao querem os brazucas aqui rsrs!
    Obrigado mais 1 vez que Deus te ilumine!!!!!!!!!!!!

    Responder

  75. Marcos

    Nao, pois a questura nao està preocupada onde voce esteve e sim quanto tempo voce està aqui na Itàlia. O carimbo de entrada na Europa é de 35 dias atràs conforme voce escreveu, isso significa que tem outros 55 dias para permanecer aqui sem a necessidade de permesso di soggiorno, portanto voce vai ter este tempo para dar entrada na sua residencia, torcer para o vigile passar logo e entao protocolar seus documentos no comune. Apòs isso voce pode pegar o protocolo e dar entrada no seu permesso di soggiorno in attesa, ok???

    Abraços

    Responder

  76. me perdoa fabio
    eu queria fazer outra pergunta!
    a questura nao ira me pedir a comprovaçao que eu estive fora esse 1 mes e tantos dias pois nao terei nenhum recibo de hoteis e etc…
    grato e tudo de bom!!

    Responder

  77. Ola Marcos

    Se voce nao fez a declaraçao significa que està irregular e està sujeito à expulsao. Eu recomendo que voce saia da Itàlia e ao re-entrar faça a declaraçao dentro de 8 dias, utilizando a passagem de trem ou aviao como comprovaçao de entrada.

    Abs

    Responder

  78. ola fabio meu nome e marcus e estou na italia a 1 mes e 5 dias e entrei por portugal me disseram que eu preciso de uma declaraçao de presença que nao fiz, so que essa declaraçao so pode ser feita em 8 dias certo?
    Eu poderia sair do pais pra algum pais vizinho? E quais seriam os riscos?
    aguardo resposta e obrigado!

    Responder

  79. Mirelly

    Seu caso é mais uma prova do que venho dizendo hà muito tempo: nao importa o que o comune diga, quem controla a permanencia dos cidadaos é a questura!!! E infelizmente voce està sim irregular, pois um cidadao que faz escala noutro pais e nao tem carimbo de entrada na Itàlia deve obrigatoriamente fazer a declaraçao de presença dentro de 8 dias da entrada.

    E é verdade que nao adianta apenas voce sair e reentrar, pois voce pode permanecer aqui por 90 dias a cada SEIS meses, o que significa que deverà permanecer pelo menos este tempo fora para que possa retornar e entao dar entrada no casamento!!!

    Abraços

    Responder

  80. Oi, Fabio, tudo bom?? Meu nome è Mirelly. Olha, a minha situaçao è um pouco complicada. Estou aqui na italia ha 2 meses, na casa do meu noivo que è italiano. nos conhecemos ha um ano e meio. em dezembro vim conhecer a sua familia e fiquei aqui por 20 dias, sem ir na questura, porque nao sabia de nada disso. Voltei ao brasil no dia 13 de janeiro. depois de muita conversa, eu e meio noivo decidimos que nos casariamos aqui na italia, entao, vim pra ca para fazer isso. Estou aqui ha 2 meses, fiz escala em portugal e tambem nao fui a questura dessa vez, porque realmente nao sabia disso. Dois dias depois da minha chegada aqui, meu noivo e eu fomos a comune de casalgrande, e la, um rapaz de nome andrea, nos disse que eu nao precisava fazer nada, porque tenho um visto turistico de tres meses e entre brasil e italia existe um acordo. Daqui um mes, meu visto vence e entao decidimos ligar para a questura para saber o que devemos fazer, como sugeriu o mesmo andrea da comune. nossa surpresa: a pessoa que atendeu meu noivo na questura disse que eu ja estou ilegal aqui, porque nao me apresentei nos 8 dias e que posso ser expulsa. Disse ainda que, se eu vou embora e quero voltar daqui a 20 dias, nao posso, so depois de 3 meses. Isso tudo è verdade?? se eu quiser dar entrada em todos os papeis para me casar posso, mesmo estando sem esse bendido papel da questura?? o que posso fazer sem precisar voltar ao brasil? Posso ir a um pais que nao faòa parte da uniao europeia e depois voltar a italia? vc me aconselha ir de aviao ou carro? me ajude, por favor, estou desesperada!! vc nao imagina o tanto que eu e meu noivo ja investimos na casa que ele comprou pra nos casarmos… como faremos se eu nao tiver outra alternativa e tiver que realemnete voltar ao brasil?? nao è possivel que nao exista nada que possamos fazer! ate porque, a culpa nao foi nossa, foi do pazzo da comune que nos deu i nformaçoes completamente equivocadas! Me ajude, por favor!!!! Deixo tambèm o meu e-mail: [email protected]
    beijos e conto con sua ajuda!!

    Responder

  81. Fábio, essa declaração que deve ser feita em até 8 dias vc consegue ela na hora??
    Obrigada,
    Raquel

    Responder

  82. Ciao Carmelo

    Neste caso é sò seguir a orientaçao e fazer a declaraçao de presença. Quanto à segunda pergunta, os comunes nao fecham, tudo funciona normalmente. Claro que se voce estiver indo para um comune pequeno que especificamente està participando das eleiçoes as coisas estarao mais lentas, caso contràrio està tudo normal!!!

    Abraços

    Responder

  83. Sim, fiz escala em Porto, Portugal.

    Obrigado pela ajuda!

    obs.: será que o comuni estará fechado devido as eleições? Ficará dificil de dar entrada na cidadania?

    Abraços

    Carmelo

    Responder

  84. Ola Carmelo

    Nao precisa necessariamente ser na cidade onde pretende morar, basta que seja feito dentro de 8 dias da chegada. Isso apenas se voce fez escala noutro pais antes de chegar aqui, é o seu caso??

    Abraços!!!

    Responder

  85. Dubbio!!!!!!!

    A declaração de presença tem que ser necessariamente na cidade que vou dar entrada na documentação?
    Hj estou em Milao, mas vou dar entrada na calabria, mas nao sei se vou chegar a tempo de 8 dias na calabria. Posso fazer a declaração aqui em milao mesmo?

    CARMELO

    Obrigado!

    Responder

  86. Ola Carolina tudo bem?

    A questura està corretissima: tenho certeza que antes de postar esta mensagem voce leu esta matéria que eu escrevi certo?

    Veja là no item 2:

    “2 – Se vem de um pais do acordo Schengen ainda é obrigatorio fazer a declaraçao de presença, na questura dentro de 8 dias do ingresso na Italia.”

    Infelizmente nao fazer a declaraçao de presença significa estar irregular, voce deverà sair da Itàlia, solicitar o visto de esposa no consulado italiano e depois retornar com ele no seu passaporte!

    Abs

    Responder

  87. Oi Fabio,

    Minha situaçao é a seguinte: Cheguei na Italia dia 14 de março deste ano fazendo escala em Madrid,fui marcar meu casamento no comune, a inicio a funcionaria me perguntou se eu nao tinha um visto italiano,porque com o carimbo de madrid nao podia marcar,dai falei que madrid era parte da U.E,que eu estava legal no pais ate 90 dias apos a minha chegada,ela falou pra eu ligar pra questura,meu marido ligou e eles deram um site pra olhar isso,olhamos e estava escrito VISTO SCHENGEN,que era o que eu tenho no passaporte.Falamos isso pra ela e ela aceitou fazer.Enfim,nos casamos dia 07 de abril e antes de ontem fui na Questura dar entrada para o permesso,dai um funcionario falou que ia fazer uma denuncia contra mim,que eu poderia pagar uma multa de 5 mil euros porque nao tinha declaraçao de presença,que deveria ser feita ate 8 dias apos minha chegada. EU NUNCA TINHA OUVIDO falar disso na minha vida,namoro um italiano ha 5 anos,ia pra italia pelo menos 3 vezes por ano e nunca ninguem me falou disso. Agora ele falou que so saindo e reentrando,e falou ainda pra eu pedir o visto familiar no Brasil,que dai nao teria problema nenhum.
    Eu gostaria de saber se é isso mesmo,se eu nao tenho nenhuma outra alternativa e se estou ilegal mesmo nao passando 90 dias da minha chegada e sendo casada com um italiano.

    Muito Obrigada,

    Carolina.

    Responder

  88. Ola Luciola

    Se voce vem jà com o visto no seu passaporte nao vejo nenhum problema na sua entrada na Europa. Porém seu visto é valido apenas na Itàlia e nao no resto da Uniao Européia, dizem que a imigraçao em Lisboa é uma das piores aqui, podem com certeza questionar o fato de voce estar indo à França com um visto de estudo italiano, entendeu? Abs

    Responder

  89. Olá Fábio!

    Como referido em outro comentário, estou indo para Itália fazer mestrado de 2 anos. No entanto, o mestrado só começa em Setembro e pretendo viajar em junho (assim que sair meu visto de estudante) e passar esses 2 a 3 meses na França com minha irmã que mora lá. Você saberia me dizer se posso ter algum problema com isso? No meu pensamento, eu estaria usando o meu “visto” de turista na França e depois o de estudante na Itália. Vc acha que eles podem implicar com isso na imigração? Normalmente viajo pela TAP, então chego em Lisboa onde tenho meu passaporte carimbado e pelo o voo pra Paris. Muito Obrigada!

    Responder

  90. Ola Carmen tudo bem?

    Neste tempo que voce està em Portugal seu passaporte nao venceu? Pois o ideal seria voce ter um passaporte novo para que nao tenha problemas na entrada aqui na Itàlia. De qualquer forma, entrando aqui voce deverà apresentar o bilhete aéreo e fazer a declaraçao de presença dentro de 8 dias da sua chegada, ok?

    Abraços

    Responder

  91. Olá Fábio,pode me ajudar com uma dúvida? Faz 2 anos que moro em Portugal e estou ilegal. Tenho comigo toda documentaçao para cidadania italiana já traduzida e carimbada pelo consulado italiano no Brasil. Quero ir pra Itália para dar entrada no processo mas não sei se posso sair direto de Portugal, uma vez que estou ilegal aqui.Já me informaram que preciso estar legalizada para sair de Portugal/Itália ou retornar ao Brasil e sair de lá.
    Obrigada e parabéns pelo blog…

    Responder

  92. Ola fabio, gostaria uma pegunta.
    eu vou casar na italia documentação está quase pronto.
    Precisa uma carta de convite e tambem reservar hotel e dinheiro tambem? desta agradeço!! Sirlene

    Responder

  93. Ola Denise

    Neste caso nao, pois seu voo na verdade serà Rossia – Itàlia, o que significa que voce receberà carimbo na entrada da Itàlia, com isso nao precisarà fazer a declaraçao de presença!

    Abraços

    Responder

  94. Olá Fabio,

    Acompanho seu blog desde o começo, realmente é muito bom!
    Tenho minha papelada pronta desde 2005, mas só agora estou conseguindo legalizar e ir até a Italia. Minha questao é a seguinte:
    Estou de viagem marcada para a Russia (voo com escala em Madri), depois de ficar alguns dias na Russia (País nao pertencente a uniao europeia) eu vou a Italia, nesse caso, indo da Russia mas tendo passado por Madri dias antes, eu preciso da declaracao de presença ou nao?

    Obrigada,
    Denise

    Responder

  95. Oi Fabio!
    Eu cheguei aqui na Italia 11 dias atras por voo com escala (de Brasil para Roma e de Roma para Milao) mas nao fiz a declaraçao de residencia ainda… Isso, de algum modo, vai me trazer alguma complicaçao mais a frente? Porque eu vim para fazer meus documentos!(por enquanto o permesso di soggiorno famiglia, porque meu irmao é cidadao italiano, e depois a cidadania porque vou “aproveitar” os documentos dele.) Mas eles me deram o carimbo de entrada no passaporte la em Roma… Obrigada Fabio! beijos

    Responder

  96. Ola Edson, tudo bem?

    Que bacana, realmente voce vai sentir uma emoçao muito bacana, preste atençao nas linhas de costuma dentro dele, que sao formadas por 3 fios, nas cores da bandeira italiana!!!

    Forte abraço!!!

    Responder

  97. Ciao, Fabio
    Hoje levei minha esposa para fazer declaração de presença na questura de Conegliano, foi como havia publicado, pois, chegamos por Milano em voo direto, usei sua explicação para solicitar meu passaporte italaino, lembrei de vc! não vejo a hora de te-lo em minhas mãos”sentir a testura” e a sensação de dever cumprido! Obrigado, parabens pela dedicação em seu trabalho!!!
    Ciao, Edson

    Responder

  98. Ciao Luiz (que me chama de Flavio kkk)

    E’ exatamente isso, voce pediu a residencia e agora deve esperar que o vigile passe e confirme efetivamente sua residencia. Com o papel que vc tem jà pode fazer a Tessera Sanitària, pois consta o endereço.

    Forte abraço!!!

    Responder

  99. Oi Flavio, Obrigado pela sua ajuda. Hoje fui ao Comune e dei entrada no pedido da Carta di Identità. Eles pegaram copia do meu passaporto e copia da minha inscriçao no EIRE em Roma. E pessoa do Comune disse que eu terei que esperar de oito a 20 dias, pois eles iriam se comunicar com Roma e isso pode demorar. Eles me deram uma carta do Ufficio Anagrafe, que é a Comunicazione di avvio procedimento anagrafico para que eu possa levar este documento a Agenzia Sannitaria para retirar a tessere. Està tudo correto? Vai um oficial no endereço que apresentei?

    Abs

    Luiz
    P.S. Dove sono in italia?

    Responder

  100. Ola Luiz tudo bem?

    Voce pode solicitar sua carta d’identità se for residente, isso significa que voce deve solicitar sua inscriçao anagràfica e esperar a confirmaçao do vigile. Depois de confirmada, vc pode entao fazer sua carta d’identità. Jà a tessera sanitàfia pode ser pedida normalmente com seu passaporte na USL, porém precisarà de um endereço, eu recomendo que voce deixe pra fazer tudo junto, depois que a residencia for confirmada!!!

    Abraços!!!

    Responder

  101. Grande Flavio. Parabens pelo blog e obrigado pela grande ajuda que dá aos brasileiros. Tenho cidadania italiana, estou com o passaporto e recebi uma bolsa para estudar na Italia por seis meses. Já estou a Salerno na universidade que meu deu o atestado de soggiorno. Quero retirar minha carta di Identità e minha tessera sanitaria. Posso ir direto com o meu passaporto ao comune solicitar a carta e dopo ir a ASI retirar a tessera?
    Obrigado
    Luiz Marchesini

    Responder

  102. Fabioooo oieee!!

    sou a anonima do visa monel..hehehe, heguei dia 24, e sabe de uma coisa?desde Roma so perguntas e sorrisos..hehehe já estou em Firenze mais não sei o endereço do hospital que aceita o acordo do inss, pode me ajudar? e como devo prosceder? to com crise de bronquite..afff.

    obrigada amigo

    bacione

    Responder

  103. Ola Fabio,preciso de uma luz,eu tenho noivo italiano,ja fiuei na italia 3 meses,mas voltei pra nao ficar ilegal,quero casar e morar la, mas to fazendo retificaçao de nome na minha certidao ta demorando meses e nao tem tempo pra terminar,ja to no brasil ha 5 meses estamos tentando um outro modo pra mim ficar la definitivo, o que voçe me diz se ele pode faze um contrato de trabalho,como que trabalho na casa dele,ele trabalha na finanza, como funciona sportello unico,decreto flussi?Eu li o site mas nao entendi nada.Desde ja,obrigado.

    Responder

  104. Nao, voce deve ter um cartao de crédito internacional em seu nome. O Visa Money Travel é òtimo para que vc nao precise trazer dinheiro, mas nao serve como comprovaçao de meios de sustento, pois nao é nominal, entendeu? Bjs

    Responder

  105. Oi Fabio, tudo bem?

    Fabio o visa travel money, é considerado um cartão para eles? to pensando em faze-lo, porque pelo menos aqui minha familia carrega sempre que nescessario..

    bjs

    Responder

  106. Ola anonima

    Voce està viajando sozinha ou junto com seu noivo? E’ possivel sim que voce tenha problemas na imigraçao em Roma, pois independente de ser noiva de italiano, voce é turista brasileira, e como tal deve comprovar que tem meios de sustentar-se durante sua estadia na Itàlia. Se o oficial perceber que voce realmente sò tem isso no bolso e nao tem nenhum tipo de cartao, voce pode ser impedida de entrar sim, fique atenta. Abs

    Responder

  107. Oi Fabio!!Estou com medo,to indo direto pra roma e de la pego voo domestico pra firenze..passagem ida e volta, seguro saude, carta convite, poucos euros 500..meu noivo se resposabiliza por meus gastos é o unica coisa que estou preocupada é que estou sem cartão de credito,a pergunta é…voce acha que terei probleme na imigração?

    agradeço a ajuda

    abraços

    Responder

  108. Ola Audrey tudo bem???

    Opa, obrigado pelas palavras e elogios!!!

    Se sua filha é italiana e vive junto contigo, vc nao pode ser deportada: và sim no patronato e peçam pra te ajudarem com o visto de familia!!!

    Responder

  109. Ciao, Fabio tenho lido seu site e realmente é muito bom e esclarecedor, o pior foi ter conhecido o seu site, so aqui na Italia, nao sabia de nada simplesmente vim, acreditei na familia do meu marido e arrumei as malas e vim para Milano em abril deste ano, isso quer dizer estou totalmente ilegal, meu marido esta trabalhando no Canada, finalmente este mes saiu o tao sonhado visto de trabalho por dois anos, o problema é que toda a minha documentacao para ir para la, foi feita aqui na Embaixada do Canada em Roma, e se eu nao estou legal aqui nao posso ir para la, bom meu marido e filha( que esta comigo) tem a dupla cidadania, na verdade vim com esta finalidade, traduzi papeis no Brasil, e reconhecidos pelo Eresp, mais a essa altura estao todos vencidos, quando cheguei aqui , meus cunhados me disseram que nem codice fiscale eu precisava fazer, nao me ajudaram em nada e so acreditei na conversa dos desgraçados,e sem falar uma palavra de Italiano fui sendo enrolada, tudo para que eu pagasse o aluguel para eles( puro interesse) chegaram a fazer na comune uma carta de hospitalidade, mais a cancelaram , por serem pessoas ruins!!! me mudei da casa e moro com uma senhora Equatoregna, mais nem a residencia da minha filha deu para fazer, ai Fabio sei que minha historia nao esta facil nao, e ainda o medo de ser deportada, se possivel gostaria que vc pudesse me dar uma luz no fim do tunel, se eu volto para o Brasil nao posso dar entrada no consulado canadese, pois tudo foi feito aqui , esta quarta feira vou com uma amiga a um Patronato, ver o que pode ser feito. Por eu ter uma filha italianinha nao posso ter uma carta di soggiorno????? ela estuda aqui, mais eu nao consegui tarabalho , e o meu italiano é portoitaliano, se puder me responda ok? obrigada pela atencao e continue escrevendo no seu site é muito bom, ja pensou em escrever um livro para ajudar os estrangeiros??? bom meu email é [email protected], grazie ciao

    Responder

  110. Ola Fabio, preciso de ajuda com urgencia. Onde posso encontrar o novo decreto da lei de Segurança Publica? Fui na Comune em Mantova pra dar entrada no casamento e la naum aceitaram o carimbo do passaporte (fiz voo direto) pois disseram q mudou a lei. Grata,

    Responder

  111. Ola Rosa

    Obrigado pelas palavras 🙂

    Vamos às dùvidas:

    1 – E’ sempre bom ter uma carta d’ospitalità para nao ter problemas na imigraçao. Porém outros cuidados sao fundamentais:

    a) E’ obrigatòrio ter a passagem de volta
    b) Traga um cartao de credito internacional em seu nome (mesmo que esteja bloqueado ou sem money :)) pois é a melhor garantia de provar que tem meios de sustento para o periodo que voce vai ficar

    2 – Nao tem problemas, afinal voce é turista e nao precisa saber o idioma nao, basta dizer “ciao” e “grazie” rs

    Abraços e uma òtima viagem!!!

    Responder

  112. Ola Emerson

    Mantova e provincia sempre foi – digamos – um pouco lenta para o reconhecimento da cidadania, devido a quantidade de brasileiros por là. Tanto que a provincia de Mantova criou um projeto chamado Brasile-Mantova-Brasile para tentar controlar o ingresso dos brasileiros que vao até aquela provincia. Mantova é a 2ª provincia da Lombardia em nùmero de imigrantes brasileiros, apòs Milano. Quase a metade (mais de 2000 brasileiros) vivem em Mantova e 1/4 estao irregulares…

    Portanto, o que eu posso te dizer é… Boa Sorte, espero que voce consiga realizar seu processo de forma tranquila num tempo razoàvel de tempo 🙂

    Responder

  113. Ola Tatiana

    O consulado nao pediu sua certidao de nascimento porque no proprio passaporte e até mesmo na certidao dos seus filhos consta que voce é a mae, portanto estes documentos sao a prova da filiaçao, neste caso sua certidao de nascimento nao é necessària mesmo!!! Em relaçao aos procedimentos aqui, voce deve comparecer na questura e solicitar o permesso de familia para as crianças, porém nao se esqueça que voce deverà comprovar que tem condiçoes de sustentà-los. Neste caso cada questura tem uma forma diferente, algumas pedem contrato de trabalho, outras aceitam apenas uma declaraçao. Verifique isso diretamente com a questura de sua residencia!!! Saluti!!!

    Responder

  114. Olá Fabio!
    Quero parabenizá-lo pelo blog, muito bom mesmo.

    Bom, como não poderia deixar de ser, também tenho algumas duvidas.

    1- Tenho um namorado italiano e pretendo ir à Itália em junho de 2011, ficarei apenas 1 mês, como devo proceder? Preciso da Carta de Hospedagem?

    2- Não falo muito bem o idioma ainda, isso dificultará a minha entrada?

    Abraços!

    Responder

  115. Ola,Fabio olha sou casada na italia,ja tenho meu permesso de soggiorno e residencia ,mais quero que vc mim res…Uma pergunta levei as certidoes dos meus filhos para o consulado italiano aqui em salvador ba,eles mim pediram,2 xerox do meu permesso, e da minha carteira de indentidade,so que eles nao mim falaram nada sobre a minha certidao de nascimento,sera que precisa da minha certidao, legalizada para que eu possa, fazer os documentos dos meus filhos? aqui acho que nao, mais eu nao sei la na italia, se eles vao pedir a minha certidao,e depois que eu pegar as certidoes deles ,o que devo fazer la na italia tenho que ir logo na questura italiana e? ciao

    Responder

  116. Ola Fábio, a anôníma da Suíça novamente… rsrs

    Obrigada pelas informações!! é que eu fiquei com um pouco de medo porque as pessoas estão falando que pessoas que nao têm carimbo na hora do controle de passaporte elas podem ser consideradas como estando ilegais agora com o acordo Schengen, e podem levar multa e até expulsão. Acredito que haja o permis para cônjuges sim, vou averiguar rsrs. Obrigada novamente.

    Responder

  117. Ola Anonima da Suiça rs

    Se seu passaporte està limpo, fique tranquila que voce nao vai ter problemas pra sair nao! Và ao Brasil, aproveite e se puder se case là. Nao conheço especificamente as leis na Suiça, mas acredito que exista o permit para conjuges de cidadao suiço, certo? Procure saber sobre isso no consulado suiço no Brasil, se for igual ao italiano, voce pode solicitar o visto de conjuge ainda no Brasil, dai é tranquilo entrar depois novamente aqui na Europa, entendeu? Abs

    Responder

  118. OLA fabio…mim tire uma duvida eu estou com a autorizacao de viagem para menor, para levar meus filhos pra italia, mais e verdade que eu tenho que levar essa autorizacao no consulado aqui, em salvador ba? brigada

    Responder

  119. Olá Fábio sou o anônimo que vive na Suíça, estou irregular sim. Meu noivo é suíço, e estamos pensando onde seria mais fácil nos casar. Você disse no Brasil. Mas será que eu posso ter problemas para sair daqui e ir para lá? Pois meu passaporte não tem carimbo de entrada e nenhum outro carimbo, está limpo! Você aconselharia viajar para outro país antes de ir ai Brasil? Ou fazer outro passaporte? O meu é o passaporte verde. Se eu sair daqui com alguém da minha família ou meu noivo, seri aamsi fácil também?
    Obrigada!

    Responder

  120. Ola Fabio,vou pra Napole em dezembro deste ano tenho tudo ok pra entrar como turista mas vou me casar assim que chegar pois meu noivo ta providenciando tudo minha duvida e se demora muito esse processo do casamento pois me preocupo em estourar o tempo de permanencia.

    Responder

  121. Ola anonimo que veio da França

    Voce deve apresentar o bilhete do trem ou o bilhete aéreo dentro de 8 dias da chegada na Itàlia para que comprove sua chegada aqui e assim a questura poder fazer a declaraçao de presença! Abs

    Responder

  122. Olá Fábio,

    Meu problema não é sobre cidadania italiana, mas talvez você possa me ajudar. Estou na Suiça ha alguns anos,sem permissao e quando vim nao recebi carimbo, ou seja, meu passaporte está limpo. Pretendo me casar, e gostaria de saber se posso ter problemas ao sair daqui e para regressar? O que você me aconselharia? ir para algum país pare pegar carimbo? Me casar no Brasil? Obrigada!

    Responder

  123. Oi fabio, meu caso é um pouco diferente de tudo que li aqui. Vim do Brasil morar na Franca e quando cheguei nao carimbaram meu passaporte, agora vim pra Italia dar entrada na minha cidadania e preciso fazer minha declaracao de presenca. Meu passaporte tbm nao foi carimbado em Milao, o que devo fazer e o que devo levar para fazer a declaracao de presenca. Valeu

    Responder

  124. Ola Ana

    Entao tranquilo, boa viagem! Sobre a abertura de conta, eu recomendo a Banca Intesa San Paolo, pois voce nao paga praticamente nada! Jà na Posta, voce paga em média de 30 a 40 euros por ano. Porém voce pode ter dificuldades em abrir a conta se nao tiver nenhum tipo de comprovaçao de renda, é e primeira coisa que provavelmente te perguntarao: se voce nao tem renda porque quer abrir uma conta? Se for apenas para guardar dinheiro, voce pode fazer um cartao de credito pre-pago, como o Postepay ou o PayPal. Abraços

    Responder

  125. Obrigada pela resposta. Sim já tenho seguro saúde, por sinal peguei as informações de como fazer pelo seu site, obrigada por isso também. Fiz via INSS,Etcc.
    Também tenho os documentos do orgão brasileiro que irá me dar bolsa etc..
    Então não preciso fazer o permesso, que bom! Heheh.
    Vou abusar um pouco mais dos seus conhecimentos, assim tenho que abrir uma conta bancaria na Italia, já me indicaram fazer no que seria os correios. Mas aí que documentos vou precisar, só o visto é suficiente?
    Obrigada novamente, forte abraço.

    Responder

  126. Obrigada pela resposta. Sim já tenho seguro saúde, por sinal peguei as informações de como fazer pelo seu site, obrigada por isso também. Fiz via INSS,Etcc.
    Também tenho os documentos do orgão brasileiro que irá me dar bolsa etc..
    Então não preciso fazer o permesso, que bom! Heheh.
    Vou abusar um pouco mais dos seus conhecimentos, assim tenho que abrir uma conta bancaria na Italia, já me indicaram fazer no que seria os correios. Mas aí que documentos vou precisar, só o visto é suficiente?
    Obrigada novamente, forte abraço.

    Responder

  127. Ola Ana tudo bem?

    Fique tranquila, pois tendo um visto no seu passaporte a imigraçao serà tranquila, principalmente em Madrid. Voce precisa ter um cartao de crédito internacional em seu nome, para comprovar que tem meios de sustento aqui e também è necessàrio ter um seguro-saùde qualquer, eu sempre recomendo o CDAM, aqui no blog tem um post sobre como faze-lo.

    O permesso di soggiorno jà é o visto no seu passaporte, que tem um prazo de validade escrito nele! Abraços e boa viagem!!!

    Responder

  128. Olá parabéns pelo blog, muito bom.
    Tenho dúvidas, irei para Italia com visto de estudante (pós-graduação, para pesquisa), não tenho cidadania Italiana. Assim, o que desejo saber como irei pela Iberia para Bologna, primeiro país que irei parar é Madrid, ai me falaram que eu tenho que atender as exigencias de Madrid, para poder entrar (ex. Espanha, pede exames medicos etc.., Italia não) então o que devo fazer? Outra coisa quando chego lá preciso permisso de soggiorno, sabe me dizer em Bologna onde devo ir? Irei ficar por aproximadamente seis meses. Obrigada Abraços

    Responder

  129. Ola Taty tudo bem?

    Em que regiao do Brasil voce mora? Pois para legalizar a certidao de nascimento nao tem fila, basta levar os documentos legalizados pelo MRE e traduzidos para a lingua italiana. Porém nada impede que seus filhos venham à Itàlia e aguardem aqui que alguém faça a legalizaçao e envie pra voces.

    Abs

    Responder

  130. Oi Fabio, estou com uma grande dúvida, preciso levar meus filhos para a itália, onde estou morando a quase cinco anos e tenho permesso di soggiorno, não disponho de tempo para aguardar de 45 a 70 dias para a regularização das certidões de nascimento aqui no Brasil, será que conseguirei pegando um vôo direto do Brasil para a itália aguardar a regularização das certidões já que o carimbo no passaporte é válido por 90 dias? desde já agradeço.

    Responder

  131. Oi, Fábio, obrigada por responder sempre! Pois é, o pior é convencer este povo, viu?
    Bom, mas de resto deu tudo certo, sim. As meninas já entregaram os documentos e a funcionária do setor é muito “brava”! Creio que ficará tudo pronto logo, logo. Todos os documentos estavam em ordem: originais, traduzidos e legalizados.

    Abração!

    Responder

  132. Parana

    Sim, depois que voce for cidadao italiano reconhecido voce pode pedir um visto de entrada para sua esposa ainda no Brasil, leia o post que escrevi sobre isso no blog. Abraços!

    Responder

  133. Queria tirar uma duvida, pois estou indo a itália e vou da entrada na dupla cidadania italiana agora em dezembro e estarei indo para inglaterra para trabalhar e fixa residência, e vou me casar por procuração pois minha namorada esta no brasil e eu estarei na inglaterra e la por mês de janeiro minha mulher e o filho dela que é meu enteado estarão indo para inglaterra morar comigo, gostaria de saber se ela tem que pegar algum visto ou é so embarcar para inglaterra.

    Responder

  134. Ola Rosa tudo bem?

    Voce està corretissima, a declaraçao de presença sò deve ser feita se a pessoa vem de um pais pertencente ao Espaço Schengen e a Inglaterra nao faz parte, portanto nao é necessàrio. Esperamos que o comune seja enrolado somente neste aspecto, pois se ve que nao é um bom comune, jà que começaram mal, nao é mesmo? Abraços e sorte a todas!!!

    Responder

  135. Oi, Fábio

    Olha só…
    Duas amigas minhas vieram a fazer a cidadania na cidade onde moro. São brasileiras, mas moram em Londres e foi de lá que vieram, direto para Roma. Bem, para dar entrada na cidadania, elas foram fazer a residência e a comune exigiu a declaração de entrada. Eu passei lá e falei com a funcionária. Disse que elas vieram de Londres e não precisariam da declaração, o carimbo no passaporte bastava. Elas (e os outros dois funcionários do mesmo gabinete) me disseram que as meninas eram brasileiras, iam fazer cidadania, portanto não importa de onde teriam vindo, deveriam fazer a declaração. Claro que fomos fazer para não dar nenhum problema, e tudo ok…
    Só que em tudo que leio sobre essa declaração, ela não tem nada a ver com a nacionalidade da pessoa e sim com o lugar de onde ela vem…
    Eu estou errada?

    Obrigada desde já! Rosa

    Responder

  136. Fábio,

    Estive na Itália em junho/2010 para tirar a cidadania mas precisei retornar ao Brasil. Eu tinha o carimbo de Frankfurt no passaporte e não atentei para a necessidade de fazer a dichiarazione di presenza em até 8 dias. Na verdade acabei confundindo a declaração com o permesso de sogiorno e pedi o permesso à Questura, que me informou dos formulários do correio.

    Acabei deixando de lado o pedido da declaração, mas quando fui preparar o contrato de aluguel em uma imobiliária disseram que eles tinham que solicitar a dichiarazione di presenza para a Questura, e que isto seria feito pelo Comune. Tinham o formulário Cessione di Fabricato, que não entendi bem se seria preenchido pela própria imobiliária ou pelo proprietário e depois seria entregue diretamente ao comune. Vc já ouviu alguma informação deste tipo?

    Meu pai está lá na Itália agora e acabou de pegar o contrato registrado, porém não sabemos o que aconteceu com a tal declaração. Nós deveríamos ter recebido esta declaração se ela foi realmente solicitada à Questura? Ou esta declaração seria enviada apenas para o Comune ou a Imobiliária?

    Obrigado.

    Responder

  137. BOM DIA FABIO

    QUERIA TIRAR DUVIDA SOBRE EU SER DIVORCIADO , SE TENHO QUE LEVAR O PROCESSO DE DIVORCIO OU SOMENTE A CERTIDÃO DE CASAMENTO COM AVERBAÇÃO DE DIVORCIO OU PROCESSO TODO

    ATT EMERSON

    Responder

  138. BOM DIA FABIO

    QUERIA TIRAR DUVIDA SOBRE EU SER DIVORCIADO , SE TENHO QUE LEVAR O PROCESSO DE DIVORCIO OU SOMENTE A CERTIDÃO DE CASAMENTO COM AVERBAÇÃO DE DIVORCIO OU PROCESSO TODO

    Responder

  139. Anonima

    Voce pode permanecer durante 90 dias a cada seis meses aqui na Itàlia, portanto quam decide isso é sempre o oficial da imigraçao, que pode deixa-la ou nao entrar aqui! O importante é sempre ter tudo em maos: passagem de retorno, dinheiro e cartao de credito internacional e comprovante de onde voce vai ficar hospedada!

    Abs

    Responder

  140. FABIO POR FAVOR ME AJUDE…ESTIVE NA iTALIA DO DIA 15 DE JUNHO E RETORNE AO BRASIL DIA16 DE JULHO.gostaria de retornar ainda esse ano.Que dia posso, ja que nao passei os tres meses?
    Estou confusa com as datas.
    Grata,

    Responder

  141. Ola Uriel

    E’ sempre importante ter uma carta d’ospitalità da pessoa que vai te hospedar aqui na Itàlia! Na falta desta carta, providencie sim uma reserva num albergue e nao se esqueça de ter um cartao de crédito internacional em seu nome, para comprovar que voce tem meios de sustento, ok?

    E sempre diga a verdade na imigraçao, se perguntarem diga que està vindo reconhecer sua cidadania e caso queiram mostre os documentos legalizados, nao tem erro!!!

    Abs e boa viagem!!!

    Responder

  142. Fabio,
    Para entrar na Italia, considerando que eu farei escala em Madri, eu preciso de algum documento de reserva de albergue? ou um comprovante da pessoa q irá me hospedar? To na duvida. Se for o caso eu pego uma reserva de uns dias num albergue na italia só para constar. Outra coisa q me ocorreu… No CDAM (convenio medico) eu botei q ficarei num endereço de hotel na cidade q ficarei, mas eu só botei aquele endere;co pq eu tinha q escrever alguma coisa. Agora a duvida é: eu vou pegar uma rsereva num albergue qualquer, mas o meu endreço cadastrado no CDAM será de um outro lugar. Que tu acha Fábio? Talvez eu esteja me preocupando d+, mas vai saber né…
    Muito obrigado! Abraço

    Responder

  143. Ciao Juliana!!!

    Perfeito, ele seguiu direitinho a lei! Nao acredito que voce deva esperar o permesso definitivo nao, và no comune com seu visto e peça sua residencia, conforme citei na mensagem anterior!!!

    Abs

    Responder

  144. Grazie, Fabio!

    Então, só pra atualizar para o pessoal que precisar da informação, hoje eu fui fazer a declaração, o policial da questura foi super gentil, me deu os papéis para preencher e tudo, mas no final disse q eu não posso fazer a declaração porque tenho o visto de estudante e isso é só para quem não tem o visto. Então entrei com o meu permesso di studio no Correio, no começo de julho tenho agendado para fazer o permesso definitivo. Uma dúvida, para pedir a residência no Comune, vc acha que eu devo esperar sair este permesso definitivo ou já posso ir agora, só com os comprovantes de que o permesso di studio está em trâmite?

    Abs. Juliana.

    Responder

  145. Ciao Ju bom dia!

    No caso das pessoas que fazem escala em outro pais da Europa antes de chegar aqui, deve-se obrigatoriamente fazer a ‘dichiarazione di presenza’ na questura dentro de 8 dias da chegada!

    Porém pelo que voce citou, està vindo estudar e no seu passaporte consta o visto de estudo, certo? Este visto (permesso di soggiorno per motivo di studio) jà garante que voce està legal aqui, nao precisa fazer nada, pois a lei diz que “para dar entrada na residencia para fins de reconhecimento da cidadania italiana Jure Sanguinis’, o descendente de italiano deve ter um permesso di soggiorno qualquer, isso siginifica que voce està legal e basta apresentar no comune seu passaporte (com o permesso) para pedir sua residencia. Embora desnecessàrio, eu recomendo que voce faça a declaraçao de presença de qualquer forma, pois muitos oficiais e muitos comunes tem dificuldade de interpretar as leis, e como é simples e pràtico fazer a declaraçao, và até a questura e faça, mas repito: apenas por precauçao, jà que voce tem o permesso!!!

    Abs

    Responder

  146. Ciao Fabio!

    Muito obrigada pela pronta resposta. Não sei se entendi direito mas o que vc disse é que, no meu caso, tanto faz se o permesso é di studio ou di attesta di cidadinanza? Eu achei q para dar entrada na residenza eu precisava da dichiarazione di presenza, não é isso??? Gritei…
    Grazie tanto! Juliana.

    Responder

  147. Ciao Juliana, tudo bem???

    Bom, nao importa qual permesso voce tem, com qualquer um deles é possivel solicitar sua residencia, desde que voce tenha os documentos traduzidos e legalizados e que o imovel onde voce vai morar te permita fazer este pedido, ok?

    Abs e qualquer dùvida é sò gritar 🙂

    Responder

  148. oi Fábio,

    eu cheguei na Itália ontem, a partir da Holanda (espaço Schengen), para um estudo de 4 meses. Tenho o vistoD para este período e quero aproveitar minha estadia aqui para dar entrada no meu processo de cidadania. O instituto em q estou precisa fazer o meu permisso de soggiorno (que não é o di attesta di cidadinanza) e não sabem como proceder em relação ao processo de cidadania. Então, te pergunto: tendo o visto de estudo por 4 meses, eu ainda preciso fazer 1)dichiarazione di presenza 2) residenza (…) permisso de soggiorno di attesta di citadinanza ou posso ir direto ao Comune pedir a residência e seguir o processo? Mile grazie! Juliana.

    Responder

  149. Ola Edna tudo bem?

    Se voce ficarà aqui apenas 10 dias nao precisa fazer a declaraçao de presença, mas é interessante sim pedir para que seu namorado faça uma Carta di Ospitalita para que vc nao tenha problemas na imigraçao. E traga também um cartao de credito internacional em seu nome, para garantir que vc tenha recursos financeiros suficientes para manter-se aqui, ok?

    Abs e boa viagem!!!

    Responder

  150. Oi Fabio, vou viajar para Italia, ficarei 10 dias lá, vou fazer escala em frankfurt, quero saber se preciso fazer essa declaração de presença. Meu namorado é italiano e vamos ficar na ilha de Ischia, ele precisa me mandar essa carta convite? Como nunca viajei para fora, estou morrendo de medo de ser barrada! Por favor me diga tudo o que preciso levar para nao correr esse risco.
    Desde já te agradeço a atenção!

    Responder

  151. Ola Filipe

    Segundo a questura, aqueles que nao fizeram a declaraçao de presença dentro de 8 dias é considerado irregular. Porém a lei garante que conjuges de cidadaos italianos nao possam ser expulsos, por isso và tranquilamente até a questura da regiao onde é residente com os documentos da sua esposa e também com a certidao de casamento de voces emitida pelo comune e solicite a carta di soggiorno pra ela!!!

    Abs

    Responder

  152. Olá Fábio,

    Sou cidadão italiano, casado e com a certidão registrada no Consulado Italiano de Curitiba e minha esposa precisa fazer o seu permesso di soggiorno. Estamos aqui na Itália (Bologna) desde 29/04/2010, já dei entrada na minha residenza, o vigile já veio em nosso apartamento e estou aguardando ficar pronta. Entramos na europa por Paris, porém não fizemos a declaração de presença da minha esposa aqui na Itália. É possível ainda fazer a declaração ou precisamos sair da Itália e retornar com a passagem?
    Outra coisa, a declaração é feita na Questura? No mesmo lugar onde é feito o permesso di soggiorno?

    Obrigado e parabéns pelo blog!!

    Responder

  153. Breno

    A declaraçao de presença é um documento que vc deve fazer caso faça escala em algum pais da Europa antes de chegar aqui na Itàlia. Se vem com voo direto do Brasil nao é necessàrio faze-lo, o proprio carimbo no passaporte que o oficial da imigraçao te dà na entrada da Itàlia te permite ficar aqui legalmente por 90 dias.

    A permissao de estadia conhecida em italiano como “permesso di soggiorno” é como é chamado o visto aqui na Italia e existem por diversos motivos, como trabalho, estudo, cura medica, entre outros.

    Abs

    Responder

  154. Ciao Laudiani

    Casar-se no Brasil é sempre a melhor opçao, pois basta trazer a certidao de casamento legalizada e pedir ao comune onde o italiano é residente para transcreve-la

    Abs

    Responder

  155. Gostaria de saber o que é essa tal declaração de presença, é o mesmo que a permissão de estadia?

    Responder

  156. Olá Fábio, entendi tudo o que voçê disse, eu perguntei sobre a entrada na itália porque as pessoas acham que no aeroporto na italia podem me parar como também não podem me parar, e se pararem como eu vou estar com ele eu não saberia com ogir,entretando se voce acha que isso não vai acontecer, enfim e se acontecer?? rsrs, sobre o casamento, eu creio que terei que sair fora da europa, ou então casar no brasil, também vejo que será uma boa alternativa. Obrigada pela resposta e bom resto de domingo

    Responder

  157. Ciao Claudia

    No seu caso nao serà possivel se casar aqui na Itàlia exatamente porque voce està ilegal num pais dentro do Espaço Schengen! Entrar na Itàlia nao é um problema, pois vindo de Portugal voce nao terà sequer imigraçao, porém ao apresentar-se no comune para a publicaçao do matrimonio verao que voce expirou o prazo legal de permanencia e nao serà possivel o matrimonio. Uma alternativa seria voce viajar com seu noivo para um pais fora do espaço Schengen (Inglaterra, Irlanda, Marrocos) e com isso voce receberia um carimbo de entrada num destes paises e posteriormente receberia também outro carimbo na re-entrada na Itàlia. Isso teoricamente validaria sua permanencia por outros 90 dias e assim conseguiria publicar seu matrimonio no comune de residencia do seu noivo. Porémmmm segundo a legislaçao vigente, a cada 90 dias dentro da Europa voce deve permanecer 6 meses fora dela, e a questura e/ou o comune podem atentar-se para este detalhe e voce receberà o comunicado pra sair da mesma forma!!!

    Detalhe: Noivo nao é parente e nem reconhecido aqui na Italia como tal, por isso nao acredite nisso que te falaram, pois voces nao tem nenhuma ligaçao legal, que sò acontecerà com o matrimonio! Qualquer declaraçao que ele faça nao tem nenhum valor legal, ok?

    Bjs e boa sorte!!!

    Responder

  158. Olá Fábio, meu nome é claudia, vim para portugal em janeiro de 2009, vim por paris, e só tenho o carimbo no passaporte de paris, estou esse tempo todo em portugal ilegal, agora tenho um noivo italiano e ele quer que eu vá para italia com ele porque temos planos de nos casar. Minha duvida é, como posso entrar na italia sendo ilegal na europa? me falaram que se eu entrar na italia com um cidadão italiano, no caso meu noivo, ele assina um terno de responsabilidade no aeroporto e eu entro, gostaria de saber como proceder nessa viagem, se isso é verdade mesmo.

    Responder

  159. Oi Anonima

    Se voce nao é cidada italiana e nem documentos para a pràtica, significa que voce vem à turismo, certo?

    Todo turista que entra na Europa deve demonstrar que tem meios financeiros para permanecer no pais, e isso pode ser feito de duas formas: apresentando dinheiro ou ter um cartao de crédito internacional em seu nome. Além disso é indispensàvel que voce apresente a passagem de volta ao Brasil, com duraçao nao superior a 90 dias e o oficial pode exigir um seguro-saude, lembrando que estas regras sao pertinentes a quem vem à Italia por motivos de turismo

    Abs

    Responder

  160. Fábio obrigada pela resposta, porém acho que não expliquei bem.Só vou passar um mês na itália, não tenho cartão em meu nome, na minha carta de permisso de soggiorno diz que a pessoa será responsável por essas questões de saúde. A questão é: Para passar na imigração esse é um item indispensável? (seguro saúde e ou viagem)???
    Desde já peço desculpas se não entendi bem!!!

    Grata,

    Responder

  161. Ola Anonima

    Voce deve ter cartao de crédito internacional no seu nome, passagens de ida e volta e precisarà de um seguro-saude, pois dentro de 8 dias da chegada aqui na Itàlia voce deverà fazer a declaraçao de presença na questura, e là eles te pedirao. Leia a matéria que escrevi sobre o CDAM, é gratuito!

    Abs e boa viagem!!!

    Responder

  162. Fábio me ajude po favor. Vou para Itália pela segunda vez.A primeira vez fui direo, só levei a carta de invito e o passaporte.Dessa vez vou por Portugal(estou morrendo de medo) que ddevo levar? Tem um tal seguro saúde ou viagem…Precisarei? Não tenho e se depender disso não poderei ir.Você pode me ajudar? Já estou com as ppassagens que recebi por email de lá da Itália, como da outra vez.
    Grata,

    Responder

  163. Oi Nina

    Por isso é importante voce voltar pra cà jà casada com ele, tendo em maos a certidao de casamento de vcs legalizada pelo consulado, assim voce nao estarà sujeita às leis comuns de imigraçao, uma vez que serà “coniuge di cittadino italiano”.

    Abs

    Responder

  164. O meu problema é só para tornar do Brasil para cá…porque naquela época ja serão quase nove meses que estarei vivendo aqui. Talvez se fizer um outro passaporte?
    tenho medo de que mesmo em posse dos documentos ,eles interpretem que tenho que estar 6 meses fora.
    Obrigada de novo
    Abraços

    Responder

  165. Oi Fábio,
    Obrigada por responder!
    Abusando um pouco mais do seu conhecimento,
    porque de acordo com a legislação civil brasileira, tem que correr a proclamação de casamento, isso demora cerca um mes. E não teriamos todo esse tempo, porque ele vai com os dias contados.E o divorcio só pode ser feito em setembro mesmo.
    Partindo do principio, para tornar a Italia com ele, terei eu algum problema para entrar de novo?
    Vou buscar esses documentos para dar entrada no casamento na italia mesmo, eles devem ser traduzidos aqui ou no Brasil?
    Ou ainda, ja que se passaram mais de 90 dias, poderia fazer algo, algum documento para dizer que estamos em atesa dos documentos do Brasil e já temos convivencia?
    Obrigadão
    Aguardo ansiosa

    Responder

  166. Ola Nina tudo bem???

    Voces podem se casar no Brasil e mandar traduzir e legalizar a certidao de casamento! Quando reentrar na Itàlia – uma vez conjuge di cidadao italiano – voce nao terà problemas na entrada!!!

    Abs

    Responder

  167. Ciao Dimas tudo bem???

    Voces jà fizeram a publicaçao do casamento? Pois entrar e sair da Itàlia nao é garantido que voces consigam faze-lo depois, pois o comune ou a questura pode interpretar que é necessàrio ficar 6 meses fora do territòrio para poder re-entrar novamente! Eu recomendo que voces peçam à questura da regiao onde moram uma autorizaçao para que voce possa permanecer atè o casamento e consequentemente fazer a carta di soggiorno!

    Abs

    Responder

  168. Ciao Fabio,
    Estou na Italia desde dezembro, vivendo com o meu namorado, com quem pretendo me casar. Portanto me encontro nesse pais ilegalmente (estou em Napoli).Entrei normalmente com aquela carta convite feita por ele, que é italiano nato.Nao posso me casar ainda, porque era casada no Brasil e nao tenho o divorcio liberado. Mas o farei em setembro, que èe quando iremos juntos ao Brasil para resolvermos esses aspectos.
    Portanto gostaria de saber se vc poderia me orientar se terei algum problema para sair e tornar à Italia com ele, uma vez que em setembro estarei ilegal aqui por quase nove meses(ficaremos no Brasil mais ou menos 20 dias).Alem do divorcio,quais outras providencias devo tomar, para nao ter problemas ao voltar? quais documentos?
    E se até setembro, ja que nao posso me casar agora, porque tenho que me divorciar primeiro no Brasil,haveria algum meio , uma especie de pre-contratoi atè que me case para ficar aqui legalmente. Pois ja tenho casa pronta e tudo.
    Conto com sua experiencia,
    aguardo ansiosa
    abraços

    Responder

  169. Oi, tudo bem?
    Preciso de umas informaçoes com urgencia. O caso è o seguinte: Eu estou a mais 2 meses aqui na Italia e meu filho de 9 anos esta comigo e ja esta estudando a 2 meses. Dia 5 de junho acaba o prazo de 3 meses. Vim para casar, mas precisei de alguns documentos do brasil para fazer o nulla osta, que chegaram agora. Como devo proceder para prologar a minha estadia aqui, pois penso que nao dara tempo para o acasamento. Aguardo ansiosa sua resposta.

    Responder

  170. OI FABIO!ESTOU NA ITALIA A 2 MESES E MEIO, FIZ VOO DIRETO, PORTANTO TENHO O CARIMBO NO PASSAPORTE. EU E MINHA NOIVA(ITALIANA) TINHAMOS COMO OBJETIVO CASAR AKI NA ITALIA DURANTE O MEU PRAZO PREVISTO DE 3 MESES. POREM ENCONTREI DIFICULDADES P FAZER MINHA DECLARACAO DE Q NUNK FUI CASADO NO BRASIL E PEGAR MINHA CERTIDAO DE NASCIMENTO , ESSES DOCUMETOS SO CHEGARAM P MIM AGORA , E SO TENHO MAIS 15 DIAS "LEGAIS" AKI NA ITALIA. OQ DEVO FAZER PARA PRORROGAR OS MEU DIAS AQUI???? SE EU FOR PARA UM PAIS AQUI PERTO E ENTRAR NOVAMENTE NA ITALIA , EU CONSIGO PRORROGAR OS MEUS DIAS AQUI???O QUE VC ME ACONSELHA FAZER? OBRIGADO UM ABRACO

    Responder

  171. oi Fabio, meu caso ja esta resolvido, fui a questura e conversei com um inspetor e ele me disse que minha situaçao esta regular so com o carimbo de ingresso. Ja fui ao comune e iniciei o processo para a publicaçao do matrimonio com a copia dos meus 2 passaportes a nulla osta e minha certidao de nascimento, a publicaçao de fato sera em 29 de março, e a data do matrimonio de fato para 17 de abril. Obrigada pela ajuda

    Responder

  172. O carimbo é de entrada em Portugal e nao na Itàlia, certo? Se vc tem carimbo na entrada na Italia nao precisa, vale os 90 dias da entrada…Quanto aos documentos, todos eles devem ser tradauzidos e legalizados no Brasil simBjssssssssssssss

    Responder

  173. OBRIGADO MEU CARISSIMO FABIO…MAS DEIXA EU TE FALAR UMA COISA.. EU ENTREI NA ITALIA POR PORTUGAL..POREM MEU PASSAPORTE TEM UM CARIMBO DE ENTRADA… DA DATA EM QUE EU CHEGUEI NO PAIS…SERA QUE MESMO COM ESSE CARIMBO NECESSITO FAZER ESSA VIAGEM QUE VOCE MENCIONOU???OUTRA COISA MEUS DOCUMENTOS PRO CASAMENTO TEREI QUE ENVIAR TUDO AO BRASIL UMA VEZ QUE NAO TRADUZIR NO CONSULADO ITALIANO NO BRASIL NAO E?OBRIGADO DESDE JA BJOS.

    Responder

  174. Oi Leti e PaoloSim, sempre que voce entrar na Italia por outro pais da area comum, voce nao recebe carimbo de entrada no pais em seu passaporte, e automaticamente deve comunicar as autoridades da sua entrada. Isso é feito através da Declaraçao de Presença, que deve ser feita na questura em até oito dias da entrada!!!Sem a declaraçao de presenza (que neste caso equivale ao permesso di soggiorno, porém de breve durata) nao é possivel que o oficial do comune proceda com o pedido do matrimonio.Por isso, recomendo que voce faça uma viagem a um pais proximo fora dos limites do estado italiano, e ao reentrar faça corretamente a declaraçao de presenza (dentro dos 8 dias), apresentando o ticket aéreo ou o bilhete de trem para comprovar efetivamente sua entrada no territòrio italiano!!!Aproveitando a deixa também para responder pra Luana, uma vez com a declaraçao de presenza, o oficial nao pode refutar a publicaçao do matrimonio, pois o mesmo é suficiente para atestar a regularidade do noivo(a) no territorio italiano. E caso o mesmo tenha vindo diretamente de um pais nao Schengen (direto do Brasil, sem escalas por ex.) apenas o carimbo no passaporte na entrada da Italia constitui documento idoneo para a regularidade por até 90 dias.Ou seja: o principio em que os noivos estejam regulares em solo italiano no momento do pedido e também da realizaçao do casamento estao respeitados com a declaraçao de presenza, ok?Bjsssss e nao esqueçam de me convidar pra festa ahahahahaha

    Responder

  175. Obrigada Fabio pela resposta. ontem fui a Roma e ja fiz o novo passaporte, mas ainda tenho uma duvida: que tipo de permesso preciso fazer para apresentar na comune para poder fazer a publiocaçao do me casamento, pq tem tanto tipo, e fui ao patronato para compilar o pedido de permisso e o senhor q me atendeu disse q se eu fizer o permesso de turista depois nao tenh como transforma-lo em outro tipo de permesso e q pode ser q o comune nao me permita fazer a publicaçao do casamento com o permesso de turista, se vc puder eslarecer essa minha duvida fico imensamente agradeçida!!!!

    Responder

  176. oi fabio sempre ue..rsrs me fala uma coisa eu entrando na italia por portugal, preciso fazer declaracao de presença pra dar entrada aos documentos do casamento?? outra coisa eu ja vou fazer 1 mes aqui e o que faço agora estou perdida..??? obrigado

    Responder

  177. Ola LuanaSe veio com voo direto do Brasil, nao se preocupe, a declaraçao de presenza sò é obrigatòria para quem vem de um pais que pertence a àrea Schengen!!!Sobre o permesso, se vc ainda nao completou 90 dias nao é necessàrio, jà se o passaporte tem erro, basta ir no consulado brasileiro em Roma e pedir a retificaçao do mesmo!!!Abs

    Responder

  178. PS: pretendo me casar com um italiano e quando fui dar entrada da puiblicaçao no comune de Bari, me pediram o Permesso, e para piorar tudo, descobri q tem um erro no meu passaporte e estou indo a roma amanha fazer um outro passaporte, estou preocupada , por favor responde o mais breve possivel. Obrigada

    Responder

  179. Ola Fabio, estou com o mesmo problema da Tati, mas no meu caso fiz um voo direto do Brasil a Italia, e nao sabia dessa declaraçao de preçensa , e agora o q devo fazer, como proceder?????

    Responder

  180. Ola!! Por favor, gostaria que me ajudasse!!Cheguei na Europa por Paris, e lá carimbaram meu passaporte, e de lá vim para Roma, onde estou há 1 mes já, mas como não sabia dessa declaração não fui na Questura no prazo de 8 dias…O que devo fazer agora????Estou preocupada!!Obrigado!!!!

    Responder

  181. Fábio,eu já tinha falado com você sobre o meu casamento com um militar americano que mora em Nápoles. Pois bem, eu cheguei em Nápoles em Novembro de 2009 e fiquei lá até fevereiro. O legal office da base dele nos mandou pra tudo que foi lugar, haha. No final de tudo, disseram que eu precisava da declaração de presença e de um documento chamado nulla osta. Como algumas informações foram dadas a longo prazo, nós não tivemos tempo de casar e eu tive que voltar. O interessante é que eu fiz um vôo direto do Brasil pra Itália e mesmo assim eles pediram a declaração de presença. Agora eu tenho uma pergunta: agora nós já sabemos o que temos que fazer, então, eu posso voltar pra lá agora em Março já? Ou tenho que esperar algum tempo porque passei 3 meses lá? Será que tem algum problema? E mais uma coisa, eu não vou tirar permesso di soggiorno porque ele já vai ser de Nápoles em Agosto, portanto nós vamos nos casar e eu vou voltar pro Brasil em Junho(depois de 3 meses também, porque ele vai pro Iraque por um ano e eu quero ficar pelo menos mais um tempo com ele). Como você acha que eu devo proceder? Um abraço,te agradeço desde já.

    Responder

  182. Ola AnonimaPra saber como fazer o permesso di attesa procure no blog a matéria que escrevi, tem um passo a passo inclusive com fotos là, ok?Voce deve fazer o permesso diretamente na posta e nao na questura!Bjs e boa sorte!!!

    Responder

  183. ola Fabio, estou na italia e vim com minha filha de 13 anos , entrei direto de sao paulo a roma (portanto nao fiz a declaraçao de presenÇa) , mas agora no dia 05 de janeiro vai fazer 3 meses que estou aqui e nao chegou ainda a non renuncia , tenho residencia , o que tenho que fazer para conseguir o permesso de attesa de cidadania , ,,, devo ir a posta direto ou tenho que ir a questura e outra coisa o fato de ter a minha filha junto complica em alguma coisa…..obrigada

    Responder

  184. Por favor pode me explicar como funciona nulla ostia, quero casar com meu namorado que e italiano, agora estou na italia, mas janeiro vou ao Brasil, quero fazer todos os documentos nescessarios.Quanto tempo demora para fazer nulla ostia?desde ja agradeço.

    Responder

  185. FabioApenas gostaria de saber se entre uma entrada e outra de 3 meses visto turismo, quando tempo eu devo estar fora para novamente voltar à Italia?Te agradeço

    Responder

  186. Olà Fabio!ADORO seu blog.Eh aquele que tem os maiores esclarecimentos a respeito de nossas duvidas aqui na Italia.Uma dica sobre Outlet: Tenho comprado no Privalia On line.Se quiser tenho convites.Os preços sao de babar e de vez em quando a Diesel entra e tambem a Dolce Gabana.Valeu pela dica em Firenze, mas para quem nao pode chegar atè la, a Privalia è uma boa e eu ja usava no Brasil pois è internacional.Bom, minha duvida è a seguinte:Tenho direito a vir à Italia duas vezes ao ano por 3 meses em cada vez como turista.Qual o espaço devo manter entre uma viagem e outra?Posso por exemplo ir ao Brasil e retornar dali a 15 dias e tudo bem?Eh porque entramos com a publicaçao de nosso casamento, mas a empresa de meu noivo nos da dias de folga logo apòs o casamento e ai nao teria tempo de pedir a carta de permissao para estar como casada.Eu nao tenho ideia porem se essa carta sai logo em seguida, ou se apenas com a certidao de casamento eu ja tenho a carta de soggiorno.Outra duvida (sorry): Para se ter direito a assistencia saude è necessario a citadinanza ou apenas essa carta de soggiorno de 5 anos me permite ter essa assistencia?Ti saluto e ti ringrazio di solito!AbraçosDelias

    Responder

  187. Ola Paulo tudo bem?Bom, se vc jà completou 90 dias na Europa, independentemente de ter feito a declaraçao de presença ou nao – deve sair, pois seu prazo jà expirou! E sem os documentos legalizados vc nao tem nenhuma possibilidade de fazer sua pràtica aqui, deve retornar ao Brasil e legalizar todos os seus documentos, ok?Abs

    Responder

  188. Ola Fabio, mandei um e-mail para voce, com uma duvida, porem vi aqui tambem esse topico e gostaria de saber, eu vim pela Alemanha, e estou aqui na Italia, nao fiz a declaraçao de presença ainda pois nem ia ao menos fazer minha cidadania, mas agora preciso, posso eu ir agora a fazer essa declaraçao de presença mesmo estando ja depois dos 90 dias na Europa? e é possivel em algum caso conseguir a cidadania sem os documentos estarem legalizados? estou começando agora a mecher com tudo isso, um pouco leigo no assunto. Obrigado e parabens pelos topicos, ja aprendi muita coisa!

    Responder

  189. Ola MarciaVoce sò conseguirà ficar legalmente aqui na Itàlia depois que casar com seu namorado, assim ele poderà te dar um permesso di famiglia!!!Bjs

    Responder

  190. olá Fabio,Por favor me tire essa dúvida,Estive na Itália inicio de agosto po 14 dias, quero voltar a Itália inicio de outubro,mas quero morar e depois casar com meu namorado que é italiano,30 dias sei que é tranquilo, mas como e onde faço para poder ficar legalmente, se eu não conseguir contrato de trabalho, e se ele declarar que pode me sustentar?É possivel.obrigado.abraço

    Responder

  191. Ola Lavinia tudo bem???Nao é obrigatorio o endereço, pois na propria carta d'identità da pessoa que ira te hospedar ja consta!Abraços e boa viagem!!!

    Responder

  192. Olá Fábio, tudo bem? Preciso muito saber se na carta de ospitalitá é obrigatório ter o endereço fixo de quem convida. Estou indo dia 30 maio e preciso resolver o quanto antes. No Consulado de Brasília apenas diz que deve estar acompanhada por uma cópia do documento de identidade. Espero assim poder ter a segurança para viajar. Muito Obrigada Lavinia Trebbi

    Responder

  193. Desculpa!!!A dúvida é se ela pode ser enviada por e-mail.!rsrsrJuliane

    Responder

  194. Fabio,não é o tópico adequado,mas gostaria de saber se a carta de hospitalidade pode ser enviada pelo correio?Obrigada,Juliane

    Responder

  195. Fabio Obrigada pela resposta.Estou indo em breve e sempre dá aquele medo…Juliane

    Responder

  196. A propósito…. quando acaba seu processo? Quanto tempo demorou (ou demorará? Mariana Carpentieri

    Responder

  197. Fábio, o que é "Permesso de familia"? Pelo que vi na internet meu marido precisaria de 6 meses morando aí para se naturalizar e não dá para ficar tanto tempo parado!!! Acredito que ele consiga já sair empregado em Livorno ou Verona mas só se puder ir formal. Me dá uma luz !!!! Obrigada. Mariana Carpentieri

    Responder

  198. Ola Mariana tudo bem???Olha so: o problema do permesso di attesa pra trabalhar é o seguinte:Nao existe a informaçao que pode-se trabalhar com ele; mas tambem nao existe que NAO podeO permesso de familia por exemplo existe a descriçao que pode-se trabalhar e por isso é aceitoHa alguns anos foi feita uma consulta formal ao Ministro dell'Interno para que o mesmo se posicionasse a este respeito. E, infelizmente ele se posicionou CONTRA o trabalho pra quem tem este tipo de permesso.Assim, consegue-se trabalho aqui normalmente em comunes grandes, que nao existe controle. é importante frisar que se voce for pego trabalhando "in nero" nada vai acontecer com voce. Apenas o contratante pode receber algum tipo de multa por estar dando emprego ilegal etc e talBjssssss

    Responder

  199. Ciao JulianeSim o passo a passo continua o mesmo. Vejamos:1 – Chegar na Italia e fazer a Declaraçao de Presença2 – Fazer a residencia3 – Pedir o permesso di soggiorno di attesa4 – Inicio do processo (propriamente dito)1 – A unica alteraçao é caso a pessoa venha com voo diretamente a Italia nao precisara fazer a declaraçao de presença, basta o carimbo no passaporte para ficar por 3 meses e dar entrada na residencia com ele2 – Mesma coisa, fazer o pedido, esperar o vigile e apos a visita dele esperar ser incluso no sistema do comune3 – Tambem nao mudou nada: pedir uma declaraçao ao comune dizendo que seus documentos estao corretos e ir na posta preencher o kit, assinalando a opçao numero 64 – Apos isso, o oficial di Stato Civile fara o pedido da non renuncia, transcrevera seus documentos no comune e apos alguns dias voce sera chamada para assinar o livro e sua carta di identidade italianaBjsssssss

    Responder

  200. Fábio, nunca postei nada mas a algum tempo venho acompanhando sua "Saga"! Sabe dizer ou tem como checar se é permitido o trabalho enquanto se espera a cidadania?Isso vale também para o conjuge? Obrigada, Mariana Carpentieri

    Responder

  201. Ricardo tanto faz o tempo da passagem. Nao se esqueça de dizer a verdade na imigraçao: que esta vindo fazer seu processo de cidadania, ok?Sobre seu amigo te hospedar, ele tem que ser o proprietario do imovel ou ter um contrato no nome dele, pois tera que fazer a carta di ospitalita pra ti e tambem o documento para levar ao vigileAbraços…

    Responder

  202. Fala LeandroFazendo escala em Paris ele sera carimbado em Paris e somente la.Com o passaporte carimbado, dentro dos 8 dias vc vai ate a questura e faz a declaraçao de presença normalmenteAbbracci

    Responder

  203. Bruno no seu caso, antes de vencer os 3 meses voce precisa mudar seu permesso, fazendo o de "attesa di cittadinanza". Assim vc podera ficar mais tempo, ate ter sua cidadania reconhecidaAbraços…

    Responder

  204. Ola CarlinhosDa mesma forma que ja faziamos com a declaraçao de presença. Na verdade coma nova circular, o timbro no passaporte tem o mesmo valor da declaraçao entendeu?E so uma correçao: residencia e inscriçao anagrafica é a mesma coisa.Abraços amigaoFabio

    Responder

  205. Olá FabioMe tire uma duvida, a passagem eu compro com 3 ou 6 meses de validade, exemplo:Estarei indo para a itália dia 15 de dezembro, ai eu compro a passagem de volta pro dia 15 Março ou 15 de junho ?E a outra duvida é:Vou ficar na casa de um amigo meu q tem residencia na italia, para comprovar a residencia, como faço?Obrigado desde já e parabéns pelo Blog, estamos torcendo para tudo dar certo para todos nós, abraço …

    Responder

  206. Aqui em Firenze eles nao querem dar a Dichiarazione facil nao. Quem vem para ca deve fazer uma declaraçao a mao mesmo, bem simples, dizendo que quer a declaraçao para fazer a cidadania, caso o contrario sera um pouco dificil. Pelo menos foi assim comigo e mais 3 brasileiros. Abbraccio!

    Responder

  207. Fábio, minha dúvida é a seguinte. Fazendo escala de Paris, por exemplo, meu passaporte será carimbado lá, na itália ou não será carimbado? Preciso desse carimbo pra fazer a Dichiarazione di Presenza ?Abraços.

    Responder

  208. Fabio, e quem vai pra Italia por seis meses, que é o meu caso?Vou pra estudar e tirar a cidadania também.

    Responder

  209. POis e Fabio , mais se a pessoa chegar e ficar apenas com o carimbo do passaporte , como fara pra fazer a residencia , pois e com ela que se faz o procedimento de residencia e depois de incriçao anagrafica . Nao entendi muito bem , se puder ajudar , obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *